Calendário de Eventos UFSC

abr
1
ter
Aula Inaugural: Reflexões sobre um Brasil polarizado
abr 1@14:00 – 18:00

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”, ministrada pelo sociólogo e professor Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim. O evento ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.

Em um contexto de crescentes tensões sociais e políticas, a palestra abordará as raízes históricas e estruturais das desigualdades brasileiras, explorando como essas disparidades alimentam a polarização contemporânea. Com vasta experiência em estudos comparativos sobre democracia e desigualdade, Costa trará análises que conectam o caso brasileiro a dinâmicas globais, oferecendo chaves interpretativas para compreender os desafios de construir diálogo e coesão em sociedades fragmentadas.

Data: 1º de abril de 2025, terça-feira
Local: Auditório do Bloco E do CFH/UFSC
Horário: 14h

Mais informações pelos e-mails  ppgich@contato.ufsc.br e ppgsp@contato.ufsc.br

abr
9
qua
Mesa-redonda ‘Quando a Ciência encontra a Arte’
abr 9@18:00 – 20:00

O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mesa-redonda Quando a Ciência encontra a Arte na quarta-feira, 9 de abril, às 18h, no Auditório Prof. Milton Muniz, no CCB. Com mediação do professor Alberto Lindner, o evento discutirá pontos de encontro entre o conhecimento científico e a expressão artística, e contará com a presença de convidados e show da Banda Alocar. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Convidados:

• Raphael Soares – Carnavalesco, G.R.E.S Consulado
• Risoleta Marques – Profa. de Bioquímica da UFSC & cantora
• Luiz Serigheli – Pessoa bióloga, artista e egressa da UFSC
• Alana Oliveira – Estudante de Direito da UFSC, pesquisadora e artista

Para mais informações, acesse o Instagram do CCB/UFSC.

abr
11
sex
Roda de Choro na Igrejinha
abr 11@18:00

A Igrejinha recebe a segunda edição da Roda de Choro UFSC nesta sexta-feira, 11 de abril, a partir das 18h . O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

> Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Mais informações no site dac.ufsc.br ou pelo e-mail dac@contato.ufsc.br.

abr
16
qua
Concerto de Piano ‘Coração e alma’ na na Igrejinha
abr 16@19:30

O Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (Sôma) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o concerto Piano: Coração e Alma com o professor, doutorando e pianista argentino José María Lalo Vallina. O evento será realizado na quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, na Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O espetáculo combina música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de autoria de Vallina, juntamente com outras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola. Além do repertório de autores clássicos, traz também a música latino-americana, como folclore, boleros e tango, assim como as canções dos Beatles.

O concerto vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o docente está desenvolvendo na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação, por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC). Além do Sôma, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), com apoio do AUGM e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) estão promovendo o evento.

Para mais informações, acesse no site da SeCArtE ou pelo e-mail ppge@contato.ufsc.br

abr
25
sex
Livro na praça: Salim Miguel
abr 25@18:00 – 21:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove a próxima edição do projeto Livro na Praça, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento comemorará o centenário de nascimento de Salim Miguel. O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann discursará sobre o homenageado, abordando a relação autor/editor, a amizade entre ambos e o documentário Viagens a Biguaçu, dirigido por Brüggemann.

Outro tema a ser destacado será o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, já iniciado com a publicação do primeiro título, Primeiro de Abril: narrativas da cadeia, que foi indicado para o próximo vestibular da UFSC. A publicação da obra completa está prevista para ser concluída até o final de 2025.

O evento contará com a participação do pianista Sam Machado, natural de Aracaju, Sergipe (SE). Sam estudou piano no Conservatório de Música de Sergipe e, atualmente, cursa bacharelado em Piano Performance na UDESC.

maio
6
ter
HU-UFSC 45 anos: Memórias que inspiram
maio 6@11:00

Maternidade é um dos serviços realizados pelo HU (Willian-Saldanha-CCS-Ebserh)

Neste 2 de maio, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), completa 45 anos de funcionamento, tanto na assistência à saúde da população quanto na formação de profissionais das diversas áreas da Saúde. A data especial será celebrada na próxima terça-feira, 6 de maio, com uma programação que inclui exposição histórica, entrega de reforma e ampliação na UTI Adulto, solenidade com a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e do vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi.

 

Programação especial em comemoração os 45 anos do HU-UFSC

6 de maio

11h – Apresentação Musical – Em frente ao Ambulatório do HU-UFSC
14h – Solenidade de abertura – Auditório Central do HU-UFSC – participação do vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, e do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza
15h – Confraternização 45 anos HU-UFSC – Refeitório do HU-UFSC – animação musical: Duda Medeiros – voz e violão

6 a 20 de maio

Exposição “Memórias que inspiram”, no hall de entrada do HU-UFSC

maio
7
qua
Aula inaugural: Violência contra a Mulher em Santa Catarina
maio 7@18:30

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina promove a aula inaugural “Violência contra a mulher em Santa Catarina”, em 7 de maio, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento é aberto para a comunidade acadêmica, e é necessário fazer a inscrição para ter acesso a certificado.

A aula tem relação com o grupo de estudos em Direito e Gênero, parte do PET Direito. O evento contará com a presença de Anne Teive Auras, Defensora Pública em Santa Catarina e Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina. Estará presente também a professora Andréia Isabel Giacomozzi, do Departamento de Psicologia e coordenadora do projeto “Espelhos”, que desenvolve grupos reflexivos a mulheres em situação de violência doméstica; e Terezinha Silva, docente do Departamento de Jornalismo da UFSC e coordenadora do grupo “Transverso”, responsável pelo documentário “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”

Para mais informações acesse o Instagram, e o site dos organizadores.

maio
16
sex
Roda de Choro da UFSC
maio 16@18:00

Roda de Choro UFSC. Foto: Reprodução/SeCArtE/UFSC

A Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a terceira edição da Roda de Choro UFSC em 16 de maio, sexta-feira, às 18h.

O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. A Roda de Choro UFSC é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

Saiba mais na notícia.

maio
27
ter
Projeto Varsul: 40 anos
maio 27 dia inteiro

O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.

Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.

Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.

 

 

 

 

maio
28
qua
Projeto Varsul: 40 anos
maio 28 dia inteiro

O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.

Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.

Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.

 

 

 

 

Projeto 12:30: banda ‘Jubarte Elevador’
maio 28@12:30 – 13:30

A banda Jubarte Elevador subirá ao palco do Projeto 12:30, no dia 28 de maio às 12h30 no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. O evento reabre a temporada 2025 do projeto em um novo espaço.

O Projeto 12:30 é uma iniciativa do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por meio do projeto, a UFSC recebe apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.

A banda Jubarte Elevador já participou de eventos e festivais, como apresentações na pista de skate do bairro Trindade e na Maratona Cultural. O repertório da banda é composto por músicas autorais, com diversas nuances, buscando sempre inovação e surpresa, com um toque de “antes ou depois daquilo que você espera”, como define um dos integrantes.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail projeto1230@contato.ufsc.br e ou pelo instagram da banda @jubarteelevador.

maio
29
qui
Projeto Varsul: 40 anos
maio 29 dia inteiro

O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.

Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.

Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.

 

 

 

 

maio
30
sex
Projeto Varsul: 40 anos
maio 30 dia inteiro

O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.

Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.

Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.

 

 

 

 

Aula inaugural: Pós-Graduação em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo
maio 30@13:30

O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), realiza o ato de abertura e a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo nesta sexta-feira, 30 de maio. A atividade ocorre no Auditório do Colégio de Aplicação da UFSC, com início do ato de abertura às 13h30, e da aula às 15h. O evento é aberto a toda a comunidade.

Intitulada O professor, educador e promotor de experiências, vivências e sentido: a fonte de aprendizagem e desenvolvimento, a aula inaugural será ministrada pelo professor Guillermo Arias Beatón, da Universidade de Havana, de Cuba. O curso de especialização será voltado para trabalhadores e trabalhadoras que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente em áreas de reforma agrária.

Para mais informações, acesse a página do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo.

Sobre o professor convidado

O professor convidado, Guillermo Arias Beatón, é psicólogo com doutorado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987) e mestrado em psicodrama e processos grupais (2009). Atualmente, é professor titular e presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana.

Dirigiu o trabalho de aperfeiçoamento da psicologia educacional e educação especial e participou da educação inicial e pré-escolar e primária entre os anos de 1971 a 1991, no Ministério da Educação de Cuba. Realizou inúmeras investigações na área de desenvolvimento infantil, atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e serviços de aconselhamento em Psicologia. Criou, organizou e dirigiu o Centro de Aconselhamento e Atendimento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.

jun
9
seg
Batalha do Conviva
jun 9@18:00 – 22:30

O Coletivo Batalha do Conviva promove em 9 de junho, na segunda-feira, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, roda de conversa e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.

A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.

As inscrições são por ordem de chegada. 50% das vagas são reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras. O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Caiotrevisanart e Tarcioglass.

Mais informações no Instagram da Batalha do Conviva.

Programação

18h: Discotecagem com Murilo Montoia e DJ Makalrj
19h: Roda de conversa “a importância da presença feminina no rap”
20h30: Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)

Premiação

1º lugar | Arte Caiotrevisanart + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar | Piteiras de vidro Tarcioglass

jun
18
qua
Projeto 12:30 recebe banda ‘Cambirela’
jun 18@12:30 – 13:30

A banda Cambirela subirá ao palco do Projeto 12:30 na quarta-feira, 18 de junho, às 12h30. A apresentação será no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Praça Santos Dumont. O Projeto 12:30 promove apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Formada em Palhoça (SC) em 2019, a banda Cambirela vem conquistando espaço com seu som e letras que refletem a dualidade da vida do jovem brasileiro. A proposta musical da Cambirela é um “rock alternativo agridoce”, uma viagem sonora que transita entre a melancolia e a felicidade, capturando a essência das emoções cotidianas com autenticidade e profundidade.

Com influências que vão do rock clássico ao indie contemporâneo, a banda busca se destacar dentro do gênero alternativo trazendo elementos como a sanfona e levadas que remetem a bandas bailes e suas nostalgias. Suas letras em português abordam temas que ressoam especialmente na juventude brasileira, abordando questões de saúde mental e autoconhecimento.

Cambirela lançou seu primeiro single: “Submerso” com um videoclipe em março de 2023 e no mês seguinte lançou um EP chamado “Nós” que conta com 4 faixas inéditas. Além do single “Submerso”, “Nós” tem as faixas “Metamorfose”, “Antes de Ir” e “Todos Por Si”. Nós – Mini Doc, o making of do EP “Nós” saiu uma semana antes do single “O Pedido”, música que os fãs já cantavam nos shows mas que não tinha sido lançada em 2023.

Fazendo shows desde novembro de 2022, Cambirela já organizou e participou dos festivais: Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9a Semana do Rock Catarinense. Participaram do concurso de bandas ATL Rock’n Didge, organizado pela rádio Atlântida. Tocaram nas casas noturnas: Haôma Baixo Centro, Didge, Beco Bar, Bro cave, Arena Opus, onde fizeram uma participação especial, e Desgosto, onde abriram o show da banda carioca Menores Atos.

A banda é composta por Arthur Paim (voz, guitarra e sanfona), João Carlos (guitarra), João Pedro (baixo) e Vitor Folster (Bateria).

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).

Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, na Trindade, em Florianópolis.

Mais informações no site do DAC e no Instagram do projeto @projeto1230.ufsc.

Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.

jul
9
qua
Meditação com cânticos budistas e tradução em Libras
jul 9@19:30 – 21:30

Com o apoio do projeto de extensão Yoga e meditação para todos, desenvolvido no Departamento de Libras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será promovida a palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: Uma abordagem budista, na quarta-feira, 9 de julho, a partir das 19h30, no Templo Ecumênico, no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.

A atividade terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo.

O evento, que é parte da turnê Artes Místicas Tibetanas, contará ainda com música e cânticos monásticos sagrados. A organização é do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), da Tibet House Brasil e do Drepung Loseling Monastery. Os interessados têm de fazer inscrições, até o horário do evento, através de link. Os ingressos custam de R$ 45 a R$ 85. O evento dá direito a certificado de duas horas como projeto de extensão.

A palestra Meditação para o foco e alívio do estresse: uma abordagem budista será ministrada pelo mestre Geshe Lobsang Dhondup. A apresentação de música e cânticos monásticos sagrados será feita por monges tibetanos do  Monastério Drepung Loseling, no Sul da Índia. A turnê Artes Místicas Tibetanas passa por 12 municípios brasileiros e integra as comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama, que acontecem por todo o mundo ao longo de 2025.

Os cânticos sagrados dos monges tibetanos que serão apresentados na UFSC são conhecidos como zokkay (acorde completo), no qual cada monge emite múltiplos tons simultaneamente (overtone). A experiência sonora, visual e espiritual tem sido reconhecida por sua beleza, profundidade meditativa e poder transformador. Os monges do Monastério Drepung Loseling já foram indicados ao prêmio Grammy.

jul
14
seg
Batalha do Conviva – Seletiva Regional Conhecimento
jul 14@18:00 – 22:30

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 14 de julho, a partir das 18h, a seletiva regional para a Batalha do Conhecimento – Floripa, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus de Florianópolis. A programação do evento apresentará discotecagem, Rua Declama e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.

A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.

>> Programação

18h | Discotecagem com @glazer_excuse e @djmakalrj
20h | Rua Declama
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 40s)

>> Premiação

1º lugar: livro + vaga para o regional de conhecimento
2º lugar: livro

>> Inscrições

Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras

jul
18
sex
Roda de Choro UFSC
jul 18@18:00

Na próxima sexta-feira, 18 de julho, às 18h, a Igrejinha da UFSC recebe a quarta edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da UFSC e entre diferentes gerações.

Para mais informações, acesse o site e o Instagram do DAC.

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 18/07/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Site | Instagram| dac@contato.ufsc.br

jul
24
qui
Orquestra Filarmônica Catarinense na Igrejinha da UFSC
jul 24@19:00

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresentará uma edição do projeto OFiC nas Igrejas na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em homenagem aos 50 anos do falecimento do compositor russo Dmitri Shostakovich. A apresentação, que ocorre em 24 de julho, quinta-feira, às 19h, é gratuita. Os ingressos estão esgotados.

O espetáculo

O programa apresenta a A Arte da Fuga, de J. S. Bach, obra monumental e enigmática escrita nos últimos anos de vida do compositor. O concerto também apresenta a Fantasia Brasileira nº 3, do compositor paulista Francisco Mignone. Escrita para orquestra de cordas, a obra une o lirismo da tradição europeia à riqueza rítmica e melódica das raízes brasileiras. A Fantasia se destaca por seu colorido harmônico, lirismo nostálgico e energia popular – uma ponte sensível entre o Brasil urbano e o Brasil profundo.

Além disso, a OFiC interpreta o intenso Prelúdio da ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner, uma das peças mais influentes da história da música. Com sua harmonia ousada e tensão emocional crescente, o prelúdio inaugura o mundo sonoro do romantismo tardio e antecipa o modernismo do século XX. A obra é célebre por seu chamado “acorde de Tristão”, que simboliza o desejo, a incompletude e o anseio que perpassam toda a ópera.

Com direção artística de Pablo Rossi, o concerto oferece uma viagem estética que cruza séculos, estilos e sentimentos – da ordem matemática de Bach à paixão arrebatadora de Wagner, passando pelo lirismo mestiço de Mignone.

A OFiC

A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.

A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito musicking. Valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.

A OFiC conta com o patrocínio da Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob, Duas Rodas e Multilog, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional do Departamento Artístico e Cultural da UFSC, da Fábrica de Comunicação, OneWG, Hurbana e Central Floripa.

Para mais informações, acesse o Intagram da OFiC e o site do evento.

Atualização: Os ingressos estão esgotados. Texto atualizado às 11h08 do dia 18 de julho.