Calendário de Eventos UFSC

abr
29
seg
Mesa-redonda: ações afirmativas para pessoas trans
abr 29@14:00

A Comissão de Transidentidade do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 convida estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente as pessoas trans, para participarem da mesa redonda Uma década de ações afirmativas para pessoas trans na UFSC. Os participantes serão instruídos a como acessar a nova política de ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como as cotas nos concursos públicos, na graduação e na pós-graduação.

A Resolução Normativa n.181/2023/CUn, de 8 de agosto de 2023, será debatida e explicada no evento que promoverá abordará as ações afirmativas para pessoas trans e levantará questionamentos sobre as benesses, tesões e desafios dessas políticas.

O debate acontecerá na segunda-feira, 29 de abril, às 14h na sala 324 do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, no Campus de Florianópolis.

 

maio
9
qui
Assembleia para marcha no Fazendo Gênero 13
maio 9@18:00

Nesta quinta-feira, 9 de maio, a partir das 18h, será realizada assembleia de construção para a marcha que ocorrerá durante o Fazendo Gênero 13 (FG 13), evento promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A marcha é um movimento feminista, anticapitalista e antirracista que acontece tradicionalmente durante o Fazendo Gênero, com o propósito de celebrar as conquistas e escutar as pessoas e comunidades que compõe o evento.

A ação é organizada coletivamente com o objetivo “de ouvir novas vozes e propostas, valorizar saberes e ampliar horizontes de estudo e de ativismo”, de acordo com os organizadores. O encontro desta quinta-feira será promovido na Central Única de Trabalhadores (CUT), na Praça Olívio Amorim, no Centro de Florianópolis.

Mais informações na página do evento.

jul
31
qua
‘Marcha contra o fim do mundo’ do Fazendo Gênero
jul 31@16:00

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 promove, nesta quarta-feira, 31 de julho, a Marcha Contra o Fim do Mundo. A atividade ocorre no Centro de Florianópolis. A concentração está prevista para as 16h, no Largo da Alfândega, em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN) e próximo ao Mercado Público de Florianópolis. O início do trajeto será às 18h30 e a marcha percorrerá um total de 2,5 km.

Os pontos específicos do encontro abordarão os três eixos temáticos do seminário: anticolonialismo (Catedral da Praça XV), antifascismo (Largo da Alfândega) e justiça climática (Banco do Brasil na Rua Tenente Silveira).

O objetivo da marcha é celebrar as conquistas alcançadas, ouvir as participantes do evento e fortalecer as lutas feminista, anticapitalista e antirracista. A participação é aberta ao público e não requer inscrição prévia.