Calendário de Eventos UFSC

abr
24
qua
Aula pública: Greve e o Movimento Estudantil
abr 24@17:30 – 19:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Centro Acadêmico de Biologia, promove a Aula Pública Sobre a Greve e o Movimento Estudantil. O evento ocorre na quarta-feira, 24 de abril, das 17h30 às 19h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A participação é gratuita e não requer inscrições.

A aula abordará o histórico de lutas da UFSC, sindicalismo e movimento estudantil. Os convidados para a mesa são Jorge Cordeiro Balster, técnico administrativo em educação na UFSC, atualmente envolvido na organização do comando de greve do Sintufsc; Adriana D’Agostini, pesquisadora no Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT); e Bárbara Baccin, ex-aluna de Biologia e pesquisadora do movimento estudantil no Programa em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT).

Mais informações através dos perfis do Instagram @petbiologiaufsc e @cabioufsc ou do site.

jun
24
seg
Colóquio Internacional em Paris
jun 24@13:30 – jun 26@18:30

Prédio do do Maison du Brésil, na França. Foto: Divulgação/Governo Federal

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições participantes do Colóquio Internacional O Brasil fora de si – percursos da literatura brasileira contemporânea, nos dias 24 e 25 de junho. O evento será realizado na Maison du Brésil, em Paris, na França. A programação prevê atividades presenciais e on-line.

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o colóquio é aberto ao público e não requer inscrição prévia. A iniciativa visa refletir sobre as formas, circulação, tradução e ensino da literatura brasileira contemporânea fora do Brasil, além de abordar questões de acolhimento e representação de estrangeiros nas culturas lusófonas.

O colóquio é organizado por Ricardo Gaiotto, docente da UFSC atualmente em estágio de pós-doutorado na Sorbonne Université, e pesquisadores de diversas universidades: Leonardo Tonus (Sorbonne Université), Keli Pacheco (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Patricia Dalla Torre (Universidade Estadual Paulista/Sorbonne Université) e Lara Bourdin (Sorbonne Université/McGill University).

Para mais informações, acesse linktr.ee/obrasilforadesi ou o canal no YouTube @obrasilforadesi.

ago
9
sex
Aula aberta: Mulheres, Revolução e Música pop no Caribe
ago 9@10:30

O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.

A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.

ago
13
ter
III Colóquio Internacional Antropoceno
ago 13 – ago 15 dia inteiro

Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.

O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo Youtube.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.

*Notícia atualizada em 24/5/2024, às 15h43.