Calendário de Eventos UFSC

jun
14
sáb
Teatro ‘A Indiferente Solidão de Todas as Coisas’
jun 14@20:00 – 22:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.

Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI,  pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.

Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.

A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.

João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.

“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.

A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.

Mais informações no Instagram.

jun
17
ter
Roda de conversa ‘Internet Segura com Perspectiva Crítica de Gênero’
jun 17@19:00

O Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC) terá uma roda de conversa com a  publicitária Carolline Sardá na terça-feira, 17 de junho, às 19h no Auditório do CFH.

A atividade integra o projeto Internet Segura com Perspectiva Crítica de Gênero, coordenado pela professora Cristina Scheibe Wolff e co-coordenado pela pesquisadora Elaine Schmitt, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Para conhecer o projeto, acesse o site oficial. Após uma parceria na produção de uma série de vídeos disponível no canal no YouTube, será feita uma reunião para refletir sobre os desafios e as potencialidades do ambiente online, com foco em uma perspectiva crítica de gênero. O evento será presencial e com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do LEGH.

Para mais informações no e-mail legh.cfh@gmail.com, para realização das inscrições pelo formulário.