Calendário de Eventos UFSC

jul
10
qui
Oficina de pesquisa: Entrevistas como instrumento de pesquisa
jul 10@11:00

Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (Negpei) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas de pesquisa em 9 e 10 de julho, quarta e quinta-feira. Realizadas de maneira remota, pela ConferênciaWeb e pelo Zoom, as oficinas Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo e Entrevistas como instrumento de pesquisa são gratuitas e abertas ao público.

Softwares de auxílio para análise qualitativa – NVivo, com Gabriel Leonhardt Daroit (PPGEEI/UFRGS)

Na quarta-feira, 9 de julho, às 18h, o Negpei promove uma oficina de pesquisa sobre o uso de softwares para o auxílio a análises qualitativas, com foco no programa NVivo. O evento contará com a participação do pesquisador convidado Gabriel Leonhardt Daroit, do Programa de Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS).

A oficina ocorre pela plataforma ConferênciaWeb.

Entrevistas como instrumento de pesquisa, com Alessandra Jungs de Almeida 

Na quinta-feira, 10 julho, às 11h, o Negpei convida toda a comunidade acadêmica a participar da oficina de pesquisa sobre o uso de entrevistas como instrumento de pesquisa, ministrada pela pesquisadora do Núcleo Alessandra Jungs de Almeida.

A atividade será realizada pela plataforma Zoom.

Mais informações no site do Negpei.

Performance: ‘La Phénix’
jul 10@15:00

O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a performance La Phénix, no dia 10 de julho, às 15h, na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos. O evento é resultado de pesquisas desenvolvidas na disciplina Performance III, sob coordenação da professora Dirce Waltrick.

A apresentação é uma releitura da performance La Bête, do artista e performer brasileiro Wagner Schwartz, em diálogo com a obra Bichos, da artista Lygia Clark.

Os estudantes de Artes Cênicas Michel Jonathan e Verônica Chalni assinam a adaptação da performance. Michel será o responsável pela execução em cena.

ago
20
qua
6ª edição do ‘Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias’
ago 20 dia inteiro

O Ebó Epistêmico, em parceria com o Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) e o Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia (Lupa), promove, no dia 20 de agosto, a sexta edição do Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento. O evento irá ocorrer nos espaços do Centro De Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nesta edição, serão abordados temas referentes à aula “Teatro Experimental do Negro (TEN) e Projeto Unesco”, que trata do contexto de mobilização de artistas negros na elaboração de um modo afrocentrado de produção teatral através do TEN. Liderado por Abdias do Nascimento em companhia de figuras como Léa Garcia, Ruth de Souza e Guerreiro Ramos, o TEN teve grande importância política na sua época de maior atuação, entre os anos 1944 e 1968.

Ebó Epistêmico é um projeto de pesquisa, ensino e extensão coordenado pelas professoras Flávia Medeiros Santos, Alexandra Eliza Vieira Alencar e Thainá Castro Costa, que visa a transposição didática dos conteúdos ministrados na disciplina Estudos Afro-Brasileiros para a comunidade universitária e a sociedade em geral. A disciplina é obrigatória no currículo da Licenciatura do curso de Ciências Sociais da UFSC.

Para mais informações, acesse o Instagram do Ebó Epistêmico e o site do evento.