O Coletivo Batalha do Conviva promoverá nesta segunda-feira, 10 de março, a partir das 18h, a primeira edição do ano da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação contará com a discotecagem com DJ Makal e DJ Traktor, Cypher de Breaking, Rua Declama, Batalha de Sangue (modalidade dupla mista). A atividade é gratuita e aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.
Serviço:
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 10/03/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas todas as quartas-feiras. Confira abaixo a programação de 12 de março:
18h30: Sessão de Planetário infantil
Local: Sala de Projeção do Planetário
Duração: 30 minutos
18h30 às 21h30: Observação de objetos celestes com telescópios (necessário céu limpo ou parcialmente limpo)
Local: Observatório Astronômico
19h: Sessão de Planetário “O que veremos no céu hoje?”
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40 minutos
O Planetário tem capacidade limite de 39 pessoas por sessão, com vagas distribuídas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.
Sobre o Observatório
O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.
Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.
Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail.
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), retorna nesta quinta-feira, dia 13 de março, às 19h, na Igrejinha da UFSC, com a apresentação do concerto O Despertar de Vênus pela Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC). A atração homenageia as mulheres, trazendo um programa inteiramente dedicado às compositoras da música clássica e do romantismo europeu até a música popular brasileira. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
O programa conta com obras de Ethel Smyth, uma das principais vozes do movimento sufragista no Reino Unido, e Grace Williams, compositora inglesa do início do século XX, com a suíte orquestral Sea Sketches (Episódios do Mar), que será executada pela primeira vez em Santa Catarina; além das compositoras contemporâneas Daphne Tayo e Elodie Bouny. O concerto também destaca o grande legado da compositora brasileira Chiquinha Gonzaga, pioneira na música popular e erudita nacional.
“A história da música não seria a mesma sem as obras e vidas dessas mulheres, que romperam barreiras e deixaram um legado criativo, sensível e pujante. O concerto é uma celebração da criatividade e da força feminina na música”, afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.
Orquestra Filarmônica Catarinense
A Associação Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade promover a cultura musical em todas as suas formas e correlações, dando incentivo à música brasileira, estando entre as suas prioridades a manutenção da Orquestra Filarmônica Catarinense.
Em 2024, a Orquestra iniciou uma nova fase de programas culturais e sociais. A instituição conta com um amplo e diversificado portfólio desenvolvido desde 2005, quando foi fundada sob a denominação de R&R Classic. Durante todo esse período, atuou fortemente na área de produção artística, gerindo projetos diferenciados e eventos culturais de alta qualidade sonora no Estado de Santa Catarina.
Com intuito de incentivar uma maior inclusão cultural utilizando a música e as artes como ferramentas, a OFiC promoverá à sociedade o acesso aos bens culturais, por meio de ingressos acessíveis e/ou gratuitos, em todas as atividades realizadas por ela nesta temporada.
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, o projeto Igrejinha Musical busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.
As apresentações do projeto estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Serviço:
O quê: Igrejinha Musical | Orquestra Filarmônica Catarinense – Concerto O Despertar de Vênus
Quando: 13/03/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto a comunidade – entrada liberada por ordem de chegada
Classificação: livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | @igrejinhamusical
Mídias sociais Orquestra Filarmônica Catarinense: Instagram | Facebook | YouTube
Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito, com participação aberta ao público, bastando aos interessados levarem um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.
Serviço:
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 14 de março, às 20h, no Planetário da UFSC, a palestra O Céu do Semestre. O evento abordará os principais fenômenos astronômicos que poderão ser observados durante o primeiro semestre de 2025, como eclipses, conjunções planetárias e chuvas de meteoros.
Durante a palestra, Adolfo Stotz Neto também apresentará as principais constelações, os planetas visíveis e suas efemérides, além das fases da Lua e informações sobre o Sol.
O GEA é uma associação sem fins lucrativos, sediada no Planetário da UFSC, que promove a divulgação e o ensino da Astronomia e ciências afins. O grupo organiza palestras semanais, cursos semestrais e acompanhamento de efemérides astronômicas, em espaços públicos, com a disponibilização de telescópios e outros equipamentos para observação.
Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.
O Laboratório de Micologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Micolab/UFSC), com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Restaurante Porongo e do Treelos Cogu & Cia. e Fermentaria, promove o evento Rick Foray: Micotrilha na Ilha e busca de cogumelos. O evento ocorrerá em 15 de março, sábado, com início às 8h no Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri. A inscrição tem valor de R$ 40,00 e pode ser realizada até 10 de março. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se enviarem documento da PRAE.
A manhã é reservada para as pessoas que fizerem inscrição e desejam fazer a trilha para observação e busca de fungos. A partir das 13h30, o evento é aberto e ocorre a exposição de cogumelos coletados durante a manhã. Às 14h, haverá uma palestra sobre cogumelos comestíveis e fungos com a professora Maria Alice Neves e uma ‘cogustação’ com petiscos elaborados pela chef Hannah Fontel do Restaurante Porongo. Serão discutidos aspectos da Funga da Ilha de Santa Catarina e aspectos importantes sobre a conservação de fungos e dos ambientes onde eles crescem, com espaço para perguntas e trocas de informações entre as pessoas participantes.
A participação dá direito a certificado de oito horas de atividade científico-cultural. Inscrições e mais informações podem ser encontradas na página do Instagram do Micolab.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Campus France, realizará o evento Palestra e bate-papo: conheça as oportunidades de estudos na França para a comunidade universitária. O evento é gratuito e não exige inscrição prévia e acontecerá no dia 19 de março (quarta-feira) das 11h ao meio-dia no Espaço Física Integrado (EFI), localizado no 1º andar do Bloco EFI.
O objetivo do evento é a aproximação dos estudantes da UFSC das principais informações e oportunidades de estudos na França. Além da palestra, será promovido um espaço interativo para que os participantes possam esclarecer suas dúvidas sobre o intercâmbio. Podem participar tanto estudantes de graduação que desejam participar de programas de mobilidade acadêmica quanto estudantes que estão próximos da conclusão da graduação ou que já integrem os cursos de pós-graduação, mas que desejam cursar o mestrado ou o doutorado na França.
O Campus France abordará temas como bolsas de estudo, benefícios e direitos dos estudantes na França, além de orientações sobre os processos de candidatura e solicitação de visto. Confira a notícia no site da SINTER para consultar informações adicionais! Caso surjam eventuais dúvidas acerca do evento, estas podem ser encaminhadas para o e-mail divulgacao.sinter@contato.ufsc.br.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia a palestra “Oportunidades de bolsas integrais para graduação e pós-graduação em Inteligência Artificial em Abu Dhabi – A fascinante história dos Emirados Árabes Unidos” nesta quinta-feira, 20 de março, às 15h30, no auditório do Departamento de Química. A palestra será ministrada por Eduardo da Veiga Beltrame, ex-aluno da UFSC e atualmente professor assistente de Biologia Computacional na Mohamed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI), que apresentará as bolsas que estão sendo oferecidas pela MBZUAI.
Fundada em 2019 em Abu Dhabi, a MBZUAI é a primeira universidade do mundo dedicada exclusivamente à pesquisa e ensino em Inteligência Artificial. A instituição oferece bolsas integrais para seus programas, abrangendo graduação, mestrado e doutorado, além de moradia e suporte financeiro mensal.
Com um ambiente acadêmico altamente internacional, a MBZUAI reúne alunos de diversas nacionalidades, corpo docente de renome mundial e infraestrutura de ponta.
Os valores das bolsas mensais são:
Mestrado (2 anos) – AED 8.000/mês (USD 2.178/mês)
Doutorado (4 anos) – AED 10.000/mês ~USD 2.722/mês)
A MBZUAI oferece cursos em áreas estratégicas da Inteligência Artificial:
- Machine Learning (ML) – Aprendizado de Máquina
- Natural Language Processing (NLP) – Processamento de Linguagem Natural
- Computer Vision (CV) – Visão Computacional
- Computer Science (CS) – Ciência da Computação
- Robotics – Robótica
- Statistics and Data Science – Estatística e Ciência de Dados
Em 2026, serão lançados novos programas em Interação Humano-Computador (HCI) e Biologia Computacional, dentro da recém-criada School of Digital Public Health.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) promove nesta sexta-feira, 21 de março, às 20h, no Planetário da UFSC, a palestra Tecnologias sem as quais não sabemos mais viver. O evento abordará como a tecnologia ao longo dos séculos tornou-se indispensável na sociedade moderna.
Durante a atividade, o palestrante Júlio César Fernandes, do GEA, apresentará alguns exemplos de tecnologias e suas histórias.
Sobre o GEA
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com atividades de divulgação da Astronomia e Ciências Afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.
O Coletivo Feminista Vânia Bambirra promove nesta segunda-feira, 24 de março, o evento Mulheres que transformam o Direito, um bate-papo com dona Maria José. Formada em Direito pela USP em 1954, ela superou preconceitos e conquistou seu espaço em uma carreira marcada por resistência e coragem.
O encontro ocorre às 20h30 no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). Aos 92 anos, ela vem à UFSC contar sua história e apresentar reflexões sobre questões de gênero dentro da construção do Direito.

O Grupo de Estudos de Astronomia e Planetário da UFSC promove, na próxima sexta, 28 de março, a palestra Lua, satélite ou sistema? O evento ocorre às 20h, no Planetário da UFSC, e é gratuito.
Na palestra, Adolfo Stotz Neto fará a definição de satélite, tipos de formação e estabilidade. Ele também falará sobre tipos de órbitas, relações entre os planetas e os satélites e a formação da Lua. As variações orbitais, o baricentro e o afastamento da Lua, o sistema Plutão e Caronte e as relações entre Terra e Lua também estarão na pauta, assim como os eclipses e marés, as diferenças do conjunto Terra-Lua dos outros planetas e seus satélites.
Sobre o GEA
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com atividades de divulgação da Astronomia e Ciências Afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.
A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
A Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na quarta-feira, 2 de abril, a aula inaugural do semestre 2025.1. O evento contará com a palestra on-line Machine Translation and AI: Human Factors and Quality Assessment (Tradução Automática e IA: aspectos humanos e avaliação da qualidade, em português), ministrada pela professora Sheila Castilho, pesquisadora da Dublin City University , na Irlanda.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal da PGET no YouTube, a partir das 13h30, e é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A palestra abordará os impactos da inteligência artificial nos processos tradutórios, destacando os fatores humanos envolvidos e os critérios de qualidade na tradução mediada por máquinas. A apresentação será em português e contará com interpretação simultânea para Libras. Os participantes que acompanharem o evento terão direito a certificado de duas horas.
Sheila Castilho possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mestrado em Processamento da Linguagem Natural pela Universidade do Algarve, em Portugal, e pela University of Wolverhampton, no Reino Unido. Concluiu o doutorado na Dublin City University, onde atualmente é professora assistente. Seus interesses de pesquisa incluem tradução automática, avaliação de qualidade e tecnologias aplicadas à tradução.
Mais informações podem ser encontradas no site da PGET/UFSC.

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é a maior organização de financiamento do mundo para o intercâmbio internacional de estudantes e pesquisadores. A professora Elaine Cristina Roschel Nunes, de Letras Alemão, desenvolve uma atividade para apresentá-lo como associação sem fins lucrativos e que promove intercâmbio entre universidades em diferentes espaços. O encontro terá a participação da leitora do DAAD e professora visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jenny Fischer.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverão uma palestra sobre o Tokamak, equipamento desenvolvido na China para geração de energia por meio da fusão nuclear. A atividade ocorrerá em 4 de abril, sexta-feira, às 20h, no Planetário. Frederico de Freitas Taves, graduado em Física pela UFSC, é quem realiza a palestra.
As fontes de energia apresentam um papel fundamental no cotidiano das pessoas e na relação da humanidade com o meio ambiente. Para alguns cientistas, os Tokamaks são considerados a próxima grande revolução da área, podendo vir a proporcionar energia limpa e barata no futuro.
Sobre o GEA
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com atividades de divulgação da Astronomia e Ciências Afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.