Calendário de Eventos UFSC

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Webinário ‘A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária’
maio 28@14:00

O terceiro episódio do webinário Conexões UFSC: Internacionalização na prática acontecerá na quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e terá como tema A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.

A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC); a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.

Nesta edição, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com a professora Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com participação das professoras filiadas ao Kadila Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, além de docentes convidados de Moçambique e da Angola. A abertura da entrevista será feita pela diretora da Sinter, Fernanda Leal, que dará início a conversa sobre a internacionalização da UFSC a partir das atividades e discussões promovidas pelo Kadila.

Sobre o Instituto Kadila

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas foi fundado em 2022, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, sediado no CFH. Suas atividades são voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, que apresentam interesse comum pelo campo de estudo.

Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O nome Kadila advém de um projeto interdisciplinar pioneiro entre a UFSC e a Universidade Agostinho Neto, em Angola. O projeto teve início em 2013 (CAPES/AULP), coordenado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), e teve como um de seus objetivos investir na formação universitária por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes das universidades brasileiras e angolanas envolvidas. O termo Kadila  é oriundo da língua quicongo e significa ser ou coisa que traz boa sorte, felicidade, amuleto.

 

Notícia organizada com informações do site do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.

jun
30
seg
Palestra online ‘Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação’
jun 30@15:00 – 17:00

A palestra online Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação ocorre em 30 de junho, das 15h às 17h. O evento faz parte do projeto de extensão Ciclo de Palestras: Química e o Cotidiano, desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelos professores Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. A palestra será ministrada pelo professor Elder Corrêa Leopoldino, docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul. As inscrições estão abertas até 27 de junho, às 12h.

A iniciativa tem como objetivo apresentar, de forma prática e acessível, como a química pode ser usada como ferramenta de transformação de resíduos, promovendo aprendizado, consciência ambiental e desenvolvimento de soluções locais. A partir de projetos desenvolvidos com alunos no contexto de iniciação científica e projeto integrador, são apresentados exemplos que envolvem a produção de materiais adsorventes a partir de resíduos como erva-mate e bitucas de cigarro, formulação de bioplásticos com casca de batata e caroço de abacate, tintas naturais feitas com repolho roxo, cremes cosméticos utilizando borra de café e produtos com amido extraído de caroço de manga.

O encontro propõe uma reflexão sobre como práticas simples de pesquisa aplicada, quando bem orientadas, podem despertar o interesse dos alunos, integrar disciplinas e impactar diretamente a comunidade. O uso da iniciação científica no ensino médio, em especial, tem se mostrado uma estratégia para trabalhar competências como pensamento crítico, protagonismo estudantil, resolução de problemas e o conteúdo curricular de forma significativa.

O link de acesso será disponibilizado via e-mail no dia do evento para os participantes com inscrição homologada. Os certificados serão emitidos aos participantes que apresentarem frequência maior ou igual a 75% do tempo do evento. Público alvo são os alunos dos Ensino Médio e comunidade em geral. Dependendo da demanda de inscritos, as inscrições serão homologadas de acordo com a ordem cronológica de inscrição.

Para realizar a inscrição, acesse o formulário on-line.