Calendário de Eventos UFSC

mar
12
qua
Aula inaugural de Jornalismo: ‘Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!’
mar 12@9:00 – 12:00

Com o título Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!, o jornalista, professor e pesquisador Luciano Bitencourt apresenta a aula inaugural do semestre para estudantes e profissionais do Jornalismo, na próxima quarta feira, dia 12 de março. Formado em Jornalismo pela UFSC, Luciano tem quase 40 anos de atuação, é pós-graduado em Jornalismo Digital e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e, atualmente, desenvolve projetos com curadoria de informações, relatoria de conhecimentos e assessoria de inteligência.

Segundo ele “o interesse por notícias está em queda no mundo inteiro. Fatores tecnológicos, geracionais, psicológicos e ideológicos ajudam a explicar por que a informação baseada em fatos vem sendo evitada. A soberania digital das big techs influencia a produção, a disseminação e o consumo de todo o tipo de conteúdo, incluindo as notícias.” Na apresentação, ele pretende trazer dados atualizados e algumas pesquisas que ajudam a subsidiar pontos de vista para o debate.

“As grandes empresas de tecnologia também concorrem no mercado da produção de conteúdo noticioso, publicitário e de entretenimento com suas plataformas de mídia digital, financiando a produção de notícias e a infraestrutura de desinformação ao mesmo tempo”, conclui. A palestra é promovida pelo Departamento de Jornalismo e a participação é aberta. O evento começa às 09h, no Auditório “Henrique Fontes” do CCE. Os participantes receberão certificado emitido pela UFSC.

mar
17
seg
Aula magna dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC
mar 17@14:20
Aula magna dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC @ Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma aula magna, na próxima segunda-feira, 17 de março, às 14h20, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. A aula será ministrada pela professora Miriam Saraiva e terá como tema A política externa brasileira em tempos difíceis.

Miriam Saraiva possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid (1995). É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Departamento de Relações Internacionais e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa. Entre outros textos, publicou O Brasil voltou? As mudanças na Política Externa nos primeiros 100 dias do governo de Lula, na Revista Conjuntura Austral.

abr
1
ter
Aula Inaugural: Reflexões sobre um Brasil polarizado
abr 1@14:00 – 18:00

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”, ministrada pelo sociólogo e professor Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim. O evento ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.

Em um contexto de crescentes tensões sociais e políticas, a palestra abordará as raízes históricas e estruturais das desigualdades brasileiras, explorando como essas disparidades alimentam a polarização contemporânea. Com vasta experiência em estudos comparativos sobre democracia e desigualdade, Costa trará análises que conectam o caso brasileiro a dinâmicas globais, oferecendo chaves interpretativas para compreender os desafios de construir diálogo e coesão em sociedades fragmentadas.

Data: 1º de abril de 2025, terça-feira
Local: Auditório do Bloco E do CFH/UFSC
Horário: 14h

Mais informações pelos e-mails  ppgich@contato.ufsc.br e ppgsp@contato.ufsc.br

Escola de Verão e das Águas: ‘Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária’
abr 1@18:00 – 21:00

A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).

A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.

O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.

O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”.  A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.

Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.

Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.

Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.

O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate

Para assistir on-line, acesse aqui.

Mias informações na página do Lemate ou Instagram.

abr
2
qua
Aula inaugural da Pós em Estudos da Tradução
abr 2@13:30

A Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na quarta-feira, 2 de abril, a aula inaugural do semestre 2025.1. O evento contará com a palestra on-line Machine Translation and AI: Human Factors and Quality Assessment (Tradução Automática e IA: aspectos humanos e avaliação da qualidade, em português), ministrada pela professora Sheila Castilho, pesquisadora da Dublin City University , na Irlanda.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da PGET no YouTube, a partir das 13h30, e é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A palestra abordará os impactos da inteligência artificial nos processos tradutórios, destacando os fatores humanos envolvidos e os critérios de qualidade na tradução mediada por máquinas. A apresentação será em português e contará com interpretação simultânea para Libras. Os participantes que acompanharem o evento terão direito a certificado de duas horas.

Sheila Castilho possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mestrado em Processamento da Linguagem Natural pela Universidade do Algarve, em Portugal, e pela University of Wolverhampton, no Reino Unido. Concluiu o doutorado na Dublin City University, onde atualmente é professora assistente. Seus interesses de pesquisa incluem tradução automática, avaliação de qualidade e tecnologias aplicadas à tradução.

Mais informações podem ser encontradas no site da PGET/UFSC.

abr
25
sex
Webinar ‘Conexões UFSC: Internacionalização na prática’
abr 25@14:30

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o lançamento do segundo episódio do webinar Conexões UFSC: Internacionalização na prática, com o tema A UFSC e a China na internacionalização universitária. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h30, e será transmitido pelo canal UFSC Internacional no YouTube.

O novo episódio dá seguimento à parceria entre a Sinter e a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira. O principal objetivo é apresentar mensalmente projetos e iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC. Nesta entrevista, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre medirão a conversa com os professores Raúl Burgos, Daniel Martins e a equipe do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN/UFSC).

O primeiro convidado, professor Raúl Burgos, é o coordenador-geral do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela mesma Universidade e é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Atualmente, é professor titular no Departamento de Sociologia e Ciência Política no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Além disso, é membro do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC).

O professor Daniel Martins é vice-coordenador do ICHIN/UFSC e obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atua como professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC) e já integrou o corpo docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Honorary Scholar da Universidade de Melbourne, entre 1999 e 2000, e realizou o pós-doutorado no King’s College London. Entre os anos de 1994 e 1995, foi professor visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, no Moçambique, dentro do convênio Brasil-Alemanha-Moçambique.

O ICHIN foi fundado em 2019, por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC, como resultado do trabalho coletivo que tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a China e a promoção de relacionamento de intercâmbio e cooperação da UFSC com as universidades do país. A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Dra. Fernanda Leal também estará presente na abertura da entrevista para tratar sobre o assunto da cooperação internacional da UFSC com a China.

Saiba mais na página da Sinter.

abr
28
seg
Palestra ‘Como a química pode auxiliar na conservação e restauro de bens culturais?’
abr 28@15:00 – 17:00

Como a química pode auxiliar na conservação e restauro de bens culturais? é tema de palestra on-line que ocorre em 28 de abril, segunda-feira, das 15h às 17h, pela plataforma Google Meet. Ministrada pelo químico Thiago Guimarães Costa, da Fundação Catarinense de Cultura, a atividade faz parte do projeto de extensão Ciclo de palestras: química e o cotidiano, desenvolvido pelos professores do Colégio de Aplicação da UFSC Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. Os interessados devem se inscrever até as 18h de 24 de abril pelo sistema de inscrições da UFSC.

O objetivo é contextualizar a área de química aplicada ao patrimônio cultural e discutir resultados de pesquisas e estudos de casos desenvolvidos no Laboratório de Materiais da Fundação Catarinense de Cultura, bem como outras publicações presentes na literatura. “A conservação e restauração de bens culturais é uma atividade transdisciplinar, que exige conhecimentos das áreas de química, física, biologia, materiais, história da arte, artes visuais, dentre outras. Neste sentido, a química pode auxiliar no processo de intervenção em bens culturais de diversas maneiras, com destaque para: o estudo do processo de degradação de materiais constitutivos de obras de arte, caracterização de materiais utilizados em bens culturais e ainda a preparação de novos materiais para serem aplicados em processos de restauração”, informa o resumo elaborado pelos organizadores.

2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Saúde, políticas públicas e discursos médico-sociais’
abr 28@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.

O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.

O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).

Os palestrantes serão:

Cláudia Cristine Moro, doutoranda do  PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.

Para se inscrever, acesse o formulário.

Para assistir ao encontro, acesse aqui.

Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

maio
7
qua
Aula inaugural: Violência contra a Mulher em Santa Catarina
maio 7@18:30

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina promove a aula inaugural “Violência contra a mulher em Santa Catarina”, em 7 de maio, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento é aberto para a comunidade acadêmica, e é necessário fazer a inscrição para ter acesso a certificado.

A aula tem relação com o grupo de estudos em Direito e Gênero, parte do PET Direito. O evento contará com a presença de Anne Teive Auras, Defensora Pública em Santa Catarina e Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina. Estará presente também a professora Andréia Isabel Giacomozzi, do Departamento de Psicologia e coordenadora do projeto “Espelhos”, que desenvolve grupos reflexivos a mulheres em situação de violência doméstica; e Terezinha Silva, docente do Departamento de Jornalismo da UFSC e coordenadora do grupo “Transverso”, responsável pelo documentário “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”

Para mais informações acesse o Instagram, e o site dos organizadores.

maio
10
sáb
Palestra ‘O papel da ficção literária no imaginário jurídico: possibilidades frente aos desafios ecossociais’
maio 10@9:00

O projeto Speak4Nature promove a palestra online O papel da ficção literária no imaginário jurídico: possibilidades frente aos desafios ecossociais, neste sábado, 10 de maio, às 9h. A atividade é realizada em parceria com o Grupo de Estudos sobre Escritoras Brasileiras do Passado, coordenado pela professora Rosana Cássia dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT), e com o Grupo de Pesquisa Observatório de Justiça Ecológica, coordenado pela professora Letícia Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento propõe uma reflexão sobre o papel da literatura escrita por mulheres no questionamento dos imaginários sociais e jurídicos, no contexto da crise ecossocial. O objetivo é analisar a literatura de ficção científica e o afrofuturismo, com foco em autoras como Lu Ain-Zaila e Nnedi Okorafor, além da representação dos papéis de gênero em obras da literatura brasileira.

O debate é sobre como os textos literários podem tanto reproduzir estereótipos sociais quanto criar caminhos de resistência e reimaginação de futuros possíveis. Por meio da literatura, prioriza-se uma leitura crítica do paradigma antropocêntrico e colonial que permeia o imaginário jurídico dominante, em diálogo com a perspectiva da justiça ecológica.

As palestrantes são Noelia Fragoso Tellez, doutoranda em Humanidades na Universidad Carlos III de Madrid e mestre em Estudos Literários pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Flávia Dall Agnol de Oliveira, doutoranda em Direito na UFSC e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Thais Silveira Pertille, mestre e doutora em Direito pela UFSC. Thais abordará o livro de contos de sua autoria (A voz da bruxa: contos da bruxa Simone na ilha da magia), o eco, a construção do feminino e a interseção com o Direito.

A palestra ocorrerá em plataforma online e integra o projeto de cooperação internacional Speak for Nature. Informações sobre o projeto no site https://www.speak4nature.eu

maio
22
qui
Palestra ‘Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale’
maio 22@19:00 – 20:30

O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove a palestra Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale na quinta-feira, 22 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento será ministrado por Eduardo Vieira, fundador da Monking, empresa referência em comunicação para inovação, com clientes como Ambev, Natura, Itaú e iFood.

Criada dentro do curso de Administração da UFSC, a Monking hoje conta com mais de 50 pessoas. Além de fundador, Eduardo é mentor de startups na Abstartups e na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), e recentemente morou no Vale do Silício, onde estudou tendências em tecnologia, inovação e comunicação.

Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia da palestra, com direito a certificado de 1h30.

Sobre o Academy UFSC

O Academy UFSC é uma iniciativa focada na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo. Parte do plano Inova UFSC, criado pela Sinova, o programa tem como intuito não apenas preparar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também desenvolver competências voltadas à criatividade e à inovação. O Academy conta com workshops, mentorias, capacitações e visitas técnicas para aproximar o aluno de ambientes inovadores e profissionais capacitados, gerando conexão com o ecossistema inovador de Santa Catarina ao criar pontes entre a Universidade e o mercado.

Para mais informações, acesse a página do Academy UFSC.

maio
28
qua
Webinário ‘A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária’
maio 28@14:00

O terceiro episódio do webinário Conexões UFSC: Internacionalização na prática acontecerá na quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e terá como tema A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.

A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC); a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.

Nesta edição, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com a professora Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com participação das professoras filiadas ao Kadila Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, além de docentes convidados de Moçambique e da Angola. A abertura da entrevista será feita pela diretora da Sinter, Fernanda Leal, que dará início a conversa sobre a internacionalização da UFSC a partir das atividades e discussões promovidas pelo Kadila.

Sobre o Instituto Kadila

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas foi fundado em 2022, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, sediado no CFH. Suas atividades são voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, que apresentam interesse comum pelo campo de estudo.

Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O nome Kadila advém de um projeto interdisciplinar pioneiro entre a UFSC e a Universidade Agostinho Neto, em Angola. O projeto teve início em 2013 (CAPES/AULP), coordenado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), e teve como um de seus objetivos investir na formação universitária por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes das universidades brasileiras e angolanas envolvidas. O termo Kadila  é oriundo da língua quicongo e significa ser ou coisa que traz boa sorte, felicidade, amuleto.

 

Notícia organizada com informações do site do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.

maio
30
sex
Aula inaugural: Pós-Graduação em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo
maio 30@13:30

O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), realiza o ato de abertura e a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo nesta sexta-feira, 30 de maio. A atividade ocorre no Auditório do Colégio de Aplicação da UFSC, com início do ato de abertura às 13h30, e da aula às 15h. O evento é aberto a toda a comunidade.

Intitulada O professor, educador e promotor de experiências, vivências e sentido: a fonte de aprendizagem e desenvolvimento, a aula inaugural será ministrada pelo professor Guillermo Arias Beatón, da Universidade de Havana, de Cuba. O curso de especialização será voltado para trabalhadores e trabalhadoras que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente em áreas de reforma agrária.

Para mais informações, acesse a página do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo.

Sobre o professor convidado

O professor convidado, Guillermo Arias Beatón, é psicólogo com doutorado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987) e mestrado em psicodrama e processos grupais (2009). Atualmente, é professor titular e presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana.

Dirigiu o trabalho de aperfeiçoamento da psicologia educacional e educação especial e participou da educação inicial e pré-escolar e primária entre os anos de 1971 a 1991, no Ministério da Educação de Cuba. Realizou inúmeras investigações na área de desenvolvimento infantil, atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e serviços de aconselhamento em Psicologia. Criou, organizou e dirigiu o Centro de Aconselhamento e Atendimento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.

jun
30
seg
Palestra online ‘Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação’
jun 30@15:00 – 17:00

A palestra online Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação ocorre em 30 de junho, das 15h às 17h. O evento faz parte do projeto de extensão Ciclo de Palestras: Química e o Cotidiano, desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelos professores Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. A palestra será ministrada pelo professor Elder Corrêa Leopoldino, docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul. As inscrições estão abertas até 27 de junho, às 12h.

A iniciativa tem como objetivo apresentar, de forma prática e acessível, como a química pode ser usada como ferramenta de transformação de resíduos, promovendo aprendizado, consciência ambiental e desenvolvimento de soluções locais. A partir de projetos desenvolvidos com alunos no contexto de iniciação científica e projeto integrador, são apresentados exemplos que envolvem a produção de materiais adsorventes a partir de resíduos como erva-mate e bitucas de cigarro, formulação de bioplásticos com casca de batata e caroço de abacate, tintas naturais feitas com repolho roxo, cremes cosméticos utilizando borra de café e produtos com amido extraído de caroço de manga.

O encontro propõe uma reflexão sobre como práticas simples de pesquisa aplicada, quando bem orientadas, podem despertar o interesse dos alunos, integrar disciplinas e impactar diretamente a comunidade. O uso da iniciação científica no ensino médio, em especial, tem se mostrado uma estratégia para trabalhar competências como pensamento crítico, protagonismo estudantil, resolução de problemas e o conteúdo curricular de forma significativa.

O link de acesso será disponibilizado via e-mail no dia do evento para os participantes com inscrição homologada. Os certificados serão emitidos aos participantes que apresentarem frequência maior ou igual a 75% do tempo do evento. Público alvo são os alunos dos Ensino Médio e comunidade em geral. Dependendo da demanda de inscritos, as inscrições serão homologadas de acordo com a ordem cronológica de inscrição.

Para realizar a inscrição, acesse o formulário on-line.