Calendário de Eventos UFSC

fev
19
seg
Exposição ‘Aves da UFSC’
fev 19 – mar 29 dia inteiro

exposição BU aves da UFSC

A Biblioteca Central da UFSC recebe, no Espaço Expositivo Salão Circulação, a exposição Aves da UFSC, do fotógrafo Lauro Cesar Voltolini de Almeida. A exposição ocorre de 19 de fevereiro a 29 de março.

O artista Lauro Cesar Voltolini de Almeida é formado em história e criador do perfil Aves da UFSC no Instagram. Seu intuito é registrar as aves que podem ser encontradas dentro da Universidade Federal de Santa Catarina e deixar um pequeno relato dos desafios de fotografá-las.

Saiba mais no Instagram @aves.daufsc

Realização: BU Exposições

Exposição ‘Onde voam os vaga-lumes’
fev 19 – mar 29 dia inteiro

A Biblioteca Central da UFSC recebe de 19 de fevereiro a 29 de março, no Hall do Auditório, a exposição Onde voam os vaga-lumes: desenho a lápis, aquarela e aguadas de nanquim de MC Coelho, do artista Mário Coelho.

A exposição tem como objeto apresentar os quadros como as páginas de um livro, contando uma história dividida em cinco capítulos. As imagens que podem resumir esta história numa possível sequência mostram o burburinho das águas, uma flor comum, o coração da mata, um espinheiro ao entardecer, e a chegada dos vaga-lumes.

As técnicas utilizadas foram de desenho com lápis aquarelável, aguado com nanquim. As obras são, na maior parte, do início do ano 2021, desenhadas com o artista sozinho, no meio da vegetação do Sertão do Córrego Grande. Segundo Mário Coelho, “foi um lugar contemplativo que permitiu muita reflexão”.

Mais informações no site da Biblioteca.

ago
5
seg
Exposição ‘Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel’
ago 5@7:30 – set 27@22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.

A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.

Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.

A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.

Para mais informações, acesse o site.