Calendário de Eventos UFSC

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12
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Inauguração do calendário da Sociedade de Debates da UFSC
mar 12@18:30 – 20:00

A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina (SdDUFSC) promove na terça-feira, 12 de março, das 18h30 às 20h, seu debate inaugural no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Com o tema Esta Casa se opõe à norma de que o amor romântico deve ser a principal fonte de satisfação na vida de uma pessoa, o evento dá direito a certificado de duas horas e tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação. 

De acordo com os organizadores, esta atividade inicial é uma oportunidade para “testemunhar o modelo Parlamentar Britânico, o mesmo utilizado em competições de renome nacional, onde nossos debatedores representam com orgulho a Universidade”. A SdDUFSC integra um projeto de extensão que organiza e promove ações relacionadas à prática da argumentação, como debates-treino, torneios e capacitações. Desde sua criação, em 2014, o grupo fomenta a prática do debate competitivo sobre os mais diversos temas (política, religião, moral, ética, etc.), com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal dos participantes e estimular o pensamento crítico.

O grupo realizará também um processo seletivo para busca novos talentos. As inscrições estarão abertas de 12 a 20 de março.

Para mais informações, acesse o perfil no Instagram da Sociedade de Debates.

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com