TV UFSC exibe ‘joão, pedro, joão’, história de três homens que vivem do café

30/10/2009 15:31

A TV UFSC traz reportagem, cultura e histórias de vida, na semana de 3 a 6/11, tudo reunido em uma programação feita na medida certa para o espectador. Para os que buscam informação de qualidade, a opção é o programa de entrevistas com Mayara Vieira. Atualidades da Universidade é no ‘Auditório’ e ‘Cotidiano’. Se lhe interessam documentários, fique com o `Primeiro Plano`. Agora se você não perde os clássicos do Cinema, assista ao filme ‘Aurora’, de Friedrich Murnau.

No ‘Auditório’, saiba o que rolou na Semana Acadêmica de Engenharia Química e de Alimentos. Confira também a agenda de eventos da Universidade e o projeto ‘Venha conhecer a UFSC’. Sexta-feira (30/10), às 19h30 e quarta-feira (4/11), às 20 horas.

E a informação não pára por aí. No ‘Cotidiano’, saiba tudo sobre a campanha pelo silêncio na Biblioteca Universitária, alimentos orgânicos, e o desempenho da equipe de pólo-aquático da UFSC apesar das dificuldades. É terça e sexta-feira (3 e 6/11), às 20 horas. Em seguida, não perca a entrevista com o professor e pesquisador em Astrofísica, Antonio Kanaan. Os principais temas são o ‘Ano Internacional da Astronomia’ e o projeto ‘De Olho no Céu de Floripa’.

Para os aficionados por Cinema, o filme da vez é ‘Aurora’, de Friedrich Murnau. Realizado em 1927, conta a história de um casal do interior que tem as vidas destruídas por uma mulher sedutora da cidade grande. Entre as técnicas cinematográficas utilizadas, está o uso de efeitos sonoros, antecipando o cinema falado. Confira na quarta-feira (4/11), às 20h30.

E para os apaixonados por documentários, o ‘Primeiro Plano’ traz a história de três homens do Sul de Minas, região que mais produz café no mundo. Três vidas no meio de 500 milhões de pessoas envolvidas em um mercado de 91 bilhões de dólares anuais. ‘joão, pedro, joão’ não trata de grandes números, revela as pequenas grandes histórias perdidas no meio deles. Na quinta-feira, dia 5, às 20 horas.

E se você não pôde assistir à noite, tem a oportunidade de ver tudo pela manhã a partir das 10 horas. A programação completa está disponível no site www.tv.ufsc.br. Acesse! Não esqueça, TV UFSC é no canal 15 da NET.

Fonte: Andressa Braun

(DRT 01999-JP/SC)

Tel.: (48) 3952 1921/3952 1909

Projeto Cascaes 100+1 traz show em homenagem ao artista

30/10/2009 15:00

A partir das 17h do sábado,(31/10), a Festa pra Cascaes é na Praça das Alfaias, bairro de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, com abertura de Andréa Rihl e Frankolino. Criada para o projeto Cascaes 100+1, a banda Frankolino é formada por Denise de Castro, Marcelo Muniz, Baixinho, Jorge Lacerda, Silvia Beraldo, Carlos Augusto Vieira e Chico Thives, com a participação de Julia Muniz. Juntos, eles executam músicas (ver relação abaixo) inspiradas em personagens e narrativas do escritor.

Algumas músicas, como Festa pra Cascaes, de Denise Castro, foi especialmente composta para esta homenagem. Na abertura, a atriz Andréa Rihl apresenta o boneco FranKolino, com rezas e outros textos de Cascaes e, a seguir, o grupo Gente da Terra. Caso chova, o show será no ginásio de esportes do Clube Avante.

Produzido pela Exato Segundo, o projeto Cascaes 100+1 em comemoração aos 101 anos de nascimento de Franklin Cascaes inclui uma mostra permanente de desenhos em bico de pena e reproduções de esculturas de Cascaes no Terminal Integrado do Centro (Ticen), onde também são distribuídos panfletos com rezas, benzeduras, reproduções de desenhos e outros textos do artista e historiador, além de esquetes de teatro com os mesmos temas. Esta é a primeira vez que Cascaes recebe uma homenagem à altura de sua obra em Florianópolis. O Cascaes 100+1 abriu na última sexta-feira, dia 16, quando o escritor completaria 101 anos, e vai até o dia 14 de novembro.

Até lá, 32 reproduções de esculturas, 26 desenhos, 10 manuscritos estarão em exposição no Ticen. Serão exibidos quatro filmes sobre Franklin Cascaes e sua obra e realizadas oficinas e aulas de desenho. Em diferentes pontos da cidade, como dia 26 de outubro no Pântano do Sul e no próximo sábado (7 de novembro) no Ribeirão da Ilha, acontecem cinco shows musicais com a banda Frankolino e convidados. Tudo isto faz parte da programação do projeto Cascaes 100+1, com agenda gratuita e um público estimado em mais de um milhão de pessoas.

Este projeto da Associação dos Amigos do Museu Universitário é produzido pela Exato Segundo Produções Artísticas, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte através do Funcultural. As ações contam ainda com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina via Secretaria de Arte (SecArte) e do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral; da Fundação Catarinense de Cultura; da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Secretaria de Educação de Florianópolis. O projeto tem o apoio da COTISA, da Rádio CBN Diário, da Cinemateca Catarinense e do grupo Teatro em Trâmite.

Repertório da Banda Francolino: “Festa pra Cascaes” de Denise de Castro;“Carro de boi” de Franklin Cascaes, Marcelo Muniz e Alisson Mota; “VidaFiandeira” de Luiz Teixeira e Berenice; “Martim Balaieiro” de ValdirAgostinho; “Lua Mansa” de Alisson Mota; “Areia” de Marcelo Muniz; “Itaguaçu”de Oswaldo F. de Melo; “Alma Açoriana” de Jorge Coelho; “Palha Cabana Mar”de Nilo Conceição; “Brincadeira de Boi” de Sílvia Beraldo.

Mais informações: www.exatosegundo.com.br/cascaes

Fonte: Associação Amigos do Museu Universitário

Projeto 12:30 apresenta show da banda Tattered Doll

30/10/2009 14:52

Na próxima quarta-feira, dia 4, a banda Tattered Doll se apresenta no palco do Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC. O show começa às 12h30min, é aberto à comunidade e gratuito.

A banda de Nova Trento, Tattered Doll, faz sua primeira apresentação no Projeto 12:30 e vai mostrar ao público da UFSC um repertório com covers de Kiss, Guns N’ Roses, Thin Lizzy, Van Halen, Ramones, aC/dC, além de composições próprias. O nome da banda é uma alusão à música Rag Doll, do conjunto americano Aerosmith.

Tattered Doll foi formada em 2007 e os quatro fundadores permanecem na banda até os dias atuais. O grupo se diz influenciado por clássicos do Rock, como Creedence CR, Rolling Stones, The Beatles, Pink Floyd, e os brasileiros Raul Seixas, Cazuza, Ultraje a Rigor e Titãs.

Integrantes:

Micael Graciki – Guitarra

Érico Marchi – Voz, teclado, violão, sax tenor

Alexandre Corsi – Baixo

Andre Marchi – Bateria, trompete, voz

Projeto12:30

O Projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO:

O QUÊ: Show com banda Tattered Doll

QUANDO: Dia 4 de novembro de 2009, quarta-feira, às 12h30min.

ONDE: Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC, em Florianópolis.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447

Visite: www.dac.ufsc.br

Fonte: Rodrigo Simões Chagas – Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30 – DAC/SECARTE/UFSC, com material institucional e da Banda.

Professor da USP Valmor Slomski ministra palestra sobre `Governança nas Organizações` em abertura de congresso

30/10/2009 14:48

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza de 5 a 7 de novembro, simultaneamente, o 3º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e o 3º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, no Centro de Cultura e Eventos. A palestra de abertura será sobre o tema `Governança nas Organizações`, ministrada pelo professor Valmor Slomski (FEA/USP).

Os eventos, de interesse profissional e acadêmico, oferecem o espaço adequado para discussão e interação entre as diversas áreas de pesquisa e de atuação profissional nas áreas de Controladoria, Finanças, Contabilidade, Administração, Economia, Direito e Ciências Sociais aplicadas. A programação pode ser conferida no endereço www.dvl.ccn.ufsc.br/congresso/itensmenus/view/76.

Mais informações pelo endereço www.ccn.ufsc.br/congresso, pelos telefones (48) 3721-9383 e 3721-6620 ou pelos e-mails congresso@cse.ufsc.br e depccn@cse.ufsc.br, com os professores Ernesto Fernando Rodrigues Vicente e Orion Augusto Platt Neto, do Departamento de Ciências Contábeis (CCN).

Capes apresenta o novo portal de periódicos

30/10/2009 14:11

A UFSC, que é a 134ª melhor instituição do mundo no ranking de pesquisa na internet, foi uma das 12 universidades convocadas para ver a apresentação, em Brasília, do novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais completo, mais ágil e mais moderno, e preservando os recursos anteriores, o novo site pode ser acessado no seguinte endereço: http://novo.periodicos.capes.gov.br

Apresentada pela equipe da Capes, o site está aberto a sugestões da comunidade acadêmica até o dia 8 de novembro. O lançamento definitivo está marcado para 11 de novembro, quando o portal completa nove anos. As palestras e as reuniões dos grupos de trabalho foram realizadas quinta-feira (29) na recém-inaugurada sede da Capes, que agora concentra as suas seis diretorias num único prédio.

A UFSC marcou presença com a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Maria Lúcia de Barros Camargo, a diretora da Biblioteca Universitária, Narcisa Amboni, e o diretor da Agecom, Moacir Loth. O reconhecimento deve-se à participação da Instituição desde o início da concepção do portal e principalmente ao fato de ser uma das que mais acessam a ferramenta.

A Agecom e a biblioteca somarão esforços para a intensificação do uso do portal pela comunidade universitária. Simultaneamente a UFSC auxiliará no desenvolvimento de ações e estratégias de divulgação, fortalecendo a política pública de comunicação integrada da Capes.

A pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC defende a necessidade de uma campanha para desmistificar a impressão de que o “portal não atende só as Ciências Tecnológicas, mas todas as áreas do conhecimento, inclusive as Humanidades”. Com assinatura das principais revistas e jornais científicos do mundo, oferece, por exemplo, conteúdos em, pelo menos, cinco grandes áreas: Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Humanas; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Exatas, Ciências da Terra e Engenharias; e Lingüística, Letras e Artes.

O portal não só foi aperfeiçoado, mas ampliou o seu acervo de 15,5 mil para quase 22 mil periódicos. Suas vantagens principais são: democratização do acesso à informação, facilidade do acesso a conhecimento atualizado e inserção internacional do conhecimento científico.

A reunião foi aberta pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, que defendeu um maior envolvimento dos dirigentes na difusão do portal. “As instituições devem aproveitar ao máximo essa fantástica ferramenta de pesquisa”, sublinhou.

Os trabalhos foram coordenados por Emídio Cantídio, diretor de Programas e Bolsas no País, que ressaltou a dimensão do portal e a sua importância para a melhoria da qualidade da pesquisa realizada no Brasil.

Inscrições abertas para o Programa Cidadão Global na Ucrânia até 5 de novembro

30/10/2009 12:13

A AIESEC em Florianópolis abre processo seletivo até às 18h do dia 5 de novembro para estudantes interessados em participar do programa Cidadão Global. O programa visa selecionar universitários e recém-graduados para trabalharem no projeto “World Without Borders”, na Ucrânia, durante as férias de verão brasileiro, realizando a apresentação da cultura do nosso país para adolescentes na faixa etária de 13 a 16 anos.

Os estudantes interessados em adquirir uma experiência profissional no exterior, devem ter disponibilidade de viajar a curto prazo, com inglês avançado, e idade até 30 anos. Além disso, todos devem assistir a palestra no próximo dia 4, às 12h30 ou às 18h30, na Sala 117, do Centro Sócio- Econômico (CSE) da UFSC, e preencher a ficha de inscrição disponível no site www.aiesec.org.br/site/escritorio/florianopolis.

A organização AIESEC é uma rede mundial sem fins lucrativos formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula o desenvolvimento da liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade.

Mais informações podem ser obtidas no site www.aiesec.org.br/site/escritorio/florianopolis ou no endereço www.aiesecfloripa.wordpress.com.

Fonte: Gabriela Dias

Assessora de Imprensa

AIESEC em Florianópolis

48 3721-6578/ 96411497/ 99329638

Coleta de alimentos em Florianópolis quer estimular a solidariedade

30/10/2009 10:04

Será realizado no próximo sábado, dia 7 de novembro, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, nos supermercados BIG (Shopping Iguatemi), Xande (Centro) e Hippo (Centro), em Florianópolis, com o objetivo de ajudar, de alguma forma, pessoas necessitadas (humildes e carentes de cidadania e de humanidade). Este gesto acontecerá em 22 cidades brasileiras simultaneamente, incluindo Florianópolis e Brusque.

Quem quiser ajudar e ser voluntário pode se cadastrar no site www.cdo.org.br/coletadealimentos/voluntarios.html, informando o local (supermercado) e como irá ajudar a coleta de alimentos, o tempo disponível (mínimo entre 2 e 3 horas). A partir deste cadastro a organização poderá programar a equipe exata de cada local. No dia 4, às 20 horas, reunião para os voluntários no Auditório da Fecomércio, rua Felipe Schmidt, 785, Centro.

Contatos com Joanna, fone (48) 8839-5176.

Estudantes de ciências contábeis se encontram para discutir os desafios do mercado

30/10/2009 07:39

Com o tema “A Evolução da Ciência Contábil e o Desenvolvimento Profissional”, o Ececon (Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis) chega a sua sétima edição oferecendo aos acadêmicos do Estado a oportunidade de assistir a uma série de palestras com destacados representantes da contabilidade nacional.

Promoção conjunta do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e nove instituições de ensino superior, o evento acontece dias 5 e 6 de novembro, no Centro de Cultura e Evento da UFSC. Além de preparar os futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho, o Encontro é também uma oportunidade para trocar idéias e conhecimentos com colegas de diferentes universidades. As inscrições podem ser feitas no site www.ececon.com.br.

Uma das atrações deste ano será a palestra do professor emérito da FEA/USP, Sérgio Iudicibus, um dos maiores mestres da contabilidade brasileira. Autor de diversos livros, ele falará sobre “Desafios do Ensino e da Pesquisa Contábil para a Convergência às Normas Internacionais”.

A programação inclui mais duas palestras. A primeira ficará sob a responsabilidade do coordenador do mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor Josir Simeone Gomes, e terá como tema “A Pesquisa Contábil e seus Reflexos na Sociedade Moderna”. Já a segunda palestra, será ministrada pelo professor da Unoesc, Roberto Aurélio Merlo, que irá comentar a evolução da Ciência Contábil nas últimas décadas e apresentar as perspectivas e o perfil do profissional do século XXI.

Na edição passada, o Ececon foi realizado no Centro Multiuso, em São José, Grande Florianópolis, e reuniu mais de mil acadêmicos.

Palestrantes

Josir Simeone Gomes – Contador, Mestre e Doutor em Administração pela UFRJ, atualmente coordena o curso de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é editor da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis dessa instituição.

Roberto Aurélio Merlo – Mestre em Administração pela UFSC, especialista em Auditoria, Custos, Contabilidade Gerencial e Controladoria pela Unoesc. Controller empresarial e professor da Unoesc.

Sérgio de Iudícibus – Contador, possui doutorado em Controladoria e Contabilidade e aperfeiçoamento em Contabilidade e Atuária, ambos pela USP. Atualmente, é professor de pós-graduação da PUC/SC e membro da Fundação Instituto de Pesquisas Atuariais e Financeiras. Autor e co-autor de vários livros e artigos considerados pioneiros na área contábil.

Informações com Márcia Quartiero pelos fones (48) 3348-7195 e 8405-7104.

UFSC perde um de seus colaboradores mais antigos

30/10/2009 07:09

Faleceu ontem, dia 29, o funcionário aposentado da UFSC Valdecir Izidro de Oliveira, mais conhecido no Campus da Universidade pela alcunha de Cici. Nascido no dia 13 de dezembro de 1945 em Florianópolis, o Manezinho Cici, do Ribeirão da Ilha, começou a trabalhar na UFSC em 2 de maio de 1967, desempenhando atividades na antiga Serlim.

Trabalhou junto à então Pró-Reitoria de Assistência à Comunidade – PRAC – na gestão do professor Rodolfo Pinto da Luz e na Fapeu – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária.

Aposentou-se no dia 13 de abril de 1992 no cargo de Assistente em Administração,

quando pertencia ao quadro de servidores lotados na Prefeitura Universitária. O velório está acontecendo na capela Nossa Senhora da Lapa da Freguesia do Ribeirão da Ilha e o sepultamento acontecerá hoje, dia 30, às 10 horas, no cemitério da Freguesia

do Ribeirão da Ilha.

Inovação na Prática e Sem Segredos` é tema de palestra na UFSC

29/10/2009 16:02

Como terceira atração de seu Circuito de Palestras, o Centro Acadêmico de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem o prazer de trazer Tobias Bertussi, diretor comercial e sócio-fundador da empresa Bertussi Designdustrial. A palestra acontecerá no dia 29 de outubro, quinta-feira, às 19h, no auditório da Reitoria. O valor da entrada é de R$ 5.

A Bertussi desenvolve, desde o ano de 2001, trabalhos nas áreas de design de produto e gestão da inovação, lançando em média 100 novos produtos anualmente no mercado brasileiro que vão desde utilidades domésticas, móveis e brinquedos, até máquinas pesadas e equipamentos para pavimentação. A metodologia desenvolvida pela Bertussi permite a entrega do projeto em 7 dias após a definição do produto a ser desenvolvido e, apesar de não vender nenhuma de suas criações, a empresa faturou em 2008 cerca de 1,75 milhões de reais em serviços de design.

Dentre os prêmios conquistados destacam-se o 1° Prêmio no Prêmio acional de Designdo Mobiliário, o House & Gift South America, o IF Design Award Gold em Hannover no ano de 2006 e o IDEA Design Excelence Awards Bronze, em 2009.

O Circuito de Palestras é promovido pelo Centro Acadêmico de Design da UFSC e planeja trazer, quinzenalmente, profissionais brasileiros reconhecidos por seu trabalho em design e áreas correlatas. Fique atento a programação visitando periodicamente o blog do CADe: www.cadeufsc.org.br ou através do telefone (48) 9937 0324.

Serviço:

O QUÊ: Palestra com Tobias Bertussi, diretor comercial da Bertussi Designdustrial.

QUANDO: dia 29 de outubro de 2009, quinta-feira, às 19h

ONDE: Auditório da Reitoria da UFSC, campus universitário, Trindade, Florianópolis

QUANTO: R$ 5

CONTATO: Centro Acadêmico de Design – CADe UFSC: cadeufsc@gmail.com | www.cadeufsc.org.br | (48) 9937 0324.

8º Encontro Catarinense de Saúde Mental terá lançamento do livro Pedagogia da Solidariedade, de Paulo Freire

29/10/2009 11:47

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove de 3 a 5 de novembro o 8º Encontro Catarinense de Saúde Mental. O evento será realizado no auditório do Centro de Cultura e Eventos da universidade. Com o objetivo de promover a integração entre prática, pesquisa e produção do conhecimento, o encontro reunirá estudantes e profissionais da área da saúde mental, assim como usuários, familiares e interessados.

A conferência de abertura será às 19h30 sobre o tema `Reforma Psiquiátrica`, com o deputado federal Paulo Delgado, no Centro de Cultura e Eventos. Durante os três dias serão realizadas palestras, simpósios, mesas-redondas, atividades culturais, minicursos, cine-debate, lançamento de livros e oficinas, além da apresentação de trabalhos pré-selecionados. A programação completa pode ser acessada no site www.ccs.ufsc.br/spb/saudemental/programacao.htm. As inscrições deverão ser feitas na página www.ccs.ufsc.br/spb/saudemental/inscricoes/inscricao/index.html.

“Uma realização como esta demonstra a solidez do trabalho da UFSC como líder social e reconhece a nossa universidade como protagonista na área da saúde mental”, afirma o professor Walter Ferreira de Oliveira, um dos organizadores do evento. O 8ºEncontro Catarinense de Saúde Mental é organizado pelo Grupo de Pesquisas em Saúde Pública e Mental (GPPS) da UFSC em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Mental – Regional de Santa Catarina (Abrasme – SC).

Estrutura do Encontro

O 8ºEncontro Catarinense de Saúde Mental volta-se para os temas da Desinstitucionalização, Cidadania e Construção de Rede. As mesas-redondas são momentos de exposição de idéias e debates envolvendo todos os participantes. Os simpósios são momentos de exposição de experiências e debates focados, divididos por temas específicos. As informações e debates dos simpósios serão compartilhados entre todos os participantes nos GTs de Síntese de Simpósios.

As oficinas foram pensadas como momentos em que cada segmento (usuários, familiares, trabalhadores, acadêmicos, gestores e estudantes) possa compartilhar suas idéias, visões, planos, problemas e temas de interesse comum. As informações emergentes serão também compartilhadas em GTs de Síntese das Oficinas. Além desses, haverá atividades culturais, minicursos, lançamentos e autógrafos de livros, reuniões de grupos e a plenária final, que poderá emitir um documento emergente do Encontro. Junto à Plenária acontecerá a assembleia da ABRASME – SC.

LANÇAMENTO DE LIVRO PÓSTUMO DE PAULO FREIRE

Entre os livros a serem lançados durante o Encontro, no dia 4, às 19h, haverá o lançamento do último livro de Paulo Freire, “Pedagogia da Solidariedade”, em co-autoria com Ana Maria Araújo Freire (esposa de Paulo) e Walter Ferreira e Oliveira, professor da UFSC. Os co-autores farão conferência no dia 5, às 10h, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

PRESENÇA DE REPRESENTANTES DE MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSOCIAÇÔES DE USUÁRIOS

Patricia Ferreira Martins, vice-presidente da Associação de Usuários NAPS Ponta do Coral, de Florianópolis, estará na mesa-redonda de abertura, dia 3, pela manhã. Outros representantes dos usuários estarão presentes no evento, entre eles Edvaldo Nabuco (RJ), Paulo Michelon (RS), Geraldo Peixoto (SP), José Setemberg (AM), Paulo Reis (MG) e Nilo Neto (SC).

Sobre o grupo de pesquisa:

O Grupo de Pesquisas em Saúde Pública e Mental foi formado em 2002 por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC. O principal objetivo do grupo é conduzir estudos no âmbito dos sistemas públicos e privados de saúde, particularizando a área da saúde mental. Atualmente, o GPPS congrega pesquisadores, estudantes e membros das comunidades, que realizam um trabalho de desenvolvimento de políticas de saúde e difusão do conhecimento relacionado com as políticas sociais no país.

Mais informações:

e-mail: encontrodesaudemental@yahoo.com.br

Walter Ferreira de Oliveira – walter@ccs.ufsc.br

Página do evento – www.ccs.ufsc.br/spb/saudemental

Por Tiago Pereira / Bolsista de Jornalismo na Agecom

UFSC sedia seminário estadual de ensino de Filosofia e Sociologia

29/10/2009 08:55

Acontece nos dias 30 e 31 de outubro, sexta e sábado, o II Seminário Estadual de Ensino de Filosofia e Sociologia O evento é uma realização do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia, criado pela UFSC e pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, envolvendo o Departamento de Filosofia e o Departamento de Sociologia e Ciência Política do CFH, bem como o Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação.

O objetivo geral do encontro é estabelecer um espaço rico de discussão para a qualificação do ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, buscando aperfeiçoar o conteúdo e metodologia de ensino de ambas as disciplinas.

A metodologia do evento contará com painel de abertura, no auditório da Reitoria, das 08h30min às 11h30min, com a presença do professor Carlos Artexes Simões – diretor de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação(MEC), que fará exposição sobre a proposta de Reforma do Ensino Médio do Governo Federal.

Em seguida, das 11h30min 30 às 12 horas, lançamento oficial da Rede Social Virtual Práxis (www.praxis.ufsc.br), com conteúdo de filosofia e sociologia para o ensino médio. Essa rede compõe-se de uma biblioteca digital e um ambiente de interatividade que permitirá a construção de comunidades de discussões: A tecnologia foi desenvolvida por uma equipe de alunos da informática do Laboratório GeNESS e alunos de filosofia e sociologia da UFSC, sob coordenação de Valcionir Correa, do Laboratório de Sociologia do Trabalho – CFH).

Também haverá grupos de discussões compostos pelos professores da Rede Estadual de Ensino e de alunos de licenciaturas de Filosofia e Ciências Sociais, além de reuniões dos sociólogos e filósofos para a criação de Associações Estaduais. À noite, sexta, dia 30/10, no Auditório da Reitoria, das 20 às 22 horas, será realizada conferência “Crise capitalista e educação”, om o professor José Luís Sanfelice, do Departamento de Filosofia e História da Educação (Unicamp – SP).

O evento ocorrerá em quatro ambientes: no Auditório da Reitoria, no Auditório e Salas de aula do CFH e no Auditório do CED.

Informações pelo fone: 3721-9250 ramal 35 (Laboratório de Sociologia do Trabalho – CFH), com Valcionir Correa, ou Marilse Cristina de Oliveira Freze, Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia – L E F I S, fone: 48 – 3338-8357.

Programação

Dia 30/10 – Sexta-feira

Local: Auditório da Reitoria

08:00 às 14:00h – Credenciamento

08:30 às 11:30h – Painel de Abertura: Desafios institucionais da presença disciplinar obrigatória da Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.

– Prof. Msc. Carlos Artexes Simões – Diretor de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica da Secretária de Educação Básica do MEC

– Representante da Universidade Federal de Santa Catarina

– Prof. Dr. Antônio Elízio Pazeto – Representante da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina

– Prof. Dr. Fernando Ponte de Sousa – Coordenador e Representante do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS – UFSC)

11:30 às 12:00h – Apresentação e lançamento oficial da Rede Social Virtual Práxis: conteúdos de Filosofia e Sociologia para o Ensino Médio

Prof. MSc José Eduardo De Lucca e Equipe GeNESS – CTC/UFSC

Esta Rede compõe-se de uma Biblioteca Digital Especializada em conteúdos de ensino de Filosofia e Sociologia para o Ensino Médio e de um ambiente de interatividade para professores e alunos. A tecnologia utilizada é de softwares livres.

Rede Social Virtual: http://www.praxis.ufsc.br

12:00 às 14:00h – Almoço

14:00 às 18:00h – Grupos de Discussão (GDs)

Filosofia e Sociologia nas escolas: para quê, o quê e como ensinar?

Local: Salas de aulas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – o nº da Sala será informado no credenciamento.

18:00 às 18:30h – Café

18:30 às 20:00h – Reuniões organizativas de entidades estaduais representativas:

Associação dos Sociólogos de Santa Catarina

Presença de representante da Federação Nacional dos Sociólogos (FNS)

Coordenação: Profs. Eduardo Perondi, Ana Carolina Borini Brabo Caridá e Maurício Aguiar de Castro

Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)

Associação dos Filósofos e Professores de Filosofia de Santa Catarina

Coordenação: Profs. Marcos Gomes da Silva e Maria Tereza da Silva

Local: Auditório do Centro de Ciências da Educação (CED)

20:00 às 22:00h – Conferência: Crise capitalista e educação

Local: Auditório da Reitoria

Conferencista: professor José Luís Sanfelice, do Departamento de Filosofia e História da Educação (Unicamp – SP)

Dia 31/10 – Sábado

08:30 às 10:00h – Mesa Redonda: Fundamentos e metodologia do ensino de Sociologia nas escolas

Local: Auditório do CFH

Palestrantes:

– Profa. Dra. Nise Jinkings – Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

– Profa. Dra. Ileizi Fiorelli Silva -Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina – UEL

– Professor participante da elaboração da Proposta Curricular de Santa Catarina – disciplina de Sociologia

08:30 às 10:00h – Mesa Redonda: Fundamentos e metodologia do ensino de Filosofia nas escolas

Local: Auditório do CED

– Prof. Dr. Filipe Ceppas de Carvalho e Faria – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

– Prof. Dr. Nestor Habkost – Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

– Professor participante da elaboração da Proposta Curricular de Santa Catarina – disciplina de Filosofia

10:00 às 10:15h – Café

10:15 às 12:00h – Grupos de Discussão (GDs)

Filosofia e Sociologia nas escolas: para quê, o quê e como ensinar?

Local: Salas de aulas do CFH – nº da sala será informado no credenciamento.

12:00 às 14:00h – Almoço

14:00 às 16:00h – Plenárias específicas

Apresentação dos relatórios dos GDs, encaminhamentos e resoluções específicas de cada disciplina. Constituição de direções provisórias das entidades representativas.

Plenária dos Professores e Licenciandos de Filosofia – Coords: Profs. Dra. Gigi Anne Horbatiuk Sedor – UDESC e MSc Leandro M. Cisneros -UFSC

Local: Auditório do CED

Plenária dos Professores de Sociologia e licenciandos de Ciências Sociais –

Coord: Profªs Dra. Nise Jinkings e Esp. Marilse Cristina de O. Freze

Local: Auditório do CFH

16:00 às 16:30h – Café

16:30 às 18:30h – Plenária final das duas disciplinas – Coord: MSc Valcionir Corrêa- LASTRO – LEFIS – UFSC

Participação de todos os professores e licenciandos de Filosofia e de Ciências Sociais

Local: Auditório do CFH

19:00 às 19:30h – Reunião das diretorias provisórias das Entidades Estaduais

Local: Auditório do CFH

Informações adicionais: Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia – LEFIS, E.E.B. Simão José Hess, Rua Madre Benvenuta, 463 Bairro Trindade, 88.036-500 – Florianópolis – SC, e-mail: lefis@sed.sc.gov.br,(48) 3338-8357, http://www.sed.sc.gov.br/lefis.

Coordenação geral

Colegiado do LEFIS:

Professores: Ada Maria Tobal; Doroti Martins; Fernando Ponte de Sousa; Gigi Anne Horbatiuk Sedor; José Cláudio Morelli Matos; Leandro Marcelo Cisneros; Marilse Cristina de Oliveira Freze; Maria da Glória G. Raulino; Nise Jinkings; Sílvia Leni Auras de Lima e Valcionir Corrêa.

Equipe de apoio:

Acadêmicos Ana Carolina B. B. Caridá; Eduardo Perondi; Mariana Graf dos Santos; Maurício Aguiar de Castro; Paulo André Fukuta da Cruz; Rodrigo B. A. Ferreira e Rodrigo Dalmolin dos Santos.

Alunos do Ensino Médio: Bruna Rafaely da Cruz Naves e José Felipe Silva

Realização: Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS) – UFSC e SED/SC, Departamento de Sociologia e Ciência Política,Departamento de Filosofia Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH – UFSC, Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação – CED –UFSC e Diretoria de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Educação do Estado de SC

Inscrições para transferências e retornos terminam hoje (30)

28/10/2009 17:21

O Departamento de Administração Escolar (DAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou o edital para o preenchimento de 945 vagas – 784 para cursos presenciais e 161 para cursos a distância – para a admissão em cursos de graduação mediante processo seletivo para transferências e retornos, com validade para o ingresso no primeiro período letivo de 2010. Os requerimentos podem ser feitos até 30 de outubro.

O edital pode ser acessado aqui. As modalidades de ingresso são três: 1) transferência interna (mudança de turno, de habilitação do mesmo curso e troca de curso) e retorno de aluno-abandono da UFSC; 2) transferência externa e 3)retorno graduado (graduados na UFSC e em outras Instituições de Ensino Superior (IES). Os resultados serão divulgados no dia 26 de novembro.

Documentação necessária para inscrição

– Transferência interna e retorno de aluno-abandono: histórico escolar emitido e visado pela UFSC e fotocópia da cédula de identidade.

– Transferência externa: histórico escolar; atestado de matrícula ou de seu trancamento na instituição de origem; comprovante de que o curso é autorizado ou reconhecido, programas das disciplinas cursadas, carteira de identidade e CPF.

– Retorno de graduado: fotocópia autenticada do diploma de curso (graduação), devidamente registrado ou certidão de colação de grau; histórico escolar e quando se tratar de aluno graduado em outra IES, o mesmo deverá anexar ao pedido, além dos documentos acima citados, os programas das disciplinas cursadas, carteira de identidade e CPF.

– Permanência: histórico escolar emitido e visado pela UFSC.

A seleção dos candidatos, dentro do limite de vagas de cada curso definido no Edital, será analisada nos termos da Resolução nº 017/Cun/97, do Conselho Universitário, e portarias dos cursos de graduação.

Leia também: DAE divulga edital de aditamento referente a transferências e retornos e republica Calendário Acadêmico 2009

Contatos – CURSOS PRESENCIAIS e EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EaD – DDD (48):

Artes Cênicas – Noturno – Teatro – 3721-6801

Biblioteconomia – 3721-9389

Ciência e Tecnologia Agroalimentar – 3721-5368

Ciências Contábeis – 3721-9381

Ciências Econômicas – 3721-9384

Ciências Rurais – Curitibanos -3721-6455

Design de Animação – 3721-6504

Design de Produto – 3721-6504

EaD – Matemática – UFSC – 3721-6539

EaD – Ciências Biológicas – UFSC – 3721-9238

EaD – Ciências Econômicas – UFSC – 3721-9560

EaD – Física – UFSC – 3721-6810

Educação do Campo – 3721-8714

Educação Física – 37219367

Eng. da Mobilidade – Joinville – 3721-6452

Eng. Produção Civil – 3721-7004

Eng. Química – 3721-9533

Farmácia – 3721-9347

Filosofia – 3721-9433

Física – 3721-9223

Fonoaudiologia – 3721-5084

Letras – Libras – 3721-6586

Letras Língua Portuguesa – 3721-9293

Letras Línguas Estrangeiras – 3721-9489

Matemática – 3721-9652

Medicina – 3721-9536

Oceanografia – 3721-8517

Pedagogia – 3721-9414

Química – 3721-6853

Relações Internacionais – 3721-6785

Serviço Social – 3721-9538

Tecnologias da Inform. e Com. – Araranguá – 3721-6448

Zootecnia – 3721-5486

Campus da UFSC recebe exposição itinerante de arte rupestre e arqueoastronomia

28/10/2009 17:14

O Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), com incentivo do Fundo Estadual de Turismo, promove a 1ª Exposição de Arte Rupestre e Arqueoastronomia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A tenda itinerante está montada na Praça da Cidadania, em frente ao prédio da Reitoria, onde a mostra pode ser visitada até o dia 13 de novembro. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

A arqueoastronomia é uma ciência que estuda sitios arqueológicos, suas construções e relação com a observação astronômica. Na exposição serão mostradas 200 telas de arte rupestre em “frotagem”, técnica especial sobre lona, com dimensões que variam de 50×50 cm a 1,5×5,0m; artefatos arqueológicos, como machadinhas e brunidores rupestres (amoladores); 20 painéis com fotos de galáxias e do Sistema Solar; dois painéis de arqueoastronomia, um da bacia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e outro de sambaqui de Laguna, onde foi achado o relógio solar que faz parte da mostra.

As obras desta exposição fazem parte do acervo do Instituto, que vem sendo formado desde 2005. O trabalho de pesquisa é coordenado pelo antropólogo Adnir Ramos, de Florianópolis, com formação em São Paulo, e conta com a assessoria do professor Germano Afonso, arqueoastrônomo da UFPR, e de Alexandre Amorim, astrônomo do GEA, grupo de estudos do Planetário da UFSC.

Serão também expostos painéis de arte rupestre e fotos dos menires (monumento pré-histórico de pedra, cravado verticalmente no solo, às vezes de tamanho bem elevado) e dolmens (monumentos com base em grandes blocos de pedras que eram usadas como túmulos coletivos), conjunto de que compõem os observatórios arqueoastronômico de Santa Catarina. O objetivo é conscientizar a comunidade para o valor histórico desse acervo que abre um novo nicho turístico.

A coleção de arte rupestre que será mostrada em sua totalidade pela primeira vez vem sendo elaborada desde 2006, quando passou por Santa Catarina o mestre em Belas Artes Rodrigo Santiago Plata, difusor da técnica de frotagem utilizada para reproduzir os painéis da mostra.

A técnica consiste em colocar tecido natural sobre a inscrição rupestre e friccionar com filme de carbono marcando no tecido a textura da pedra e da gravura, sem agredir a inscrição rupestre copiada, mas registrando o estado do grafismo e da rocha. Estas reproduções são trabalhadas posteriormente com cores como será mostrada na exposição.

A mostra no campus tem o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC), ligado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da UFSC.

Sobre o Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia

O Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia tem como finalidade desenvolver e executar projetos e pesquisas multidisciplinares e projetos culturais com responsabilidade socioambiental.

Vem desenvolvendo também pesquisas coordenadas pelo Antropólogo Adnir Ramos, nos sítios arqueoastromico que compõem os observatórios utilizados pelos “povos originários” (aqueles que viviam na Bolívia antes da chegada dos europeus). Nestes locais foram descobertos vários alinhamentos astronômicos mostrando as mudanças de estações, verdadeiros calendários utilizados para regular o cotidiano dos povos pré-colombianos.

Serviço:

O QUÊ: Exposição Itinerante de Arte Rupestre e Arqueoastronomia

QUANDO: até 13 de novembro, de segunda a sexta-feira, sempre das 10h às 20h.

ONDE: Tenda Expositora Itinerante, na Praça da Cidadania da UFSC, Trindade, Florianópolis-SC, próximo do CCE.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: Adnir Ramos (48) 9607-2201 – www.immabrasil.com.br

Visite: www.dac.ufsc.br

Fonte: José Wilson Fontenele – Acadêmico de Jornalismo, bolsista no Departamento Artístico Cultural (DAC/ SeCArte/ UFSC), com material dos organizadores da mostra.

Candidatos que desistiram do Vestibular UFSC/2010 têm até hoje, dia 29, para solicitar devolução da taxa

28/10/2009 17:00

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC está orientando os candidatos que, tendo pago a taxa de inscrição para o Vestibular 2010, optarem pelo seu cancelamento (em decorrência das alterações das datas e dos dias da semana para a aplicação das provas), a encaminharem pedido oficial neste sentido, ganhando o direito à devolução da quantia desembolsada. O vestibular foi transferido dos dias 6, 7 e 8 de dezembro para 19, 20 e 21 do mesmo mês, em vista da coincidência de datas com a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os dias 5 e 6 de dezembro.

A recomendação é que os candidatos enviem à Coperve/UFSC uma solicitação por escrito e assinada, contendo nome, número de inscrição, CPF, assinatura e dados bancários (banco, agência e conta-corrente). Caso o titular da conta não seja o candidato, deverão ser informados também o nome e o CPF do titular. Esta solicitação deverá ser enviada via fax para (48) 3721-9952 ou entregue na secretaria da Coperve, no Campus Universitário, bairro Trindade, Florianópolis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 29 de outubro, impreterivelmente.

Mais informações na Coperve, pelo fone (48) 3721-9200.

Lançado edital para a construção de quatro pavilhões da UFFS em Chapecó

28/10/2009 16:01

O edital de tomada de preço que escolherá a empresa que vai construir a primeira etapa dos quatro pavilhões multiuso no campus de Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 27 de outubro.

Os interessados em participar da concorrência devem retirar o edital no Escritório Técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A abertura das propostas vai acontecer no dia 11 de novembro, às 14h30min. Para o presidente da Comissão de Licitação e diretor de Administração da UFFS, Paulo Roberto Pinto da Luz, isso é um marco para a UFFS, porque são os primeiros prédios, a estrutura física inicial da instituição.

Os quatro pavilhões, com 4.792 metros quadrados de área construída, terão um investimento de R$ 3 milhões. Nesta primeira fase o valor a ser aplicado é de R$ 1,5 milhão. A obra, segundo Pinto da Luz, deve iniciar logo após encerrado o processo licitatório e deve estar concluída em quatro meses. Um dos pavilhões abrigará a administração do Campus; outro, as salas de aula; o terceiro, a biblioteca e alguns laboratórios e o quarto, a cantina, o centro de convivência e o centro de mídias.

Outras informações pelos telefones (48) 3721-6646, com o reitor Dilvo Ristoff.

Alunos do curso de Ciência e Tecnologia Agroalimentar participam de fórum na USP

28/10/2009 15:26

Um grupo de 15 alunos da graduação em Ciência e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou do 2º Fórum sobre Formação Acadêmica e Atuação do Profissional em Ciências dos Alimentos (FOCAL), acompanhados da professora Jaciara Mazo, representando a coordenação do curso.

O evento foi realizado nos dias 12 e 13 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba. Com objetivo de reunir coordenadores, professores, estudantes e egressos, o fórum discutiu questões relativas ao currículo dos cursos, formação profissional e mercado de trabalho do cientista alimentar.

Além da UFSC, estavam presentes acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). No primeiro dia, os alunos dividiram-se em grupos para tratar das suas perspectivas profissionais e acadêmicas. Paralelamente, houve um encontro entre professores e coordenadores dos cursos em que discutiram a estrutura curricular, projeto político-pedagógico, extensão universitária e abertura de relações entre as universidades que promovam parcerias de ensino, pesquisa e extensão nas áreas das Ciências dos Alimentos.

No dia 13, reuniram-se alunos e professores para apresentação das grades curriculares da USP e das instituições convidadas, palestras relativas às expectativas do mercado de trabalho sobre o profissional das Ciências dos Alimentos e exposição das demais propostas surgidas durante o Fórum, mesa-redonda com as instituições, autoridades e representantes presentes, com encerramento às 22 horas.

De grande relevância foi a participação dos egressos da USP, que desde 2005 estão inseridos no mercado de trabalho e puderam esclarecer a amplitude da área de atuação do cientista alimentar, incentivando os alunos dos cursos novos, como o da UFSC que teve início no corrente ano, e tiveram suas dúvidas elucidadas trazendo sugestões de propostas para a melhoria do curso.

Na ocasião, Florianópolis foi escolhida como sede da edição do III FOCAL que se realizará no segundo semestre de 2010.

Fonte: Professora Jaciara Mazo – Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos – CCA – UFSC

Chico Peixoto Trio no Projeto 12:30 Acústico

28/10/2009 15:06

O Projeto 12:30 Acústico desta quinta-feira, dia 29/11, receberá outra vez Chico Peixoto Trio, às 12h30, no Teatro da UFSC. O show é gratuito e aberto à comunidade.

Chico Peixoto Trio tem no repertório releituras de compositores consagrados e versões de clássicos da Música Popular Brasileira, em arranjos feitos especialmente para a formação de violão, violino e contrabaixo acústico. A preocupação da banda é com a qualidade sonora, tanto nas músicas instrumentais quanto nas músicas em que há vocal. O trio é composto por Marcelo Mello, Mateus Costa e Chico Peixoto.

Sobre os músicos:

Chico Peixoto é cantor e violonista e iniciou seus estudos musicais aos 15 anos, porém foi em 1992 que começou a tocar profissionalmente em Florianópolis. Suas influências são variadas: MPB, Flamenco e pop. Além de violão, estudou ritmos brasileiros e técnica vocal. Chico participou de diversos grupos, entre eles a Cia. do Som e o grupo de flamenco experimental Vuelo Gitano.

A partir da gravação do CD Espaço, o repertório de Chico é formado por releituras de compositores como Heitor Vila-Lobos, Pixinguinha, Egberto Gismonti e Djavan mesclando o erudito e o popular. O cantor costuma fazer diversas parcerias musicais, tocando geralmente em duos ou trios.

Mateus Costa é contrabaixista e arranjador. Graduando em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarinha (UDESC). É instrumentista e arranjador em diferentes estilos musicais desde 1989. Participou de corais com o Maestro Carlos Lucas Besen (CEFET – SC, 1991-1998) e Rute Gebler (UDESC, 1983).

Foi arranjador e regente do grupo Urubá (Madrigal e Banda, 1996-1999). Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSSCA) e o Quinteto de Cordas da OSSCA (1996-1999). Participou da Orquestra Municipal de Florianópolis (1998), da Camerata Florianópolis (1999) e da Orquestra de Câmara do IMCARTI – Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí (1997). Deu aulas de musicalização infantil para crianças de zero a três anos no Berçário Arcângelo (1997 – 2004).

Estudou contrabaixo com Maria Helena Salomão e Gustabo Fontes. Participou de gravações com compositores e de grupos locais como Cravo da Terra; Silvio Mansani; Neno Miranda e Lagusta lá Guê.

Marcelo Mello é violininista, além de tocar viola e violão. Iniciou seus estudos na escola de Musica do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Foi bolsista da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Participou de concurso de música em Brasília, Blumenau, Curitiba e Itajaí.

Apresentou-se como violinista e violista na Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, na Orquestra de Câmara de Blumenau e da Orquestra de Câmara Municipal de Florianópolis. Atualmente é professor de violino e instrumentista na área da musica popular brasileira.

O Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), apresenta atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas às quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC. Artistas interessados em se apresentar no Projeto 12:30 devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou pelo e-mail projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO:

O QUÊ: Show com Chico Peixoto Trio, no Projeto 12:30 Acústico

ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Florianópolis.

QUANDO: 29 de outubro 2009, quinta-feira, às 12h30min.

QUANTO: Gratuito e aberto ao público

CONTATO: DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 – Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: Stephanie Pereira – Acadêmica de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30 – DAC

UFSC realizará o 1º Seminário de Pesquisa em Educação do Campo

28/10/2009 14:49

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará o 1º Seminário de Pesquisa em Educação do Campo entre os dias 4 e 6 de novembro, no Centro de Ciências da Educação (CED). Com o tema “Educação do Campo: desafios teóricos e práticos”, o evento pretende contribuir para divulgar e aproximar as pesquisas, bem como estabelecer relações entre os trabalhos no Brasil e particularmente no Estado de Santa Catarina.

A palestra de abertura “Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma” será ministrada pelo professor Gaudêncio Frigotto (UERJ/UFF), das 10h30 às 12h. O evento é gratuito e podem participar alunos e professores de graduação, pós-graduação, educadores e pesquisadores. As vagas são limitadas.

Eixos Temáticos

1. Educação do Campo, Trabalho e Movimentos Sociais.

O campo e sua relação com a cidade. Formas de produção da vida no campo na atualidade. Movimentos sociais no campo: e suas experiências educacionais e escolares. Educação técnico-profissional.

2. Educação do Campo e Políticas Públicas.

Políticas Públicas e suas diversas compreensões em relação à Educação do Campo. Relação Estado / Movimentos e Organizações Sociais do Campo: limites e possibilidades. Educação do Campo no âmbito do Direito Humano e do Direito Positivo no Brasil.

3. Educação do Campo e Práticas Pedagógicas.

Alternativas na organização do trabalho pedagógico escolar. Atuação do educador-pesquisador e observação das práticas sócio educativas em espaços comunitários e sociais. Relação entre teoria, prática e política utilizadas nesses espaços.

4. Educação do Campo, Território e Sustentabilidade.

Reflexões sobre educação, desenvolvimento e sustentabilidade. O modo de vida no campo e a formação dos territórios como espaços identitários, de luta e de resistência. A educação e suas articulações com práticas culturais, sustentabilidades e territorialidades.

Confira a programação no endereço www.seminarioeducampo.ced.ufsc.br/index_arquivos/Page469.htm.

A realização é do Observatório de Educação/Instituto Educampo/UFSC, com apoio da CAPES/INEP/SECAD.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-8714, pelo site www.seminarioeducampo.ced.ufsc.br ou pelo e-mail institutoeducampo@ced.ufsc.br.

Margareth Rossi/Jornalista da Agecom

Etapa UFSC de evento da ANP será realizada de 28 a 30 de outubro

28/10/2009 11:37

Acontece de 28 a 30 de outubro a Etapa UFSC da Exposição Itinerante Comemorativa dos 10 anos do Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás (PRH – ANP/MCT), organizada pelos programas PRH09 e PRH34 sediados na UFSC.

A cerimônia de abertura foi realizada, na terça, 27 de outubro, no Anfiteatro da Reitoria da UFSC, com presença das autoridades universitárias e representantes da ANP.

Nos dias 28, 29 e 30 serão exibidos pôsteres com os trabalhos dos alunos bolsistas dos Programas sediados na UFSC no Hall do Centro Tecnológico (CTC). Também estarão à mostra alguns protótipos de equipamentos desenvolvidos especificamente para aplicação no setor de Petróleo e Gás Natural.

O evento é parte das comemorações organizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com a participação de centenas de professores e pesquisadores, de aproximadamente 1200 alunos-bolsistas em todo o Brasil, o PRH – ANP/MCT é executado por 21 universidades e concentra grande parcela da atividade acadêmica nacional envolvida com o setor petrolífero. A UFSC sedia o PRH09 – Programa de Formação de Recursos Humanos em Engenharias Mecânica e Química com Ênfase em Petróleo e Gás (MecPetro) e o PRH34 – Formação de Engenheiros nas Áreas de Automação, Controle e Instrumentação para a Indústria do Petróleo e Gás (aciPG).

O PRH09 – MecPetro representa a introdução formal da UFSC nos programas de formação de especialistas na área de Petróleo e Gás, de importante e crescente participação na economia brasileira .

Usufruindo da infraestrutura acadêmica e da experiência dos pesquisadores do departamento de Engenharia Mecânica, o MecPetro objetiva oferecer uma formação ampla e interdisciplinar, envolvendo futuramente outros setores e áreas afins. O Programa deu novo impulso às linhas de pesquisa que já vinham sendo praticadas por vários Laboratórios na área, assegurando uma posição de vanguarda no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e na geração de conhecimentos. Já o PRH34 – aciPG atua na UFSC nos cursos de graduação, com enfoque para a Engenharia de Controle e Automação e o da Engenharia Química, e pós-graduação, focando-se na área de Engenharia Elétrica, Engenharia Química (na área de Otimização, Modelagem e Controle de Processos) e em Metrologia Científica e Industrial.

O PRH – ANP/MCT conta atualmente com 36 programas multi-temáticos que realizam estudos e pesquisas de toda a cadeia petrolífera. Criado em 1999 pela ANP, através da Coordenadoria de Tecnologia e Formação de Recursos Humanos (CTC), tem por objetivo oferecer especializações profissionais consideradas estratégicas e imprescindíveis para atender as demandas da indústria do petróleo, bem como estimular a pesquisa e a adoção de novas tecnologias. O Programa concede bolsas de estudo e taxa de bancada, que consiste no suporte financeiro para gastos específicos do programa.

Mais informações sobre os Programas MecPetro e aciPG:

www.petroleo.ufsc.br

Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Administração central da UFSC cumprimenta os servidores pelo seu dia

28/10/2009 10:21

Ao longo da sua existência a UFSC consolidou-se como uma das melhores

universidades do país e estabeleceu fortes vínculos com a sociedade

catarinense e nacional, calcada em importante participação científica,cultural, social e econômica. A Universidade Federal de Santa Catarina é este universo de pessoas, cujas individualidades, integradas, asseguram a sua pluralidade.

Desde que foi criada a Universidade Federal de Santa Catarina desempenha suas atribuições, diretamente relacionadas ao ensino, à pesquisa científica, extensão universitária e à prestação de serviços. Nada disso seria possível se não fossem o trabalho, o esforço e a união diária de todos os nossos colaboradores, que fazem desta uma conceituada Instituição.

Parabéns servidores!

Administração Central da UFSC

Universidade Federal da Fronteira Sul abre concurso público para 165 vagas de professor

28/10/2009 10:12

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que vai selecionar professores para os campi de Chapecó – sede da instituição -, Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeiras (PR) e Realeza (PR).

São 165 vagas para diversas áreas e as inscrições devem ser feitas até as 20 horas do dia 9 de novembro pelo site www.uffs.ufsc.br. O valor da taxa é de R$ 90 para o cargo de dedicação exclusiva e R$ 70 para o de 20 horas. Será exigida a titulação mínima de mestre. O professor será contratado em regime de dedicação exclusiva ou de 20 horas.

A primeira prova (eliminatória) vai ocorrer no dia 22 de novembro, em Florianópolis. O local ainda não está definido. Os interessados em participar do processo só poderão se inscrever para um único campus da UFFS e um único campo de conhecimento, conforme determina o edital. As inscrições homologadas serão divulgadas no site da UFFS, no prazo de 72 (setenta e duas) horas úteis após o encerramento das inscrições. O edital completo pode ser visto no site www.uffs.edu.br.

A Portaria nº 1 assinada pelo reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, e pelo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alvaro Toubes Prata, torna público a realização do processo seletivo. O edital do concurso de seleção foi publicado nesta quinta-feira, dia 22, no Diário Oficial da União.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-6646.

Margareth Rossi/Jornalista da Agecom

Jornalista Dorva Rezende fala no Círculo de Leitura nesta quinta na UFSC

28/10/2009 09:56

Dorva Rezende- foto www.clicrbs.com.br

Dorva Rezende- foto www.clicrbs.com.br

O jornalista Dorva Rezende, atual editor de Política do jornal Diário Catarinense, é o convidado da próxima edição do Círculo de Leitura, marcada para esta quinta-feira, 29 de outubro, às 17h, na Sala Harry Laus da Biblioteca Universitária da UFSC. Ele ficou 11 anos editando o caderno de Variedades do mesmo jornal e continua respondendo pelo DC Cultura, encarte que destina um espaço semanal para a literatura e as artes, publicando artigos e ensaios de escritores, professores e intelectuais de Santa Catarina.

Nascido em São Leopoldo (RS) e filho de policial rodoviário e dona de casa, Dorva começou a trabalhar no jornal NH, de Novo Hamburgo, antes mesmo de se formar. Depois, com o diploma nas mãos, passou seis meses no Primeira Hora, diário de Foz do Iguaçu (PR), onde fazia de tudo, da redação à paginação. “Foi uma boa escola, mesmo tendo que trabalhar 12 horas por dia”, conta ele. Após essa experiência, voltou para o NH e, em 1990, transferiu-se para Florianópolis, passando por várias editorias do DC.

O CÍRCULO

Criado pelo poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Bruggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Lauro Junkes, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.

BREVE ENTREVISTA

Como foram os seus primeiros contatos com os livros?

Dorva Rezende – Não tínhamos livros em casa, mas havia o hábito de ler jornais e meu avô gostava de histórias de bang-bang, publicadas em formato de bolso. Como fui alfabetizado por uma prima dois anos mais velha (que me ensinava tudo o que aprendia na escola), comecei os estudos sabendo ler e escrever. Nas férias, lia clássicos traduzidos por Clarice Lispector e Paulo Mendes Campos, e aos poucos fui devorando tudo o que Julio Verne produziu. Com menos de 12 anos, entrei numa maratona com um primo para ver quem lia antes “O tempo e o vento”, de Erico Veríssimo. Cedo também conheci Moacyr Scliar, Josué Guimarães e outros autores gaúchos.

E depois disso, o que aconteceu?

Dorva Rezende – Na adolescência tomei contato, através do Círculo do Livro, com a literatura latino-americana, e aí vieram Borges, Vargas Llosa, García Marquez, Julio Cortázar, Bioy Casares. Mais tarde passei a ler outros argentinos importantes, como Robert Arlt, César Aira, Alan Pauls e Manuel Puig.

Há algum gênero que seja de sua preferência?

Dorva Rezende – Concluí o mestrado na UFSC em 2007 e fiz a dissertação sobre a ficção científica brasileira. Foi quando tomei contato com o paraibano Bráulio Tavares (“A máquina voadora” e “A espinha dorsal”), Dinah Silveira de Queiroz (que tem contos fantásticos feitos nos anos 60 e reunidos no volume “Comba malina”) e a imensa produção de Ray Bradbury (“Fahrenheit 451”, entre outros). Mais recentemente, li muito André Carneiro, poeta da Geração de 45 que é traduzido em vários países da Europa.

Você também gosta de escrever sobre música. O que mais aprecia neste campo?

Dorva Rezende – Cresci vendo minha mãe trabalhando na cozinha e ouvindo o rádio que tocava rock’n’roll. Cheguei a fazer uma lista com os rocks mais executados da época. Tinha um tio que gostava muito dos Beatles e outro que era baterista, e daí aos Stones, The Who e outras bandas famosas foi um passo. Com o dinheiro dos primeiros bicos, comprei discos de vinil, sempre de rock. Mas também gosto de jazz e blues.

Todo jornalista tem um quê de escritor. Você tem alguma produção na gaveta, esperando para ser publicada?

Dorva Rezende – Tenho alguns contos escritos e ideias para serem desenvolvidas. Estou ensaiando uma história de ficção sobre um episódio trágico ocorrido em São Leopoldo dois anos antes da chegada dos primeiros imigrantes alemães, em 1824. No momento, estou produzindo uma reportagem sobre os 50 anos de morte de Boris Vian, um importante escritor francês que foi praticamente ignorado na programação do Ano Brasil-França.

Contatos com Dorva Rezende podem ser feitos pelos fones (48) 3216-3550 e 9114-4442.

UFSC parabeniza servidores técnico-administrativos e docentes no Dia do Servidor Público

28/10/2009 09:53

A MENSAGEM

Às vésperas de completar 50 anos, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) quer crescer, se expandir pelo Estado e melhorar o nível do ensino que ministra aos seus alunos. Mas quer, também, investir no aperfeiçoamento de seu pessoal técnico-administrativo, cujo trabalho em muito contribui para consolidar a imagem de uma instituição de excelência, que figura entre as mais conceituadas do país, não só no ensino, pesquisa, extensão e cultura, mas nos serviços que presta à comunidade.

Neste Dia do Servidor Público, a UFSC parabeniza os seus trabalhadores técnico-administrativos e docentes e se compromete a continuar valorizando esses profissionais, na medida de suas possibilidades, e apostando na capacitação e na melhoria de suas condições de trabalho.

A Administração Central tem orgulho de sua equipe de colaboradores e expressa sua gratidão pelo que ela realiza neste dia 28 de outubro. Mais do que fazer homenagens públicas, a instituição quer investir em mecanismos que dêem dignidade e aumentem a auto-estima de sua equipe.

Desta forma, e com a participação dos técnico-administrativos, professores e alunos, a UFSC continuará lutando pela transformação social e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. E, assim, alcançar o conceito de Universidade do Século XXI, que é a principal meta e missão da atual administração.

Mensagem publicada, pela Administração Central, nos jornais, nesta quarta, dia 28 de outubro.

Trabalho infantil é tema de audiência pública e de livro

28/10/2009 09:48

A Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher fará uma Audiência Pública para discutir o tema. O Trabalho Infantil em Santa Catarina e no Contexto Brasil, será realizada dia 29 de outubro, às 14h, no Tribunal de Contas de Estado de Santa Catarina, Rua Bulcão Viana, 90, Florianópolis.

Na ocasião será lançado o livro “A persistência do Trabalho infantil na agricultura e na indústria (Santa Catarina no contexto brasileiro)”, cujos autores são Bernardete Wrublevski Aued (CFH) e Célia Regina Vendramini (CED), professoras da UFSC, Claudio Marcelo Garcia de Araújo, Daiana Castoldi Lencina, Fabiana Duarte, José Kauling Sobrinho, Maria dos Anjos Viella, Ricardo Selke e Soraya Franzoni Conde, alunos e ex-alunos das pós-graduações em Educação e Sociologia da UFSC.

Os autores dizem que “O livro, fruto de uma pesquisa, nasceu da necessidade de explicar o trabalho infantil no campo, contexto no qual as crianças estão trabalhando muito, mais do que imaginamos à primeira vista. A pesquisa revelou que as crianças estão trocando a infância pela vida adulta e muitas delas se inserem no que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) denomina de “piores formas de trabalho infantil”, ou seja, trabalhos que mutilam, deixam seqüelas físicas e abortam a possibilidade de se tornarem adultos preparados para trabalhos qualificados.

Analisamos algumas situações que envolvem trabalho infantil, como por exemplo, nas lavouras de fumo, onde constatamos o “emprego” de crianças no trabalho devido à sua baixa estatura (as crianças são mais adaptadas para a coleta das primeiras folhas do fumo, “o baixeiro”, que assegura à família renda em dinheiro, após um longo tempo de investimentos na lavoura).

Nestes contextos, o trabalho infantil é defendido como princípio educativo e, ademais, com vantagens técnicas, por exemplo, por sua agilidade e envergadura de coluna. Como questão central delimitamos entender a pertinência de um ordenamento legal que proíbe o trabalho infantil e uma sociedade que tolera o referido trabalho e, muitas vezes, o incentiva. Por que a sociedade consente em utilizar a força de trabalho prematuramente a ponto de destruir seu potencial desenvolvimento?

Nestes processos chama a atenção a defesa do trabalho manual como valor pedagógico quando, na atualidade, a vida se pauta pela aplicação consciente da ciência; que o trabalho precoce inibe o desenvolvimento das capacidades físicas e psicológicas superiores da criança na medida em que é negado o tempo da brincadeira com o corpo, dos jogos e de vivência de papéis sociais no “faz de conta”; que a exploração infantil no trabalho não surge como um fenômeno isolado, mas como singularidade do contexto geral de reprodução da força de trabalho sob a égide da produção destrutiva.

A presença de trabalho infantil, como explica Mészáros (2006), paradoxalmente, revela o aumento da destruição do pressuposto do capital. Portanto, o que parece estar em questão é a “educação do amanhã”: quantos cérebros inventivos irão sair das fumacentas carvoeiras, das fileiras intermináveis de cebola, maçã, fumo ou tomate? Do corte da cana de açúcar? Que educação e que sociedade devem ser criadas para que no futuro não tenhamos crianças exploradas no trabalho?”

Fonte – CCOM/CED

Mauro Jeunehomme Tonon

Tel.: (48) 9907-5158 – 3721-9336