Calendário de Eventos UFSC

mar
15
sex
Livro na Praça: ‘Genocídio na Guatemala: primeiro general condenado na América Latina’
mar 15@18:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove o evento “Livro na Praça” no dia 15 de março, sexta-feira, às 18h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto a todos. 

O professor do departamento de História Waldir Rampinelli apresentará o livro “Genocídio na Guatemala: primeiro general condenado na América Latina”, de Victoria Sanford.

Mais informações na página da Editora da UFSC.

abr
27
sáb
Lançamento do livro ‘Que sabia ela de ser filósofa’
abr 27@15:00 – 18:00

A professora do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil/UFSC), Janyne Sattler, lançará seu novo livro Que sabia ela de ser filósofa neste sábado, 27 de abril, às 15h. O lançamento será na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, e integra a programação do I Encontro Regional Sul do Mulherio das Letras.

O livro foi publicado pela Folha Editora e tem o prefácio escrito por Clair Castilhos, professora aposentada do departamento de Saúde Pública da UFSC.

Mais informações sobre o livro na página da editora.

jun
24
seg
Colóquio Internacional em Paris
jun 24@13:30 – jun 26@18:30

Prédio do do Maison du Brésil, na França. Foto: Divulgação/Governo Federal

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições participantes do Colóquio Internacional O Brasil fora de si – percursos da literatura brasileira contemporânea, nos dias 24 e 25 de junho. O evento será realizado na Maison du Brésil, em Paris, na França. A programação prevê atividades presenciais e on-line.

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o colóquio é aberto ao público e não requer inscrição prévia. A iniciativa visa refletir sobre as formas, circulação, tradução e ensino da literatura brasileira contemporânea fora do Brasil, além de abordar questões de acolhimento e representação de estrangeiros nas culturas lusófonas.

O colóquio é organizado por Ricardo Gaiotto, docente da UFSC atualmente em estágio de pós-doutorado na Sorbonne Université, e pesquisadores de diversas universidades: Leonardo Tonus (Sorbonne Université), Keli Pacheco (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Patricia Dalla Torre (Universidade Estadual Paulista/Sorbonne Université) e Lara Bourdin (Sorbonne Université/McGill University).

Para mais informações, acesse linktr.ee/obrasilforadesi ou o canal no YouTube @obrasilforadesi.

jul
11
qui
Lançamento de Livro: ‘O Animal Humano da Caixa de Pandora’
jul 11@17:30 – 19:00

O PET Biologia UFSC realizará o lançamento do livro “O Animal Humano da Caixa de Pandora” e a inauguração do Laboratório de Divulgação Científica na quinta-feira, 11 de julho, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). O lançamento da obra, de autoria do professor Paulo César Simões-Lopes ocorrerá no Auditório, e posteriormente, o evento será transferido para o prédio Fritz Muller, para a inauguração do Laboratório de Divulgação Cinetífica do Centro de Ciências Biológicas, na sala 201-A.

O novo Laboratório de Divulgação Científica tem o objetivo de incentivar a divulgação científica de outros laboratórios da Universidade, disponibilizando um espaço com câmeras, microfones, computadores e outros aparelhos eletrônicos para a elaboração de material de divulgação científica de quaisquer laboratórios que tiverem interesse em utilizá-lo, uma vez que tenham realizado o agendamento prévio.

Mais informações estão disponíveis no instagram @projetosporum.