Calendário de Eventos UFSC

Apr
23
Thu
Encontro interdisciplinar e intercultural em estudos indígenas
Apr 23@8:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, no dia 23 de abril, o Encontro Interdisciplinar e Intercultural em Estudos Indígenas: múltiplos(as) sujeitos(as) e pluriversidade de saberes. A atividade ocorre a partir das 8h, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), e integra a programação do 3º Abril Indígena na universidade. O evento é promovido no âmbito do Laboratório de História Indígena (LABHIN) e tem como proposta reunir estudantes, pesquisadores, docentes e integrantes da comunidade externa para discutir e compartilhar experiências e conhecimentos relacionados aos estudos indígenas, a partir de perspectivas interdisciplinares e interculturais.

A iniciativa busca promover reflexões que dialoguem com saberes anticoloniais e contracoloniais, valorizando diferentes formas de produzir conhecimento que ultrapassam os modelos acadêmicos tradicionais. A proposta do encontro é estimular trocas de experiências que envolvam múltiplos sentidos, vivências e perspectivas de mundo. De acordo com a organização, o encontro pretende reunir contribuições de diversas áreas do conhecimento, como História, Direito, Filosofia, Ciências Sociais, Psicologia, Educação, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências da Natureza e Ciências Exatas, entre outras. A proposta é ampliar o diálogo entre diferentes campos e reconhecer que o conhecimento pode emergir de múltiplas experiências, subjetividades e vivências.

O público-alvo inclui a comunidade acadêmica e também o público externo interessado na temática. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 6 e 31 de março, por meio de formulário online. Os participantes inscritos receberão certificado de participação com carga horária de 4 horas.