Calendário de Eventos UFSC

abr
11
qui
45 anos do JOR: As transformações do mundo do trabalho
abr 11@9:00 – 12:00

Em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, o Departamento, o curso e o Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o Debates 45 anos do JOR: As transformações do mundo do trabalho. O evento ocorre  nesta quinta-feira, 11 de abril, às 9h, no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus Trindade. 

O debate terá a participação de Celso Vicenzi, Fábio Bispo, Sérgio Murillo e Valmor Fritsch, jornalistas com trajetórias sindicais. O objetivo do encontro é promover uma discussão sobre a carreira jornalística, as mudanças ao longo das últimas décadas, o papel dos sindicatos nas lutas históricas da categoria em Santa Catarina e no Brasil e as perspectivas para a profissão. O evento é gratuito e aberto a todos. 

abr
27
sáb
Lançamento do livro ‘Que sabia ela de ser filósofa’
abr 27@15:00 – 18:00

A professora do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil/UFSC), Janyne Sattler, lançará seu novo livro Que sabia ela de ser filósofa neste sábado, 27 de abril, às 15h. O lançamento será na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, e integra a programação do I Encontro Regional Sul do Mulherio das Letras.

O livro foi publicado pela Folha Editora e tem o prefácio escrito por Clair Castilhos, professora aposentada do departamento de Saúde Pública da UFSC.

Mais informações sobre o livro na página da editora.

set
13
sex
Palestra: História da Inteligência Artificial
set 13@20:00

 O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra História da Inteligência Artificial (IA) nesta sexta-feira, 13 de setembroàs 20h. O evento, que ocorre no Planetário da UFSC (campus da Trindade, Florianópolis), é gratuito e aberto a todos.

O objetivo da palestra é mostrar as evoluções significativas e expectativas frustradas ao longo da trajetória da IA. Também serão abordadas as questões filosóficas que surgem com essa tecnologia.

Mais informações no site e no Facebook do GEA.

set
20
sex
Cine Buñuel: Café de los Maestros (2008)
set 20@19:00

Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.

Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.

Sobre o projeto

O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.