Calendário de Eventos UFSC

dez
15
dom
Espetáculo teatral ‘O Despertar da Primavera’
dez 15@19:00

O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.

Sinopse

A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.

Classificação indicativa: 16 anos

Para mais informações, acesse o Instagram do grupo Os Melodramáticos.

 

 

Espetáculo: O Despertar da Primavera
dez 15@19:00
Espetáculo: O Despertar da Primavera @ Espaço Caixa Preta

O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. O evento faz parte do projeto de pesquisa “Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico”, coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As apresentações serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h, no Espaço Caixa Preta, localizado no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 60 minutos de antecedência ao início do espetáculo.

Sinopse:
A peça aborda a descoberta sexual dos adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, de forma crua e sem filtros, como proposto por Wedekind. Apesar dos avanços, muitos jovens ainda enfrentam contradições sobre identidade e sexualidade, além de ter acesso restrito a informações. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro são abordados de maneira profunda e continuam sendo questões pertinentes para a juventude atual. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e a dialogar abertamente com os jovens sobre esses e outros temas.

Mais informações:
Instagram: @osmelodramaticos

 

mar
12
qua
Aula inaugural de Jornalismo: ‘Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!’
mar 12@9:00 – 12:00

Com o título Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!, o jornalista, professor e pesquisador Luciano Bitencourt apresenta a aula inaugural do semestre para estudantes e profissionais do Jornalismo, na próxima quarta feira, dia 12 de março. Formado em Jornalismo pela UFSC, Luciano tem quase 40 anos de atuação, é pós-graduado em Jornalismo Digital e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e, atualmente, desenvolve projetos com curadoria de informações, relatoria de conhecimentos e assessoria de inteligência.

Segundo ele “o interesse por notícias está em queda no mundo inteiro. Fatores tecnológicos, geracionais, psicológicos e ideológicos ajudam a explicar por que a informação baseada em fatos vem sendo evitada. A soberania digital das big techs influencia a produção, a disseminação e o consumo de todo o tipo de conteúdo, incluindo as notícias.” Na apresentação, ele pretende trazer dados atualizados e algumas pesquisas que ajudam a subsidiar pontos de vista para o debate.

“As grandes empresas de tecnologia também concorrem no mercado da produção de conteúdo noticioso, publicitário e de entretenimento com suas plataformas de mídia digital, financiando a produção de notícias e a infraestrutura de desinformação ao mesmo tempo”, conclui. A palestra é promovida pelo Departamento de Jornalismo e a participação é aberta. O evento começa às 09h, no Auditório “Henrique Fontes” do CCE. Os participantes receberão certificado emitido pela UFSC.

mar
17
seg
Aula magna dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC
mar 17@14:20
Aula magna dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC @ Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma aula magna, na próxima segunda-feira, 17 de março, às 14h20, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. A aula será ministrada pela professora Miriam Saraiva e terá como tema A política externa brasileira em tempos difíceis.

Miriam Saraiva possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid (1995). É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Departamento de Relações Internacionais e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa. Entre outros textos, publicou O Brasil voltou? As mudanças na Política Externa nos primeiros 100 dias do governo de Lula, na Revista Conjuntura Austral.

mar
25
ter
Teatro ‘Lagoa de Pássaros’
mar 25@18:30

Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.

Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.

A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.

Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.

 

abr
1
ter
Aula Inaugural: Reflexões sobre um Brasil polarizado
abr 1@14:00 – 18:00

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”, ministrada pelo sociólogo e professor Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim. O evento ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.

Em um contexto de crescentes tensões sociais e políticas, a palestra abordará as raízes históricas e estruturais das desigualdades brasileiras, explorando como essas disparidades alimentam a polarização contemporânea. Com vasta experiência em estudos comparativos sobre democracia e desigualdade, Costa trará análises que conectam o caso brasileiro a dinâmicas globais, oferecendo chaves interpretativas para compreender os desafios de construir diálogo e coesão em sociedades fragmentadas.

Data: 1º de abril de 2025, terça-feira
Local: Auditório do Bloco E do CFH/UFSC
Horário: 14h

Mais informações pelos e-mails  ppgich@contato.ufsc.br e ppgsp@contato.ufsc.br

abr
4
sex
Cerimônia de homenagem a servidores aposentados
abr 4@9:00

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 4 de abril, a cerimônia anual de homenagem às servidoras e aos servidores docentes e técnicos-administrativos em Educação aposentados da instituição. Neste ano, serão homenageados os aposentados dos anos de 2021 a 2024. A solenidade ocorre a partir das 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.

Por meio de uma programação que envolve arte, educação e cultura, a cerimônia de homenagem visa ao reconhecimento e valorização dos servidores que construíram e constroem a Universidade. De acordo com a Prodegesp, o evento é uma forma de “evidenciar a relevância dessas pessoas que viveram a UFSC, dedicando parte de suas vidas às atividades na instituição, o que fortalece o compromisso da gestão em reconhecer, valorizar e prestar essa justa homenagem”.

abr
12
sáb
Espetáculo ‘Percursos: o último voo de um menino’
abr 12@14:00

O Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo infantil Percursos: o último voo de um menino, do Poeira Grupo de Teatroneste sábado, 12 de abril, às 14h. A entrada ocorrerá por meio da doação de itens de higiene pessoal. Os donativos serão destinados ao projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos.

A peça integra a programação da 16ª Semana Municipal do Livro Infantil, promovida pela Prefeitura de Florianópolis. O evento também celebra o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e tem como objetivo incentivar a leitura, atrair novos leitores e ampliar o repertório sobre a literatura catarinense entre crianças, estudantes, profissionais da educação e a comunidade. A atração conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).

Sinopse

A peça conta a história de um menino negro. Menino sem nome da Silva, filho da sua mãe sem nome da Silva e do seu pai…seu pai? Parece que ele só é filho da sua mãe mesmo. Esse menino tem um segredo: uma pipa mágica, que o leva para conhecer os morros de Florianópolis! Porém, quando precisa ir caminhando até o morro de sua avó, ele se depara com situações que o fazem refletir sobre o seu lugar nessa cidade. “Percursos: o último voo de um menino” é uma celebração à periferia de Florianópolis e a todas as favelas do Brasil.

Serviço

O quê: Espetáculo “Percursos: o último voo de um menino” – Poeira Grupo de Teatro
Quando: 12/04/2025 | sábado | 14h
Onde: Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo | UFSC – Trindade
Quanto: Ingresso solidário – itens de higiene pessoal para o projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos
Classificação: Livre

Peça ‘O Despertar da Primavera’
abr 12@19:00 – 21:00

O Teatro da UBRO, no Centro de Florianópolis, receberá a peça O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, no sábado e domingo, dias 12 e 13 de abril, às 19h. A obra chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira, adaptação de Lucas de Lima e fotografia de Pedro Raiser.

O Despertar… retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. São abordados temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental. Os interessados podem adquirir ingresso pelo site Sympla.

Para mais informações, acesse  acessar o perfil @osmelodramaticos.

abr
13
dom
Peça ‘O Despertar da Primavera’
abr 13@19:00 – 21:00

O Teatro da UBRO, no Centro de Florianópolis, receberá a peça O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, no sábado e domingo, dias 12 e 13 de abril, às 19h. A obra chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira, adaptação de Lucas de Lima e fotografia de Pedro Raiser.

O Despertar… retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. São abordados temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental. Os interessados podem adquirir ingresso pelo site Sympla.

Para mais informações, acesse  acessar o perfil @osmelodramaticos.

maio
7
qua
Aula inaugural: Violência contra a Mulher em Santa Catarina
maio 7@18:30

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina promove a aula inaugural “Violência contra a mulher em Santa Catarina”, em 7 de maio, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento é aberto para a comunidade acadêmica, e é necessário fazer a inscrição para ter acesso a certificado.

A aula tem relação com o grupo de estudos em Direito e Gênero, parte do PET Direito. O evento contará com a presença de Anne Teive Auras, Defensora Pública em Santa Catarina e Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina. Estará presente também a professora Andréia Isabel Giacomozzi, do Departamento de Psicologia e coordenadora do projeto “Espelhos”, que desenvolve grupos reflexivos a mulheres em situação de violência doméstica; e Terezinha Silva, docente do Departamento de Jornalismo da UFSC e coordenadora do grupo “Transverso”, responsável pelo documentário “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”

Para mais informações acesse o Instagram, e o site dos organizadores.

maio
30
sex
Aula inaugural: Pós-Graduação em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo
maio 30@13:30

O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), realiza o ato de abertura e a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo nesta sexta-feira, 30 de maio. A atividade ocorre no Auditório do Colégio de Aplicação da UFSC, com início do ato de abertura às 13h30, e da aula às 15h. O evento é aberto a toda a comunidade.

Intitulada O professor, educador e promotor de experiências, vivências e sentido: a fonte de aprendizagem e desenvolvimento, a aula inaugural será ministrada pelo professor Guillermo Arias Beatón, da Universidade de Havana, de Cuba. O curso de especialização será voltado para trabalhadores e trabalhadoras que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente em áreas de reforma agrária.

Para mais informações, acesse a página do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo.

Sobre o professor convidado

O professor convidado, Guillermo Arias Beatón, é psicólogo com doutorado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987) e mestrado em psicodrama e processos grupais (2009). Atualmente, é professor titular e presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana.

Dirigiu o trabalho de aperfeiçoamento da psicologia educacional e educação especial e participou da educação inicial e pré-escolar e primária entre os anos de 1971 a 1991, no Ministério da Educação de Cuba. Realizou inúmeras investigações na área de desenvolvimento infantil, atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e serviços de aconselhamento em Psicologia. Criou, organizou e dirigiu o Centro de Aconselhamento e Atendimento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.

jun
3
ter
Feira de Cursos UFSC 2025
jun 3@8:00 – jun 4@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) convida estudantes do Ensino Médio e instituições de ensino públicas e privadas para participarem da Feira de Cursos UFSC 2025, que ocorre nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 17h, no campus de Florianópolis.

As inscrições de escolas e instituições de ensino já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento ou diretamente pelo formulário. O prazo para se inscrever vai até 22 de maio.

Voltada especialmente para estudantes do Ensino Médio, a Feira tem como objetivo apresentar a diversidade de cursos de graduação da UFSC, proporcionando uma imersão no ambiente universitário. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer detalhes sobre as áreas de formação, as possibilidades profissionais, o currículo dos cursos e o mercado de trabalho em diferentes áreas do conhecimento.

A programação inclui:

  • Estandes dos Centros de Ensino do campus Florianópolis, com representantes de todos os cursos de graduação presenciais;
  • Rotas guiadas (tours) por espaços que fazem parte do cotidiano universitário;
  • Palestras sobre políticas de permanência estudantil, intercâmbio, inserção no mundo do trabalho e atuação das entidades estudantis;
  • Atividades artístico-culturais.

Outro destaque da Feira é a apresentação das políticas de permanência estudantil da UFSC, que oferecem suporte financeiro, pedagógico e psicológico a estudantes de diferentes perfis socioeconômicos.

A universidade conta atualmente com 110 cursos presenciais de graduação e cinco cursos de graduação EAD, e a Feira é uma oportunidade para que os participantes conheçam mais sobre o processo de ingresso e a vivência universitária.

A programação completa está disponível no site do evento. 

Mais informações pelo e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.