Calendário de Eventos UFSC

mar
14
sex
Roda de Choro UFSC
mar 14@18:00

Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito, com participação aberta ao público, bastando aos interessados levarem um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.

Serviço:

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

abr
4
sex
1º Funzana de 2025: Linhas de pesquisa e projetos em andamento no NUER
abr 4@18:30

O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), com o apoio do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas realiza, no dia 4 de abril, o 1º Funzana de 2025. O evento, que ocorre às 18h30 no espaço físico do NUER, localizado no 2º andar do bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como objetivo apresentar as linhas de pesquisa e projetos em andamento do núcleo.

O iniciativa busca ampliar as discussões sobre identidades, relações interétnicas e epistemologias afro-diaspóricas, fortalecendo o debate acadêmico e promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre as experiências das populações negras e quilombolas. Aberto ao público acadêmico e não acadêmico, o evento é gratuito e não exige inscrição prévia. Além disso, os participantes receberão certificado de 4 horas de participação.

Entre as palestrantes confirmadas estão:

Drª Alexandra Alencar: falará sobre “Ebó Epistêmico e suas frentes de atuação”. É professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC). Co-coordenadora NUER e do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC). Rainha do Maracatu Arrasta Ilha, é mãe do Nagô e do Irê e apresentará o trabalho “Música e formação de sociabilidades na Guiné-Bissau: rap e a Bancada como articuladores da experiência contemporânea dos jovens”.

Drª Ilka Boaventura Leite: apresentará o macroprojeto “ORÍ EBÓ AXÉ: quilombos, diásporas africanas, poéticas e políticas”. Professora titular aposentada do Departamento e do PPGAS, Ilka é também professora colaboradora do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, na área África e suas Diásporas. Fundadora e atualmente co-coordenadora do NUER, bem como coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.

Drª Samara Freire: sua fala é intitulada “Vivências e realizações: um relato da construção do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFSC”. Samara é professora adjunta do Departamento de Antropologia e do PPGAS na UFSC. Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ), além de coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (UFSC/EAD). Trabalha com comunidades quilombolas e palenqueras e atua nas produções dos Estudos Afro Latino Americano e Caribenho.

Drª Thainá Castro: falará sobre “Patrimônio Negro: as potencialidades dos acervos do NUER”. Thainá graduou-se em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Memória Social pela mesma instituição e doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora adjunta da Coordenadoria Especial de Museologia da UFSC e co-coordenadora do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC).

Para mais informações, acompanhe as redes sociais do NUER (@nuer.ufsc) e do Instituto Kadila (@institutokadila).

abr
14
seg
Oficina de leitura ‘África em diálogos: literatura e cinema’
abr 14@14:00 – abr 15@17:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e o Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a terceira edição da Oficina de Leitura, intitulada África em diálogos: literatura e cinema. O evento ocorre de 14 de abril a 7 de julho, com encontros quinzenais, sempre das 14h às 17h, no bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no 2º andar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 14 de abril por meio do link. Os participantes receberão certificado de 21 horas.

A oficina tem como proposta o compartilhamento de leituras de obras de autores das literaturas africanas e afrodiaspóricas. Nesta edição, além dos debates sobre textos previamente selecionados, serão exibidos filmes de cineastas africanos, promovendo um diálogo entre literatura e cinema. A atividade será ministrada pela professora Simone Pereira Schmidt (CCE) e organizada pela professora Ilka Boaventura Leite (CFH), ambas pesquisadoras com vasta experiência em estudos literários e antropologia com enfoque na produção cultural africana e afrodiaspórica.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Kadila ou o perfil no Instagram.

maio
22
qui
Sessão especial em comemoração dos 60 anos de criação do curso de Administração
maio 22@19:00

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e o Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, nesta quinta-feira, 22 de maio, às 19h, uma sessão especial em comemoração dos 60 anos de criação e 50 anos de reconhecimento do curso de Administração da UFSC. O evento será realizado no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, sede da Alesc, em Florianópolis.

A cerimônia celebra a trajetória do curso, homenageando entidades e personalidades que contribuíram para sua consolidação e excelência ao longo das décadas. Com mais de 5 mil bacharéis formados, obteve nota máxima em todas as edições do Enade, foi reconhecido como um dos melhores cursos de Administração do país pelo Guia do Estudante em 2024, e ocupa a sétima posição no Ranking Universitário Folha (RUF), sendo o melhor de Santa Catarina.

O evento é aberto ao público e a inscrição é gratuita, com direito a certificado de 3 horas complementares. As inscrições podem ser realizadas até a data do evento pelo site even3.com.br/60anosadmufsc/.

maio
28
qua
Projeto 12:30: banda ‘Jubarte Elevador’
maio 28@12:30 – 13:30

A banda Jubarte Elevador subirá ao palco do Projeto 12:30, no dia 28 de maio às 12h30 no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. O evento reabre a temporada 2025 do projeto em um novo espaço.

O Projeto 12:30 é uma iniciativa do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por meio do projeto, a UFSC recebe apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.

A banda Jubarte Elevador já participou de eventos e festivais, como apresentações na pista de skate do bairro Trindade e na Maratona Cultural. O repertório da banda é composto por músicas autorais, com diversas nuances, buscando sempre inovação e surpresa, com um toque de “antes ou depois daquilo que você espera”, como define um dos integrantes.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail projeto1230@contato.ufsc.br e ou pelo instagram da banda @jubarteelevador.