A programação artístico-cultural da 15ª Sepex será aberta pela banda catarinense Dazaranha, na quinta-feira, 20 de outubro, às 12h, na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC.
Confira a programação artístico-cultural da Sepex.
O Núcleo de Estudos Irlandeses do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE) promove, na quinta-feira, dia 20, às 16h15, a leitura dramática da peça “Eclipse”, da dramaturga irlandesa Patricia Brogan (1992). A apresentação acontece na Sala 402 do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), espaço conhecido como o “Redondo”. A entrada é gratuita.
Serviço:
Leitura dramática da peça “Eclipse”
Local: Sala 402 do CFM (“Redondo”)
Data: Quinta-feira, dia 20 de outubro
Horário: 16h15
Entrada gratuita
Sinopse:
A leitura dramática de “Eclipse” (1992/2016), de Patricia Brogan (tradução e direção de Alinne Fernandes) trata das condições a que mulheres consideradas “pervertidas” eram submetidas até os anos noventa na Irlanda. Mulheres que engravidassem fora do âmbito conjugal eram enviadas pelas próprias famílias às chamadas Magdalene Laundries (ou “Asilos de Madalena”, em português), onde eram forçadas a trabalho não-remunerado e eram separadas de seus filhos, que, por sua vez, eram conduzidos à adoção. Este projeto, além de fazer parte de um dos trabalhos do Núcleo de Estudos Irlandeses, faz parte também do projeto multidisciplinar internacional “1916: Home: 2016”, em desenvolvimento junto com a UCD (Dublin, Irlanda) e visa refletir sobre os modos como o governo irlandês tem lidado com os seus cidadãos considerados vulneráveis.
O Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Planeta.Doc) chega à terceira edição em 2016 já consolidado como o maior evento do gênero no sul do país e um dos principais do Brasil. No ano passado foram mais de 900 filmes inscritos na mostra competitiva, com a exibição gratuita de 83 obras e o envolvimento de estudantes de ensino médio, fundamental e universitário de todo o Estado de Santa Catarina. Para este ano o Planeta.Doc será realizado em Florianópolis entre 21 de outubro e 13 de novembro com uma extensa programação aberta ao público.
No total, cerca de 80 filmes premiados em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim sobre temas relacionados ao nosso planeta serão exibidos gratuitamente em universidades, espaços culturais públicos, cineclubes, escolas de ensino médio e fundamental. Entre os espaços previstos na Capital estão a UFSC, Udesc, Sapiens Parque, Centro Integrado de Cultura (CIC), Fundação Cultural Badesc, SESC Prainha, Instituto Estadual de Educação e Instituto Padre Vilson Groh. Em parceria com a Udesc, as sessões também serão realizadas para estudantes em Lages, Ibirama e Laguna, além de Florianópolis.
“É motivo de muito orgulho promover um festival de informação e educação que revela e debate a dimensão do impacto ambiental das sociedades humanas. O Planeta.Doc desperta uma profunda reflexão sobre a construção de sociedades mais sustentáveis e inclusivas”, explica Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do evento. A programação também será composta pelas mostras não-competitivas Cidades Humanas, Planeta.Doc Lixo Zero, Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza, Cinemateca da Embaixada da França e Mostra Diretores.
Outro destaque será o Planeta.Doc Conferências, nos dias 3 e 4 de novembro, das 19h às 22h, com participação de cientistas e especialistas na área socioambiental. Os encontros ocorrerão no Auditório Garapuvu da UFSC. “Nossa missão como Festival de Cinema Socioambiental é mostrar por meio de filmes as práticas geradas internacionalmente para a promoção da sustentabilidade, com foco nas inovações que incidam positivamente na preservação e na melhoria da qualidade de vida”, destaca Mônica.
O evento abre o palco para as ideias de importantes pensadores da Terra – tanto da área acadêmica quanto artística – e pretende contribuir ao debate por meio de conferências presenciais. O objetivo atual é combinar essas duas exigências solidárias na perspectiva de ação conhecida como socioambiental. A percepção da existência de limites do planeta, da degradação e dos riscos ecológicos, bem como das suas dramáticas conseqüências para a humanidade, nos força, desde já, a repensar as relações entre sociedade-natureza e a considerar danos.
* Hugo Romero – Geógrafo, Universidade do Chile
* Marcelo Lopes de Souza – Geógrafo, UFRJ
* Maluh Barciotte – Bióloga, presidente da Associação de Agricultura Orgânica (AAO)
* Dener Giovanini – Jornalista, cineasta, fundador da RENCTAS
* Carlos Walter Porto-Gonçalves – Geógrafo, Universidade Federal Fluminense (UFF)
* Camila Moreno – Doutoranda CPDA/UFFRJ, pesquisadora sobre métricas de carbono e clima
* Ernesto Fundora Hernández – Cineasta e escritor cubano
* Pal Martensson – Criador do maior parque de reciclagem do mundo, em Gotemburgo, Suécia
* Nina Orlow – Integrante da Aliança Resíduo Zero Brasil e do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Brasil (SP)
* Tia Kansara – Empresária, pesquisadora e consultora sobre cidades futuras e energia. Palestrante em eventos como a Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento.
O Planeta.Doc 2016 tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, e apoio cultural da Neoway Business Solutions, Resort Costão do Santinho e Digilab. Apoio institucional da Udesc, UFSC, Unisul, Fundação Certi, Sapiens Parque, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Educação de Florianópolis, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês, Embaixada da Espanha, Fundação Cultural Badesc, SESC em Santa Catarina e Instituto Estadual de Educação. São parceiros do Festival o Instituto Lixo Zero Brasil, Semana Lixo Zero, Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza,, Cineclube Presença, CineClube Iphan, Aequo Sustentabilidade, TV UFSC e Projeto Guarani Serra Geral.
Representantes de universidades suecas estarão na UFSC nesta sexta-feira, 21 de outubro, para apresentar seus cursos de ensino superior e estabelecer parcerias entre as instituições dos dois países. Membros das universidades KTH (Royal Institute of Technology), Lund University, Chalmers University of Technology, Halmstad University, Malmö University, Linköping University, e Umeå University apresentarão oportunidades para graduação e mestrado, além de possibilidades de bolsas de estudo.
Duas palestras informativas estão programadas para às 11h e às 15h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). Os palestrantes abordarão o sistema universitário sueco e a cultura do país. Um estande estará montado no hall do auditório, das 10h às 17h. A atividade é aberta a todos os estudantes da UFSC.
Sobre a Suécia
A Suécia é um país de excelência acadêmica: cinco universidades do país estão no ranking das 200 melhores universidades do mundo, de acordo com a publicação Times Higher Education. A Suécia acolhe hoje cerca de 30 mil alunos estrangeiros, fazendo do país um importante destino acadêmico multicultural. A metodologia do ensino superior sueco reflete o seu avanço na educação, focando-se bastante no trabalho em pequenos grupos dentro da sala de aula. Diferentemente de outros países europeus, os estudantes se beneficiam de uma relação mais próxima e informal com os professores, horizontalizando o sistema de ensino no país.
Mais informações no folder do evento, no site ou pelo telefone (48) 3721-6406.
Confira abaixo detalhes sobre a programação:
Filme: Entre Imagens – Intervalos (2016)
Direção: André Fratti e Reinaldo Cardenuto
Filme-ensaio sobre o artista plástico, professor de Filosofia e de História da Arte e dirigente do Movimento de Libertação Popular (Molipo) Antonio Benetazzo, morto no dia 28 de outubro de 1972 por agentes da ditadura militar brasileira.
Filme: Maranhão 66 (1966)
Direção: Glauber Rocha
Documentário curta-metragem de Glauber Rocha, que originalmente fora encomendada por José Sarney em sua posse pelo governo do Estado do Maranhão em 66, que não foi utilizado para esse mesmo fim, devido ao teor do conteúdo.
Filme: Um Golpe, 50 Olhares (2015)
Direção: Colaborativa
Produção colaborativa que busca retratar o olhar da sociedade brasileira sobre os anos de chumbo no Brasil, 50 anos de golpe civil militar. Para tanto, reúne 50 vídeos de 1 minuto de duração produzidos por realizadores de diferentes estados do país. O resultado é um painel de reflexões diversas sobre o período da ditadura militar e seu legado negativo para a sociedade brasileira. O projeto é fomentado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, através de seu Projeto Marcas da Memória, e organizado pela ONG CRIAR BRASIL – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio.
Gabriel Daros Lourenço/Estagiário em Jornalismo/Agecom/UFSC
A UFSC de Blumenau irá promover o 1º Encontro de Matemática em Blumenau , no dia 21 de outubro, a partir das 8h30. O evento tem o objetivo de aproximar pesquisadores de Matemática de outras instituições de modo a favorecer a divulgação e criação de áreas de pesquisa em Matemática no Campus de Blumenau.
Mais informações no site.
A primeira edição do “Experimenta” vai levar aos diversos locais da UFSC, de 23 a 27 de outubro, atrações culturais como dança, música, teatro, cinema, performances e também workshops, que proporcionarão à comunidade universitária e local espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística.
Aberto ao público e gratuito, o evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC que pretende criar um “supercircuito” de arte e cultura.
Confira a Programação.
Mais informações no site www.secarte.ufsc.br ou pelo Facebook.
A UFSC sediará, entre os dias 24 e 28 de outubro, a Mostra Lixo Zero. A exibição é organizada pelo Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Planeta.Doc) e integra a Semana Lixo Zero — evento promovido em todo o país com o objetivo de discutir e trazer soluções para a redução e gestão dos resíduos. As sessões, abertas e gratuitas, ocorrem no auditório do CCE. Além da UFSC, o CIC, SESC Prainha, UDESC, entre outros espaços, receberão o evento. A programação completa está disponível aqui.
Confira alguns dos filmes que serão exibidos na UFSC:
O sabor do desperdício (Taste the Waste): Do caminho da fazenda para a mesa da sala de jantar mais da metade dos alimentos vai para o lixo. A maioria antes mesmo de chegar aos consumidores. Por quê cada vez maiores quantidades de comida são desperdiçadas? Um documentário sobre o desperdício global de alimentos que nos traz uma perspectiva do que pode ser feito. Duração: 92 min. Trailer. Exibição: 24 de outubro, segunda-feira, às 19h || 27 de outubro, quinta-feira, às 10h.
Plastificado (Plasticizes): Produzido a bordo de uma expedição transatlântica, esse documentário mostra como o problema do lixo se estende até os lugares mais ermos do planeta através das correntes marítimas. Somos testemunhas oculares das gigantescas e inacreditáveis ilhas de lixo plástico que se formam nos mais afastados oceanos, das imensas redes fantasmas de lixo, do microplástico que se espalha como uma devastadora doença nos oceanos do mundo, e muito mais. Duração: 48 min. Trailer. Exibição: 24 de outubro, segunda-feira, às 21h || 25 de outubro, terça-feira, às 10h.
The Discarded: O documentário fala sobre a poluição da Baía de Guanabara e os desafios enfrentados por pessoas e instituições que lutam pela melhoria da qualidade da água da baía. Duração: 18 min. Trailer. Exibição: 25 de outubro, terça-feira, às 10h || 27 de outubro, quinta-feira, às 10h.
Bag it: Neste descontraído e ao mesmo tempo tocante documentário, seguimos o protagonista Jeb Berrier em uma turnê global para desmascarar as complexidades do nosso mundo plastificado. O que começa como um filme sobre sacolas plásticas se torna uma investigação sobre os efeitos que uma simples sacola pode causar em nossos rios, oceanos e até em nossos corpos. Vemos como nosso mundo “louco por plástico” nos capturou. O que podemos fazer em relação a isso? Duração: 74min. Trailer. Exibição: 26 de outubro, quarta-feira, às 19h || 27 de outubro, quinta-feira, às 10h.
Um banquete no lixo (Just Eat It – A Food Waste Story): Cerca de 40% de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados por não se encaixarem nos padrões impostos pelo mercado. O documentário apresenta de forma alarmante os impactos causados pela forma como nos alimentamos e descartamos nossos alimentos. Duração: 75min. Trailer. Exibição: 28 de outubro, sexta-feira, às 19h.
Mais informações no site do evento, na programação e no Facebook.
A Coordenadoria de Promoção e Vigilância em Saúde da UFSC promoverá uma caminhada para promoção da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul no campus Florianópolis da UFSC. O encontro será realizado no dia 25 de outubro, às 9h, com saída da Reitoria I.
A recomendação é de que todos venham com camisas nas cores rosa ou azul. A Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) está disponibilizando para venda camisetas desta campanha em estandes localizados no 2º piso do Floripa Shopping; na Farmácia Sesi da avenida Gama D’Eça; no Supermercado Hippo da Almirante Alvim; em frente a Catedral, no centro da cidade. Durante a semana do evento, as camisas também estarão à venda no saguão da Reitoria I.
Mais informações pelo telefone (48) 3721-4262.
A ocasião contará com a distribuição gratuita de exemplares do livro aos participantes, além de reunir as organizadoras do livro, artistas e pesquisadores que participaram da publicação para um debate. Os temas discorrerão sobre reflexões relacionadas à composição na arte contemporânea.
Gabriel Daros Lourenço/Estagiário em Jornalismo/Agecom/UFSC
A I Jornada do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC), do Departamento de Psicologia da UFSC, será realizada no dia 27 de outubro. O encontro será no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.
O evento visa promover a troca e a disseminação de conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica acerca da pesquisa, ensino e extensão ancorados nas abordagens interculturais.
Por meio de exposições dialogadas por convidados nacionais e internacionais, que desenvolvem trabalhos atravessados pela temática da interculturalidade nas ciências humanas e ciências da saúde, a Jornada pretende colaborar para a formação de estudantes e profissionais das diferentes áreas do conhecimento interessados nas temáticas das migrações, do refúgio e do encontro entre culturas.
Mais informações no site.
O III Simpósio de Pós-Graduação: o gótico em literatura e filme será realizado no dia 31 de outubro, a partir das 9h30, no auditório Henrique Fontes, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), bloco B. Esse projeto de extensão está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) e tem como objetivo debater o gênero “gótico” na literatura, no cinema e em outras mídias.
O evento se propõe a apresentar e discutir diferentes debates teóricos e métodos de pesquisa utilizando exemplos do gênero “gótico” enquanto estudo de caso.
Principais discussões teóricas:
* O problema da nomenclatura (terror, horror, fantástico, gótico);
* Questões de hibridizações de gênero (terror/ficção científica, terror/comédia);
* O desenvolvimento do gênero através das décadas em relação a processos históricos de transformação sócio-econômicas;
* A internacionalização do gênero “gótico”;
* Questões relacionadas à política sexual em literatura e filme;
* Limites do humano e do inumano;
* Expressões afetivas sobre a alteridade do monstro.
Mais informações: ppgi.posgrad.ufsc.br
O professor norte-americano Daniel Simberloff, da Universidade de Tennessee (EUA), estará na UFSC no dia 31 de outubro, segunda-feira, para uma palestra promovida pelo programa de pós-graduação em Ecologia (Poseco/UFSC). O evento ocorre no auditório da Biblioteca Central, às 16h e é aberta a todos os interessados.
O tema da palestra, que será ministrada em inglês, é “Invasion biology and management: progress, problems and polemics“. A área de pesquisa do professor está focada em invasões biológicas, estrutura e composição de comunidades e estrutura morfológica de comunidades. Daniel já publicou mais de 500 trabalhos.
Mais informações no site da Poseco, pelo e-mail ppgecologia@contato.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-2713.
Nos dias 9 a 11 de novembro, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) da UFSC realizará, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), o I Seminário Nacional de Gestão em Ações Afirmativas no Ensino Superior. O evento ocorrerá no Centro Socioeconômico (CSE) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e na programação consta mesas-redondas, grupos de trabalho e lançamentos de livros sobre a temática.
A inciativa da UFSC em trazer o assunto para o debate tem como objetivos: socializar as experiências de gestão das ações afirmativas de universidades (públicas comunitárias e privadas) e institutos federais; mapear ações e programas de ações afirmativas em vigor nas universidades e institutos federais; e elaborar propostas para o aprimoramento da política de das ações afirmativas.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/IRDamOc2ICE3fl012
Confira a programação
9/11 (quarta-feira), às 19h
Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Mesa de abertura: Ações Afirmativas no Ensino Superior: avanços e perspectivas
José Jorge de Carvalho – UnB
Gersem Baniwa – Conselho Nacional de Educação – CNE
Coord.: Francis Solange Tourinho
10/11 (quinta-feira), às 8h30
Local: Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)
Mesa-redonda – Gestão e AA: institucionalização e transversalidades
Wilson Roberto de Mattos – Uneb
Edilson Amaral Nabarro – UFRGS
Francis Solange Tourinho – UFSC
Representante do MEC – a confirmar
Coord. Paulino Cardoso – ABPN
10h30 às 12h30
Mesa-redonda: As Ações Afirmativas e os desafios da permanência
Representante de Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (a confirmar)
Representante de Pró-Reitoria de Graduação (a confirmar)
Representação de estudantes indígenas (a confirmar)
Representação de estudantes negros (a confirmar)
Diretório Central de Estudantes (a confirmar)
Coord.: Joana Célia dos Passos – UFSC
10/11, 14h às 16h
Grupos de Trabalho
Denúncias de discriminação e racismo. Local: Sala 102 – Bloco B do CSE
Alterações curriculares. Local: Sala 106 – Bloco B do CSE
Processos de seleção específicos: indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, refugiados, outros. Local: Sala 205 – Bloco B do CSE
10/11, 16h20 às 18h30
Local: Auditório da Pós-Graduação do CCS
Mesa-redonda: Cotas para negros e verificação em concursos públicos e vestibulares
Frei David Raimundo dos Santos – Educafro
Dora Lúcia Bertúlio – Fundação Cultural Palmares
Georgina Helena Lima Nunes – UFPEL
Representante do Ministério Público Federal (a confirmar)
Coord.: Marcelo Romano Tragtenberg – UFSC
19h
Hall do auditório da Pós-Graduação do CCS
Lançamento de Livros sobre Ações Afirmativas no Ensino Superior
11/11, às 8h30
Local: Auditório da Pós-Graduação do CCS
Mesa-redonda: Ações afirmativas na Pós-Graduação
Joziléia Daniza Jagso Kaingang – Doutoranda do PPGMP/UFPEL.
Sérgio Freitas – UFSC
Paulino de Jesus Cardoso – ABPN
Coord. Wilson Roberto de Mattos – Uneb
14h às 16h
Mesa-redonda: Ações afirmativas e Diversidade
Toni Reis – Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX)
Martinha Clarete Dutra Dos Santos – Unicamp/SP
Marilise Luíza Martins dos Reis – UFSC
Coord. Rodrigo Moretti – UFSC
16h30
Plenária final: – Apresentação dos GTs com carta do evento
O Núcleo de Investigações Metafísicas e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia promovem a partir do dia 28 de setembro, o ciclo de palestras “Arte e Filosofia”, com o objetivo de integrar pesquisadores, alunos e comunidade.
O evento acontecerá sempre às 19 h, no Mini-Auditório do CFH. As palestras são gratuitas e abertas ao público.
Confira a programação:
9 de novembro, quarta-feira
19h – 21h Miniauditório do CFH
“A arte da dança para além do estético e do semântico”
Profª. Jussara Xavier e Celso R. Braida
10 de novembro, quinta-feira
19h – 21h Miniauditório do CFH
“Sobre os dois sentidos de Ekphrásis”
Prof. Roberto Wu
23 de novembro, quarta-feira
19h – 21h Miniauditório do CFH
“A distinção entre práxis e poiésis em Aristóteles”
Profª. Marina dos Santos
30 de novembro, quarta-feira
19h – 21h Miniauditório do CFH
“Arte e Filosofia”
Profª. Carolina Noto
Mais informações:
celso.braida@ufsc.br
(48) 3721-8599
O Núcleo de Investigações Metafísicas e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia promovem a partir do dia 28 de setembro, o ciclo de palestras “Arte e Filosofia”, com o objetivo de integrar pesquisadores, alunos e comunidade.
O evento acontecerá sempre às 19 h, no Mini-Auditório do CFH. As palestras são gratuitas e abertas ao público.
Confira a programação:
10 de novembro, quinta-feira
19h – 21h Miniauditório do CFH
“Sobre os dois sentidos de Ekphrásis”
Prof. Roberto Wu
23 de novembro, quarta-feira
19h – 21h Miniauditório do CFH
“A distinção entre práxis e poiésis em Aristóteles”
Profª. Marina dos Santos
30 de novembro, quarta-feira
19h – 21h Miniauditório do CFH
“Arte e Filosofia”
Profª. Carolina Noto
Mais informações:
celso.braida@ufsc.br
(48) 3721-8599
O Colóquio Justiça e Democracia, promovido pelo programa de pós-graduação em Filosofia (PPGFil/UFSC), ocorre nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI).
O evento tem por objetivo inserir-se nos atuais questionamentos presentes no interior da esfera pública brasileira, em que temas como democracia, reformas estruturais, debates sobre corrupção no sistema político, justiça social, lutas sociais protagonizadas por vários movimentos tem reivindicado atenção para demandas de profundo interesse filosófico. Estas, por sua vez, colocam perguntas pelos dois conceitos principais do encontro, justiça e democracia, mas colocam também em jogo conceitos filosóficos centrais da Ética e Filosofia Política, tais como autonomia, direitos humanos, dignidade, tolerância, liberdade e igualdade, sem os quais nossos julgamentos no mundo prático perdem escopo e profundidade. O impacto desses movimentos presentes em nossa esfera pública e a pertinência das perguntas filosóficas que os subjazem oferecem a oportunidade reflexiva para o Colóquio, que sobre elas se debruçará..
As atividades do Colóquio consistirão em apresentações de trabalhos dos pós-graduandos e conferências proferidas pelos professores no período da noite. As comunicações contarão com um modelo diferente de discussão e serão mediadas por um debatedor. As conferências terão de 30 a 40 minutos, proferidas por um ou mais professores, envolvendo temas de Ética e Filosofia Política.
Mais informações no site do Colóquio ou pelo email coloquiojusticademocracia@gmail.com.