Calendário de Eventos UFSC

set
25
qua
Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

out
3
qui
Reunião sobre os impactos da nova lei da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)
out 3@17:00

A Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza uma reunião para análise e discussão dos impactos da nova lei da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), Lei 14.914/24. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 17h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Também é possível a participação on-line, pela plataforma Conferência Web.

O objetivo da reunião é apresentar, analisar e discutir os impactos da nova legislação, que regula políticas de assistência estudantil em todo o país. Para facilitar a discussão, a organização recomenda a leitura prévia da lei.

out
4
sex
1º Conexão Junior to Senior
out 4@15:00

A Rede de Inovação Florianópolis, parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) com a Prefeitura de Florianópolis, realiza a primeira edição do encontro Conexão Junior to Senior. O objetivo é proporcionar experiências e conhecimentos a futuros empreendedores sobre como desenvolver negócios desde empresas juniores até o mercado. Com apoio da empresa Monking e do programa Academy UFSC, a atividade ocorre nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 15h, no Centro de Inovação Acate Primavera, na Rodovia José Carlos Daux, 4.150, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.

O evento busca abrir oportunidade de conexão entre estudantes e empresas juniores ao setor de tecnologia da capital. Os participantes poderão conversar com Eduardo Vieira, fundador e CEO da Monking, além de conhecer o espaço e grandes empresas da área.

A programação do evento terá início no Laboratório de Inovação Aberta da Acate, o LinkLab – programa responsável por conectar soluções de startups a desafios de instituições públicas e de médias e grandes empresas. Durante o tour pelo Centro de Inovação, também serão visitadas as empresas de tecnologia Órago e VoltBras.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pela plataforma Sympla. 

out
14
seg
Aula Magna de Jornalismo
out 14@9:00

O Curso, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 9h, a Aula Magna de abertura do segundo semestre de 2024, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). A convidada é Daniela Arbex, escritora, jornalista e documentarista.

A palestra será sobre jornalismo, reportagem e investigação jornalística, bem como seu livro mais recente – Longe do Ninho: uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol –, lançado em fevereiro de 2024. O evento, que conta com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), é aberto ao público e gratuito.

Sobre a palestrante

Daniela Arbex, 48 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito melhor livro-reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, através de um documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países.

Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016), no qual aborda uma nova perspectiva, em relação à história oficial, sobre a ditadura militar. Em Todo dia a mesma noite (2018), sua terceira obra publicada, Daniela Arbex reconstitui de maneira inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na boate Kiss.

Em 2020, a escritora lançou sua primeira biografia. Os dois mundos de Isabel narra a história da brasileira centenária Isabel Salomão de Campos. Em 2022 foi a vez de Arrastados: os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023. Em 2024, a escritora publicou Longe do Ninho, livro que retrata o incêndio no CT do Flamengo.

Em 2021, a série Colônia foi livremente inspirada na obra Holocausto Brasileiro. No dia 25 de janeiro de 2023, a série Todo Dia a Mesma Noite, produção baseada no livro de Arbex, foi ao ar pelo serviço de streaming da Netflix. Em 2024, o documentário Holocausto Brasileiro também entrou para o catálogo da plataforma.

Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que recebeu na Bélgica em 2002.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995, iniciou a carreira no jornal Tribuna de Minas, do qual foi repórter especial por 23 anos. Mesmo trabalhando distante dos grandes centros, conseguiu reconhecimento para o seu trabalho de repórter investigativa. Atualmente, dedica-se à literatura.

nov
21
qui
33º Encontro Ibero Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital
nov 21@9:00 – nov 22@17:00

O grupo de pesquisa Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGOV/UFSC) promove o 33º Encontro Ibero Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital, nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de novembro, das 9h às 17h, de forma on-line no canal no youtube do E-GOV. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link. Será fornecido certificado de 12 horas de participação. 

O encontro reunirá pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, pertencentes a instituições nacionais e internacionais, promovendo um intercâmbio de ideias e experiências sobre o tema Governo Eletrônico e as Novas Tecnologias de Inteligência Artificial.

Mais informações no site do evento.

nov
28
qui
É claro que estou exposto: conversa sobre literatura e Alzheimer
nov 28@17:00

O encontro É claro que estou exposto: conversa sobre literatura e alzheimer ocorre na próxima quinta-feira, 28 de novembro, às 17h, na Livraria Livros & Livros, localizada no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A conversa é organizada pela livraria e pela Editora Quelônio.

O evento fará uma discussão com leituras do livro Perdi o peão, mas aceito jogar (Quelônio, 2024), e tem como objetivo ser um espaço para falar de literatura e doença, especialmente o Alzheimer, que atinge e corrói a memória e a linguagem do sujeito. O título do encontro tem na sua primeira parte um verso do poeta brasileiro Antonio Cícero, falecido recentemente.

A conversa ficará a cargo dos professores Patricia Peterle e André Carvalho, com mediação do professor Tiago Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC.

dez
4
qua
Encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas
dez 4 dia inteiro

O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.

O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.

Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.

O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.

A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.

Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.

dez
5
qui
Encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas
dez 5 dia inteiro

O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.

O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.

Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.

O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.

A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.

Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.

dez
6
sex
Encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas
dez 6 dia inteiro

O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.

O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.

Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.

O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.

A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.

Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.

dez
18
qua
Movimento para um Caminho de Paz e Transformação
dez 18@14:00 – 19:30

O curso de extensão Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental, da Escola de Extensão da Proex, em parceria com a Unipaz, promove o evento Movimento para um Caminho de Paz e Transformação, na quarta-feira, 18 de dezembro, a partir das 14h. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas voltadas à comunidade universitária e sociedade em geral. As ações acontecerão no auditório da Biblioteca Universitária (BU) e na Praça da Cidadania, no Campus Trindade, em Florianópolis.

> Confira a programação:

14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC

Para a atividade de meditação aconselha-se levar canga ou tapete de yoga, e levar copo para o Coffee Break para colaborar com meio ambiente.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aline.af@ufsc.br ou pelo perfil @jovemagenteea.

fev
6
qui
Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul
fev 6 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar a quinta edição do Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul (Erei Sul) durante os dias a 9 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Organizado pelos estudantes indígenas da UFSC, o evento é aberto à participação de toda a toda comunidade universitária, sem a necessidade de inscrição prévia.

O evento abordará temáticas como saúde mental indígena, a importância de lideranças de territórios como base no ingresso, mães e pais indígenas nas universidades, ações afirmativas, direito ao território, marco temporal e clima, a importância da criação de projetos de moradias estudantis específicas para indígenas, política e vida indígena. Os organizadores convidam toda a comunidade universitária a participar e conhecer mais sobre a cosmovisão, lutas e experiências dos povos indígenas.

O Erei Sul ocorre desde 2016, e é o maior evento indígena de mobilização coletiva no Sul do país no contexto do Ensino Superior. Segundo os organizadores, é pensado e protagonizado por lideranças, estudantes indígenas de graduação, pós-graduação, pesquisadores e não indígenas cujas territorialidades correspondem ao atual território do Sul. Inclui também autoridades indígenas e não indígenas de diferentes contextos territoriais.

Algumas presenças previstas para participar desta edição são: Davi Guarani, Laísa Kaingang, Cristhian Priprá, Laura Parintintin, Geni Nunes, Txay Suruí, entre outros.

A programação e principais informações estão disponíveis no site oficial do encontro. Atualizações também serão divulgadas por meio do Instagram @erei.sul.

fev
7
sex
Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul
fev 7 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar a quinta edição do Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul (Erei Sul) durante os dias a 9 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Organizado pelos estudantes indígenas da UFSC, o evento é aberto à participação de toda a toda comunidade universitária, sem a necessidade de inscrição prévia.

O evento abordará temáticas como saúde mental indígena, a importância de lideranças de territórios como base no ingresso, mães e pais indígenas nas universidades, ações afirmativas, direito ao território, marco temporal e clima, a importância da criação de projetos de moradias estudantis específicas para indígenas, política e vida indígena. Os organizadores convidam toda a comunidade universitária a participar e conhecer mais sobre a cosmovisão, lutas e experiências dos povos indígenas.

O Erei Sul ocorre desde 2016, e é o maior evento indígena de mobilização coletiva no Sul do país no contexto do Ensino Superior. Segundo os organizadores, é pensado e protagonizado por lideranças, estudantes indígenas de graduação, pós-graduação, pesquisadores e não indígenas cujas territorialidades correspondem ao atual território do Sul. Inclui também autoridades indígenas e não indígenas de diferentes contextos territoriais.

Algumas presenças previstas para participar desta edição são: Davi Guarani, Laísa Kaingang, Cristhian Priprá, Laura Parintintin, Geni Nunes, Txay Suruí, entre outros.

A programação e principais informações estão disponíveis no site oficial do encontro. Atualizações também serão divulgadas por meio do Instagram @erei.sul.

fev
8
sáb
Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul
fev 8 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar a quinta edição do Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul (Erei Sul) durante os dias a 9 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Organizado pelos estudantes indígenas da UFSC, o evento é aberto à participação de toda a toda comunidade universitária, sem a necessidade de inscrição prévia.

O evento abordará temáticas como saúde mental indígena, a importância de lideranças de territórios como base no ingresso, mães e pais indígenas nas universidades, ações afirmativas, direito ao território, marco temporal e clima, a importância da criação de projetos de moradias estudantis específicas para indígenas, política e vida indígena. Os organizadores convidam toda a comunidade universitária a participar e conhecer mais sobre a cosmovisão, lutas e experiências dos povos indígenas.

O Erei Sul ocorre desde 2016, e é o maior evento indígena de mobilização coletiva no Sul do país no contexto do Ensino Superior. Segundo os organizadores, é pensado e protagonizado por lideranças, estudantes indígenas de graduação, pós-graduação, pesquisadores e não indígenas cujas territorialidades correspondem ao atual território do Sul. Inclui também autoridades indígenas e não indígenas de diferentes contextos territoriais.

Algumas presenças previstas para participar desta edição são: Davi Guarani, Laísa Kaingang, Cristhian Priprá, Laura Parintintin, Geni Nunes, Txay Suruí, entre outros.

A programação e principais informações estão disponíveis no site oficial do encontro. Atualizações também serão divulgadas por meio do Instagram @erei.sul.

fev
9
dom
Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul
fev 9 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar a quinta edição do Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul (Erei Sul) durante os dias a 9 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Organizado pelos estudantes indígenas da UFSC, o evento é aberto à participação de toda a toda comunidade universitária, sem a necessidade de inscrição prévia.

O evento abordará temáticas como saúde mental indígena, a importância de lideranças de territórios como base no ingresso, mães e pais indígenas nas universidades, ações afirmativas, direito ao território, marco temporal e clima, a importância da criação de projetos de moradias estudantis específicas para indígenas, política e vida indígena. Os organizadores convidam toda a comunidade universitária a participar e conhecer mais sobre a cosmovisão, lutas e experiências dos povos indígenas.

O Erei Sul ocorre desde 2016, e é o maior evento indígena de mobilização coletiva no Sul do país no contexto do Ensino Superior. Segundo os organizadores, é pensado e protagonizado por lideranças, estudantes indígenas de graduação, pós-graduação, pesquisadores e não indígenas cujas territorialidades correspondem ao atual território do Sul. Inclui também autoridades indígenas e não indígenas de diferentes contextos territoriais.

Algumas presenças previstas para participar desta edição são: Davi Guarani, Laísa Kaingang, Cristhian Priprá, Laura Parintintin, Geni Nunes, Txay Suruí, entre outros.

A programação e principais informações estão disponíveis no site oficial do encontro. Atualizações também serão divulgadas por meio do Instagram @erei.sul.

mar
12
qua
Aula inaugural de Jornalismo: ‘Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!’
mar 12@9:00 – 12:00

Com o título Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!, o jornalista, professor e pesquisador Luciano Bitencourt apresenta a aula inaugural do semestre para estudantes e profissionais do Jornalismo, na próxima quarta feira, dia 12 de março. Formado em Jornalismo pela UFSC, Luciano tem quase 40 anos de atuação, é pós-graduado em Jornalismo Digital e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e, atualmente, desenvolve projetos com curadoria de informações, relatoria de conhecimentos e assessoria de inteligência.

Segundo ele “o interesse por notícias está em queda no mundo inteiro. Fatores tecnológicos, geracionais, psicológicos e ideológicos ajudam a explicar por que a informação baseada em fatos vem sendo evitada. A soberania digital das big techs influencia a produção, a disseminação e o consumo de todo o tipo de conteúdo, incluindo as notícias.” Na apresentação, ele pretende trazer dados atualizados e algumas pesquisas que ajudam a subsidiar pontos de vista para o debate.

“As grandes empresas de tecnologia também concorrem no mercado da produção de conteúdo noticioso, publicitário e de entretenimento com suas plataformas de mídia digital, financiando a produção de notícias e a infraestrutura de desinformação ao mesmo tempo”, conclui. A palestra é promovida pelo Departamento de Jornalismo e a participação é aberta. O evento começa às 09h, no Auditório “Henrique Fontes” do CCE. Os participantes receberão certificado emitido pela UFSC.

mar
17
seg
Aula magna dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC
mar 17@14:20
Aula magna dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC @ Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma aula magna, na próxima segunda-feira, 17 de março, às 14h20, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. A aula será ministrada pela professora Miriam Saraiva e terá como tema A política externa brasileira em tempos difíceis.

Miriam Saraiva possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid (1995). É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Departamento de Relações Internacionais e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa. Entre outros textos, publicou O Brasil voltou? As mudanças na Política Externa nos primeiros 100 dias do governo de Lula, na Revista Conjuntura Austral.

mar
19
qua
Blockchain on the Road: Construindo a nova economia – Tokenização e Ativos Digitais
mar 19@17:00 – 21:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, em 19 de março, das 17h às 21h, do evento Blockchain on the Road: Construindo a nova economia – Tokenização e Ativos Digitais, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.

O encontro será realizado no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), no campus da UFSC em Florianópolis, e reunirá pesquisadores, estudantes, especialistas e profissionais do setor para discutir tendências de mercado, aplicações práticas da tecnologia e oportunidades no universo da descentralização digital.

A programação contará com palestras e painéis voltados a temas como blockchain, inovação, tokenização de ativos, novas economias e transformação digital. Além disso, o evento será uma oportunidade para networking e troca de experiências com profissionais de referência na área.

O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, com o objetivo de levar o debate sobre tecnologias emergentes a instituições de ensino e pesquisa em todo o país.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no link.

mar
20
qui
Grupo de Apoio à Amamentação
mar 20@8:00 – 10:00

O Serviço de Apoio à Amamentação (AmamentaSAAM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta-feira, 20 de março, o primeiro encontro do ano do Grupo de Apoio à Amamentação (GAAM). Com reuniões quinzenais, o Grupo tem o objetivo de oferecer informações às estudantes e trabalhadoras lactantes que desejam manter a amamentação após o retorno às atividades acadêmicas e profissionais. A ideia é proporcionar um ambiente acolhedor para tirar dúvidas relacionadas ao assunto e promover a integração com lactantes que podem compartilhar suas experiências e contribuir umas com as outras.

O AmamentaSAAM está em pleno funcionamento no semestre 2025.1, oferecendo suporte a lactantes e buscando proporcionar um ambiente acolhedor para a extração e o armazenamento de leite. A Sala de Apoio à Amamentação, localizada no prédio anexo à Reitoria 1, no Campus Trindade, em Florianópolis, segue com horário flexibilizado, funcionando das 7h às 19h. O espaço está disponível para ordenha e amamentação sem necessidade de agendamento. Já para atendimento e aconselhamento sobre demandas de amamentação e retorno ao trabalho ou estudo, é necessário realizar um agendamento prévio pelo telefone (48) 3721-5945 ou pelo e-mail saam.proafe@contato.ufsc.br.

Além do atendimento individualizado com equipe de enfermagem, o AmamentaSAAM promove ações de sensibilização sobre a importância da amamentação, incentivando a criação de um ambiente de apoio dentro da comunidade acadêmica. O serviço também organiza atividades como palestras para gestantes e lactantes, cursos de formação por meio do Núcleo de Estudos Avançados em Amamentação e o CineMãe, uma sessão de cinema voltada para mães acompanhadas de bebês de até 12 meses.

Para mapear as necessidades das lactantes na Universidade, o AmamentaSAAM está realizando o Censo AmamentaSAAM 2025.1, que pode ser acessado e respondido pelo formulário on-line.

Para mais informações, acesse o site do Serviço de Apoio à Amamentação.

mar
21
sex
Encontro do Laboratório Feminista de Literatura Atual
mar 21@16:00 – 17:30

O Laboratório Feminista de Literatura Atual (Lola) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 21 de março, o primeiro encontro do projeto, às 16h, de forma online pela plataforma Google Meet. Além de apresentar o projeto àqueles que ainda não o conhecem, o grupo irá decidir as leituras para o ano de 2025.

O Lola se reúne para ler e discutir literatura contemporânea sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, que alternam encontros presenciais e remotos. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. A atividade é organizada pela professora Meritxell Hernando Marsal, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE).

Para participar, entre em contato com meritxellhmarsal@gmail.com. Não é necessário vínculo com a UFSC.

Mais informações no Instagram @lola_ufsc.

abr
1
ter
Aula Inaugural: Reflexões sobre um Brasil polarizado
abr 1@14:00 – 18:00

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”, ministrada pelo sociólogo e professor Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim. O evento ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.

Em um contexto de crescentes tensões sociais e políticas, a palestra abordará as raízes históricas e estruturais das desigualdades brasileiras, explorando como essas disparidades alimentam a polarização contemporânea. Com vasta experiência em estudos comparativos sobre democracia e desigualdade, Costa trará análises que conectam o caso brasileiro a dinâmicas globais, oferecendo chaves interpretativas para compreender os desafios de construir diálogo e coesão em sociedades fragmentadas.

Data: 1º de abril de 2025, terça-feira
Local: Auditório do Bloco E do CFH/UFSC
Horário: 14h

Mais informações pelos e-mails  ppgich@contato.ufsc.br e ppgsp@contato.ufsc.br