O Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 promove, nesta quarta-feira, 31 de julho, a Marcha Contra o Fim do Mundo. A atividade ocorre no Centro de Florianópolis. A concentração está prevista para as 16h, no Largo da Alfândega, em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN) e próximo ao Mercado Público de Florianópolis. O início do trajeto será às 18h30 e a marcha percorrerá um total de 2,5 km.
Os pontos específicos do encontro abordarão os três eixos temáticos do seminário: anticolonialismo (Catedral da Praça XV), antifascismo (Largo da Alfândega) e justiça climática (Banco do Brasil na Rua Tenente Silveira).
O objetivo da marcha é celebrar as conquistas alcançadas, ouvir as participantes do evento e fortalecer as lutas feminista, anticapitalista e antirracista. A participação é aberta ao público e não requer inscrição prévia.
O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.
A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.
O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.
A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?
A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.
O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens, transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.
O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.
A aula magna terá certificado de quatro horas.
Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.
O Departamento de Geociências, o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Centro Acadêmico Livre de Geografia (Caligeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula magna de Geografia, com tema Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil, na quarta-feira, 2 de outubro, às 19h. O evento será ministrado pela professora Ana Carolina Baceyro, da Universidad Nacional de Cuyo (Uncuyo), da Argentina, e ocorre no auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Não há necessidade de inscrição para participar.
Mais informações pelo email lindberg.junior@ufsc.com.br.
O Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a VIII Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses, com o tema Spaces, Places and Psychogeographies of Ireland. O evento ocorre de 5 e 6 de novembro, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 6 de novembro. Os participantes têm direito a um certificado de participação de 12 horas. Os interessados podem se inscrever através de formulário.
No dia 5, as atividades ocorrerão das 14h às 18h, com a exibição de um longa-metragem de Alan Gilsenan e uma sessão de escuta da peça Controle Manual, de Stacey Gregg, traduzida e adaptada por Alinne Fernandes, com encenação de Jéssica Soares Lopes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI), e Guilherme Eing, graduando de Letras – Inglês. Haverá também lançamentos de livros resultantes de pesquisas do NEI, incluindo traduções de peças teatrais.
No dia 6, o evento incluirá palestras de pesquisadores da Irlanda e uma entrevista com a escritora Lucy Caldwell. Haverá apresentações de mestrandos e doutorandos da UFSC, membros do NEI.
O Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a VIII Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses, com o tema Spaces, Places and Psychogeographies of Ireland. O evento ocorre de 5 e 6 de novembro, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 6 de novembro. Os participantes têm direito a um certificado de participação de 12 horas. Os interessados podem se inscrever através de formulário.
No dia 5, as atividades ocorrerão das 14h às 18h, com a exibição de um longa-metragem de Alan Gilsenan e uma sessão de escuta da peça Controle Manual, de Stacey Gregg, traduzida e adaptada por Alinne Fernandes, com encenação de Jéssica Soares Lopes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI), e Guilherme Eing, graduando de Letras – Inglês. Haverá também lançamentos de livros resultantes de pesquisas do NEI, incluindo traduções de peças teatrais.
No dia 6, o evento incluirá palestras de pesquisadores da Irlanda e uma entrevista com a escritora Lucy Caldwell. Haverá apresentações de mestrandos e doutorandos da UFSC, membros do NEI.
O Instituto Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IMDH/UFSC), junto ao Coletivo Catarinense Derlei de Luca e a outras organizações, realiza a Caminhada Memória, Verdade e Justiça em 1° de abril, das 16h às 18h, com início em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no Centro de Florianópolis. O ato público marca os 61 anos do golpe cívico-militar no Brasil.
O IMDH foi oficialmente criado na UFSC em 2 de março de 2020, tendo como finalidades a construção de um acervo e a realização de atividades de educação, pesquisa, promoção e observação sobre Direitos Humanos. Administrativamente, o Instituto está vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.
Para mais informações sobre o evento, acesse o linktree do IMDH.
O UFSC Alt Protein Project (UFSC APP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizam a II Conferência Sobre Proteínas Alternativas & II Jornada de Carne Cultivada de 12 a 14 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da UFSC, em Florianópolis.
Espera-se a participação de 250 a 300 pessoas, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores de destaque e profissionais da indústria. A programação científica irá abordar os principais aspectos de inovação dos setores plant-based, de carne cultivada e fermentação. O evento contará com palestrantes de renome nacional e internacional, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, além de proporcionar interação com indústrias e empresas da área.
“Será uma ótima oportunidade para interação e troca de experiências, possibilitando a formação de parcerias voltadas ao desenvolvimento de um sistema alimentar mais sustentável”, afirmam os organizadores.
As inscrições podem ser realizadas no site do evento. A taxa varia de R$ 100 a R$ 1.200, de acordo com o perfil do participante.
Sobre a Conferência e a Jornada
A Conferência Sobre Proteínas Alternativas (Conference on Alternative Proteins – COAP) é um evento científico organizado pelos grupos universitários Alt Protein Project (APP), parte de um movimento estudantil global criado pelo Good Food Institute (GFI) para capacitar estudantes a liderar suas universidades na transformação do sistema alimentar. A COAP tem como objetivo promover a integração entre universidades e indústrias, destacando as principais inovações do setor.
O evento tem três eixos centrais: análogos de proteína à base de plantas, carne cultivada e fermentação. As discussões abordam ciência, tecnologia e mercado. A primeira edição, organizada pelos APPs da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em julho de 2024, reuniu cerca de 150 participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais, fortalecendo o diálogo entre academia e indústria em prol de soluções alimentares mais sustentáveis, afirmam os realizadores.
A Jornada de Carne Cultivada (Cultured Meat Workshop – JCC) é o primeiro evento no Brasil dedicado ao tema, organizado pela Embrapa Suínos e Aves. A primeira edição ocorreu em agosto de 2022, em Concórdia (SC), com aproximadamente 200 participantes, apresentando as perspectivas de diversos setores, como a indústria de alimentos, a Sociedade Vegetariana Brasileira, pesquisadores da área, institutos de ciência e tecnologia, além de indústrias de insumos e equipamentos. O evento também abordou discussões sobre regulamentação futura e as tendências de consumo.
Mais informações no site da COAP e nas páginas do Instagram @coap2025 e @jcc.2025.