Calendário de Eventos UFSC

maio
8
qua
Maio África
maio 8@15:30 – maio 29@19:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e sediado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH), promove o evento Maio África, de 8 a 29 de maio, com atividades presenciais na UFSC e por meio de transmissão online no canal do YouTube.

Os encontros contam com a Oficina de Leitura, Seminário Kadila Afrodiásporas, estudos de linguagem e debates envolvendo os estudos africanos e das diásporas. Não é necessário fazer inscrição.

O instituto tem suas atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. Articula-se com redes locais, nacionais e internacionais e com instituições e associações acadêmicas e da sociedade civil. Além disso, busca estar comprometido com sociedade democrática, baseada no respeito à diversidade e à pluralidade.

O evento é abertos para toda a comunidade. Mais informações no site ou no Instagram .

maio
27
seg
Curso de Primeiros Socorros
maio 27@18:00 – maio 28@22:00
Curso de Primeiros Socorros

A Empresa Júnior Integrada de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (EJIFAR/UFSC) promove o I Curso de Primeiros Socorros nos dias 27 e 28 de maio, das 18h às 22h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC). O curso é aberto a todos e as inscrições custam de R$ 30 a R$ 50. As inscrições devem ser feitas no formulário on-line até 27 de maio. Será fornecido certificado de 8 horas de participação. As aulas serão presenciais.

Sobre o curso

Os primeiros socorros são essenciais para preservar vidas e minimizar danos em emergências. Fornecer assistência imediata pode estabilizar a condição da vítima e até mesmo prevenir complicações futuras, destacando a importância universal desta habilidade em qualquer contexto. Apesar disso, são poucos os que têm o conhecimento necessário sobre o assunto.  O curso será ministrado pelo bombeiro e fisioterapeuta Marcos Aurelio Lima.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações no Instagram da EJIFAR.

maio
28
ter
Palestra: Inteligência Artificial – Educação e futuros sociodigitais
maio 28@14:00

Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.

A palestra  faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.

Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

maio
30
qui
Oficina: ‘Escritas de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro’
maio 30@15:00 – 17:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), promove, do dia 2 de maio até 19 de setembro, a oficina de Leitura Escritas de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro. Os encontros ocorrem quinzenalmente, nas quintas-feiras das 15h às 17h, no bloco A do CFH. Para participar das oficinas é necessário realizar as inscrições enviando um e-mail para: atendimentoinstitutokadila@gmail.com, informando o nome completo, CPF e um telefone para contato, até 1 de maio. Os participantes têm direito a certificado de 42 horas.

Os encontros tem como intuito conhecer mais profundamente as vozes das mulheres que fizeram ecoar, nos desdobramentos espaço-temporais do Atlântico Negro, as suas experiências, as dores e alegrias do seu percurso. A proposta é fazer a leitura de escritoras africanas, afro-brasileiras, caribenhas e afro-estadunidenses, para ouvir e compreender o que disseram, seu testemunho histórico e sua criação literária.

Sobre o instituto

O Instituto Kadila reúne um grupo de professores e pesquisadores da UFSC e colaboradores de outras universidades nacionais e estrangeiras, cujo interesse comum é a área de estudos africanos e das diásporas. Participam ainda da equipe, pesquisadoras em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O Instituto conta com a parceria de vários laboratórios e núcleos vinculados aos diferentes centros da UFSC.

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do Instituto Kadila.

jun
3
seg
Roda de Conversa na horta do Neamb
jun 3@10:00

O Núcleo de Estudo em Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 3 de junho, às 10h, uma roda de conversa sobre a greve e manejo agroecológicos na horta do Neamb, com a participação do professor Paulo Horta, coordenador do projeto de extensão Mãos à Horta. A atividade irá ocorrer na praça do Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.

Mais informações no Instagram do NEAmb.

jun
5
qua
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
jun 5@8:00 – jun 7@18:00
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil @ Centro de Cultura e Eventos da UFSC - Auditório Garapuvu

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, de 5 a 7 de junho, o X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e o VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação. As atividades serão realizadas no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do campus Trindade, das 8h às 18h.

O seminário é voltado para estudantes do ensino superior e professores da rede de ensino pública e privada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 40h de participação.

A programação inclui conferências, mesas-redondas, simpósios, exposição de pôsteres, oficinas, sessão de lançamentos e autógrafos. Nas atividades, estarão presentes pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário. O objetivo do evento é congregar professores de educação básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária – LITERALISE (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC) e do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia.

Mais informações no site do LITERALISE, no Facebook e no Instagram

Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville
jun 5@19:00 – 21:00
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.

A palestra  será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).

Para assistir à palestra, acesse aqui.

Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com

Webinar: Cultura Inclusiva nas Organizações
jun 5@19:00

O projeto de extensão Conexões Inclusivas, vinculado ao Linc Social e coordenado pela professora Karina Roglio, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC promove, no dia 5 de junho, às 19h, um webinar gratuito intitulado "Cultura Inclusiva nas Organizações: Experiências e Tendências".O projeto de extensão Conexões Inclusivas, vinculado ao Linc Social e coordenado pela professora Karina Roglio, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC promove, no dia 5 de junho, às 19h, um webinar gratuito intitulado “Cultura Inclusiva nas Organizações: Experiências e Tendências”.

Será uma roda de conversa, com duas pessoas com deficiência, Luane Vargas, psicóloga graduada pela UFSC, e Rafael Bonfim, consultor e palestrante em diversidade e inclusão. Durante o encontro, Luane e Rafael compartilharão histórias de vida e experiências de inclusão na sociedade e nas organizações, proporcionando uma visão única e valiosa do ponto de vista das pessoas com deficiência. Dentre as questões centrais para que a pessoa com deficiência possua autonomia e participação social estão o acesso à educação e a sua inserção no mercado de trabalho.

Inscrições deverão ser feitas por meio da plataforma Sympla. Participantes inscritos receberão Certificado de Horas Complementares. As informações para participar do webinar serão divulgadas após a inscrição.

Saiba mais no perfil do Instagram do Linc Social UFSC.

jun
6
qui
Palestra ‘Eventos extremos no contexto das mudanças climáticas’
jun 6@10:00 – 12:00
Palestra 'Eventos extremos no contexto das mudanças climáticas' @ Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)

A professora Regina Rodrigues, do departamento de Oceanografia Física da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrará a palestra “Eventos Extremos no Contexto das Mudanças Climáticas” nesta quinta-feira, 6 de junho, às 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).  A atividade é aberta ao público.

Universidade em Debate: Evasão Estudantil
jun 6@19:00 – 21:00
Universidade em Debate: Evasão Estudantil

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema ‘Evasão Estudantil‘ nesta quinta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento será transmitido on-line pelo canal do YouTube do INPEAU. O debate terá a participação dos professores Andressa Pacheco e Sandro Monsueto, com mediação da professora Fernanda Cristina da Silva.

Para assistir, acesse aqui.

Mais informações na página do INPEAU ou pelo e-mail inpeau@contato.ufsc.br

Curso ‘Comunicação Eficiente’
jun 6@19:30 – 21:30
Curso 'Comunicação Eficiente'

A Empresa Júnior de Fonoaudiologia da da Universidade Federal de Santa Catarina (Qualifon JR/UFSC) promove o curso on-line de Comunicação Eficiente no dia 06 de junho, às 19h30. A atividade é aberta a todos e as inscrições custam R$ 55.
As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line até 05 de junho. Acesse aqui. Será fornecido certificado de 2h de participação.

O objetivo da capacitação é desenvolver ou aprimorar habilidades de comunicação. O curso será via Google Meet com duração média de 1 hora e 30 minutos. Serão abordados os seguintes temas: Oratória, Expressividade (entonação, pausa, ênfase, contato visual e gestos/postura corporal), Nervosismo, Dicção e Comunicação Não Violenta. Também será enviado aos participantes um material de apoio sobre o conteúdo.

Mais informações com Sara Manoá pelo telefone (73) 98834-4066 ou e-mail  saramanoa@qualifonjr.com

jun
7
sex
Conferência internacional sobre migração e desigualdades
jun 7 – jun 8 dia inteiro

Pesquisadores e estudantes da área de Psicologia, Educação, Sociologia, Economia, Ciência Política, História, entre outros, irão discutir temas como migração, desigualdade, discriminação, educação de cidadãos, durante evento internacional, na Grécia, que tem o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 2ª edição do  International Conference Political and Economic Self-Constitution: Migration, Inequalities and Discrimination ocorre em 7 e 8 de junho, na Universidade do Peloponeso, na Grécia, mas terá também transmissão online. A conferência é co-organizada por parceiros de 15 países, incluindo o Brasil, via projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC.

As inscrições estão abertas. Outras informações no site do evento.

Exposição no Centro de Cultura e Eventos
jun 7@7:00 – jul 7@19:00

A exposição Você não pode me assustar mais do que o espelho está aberta para visitação no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, até o dia 7 de julho de 2024. O trabalho da poetisa e artista visual Suelen Vieira nasceu “através de um mergulho nos itans (contos africanos) que trazem os espelhos como objeto magístico de importância”.

A exposição traz pinturas, quadros, colagens e experimentações. Com técnicas variadas e utilizando-se de materiais reciclados, a artista traz obras que misturam a fluidez da aquarela com muitas camadas de tinta acrílica. Nascida em Ceilândia, periferia do Distrito Federal, Suelen reside em Florianópolis desde 2019. Atualmente é colaboradora da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.

> Leia a notícia completa no site da SeCArtE.

Conferência de Mobilidade Elétrica
jun 7@8:00 – 17:00

O Centro de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo e Tecnologia (InPETU Hub) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza a Primeira Conferência UFSC de Mobilidade Elétrica.

O objetivo é debater problemas e soluções inovadoras de hardware e software para a Mobilidade Elétrica e potencializar a participação de atores estratégicos do ecossistema de inovação da região.

O evento ocorrerá em 7 de junho, das 8h às 17h, no Auditório do Laboratório Fotovoltaica/UFSC, localizado no centro comercial Sapiens Parque, em Florianópolis.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por este formulário. São 70 vagas e haverá emissão de certificado de 8 horas.

Programação completa e mais informações disponíveis no site do InPETU Hub.

jun
10
seg
Oficina de Leitura Crítica: Retórica, de Aristóteles
jun 10@19:00

O projeto de extensão Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad) organiza a ‘Oficina de Leitura Crítica: Retórica, de Aristóteles’.  O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento será online e tem início nesta segunda-feira, 10 de junho, às 19h, com a live de abertura sendo realizada no YouTube da Biblioteca Universitária da Udesc.

Os demais encontros virtuais acontecem nos dias 11, 18 e 25 de junho, pela plataforma Microsoft Teams, das 19h às 20h30. As inscrições são gratuitas, abertas a toda comunidade e podem ser realizadas pelo formulário neste link. Será emitido certificado de 8h pela participação.

O evento propõe uma reflexão sobre a arte de convencer e informar o público pelo uso articulado da palavra. As oficinas serão ministradas pelo professor José Claudio Morelli Matos.

 

Mais informações no Instagram da CIDAD.

jun
12
qua
Ética em Inteligência Artificial
jun 12@14:00 – 16:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia na quarta-feira, 12 de junho, a palestra Tudo o que você precisa saber sobre ética em inteligência artificial e tecnologias digitais: Do chat-GPT às implicações éticas em saúde pública. O evento será realizado, das 14h às 16h, no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Sáude (CCS), no campus da Trindade, em Florianópolis.

O palestrante será o professor Bryn Williams-Jones, bioeticista e diretor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Montréal, no Canadá, editor-chefe do Canadian Journal of Bioethics e co-diretor do Observatório Internacional sobre os Impactos Sociais da IA e das Tecnologias Digitais.

O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva (Nupebisc), pelos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), Enfermagem (PEN) e Farmárcia (PGFar).

A palestra é gratuita, e as inscrições para obtenção de certificado podem ser feitas no endereço https://forms.gle/sn3GD9DywQJ4AD7y5.

jun
13
qui
Conversa com Roberto Menescal
jun 13@15:00 – 17:00

Roberto Menescal, hoje aos 86 anos, virá a Florianópolis para um show com Leila Pinheiro, em homenagem à Bossa Nova. (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio da Secretaria de Cultura Arte e Esporte (SeCArtE), trará o músico carioca Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova, para uma roda de conversa, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo na quinta-feira, 13 de junho, às 15h.

A participação é gratuita, aberta e não é necessário inscrever-se. Durante o evento, o músico fará uma conversa descontraída com a comunidade, e responderá às perguntas dos participantes. 

Aos 86 anos, Roberto Menescal segue como um dos principais compositores da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o mar”, “Ah, se eu pudesse”, “Rio”, entre outras. 

Segundo a secretária de Cultura, Arte e Esporte, Eliane Debus, a expectativa é trazer para a comunidade universitária da UFSC e de toda a cidade um pouco da experiência musical e histórias de uma expressão artística verdadeiramente brasileira. “Menescal é um dos maiores músicos brasileiros, memória viva de um movimento. Estamos muito felizes que ele possa vir falar à comunidade sobre sua carreira e sua arte,” salienta. 

Menescal virá a Florianópolis para apresentar, também na UFSC, o show Bossa Nova 65 Anos, com Leila Pinheiro e quarteto de músicos, como parte de 4ª Mostra de Violão Anabá.

Saiba mais no instagram do evento.

 

Oficina: ‘Escritas de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro’
jun 13@15:00 – 17:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), promove, do dia 2 de maio até 19 de setembro, a oficina de Leitura Escritas de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro. Os encontros ocorrem quinzenalmente, nas quintas-feiras das 15h às 17h, no bloco A do CFH. Para participar das oficinas é necessário realizar as inscrições enviando um e-mail para: atendimentoinstitutokadila@gmail.com, informando o nome completo, CPF e um telefone para contato, até 1 de maio. Os participantes têm direito a certificado de 42 horas.

Os encontros tem como intuito conhecer mais profundamente as vozes das mulheres que fizeram ecoar, nos desdobramentos espaço-temporais do Atlântico Negro, as suas experiências, as dores e alegrias do seu percurso. A proposta é fazer a leitura de escritoras africanas, afro-brasileiras, caribenhas e afro-estadunidenses, para ouvir e compreender o que disseram, seu testemunho histórico e sua criação literária.

Sobre o instituto

O Instituto Kadila reúne um grupo de professores e pesquisadores da UFSC e colaboradores de outras universidades nacionais e estrangeiras, cujo interesse comum é a área de estudos africanos e das diásporas. Participam ainda da equipe, pesquisadoras em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O Instituto conta com a parceria de vários laboratórios e núcleos vinculados aos diferentes centros da UFSC.

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do Instituto Kadila.

jun
14
sex
Bossa Nova 65 anos: Roberto Menescal, Leila Pinheiro e Quarteto
jun 14@19:00 – 21:00

A UFSC sediará a quarta edição da Mostra de Violão Anabá, que tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArTE) e traz, na sexta-feira, 14 de junho, a partir das 19h, o show Bossa Nova 65 Anos, com Roberto Menescal, Leila Pinheiro & Quarteto. O show ocorre no palco do Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis. 

O show já foi apresentado em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus. A celebração da bossa continuará ao longo de 2024, com uma apresentação também prevista para o Rock in Rio. Revisitando clássicos como Samba de Verão, Desafinado e Primavera, Menescal e Leila Pinheiro celebram o legado e a leveza da Bossa Nova, acompanhados dos músicos Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta).  Os músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital promovem uma participação especial na abertura do espetáculo. 

Serão disponibilizados 100 ingressos cortesia para estudantes, por ordem de chegada, no balcão de informações do Centro de Cultura e Eventos, em data a ser anunciada pela SeCArtE. Cada aluno terá direito a um ingresso cortesia mediante a apresentação do atestado de matrícula referente ao semestre 24.1, impresso e documento oficial com foto. Não serão entregues ingressos com documentação de terceiros.

Sobre a Mostra de Violão Anabá

Realizada desde 2022, a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Em sua quarta edição, a Mostra tem o objetivo de arrecadar recursos para um fundo financeiro, destinado à construção de uma futura sala multiartes na Escola Anabá, em Florianópolis.

Os ingressos estão à venda no site. Mais informações no Instagram da Mostra.

jun
18
ter
Webinário: Doutorado no Exterior
jun 18@16:00
Webinário: Doutorado no Exterior @ Online

O evento online organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro)  tem participação do pesquisador Vitor Pereira Vaz, doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Université du Québec à Montréal (UQAM), além de outros pesquisadores, e discutirá diversas perspectivas relacionadas ao doutorado no exterior, explorando modalidades como doutorado pleno, sanduíche e dupla-titulação.

Os palestrantes compartilharão suas experiências sobre o surgimento de oportunidades, seleção de instituições de ensino e obtenção de financiamento. Além disso, abordarão aspectos profissionais, como colaborações acadêmicas e publicações, e aspectos culturais, como adaptação a novos ambientes e enriquecimento pessoal. O evento será moderado por Brenda Ferreira, graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outros palestrantes confirmados são Yan Ranny Machado Gomes, doutorando em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Debora Yumi de Oliveira, pós-doutoranda no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Irvine (UCI).

Mais informações no site.