Calendário de Eventos UFSC

mar
15
sáb
Rick Foray: Micotrilha na Ilha e busca de cogumelos
mar 15@8:00 – 16:00

O Laboratório de Micologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Micolab/UFSC), com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Restaurante Porongo e do Treelos Cogu & Cia. e Fermentaria, promove o evento Rick Foray: Micotrilha na Ilha e busca de cogumelos. O evento ocorrerá em 15 de março, sábado, com início às 8h no Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri. A inscrição tem valor de R$ 40,00 e pode ser realizada até 10 de março. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se enviarem documento da PRAE.

A manhã é reservada para as pessoas que fizerem inscrição e desejam fazer a trilha para observação e busca de fungos. A partir das 13h30, o evento é aberto e ocorre a exposição de cogumelos coletados durante a manhã. Às 14h, haverá uma palestra sobre cogumelos comestíveis e fungos com a professora Maria Alice Neves e uma ‘cogustação’ com petiscos elaborados pela chef Hannah Fontel do Restaurante Porongo. Serão discutidos aspectos da Funga da Ilha de Santa Catarina e aspectos importantes sobre a conservação de fungos e dos ambientes onde eles crescem, com espaço para perguntas e trocas de informações entre as pessoas participantes.

A participação dá direito a certificado de oito horas de atividade científico-cultural. Inscrições e mais informações podem ser encontradas na página do Instagram do Micolab.

mar
25
ter
Encontro da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região
mar 25@15:00

O projeto Célula de Consumidores Responsáveis (CCR’s) e o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam, na terça-feira, 25 de março, às 15h, um encontro da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região. A pauta do encontro é o debate do Estatuto da Associação, antes da assembleia de fundação da entidade.

O evento será realizado no Auditório PGA, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, no Itacorubi, em Florianópolis, e contará com transmissão on-line via Google Meet, possibilitando a participação de consumidores e apoiadores de diversas localidades.

A iniciativa é fruto de um processo de mobilização que teve início em dezembro de 2024, com o primeiro Encontro de Consumidores/as da Grande Florianópolis, que reuniu pessoas por uma alimentação saudável, consumo responsável e futuro sustentável. A partir desse encontro, foi formada uma comissão dedicada à estruturação da associação, com o apoio do Lacaf/UFSC e das CCRs.

Desde então, a comissão tem se reunido regularmente, consolidando os princípios, diretrizes e estatuto da futura entidade. Agora, o evento marca mais um passo rumo à oficialização da associação, com o debate e aprovação do estatuto e a eleição da diretoria e do conselho, passos essenciais para sua consolidação e atuação na sociedade.

Segundo os organizadores, o evento representa um marco na construção da primeira associação de consumidores da Grande Florianópolis, com o propósito de fortalecer a agroecologia, incentivar cadeias curtas de comercialização e democratizar o acesso a alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e oriundos da agricultura familiar.

“A realização deste evento é de extrema relevância para a Universidade e para a sociedade, pois fortalece a relação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo um espaço de debate e ação em prol de um consumo mais responsável e sustentável. Além disso, a associação contribuirá diretamente para a valorização da agricultura familiar, a ampliação do acesso a alimentos saudáveis e o incentivo a práticas econômicas mais solidárias e ecológicas”, afirmam.

A organização também ressalta que a participação de consumidores, agricultores, pesquisadores, estudantes e apoiadores é fundamental para consolidar essa iniciativa e fortalecer a construção de um modelo de consumo consciente e de comercialização justa.

Os interessados em acompanhar a organização da Associação e da assembleia de fundação podem obter mais informações por meio do site ou Instagram do Lacaf/UFSC e do Instagram da Célula de Consumidores Responsáveis.

 

mar
26
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
mar 26@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, todas as quartas-feiras do semestre letivo, a partir do dia 26 de março, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio.

A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

mar
28
sex
Cine Paredão apresenta o filme ‘Um Lance no Escuro’
mar 28@19:00 – 21:00

Nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, o Cine Paredão apresenta o filme Um Lance no Escuro (Night Moves), de Arthur Penn. O evento faz parte da mostra Gene Hackman, In Memorian. A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é gratuito, aberto para a comunidade.

O filme conta a história de Harry Moseby (Gene Hackman), um ex-jogador de futebol americano que agora trabalha como detetive particular em Los Angeles e é contratado para localizar a filha fugitiva de uma decadente estrela de Hollywood. Seguindo as pistas deixadas por Delly (Melanie Griffith), ele vai para Florida Keys, onde o que considerava um caso comum acaba se tornando algo muito maior. Enquanto isso, seu casamento vai lentamente por água abaixo. Com duração de 1h40, o filme tem classificação para maiores de 16 anos.

Mais informações no Instagram @cineparedao.

abr
2
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 2@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

abr
4
sex
Cerimônia de homenagem a servidores aposentados
abr 4@9:00

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 4 de abril, a cerimônia anual de homenagem às servidoras e aos servidores docentes e técnicos-administrativos em Educação aposentados da instituição. Neste ano, serão homenageados os aposentados dos anos de 2021 a 2024. A solenidade ocorre a partir das 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.

Por meio de uma programação que envolve arte, educação e cultura, a cerimônia de homenagem visa ao reconhecimento e valorização dos servidores que construíram e constroem a Universidade. De acordo com a Prodegesp, o evento é uma forma de “evidenciar a relevância dessas pessoas que viveram a UFSC, dedicando parte de suas vidas às atividades na instituição, o que fortalece o compromisso da gestão em reconhecer, valorizar e prestar essa justa homenagem”.

Cine Paredão: ‘Espantalho’
abr 4@19:00 – 21:00

Nesta sexta-feira, 4 de abril, às 19h, o Cine Paredão apresenta o filme Espantalho (Scarecrow), de Jerry Schatzberg. O evento faz parte da mostra Gene Hackman, In Memorian. A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é gratuito e aberto à comunidade.

O filme conta a história de Max (Gene Hackman), um ex-presidiário andarilho que tem economizando dinheiro para abrir um Lava Jato em Pittsburgh. Lionel (Al Pacino) é um marinheiro sem-teto que está retornando ao Centro-Oeste para conhecer o filho que nasceu enquanto ele estava no mar. Eles formam uma estranha parceria. Vão da Califórnia até Reno, Denver e depois Detroit enfrentando juntos as dificuldades e frustrações em busca de seus sonhos. Com duração de 1h52, o filme tem classificação para maiores de 14 anos.

Mais informações no Instagram @cineparedao.

abr
9
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 9@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

abr
16
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 16@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

abr
23
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 23@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

abr
25
sex
Cine Paredão: ‘Onda Nova’
abr 25@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Onda Nova, de 1983, dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Em caso de chuva, a exibição será transferida para o auditório do CFH.

Onda Nova 

O longametragem é uma comédia erótica e anárquica sobre a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil após ter sido proibido por mais de 40 anos. Com o apoio de jogadores ícones da Democracia Corinthiana como Wladimir, Casagrande e Pita, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um decisivo jogo internacional.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

 

abr
30
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 30@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
7
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
maio 7@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
14
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
maio 14@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
21
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
maio 21@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
28
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
maio 28@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

maio
30
sex
Cine Paredão: ‘O Crepúsculo do Pé Grande’
maio 30@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme O Crepúsculo do Pé Grande, de 2024, dos diretores David e Nathan Zellner, nesta sexta-feira, 30 de maio, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Esta edição comemora o aniversário de 17 anos do projeto Cine Paredão, o cineclube há mais tempo em atividade ininterrupta em Santa Catarina.

A sessão faz parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada pela UFSC Sustentável de 26 a 31 de maio. A programação completa pode ser conferida no site UFSC Sustentável.

O Crepúsculo do Pé Grande

Nas florestas enevoadas da América do Norte, uma família de Pés-Grandes — possivelmente a última de sua espécie enigmática — embarca em uma jornada absurda, épica, hilária e, em última análise, comovente durante um ano. Gigantes peludos e nobres, eles lutam pela sobrevivência ao se verem em rota de colisão com o mundo ao redor em constante mudança.

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

jun
3
ter
Feira de Cursos UFSC 2025
jun 3@8:00 – jun 4@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) convida estudantes do Ensino Médio e instituições de ensino públicas e privadas para participarem da Feira de Cursos UFSC 2025, que ocorre nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 17h, no campus de Florianópolis.

As inscrições de escolas e instituições de ensino já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento ou diretamente pelo formulário. O prazo para se inscrever vai até 22 de maio.

Voltada especialmente para estudantes do Ensino Médio, a Feira tem como objetivo apresentar a diversidade de cursos de graduação da UFSC, proporcionando uma imersão no ambiente universitário. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer detalhes sobre as áreas de formação, as possibilidades profissionais, o currículo dos cursos e o mercado de trabalho em diferentes áreas do conhecimento.

A programação inclui:

  • Estandes dos Centros de Ensino do campus Florianópolis, com representantes de todos os cursos de graduação presenciais;
  • Rotas guiadas (tours) por espaços que fazem parte do cotidiano universitário;
  • Palestras sobre políticas de permanência estudantil, intercâmbio, inserção no mundo do trabalho e atuação das entidades estudantis;
  • Atividades artístico-culturais.

Outro destaque da Feira é a apresentação das políticas de permanência estudantil da UFSC, que oferecem suporte financeiro, pedagógico e psicológico a estudantes de diferentes perfis socioeconômicos.

A universidade conta atualmente com 110 cursos presenciais de graduação e cinco cursos de graduação EAD, e a Feira é uma oportunidade para que os participantes conheçam mais sobre o processo de ingresso e a vivência universitária.

A programação completa está disponível no site do evento. 

Mais informações pelo e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.

jun
5
qui
Assembleia de Fundação da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região
jun 5@18:00 – 21:00
Assembleia de Fundação da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região @ Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)

A primeira Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região será oficializada nesta quinta-feira, 5 de junho, com sua Assembleia de Fundação. O encontro ocorre às 18h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, e reunirá consumidores, estudantes, pesquisadores e membros da comunidade interessados em agroecologia e consumo responsável. As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line.

A atividade é organizada em parceria com membros do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf/UFSC), ligados ao Projeto Célula de Consumidores Responsáveis (CCRs), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UFSC. As CCRs promovem a venda direta de alimentos agroecológicos entre consumidores e agricultores certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia. A organização também conta com uma comissão de voluntários, composta por pessoas engajadas no consumo responsável.

A programação da assembleia começará com uma fala de boas-vindas, que resgatará o processo de mobilização que deu origem à Associação. Em seguida, será realizada a leitura, a análise e a votação do Estatuto Social, passo fundamental para estabelecer as bases legais e os valores que nortearão as ações. Na terceira etapa, será eleita a diretoria e o conselho fiscal.

A iniciativa é fruto de um processo de mobilização que teve início em dezembro de 2024, com o primeiro Encontro de Consumidores/as da Grande Florianópolis, que reuniu pessoas por uma alimentação saudável, consumo responsável e futuro sustentável. A partir desse encontro, foi formada uma comissão dedicada à estruturação da associação, com o apoio do Lacaf/UFSC e das CCRs. Em março de 2025, outro encontro debateu o estatuto da Associação.

Mais informações pelo site do Lacaf ou pelo Instagram @lacaf_ufsc @ccr_celulasconsumo.

jun
7
sáb
Vivência no parque do Córrego Grande: Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados
jun 7@13:30 – 17:00

Alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados, no dia 7 de junho, das 13h30 às 17h, no Parque Natural Municipal do Córrego Grande, em Florianópolis. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e busca aproximar a comunidade do conhecimento científico produzido na universidade.

Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto o funcionamento do processo de biorremediação utilizando algas, entender os fatores que causam a eutrofização dos lagos e o papel das algas nesse processo. Haverá também exposição de espécies de algas, atividades interativas sobre monitoramento da água e rodas de conversa com os estudantes.

O projeto está relacionado à rampa filtrante de biorremediação instalada no lago do parque, desenvolvida e monitorada pelo Laboratório de Ficologia (LAFIC), do Departamento de Botânica da UFSC. Esse sistema utiliza algas para a remoção de poluentes e o controle da eutrofização, promovendo a melhoria da qualidade da água de forma natural e sustentável.

A proposta é conscientizar o público sobre a importância da qualidade da água e estimular o uso de tecnologias sustentáveis na restauração ambiental de áreas urbanas.

Mais informações no instagram do laboratório.