Calendário de Eventos UFSC

dez
11
qua
Final do Startup Mentoring 2024-2
dez 11@15:00
Final do Startup Mentoring 2024-2 @ Sapiens Parque

A Secretaria de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Final do Programa Sinova UFSC Startup Mentoring 2024/2 na quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 15h, no Sapiens Parque – Parque de Inovação de Florianópolis, no bairro Canasvieiras.

O evento reunirá finalistas do programa, mentores, jurados, e toda a comunidade interessada em inovação e empreendedorismo. Na ocasião, os participantes terão a chance de apresentar suas ideias de negócio e concorrer ao reconhecimento por seus esforços, criatividade e impacto no ecossistema empreendedor.

Além da apresentação dos projetos finalistas desenvolvidos ao longo do programa, haverá oportunidade de networking com especialistas e empreendedores e premiação para os melhores projetos. O evento é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e empreendedores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário.

Mais informações no site da Sinova.

dez
12
qui
Exposição ‘Por que fecho os olhos?’
dez 12 dia inteiro

A Biblioteca Setorial de Blumenau sedia, entre 18 de novembro e 13 de dezembro, a exposição de artes plásticas Por que fecho os olhos?. A mostra contará com obras do artista e estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau, SchiloMukoviç. Schilo é angolano e seu trabalho retrata “em cores e formas a relação com a vida, o contato com o mundo interior, com as emoções perpassando por sua trajetória e cultura”.

A exposição tem como objetivo dar visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade universitária. Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, acesse o perfil @schilomukovitchi.

dez
13
sex
Exposição ‘Por que fecho os olhos?’
dez 13 dia inteiro

A Biblioteca Setorial de Blumenau sedia, entre 18 de novembro e 13 de dezembro, a exposição de artes plásticas Por que fecho os olhos?. A mostra contará com obras do artista e estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau, SchiloMukoviç. Schilo é angolano e seu trabalho retrata “em cores e formas a relação com a vida, o contato com o mundo interior, com as emoções perpassando por sua trajetória e cultura”.

A exposição tem como objetivo dar visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade universitária. Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, acesse o perfil @schilomukovitchi.

Posse e premiação da Academia Catarinense de Letras e Artes
dez 13@19:30

A Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) realizará, no dia 13 de dezembro, a sessão solene para posse de duas novas acadêmicas e a entrega dos prêmios Personalidade do Ano em diversas área. A professora, escritora e gestora cultural Eliane Debus, atual secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a a cantora lírica soprano Kalinka Damiani assumirão as cadeiras 25 e 40, respectivamente. O evento será realizado a partir das 19h30, no Teatro Carmen Fossari, localizado na Rua Desembargador Vítor Lima nº 117, no bairro Trindade, em Florianópolis. 

Na mesma sessão, a ACLA fará a entrega dos prêmios Personalidade do Ano nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. Os homenageados são: o escritor e professor Viegas Fernandes da Costa (Letras – Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica); o professor, músico e maestro Irineu Lopes Melo (Música – Medalha Edino Krieger); a curadora de arte Rosângela Cherem (Artes Visuais – Medalha Victor Meirelles); o professor e diretor de teatro Leandro de Assis (Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil) e a atriz Berna Sant’Anna (Conjunto da Obra – Medalha ACLA). 

Mais informações no perfil da Academia Catarinense de Letras e Artes.

dez
15
dom
Fortalezas da Ilha: 45 anos de gestão pela UFSC
dez 15@8:30 – 18:30

Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto: Antônio Carlos Francisco – CFISC/SeCArtE

Em 21 de novembro de 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu oficialmente a responsabilidade da gestão, guarda e manutenção da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Alguns anos depois, a Universidade se tornaria gestora também da Fortaleza de São José da Ponta Grossa e da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

Em comemoração aos 45 anos desta data e também ao aniversário da UFSC, que completa 64 anos neste mês de dezembro, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa abre suas portas gratuitamente neste domingo, 15 de dezembro, das 8h30 às 18h30. Além da entrada gratuita a celebração reúne atrações culturais e exibição de fotos e documentos relacionados a trajetória da UFSC na preservação e divulgação das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

De acordo com a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), recentemente, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones receberam novas obras de restauração e requalificação. As fortificações receberam novos equipamentos e soluções de acessibilidade.

Programação cultural

A programação cultural se inicia às 15h30 com a apresentação da Performance Poética, da escritora e performer Liza. Eliza Roberta Alves Gilioli, mais conhecida como Liza ou PotenciaLiza, mulher cis, negra e LGBTQIAPN+, tem 24 anos, é poeta, escritora, performer, MC, slammerslammaster, atriz, compositora, produtora cultural e arte-educadora. Mora em Florianópolis, é graduanda em Serviço Social pela UFSC e atua artisticamente há seis anos, apresentando-se em slams, saraus, feiras literárias e eventos culturais.

Escritora e performer Liza. Foto: @toiaoliveirafotografia

Em 2019 integrou o Coletivo Somas, produzindo o primeiro Festival Somas em sua cidade natal, Jaú (SP). Em 2022, foi uma das fundadoras e produtoras do Slam Cruz e Sousa e, em 2023, do Slam Xodó e Slam Guettude. Atualmente é representante destes últimos. De 2022 a 2024, fez parte da CIA Nosso Olhar, participando da peça Avozes enquanto atriz e dramaturga. Em 2024, produziu a dramaturgia e estreou a experimentação artística Não Pertença contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo (LPG) – 2023 SC.

Atua enquanto produtora na Guettude Produções, na qual, neste ano, promoveu o Festival Slam Guettude na comunidade do Morro da Caixa por meio da LPG 2023 SC. Participa também enquanto integrante do Coro Cabeludo-Coro & grupo de pesquisa em voz, performance e cultura afro-brasileira. Recentemente, foi vencedora do Prêmio Hip Hop Floripa na categoria Conhecimento.

Trio Praieira: Foto: divulgação

Às 16h, ocorre a apresentação da banda Trio Praieira. Formada em 2023 por três músicos egressos da UFSC, a Praieira traz uma sonoridade contagiante que mescla samba-rock, reggae, rock e outros ritmos, prometendo conquistar o público com sua energia.

Composta por Glauber Oliveira nos vocais e guitarra, Rodolfo Pimenta na bateria e vocais, e Eduardo Tesche no baixo e vocais, a Praieira apresenta um repertório que reflete a vivência dos integrantes e a vibração da cidade de Florianópolis.

A banda se destaca pela sua versatilidade musical e pela energia contagiante de suas apresentações. Com influências que vão desde os clássicos do samba-rock até as sonoridades mais contemporâneas, a Praieira promete levar o público a uma verdadeira viagem musical.

A visitação e a programação cultural são livres para todos os públicos. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.

Comemoração dos 64 anos da UFSC

Em comemoração aos seus 64 anos de atividades, a UFSC promove, até 19 de dezembro, uma agenda festiva repleta de atrações artísticas e culturais, com mostra de artes cênicasmúsicaOrquestra e exposição. Confira a programação completa.

>> Serviço

O Que: 45 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC
Quando: 15/12/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita para toda comunidade
Mais informaçõesCoordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – CFISC | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302

fev
21
sex
Semana de Arte com Educação Ambiental 2025
fev 21@8:30 – 12:00

Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.

Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.

Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.

fev
24
seg
Semana de Arte com Educação Ambiental 2025
fev 24@8:30 – 12:00

Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.

Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.

Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.

fev
25
ter
Semana de Arte com Educação Ambiental 2025
fev 25@8:30 – 12:00

Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.

Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.

Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.

fev
26
qua
Semana de Arte com Educação Ambiental 2025
fev 26@8:30 – 12:00

Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.

Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.

Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.

fev
27
qui
Semana de Arte com Educação Ambiental 2025
fev 27@8:30 – 12:00

Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.

Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.

Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.

fev
28
sex
Semana de Arte com Educação Ambiental 2025
fev 28@8:30 – 12:00

Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.

Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.

Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.

mar
14
sex
Roda de Choro UFSC
mar 14@18:00

Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito, com participação aberta ao público, bastando aos interessados levarem um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.

Serviço:

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

mar
17
seg
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 17@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
18
ter
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 18@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
19
qua
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 19@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
20
qui
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 20@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
21
sex
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 21@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

abr
1
ter
Caminhada Memória, Verdade e Justiça
abr 1@16:00 – 18:00

O Instituto Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IMDH/UFSC), junto ao Coletivo Catarinense Derlei de Luca e a outras organizações, realiza a Caminhada Memória, Verdade e Justiça em 1° de abril, das 16h às 18h, com início em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no Centro de Florianópolis. O ato público marca os 61 anos do golpe cívico-militar no Brasil.

O IMDH foi oficialmente criado na UFSC em 2 de março de 2020, tendo como finalidades a construção de um acervo e a realização de atividades de educação, pesquisa, promoção e observação sobre Direitos Humanos. Administrativamente, o Instituto está vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Para mais informações sobre o evento, acesse o linktree do IMDH.

abr
4
sex
1º Funzana de 2025: Linhas de pesquisa e projetos em andamento no NUER
abr 4@18:30

O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), com o apoio do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas realiza, no dia 4 de abril, o 1º Funzana de 2025. O evento, que ocorre às 18h30 no espaço físico do NUER, localizado no 2º andar do bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como objetivo apresentar as linhas de pesquisa e projetos em andamento do núcleo.

O iniciativa busca ampliar as discussões sobre identidades, relações interétnicas e epistemologias afro-diaspóricas, fortalecendo o debate acadêmico e promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre as experiências das populações negras e quilombolas. Aberto ao público acadêmico e não acadêmico, o evento é gratuito e não exige inscrição prévia. Além disso, os participantes receberão certificado de 4 horas de participação.

Entre as palestrantes confirmadas estão:

Drª Alexandra Alencar: falará sobre “Ebó Epistêmico e suas frentes de atuação”. É professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC). Co-coordenadora NUER e do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC). Rainha do Maracatu Arrasta Ilha, é mãe do Nagô e do Irê e apresentará o trabalho “Música e formação de sociabilidades na Guiné-Bissau: rap e a Bancada como articuladores da experiência contemporânea dos jovens”.

Drª Ilka Boaventura Leite: apresentará o macroprojeto “ORÍ EBÓ AXÉ: quilombos, diásporas africanas, poéticas e políticas”. Professora titular aposentada do Departamento e do PPGAS, Ilka é também professora colaboradora do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, na área África e suas Diásporas. Fundadora e atualmente co-coordenadora do NUER, bem como coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.

Drª Samara Freire: sua fala é intitulada “Vivências e realizações: um relato da construção do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFSC”. Samara é professora adjunta do Departamento de Antropologia e do PPGAS na UFSC. Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ), além de coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (UFSC/EAD). Trabalha com comunidades quilombolas e palenqueras e atua nas produções dos Estudos Afro Latino Americano e Caribenho.

Drª Thainá Castro: falará sobre “Patrimônio Negro: as potencialidades dos acervos do NUER”. Thainá graduou-se em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Memória Social pela mesma instituição e doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora adjunta da Coordenadoria Especial de Museologia da UFSC e co-coordenadora do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC).

Para mais informações, acompanhe as redes sociais do NUER (@nuer.ufsc) e do Instituto Kadila (@institutokadila).

maio
22
qui
Sessão especial em comemoração dos 60 anos de criação do curso de Administração
maio 22@19:00

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e o Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, nesta quinta-feira, 22 de maio, às 19h, uma sessão especial em comemoração dos 60 anos de criação e 50 anos de reconhecimento do curso de Administração da UFSC. O evento será realizado no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, sede da Alesc, em Florianópolis.

A cerimônia celebra a trajetória do curso, homenageando entidades e personalidades que contribuíram para sua consolidação e excelência ao longo das décadas. Com mais de 5 mil bacharéis formados, obteve nota máxima em todas as edições do Enade, foi reconhecido como um dos melhores cursos de Administração do país pelo Guia do Estudante em 2024, e ocupa a sétima posição no Ranking Universitário Folha (RUF), sendo o melhor de Santa Catarina.

O evento é aberto ao público e a inscrição é gratuita, com direito a certificado de 3 horas complementares. As inscrições podem ser realizadas até a data do evento pelo site even3.com.br/60anosadmufsc/.