Calendário de Eventos UFSC

Nov
4
Mon
Audiência pública: Extensão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029
Nov 4@15:00 – 17:00
Audiência pública: Extensão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029 @ Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan)

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza uma audiência pública de elaboração das ações estratégicas relativas às temáticas da extensão universitária no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSC, o PDI 2025-2029. A atividade ocorre na próxima segunda-feira, 4 de novembro, das 15h às 17h, na Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), localizada na Rua Desembargador Vitor Lima, nº 222 – 7º andar, sala 702, no prédio da Reitoria 2, no bairro Trindade, em Florianópolis.

A audiência é voltada a coordenadores de extensão de departamento, unidades de ensino e unidades administrativas; coordenadores e participantes de ações de extensão; alunos; técnicos administrativos e demais pessoas interessadas em contribuir com a extensão universitária.

Jun
12
Thu
Audiência Pública Popular – Floripa Livre de Petróleo
Jun 12@18:30

O Grupo de Estudos, Educação Ambiental e Agroecologia da Biologia (GEABio) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o projeto Ecoando Sustentabilidade promovem a Audiência Pública Popular – Floripa Livre de Petróleo nesta quinta-feira, 12 de junho, às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), em Florianópolis. O evento é aberto ao público geral.

Segundo os organizadores, a ameaça da expansão da exploração de petróleo na costa catarinense acende um alerta entre comunidades tradicionais, pescadores, especialistas em meio ambiente e ativistas ambientais. A atividade que ocorre em Florianópolis nesta quinta faz parte de um movimento que também realiza na segunda-feira, 9 de junho, a audiência SOS Litoral Sul – SC: Garopaba diz não ao petróleo, na Câmara de Vereadores de Garopaba.

As audiências públicas em Garopaba e Florianópolis têm como objetivo promover um debate qualificado, regional e participativo, ancorado em dados técnicos, na vivência da comunidade local e no reconhecimento da urgência de decisões políticas compatíveis com a emergência climática. A presença e o engajamento da sociedade são fundamentais para fortalecer a mobilização coletiva em defesa do litoral catarinense e contra os impactos da exploração petrolífera.

Ainda conforme a organização, as audiências públicas também ocorrem em um contexto de ataques legislativos à Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por meio de dois projetos apresentados pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB/SC): o Projeto de Lei 849/2025, que propõe a redução da faixa territorial da APA, e o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 130/2025, que visa revogar o decreto de criação da unidade de conservação. Ambos os projetos foram amplamente criticados por representantes das comunidades tradicionais, pesquisadores, ambientalistas e parlamentares comprometidos com a preservação do litoral catarinense.

Para mais informações, acesse o Instagram do Ecoando Sustentabilidade.