O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG. O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.
A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.
O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.
As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.
Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.
O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), realiza o ato de abertura e a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo nesta sexta-feira, 30 de maio. A atividade ocorre no Auditório do Colégio de Aplicação da UFSC, com início do ato de abertura às 13h30, e da aula às 15h. O evento é aberto a toda a comunidade.
Intitulada O professor, educador e promotor de experiências, vivências e sentido: a fonte de aprendizagem e desenvolvimento, a aula inaugural será ministrada pelo professor Guillermo Arias Beatón, da Universidade de Havana, de Cuba. O curso de especialização será voltado para trabalhadores e trabalhadoras que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente em áreas de reforma agrária.
Para mais informações, acesse a página do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo.
Sobre o professor convidado
O professor convidado, Guillermo Arias Beatón, é psicólogo com doutorado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987) e mestrado em psicodrama e processos grupais (2009). Atualmente, é professor titular e presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana.
Dirigiu o trabalho de aperfeiçoamento da psicologia educacional e educação especial e participou da educação inicial e pré-escolar e primária entre os anos de 1971 a 1991, no Ministério da Educação de Cuba. Realizou inúmeras investigações na área de desenvolvimento infantil, atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e serviços de aconselhamento em Psicologia. Criou, organizou e dirigiu o Centro de Aconselhamento e Atendimento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.
O Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGDN/UFSC) promove nesta sexta-feira, 6 de junho, a partir das 16h30, o evento de recepção acadêmica dos mestrandos ingressantes no ano de 2025.
O evento, realizado no Auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), contará com palestras sobre a gestão de riscos e de desastres e seus desafios atuais, com foco nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line. As inscrições são gratuitas e os participantes terão direito a certificado de horas.
Para mais informações, acesse o site do PPGDN.
Quinze diferentes oficinas gratuitas farão parte do 9º Festival de Práticas Corporais, que ocorre em 7 de junho, sábado, a partir das 10h, no Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
A atividade é aberta, ocorre ao longo do dia e não é necessário fazer inscrição. A organização solicita a doação de agasalhos em bom estado ou 1 kg de alimento não perecível, que será destinada à entidade Solidariedade em Dobro.
O Práticas Corporais é um projeto de extensão do Centro de Desportos, organizado em três núcleos: Práticas Integrativas; Danças e Artes Corporais e Práticas de Aventura. Para participar, verifique no Instagram mais detalhes sobre recomendações aos participantes de cada uma das atividades.
Confira a programação:
Oficina 1: Acrobacia Aérea em Tecido para Iniciante.
Ministrante: Laura Ribeiro .
Local: Ginásio de Alumínio.
Horário: Das 10h às 11h.
Oficina 2: ParaDança.
Ministrante: Alexia Lohany Silva.
Local: Ginásio 1.
Horário: Das 10h30 às 12h.
Oficina 3: Acrobacia Aérea em Tecido – Intermediário.
Ministrante: Laura Ribeiro.
Local: Ginásio de Alumínio.
Horário: Das 11h às 12h.
Intervalo para o almoço: das 12h às 13h30.
Oficina 4: FloorWork (Dança de Solo).
Ministrante: Raquel Volpe.
Local: Sala de Dança A.
Horário: Das 13h30 às 14h30.
Oficina 5: Prática de TAI CHI.
Ministrante: Ramadan Espíndola.
Local: Laboratório de Dança B.
Horário: Das 13h30 às 14h30.
Oficina 6: Japamala: tradição, espiritualidade e prática no dia a dia.
Ministrante: Cinthia Zúniga.
Local: Laboratório de Ginástica.
Horário: Das 13h30 às 15h30.
Oficina 7: Malabares.
Ministrante: Filipe Godoy.
Local: Ginásio Alumínio.
Horário: 13h30 às 14h30.
Oficina 8: Iniciação ao Skate.
Ministrante: Leonardo F. Galvão.
Local: Quadra externa.
Horário: Das 14h às 15h.
Oficina 9: Slackline.
Ministrante: Ricardo Pimenta.
Local: Slack Park (ao lado da quadra externa).
Horário: Das 14h às 16h.
Oficina 10: Flexibilidade.
Ministrante: Lili Figue.
Local: Laboratório de Dança A.
Horário: Das 14h30 às 15h30.
Oficina 11: Parada de mãos.
Ministrante: Filipe. Local: Ginásio Alumínio .
Horário: Das 14h30 às 16h.
Oficina 12: Percepção Corporal.
Ministrante: Isadora Lima Zanini.
Local: Laboratório de Dança A.
Horário: Das 15h30 às 16h30.
Oficina 13: Corpo em Roda.
Ministrante: Liara Bertasso de Araújo.
Local: Laboratório de Dança B.
Horário: Das 16h às 17h30.
Oficina 14: Dança de Salão – Samba + Forró.
Ministrante: Bruna Fernandes, Jean Müller, Nathália Ruas Chelotti e Vitória Fernandes da Silva.
Local: Laboratório de ginástica.
Horário: Das 17h30 às 19h.
Oficina 15: Yoga Nidra.
Ministrante: Luana Berton Bulla.
Local: Laboratório de Dança B.
Horário: Das 18h30 às 19h.
Mais informações no Instagram do projeto.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.
O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.
Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.
A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).
Inscrições
As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.
Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.
As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.
Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.
Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.
O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.
Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.
A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).
Inscrições
As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.
Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.
As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.
Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.
Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.
O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.
Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.
A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).
Inscrições
As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.
Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.
As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.
Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.
Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.
O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.
Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.
A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).
Inscrições
As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.
Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.
As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.
Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.
Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.