Calendário de Eventos UFSC

maio
7
ter
Palestra ‘Infâncias, Imagem e Pesquisa’
maio 7@10:00 – 17:00

A palestra “Infâncias, Imagem e Pesquisa”, ministrada pela professora Wendy Luttrell, da City University of New York, ocorre no dia 7 de maio, terça-feira, às 10h, no auditório do Bloco Amarelo, no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart/Udesc). No mesmo dia, às 14h30, ocorre uma roda de conversa com a pesquisadora, na sala Básica 1, do Bloco Amarelo (térreo). As atividades são gratuitas e abertas a todos.

O evento é promovido pelo Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/CED/UFSC), com apoio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC). A palestra abre o Ciclo de Encontros que irá celebrar os 25 anos de criação do NICA.

Sobre a palestrante

Wendy Luttrell é professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Sociologia da City University of New York e autora de diversos livros sobre pesquisas qualitativas comprometidas com a justiça social, principalmente no campo da educação, e perspectivas críticas nos estudos da infância.

Mais informações por e-mail, com as coordenadoras do NICA: gilkagirardello@gmail.com (Gilka Girardello) e
fantin.monica@gmail.com (Mônica Fantin).

clique para ampliar

 

* Notícia editada em 6 de maio, às 10:02, para alteração de local do evento, a pedido da organização

ago
30
sex
Espetáculo ‘Espalhar a pólvora para colher o fogo’
ago 30@19:00 – 21:00

O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.

Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.

set
9
seg
Apresentação do projeto de intercâmbio BRAFITEC
set 9@11:00 – 12:00

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PosENQ) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC) promovem um evento especial de divulgação do projeto de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), que ocorre entre a UFSC e o Grupo Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (INSA), da França.

O projeto é parte do Programa CAPES/BRAFITEC e visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores das áreas de Engenharia do Brasil e da França, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis. Estudantes de engenharia da UFSC, incluindo Engenharia Química, Engenharia de Materiais, entre outras carreiras de engenharia, são convidados a participar.

O evento ocorrerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 11h no Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, campus de Florianópolis. A exibição será em formato híbrido, presencial e remotamente por meio deste link.

O objetivo é apresentar as oportunidades dentro do Grupo INSA, incluindo a possibilidade de dupla diplomação oferecida aos estudantes participantes, permitindo a obtenção de diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na França. Além disso, haverá espaço para discussão aberta sobre as perspectivas de intercâmbio e colaboração acadêmica com professores e pesquisadores do Grupo INSA da França, como Jarir Mahfoud, Georg Koval, e Eric Florentin.

set
17
ter
Redes sociais e formulação de políticas públicas educacionais
set 17@14:00

Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático, do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam no dia 17 de setembro a palestra on-line O papel das redes sociais da internet na formulação de políticas públicas educacionais: uma análise sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, com a professora Priscila Costa Santos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento terá transmissão pelo canal do grupo Repercute no Youtube a partir das 14h. Para participar, é necessária inscrição neste linkOs participantes têm direito a certificado de 3 horas.

O evento faz parte do sexto seminário do ciclo Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios. A atividade contará com a mediação da professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, também da PUC-SP. 

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

set
25
qua
Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.