Projeto 12:30 inicia o ano com duas apresentações

28/02/2010 13:40

Eliana Taulois participa do Acústico

Eliana Taulois participa do Acústico

Quinta, 4/3

Projeto 12:30 Acústico com Eliana Taulois

O Projeto 12:30 Acústico inicia as apresentações deste ano na quinta-feira, dia 4, com Eliana Taulois e Banda. O show tem início às 12h30, no Teatro da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade.

Eliana Taulois volta aos palcos mesclando composições próprias com músicas brasileiras e enfatizando novos arranjos, dando origem ao show Original, nome também do próximo lançamento da cantora e compositora catarinense.

Saiba mais sobre os músicos:

Eliana Taulois é a autora do hino das Olimpíadas do Colégio de

Aplicação da UFSC e está fazendo a trilha sonora de um documentário sobre o colégio. O projeto tem direção de Zeca Pires, diretor do Departamento Artístico Cultural da UFSC.

Eliana Taulois participou de shows pelo Brasil com Jorge Mautner,

fez uma temporada de três meses na Bahia com ele, tocou com Luiz Henrique Rosa, com Érico, com o grupo Capuchon. Participou de um show da ONU em homenagem aos direitos humanos no MAM do Rio de Janeiro, com Jards Macalé, Gal Costa,

Chico Buarque , MPB 4, Edu Lobo e Caetano Veloso, entre outros.

Em 2009 foi classificada para o Festival da Música e da Integração Catarinense, uma das melhores vitrines da música catarinense. Tem atualmente um trabalho eclético, com uma raiz brasileira inconfundível, associando samba-funk, rock aliado e folclore da terra.

O tecladista Ryoolq Chenlin, que é também produtor e compositor catarinense, faz da música sua fonte de inspiração. Em seus 19 anos de experiência em palcos e estúdios do Brasil, tem como seu ponto forte a fusão do vintage com a praticidade da tecnologia digital.

Emerson Fortes é baixista catarinense, graduado em Música pela Udesc. Foi o baixista destaque da Trama Virtual, e em 2008 conquistou com a banda Felixfônica o prêmio do Projeto Pixinguinha, gravando mais um CD no seu vasto currículo.

Luiz Fernando Pereira Martins é guitarrista, educador e produtor musical. Destaque em gravações de diversos artistas, tem como característica forte seus solos e levadas marcantes.

Jaques Blasetti, um dos maiores bateristas da atualidade catarinense, muito requisitado para gravações e shows, é eclético e define os ritmos com sua pegada marcante.

Felipe Coelho se apresenta na quarta

Felipe Coelho se apresenta na quarta

Nesta quarta-feira, 03/03, na mesma semana em que começam as aulas do primeiro semestre letivo de 2010 da UFSC, o Projeto 12:30 dá as boas-vindas aos calouros da Universidade e inicia as atividades do ano com o show do compositor e instrumentista Felipe Coelho. A apresentação acontece na Concha Acústica da UFSC às 12h30, é gratuita e aberta à comunidade.

Felipe Coelho apresenta um repertório variado, que inclui o flamenco, a música brasileira e o jazz, e promete mesclar composições próprias e adaptações de músicos consagrados. Já se apresentou em outras edições do Projeto 12:30 e volta aos palcos da UFSC para mostrar sua versatilidade em estilos, além de executar peças difíceis com elevado nível técnico, merecendo elogios do público.

Saiba mais sobre o músico:

Felipe Coelho iniciou o curso de música na Udesc em 1999 e, após um semestre na universidade catarinense, recebeu uma bolsa de estudos para o bacharelado na Universidade do Alabama (EUA), onde se graduou em Jazz Studies em 2003. Posteriormente concluiu ainda o mestrado em Jazz Studies (ênfase em violão e guitarra) na Universidade da Geórgia (EUA). Foi agraciado com alguns prêmios – entre eles o de melhor solista do Alabama State Jazz Festival of Grissom High School, 1998, em Huntsville AL.

Nascido em Florianópolis, Felipe se interessou por música pela primeira vez aos cinco anos, quando descobriu que podia fazer compilações de tapes cassete gravando músicas do rádio. Essa paixão evoluiu rapidamente; aos seis anos tocava violão com o pai, e aos 13 tocava guitarra com sua banda em festas de amigos.

Após ser premiado melhor solista de jazz aos 15 anos em um festival estadual nos Estados Unidos, enquanto era intercambista, recebeu bolsas de estudos para manter-se no país onde adquiriu diplomas de bacharelado e mestrado em Jazz Studies e Arranjo com foco em guitarra. Durante essa época teve conflitos de identidade musical, entre a disciplina da educação jazzisitica e seu foco natural pela musica brasileira e o flamenco. Ao terminar o mestrado aos 23 anos, Felipe passou os dois anos seguintes apresentando-se quase todos os dias no sul dos Estados Unidos com grupos diversos e também de maneira solo, e foi convidado a apresentar-se em cruzeiros internacionais.

O período de nove anos, vivido nos Estados Unidos, deu a ele a oportunidade de escrever composições e arranjos para grupos universitários, desde formações menores até orquestras completas. Teve também contato com grandes nomes, como Kenny Garret, David Sanchez, Arturo Sanduval, Frank Vignola, Gene Bertoncini, Garry Motley, além de compor para diversas companhias de baile flamenco como Perla Flamenca, Fario Gitano, Cuerpo Libre.

Esse período de desenvolvimento permitiu que sua identidade musical fosse formada como uma combinação da sua cultura brasileira, adicionada ao estilo flamenco/cigano que ele considera uma “herança espiritual”, e a música jazzística, dentro da qual foi educado. A constante prática de composição o permitiu encontrar um estilo próprio.

Aos 25 anos lançou seu primeiro disco, obtendo atenção nacional da televisão através do programa Manhattan Conection, que elogiou seu trabalho, e de revistas especializadas, como Guitar Player e Violão Pro. O lançamento do disco foi seguido imediatamente por uma viagem para a Europa, onde Felipe obteve um contrato de performance por seis meses para mostrar seu trabalho em cruzeiros pelo Mediterrâneo, vendendo centenas de discos.

Ganhador do prêmio de produção musical “Elizabete Anderle”, Felipe lançou recentemente seu segundo disco autoral “CataVento” e continua recebendo elogios da crítica nacional. O músico parte em turnê pelo Brasil em agosto deste ano, firmando presença na nova e promissora geração da música instrumental brasileira. Sua identidade musical é consequência de uma nova era na música mundial. O próprio músico a define: “evitando delineações tradicionalistas, ela é voltada para o verdadeiro intercambio entre culturas em busca somente da beleza e do prazer que ainda se pode descobrir na arte de tocar”.

Outras informações sobre o músico: www.myspace.com/felipefcoelho.

Projeto 12:30

O Projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro, nas versões ao ar livre na Concha Acústica e na versão acústico, quinzenalmente, no Teatro da UFSC.

Criado em 1986, foi a partir de 1993 que os shows passaram a ser realizados semanalmente na praça central do campus, a Praça da Cidadania. A cada ano, em cerca de 60 shows, mais de 300 artistas se apresentam para um público estimado em 20 mil pessoas. Em 1999, o Projeto gravou um CD com composições próprias de doze grupos locais e neste ano teve aprovado seu projeto para captação de recursos e gravação de um novo CD. O trabalho deverá privilegiar o formato acústico.

Projeto 12:30 Acústico

Para atender à demanda do público e dos artistas que apreciam um estilo de música mais intimista, foi criado o Projeto 12:30 Acústico. No repertório, versões cantadas com acompanhamento ou apenas instrumentais, apresentações solo ou orquestras de câmara. As apresentações acontecem, quinzenalmente, às quintas-feiras do período letivo, às 12h30, no Teatro da UFSC, e são abertas ao público.

Inscrições Abertas

Artistas interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br. Você pode encontrar mais informações no site www.dac.ufsc.br.

ServiçoO 1:

O QUÊ: Show com o violonista Felipe Coelho

ONDE: Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC

QUANDO: Quarta, 03/03, às 12h30min

QUANTO: Gratuito e aberto ao público

CONTATO: Felipe Coelho: www.myspace.com/felipefcoelho e felipefc@hotmail.com

DAC: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br.

Serviço 2:

O QUÊ: Show Acústico com Eliana Taulois e Banda

ONDE: Projeto 12:30 Acústico no Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont – Florianópolis

QUANDO: Quinta, 04/03, às 12h30min

QUANTO: Gratuito e aberto ao público

CONTATO DAC: (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou ou www.dac.ufsc.br.

Fonte: Stephanie Pereira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SeCArte: UFSC, com materia

VESTIBULAR 2010: UFSC divulga a segunda chamada de calouros e candidatos remanejados para o primeiro semestre

26/02/2010 18:15

O Departamento de Administração Escolar (DAE) da Universidade Federal de Santa Catarina, convoca através do Edital Nº 4 / GD / DAE / 2010 os alunos já matriculados e remanejados para o primeiro semestre para comparecerem à Coordenadoria do Curso respectivo,para a retirada do documento comprobatório de matrícula e iniciar as

aulas no Primeiro semestre letivo de 2010.

Acesse o

Edital nº 4

O Departamento de Administração Escolar também divulgou o Edital nº 5 referente à segunda chamada do Concurso Vestibular 2010. Os candidatos habilitados devem efetivar matrícula de 1 a 5 de março no Campus correspondente à classificação do aluno. No campus de Florianópolis as matrículas devem ser efetivadas no Departamento de Administração Escolar ( DAE) , das 10h às 12h e das 14h às 19h.

Acesse o Edital nº 5

Mais informações: (48) 3721- 6553, 3721- 9331, 3721-9391 e 3721-6554.

Por Alita Diana/jornalista da Agecom/UFSC

Abertas as inscrições para o Grupo de Gestantes ou Casais Grávidos

26/02/2010 18:03

O objetivo principal do projeto é orientar as futuras mães sobre os

períodos da gravidez, do parto e pós-parto.

A presença de um acompanhante é aconselhável, porém não é obrigatória.

Os encontros serão nas quartas-feiras, das 14h às 17h30min. No total, são realizadas oito reuniões, cada uma dividida em três etapas. Na primeira, são realizados exercícios para a conscientização corporal, relaxamento e respiração, como yoga e biodança. Na segunda, é servido um lanche para que as pessoas presentes possam se conhecer melhor.

Já na terceira, o grupo escolhe temas para debate, de acordo com os interesses dos participantes. “Os temas centrais dos debates são aleitamento, cuidados com o bebê, relações do casal, o parto e o pós-parto”, diz Zaira Custódio, psicóloga do HU e uma das coordenadoras do projeto.

Os encontros acontecem na sala de atividades corporais do HU, com exceção do último,que ocorre na maternidade do hospital. Dessa forma, as gestantes podem observar a estrutura do local, como a sala de parto e os berçários. Além disso, é feita uma avaliação de todos os encontros e um amigo secreto entre as mães, com troca de

presentes para os seus futuros filhos.

Data de início: 4/3

Data de término: 29/4/2010

Inscrições: pelo telefone (48) 3721-9145 – Pscicologia do Hospital Universitário da

UfSC

NDI inicia atividades nesta segunda-feira

26/02/2010 17:01

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (0NDI) da UFSC informa que iniciará as atividades com crianças nesta segunda, dia 1º de março. Nos dias 1º e 2 o atendimento será em horário reduzido, tendo em vista características do processo de adaptação e demandas internas, decorrentes da contratação recente dos professores substitutos.

No período matutino as crianças serão atendidas no horário das 7h20min às 10h e no período vespertino das 13h20min às 16h.

No dia 1º, às 10h, para o turno matutino e às 16h para o vespertino – haverá reunião com as famílias, organizadas por grupo. Neste encontro serão feitos os encaminhamentos específicos de cada grupo em relação ao processo de adaptação e entrevistas individuais.

As refeições a serem servidas neste período serão de responsabilidade individual de cada família.

Mais informações com a Coordenação Pedagógica do NDI, no telefone 3721-8922

Pós-Graduação em Ciência da Informação promove palestra sobre o processo de construção da pesquisa

26/02/2010 16:58

A pirâmide humana remetendo à frase de Newton

A pirâmide humana remetendo à frase de Newton

A pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN) deu boas-vindas à nova turma do mestrado com um Seminário de Integração realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Além da apresentação do curso pela coordenadora da pós, professora Lígia Café, assim como o primeiro contato com o corpo docente e futuros orientadores, os novos alunos conheceram os grupos de pesquisa, foram apresentados aos veteranos e aos trabalhos em fase de qualificação.

O destaque do seminário foi a convidada Suzana Pinheiro Machado Mueller, professora da UnB e líder do Grupo de pesquisa Comunicação Científica. Ela proferiu palestra sobre a Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil.

Suzana didaticamente dividiu sua fala em tópicos, sendo o primeiro sobre o problema seminal de se definir o que é ciência da informação. Apresentou diversas definições e como elas foram se transformando, já que há mais de 40 anos tenta-se explicar a disciplina. Qual o cerne da ciência? A interdisciplinaridade é característica inerente a todas as tentativas de explicação, parecendo ser impossível dissocia-la da definição. Árduo o caminho de se firmar e definir uma ciência, Suzana mostrou, através de transparências essa longa trajetória. Além da interdisciplinaridade a tecnologia aparece como outro termo inexoravelmente ligado às reflexões para se definir o que é a ciência da informação.

A característica interdisciplinar confere riqueza e dificuldade à comunicação e formação do profissional. Outro consenso é que é uma ciência social e isto influencia sempre a escolha do tema da pesquisa. A informação é vista como um ato criativo do intelecto e/ ou como uma “commodity”, isto é tendo seu valor comercial na economia de mercado.

O segundo tópico abordado pela palestrante foi a revisão de literatura. Citou Newton (Isaac Newton, físico, matemático,astrônomo inglês – 1643-1727) que teria dito: “Se vi mais longe que os outros, foi porque subi em ombros de gigantes”

(If I have seen further than others, it is because I have stood on the shoulders of giants).

Explicou que se faz a revisão em primeiro lugar para tomar conhecimento do estado da arte em que se encontra a ciência. A segunda revisão é feita em outra etapa para se verificar onde se insere a pesquisa planejada, se há pontos de controvérsias, qual caminho se deve escolher. É necessário para iniciar definir o marco teórico que é a lente para olhar o fenômeno e interpretar os fatos, já que relatar sem interpretar é reportagem e não pesquisa, disse Suzana.

A abordagem que o pesquisador adota vai determinar a metodologia: se quantitativa, qualitativa, ou mista, que é uma tendência atual.

A professora destacou a importância do terceiro tópico: A ética na pesquisa.

Citou vários pesquisadores com destaque para a afirmação que a base da erudição humana coletiva não é a habilidade intelectual ou técnica, é simplesmente honestidade. Suzana destacou que na pesquisa deve-se ter respeito aos respondentes, já que a ciência da informação é ciência social, cuidado para não se manipular os dados e evitar, a qualquer custo, o plágio.

Destacou a diferença entre a fraude (deliberada) e o erro (não voluntário).

O tópico de encerramento foi a necessidade de divulgação .

Explicou que a verdade científica é produto de consenso. A ciência é pública e tem que passar pelo crivo dos pares. O consenso científico se dá pelo julgamento coletivo, no qual necessariamente não se precisa obter unanimidade. A divulgação se dá através da publicação que significa que se obteve a validação necessária.

Os alunos que iniciam a pós têm a obrigação de publicar os resultados das pesquisas para obter seu título. Mas a outra motivação para a publicação é a responsabilidade social, pois deve-se dar retorno das bolsas recebidas à sociedade.

Por Alita Diana/jornalista da Agecom/UFSC

Saiba mais sobre a professora Suzana

Suzana Pinheiro Machado Mueller, professora da UnB e líder do Grupo de pesquisa Comunicação Científica. Ela proferiu palestra sobre a Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. Entre seus temas de atuação na área de Ciência da Informação se destacam: Comunicação Científica, Periódico científico, Metodologia de pesquisa em Ciência da Informação e Profissões da Informação.

É organizadora, dentre outros trabalhos, do livro Métodos de pesquisa para Ciência da Informação, publicado pela editora Thesaurus, em 2007. Foi também organizadora, em parceria, dos volumes: Profissional da informação: espaço de trabalho, publicado também pela editora Thesaurus em 2004 e Os livros são para ler: manual de treinamento e orientação para encarregados de pequenas Bibliotecas Públicas, publicado pelo Instituto Nacional do Livro em 1975.

Informações obtidas a partir do currículo lattes.

Reitoria da UFFS é transferida para Chapecó

26/02/2010 14:09

Homenagem: setores da UFSC contribuíram com a UFFS

Homenagem: setores da UFSC contribuíram com a UFFS

Uma solenidade festiva, apesar do tom de despedida, marcou na manhã desta sexta-feira, dia 26, no Centro de Comunicação e Expressão, o encerramento das atividades do gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no campus da UFSC, em Florianópolis, e sua transferência automática para Chapecó, no oeste de Santa Catarina, onde a nova instituição instalou sua sede, coordenando os campi daquela cidade e os de Erechim e Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná.

O reitor da UFFS, professor Dilvo Ristoff, apresentou o vice-reitor Jaime Giolo e parte dos pró-reitores da universidade, ressaltando a importância da UFSC, tutora da instituição recém-criada, no processo de implantação, que culmina com o início do período letivo, no mês de março. Durante um ano, a estrutura provisória funcionou em salas do Centro Sócio-Econômico, junto ao Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau), até que as instalações de Chapecó ficassem prontas.

Nesse período, a UFFS realizou concursos para a seleção de professores e funcionários e realizou o primeiro vestibular, que aprovou 2.160 alunos para o ano letivo de 2010. Pelo apoio prestado, Ristoff entregou placas de reconhecimento aos diretores do CSE, do Inpeau, da Procuradoria Geral da República junto à UFSC, da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), da Agência de Comunicação (Agecom) e da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (Fepese).

Na presença do reitor da UFSC, Alvaro Prata, e do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, Dilvo Ristoff disse que ao assumir a universidade na fronteira está reencontrando a sua própria história, pois nasceu e viveu até os primeiros anos da adolescência naquela região, que nunca foi contemplada com uma instituição pública de ensino superior. Agora, a UFFS vai perseguir a meta de oferecer 10 mil vagas dentro de quatro anos, contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social de centenas de municípios dos três estados do sul.

Inclusão social – Mesmo entendendo que a construção de uma universidade “é permanente e sempre inconclusa”, Ristoff diz que se sente orgulhoso por ajudar a implantar uma instituição “tão aguardada por tanta gente e por tanto tempo”. Empossado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em 15 de outubro de 2009, ele afirma ter certeza de que as regiões atendidas pela UFFS jamais serão as mesmas, daqui para frente, assim como acontecerá com as outras 13 universidades que o governo federal está criando em todo o país.

Uma prova do caráter transformador desse processo é que 91% dos aprovados no vestibular da UFFS são oriundos de escolas públicas, 79% não realizaram curso pré-vestibular e 51% vêm de famílias com renda de até três salários mínimos. Outro dado relevante é que 87% dos selecionados constituem a primeira geração da família a que pertencem que consegue entrar numa universidade.

Em sua fala, o reitor Alvaro Prata ressaltou que, além de ajudar na implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, a UFSC está cedendo muitos profissionais que vão atuar na consolidação da nova instituição. Paralelamente às 2.160 oferecidas nos cinco campi, cerca de 2 mil vagas foram abertas nas últimos vestibulares na Federal catarinense, incluindo a sede e os campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá. “Estamos fazendo uma revolução em prol da educação”, afirmou Prata, destacando que o que era um sonho há menos de dois anos já é realidade. “Ficamos felizes ao ver os alunos prestes a entrarem nas salas de aula e ao constatar que foram agregadas ao ensino superior áreas de 5 milhões de metros quadrados nos estados do sul”.

Mais informações podem ser obtidas com o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, pelo fone (48) 9963-6587.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Dados sobre investimentos públicos são divulgados em seminário no Centro Sócio-Econômico

26/02/2010 12:56

Prossegue nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, o seminário “Políticas para arranjos produtivos locais: as experiências dos estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil”. A atividade que iniciou na tarde de ontem se realiza no Auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC. O objetivo é a união de dados das pesquisas realizadas nestas três regiões sobre os investimentos públicos na produção regional do País. A coleta de informações resultou de um estudo feito no ano passado por 70 pesquisadores de nove instituições de ensino brasileiras.

Orçada em cerca de um milhão e trezentos reais, a pesquisa contou com financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BNDES), em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (FEPESE), da UFSC. A coleta de dados decorreu de um convênio entre a UFSC, UFPR, Unisinos, Unicamp, UFU, UFF, UFES, UCDB e UCG.

O reitor em exercício da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, participou da mesa de abertura do seminário. Ele destacou a importância do envolvimento de diversas instituições para chegar ao resultado obtido. Também enfatizou o valor da participação da universidade na conquista de uma maior autonomia para o País.

Os dados coletados irão permitir o mapeamento e análise das políticas voltadas para arranjos produtivos locais (APLs) nos estados brasileiros. Proporcionarão também reflexão crítica e a apresentação de propostas para a formulação e aperfeiçoamento das políticas para APLs. O conteúdo de todos os relatórios será reunido em um livro e disponibilizado ao público.

A mesa de abertura do seminário contou com a presença do reitor em exercício, Carlos Alberto Justo da Silva; do superintendente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, Altair Acelon de Melo; do Diretor do Centro Centro Sócio-Econômico, Ricardo José Araújo Oliveira; do chefe do Departamento de Ciências Econômicas, Helton Ricardo Ouriques; do diretor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lauro Luiz de Andrade; do Coordenador da pesquisa, Renato Ramos Campos, e da Assessora do BNDES Helena Lastres,

Mais informações com o professor Renato Ramos Campos, do Departamento de Ciências Econômicas, telefones (48) 3721-6681, 9981-4622, 9163-0260.

Por Mara Paiva / Jornalista da Agecom

Programação de sexta-feira:

Painéis de apresentação da pesquisa (continuação, experiências estaduais

9h – 10h30min: Os Estados de São Paulo e Goiás: (apresentação pelos coordenadores estaduais dos resultados da pesquisa)

Apresentadores: Profª. Drª. Ana Lucia Gonçalves da Silva (Coordenadora estadual da pesquisa – SP)

Prof. Dr. Sérgio Duarte de Castro (Coordenador estadual da pesquisa – GO)

Debatedores: Prof. Dr. Renato Ramos Campos (Coordenador estadual da pesquisa)

Profª. Drª. Cleonice Alexandre Le Bourlegat (Coordenadora estadual da pesquisa – MS)

Coordenador: Prof. Dr. Walter Tadahiro Shima – UFPR

10h45min – 12h15min Os Estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais: (apresentação pelos coordenadores estaduais dos resultados da pesquisa)

Apresentadores: Prof. Dr. Jorge Britto (Coordenador da estadual da pesquisa – RJ)

Profª. Drª. Marisa dos Reis Azevedo Botelho (Coordenadora estadual da pesquisa – MG)

Debatedores: Profª. Drª. Ana Lucia Gonçalves da Silva (Coordenadora estadual da pesquisa – SP)

Profª. Drª. Ana Lúcia Tatsch (Coordenadora estadual da pesquisa – RS)

Coordenadora: Dra. Cristina Lemos – SAR/BNDES

14h – 14h45min Resultados preliminares da inclusão na base de dados GeoBNDES das informações sobre a localização de APLs

Apresentador: Rogério Goulart Plank – BNDES Área de Planejamento

14h45min – 15h45 Desenvolvimento Regional e APLs na perspectiva do BNDES

Apresentadora: Drª. Helena M.M. Lastres –BNDES – Chefe da Secretaria de Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional

Coordenador: Prof. Dr. Renato Campos

16h – 17h A experiência de política para APLs no Brasil

Palestrante: Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato – Coordenador da RedeSist.

17h – 17h30min – Sessão de Encerramento:

Mesa formada por representantes das instituições conveniadas e anfitriãs: BNDES, UFSC, Governo do Estado de SC, Universidades e Governos estaduais presentes ao evento.

Programa para Apoio a Projetos de Extensão abre inscrições a partir desta segunda

26/02/2010 12:31

No período de 1º a 15 de março estão abertas as inscrições para o Programa para Apoio a Projetos de Extensão (PROBOLSA) 2010. Serão disponibilizadas 400 bolsas, das quais 150 destinadas a alunos com cadastro socioeconômico aprovado na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

As bolsas serão liberadas somente após a assinatura do Termo de Compromisso e entrega de documentos dos documentos, cuja relação encontra-se na página do Departamento de Apoio a Projetos de Extensão: www.dpe.ufsc.br.

A bolsa é um auxílio financeiro que a UFSC proporciona a estudantes de graduação visando incentivar a participação no processo de interação entre universidade e sociedade. Visa também intensificar o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem através do envolvimento de professores e alunos em situações concretas de ensino e pesquisa viabilizadas pelas atividades de extensão.

Para pleitear o PROBOLSA o docente tem que pertencer ao quadro de pessoal permanente da universidade e estar no efetivo exercício de suas atividades. É necessário também ser coordenador de projeto (s) de extensão nos requisitos do edital e ter seu projeto devidamente cadastrado no Sistema de Registro de Ações de Extensão (SIRAEX/Notes).

Cada professor poderá inscrever no máximo dois projetos e concorrer a no máximo duas bolsas (uma em cada projeto ou duas em um mesmo projeto), que além de cadastrado no SIRAEX deve ser aprovado pelo respectivo Departamento de Ensino até 14 de março.

A inscrição ao PROBOLSA deverá ser feita online em http://dep.ufsc.br:8080/proextensao seguindo-se as instruções especificadas no edital. O requerente também deve ter o CV Lattes atualizado na base de dados do CNPq até 16 de março, data do início do processo de homologação das inscrições. Os critérios do processo de seleção, acompanhamento e avaliação, também estão explicitados no Edital. O período de participação no programa vai de abril de 2010 a março de 2011.

Acesse o Edital em www.dpe.ufsc.br/arquivos/edital_probolsas_2010.pdf

Cronograma:

– Inscrições: 1º a 15 de março

– Data limite para aprovação do Projeto pelo Colegiado do

Departamento do Coordenador: 14 de março

– Homologação das inscrições: 17 de março

– Qualificação das solicitações pelas Comissões da UFSC

18 a 28 de março

– Divulgação dos contemplados: até 6 de abril

– Assinatura do Termo de Compromisso/ Entrega de

documentos do(s) bolsista(s): Até as 12h do dia 12 de abril

– Preenchimento do Relatório Final: Até 30 de abril de 2011

Mais informações:

Departamento de Projetos de Extensão / Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão. Prédio da Reitoria / 2º andar

Tel: 3721-9021 e 3721-9344

www.dpe.ufsc.br

Por Alita Diana/jornalista da Agecom/UFSC

Psicologia da UFSC promove bate-papo sobre meio ambiente

26/02/2010 12:13

Os cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFSC promovem nas próximas quarta (3/3, às 10h), na Sala Carolina Bori, e quinta (4/3, às 14h), na Sala 301, ambas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, um “Bate-papo sobre Psicologia Ambiental”.

O convidado é José Q. Pinheiro, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente e da Rede de Psicologia Ambiental Latino-Americana (Repala).

Pinheiro também organizou os livros “Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente” e “Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente”. É ainda pesquisador da área de Psicologia Ambiental desde 1996, atuando nos temas relações pessoa-ambiente, comportamento socioespacial, avaliação ambiental, mapas cognitivos, comportamento pró-ambiental, sustentabilidade e perspectiva temporal.

Mais informações pelo fone 3721-8574 / arianekuhnen@gmail.com

Abertas inscrições para apresentação de trabalhos no Fórum Sul de Fotojornalismo

26/02/2010 11:34

No período de 17 a 21 de maio será realizado no campus da Universidade Federal de Santa Catarina o Floripa na Foto – Festival de Fotografia. O evento que reunirá em Florianópolis grandes nomes da fotografia brasileira em palestras, oficinas, workshops, exposições e leituras de portfólio.

Como parte da programação o Departamento de Jornalismo da UFSC realizará no dia 20 de maio, entre 8h30min e 12h30min, o Fórum Sul de Fotojornalismo – Ensino, Pesquisa e Extensão em Fotografia Jornalística nas Universidades do Sul do Brasil. O objetivo é reunir professores, estudantes e pesquisadores que estejam desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão em fotografia jornalística nas universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

As inscrições devem ser feitas até 5 de abril. Para submeter comunicação ao Fórum Sul de Fotojornalismo deve ser enviado trabalho pronto para o e-mail: forum@floripanafoto.com. O resultado das inscrições será publicado dia 30 de abril.

Mais informações no site do evento: www.floripanafoto.com

Ou com os professores Ivan Giacomelli (9162-7979) e Raquel Longhi (9164-5947)

Centro de Desportos abre inscrições para modalidades esportivas

26/02/2010 11:13

A Coordenadoria de Extensão e a Escola Infantil de Esportes do Centro de Desportos da UFSC publicaram o cronograma e as informações necessárias para as matrículas nas modalidades esportivas oferecidas à comunidade no semestre 2010/1. As matrículas para todas as modalidades serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.cds.ufsc.br, link Extensão, por ordem de acesso.

No caso das atividades aquáticas as matrículas iniciam na segunda-feira, 1° de março, e prosseguem até o dia 3. Para as outras modalidades os cadastros devem ser feitos nos dias 2 e 3 de março. O custo varia de R$ 60,00 a R$ 150 o semestre. As atividades serão oferecidas no período de 15 de março a 2 de julho (16 semanas).

Para servidores da UFSC o Centro de Desportos oferece inscrições com o desconto de 50% (benefício não estendido a dependentes). São disponibilizadas três vagas em cada turma com esse desconto.

Entre as modalidades oferecidas estão natação para jovens e adultos, natação para a 3ª idade; hidroginástica para a 3ª idade; condicionamento físico na água; hidro e ginástica para a faixa etária de 35 a 60 anos; capoeira comunitária; musculação; condicionamento físico; yoga e dança popular brasileira: forró pé-de-serra. Veja todas as modalidades.

Mais informações pelo fone: 3721-9925

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Recepção dos calouros terá apresentações artísticas e show de humor

26/02/2010 10:42

Como acontece todos os semestres, o Departamento de Cultura e Eventos da UFSC prepara uma série de atividades, incluindo shows e apresentação circense, para recepcionar os calouros que começam as aulas do dia 1º de março, segunda-feira que vem. Em dois horários – 10h e 19h –, no auditório do Centro de Cultura e Eventos, haverá a recepção dos novos acadêmicos pelo reitor Alvaro Toubes Prata, pelo vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva e pelos pró-reitores e secretários da Universidade.

Na ocasião, será feita a entrega da Agenda UFSC 2010 aos calouros e dos troféus aos melhores classificados no vestibular que se matricularam na instituição. Na seqüência, haverá uma apresentação humorística com o professor Marcão, do curso pré-vestibular da Universidade, e show com a banda 9 de Espada. Antes da solenidade, malabaristas vão se apresentar nas escadarias e no hall do centro cultural.

Os acadêmicos que entrarem na UFSC em 2010 terão o privilégio de iniciar seus cursos no ano do cinquentenário da instituição, criada por ato do presidente Juscelino Kubitscheck em 18 de dezembro de 1960. Nos próximos meses haverá uma ampla programação comemorativa aos 50 anos, incluindo a edição de um livro que conta a história da Universidade e sua inserção na história de Santa Catarina e do Brasil. O primeiro evento da programação foi a entrega da Taça UFSC 50 Anos ao Joinville E. C., vencedor do primeiro turno do Campeonato Catarinense de futebol, no último domingo, dia 21, na Arena Joinville.

Números – Para 2010, a Universidade abriu 6.021 vagas na sede, em Florianópolis, e nos campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá. Desse total, 5.310 (5.308 aprovados e duas vagas suplementares dadas a indígenas, pelo sistema de cotas) correspondem a vagas ocupadas dentro dos requisitos do vestibular.

Há outras 310 vagas não foram ocupadas porque os candidatos não atenderam a pelo menos um dos requisitos mínimos exigidos pela instituição. Elas estão sendo preenchidas até amanhã, dia 25, em 11 cursos em Florianópolis, um em Curitibanos (Ciências Rurais, bacharelado) e um em Araranguá (Tecnologias da Informação e Comunicação, bacharelado). O resultado da reopção sairá sexta-feira e as matrículas dos classificados deverão ser feitas nos dias 4 e 5 de março, no Departamento de Administração Escolar da UFSC.

Dos 5.310 aprovados no vestibular, 3.952 (74,43%) são de Santa Catarina. Na seqüência, pela quantidade de classificados, vêm São Paulo, com 452 (8,51%), Rio Grande do Sul, com 348 (6,55%), e Paraná, com 319 (6,01%). Também foram aprovados candidatos oriundos do Maranhão (3), Paraíba, Pernambuco, Piauí (2 de cada), Acre e Tocantins (1 de cada), além de seis estrangeiros. Considerando os 27 estados e o Distrito Federal, somente não foram selecionados candidatos do Amapá, Roraima e Alagoas.

Mais informações podem ser obtidas na Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), pelo fone (48) 3721-9200, e na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, fone (48) 3721-9276.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Centros Acadêmicos da UFSC preparam recepção aos novos estudantes

26/02/2010 10:34

As entidades estudantis do Centro Sócio-Econômico e do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC planejaram uma série de eventos para recepcionar os novos alunos que ingressam na Universidade. Para tentar repetir o sucesso do semestre passado, seis centros acadêmicos estão novamente integrados para realizar a segunda edição do projeto “Recepção aos Calouros C6”. A proposta, segundo os idealizadores, surge como uma alternativa ao “trote sujo”, buscando a integração dos novos acadêmicos à Universidade. Consideram este modelo de recepção a forma mais apropriada para evitar a exposição dos novos estudantes a atividades vexatórias.

Entre os eventos estão previstos palestras, happy hour, gincana, cervejada e camping, com atividades durante todo o mês de março. Cerca de 500 calouros ingressam neste semestre nos seis cursos que planejaram a “Recepção C6”: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais e Direito.

Segundo o estudante Diego Parente, dirigente do Centro Acadêmico de Administração, o evento busca a integração dos calouros com a UFSC de forma saudável. “A proposta é mostrar ao novo aluno o que ele pode ter além da sala de aula”, acrescenta Diego.

O evento conta com o apoio dos dirigentes de Centro, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e parceiros externos, tais como a Anbev. Serão produzidos cartazes, faixas, panfletos, banners e camisetas para divulgação, com a comercialização de espaços para os patrocinadores. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Mais informações: Diego Parente, Centro Acadêmico de Administração, telefones 3721-9092 ou 8447-3767 ou Cláudio Amante, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, telefone 3721-6032.

Por Paulo Liedtke/ Agecom

Programação:

Quarata-feira, dia 3 de março

– Apresentação do Projeto ´Recepção aos Calouros C6` aos estudantes do Centro Sócio-Econômico.

Local: Auditório do CSE de manhã e à noite, e Sala da turma de RI à tarde.

Horários: 10h10, 16h e 20h20.

– Happy Hour

Local: CSE, em frente ao Assim & Assado.

Horário: 22h.

Turnê nacional do Instrumental RS inicia na próxima quarta-feira na UFSC

26/02/2010 10:16

O trio Pata de Elefante: rock instrumental

O trio Pata de Elefante: rock instrumental

O gaúcho de hoje é urbano, moderno, cosmopolita e traz nas raízes culturais a mistura de etnias italiana, polonesa, alemã, africana, indígena, espanhola, cigana e portuguesa-açoriana, entre outras. O projeto Instrumental RS, com patrocínio do programa Petrobras Cultural e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, foi idealizado para mostrar esse viés e o que está acontecendo hoje no caldeirão do sul do Brasil.

A turnê nacional abre no Centro de Cultura e Eventos da UFSC na próxima quarta-feira, 3 de março. Às 16h haverá workshop com os músicos, na Sala Goiabeira, e às 20h show, no Auditório Garapuvu. A entrada para o espetáculo, apoiado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, é gratuito.

A turnê prevê seis shows em seis cidades brasileiras, em que três importantes e diversos grupos instrumentais de Porto Alegre participam: Pata de Elefante – rock, Quartchêto- raízes regionais e Camerata Brasileira – choro. Em cada uma das cidades os músicos irão ministrar workshop para estudantes, músicos e interessados.

Ao longo da turnê está prevista a gravação de um CD em SMD, com tiragem de três mil cópias. As músicas serão disponibilizadas na internet para uso não comercial. Florianópolis (03/03), Curitiba (05/03), Tatuí (07/03) Rio de Janeiro (09/03), Belo Horizonte (11/03) e Porto Alegre (17/03) são as cidades contempladas.

Diversidade

Índios Charruas e Minuanos, vagabundos do campo, changadores e gaudérios são os antecessores do povo do pampa gaúcho. Com a colonização dos Açorianos, em 1752, a cultura de fora se rende a cultura local, já diversificada com tantas influências. Logo todos fariam parte de um único povo, o gaúcho, cuja maneira de falar chegou de forma impressionante até nossos dias, contagiando também a música, os payadores e a poesia produzida no Rio Grande do Sul.

Na capital, onde a população está ligada tanto ao Brasil quanto aos Estados Livres do Prata – ficção criada para celebrar socialmente a união entre Uruguai, Argentina e sul do Brasil – ouve-se Tom Jobim, Pixinguinha, João Gilberto, Nação Zumbi, Tom Zé e Tropicália, mas também Mercedes Sosa, Astor Piazzolla, Fito Paez, Jorge Drexler, Santórsola e Jorge Velázquez. Na literatura Fernando Pessoa e Jorge Amado dividem as prateleiras das livrarias com Alfonsina Storn e Julio Cortazar. Para o gaúcho os caminhos mais lógicos não são Rio de Janeiro e São Paulo, mas Buenos Aires e Montevidéu, seja pela proximidade geográfica, seja pela identidade cultural.

O Instrumental RS vem para mostrar essa peculiar característica do sul do Brasil, numa viagem de sons, história, cultura, colonização e urbanidade, em sonoridades complexas e que traduzem a ausência de fronteiras culturais que forma o nosso caldo cultural.

Sobre os grupos

Pata de Elefante

O trio se diferencia por fazer rock instrumental com ênfase nas melodias. São “canções instrumentais” que atingem em cheio ao público acostumado a ouvir música com vocal. Gabriel Guedes e Daniel Mossmann se revezam entre guitarra e baixo, imprimindo a dupla sonoridade característica do grupo, sustentada pela bateria de Gustavo Telles.

Formada em 2002, a Pata de Elefante tem dois álbuns lançados, circula nos principais festivais independentes nacionais, já realizou turnês em todas as regiões do Brasil e é considerada pela crítica especializada uma das melhores bandas de rock do país.

No show, o grupo mostra seu rock sem vocais, dançante e explosivo. No fim de 2009 conquistou o VMB (MTV) na categoria Melhor Banda Instrumental e lançou o clipe de “Um olho no fósforo, outro na fagulha”. Está presente na caixa com 16 Cds recém-lançada pelo Rumos Música, do Itaú Cultural, incluindo artistas e grupos do Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile e Brasil.

No Carnaval, dia 14 de fevereiro, a banda se apresentou em Capina Grande, na Paraíba, durante o Encontro da Nova Consciência. O lançamento do terceiro disco está previsto para abril e sairá pelo projeto Álbum Virtual, da Trama e também em formato físico.

Músicos:

Gabriel Guedes – guitarra e baixo

Daniel Mossmann – guitarra e baixo

Gustavo Telles – bateria

Repertório:

Um olho no fósforo, outro na fagulha (Gustavo Telles)

Hey! (Gabriel Guedes)

Soltaram! (Gabriel Guedes)

Isso é o que tenho pra dizer (Gustavo Telles)

Bolero (Daniel Mossmann)

Marta (Daniel Mossmann)

Discografia:

Pata de Elefante – dez/2004 – Monstro Discos

Um olho no fósforo, outro na fagulha -2008 – Monstro Discos

Quartchêto

O grupo Quartchêto, que está conquistando o Brasil

O grupo Quartchêto, que está conquistando o Brasil

O Quartchêto é uma unanimidade e está conquistando o Brasil de Norte a Sul com seu som refinado e harmonioso, que mistura os diversos ritmos da música gaúcha ao jazz, num resultado contemporâneo e universal. A formação inédita que inclui trombone, acordeão, violão e percussão, viaja com refinamento e bom humor por xotes, vanerões, chamamés, chacareras, milongas, rancheiras e bugios.

O grupo aparece como destaque no documentário “O Milagre de Santa Luzia” e também está presente na caixa com 16 Cds que acaba de ser lançada pelo Rumos Música, do Itaú Cultural, incluindo artistas e grupos do Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile e Brasil. Inovador, criativo, diversificado. Assim é o trabalho que o grupo vem produzindo ao longo dos anos. Segundo Hilton Vaccari, violonista e compositor, as músicas surgem de experimentações, ou seja, o grupo se reúne e vai tocando, criando, deixando a música fluir, se misturar.

O som ímpar vem da união do acordeão e do trombone e da mistura de instrumentos com tantas nacionalidades: a percussão da África, o trombone da Alemanha, a gaita da Itália e o violão da Espanha. Muitas apresentações e turnês marcam a carreira do grupo, que percorreu o país através do projeto Natura Musical e que acaba de lançar seu novo CD “Bah”.

Músicos:

Julio Rizzo – trombone

Hilton Vaccari – violão

Luciano Maia – acordeon ou gaita

Ricardo Arenhaldt – percussão

Repertório:

Buricá – Hílton Vaccari e Luciano Maia

Alpargata molhada – Julio Rizzo e Luciano Maia

Polka In four – Hílton Vaccari, Luciano Maia, Julio Rizzo e Ricardo Arenhaldt

Pra onde o Sul nos carregue – Luciano Maia

La Plata – Ricardo Arenhaldt, Luciano Maia e Hílton Vaccari

Galope do Guará – Hílton Vaccari, Julio Rizzo, Luciano Maia e Ricardo Arenhaldt

Discografia:

Quartchêto – 2005

Bah – 2009

Camerata Brasileira

O calendário já marca 8 anos. Somando, dá bem mais, basta contabilizar. Enquanto a maioria dos conjuntos de choro aposta no purismo de uma suposta “originalidade”, os porto-alegrenses da Camerata Brasileira prosseguem com a sua estética sonora inquieta, responsável por dois elogiadíssimos CDs, centenas de shows no Brasil, participação em eventos musicais no exterior e muitos prêmios, entre outros feitos.

Essa proposta criativa, definida por Moysés Lopes, um de seus fundadores, como um “grupo de música instrumental com pés no Brasil e ouvidos no mundo” tem nas origens do estilo apenas a base para um trabalho desafiador, no qual os ramos e frutos são tão fundamentais quanto a raiz. Samba, jazz, baião, maracatu, improvisação, experimentalismo e até psicodelia, além de uma “bossa” quase rock, meio acústica, meio elétrica.

Pixinguinha, Hermeto Paschoal, Garoto, Hamilton de Holanda, Baden-Powell, Ariel Ramirez e Felix Luna, catalisados em releituras surpreendentes para clássicos e contemporâneos, mas também nas composições próprias que estão aí para confundir os rótulos e dar a cara ao tapa, mas sem fugir da briga. Os resultados são imprevisíveis e resgatam a essência do choro, que antes de tudo é um híbrido sem fronteiras.

“Não há como se ignorar que música brasileira tem suas bases na integração das sonoridades de pelo menos três continentes, já que “o samba é made in Brazil, o violão vem da Europa e os tambores são africanos”, salienta Moysés Lopes. Pura provocação, com todo o respeito.

Para 2010 a Camerata Brasileira está organizando sua primeira temporada européia aproveitando que foi selecionada pelo Instituto Cultural Hispânico Brasileiro para realizar uma série de shows na Espanha. A idéia é esticar a turnê por Portugal, França e Dinamarca.

Músicos:

Bruno Alcalde – guitarra

Lucas Kinoshita – bateria

Moysés Lopes – baixo / violão / eletrônicos / administração

Rafael Ferrari – bandolim

Rodrigo Siervo – sax tenor

Repertório:

Noves Fora – Rafael Ferrari

Por Tangos – Moysés Lopes

Cochichado – Moysés Lopes e Rafael Ferrari

Tumaracá – Moysés Lopes e Rafael Ferrari

Discografia:

Deixa Assim – 2005

Noves Fora – 2007

Serviço:

Projeto Instrumental RS

Florianópolis:

Dia 3 de março, 16h – Workshop no Centro de Eventos da UFSC – Sala Goiabeira

20h – Show no Centro de Eventos da UFSC – Auditório Garapuvu – UFSC – Campus Reitor João David Ferreira Lima – Bairro Trindade

Ficha Técnica – Instrumental RS

Produção: Liga Produção Cultural Ltda

Projeto Gráfico: Noz.Art

Direção Artística: Moyses Lopes

Patrocínio: Petrobras Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura

Assessoria de imprensa:

Bebê Baumgarten e Kellen Höehr/ BD Divulgação

(51) 3028.4201 e (51) 8111.8703

Nextel – 7814.2244 – ID 84*39184

bebebaumgarten@terra.com.br

UFSC amplia estudos sobre o futebol

26/02/2010 10:12

O futebol tem sido o tema de muitos trabalhos no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. No dia 5 de março, às 14h, Matias Gódio defende tese de doutorado que trata de dirigentes de futebol tomando como exemplo os clubes Estudiantes, atual campeão da Libertadores, e o Gymnasia, com o título ´Somos Hombres de Platea – A sociedade dos dirigentes e as formas experimentais do poder e da política no futebol profissional na Argentina`.

Essa é a segunda tese sobre futebol defendida recentemente na Antropologia da UFSC. Fernando Bitencourt, depois de uma longa pesquisa junto ao Atlético Paranaense, apresentou ´No reino do quero-quero: corpo e máquina, técnica e ciência em um Centro de Treinamento de Futebol – uma etnografia Ciborgue do mundo vivido` – trabalho julgado excelente.

Ainda no início desse ano, a professora Carmen Rial, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, apresentou em Lisboa, no colóquio Sport and Migration, sua pesquisa sobre a circulação de jogadores brasileiros no exterior, realizada em mais de 10 países. O artigo está acessível em português na internet.

Também na área de Educação Física e da Educação têm sido desenvolvidos trabalhos sobre futebol, o que torna a UFSC um dos principais centros do país a pensar esse esporte.

Mais informações: Carmen Rial / carmensilviarial@gmail.com / (48) 3232-6469

Na Mídia: A Copa e a madeira

26/02/2010 10:08

Sendo o Brasil o país escolhido como sede da Copa-2014 e sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, muitas construções serão necessárias. O país deve preparar infraestrutura e tem a oportunidade de se destacar no cenário mundial, adotando soluções que contemplem funcionalidade, eficiência, beleza e conforto.

Será também um momento importantíssimo para mostrar ao mundo nosso comprometimento com as preocupações e valores ambientais. Considerando a extensão territorial e clima propícios do país ao desenvolvimento de árvores, chamo atenção para a oportunidade de um projeto ambicioso, visando à transformação e aplicação do material madeira em construções. Nesta proposta está a ênfase à utilização de madeiras provenientes de regiões de manejo sustentável, de florestas plantadas.

A madeira é o único material de fonte prontamente renovável. Na análise do seu ciclo de vida fecha o ciclo do carbono, demonstrando perfeito equilíbrio com o meio ambiente. Para a formação do tecido lenhoso, a natureza se encarrega de capturar o carbono da atmosfera, o qual, em composição com a água da umidade do solo absorvida pelas raízes, produz os polímeros que dão origem à madeira.

O Canadian Wood Council indica que produtos em madeira armazenam mais CO2 do que emitem durante o processo de extração, transporte e beneficiamento. Ao se utilizar madeiras de florestas plantadas, contribuímos para minimizar a busca por aquelas da mata nativa.

O Brasil tem enorme potencial para ser produtor de madeira e um grande transformador desse eco-material em bens duráveis. A curto prazo – 2014 e 2016 –, há grande oportunidade para estabelecimento de diretrizes para preparação dessa vitrine para o cenário mundial.

Carlos Alberto Szücs

Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira da UFSC

Fonte: Diário Catarinense

UFSC abre inscrições para curso gratuito em gênero e feminismo

26/02/2010 09:51

Estão abertas até 8 de março as inscrições para o 3º Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. A capacitação será realizada na UFSC, de 12 a 16 de abril. A promoção é do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), ligado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, com apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Serão disponibilizadas 100 vagas.

As aulas serão ministradas por docentes e pesquisadores da UFSC e da Udesc, tendo reservadas vagas para docentes das universidades do Estado de Santa Catarina, para instrumentar a docência e a pesquisa.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a seguinte ordem de prioridade: professores dos ensinos médio e fundamental; representantes de sindicatos; estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação. O resultado da seleção será divulgado no site do IEG: www.ieg.ufsc.br

O curso está organizado em torno de dois eixos. O primeiro objetiva promover a formação e a atuação no campo dos estudos feministas e de gênero através do debate sobre obras pioneiras e algumas das questões principais atualmente em discussão. O segundo visa estimular a criação de Núcleos de Estudos de Gênero nas diversas instituições envolvidas, com vistas à constituição futura de uma Rede de Núcleos que proporcionará o desenvolvimento de atividades compartilhadas para formação de docentes e pesquisa na área.

A ficha de pré-inscrição está no site http://www.ieg.ufsc.br/userfiles/file/Ficha_CCD_2010.doc

Mais informações: www.ieg.ufsc.br / curso2010ieg@gmail.com / 3721-8211

Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul deixa espaço da UFSC

26/02/2010 09:01

A solenidade de encerramento das atividades do gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tutora da instituição, acontece nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, às 10h, no Auditório Henrique da Silva Fontes, térreo do Bloco B, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

“A transferência da reitoria para Chapecó, sede da UFFS, é um momento histórico. Representa uma nova etapa no processo de construção da UFFS. Aos poucos, ainda com muita ajuda da UFSC, mas já com professores e servidores concursados e nomeados, a nova universidade começa a gerir os seus próprios processos”, afirmou o reitor, Dilvo Ristoff.

“O apoio da UFSC, nestes últimos 12 meses”, destaca o reitor, “foi imprescindível para tornar realidade o sonho desta instituição pública, que atenderá regiões até então sem acesso ao ensino superior gratuito”. A cerimônia terá a presença do vice-reitor, Jaime Giolo, dos pró-reitores, equipe da reitoria e professores e servidores técnico-administrativos da UFFS e da UFSC.

O gabinete do reitor se transfere do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau), no Centro Sócio-Econômico da UFSC, para a Rua Getúlio Vargas, no prédio da Engemed, no Centro de Chapecó, a partir de segunda-feira. “A UFFS ainda dependerá do apoio da UFSC nos próximos meses, especialmente na operacionalização das atividades essenciais, mas aos poucos conquistará sua autonomia”, ressaltou Ristoff.

Mais informações: www.uffs.edu.br

Livro coordenado por pesquisador da UFSC recomenda uso racional do flúor

25/02/2010 13:44

Lançado em janeiro no 28° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, o livro “Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil”, encomendado pelo Ministério da Saúde, foi coordenado pelo professor Marco Aurélio Peres, do Departamento de Saúde Pública da UFSC, e contou com a participação de pesquisadores da USP, UNICAMP, PUCPR e Universidade de Londres. A publicação reúne as melhores evidências científicas para o uso de fluoretos no Brasil e tem como principal objetivo o seu uso racional.

Os fluoretos, ou simplesmente o flúor, é empregado mundialmente com um eficaz agente preventivo da cárie dentária e considerado um dez dos maiores avanços em saúde pública. Apesar do amplo emprego, muitas dúvidas ainda persistem sobre a melhor forma de utilização, quer seja em saúde pública ou em âmbito individual.

O livro pode ser acessado gratuitamente através do portal do Ministério da Saúde <a href=http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/publicacoes/geral/livro_guia_fluoretos.pdf

>http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/publicacoes/geral/livro_guia_fluoretos.pdf

.

Capes assina 17 periódicos na área de ótica e fotônica

25/02/2010 13:04

Usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) têm agora acesso a 17 novos títulos. As publicações, editadas pela Optical Society of America (OSA), cobrem as disciplinas de ótica e fotônica e atendem professores, pesquisadores e alunos de áreas da física e engenharia. A coleção se encontra disponível no Portal desde o final de 2009.

Sonia Baldochi, gerente do Centro de Lasers e Aplicações no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) explica que a assinatura da OSA garante o acesso regular pela comunidade acadêmica a publicações de alta qualidade, fundamentais para as pesquisas da área.

“Trabalhamos com o desenvolvimento de materiais para lasers, espectroscopia óptica, física de lasers de estado sólido e aplicações de lasers em saúde, na indústria e para monitoração ambiental. Com os novos títulos assinados pela Capes nos mantermos atualizados em relação a novos desenvolvimentos e aplicações nas áreas de óptica e fotônica”, afirma Sônia. A pesquisadora destacar alguns periódicos do seu interesse que integram a nova coleção, como o Journal of the Optical Society of America A e B, o Applied Optics, o Optics Letters, Optics Express e o Applied Spectroscopy.

Além de subsidiar projetos de pesquisa, os desenvolvimentos na área de ótica e fotônica subsidiam inovações que afetam diferentes aspectos da vida das pessoas,como fibras óticas, aparelhos de ressonância, câmeras digitais e TVs de alta definição.

Acesse a nova coleção na página do Portal de Periódicos:

www.periodicos.capes.gov.br

Fonte: Portal Capes

Servidores da UFSC podem obter 50% de desconto em cursos de línguas extracurriculares

24/02/2010 14:53

O Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas (DDPP/PRDHS) novamente em parceria com o Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras/CCE, no semestre 2010.1, oferece aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC o pagamento de 50% (cinquenta por centro) da taxa de matrícula nos cursos de língua estrangeira – extracurriculares: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês Italiano, TOEFL, Inglês Avançado, Leitura e Conversação em nível Avançado.

Inscrição para o sorteio das vagas:

Até 1º de março em: www.sgca.ufsc.br/web

Sorteio das vagas: 3/3 às 10h no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

(2º pavimento)

Os servidores que frequentaram os referidos cursos no semestre 2009.2, que obtiveram o desconto no pagamento da taxa de matrícula e foram aprovados, terão o desconto garantido para o semestre 2010.1, desde que tenham feito a matrícula “online” nos dias 10 e 11/12/2009

no site: www.cce.ufsc.br/extra

Mais informações: 3721-9690

Capacitação da UFSC atende no Centro de Eventos

24/02/2010 12:43

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social – PRDHS – informa que, em função da mudança do Centro de Capacitação da Divisão de Capacitação e Afastamento – DCAF/DDPP para o 3° piso do Centro de Cultura e Eventos, o expediente externo está suspenso até o dia 1° de março de 2010. A partir desta data o funcionamento será normalizado visando atender às demandas de cursos para o primeiro semestre de 2010.

Recepção dos calouros terá apresentações artísticas e show de humor

24/02/2010 10:39

Como acontece todos os semestres, o Departamento de Cultura e Eventos da UFSC prepara uma série de atividades, incluindo shows e apresentação circense, para recepcionar os calouros que começam as aulas do dia 1º de março, segunda-feira que vem. Em dois horários – 10h e 19h –, no auditório do Centro de Cultura e Eventos, haverá a recepção dos novos acadêmicos pelo reitor Álvaro Toubes Prata, pelo vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva e pelos pró-reitores e secretários da Universidade.

Na ocasião, será feita a entrega da Agenda UFSC 2010 aos calouros e dos troféus aos melhores classificados no vestibular que se matricularam na instituição. Na seqüência, haverá uma apresentação humorística com o professor Marcão, do curso pré-vestibular da Universidade, e show com a banda 9 de Espada. Antes da solenidade, malabaristas vão se apresentar nas escadarias e no hall do centro cultural.

Os acadêmicos que entrarem na UFSC em 2010 terão o privilégio de iniciar seus cursos no ano do cinquentenário da instituição, criada por ato do presidente Juscelino Kubitscheck em 18 de dezembro de 1960. Nos próximos meses haverá uma ampla programação comemorativa aos 50 anos, incluindo a edição de um livro que conta a história da Universidade e sua inserção na história de Santa Catarina e do Brasil. O primeiro evento da programação foi a entrega da Taça UFSC 50 Anos ao Joinville E. C., vencedor do primeiro turno do Campeonato Catarinense de futebol, no último domingo, dia 21, na Arena Joinville.

Números – Para 2010, a Universidade abriu 6.021 vagas na sede, em Florianópolis, e nos campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá. Desse total, 5.310 (5.308 aprovados e duas vagas suplementares dadas a indígenas, pelo sistema de cotas) correspondem a vagas ocupadas dentro dos requisitos do vestibular.

Há outras 310 vagas não foram ocupadas porque os candidatos não atenderam a pelo menos um dos requisitos mínimos exigidos pela instituição. Elas estão sendo preenchidas até amanhã, dia 25, em 11 cursos em Florianópolis, um em Curitibanos (Ciências Rurais, bacharelado) e um em Araranguá (Tecnologias da Informação e Comunicação, bacharelado). O resultado da reopção sairá sexta-feira e as matrículas dos classificados deverão ser feitas nos dias 4 e 5 de março, no Departamento de Administração Escolar da UFSC.

Dos 5.310 aprovados no vestibular, 3.952 (74,43%) são de Santa Catarina. Na seqüência, pela quantidade de classificados, vêm São Paulo, com 452 (8,51%), Rio Grande do Sul, com 348 (6,55%), e Paraná, com 319 (6,01%). Também foram aprovados candidatos oriundos do Maranhão (3), Paraíba, Pernambuco, Piauí (2 de cada), Acre e Tocantins (1 de cada), além de seis estrangeiros. Considerando os 27 estados e o Distrito Federal, somente não foram selecionados candidatos do Amapá, Roraima e Alagoas.

Mais informações podem ser obtidas na Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), pelo fone (48) 3721-9200, e na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, fone (48) 3721-9276.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

UFSC promove 1º Congresso Brasileiro de Orientação para a Aposentadoria nas Organizações

24/02/2010 10:11

O Departamento de Psicologia e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, em parceria com o Instituto Saúde e Produtividade, promovem o 1º Congresso Brasileiro de Orientação para a Aposentadoria nas Organizações. O evento será realizado de 15 a 17 de abril, no Hotel Majestic, em Florianópolis, SC.

O objetivo é informar e debater os desenvolvimentos recentes dos estudos, pesquisas e práticas que auxiliam pessoas neste momento de transição.

As palestras e minicursos vão abordar temas relacionados à transição na aposentadoria, dos procedimentos dos programas de orientação e das aprendizagens proporcionadas pela prática que vem sendo exercida por profissionais que lidam com o assunto.

As inscrições podem ser feitas no site www.aposentadoriacongresso.com.br.

Mais informações: (48) 3322-1021

Margareth Rossi /Jornalista da Agecom

Pesquisa revela investimentos governamentais no setor produtivo em três regiões brasileiras

24/02/2010 09:54

Começa nesta quinta-feira (25/2), às 14h, no auditório do Centro Sócio-Econômico, o seminário nacional para apresentar um diagnóstico dos investimentos públicos na produção regional do país. Trata-se de uma pesquisa inédita, coordenada pela UFSC, que revela o perfil dos investimentos governamentais no setor produtivo das regiões sul, sudeste e centro-oeste. O estudo foi realizado no ano passado envolvendo nove instituições de ensino do país, mobilizando setenta pesquisadores que agora divulgam os dados coletados através de um evento científico.

Com financiamento do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul, BNDES, em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas, FEPESE, o estudo foi realizado para mapear as ações políticas dos governos estaduais e federal nos setores produtivos das três regiões brasileiras.

Os resultados da pesquisa serão apresentados dias 25 e 26, em seminário nacional no auditório do Centro Sócio-Econômico, com o tema “Mapeamento das políticas para arranjos produtivos locais no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil”. O evento tem o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa, tendo como tema as políticas para apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) realizadas pelos governos nas macro regiões pesquisadas. Foram levantados os focos, os instrumentos e o alcance das políticas voltadas para o desenvolvimento regional, produtivo e tecnológico.

Segundo o professor Renato Ramos Campos, do Departamento de Ciências Econômicas da UFSC, coordenador nacional da pesquisa, o estudo inédito servirá como um diagnóstico das políticas públicas setoriais, com a avaliação crítica das ações governamentais para propor diretrizes para o desenvolvimento de alguns setores produtivos. Para o estado de Santa Catarina, o pesquisador destaca ações coletivas voltadas para o fortalecimento das indústrias de software, têxtil, móveis e empreendimentos turísticos.

A pesquisa é resultado de um convênio de cooperação técnica entre a UFSC, UFPR, UNISINOS, UNICAMP, UFU, UFF, UFES, UCDB E UCG, com um custo aproximado de um milhão e trezentos mil reais.

O Seminário acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Auditório do Centro Sócio-Econômico, com sessões temáticas voltadas para cada Estado objeto da pesquisa, conforme programação abaixo.

Mais informações com o professor Renato Ramos Campos, do Departamento de Ciências Econômicas, telefones (48) 37216681, 99814622, 91630260.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-Feira, 25 de Fevereiro

PAINEL DE ABERTURA DO SEMINÁRIO

14:00 – 15:00 – Sessão de Abertura:

Mesa formada por representantes das instituições conveniadas e anfitriãs: BNDES, UFSC, Governo do Estado de SC, Universidades e Governos estaduais presentes aos evento.

PAINÉIS DE APRESENTAÇÃO DA PESQUISA: METODOLOGIA DA PESQUISA E AS EXPERIÊNCIAS ESTADUAIS

15:00 15:30 – As características da pesquisa:

Apresentação dos objetivos e da metodologia da pesquisa – Prof. Dr. Renato Ramos Campos (Coordenador geral da pesquisa);

15:30 – 17:30 – Os Estados de Espírito Santo e Mato Grosso do Sul (apresentação pelos Coordenadores estaduais dos resultados da pesquisa)

Apresentadores: Profª. Drª. Cleonice Alexandre Le Bourlegat (Coordenadora estadual da pesquisa – MS)

Prof. Dr. Arlindo Villaschi Filho (Coordenador estadual da pesquisa – ES)

Debatedores: Prof. Dr. Fábio Doria Scatolin (Coordenador estadual da pesquisa – PR)

Profª. Drª. Marisa dos Reis Azevedo Botelho (Coordenadora estadual da pesquisa – MG)

Coordenação: Prof. Dr. Marco Antônio Vargas – UFF/RJ

17:30 – 18:00 – Intervalo

18:00 – 20:00 – Os Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (apresentação pelos coordenadores estaduais dos resultados da pesquisa)

Apresentadores: Profª. Drª. Ana Lúcia Tatsch (Coordenadora estadual da pesquisa – RS)

Prof. Dr. Renato Ramos Campos (Coordenador estadual da pesquisa)

Prof. Dr. Fabio Doria (Coordenador estadual da pesquisa – PR)

Debatedores: Prof. Dr. Arlindo Villaschi Filho (Coordenador da estadual da pesquisa – ES)

Prof. Dr. Sérgio Duarte de Castro (Coordenador estadual da pesquisa – GO)

Prof. Dr. Jorge Britto (Coordenador da estadual da pesquisa – RJ)

Coordenador: Prof. Dr. Nilson de Paula – UFPR

Sexta-Feira, 26 de Fevereiro

PAINÉIS DE APRESENTAÇÃO DA PESQUISA (CONTINUAÇÃO, EXPERIÊNCIAS ESTADUAIS)

09:00 – 10:30 – Os Estados de São Paulo e Goiás: (apresentação pelos coordenadores estaduais dos resultados da pesquisa)

Apresentadores: Profª. Drª. Ana Lucia Gonçalves da Silva (Coordenadora estadual da pesquisa – SP)

Prof. Dr. Sérgio Duarte de Castro (Coordenador estadual da pesquisa – GO)

Debatedores: Prof. Dr. Renato Ramos Campos (Coordenador estadual da pesquisa)

Profª. Drª. Cleonice Alexandre Le Bourlegat (Coordenadora estadual da pesquisa – MS)

Coordenador: Prof. Dr. Walter Tadahiro Shima – UFPR

10:30 – 10:45 – Intervalo

10:45 – 12:15 – Os Estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais: (apresentação pelos coordenadores estaduais dos resultados da pesquisa)

Apresentadores: Prof. Dr. Jorge Britto (Coordenador da estadual da pesquisa – RJ)

Profª. Drª. Marisa dos Reis Azevedo Botelho (Coordenadora estadual da pesquisa – MG)

Debatedores: Profª. Drª. Ana Lucia Gonçalves da Silva (Coordenadora estadual da pesquisa – SP)

Profª. Drª. Ana Lúcia Tatsch (Coordenadora estadual da pesquisa – RS)

Coordenadora: Dra. Cristina Lemos – SAR/BNDES

12:15 – 13:30 – Intervalo para almoço

14:00 – 14:45 – Resultados preliminares da inclusão na base de dados GeoBNDES das informações sobre a localização de APLs

Apresentador: Rogério Goulart Plank – BNDES Área de Planejamento

14:45 – 15:45 – Desenvolvimento Regional e APLs na perspectiva do BNDES

Apresentadora: Drª. Helena M.M. Lastres –BNDES – Chefe da Secretaria de Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional

Coordenador: Prof. Dr. Renato Campos

15:45-16:00 – Intervalo

16:00 – 17:00 – A experiência de política para APLs no Brasil

Palestrante: Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato – Coordenador da RedeSist.

17:00 – 17:30 – Sessão de Encerramento:

Mesa formada por representantes das instituições conveniadas e anfitriãs: BNDES, UFSC, Governo do Estado de SC, Universidades e Governos estaduais presentes ao evento.

Por Paulo Fernando Liedtke/Agecom

  • Página 1 de 4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4