A UFSC sediará, nos dias 10 e 11 de outubro, o V Congresso Brasileiro e IV Congressos Iberoamericano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde. Com o tema “Psicologia da Saúde: os desafios da formação na perspectiva da integralidade”, o objetivo do evento é divulgar os trabalhos acadêmicos relacionados ao assunto, proporcionando um intercâmbio entre as várias áreas de conhecimento e entre profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação vinculados às universidades de todo o Brasil.
A programação completa está disponível aqui.
Mais informações no site do congresso, pelo Facebook ou por mensagem.

É professor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Publicou cerca de 480 artigos em periódicos especializados, 15 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, tendo submetido 7 pedidos de patentes.
O Departamento de Física da UFSC irá promover um workshop sobre a escrita científica na língua inglesa no dia 10 de outubro. O “Workshop on Scientific Writing” também irá apresentar procedimentos, quais os pontos mais relevantes a serem abordados e qual a contribuição científica do trabalho quando se escreve um artigo científico. O encontro será conduzido por Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, do Instituto de Física São Carlos, da USP, a partir das 8h30, na sala 212, no Departamento de Física – 2º andar.
A participação dá direito a certificado de cinco horas.
Mais informações pelo telefone (48) 3721-2308.
Nos dias 10 e 11 de outubro ocorrerá no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC o X Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (GPEPSM), coordenado pelos professores Pedro Antonio Vieira e Helton Ricardo Ouriques, do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais.
Título do evento: O Brasil na Economia Mundo Capitalista: Passado, Presente e Perspectivas para o Século XXI.
Confira a Programação.
Palestra: “Objectifs et bases scientifiques des essais d’écotoxicité au service de l’évaluation des risques chimiques”
Ministrante: professor Jean-François Férard, da Université de Lorraine, na França
Horário: 9h
Local: auditório da Engenharia Sanitária e Ambiental, no Centro Tecnológico (CTC), em Florianópolis
Mais informações: (48)3721-4995
A Oficina de Direitos Humanos: acesso à justiça e o papel da defensoria pública será realizada no dia 10 de outubro, segunda-feira, no auditório do CCJ, 10h. A oficina será ministrada por membros da defensoria pública do estado de SC – Conceição Raquel Melo Sabat e Marcel Mangili Laurindo.
A atividade é gratuita, aberta a comunidade e será fornecido certificado de horas complementares.
A atividade é organizada pelo Observatório de Justiça Ecológica (OJE), coordenado por Letícia Albuquerque e pela professora Paula Brügger, em conjunto com o Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias (NEPE), coordenado pelo professor Antonio Carlos Wolkmer, e apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito.
O programa de pós-graduação em Ecologia da UFSC promove, nesta segunda-feira, 10 de outubro, o seminário “Transporte e meio ambiente: aquecimento global, poluição urbana, e a busca por cidades sustentáveis”. O palestrante convidado é o professor Werner Kraus, do departamento de Engenharia de Automação e Sistemas (CTC/ UFSC). O evento ocorre às 16h, na sala SIPG 15, localizada no térreo do bloco D do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A atividade é aberta a todos.
O projeto CineBuñuel exibe na próxima terça-feira, 11 de outubro, às 14h, Pantaleón y las visitadoras (Peru, 1999), de Francisco Lombardi. O filme é baseado no livro homônimo de Mario Vargas Llosa. A exibição com legendas em português é seguida de bate-papo, e será realizada no Auditório Elke Hering, da Biblioteca Universitária (BU). A sessão é aberta ao público e com entrada franca.
Sinopse: Pantaleão Pantoja é um capitão do exército peruano, escolhido para realizar uma missão secreta: organizar e administrar um serviço de visitadoras, que atenderão às tropas peruanas alojadas na selva amazônica. Pantaleão é um homem íntegro, militar exemplar e bom marido, a princípio, é o tipo de missão que não se encaixa em seu perfil. Mas como profissional dedicado, aceita a missão, e de forma organizada e responsável colocará o Serviço para funcionar em perfeita ordem. Isso até se envolver com uma das prestadoras e expor a missão.
Sobre o CineBuñuel
O Projeto busca promover a reflexão do cinema espanhol e latino-americano, a partir da exibição de filmes e do bate-papo gerado na sequência. Os filmes são exibidos em língua original, com legendas em português, para que estudantes de todos os cursos da UFSC e o público em geral possam assistir e participar dos debates dos temas apresentados. A cada semestre é proposto um ciclo de filmes de temática variada.
A participação dá direito a certificado de três horas.
Mais informações no Facebook.
O Colóquio Justiça e Democracia, promovido pelo programa de pós-graduação em Filosofia (PPGFil/UFSC), recebe submissões de trabalhos até 12 de outubro. O evento ocorre nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). A participação com comunicações é aberta a estudantes de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e professores que estejam desenvolvendo pesquisa na área de Filosofia ou em áreas afins.
Sobre o evento
As atividades do Colóquio consistirão em apresentações de trabalhos dos pós-graduandos e conferências proferidas pelos professores no período da noite. As comunicações contarão com um modelo diferente de discussão e serão mediadas por um debatedor. As conferências terão de 30 a 40 minutos, proferidas por um ou mais professores, envolvendo temas de Ética e Filosofia Política.
Mais informações no site do Colóquio ou pelo email coloquiojusticademocracia@gmail.com.
Mais informações no site da II Samed UFSC e no evento do Facebook.
O 1º Ciclo de Palestras de em Climatologia irá apresentar o colóquio “Pesquisa e desenvolvimento tecnológico em meteorologia aplicada ao trabalho, saúde e ambiente”, do meteorologista da Fundacentro Daniel Bitencourt. O encontro, promovido pelo Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), do Departamento de Geociências da UFSC, será realizado no dia 13 de outubro, às 10 horas, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Haverá emissão de certificados aos participantes e as inscrições serão realizadas no dia e local do evento.
Mais informações no site.
O I Encontro de Fisioterapia do Hospital Universitário (HU/UFSC), evento técnico e científico, será realizado no dia 13 de outubro, no auditório do HU, a partir das 18 horas. O evento é promovido pelo serviço de Fisioterapia do Hospital, em comemoração ao dia do Fisioterapeuta.
Interessados podem fazer a pré-inscrição pelo e-mail encontrofisioterapiahu@gmail.com, ou a inscrição no local.
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), em apoio a um grupo de estudantes colombianos da UFSC, promove o debate “Colômbia, no caminho para a paz?”, nesta quinta-feira, 13 de outubro, às 18h30 no Auditório do CDS, Bloco 5 da Educação Física
O evento tem por objetivo debater a conjuntura do país vizinho, em especial depois da vitória do “Não” em plebiscito realizado pelo Governo Colombiano, e que dizia respeito ao Acordo de Paz com as FARC-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo).
Esse acordo foi fechado em Havana, depois de longas e difíceis negociações, e garantiu o cessar-fogo por parte das FARC. Agora, com a vitória do “Não” qual será o destino das gentes? Poderá vir a paz? E o que significa a continuidade do conflito? Tudo isso será discutido por quatro debatedores: Gabriel Tolosa (CED/UFSC); Ana María Mujica (CCS/UFSC); Juan Manuel Otálora (CCA/UFSC); e Waldir Rampinelli (IELA/UFSC)
Mais informações no Facebook.
O Projeto Cinema Mundo/UFSC continua a seleção de filmes com o tema “expressões do horror” apresentando o filme O Babadook (The Babadook, 2014, Austrália), escrito e dirigido por Jennifer Kent, na quinta-feira, dia 13 de outubro.
A sessão será às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária UFSC, com entrada franca, e contará com os comentários de João Peralta e Maria Nunes.
Sobre o filme
A viúva Amélia (Essie Davis), cria seu filho Samuel (Noah Wiseman) sozinha e tenta superar a morte trágica de seu marido. O garoto sonha constantemente com um monstro e, todas as noites, Amélia tenta extinguir esse medo. Após Samuel achar um livro sobre o Babadook o garoto começa a ficar cada vez mais agitado e a mãe começa a compartilhar de seu medo.
Sobre os comentaristas
João Rodrigues Peralta – Formação musical em piano pela Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM), egresso da Escuela Internacional de Cine y Tv de San Antonio de los Baños (EICTV), de Cuba, e graduando em Cinema na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua como: Professor de piano e teorias musicais; Na área de direção, roteiro, fotografia, edição, som e música cinematográficos; Nas áreas de composição, arranjo e experimentação musical; E na pesquisa e extensão, vinculadas às instituições citadas, na área de Fotografia, Música no Cinema, Música e Saúde, e Sociologia Urbana.
Maria Albina Machado Nunes – Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência docente nas areas de Psicologia da Educação; Educação e Infância. Atua principalmente nas áreas de Educação com ênfase nos seguintes temas: Psicologia do Desenvolvimento; Gênero e Educação; Formação de educadores. Desenvolveu diferentes trabalhos com projetos sociais e ONG’s, atuando principalmente com temas relacionados a saúde, educação e meio ambiente.
Mais informações pelo Facebook.
O evento “Dos desafios às conquistas: comemorando 10 anos do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação” acontecerá no dia 13 de outubro, nas dependências do auditório do CED/UFSC. A ocasião contará com apresentação de cases de sucesso e distribuição de certificado aos participantes. Serão somente 100 vagas, que podem ser preenchidas ao enviar nome completo e número de CPF para o e-mail contato.gpcin@gmail.com.
Confira abaixo a programação:
18:30h – Mesa de Abertura
19:00h – Apresentação do GPCIn e das atividades desenvolvidas durante os 10 anos de trajetória. Apresentação: Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino.
19:30h – Um “caso de sucesso”: a experiência envolvendo práticas sociais de competência em informação em populações vulneráveis. Apresentação: Djuli Machado de Lucca, Me. (UFSC).
20:00h – Um “caso de sucesso”: a experiência da aplicação da competência em informação para a vantagem competitiva nas organizações. Apresentação: Natan Amboni de Souza, Analista de Business Intelligence (BI) na Agência Raffcom Full Service.
20:30h – Um “caso de sucesso”: uma década dedicada a pesquisas em competência em informação. Apresentação: Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (UFSC).
21:00h – Encerramento com coquetel.
Gabriel Daros Lourenço/Estagiário de Jornalismo/Agecom/UFSC
As inscrições custam R$ 10 e devem ser realizadas por meio do formulário do evento.
Palestra: “Interdisciplinaridade na Pós-Graduação: reciprocidade e alteridade na formação humana” na próxima sexta-feira
Local: miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
Ministrante: professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Valdir Fernandes
Mais informações: (48)3721-9405 / ppgich@contato.ufsc.br
A Orquestra de Câmara de Florianópolis se apresenta no teatro da UFSC nesta sexta-feira, 14 de outubro, às 20h. No repertório estão obras dos compositores Bach, Harald Genzmer, Telemman e Tony Osborne. O concerto é realizado em parceria com a Orquestra de Câmara da UFSC, que participará da execução de uma peça musical. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade. Os ingressos devem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, na Trindade.
Orquestra de Câmara de Florianópolis
A Orquestra de Câmara de Florianópolis (OCF) mantém o nome do grupo orquestral que, em sua formação inicial na década de 1960 e até meados da década de 1980, cumpriu importante papel no movimento musical do estado. Atualmente, a orquestra é composta por uma base de cordas (naipes de violinos 1 e 2, violas, violoncelos, contrabaixo), flauta, e dependendo do concerto recebe o acréscimo de outros instrumentos de madeiras e metais, como clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, além de percussão orquestral e piano, podendo contar também com a participação de solistas cantores.
O grupo está sob a regência do maestro Carlos A. A. Vieira e é composto por músicos profissionais e por jovens músicos em fase de formação musical. Dentro do repertório estão músicas tradicionais para orquestra, principalmente do período barroco, clássico e contemporâneo, incluindo autores brasileiros. Em alguns concertos, temas de óperas também são apresentadas por solistas cantores, e arranjos da música popular brasileira e mundial. Desde 2013, a OCF vêm se apresentando em teatros, igrejas, auditórios e espaços afins, principalmente na região da Grande Florianópolis.
Serviço:
O que: Concerto da Orquestra de Câmara de Florianópolis.
Quando: 14 de outubro, sábado, às 20h.
Onde: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.
Ingressos: Gratuitos. Devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação, na bilheteria do teatro da UFSC.
Mais informações pelos telefones (48) 3721-2498, (48) 3721-9447 ou pelo site do Departamento Artístico Cultural (DAC).
Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC
O Grupo de Teatro Mensagem, da Ilha do Pico (Açores – Portugal) apresentará a peça “Derivados da Salsicha” no teatro da UFSC neste sábado, 15 de outubro, às 20h30. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade.
A apresentação faz parte de uma atividade promovida por instituições dos Açores e de Santa Catarina, com o objetivo de promover apresentações de teatro e de contação de histórias em Florianópolis, São Francisco do Sul e Bombinhas. A programação ocorre entre 13 e 26 de outubro.
O espetáculo
“Derivados da Salsicha” é um espetáculo teatral apresentado pelo Grupo de Teatro Mensagem, da Ilha do Pico, baseado na obra do dramaturgo polaco Slwomir Mrozeck, no texto “Em Alto Mar” (1961). Duas mulheres e um homem numa jangada em alto mar tentam sobreviver. Cada um deles tem a capacidade de revelar a humanidade em todas as suas fragilidades, espelhando as maiores fraquezas da raça humana e refletindo acerca da própria desumanização do Homem. Repleta de humor, a peça apresenta uma alegoria ao Arquipélago dos Açores, mais propriamente à identidade insular açoriana, retratando o querer partir e ter de ficar da condição de ilhéu.
O grupo
O Grupo de Teatro Mensagem nasceu em 2006, na Vila de São Roque do Pico, Ilha do Pico (Açores – Portugal). Conta com mais de 40 atuações em todo o arquipélago Açoriano e Portugal continental. Pela primeira vez no Brasil — através da Direção Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores —, o grupo traz mensagens da cultura açoriana nas vozes do elenco: Ruben Ferreira, Tânia Gomes e Susana Moura.
Serviço:
O que: Espetáculo “Derivados da Salsicha”
Quando: 15 de outubro de 2016, sábado, às 20h30.
Onde: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações pelos telefones (48) 37218605, 9982.8938 (Joi), 9997.8290 (Sergio) ou pelo site.
Os 1º Jogos de Integração dos Servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovido pela Secretaria de Esporte (Sesp), realiza, neste sábado, dia 15, às 9h, a Corrida Rústica. Os Jogos acontecem de 16 a 21 de outubro, com as modalidades futebol suíço (masculino), corrida rústica de revezamento (misto).
Participam nove equipes, com dez pessoas. O percurso da corrida está disponível no link. A largada e chegada será em frente ao Centro de Cultura e Eventos.
Mais informações:
Site da Sesp
48 3721-8326
airton.santos@ufsc.br