A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove o evento “Livro na Praça” no dia 15 de março, sexta-feira, às 18h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto a todos.
O professor do departamento de História Waldir Rampinelli apresentará o livro “Genocídio na Guatemala: primeiro general condenado na América Latina”, de Victoria Sanford.
Mais informações na página da Editora da UFSC.
A professora do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil/UFSC), Janyne Sattler, lançará seu novo livro Que sabia ela de ser filósofa neste sábado, 27 de abril, às 15h. O lançamento será na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, e integra a programação do I Encontro Regional Sul do Mulherio das Letras.
O livro foi publicado pela Folha Editora e tem o prefácio escrito por Clair Castilhos, professora aposentada do departamento de Saúde Pública da UFSC.
Mais informações sobre o livro na página da editora.
O Departamento de Geociências e o Centro Acadêmico Livre de Geografia (Caligeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a 43ª Semana de Geografia da UFSC (Semageo), de 20 a 24 de maio. O evento tem uma programação variada, com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalho.
Os organizadores do evento destacam a realização de três palestras, todas a serem realizadas no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade:
Palestra em 20 de maio, segunda-feira:
“A Geopolítica da 4ª Guerra Mundial e o Brasil”, com o professor André Roberto Martin (USP), às 18h30.
Palestra em 22 de maio, quarta-feira:
“Energia como fator de soberania nacional”, com o geólogo Guilherme de Oliveira Estrella (Petrobrás), às 19h.
Palestra em 23 de maio, quinta-feira:
“Novo Ensino Médio: um dos desdobramentos do projeto educacional do Capital”, com a professora Adriana D’Agostini (UFSC), às 18h30.
O tema desta edição é Geografia, teoria e práxis: Desafios contemporâneos de um mundo em movimento. O evento contempla interesses de profissionais, docentes e estudantes de Geografia e várias áreas correlatas, como Economia, Serviço Social, Relações Internacionais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, História, Educação e muitas outras.
As inscrições podem ser feitas no site da 43ª Semageo.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições participantes do Colóquio Internacional O Brasil fora de si – percursos da literatura brasileira contemporânea, nos dias 24 e 25 de junho. O evento será realizado na Maison du Brésil, em Paris, na França. A programação prevê atividades presenciais e on-line.
Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o colóquio é aberto ao público e não requer inscrição prévia. A iniciativa visa refletir sobre as formas, circulação, tradução e ensino da literatura brasileira contemporânea fora do Brasil, além de abordar questões de acolhimento e representação de estrangeiros nas culturas lusófonas.
O colóquio é organizado por Ricardo Gaiotto, docente da UFSC atualmente em estágio de pós-doutorado na Sorbonne Université, e pesquisadores de diversas universidades: Leonardo Tonus (Sorbonne Université), Keli Pacheco (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Patricia Dalla Torre (Universidade Estadual Paulista/Sorbonne Université) e Lara Bourdin (Sorbonne Université/McGill University).
Para mais informações, acesse linktr.ee/obrasilforadesi ou o canal no YouTube @obrasilforadesi.
O PET Biologia UFSC realizará o lançamento do livro “O Animal Humano da Caixa de Pandora” e a inauguração do Laboratório de Divulgação Científica na quinta-feira, 11 de julho, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). O lançamento da obra, de autoria do professor Paulo César Simões-Lopes ocorrerá no Auditório, e posteriormente, o evento será transferido para o prédio Fritz Muller, para a inauguração do Laboratório de Divulgação Cinetífica do Centro de Ciências Biológicas, na sala 201-A.
O novo Laboratório de Divulgação Científica tem o objetivo de incentivar a divulgação científica de outros laboratórios da Universidade, disponibilizando um espaço com câmeras, microfones, computadores e outros aparelhos eletrônicos para a elaboração de material de divulgação científica de quaisquer laboratórios que tiverem interesse em utilizá-lo, uma vez que tenham realizado o agendamento prévio.
Mais informações estão disponíveis no instagram @projetosporum.
O livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, publicado pela Editora da UFSC, tem relançamento programado para o sábado, 3 de agosto, na Livraria Desterrados, localizada na Rua Tiradentes, 204, no centro de Florianópolis. O evento ocorrerá das 10h às 12h. A primeira edição do livro foi publicada em setembro de 2011 e a segunda edição revisada aconteceu em julho de 2015.
O livro é de autoria dos arquitetos Roberto Tonera, servidor aposentado da Coordenadoria das Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mário Mendonça de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A publicação é baseada no manuscrito elaborado, em 1786, pelo engenheiro militar José Correia Rangel, um dos documentos mais antigos e importantes da história de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, contendo a relação das tropas, armamentos, mapas e dezenas de aquarelas com o levantamento das fortificações e dos uniformes das guarnições existentes nos dois estados do Sul do Brasil.
O fac-símile original é acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada e complementado com: textos introdutórios de contextualização e notas explicativas dos dois autores; fotografias das fortificações ainda existentes; outras iconografias da época; glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência.
Para mais informações sobre o livro, acesse o link.
Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.
O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo Youtube.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.
*Notícia atualizada em 24/5/2024, às 15h43.

O Núcleo de Estudos do Pensamento Político do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPP/SPO/UFSC) promove o II Colóquio Leo Strauss de 13 a 15 de agosto, das 9h30 às 18h. O evento ocorre de forma remota, por videoconferência por meio do Google Meet.
O Colóquio é aberta a toda a comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário on-line até 12 de agosto. Será fornecido certificado de 4 horas aos participantes que estiverem presentes em no mínimo duas mesas. O evento é coordenado pelo professor Jean Gabriel Castro da Costa, vinculado ao ao NEPP, ao SPO e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC (PPGSP). Também atuam na organização do evento o doutorando Iann Endo Lobo (PPGSP) e o doutor Elvis de Oliveira Mendes.
O evento visa promover uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a obra de Leo Strauss. Ao longo de três dias, serão discutidos temas como a natureza do político, a relação entre filosofia e sociedade, a controvérsia entre antigos e modernos, entre outros tópicos. As conferências terão até 40 minutos de duração, seguidas de sessões para perguntas e debates.
Mais informações pelo site do evento ou pelo e-mail: coloquioleostrauss@gmail.com
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Guatemala, a Democracia e o Império no dia 10 de setembro, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico. O livro, de Juan José Arévalo e traduzido por Géssica Carolina Goulart Pinto, Luiz Felipe Domingos, Maria Eduarda Munaro e Marlon de Oliveira Xavier, faz parte da coleção Pátria Grande. O evento marca a primeira atividade das Jornadas Bolivarianas de 2024 e os participantes receberão um certificado de 4 horas.
A obra é um relato e uma denúncia da ação imperialista na Guatemala. Publicado pela Editora Insular, o livro será apresentado pelos tradutores. Além da obra, a conversa abordará a Guatemala atual, governada pelo filho de Juan José, Bernardo Arévalo.
Juan José Arévalo foi um intelectual e político guatemalteco com uma vasta obra. Atuou como presidente do país de março de 1945 a março de 1951, após a queda do ditador Jorge Ubico pela revolução popular. Durante seu mandato, implementou uma nova Constituição e iniciou uma série de reformas nas estruturas do Estado, que até então funcionava como uma espécie de marionete da United Fruit.
Para mais informações, acesse o site do IELA.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

Estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC) promovem a Semana de Relações Internacionais (SemanaRI) de 30 de setembro a 04 de outubro, das 14h20 às 18h. O evento é gratuito e aberto a todos, voltado sobretudo a estudantes da graduação e pós-graduação da UFSC.
Todas as palestras vão ocorrer no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). As inscrições devem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 20 horas de participação para aqueles que tiverem 75% de presença.
A SemanaRI pretende discutir temas e dinâmicas atuais relacionadas à transição hegemônica, ao crescimento da extrema direita, à ascensão da multipolaridade e suas implicações sociais, como migrações e a causa Palestina. A programação inclui debates, exposição cinematográfica e apresentações de diversos profissionais sobre o fenômeno do caos sistêmico que cerca o sistema internacional.
Confira a programação:
30 de setembro:
- 14h às 16h – Palestra de abertura “Transição hegemônica e Caos Sistêmico” – Pedro Vieira
- 16h20 às 18h – Palestra “Refugiados e Mobilidade Humana no Caos Sistêmico”
01 de outubro:
- 14h20 às 16h – Cine Debate: “Guerra Civil”
- 16h20 às 18h – Palestra “Narrativas de Guerra: Cinema, Jornalismo e a Representação de Conflitos Internacionais” – Flávia Guidotti
02 de outubro:
- 14h20 às 16h – Palestra “O povoado: como nascem as ideias da extrema direita” – Waldir Rampinelli
- 16h20 às 18h – Simpósio: Apresentação de Artigos Acadêmicos dos Alunos de Relações Internacionais
03 de outubro:
- 14h20 às 16h – Palestra “Entre duas hegemonias: desafios e oportunidades para o Conesul em um mundo em transição” – Rita Coitinho
- 16h20 às 18h – Palestra Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino – Jamil Abdalla Fayad
04 de outubro:
- 14h20 às 16h – Palestra de encerramento “Moeda e hegemonia: o papel da dólar na transição da ordem mundial” – Ghabriel de Oliveira Teixeira e Bruno Haeming
- 16h20 às 18h – Café