O Laboratório de História Indígena (Labhin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 5 de abril, o relançamento do documentário Mulheres Araucárias. O evento ocorre às 18h, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis.
O curso de Graduação em Cinema da UFSC promove a aula Cinema feito de Quase Nada, com o cineasta brasileiro João Moreira Salles, sobre a obra de Eduardo Coutinho, na quarta-feira, 24 de abril, das 15h às 18h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis.
Ao final do encontro, será exibido o curta documental Máquinas de Lazer, Trabalho de Conclusão de Curso de Ítalo Zaccaron, e será promovido debate sobre as conexões entre a aula do cineasta e a obra do formando do curso de Cinema da UFSC.
“Se Eduardo Coutinho ainda estivesse por aqui, que filmes estaria dirigindo? Convivi com Coutinho por mais de 20 anos e sobre ele só tinha três certezas: que, marcado um encontro, ele não se atrasaria; que ele chegaria fumando; e que viria com uma bolsa a tiracolo. Qualquer outra previsão seria mais ou menos como apostar nos cavalos (ele gostava das corridas no Jóquei, achava aquilo bonito). Embora tenha sido o produtor de vários filmes dele, só retrospectivamente fui capaz de intuir o fio que unia o documentário seguinte ao anterior. Por que Jogo de cena (2007) depois de O fim e o princípio (2005)? Como, de Moscou (2009), se chega a As canções (2011)?”, reflete João Moreira Salles.
João Moreira Salles, dirigiu, como documentarista, os filmes Notícias de uma guerra particular (1999, em parceria com Kátia Lund), Nelson Freire (2003), Entreatos (2004), Santiago (2006) e No Intenso Agora (2017). Ele assinou a produção de vários filmes de Eduardo Coutinho, entre eles, Edifício Master (2002), Peões (2002) e Jogo de Cena (2007).
Em parceria com Jordana Berg, João também finalizou a obra que Coutinho realizava quando faleceu, em fevereiro de 2014, Últimas conversas (2015). Nesse filme, uma sequência de entrevistas com adolescentes, Coutinho, ele mesmo, dinamita a ponte que conecta jovens e velhos ao introduzir as regras do jogo da cena que começava para uma de suas entrevistadas: “Vou te fazer várias perguntas normais sobre a vida, e você pode responder com verdades ou mentira, dá na mesma. Eu já não sei se a verdade existe… Vocês, jovens, são complicados porque estão vivendo, mas, no entanto, não têm recordações. Não perderam ninguém, não amaram ninguém. Então, só perguntarei coisas idiotas, como se fosse um marciano ou uma criança de quatro anos…”.
Na aula, João nos desvendará um pouco da trajetória, da obra e da personalidade desta figura tão singular do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho.
Evento presencial – sujeito a lotação da sala (130 lugares)
O projeto de extensão e cultura A edição independente como espaço de trocas e intervenção artística realiza, em 24 de outubro, o evento Conversando sobre edição: a Editora Noa Noa, na sala 236 do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). Na abertura da atividade, às 16h30, será exibido o documentário Só tenho um norte, que aborda a vida de Cleber Teixeira, fundador da Editora Noa Noa e figura do cenário poético de Florianópolis.
Após a exibição, às 17h30, será realizado um painel de debate sobre edição independente, a Editora Noa Noa, o Instituto Cleber Teixeira e a cena literária florianopolitana. Com mediação do professor do curso de Letras Português Marcelo Lotufo, coordenador do projeto, a conversa contará com a presença de um dos diretores de Só tenho um norte, Demétrio Panarotto, além de Tina Merz e Joaquín Correa.
O evento é aberto à comunidade em geral, não requer inscrição e oferecerá certificado de duas horas aos participantes. Mais informações pelo e-mail marcelo.lotufo@ufsc.br.
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) terá intensa programação durante a Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex) da UFSC, que acontece na semana que vem, de 4 a 8 de novembro. As atividades, propostas pela organização da Semana, também marcam o aniversário de 20 anos do Instituto que nasceu em 2004, fazendo da UFSC a primeira universidade brasileira a ter um Instituto de Estudos Latino-Americanos.
A celebração tem início no dia 5 de novembro, terça-feira, às 18h30, no auditório do Centro Sócio-Econômico, com um debate sobre a Costa Rica. O professor Jonathan Elizandro Orozco fala sobre o Lado B do país conhecido como o coração civil da América, por ter decidido não ter um exército. A partir de um documentário – Bachero – que mostra a dura vida de imigrantes nicaraguenses na Costa Rica e o livro “El Gaspar”, ele desvela uma realidade que é pouco conhecida pelos latino-americanos em geral.
Outra atividade que acontece dentro da Sepex é a Oficina de Cordel, com o poeta e cordelista pernambucano Alan Salles. Hoje, no Brasil, e em Florianópolis inclusive, é bem comum entre os jovens a realização das conhecidas “batalhas” de rima. Uma atividade cultural que encontra suas raízes nos movimentos de rima dos Estados Unidos. A intenção da oficina de cordel é mostrar que, no Brasil, é larga e profícua a tradição da rima, tanto no nordeste com o cordel e a embolada, quando no sul, com as trovas. Conhecer essas raízes é vital para que a cultura popular estenda seus braços por todo o país.
A oficina de cordel acontece no dia 6 de novembro, quarta-feira, a partir das 14h30 no Mini Auditório do Serviço Social, no CSE, no Bloco D, sala 217, segundo andar.
Fechando a programação acontece a conferência principal com o tema: O imperialismo ainda existe?. Será no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 18h30, no Auditório do CSE, com a participação da professora do Curso de Relações Internacionais, Camila Vidal, que tem como objeto de pesquisa sistemática os Estados Unidos e o professor Nildo Ouriques, presidente do IELA.
Mais informações:
iela@contato.ufsc.br
O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta a peça Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes). O espetáculo acontecerá em 8 de novembro, às 12h, no Teatro Carmen Fossari, como parte da programação da 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (Sepex). A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, com classificação indicativa livre. Não é necessário retirar ingressos previamente.
Sobre o Espetáculo
Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes) leva o público a uma reflexão satírica sobre os rumos da sociedade e o impacto das normas que restringem a expressão da felicidade. A peça acompanha a vida de Chris, um jovem que vive em uma sociedade distópica onde a manifestação de emoções como amor, alegria e solidariedade é proibida por decreto governamental. Em um cenário onde a humanidade se transforma em uma massa obediente e apática, Chris se vê dividido entre seguir as regras ou explorar a liberdade emocional que há muito tempo foi perdida.
A peça conta com momentos de flashbacks e diálogos cômicos e provocativos que “envolvem o público em uma crítica social sobre o impacto de um mundo robotizado e desumanizado. Com toques de poesia e lirismo, o espetáculo intensifica a ideia de um mundo emque o afeto é proibido, desafiando a audiência a refletir sobre a fragilidade da liberdade emocional na sociedade contemporânea”.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
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A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 27 de março, das 16h às 17h30, a exibição do documentário Hidrelétricas na Amazônia. E depois?, seguida de um debate, no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário é resultado de uma pesquisa sobre a região amazônica iniciada em 2013, que contou com a participação de mais de 60 pesquisadores de diversas áreas e instituições. O evento é aberto ao público em geral.
A obra aborda os impactos das grandes hidrelétricas sobre comunidades urbanas, ribeirinhas, indígenas e o meio ambiente. Com base em mais de uma década de estudos, o documentário apresenta histórias reais e propõe uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento adotado na região.
A iniciativa terá a Universidade representada pela professora Marcia Grisotti, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. O evento é parte de um projeto em rede de universidades nacionais e estrangeiras. Intitulado “After Hydropower Dams: Social and Environmental Processes that occur after the Construction of Belo Monte, Jirau and Santo Antonio in Brazilian Amazonia”, o projeto é financiado pela Fapesp e coordenado pelo professor Emilio Moran, da Michigan State University.
O debate contará com representantes das instituições envolvidas no projeto: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Michigan State University (MSU) e West Virginia University (WVU).
O trailer do documentário está disponível por meio deste link.
O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração do Sistema Estuarino de Laguna e Adjacências (PELD SELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará o lançamento do documentário Garbo: A elegância é coletiva, em 30 de abril, às 18h. O evento, promovido pelo Departamento de Ecologia e Zoologia em parceria com o Centro de Ciências Biológicas (CCB), ocorrerá no Auditório do CCB.
Garbo mergulha em um fenômeno raro que acontece entre pescadores locais de tarrafa e golfinhos na cidade de Laguna (SC). Lá, os chamados ‘Botos de Laguna’, como são conhecidos, cooperam com os humanos durante a temporada da tainha, período em que os peixes são abundantes na região.
O filme propõe uma análise ecossistêmica do tema, dando destaque ao papel da ciência realizada pelo Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração do Sistema Estuarino de Laguna e Adjacências, um projeto com diferentes frentes de pesquisa, conduzidas simultaneamente em todo o sistema estuarino, onde rio e mar se encontram. O documentário reflete sobre a importância do respeito, da empatia e da cooperação entre as partes que compõem o todo, em uma análise com elegância e ‘garbo’ da integração entre ciência, arte e consciência ambiental.
O evento é uma realização da Mysticeta Films e do projeto Peld Sela, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da UFSC.
Mais informações na página do Instagram do CCB.
O projeto de pesquisa e extensão Ebó Epistêmico, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do curta-metragem documental Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias nesta segunda-feira, 2 de junho, às 18h30, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário atravessa os caminhos construídos ao longo das cinco edições do projeto Fazendo Cruzos, realizado pelo Ebó Epistêmico na UFSC desde 2022.
Segundo as organizadoras, desde sua criação, o projeto Fazendo Cruzos se propõe a ser um espaço formativo que articula práticas pedagógicas no formato de evento acadêmico-científico-artístico-cultural de cunho interdisciplinar, com ênfase na produção e na circulação de saberes críticos sobre as relações raciais no Brasil. O documentário é um convite para vivenciar a potência das encruzilhadas e da afirmação da diversidade como princípio formativo, afirmam.
Na 1° edição, teve como tema Onde estão os artistas negros em Santa Catarina e, a partir da 2° edição, segue as temáticas de acordo com o plano de ensino da disciplina Estudos Afro-brasileiros do curso de Ciências Sociais da UFSC, realizando a transposição didática de autores, conceitos e debates discutidos na formação de educadores antirracistas.
Ao longo de suas cinco edições, a iniciativa tem promovido a ocupação dos espaços físicos – halls, corredores, jardins, salas de aula etc. – e institucionais da Universidade, com práticas que transcendem os limites da educação formal de uma sala de aula tradicional. Por meio de rodas de conversas, oficinas, performance, exposições e intervenções urbanas, o Fazendo Cruzos mobiliza epistemologias negras, trazendo reflexões sobre a constituição do campo das relações raciais e os dispositivos de reprodução das desigualdades na universidade pública brasileira.
Vinculado ao Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (Nuer) e ao Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia (Lupa), o Ebó Epistêmico é ministrado e coordenado pelas professoras Flávia Medeiros e Alexandra Alencar, do Departamento de Antropologia, em parceria com a professora Thainá Castro, do curso de Museologia da UFSC.
Para mais informações, acesse o Instagram @eboepistemicoufsc.
O Cineclube África no Cinema exibe o documentário Barcelone ou la mort (2008), do diretor franco-senegalês Idrissa Guiro, nesta terça-feira, 10 de junho, às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Centro Integrado de Cultura (MIS/CIC), em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público.
O Cineclube África no Cinema é uma das atividades de extensão universitária promovidas pelo Laboratório de Estudos da História da África (Lehaf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público em geral.
África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do Lehaf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do MIS. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.
Sinopse
De um subúrbio de Dacar, partem para Europa frágeis barcos, símbolos de uma batalha e de um povo: pescadores privados de seu ganha-pão pela globalização e levados a se comprometerem com o perigoso negócio de transporte de clandestinos para a Espanha. Um país com dificuldades para oferecer um futuro a seus jovens. Em cada família, alguém sonha em partir, a qualquer custo, para alcançar “Barcelona”, uma palavra que é símbolo do sonho europeu.