Pré-Vestibular da UFSC abre inscrições para preencher novas vagas em 16 núcleos

31/07/2009 18:39

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, aumentou o número de vagas para o Pré-Vestibular da UFSC, e lança edital do novo processo seletivo.

As inscrições ocorrem até 12 de agosto de 2009 e os interessados deverão acessar o site www.prevestibular.ufsc.br, ler atentamente o edital, preencher o formulário de inscrição, imprimi-lo e assiná-lo no local indicado. Feito isso, o candidato deverá enviar o comprovante do requerimento de inscrição e as fotocópias dos documentos exigidos, via correio, para a Secretaria do Pré-Vestibular da UFSC ou entregá-los pessoalmente na unidade escolhida para frequentar o curso.

Podem se inscrever alunos que tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública; que não estejam cursando ou tenha concluído curso superior; e que tenham disponibilidade de frequentar as aulas de 2ª a 6ª feira, no respectivo horário de aula da unidade do Pré-Vestibular da UFSC escolhida pelo candidato.

Para este novo processo seletivo do segundo semestre de 2009, serão oferecidas novas vagas nas unidades em Araranguá, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Rio do Sul e São Bento do Sul.

Hoje, o Pré-Vestibular da UFSC está presente em 20 cidades do Estado, disponibilizando 26 novas turmas, totalizando mais de 2 mil vagas. Em 2008, o Pré-Vestibular atingiu a importante marca de 35% de aprovação nos processos seletivos da UFSC e UDESC. Somando estes resultados com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, a expectativa é por números ainda mais expressivos, transformando o curso no maior projeto de inclusão social, público, gratuito e de qualidade que a Universidade Federal da Santa Catarina disponibiliza.

A proposta do Pré-Vestibular da UFSC e da Secretaria de Estado da Educação é criar oportunidades para estudantes de escolas públicas ingressarem no ensino superior. Para o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, ficou clara a validade da parceria entre as instituições. “O governo catarinense e o governo federal uniram forças com o objetivo de assegurar aos estudantes da rede estadual uma chance valiosa de conseguir uma vaga no ensino superior. Independente de partidos políticos, esta iniciativa comprova a necessidade de se investir em educação para todos”, comentou.

De acordo com o coordenador do curso, Otávio Augusto Auler Rodrigues, “a herança que estamos deixando para a humanidade é a inclusão social pública e de qualidade.”

A lista dos candidatos selecionados será publicado na internet, no site do Pré-Vestibular da UFSC (www.prevestibular.ufsc.br), e afixado nos murais do Hall da Reitoria da UFSC e das escolas onde ocorrerão as aulas do curso, a partir do dia 18 de agosto de 2009.

Os candidatos selecionados deverão realizar sua matrícula em data e local a serem divulgados quando da publicação do resultado do processo seletivo.

Novas vagas nas unidades do Pré-vestibular da UFSC:

Araranguá – EEB de Araranguá

Blumenau – EEB Pedro II

Brusque – EEB Feliciano Pires

Canoinhas – EEB Almirante Barroso

Criciúma – EEB Sebastião Toledo dos Santos

Curitibanos – EEB Casimiro de Abreu (Vespertino e Noturno)

Itajaí – EEB Dep. Nilton Kucker

Jaraguá do Sul – EEB Roland Harold Dornbusch

Joaçaba – EEB Governador Celso Ramos

Joinville – EEB Dr. Tufi Dippe

Joinville – EEB Profª Jandira D’Avila

Lages – EEB de Lages

Mafra – EEB Barão de Antonina

Rio do Sul – EEB Paulo Zimmermann

São Bento do Sul – EEB Prof. Roberto Grant

Outras informações pelo telefone (48) 3721-8248, pelo e-mail prevestibular@prevestibular.ufsc.br ou pelo site www.prevestibular.ufsc.br.

Mestrado em Jornalismo da UFSC realiza as primeiras defesas de dissertações

31/07/2009 18:23

O Mestrado em Jornalismo da UFSC convida para as primeiras defesas de dissertações do Programa, conforme cronograma a seguir:

Segunda-feira, 3 de agosto – 15 horas – Auditório Henrique da Silva Fontes (prédio B do CCE, campus da Trindade, Florianópolis)

“Aquele país distante e tranquilo: o jornalismo de Hipólito da Costa” de Luis Francisco Munaro, com orientação de Daisi Vogel.

Banca formada por Gislene Silva, Marialva Barbosa (UFF), Mauro Silveira e Francisco Karam.

Quarta-feira, 5 de agosto – 14h30min – Auditório Henrique da Silva Fontes (prédio B do CCE, campus da Trindade, Florianópolis)

“Diversidade na tela: a estrutura do telejornalismo na Argentina e no Uruguai”, de Melina Ayres, com orientação de Eduardo Meditsch.

Banca formada por Eduardo Meditsch, Beatriz Becker (UFRJ), Fernando Crocomo e Tattiana Teixeira.

Quinta-feira, 6 de agosto – 14h30min – Auditório Henrique da Silva Fontes (prédio B do CCE, campus da Trindade, Florianópolis)

“Teoria e História do Jornalismo: impasses epistemológicos”, de Felipe Pontes, com orientação de Gislene da Silva.

Banca formada por Gislene da Silva, Luiz Cláudio Martino (UnB), Francisco Karam e Mauro Silveira.

Todas as defesas serão transmitidas ao vivo pela internet através do site www.posjor.ufsc.br

Universidade Panamericana do México assina acordo de cooperação com a UFSC

31/07/2009 18:07

Prof. Louis Westphal, Carlos A. da Silva e Ryan Cosgaya

Prof. Louis Westphal, Carlos A. da Silva e Ryan Cosgaya

A Universidade Panamericana do México assinou acordo de cooperação com a UFSC nesta sexta-feira, dia 31, às 15h, no Gabinete do Reitor. Estavam presentes o professor Ryan Cosgaya Garcia, representante do reitor Rafael Hernandez Cázares, o reitor em exercício da UFSC professor Carlos Alberto Justus da Silva, e o diretor de Relações Intitucionais da SINTER professor Louis Roberto Westphal.

O objetivo do acordo é o intercâmbio de alunos da graduação e pós-graduação e professores das áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharias. O reitor em exercício na oportunidade destacou a necessidade e importância de incrementar as relações internacionais latinoamericanas e entre essas também as mexicanas.

Professor Ryan Cosgaya

Professor Ryan Cosgaya

Informações na Sinter pelo telefone (48) 3721-8224.

Fotos: Paulo Noronha/Agecom

Igrejinha da UFSC recebe estreia do espetáculo “Como Crianças”

31/07/2009 17:18

A Igrejinha da UFSC recebe a estreia do espetáculo teatral “Como Crianças”, realização dos grupos Teatro em Trâmite e Anônimo Ato Grupo Teatral, da grande Florianópolis, com os atores João Rodrigo Mendes e Lorenzo Lombardi , e direção de André Francisco.

O espetáculo será apresentado nos dias 31 de julho e 1, 2, 7, 8 e 9 de agosto (sextas, sábados e domingos), sempre às 20h30. Pelas características da proposta, a lotação máxima é de 40 pessoas. Ingressos no local ou por telefone.

O espetáculo “Como Crianças”

Livremente inspirado na obra “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”, do escritor espanhol Fernando Arrabal, “Como Crianças” tem direção e concepção artística de André Francisco, que também assina a iluminação e a cenografia com colaboração de Lorenzo Lombardi e Ingrid Isoppo. A dramaturgia é assinada por João Rodrigo Mendes e os figurinos de Ingrid Isoppo. A realização do espetáculo surge da parceria de duas companhias da grande Florianópolis: o Teatro em Trâmite, da capital e o AnônimoAto Grupo Teatral, de São José.

No elenco, o ator João Rodrigo Mendes, que retorna à cena catarinense após ter participado em 2008 do projeto Geografia da Palavra, promovido pela FUNARTE/SP sob a coordenação do diretor e ator Antônio Abujamra, e o ator Lorenzo Lombardi, participante do curso de formação ministrado por André Francisco, diretor do Teatro em Trâmite.

Os personagens de “Como Crianças” são dois homens que se desdobram em vários outros que vão aparecendo no decorrer do espetáculo.

Através de um constante jogo de faz-de-conta entre um dominador e um dominado, que invertem seus papéis e compartilham do espaço cênico até desvendar a relação entre si. A todo o momento, os personagens se enredam numa cadeia de ações que acaba desnudando seus medos e conflitos internos.

A direção de André Francisco objetiva causar forte identificação no espectador ao inspirar pena e raiva, o ódio e o amor, o medo e o desprezo pelos personagens ao tratar de temas como religião, justiça, canibalismo e guerra. A fragilidade das relações humanas é mostrada de forma poética e caótica, intensa e real.

Os grupos

Desde sua fundação em 2004, os grupos AnônimoAto e o Teatro em Trâmite já foram contemplados com vários prêmios de apoio à cultura, participaram de festivais nacionais com outros espetáculos e fizeram temporadas em cidades do interior do estado de Santa Catarina. Para o segundo semestre de 2009, além de dar continuidade ao espetáculo “Como Crianças”, o Teatro em Trâmite, em parceria com o Persona Grupo de Teatro, apresenta o espetáculo “A Galinha Degolada” com direção de Jefferson Bittencourt em festivais de teatro no estado de São Paulo e na Argentina.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo teatral “Como Crianças”

QUANDO: 31 de julho e 1, 2, 7, 8 e 9 de agosto de 2009

ONDE: Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade

HORA: 20h30

REALIZAÇÃO: Teatro em Trâmite e Anônimo Ato Grupo Teatral

DIREÇÃO: André Francisco

ELENCO: João Rodrigo Mendes e Lorenzo Lombardi

VALOR: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)

LOTAÇÃO MÁXIMA: 40 lugares

INGRESSOS: no local ou pelos fones (48) 8432-8788 e 9957-3790

Outras informações: www.comocriancas.blogspot.com

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, cm material do grupo

Novos programas da TV UFSC serão exibidos na semana que vem

31/07/2009 16:53

Com a volta às aulas, a TV UFSC estreia novos programas. Toda segunda-feira, às 19h30, e quinta-feira, às 21h, será apresentado o Tome Ciência, produzido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A primeira exibição, dia 3 de agosto, terá como tema “De onde viemos, para onde vamos”.

Já a Sessão Cinema, segundas e quartas-feiras, às 20h30, agora conta com o quadro Cine Preview, apresentado pela estudante de cinema da UFSC, Ally Collaço. O filme da semana é “O espelho tem três faces”, de Jean Epstein, nos dias 3 e 5.

Outra novidade é o programa Auditório, que vai mostrar os eventos da UFSC. A apresentação e produção dos programas é de Mayara Vieira, Isis Martins Dassow e José Monteiro Júnior, com imagens de Peri Carvalho. O Auditório vai ao ar às segundas e quartas-feiras, às 21h30, e às sextas-feiras, às 19h30.

Primeiro Plano é a mais nova produção e traz reportagens e documentários de alunos do Curso de Jornalismo da UFSC. A apresentação é da estudante Suélen Ramos, com apoio de Henrique Guião e Marco Antonio dos Santos. Na terça-feira, dias 4, às 21h, e na quarta-feira, dia 5, às 19h30, o público poderá assistir o documentário “Torre de Babel”, de Dirceu Getúlio e Felipe Sefrin. Na quinta-feira, dia 6, às 20h, e na sexta, dia 7, às 21h, vai ser exibido o documentário “Estrada Natural”, de Denise Ferreira e Sylvia Dantas, sobre a vida de Milton Nascimento.

Os outros programas que já vinham sendo exibidos agora terão novos horários. O UFSC Entrevista, apresentado por Débora Oliveira, vai ao ar sempre às terças e sextas-feiras, às 20 horas. E nesta semana, dias 4 e 7, recebe o professor Daniel José da Silva, do Departamento de Engenharia Ambiental da UFSC, que falará sobre o “Aquífero Guarani”. O Justiça do Trabalho na TV volta à grade às terças e quintas-feiras, às 19h30. Nos dias 4 e 6, o programa abordará o tema “Assédio moral”.

Toda a programação da noite será reapresentada na manhã seguinte, a partir das 10h, sempre de segunda a sexta-feira.

A TV UFSC é um projeto institucional, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Cinema, que leva a todos os segmentos da sociedade a imagem da Universidade e a sua produção de ensino, pesquisa e extensão. O público pode acompanhar a TV UFSC através do canal 15 da NET Florianópolis.

A sede da TV fica na Rua Dom Joaquim, 757, Centro de Florianópolis. Outras informações pelo telefone (48) 3224-9828, com Fernando Crocomo, diretor da TV UFSC.

Artigo: O melhor de todos nós

31/07/2009 15:26

Ele era o melhor de nós. Sempre estava ali, em todas as lutas. Nas passeatas, nas greves, nas campanhas eleitorais, nos shows de música, nos atos políticos, nas ocupações. Tinha o andar cadenciado, um jeito despojado, um certo ar de alheamento que era puro fingimento, pois estava sempre ligado nos fatos. Entrava nas formaturas, nas reuniões do Conselho Universitário, reuniões de CÃS, do colegiado. Tomava sol em frente ao Básico e acompanhava os estudantes nas filas do RU. Acompanhava a galera do Passe Livre ou qualquer outra muvuca que rolasse dentro da UFSC. Era um revolucionário genuíno. Virou Che Catatau.

Eu o vi na quinta-feira, em frente ao Elefante Branco, deitado, enquanto o Encontro Nacional de Estudantes de Economia fazia pausa para o almoço. Sentei do seu lado, falei com ele e lhe afaguei a cabeça. Não imaginava que jamais o tornaria a fazer. Agora me chega a notícia de que foi encontrado morto num dos córregos que cortam a UFSC. O Catatau se foi. Nunca mais veremos sua presença rebelde, tão mais rebelde que todos nós.

Foi enterrado no lugar que mais lhe faz justiça. Ao pé da “Pira da Resistência”, monumento erguido pelos trabalhadores, numa greve da qual ele também participou. Agora viverá para sempre em frente ao Básico, passo de praticamente todas as almas que freqüentam a universidade. Da terra onde está plantado brotarão flores e no lugar onde repousa seu corpinho marrom tremula a bandeira dos Cães Piratas, em homenagem ao seu líder, o líder de todos os “perros”: Catatau!

Ninguém ainda sabe ao certo se morreu de morte morrida ou se foi morto por alguém. Mas, saberemos. O Catatau era nossa alegria, nosso companheiro, nosso irmão. Sua presença querida se apagou, mas a lembrança do amado amigo seguirá viva em nós. Também é certo que nos dias de luta, os tantos que ainda estão por vir, se vislumbrará sua doce presença, passeando, curiosa, por entre nós. É duro ficar sem ele nesta universidade tão feia e triste. Mas, como todos os anjos, Catatau vive para sempre! Hasta la vitória compañero!

Por Elaine Tavares/ Jornalista na UFSC

Foto: Léo Nogueira

Leia mais sobre o Catatau:

. O Che da UFSC

. Uma Universidade boa pra cachorro!

Abertas inscrições para vagas na Moradia Estudantil e para Bolsa Permanência

31/07/2009 13:39

Estão abertas junto à Coordenadoria de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) vagas para Moradia Estudantil da UFSC, direcionadas a estudantes de graduação de outros municípios. As inscrições devem ser feitas no período de 3 a 19 de agosto. A divulgação do resultado da seleção será no dia 21 de agosto, na Coordenadoria de Serviço Social (CoSS/PRAE).

Há disponibilidade de uma vaga na Casa da Estudante; seis vagas masculinas para o Prédio I e outras duas femininas para pessoas com necessidades especiais, também no Prédio I.

Estudantes interessados devem ter cadastro socioeconômico aprovado e entregar a documentação exigida até o dia 17 de agosto. A Coordenadoria de Serviço Social funciona no prédio da Reitoria. As Inscrições devem ser feitas entre 8h e 11h30min e 14 e 17h.

Veja o Edital

Mais informações: Mais informações: Coordenadoria de Serviço Social / Pró-Reitoria da Assuntos Estudantis / 3721-9341 / www.prae.ufsc.br

Bolsa Permanência:

O terceiro período para inscrições na Bolsa Permanência, direcionada a estudantes de graduação da UFSC, será aberto de 3 a 21 de agosto. A inscrição será realizada presencialmente, na Coordenadora de Serviço Social, entre 8h e 11h30min e 14h e 17h.

Os acadêmicos interessados também devem ter cadastro socioeconômico aprovado até o dia 19 de agosto.

Serão oferecidas 125 bolsas, no valor de R$ 364,00. A vigência será de 12 meses, com possibilidade de renovação em períodos sucessivos. O resultado da seleção e da classificação dos alunos será divulgado no dia 26 de agosto, no site www.prae.ufsc.br

Para inscrever-se o aluno deverá comprovar: declaração de não ter concluído outro curso de graduação; não ter outra bolsa concedida pela UFSC, órgãos ou entidades externas; disponibilidade de 20 horas semanais para desempenho das atividades previstas no respectivo projeto; cadastro socioeconômico aprovado na Coordenadoria de Serviço Social/PRAE; matrícula regular em curso de graduação na Universidade, demonstrando estar cursando, pelo menos, o número mínimo de créditos por período letivo, conforme estabelecido pelo Colegiado do respectivo curso.

Veja o Edital

Mais informações: Coordenadoria de Serviço Social / Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis / 3721-9341 / www.prae.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

UFSC mantém início das aulas e orienta comunidade universitária sobre a gripe A

31/07/2009 13:00

Após contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSC reforça o comunicado de que está mantido para segunda-feira, 3 de agosto, o início do segundo semestre de 2009.

Médico, o vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, informa que a UFSC vai manter orientações à comunidade universitária, usando, entre outros meios, comunicados e distribuição de 2.500 panfletos. Em sua avaliação não há, do ponto de vista técnico, motivação neste momento para alteração do calendário universitário. No entanto, a instituição mantém contato com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica e se houver alteração nas avaliações o público será comunicado.

Atenta à gravidade da situação, a Administração Central alerta a comunidade universitária para que esteja alerta aos sintomas e informações para prevenção da doença. Diversas sugestões são adaptadas para tender a realidade da instituição, como a orientação de que bebedouros sejam evitados e de que estudantes se mantenham bem agasalhados, já que janelas e portas de salas de aula deverão ser mantidas abertas para evitar a transmissão da doença.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Fique atento às orientações:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir e espirrar;

– Ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e aboca com um lenço descartável;

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, e, na UFSC, evitar a utilização dos bebedouros;

– Pessoas com sintomas de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;

– A sugestão é manter janelas das salas de aula abertas para ventilação dos ambientes. Os estudantes devem ser orientados a se manterem agasalhados;

– Pessoas com febre acima de 38ºC, tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, devem procurar seu médico ou a unidade de saúde mais próxima;

– O Hospital Universitário está preparado para realizar a triagem dos casos suspeitos e encaminha-los ao Hospital Nereu Ramos, que é a Unidade de Saúde de referência em Florianópolis para o tratamento dos casos.

– A Administração Central sugere ainda que estudantes com qualquer tipo de imunodepressão, gestantes e gripados apresentem atestado médico à coordenação do curso, que deve possibilitar o tratamento especial em regime domiciliar, conforme Artigo 75 da Resolução 017/C Um/97.

Mais informações com o vice-reitor da UFSC, professor Carlos Alberto Justo da Silva, pelo telefone (48) 3721-9596 ou com o professor Carlos José de Carvalho Pinto, diretor de Gestão e Desenvolvimento Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação pelo telefone 3721-9276.

Saiba Mais:

Campanha do Ministério da Saúde

Na Mídia: UFSC fica na Curva do Arroz

31/07/2009 11:29

Decisão sobre o local do campus em Joinville saiu ontem. Em agosto, devem ser abertas licitações para começar a construção em dezembro. A previsão é concluir obra em dez meses. O campus da UFSC no Norte do Estado vai ficar mesmo na Curva do Arroz, às margens da BR-101.

A decisão foi tomada em reunião ontem, a portas fechadas, na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville, pelo reitor Alvaro Prata, o governador Luiz Henrique da Silveira, o prefeito Carlito Merss e outros participantes. Com pelo menos sete meses de atraso – a obra era cogitada para maio –, a promessa agora é abrir licitações em agosto, começar a construção em dezembro e deixar tudo pronto em dez meses, segundo o diretor do campus Norte, Acires Dias.

A expectativa, de acordo com ele, é que no começo de 2011 o curso de engenharia de mobilidade – que inicia as aulas na segunda-feira na Univille – já funcione na Curva do Arroz. O terreno de 100 mil m2 do Posto Sinuelo, dentro da área de 1,2 milhão de m2 da UFSC, continua sem definição, mas não atrapalha o início das obras, garantem os responsáveis. Um grupo de trabalho formado por Estado, Prefeitura e um dos donos do terreno, Ulysses Mollon, irá tratar da negociação.

Como a construção dos primeiros blocos ficará fora do terreno do Sinuelo, haverá mais tempo para discussão. O reitor Alvaro Prata dá como certa a incorporação.

A existência de uma lei municipal que impede a construção de postos de combustíveis perto de instituições de ensino e a existência de uma área florestal ao Sul do campus foram argumentos contra a permuta do terreno, proposta pelo empresário. Mollon não respondeu se insiste nessa troca por um terreno ao Sul, como queria, ou se aceita a incorporação, avaliada em R$ 3 milhões.

Sobre a área de 6,5 milhões de m2 da Fundição Tupy, não há mais discussão. O local foi sugerido pelo governador, há duas semanas, como alternativa e possível espaço para um pólo universitário. As terras ficam entre Joinville, Araquari e Guaramirim e estão avaliadas em R$ 23 milhões.

Para LHS e Carlito, a Curva do Arroz prevaleceu porque já foi declarada de utilidade pública, o que agiliza desapropriações e tem R$ 9,4 milhões para compra. Optar pelo terreno da Tupy seria começar do zero. Todos concordaram que é mais viável investir R$ 12,5 milhões em melhorias na Curva do Arroz.

Fonte: Jornal A Notícia

ROGÉRIO KREIDLOW / rogerio.kreidlow@an.com.br

Incubadora de Florianópolis seleciona projetos inovadores

31/07/2009 11:15

O MIDI Tecnológico, de Florianópolis, está com processo seletivo aberto para incubar empresas nascentes de base tecnológica, na modalidade de incubação virtual. As inscrições para se candidatar a uma vaga vão até o dia 20 de agosto. Mantido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) e administrado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), o MIDI é atualmente a melhor incubadora de empresas do Brasil.

Para entrar na incubadora, as empresas e os empresários passam por uma

seleção orientada por uma série de critérios que avaliam, por exemplo, o caráter inovador do negócio e o perfil empreendedor dos sócios. Das atuais empresas incubadas, 76% dos sócios são formados em cursos de graduação ou pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Esse processo seletivo é voltado para incubar empresas no modelo virtual, pelo qual os empreendimentos não ficam instalados fisicamente no MIDI Tecnológico. “As empresas virtuais têm à disposição todos os benefícios e projetos oferecidos pela incubadora e, assim como as residentes, têm seus direitos e deveres”, destaca Jamile. Apesar de não estarem na incubadora, as empresas participam de cursos, consultorias, reuniões e programas desenvolvidos pelo MIDI Tecnológico.

A proposta da incubação virtual é apoiar cada vez mais empresas nascentes de base tecnológica e ampliar o atendimento da incubadora além dos limites do seu espaço físico, que hoje possibilita a instalação de 15 empresas. “Com esse modelo de incubação virtual podemos atender até mesmo empresas de outras cidades, desde que os empreendedores possam participar das atividades da incubadora. Nossa meta é incubar dez empresas nesse modelo”, afirma a coordenadora da incubadora.

Na incubadora, as empresas recebem consultorias de marketing, recursos

humanos, administrativa, de plano de negócios, jurídica e assessoria de imprensa. Outro benefício é a filiação automática à ACATE e à Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com isenção de taxa de associação durante o período de incubação. A incubadora oferece ainda estrutura para reuniões, biblioteca, equipamentos de hardware, sala de reuniões e multimídia e serviços diversos.

O primeiro passo para participar do processo seletivo, é seguir o roteiro de orientações disponível nos sites www.acate.com.br e www.miditecnologico.com.br. Os candidatos também deverão preencher o roteiro de proposta para ingresso no MIDI Tecnológico, disponível nos sites, e entregar uma cópia impressa e outra digital desse documento até o final do prazo na sede da incubadora.

Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do MIDI Tecnológico pelo telefone (48) 2107 2737 ou pelo e-mail secretariamidi@acate.com.br.

Sobre o MIDI Tecnológico

Criada em agosto de 1998, a incubadora MIDI Tecnológico, de Florianópolis, já graduou 42 empresas e possui 15 incubadas residentes e quatro virtuais. O MIDI foi eleito, em 2008, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC).

Fonte: Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE)

Assessoria de Imprensa / imprensa@acate.com.br / (48) 2107 2716 I 4009 3223 I 9143 3811

Vida e obra de escritores catarinense vão ser registradas em produção audiovisual

31/07/2009 10:22

A Academia Catarinense de Letras lançará a maior antologia audiovisual já realizada sobre a cultura literária catarinense numa série de cinco documentários sobre os grandes nomes da literatura de nosso Estado. Intitulada “Letras Catarinenses”, a produção terá um formato moderno, preparada para ser uma obra de ampla difusão.

Autores consagrados – clássicos e contemporâneos – serão desvendados através de uma linguagem apoiada em roteiros reveladores, num cruzamento de análise crítica com a revelação da vida e da obra dos homens de letras do nosso Estado, seus ideários e relevância para a arte da escrita. A primeira fase do projeto, que será produzido este ano, conta com a participação dos escritores Salim Miguel, Silveira de Souza, Júlio de Queiroz Francisco José Pereira e Flávio José Cardoso. A ACL será responsável pela distribuição dos DVDs da série para a rede estadual de ensino.

“Letras Catarinenses” é produzido por Chico Pereira, da Conceito Comunicação e Ideias, realizador e produtor de documentários para SESCTV (canal a cabo, NET São Paulo) e diretor de programas de TV. Há sete anos em Florianópolis, realizou diversos programas de cultura, documentários e institucionais para a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, SESC-SC, Tribunal de Justiça do Estado e trabalhos para produtoras da cidade.

É também diretor e roteirista de três documentários do programa “Santa Catarina em Cena” (RBS-TV-2006/2007). Dirigiu “Martinho de Haro, a Cidade Reinventada”, documentário para a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes em 2007 e “Cruz e Sousa, o poeta simbolista do Brasil”, para a Secretária de Estado da Cultura, Turismo e Esporte em 2008. Neste mesmo ano ganhou o concurso DOCTV IV, do Ministério da Cultura e realizou o documentário “Audácia”. Atualmente é co-diretor do programa CURTADOC, veiculado pelo SESCTV nacionalmente, um programa dedicado à produção de curtas-metragens e também prepara a série “Terra de Faróis” para o “Santa Catarina em Cena 2009”, a ser exibida ainda neste ano.

Ficha Técnica:

Título da série: Letras Catarinenses

Formato: documentarístico

Conteúdo: documentários sobre a vida e a obra

de escritores catarinenses

Composição: cinco documentários

Duração dos documentários: 30 minutos

Produto final: coleção em DVD

Produção: captação e edição em HDV

(high-definition vídeo)

Especial Pesquisa: UFSC participa de estudo sobre mudanças climáticas na Bacia do Prata

31/07/2009 09:50

Um grupo de professores e pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina está participando do projeto Claris LPB – Rede Européia/Sul-americana para Avaliação da Mudança Climática e Estudos de Impacto na Bacia do Rio da Prata. Eles pertencem ao Núcleo de Estudos em Monitoramento e Avaliação Ambiental (Numavam), vinculado ao Departamento de Engenharia Rural do CCA.

Iniciado em outubro de 2008, o projeto tem quatro anos para ser concluído, devendo apresentar um diagnóstico da situação do clima na região até setembro de 2012. Sob a coordenação do Institut de Recheche pour le Développment (IRD), com sede em Paris, 19 institutos de nove países estão envolvidos na pesquisa. No Brasil, além da UFSC, participam a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O financiamento do estudo, no valor de 3,5 milhões de euros, vem da Comissão Européia.

De acordo com o coordenador do Numavam, professor Sandro Luis Schlindwein, a intenção é melhorar a predição de mudanças climáticas regionais e de seus impactos na Bacia do Rio da Prata, uma ampla área que envolve o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e a Bolívia. Além disso, busca-se desenvolver estratégias de adaptação para uso da terra, agricultura, desenvolvimento rural, manejo de recursos hídricos e sistemas ecológicos de áreas úmidas. Em Santa Catarina, a Bacia do Prata abarca os rios que correm na direção oeste – Pelotas/Uruguai, Canoas, do Peixe, Chapecó, entre outros.

Cooperativas agrícolas, associações de pequenos produtores e órgãos públicos responsáveis pela formulação de políticas para o setor estão entre os agentes que serão contatados pelo grupo. “Nosso desafio é ouvir e orientar os produtores sobre as mudanças climáticas, que virão e serão drásticas, em linguagem de fácil entendimento”, diz o professor Schlindwein. Os resultados também servirão de subsídio à Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, presidida pela senadora catarinense Ideli Salvati (PT).

A melhoria na qualidade das predições pode ajudar no estabelecimento de políticas de adaptação do uso da terra, que inclui não apenas a agricultura, mas também os segmentos florestal e pecuário, além da geração de hidroeletricidade. Cenários e modelos regionais serão construídos, considerando as particularidades de cada área e ecossistema na região de abrangência da pesquisa. Apesar dos estudos estarem ainda no início, um dos impactos previstos em vista das mudanças climáticas são os padrões pluviométricos na área da Bacia do Prata, ou seja, o ritmo das chuvas, cuja alteração deverá ter influências substanciais sobre a produção agrícola.

“É possível que a mudança da temperatura média na região estimule a cultura da cana e prejudique as frutas de clima frio”, especula o professor, sempre alertando que o diagnóstico somente ficará pronto em 2012. Essas transformações tenderão também a promover o deslocamento de populações e a disseminação de doenças tropicais para áreas antes protegidas pelas baixas temperaturas. “A intenção é que a pesquisa faça uma predição das mudanças climáticas até o ano de 2100”, completa Schlindwein.

Mais informações com o professor Sandro Luis Schlindwein, no Departamento de Engenharia Rural do CCA, pelos fones (48) 3721-5434 e 3721-5482.

Leia mais sobre estudos da UFSC no Especial Pesquisa

Portal de Periódicos da Capes ultrapassa marca dos 15 mil títulos

31/07/2009 09:43

O acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ultrapassou esta semana a marca de 15 mil revistas científicas com artigos em texto completo. O aumento já havia sido anunciado pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, durante conferência realizada na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Manaus, no último dia 15. A ampliação é resultado das novas assinaturas feitas pela Coordenação em 2009.

Uma das novidades foi o acordo realizado entre a Capes e a Wiley-Blackwell (antiga Blackwell), que permitiu aumentar em mais de 400 periódicos a coleção assinada junto à editora norte-americana, passando para 1.243 títulos em todas as áreas do conhecimento. Além disso, a Capes assinou duas novas bases de dados: a Academic Search Premier e a Dentistry & Oral Sciences Source.

A Academic Search Premier é uma base de dados multidisciplinar que conta com mais de 2.500 periódicos em texto completo. Também está disponível referências e resumos de artigos publicados em mais de 8.450 títulos indexados. A coleção inclui as edições retrospectivas (backfiles) em formato PDF de mais de cem periódicos publicados a partir de 1975.

Sérgio Bonecker, professor e pesquisador vinculado ao Laboratório Integrado de Zooplâncton e Ictioplâncton da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que a abrangência dos periódicos disponibilizados na Academic Search Premier certamente terá impactos positivos no ensino na produção científica das instituições usuárias do Portal. No caso das pesquisas feitas na sua área de atuação – biologia marinha e a oceanografia – Sérgio citou alguns títulos da nova coleção considerados importantes, como Marine & Freshwater Behaviour & Physiology, Marine Biology Research e Marine Biology Research.

Já a Dentistry & Oral Sciences é destinada a profissionais e pesquisadores da área de Odontologia. A base cobre referências e abstracts de 160 periódicos e de diversos livros eletrônicos, além dos textos completos de 134 revistas científicas direcionadas à pesquisa odontológica.

A Capes tomou a decisão de adquirir as duas novas coleções após avaliações feitas pela comunidade acadêmica, por meio de consultas a pesquisadores e os comentários enviados à Coordenação durante a disponibilização de Trials. Narcisa Amboni, Diretora da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considera extremamente positiva a política da Capes de trabalhar em conjunto com as instituições usuárias no desenvolvimento do acervo do Portal de Peródicos. “Quando há o envolvimento da comunidade universitária nessas decisões, há também um comprometimento dessas instituições e, automaticamente, a responsabilidade no uso e divulgação das novas coleções”.

Sobre o Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que disponibiliza informações científicas de alta qualidade para mais de 250 instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Além de revistas, científicas, o acervo do Portal conta com bases referenciais, patentes, livros, normas, estatísticas e material audiovisual.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Capes

Encontro Regional do Núcleo de Estudos Museológicos inicia neste domingo

31/07/2009 09:23

Inicia neste domingo, 2/8, em Porto Belo, o 31º Encontro Regional do Núcleo de Estudos Museológicos. O objetivo do encontro que prossegue até 5 de agosto é capacitar trabalhadores que atuam nos museus de Santa Catarina. A promoção é do Núcleo de Estudos Museológicos (NEMU), da UFSC, e Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo.

Durante o evento, que será realizado no Hotel e Restaurante Morro do Sol, serão realizadas conferências, visitas técnicas e seis oficinas, com professores convidados. Princípios básicos de documentação de acervos; organização e conservação de acervos fotográficos; conservação preventiva de bens culturais e implantação e gestão de museus estão entre os temas que serão abordados. As inscrições estão abertas e devem ser feitas via Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo, cultura@portobelo.sc.gov.br, fone (47) 3369-8969. O custo é de R$ 30,00.

Entre os ministrantes está a museóloga Rosana Andrade Dias do

Nascimento, professora de Documentação Museológica da Universidade Federal da Bahia, docente de pós-graduação na Universidade Lusófona, em Lisboa, Portugal. Em sua oficina a professora vai abordar temas como a importância da documentação museográfica; a documentação e pesquisa nos museus; preservação e gestão da informação; a construção de bases de dados e sistemas informatizados disponíveis no Brasil para tratamento de informações.

“É um evento para interiorização da extensão universitária, levando até quem precisa a capacitação no campo museológico”, explica o historiador Francisco do Vale Pereira, coordenador do NEMU.

O Núcleo de Estudos Museológicos da UFSC foi criado em 1997 e atualmente está integrado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte). Suas ações colaboram com a difusão de informações, com a preparação e atualização de profissionais que atuam em museus. Levantamento realizado em 2003 indica que Santa Catarina tem pelo menos 200 museus, e muitos necessitam de melhorias quanto à infraestrutura e capacitação de seus trabalhadores. O objetivo do NEMU é colaborar com essa demanda, especialmente por meio de encontros itinerantes.

“Essa experiência vem sendo avaliada como positiva e foi adotada pelo Instituto Brasileiro de Museus, que passou também a oferecer oficinas em diferentes estados e cidades, espalhando o conhecimento museológico no país”, comemora Francisco do Vale Pereira.

Mais informações: (47) 3369-8969 / cultura@portobelo.sc.gov.br /

(48) 3721-8304 / kikodovale@hotmail.com

Contato com o coordenador do NEMU: Francisco do Vale Pereira / (48) 3721-9325 / (48) 9114-4477

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom/UFSC

Saiba Mais:

Oficina 1– Princípios básicos de documentação de acervos museológicos

Ministrante: Rosana Andrade Dias do Nascimento. Museóloga; professora de documentação museológica da Universidade Federal da Bahia; mestre em Educação / UFBA; doutora em História Social / UFBA; professora do Curso de Mestrado na Universidade Lusófona, Lisboa / Portugal.

Oficina 2 – Organização e conservação de acervos fotográficos Ministrante: Denise Magda Corrêa Thomasi. Administradora do Museu da Imagem e do Som (MIS / FCC); conservadora/restauradora; presidente da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais; representante da FCC no Conselho Estadual de Cultura.

Oficina 3: Teoria museológica – princípios básicos de museologia

Ministrante: Marcelo Bernardo Cunha. Museólogo; professor de Museologia da UFBA; mestre em Informação Estratégica/UFBA; Doutor em História – PUC/SP; diretor do Museu Afro-Brasileiro da UFBA; professor do Curso de Mestrado na Universidade Lusófona, Lisboa / Portugal; membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus.

Oficina 4: Noções de conservação e restauração de documentos (suporte papel)

Ministrante: Jéferson Antonio Martins. Bacharel em Biblioteconomia/UFSC; especialista em Organização e Administração de Arquivos/UFSC; conservador e restaurador desde 1988. Vice-Presidente da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais.

Oficina 5: Conservação preventiva de bens culturais/museus

Ministrante: Maria das Graças de Souza Teixeira. Museóloga; professora do Curso de Graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Artes Visuais pela UFBA; doutora em História Social / UFBA.

Oficina 6: Plano Museológico: implantação e gestão de museus

Paulo José Nascimento Lima. Bacharel em Museologia pela UFBA; museólogo do Museu da Casa Brasileira; consultor da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo. Já atuou no Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN/MinC.

Vestibular Suplementar UFSC/2009: divulgada segunda chamada

31/07/2009 09:08

Em virtude da existência de vagas remanescentes após a divulgação do resultado do Vestibular UFSC 2009 – Suplementar, na quinta, dia 23 de julho, a Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), objetivando o preenchimento destas vagas dos cursos de Biblioteconomia, Educação do Campo, Ciências Rurais e Tecnologia da Informação e Comunicação ( diurno e noturno), convoca 145 candidatos em segunda chamada.

Os classificados deverão efetuar suas matrículas nos dias 30 e 31 de julho, nas respectivas cidades em que frequentarão o curso (veja abaixo a relação de documentos que deverá ser apresentada). As aulas começam em 3 de agosto.

Acesse: www.vestibular2009suplementar.ufsc.br.

Preenchimento das vagas remanescentes

A resolução nº 18/CEG/2009 de 23 de julho de 2009, assinada pela Pró-Reitora de Ensino de Graduação e Presidente da Câmara de Ensino de Graduação, professora Yara Maria Rauh Muller levou em conta a disponiblidade das 286 vagas remanescentes da aplicação do Vestibular /UFSC/ 2009 Suplementar, o interesse público, a oportunidade, a economicidade , a exiguidade de tempo em decorrência da realização das matrículas e a proximidade do início das aulas, incluindo ad referendum o seguinte parágrafo às normas do referido vestibular:

“Para o preenchimento das vagas remanescentes deste Concurso Vestibular concorrerão à classificação os candidatos com pontuação superior a zero pontos no conjunto das seis questões discursivas, mantendo-se os demais critérios.”

Por Alita Diana/jornalista da Agecom/UFSC

Documentação para matrícula:

1. Documento de Identidade com o qual se inscreveu no concurso vestibular;

2. Título de Eleitor com comprovante de votação;

3. Certificado militar atualizado;

4. Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino fundamental realizado em

escola pública (somente para os classificados no PAA);

5. Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio realizado em escola

pública (somente para os classificados no PAA);

6. Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio ou diploma registrado

do ensino superior (para os demais candidatos da classificação geral);

7. Atestado de vacina contra a rubéola (Lei 10.196/96 – para mulheres até 40 anos);

8. Exame de audiometria (Laudo médico para candidatos do Curso de LIBRAS);

9. Declaração negativa de matrícula simultânea em dois ou mais cursos na UFSC;

10. Autodeclaração firmada pelo candidato e aprovada pela CVA/PAA;

11. Termo de opção para antecipação do ingresso para o primeiro semestre.

UFSC recepciona calouros 2009/2 em seus campi

31/07/2009 08:54

Os acordes da guitarra e percussão da Banda Expedição vão ressoar no campus da UFSC no bairro Trindade, em Florianópolis, na segunda-feira, 3 de agosto. Os músicos ficarão na sacada do Centro de Cultura e Eventos para chamar os 2.817 calouros do semestre 2009/2 para as atividades de recepção. A cerimônia acontece em duas sessões, uma às 10h e outra às 19h.

Os encontros serão realizados no Auditório Garapuvu. Idealizados para acolher de forma calorosa os alunos, iniciam com apresentação do grupo Sírios Cia da Dança. Na sequência será executado um jingle, composição do funcionário da UFSC Luís Martins para recepcionar os novos estudantes da UFSC.

Após as atividades culturais iniciam as boas-vindas oficiais,

com apresentação de um vídeo institucional seguido da apresentação da administração central da UFSC. Os novos alunos serão recebidos pelo Secretário Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Diógenes Moura Breda; Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Yara Maria Rauh Muller; Pró-Reitor de Administração Escolar, Cláudio José Amante e pelo Reitor, Alvaro Toubes Prata. A recepção encerra com o show da Banda Expedição.

Novos Campi

Os campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville também contam com programação de início do novo semestre e recepção aos calouros.

Em Joinville será realizada solenidade de instalação e posse dos diretores às 19h30min de terça-feira, 4 de agosto, no Auditório da Universidade da Região de Joinville (Univille). Com oferta de curso na área de Engenharia de Mobilidade, a UFSC atende no segundo semestre um grupo de 200 calouros.

No dia 5 de agosto, às 14h, 180 estudantes do Curso de Ciências Rurais – Bacharelado iniciam a graduação no campus da UFSC em Curitibanos. A cerimônia que inclui a posse de diretores e recepção aos calouros acontece no Auditório da Universidade do Contestado (UnC).

Em Araranguá, instalação, posse e recepção aos calouros do campus da UFSC acontece no dia 10 de agosto. É o primeiro dos novos campi da UFSC a funcionar em sede própria. Oferece curso na área de Tecnologias de Informação e Comunicação e vai receber 100 acadêmicos. A inauguração do campus está programada para 17h. Instalação, posse, e recepção aos calouros acontecem às 19h.

Por Mara Paiva / Jornalista da Agecom

Mais informações: Em Florianópolis: (48) 3721- 9559

Joinville: Acires Dias / (48) 3721-6414 / acires@emc.ufsc.br

Curitibanos: Darci Odílio Paul Trebien / (48) 3721-5440 / dtrebien@cca.ufsc.br

Araranguá: Sérgio Peters / peters@inf.ufsc.br

Exposição Metamorfoses Imagéticas celebra 101 anos de Franklin Cascaes

30/07/2009 18:31

Nunca é tarde para celebrar o nascimento de alguém tão especial como foi Franklin Cascaes. É com esse espírito que inaugura no dia 5 de agosto, às 20h, na Galeria Pedro Paulo Vecchietti a exposição Metarmofoses Imagéticas, videoinstalação concebida e dirigida pela professora do Curso de Cinema da UFSC, Aglair Bernardo, e realizada pela Produtora Vinil Filmes.

A exposição faz parte de um conjunto de trabalhos realizado pela Associação dos Amigos do Museu Universitário em parceria com a Fundação Franklin Cascaes e a UFSC, patrocinada pelo Fundo Estadual de Cultura do estado de SC, para comemorar o centenário de nascimento de Franklin Cascaes, integrando um outro ciclo de exposições comemorativas denominado 100+ 1, já que seu centenário foi no ano passado.

Sem didatismo e sem apelos documentaristas, a videoinstalação é um rico diálogo com fragmentos da obra do artista onde imagens e sons fazem-se e refazem-se diante do espectador, permitindo que, em função do seu olhar e de sua circulação na galeria, a obra nunca seja igual. Metamorfoses Imagéticas trata de mutações e de transformações, de acasos entre os encontros entre som e imagem, de fluxos imagéticos, ora velozes, ora entediantes.

Serviço:

Coquetel de abertura para convidados: 5 de agosto, às 20h

Data de visitação: de 6 de agosto a 25 de setembro

Horário: das 10h às 18h

Local: Galeria Pedro Paulo Vecchietti – Arquivo Histórico Municipal – Praça XV, nº 30, Florianópolis.

Informações pelo e-mail aglair@ig.com.br.

Departamento Artístico Cultural oferece cursos e oficinas de arte

30/07/2009 18:21

Oficina de Arte

Oficina de Arte

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, abre inscrições para os interessados em participar dos cursos e oficinas de arte que serão oferecidos no segundo semestre de 2009.

As inscrições devem ser feitas na sede do DAC, Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, de 3 a 7 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. As atividades são abertas à comunidade em geral.

Serão oferecidos cursos e oficinas gratuitamente e outros com taxa semestral. Verifique os valares detalhados em cada atividade na relação abaixo.

OFICINA DE TEATRO: O JOGO DA INTERPRETAÇÃO

Os encontros terão como foco o jogo na interpretação e o jogo com o texto (ou fragmentos de texto), com o objetivo de desenvolver a fluência e a flexibilidade da presença em cena. Será explorada, através do jogo, a interação corpo-espaço-texto de modo a facilitar a apropriação, contextualização e adaptação do texto pelos participantes. Oficina para iniciantes. 30 horas.

Ministrante: Biange Cabral

Data: quartas-feiras, das 19h às 21h30

Número de vagas: 20

Inicio: 12 de agosto

Local: Igrejinha da UFSC

Valor: Inscrição: R$ 40,00

Sobre a ministrante:

Biange Cabral é diretora de Artes Cênicas (DAC/UFSC) e professora da graduação e pós-graduação em Teatro do Ceart/UDESC. Mestre em Teatro pela USP e PhD em Drama pela UCE/Inglaterra. Coordenou intercâmbio de pesquisa entre a UFSC, a UDESC e a University of Exeter/UK (programa de intercâmbios CAPES/Conselho Britânico), de 1997 a 2001. Foi tesoureira da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Teatro) na gestão 2002-2004. Publica nas áreas de Pedagogia do teatro e Recepção teatral.

OFICINA PERMANENTE DE TEATRO

São oferecidas duas disciplinas por semestre seguindo a metodologia “de como ser para interpretar um outro ser” e inclui História do teatro, improvisação, interpretação, técnicas corporais e vocal, estudo e história do figurino, confecção e manipulação de títeres e montagem.

Coordenação: Carmem Lucia Fossari

Turma 1 – (iniciantes)

Horário: 3ª e 5ª feiras, às 19h

Início: 31 de agosto

Vagas: 40

Valor: A ser definido de acordo com o número de alunos no primeiro dia de aula.

Sobre a Oficina Permanente de Teatro (OPT):

Atuando há cerca de três décadas, num trabalho de coordenação de Carmen Fossari, desenvolve a cada ano um projeto específico relacionado ao ensino das artes cênicas. Neste projeto, atuam também professores convidados de outras instituições e da comunidade. Dentro desta oficina é desenvolvido o Curso de Formação de Ator, na qual está sendo pesquisada uma metodologia própria do ensino da Arte Teatral, integrando todas as disciplinas não dissociando a percepção da formação do ator de seu todo. A filosofia deste trabalho é “de como ser para interpretar um outro ser”. A Oficina possibilita aos alunos o Registro Profissional de Ator/Atriz.

CANTO EM GRUPO PARA INICIANTES

Aberto à comunidade, com o objetivo de possibilitar a iniciação voltada à técnica do canto popular em grupo. As pré-inscrições foram realizadas no início do ano através de ficha disponível no link do coral no site do DAC. Os interessados pré-inscritos deverão formalizar e pagar a inscrição nos dias 3 e 4 de agosto. Após essa data, em havendo vagas, serão aceitas novas inscrições.

Ministrante: Miriam Moritz

Horário: terças-feiras, 19h às 20h

Inicio: 11 de agosto

Local: Igrejinha da UFSC

Valor: Inscrição: R$ 40,00.

Sobre a ministrante:

Miriam Moritz – Formada em música pela UDESC (1987), onde estudou flauta transversa, canto e canto coral. Por cinco anos praticou os mais variados tipos de música, na flauta transversa e percussão, em diversas casas localizadas em Portugal e Espanha. Em Florianópolis, lecionou na Escola Dinâmica e na escola de música Compasso Aberto, e formou três grupos vocais com os seguintes nomes: Entrando no Compasso, de crianças, Língua Solta, de adolescentes e Boca Chiusa, de adultos.

Em 2003 foi professora substituta do curso de licenciatura em música da UDESC nas disciplinas de canto coral e regência, e lecionou na UNIPLAC, até 2004, as disciplinas de regência, canto coral e prática artística. Em 2003 finalizou o curso de pós-graduação em musicoterapia pela UNISUL. Também em parceria com a Hélio Amaral Escola de Música coordenou as oficinas de música da Casa de Cultura Estácio de Sá. Desde 2004 é regente do Coral da UFSC, coordena o projeto de música para portadores de Parkinson e os novos projetos de extensão: Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC.

PINTANDO NOSSA IDENTIDADE

Desenvolvimento das habilidades de relacionamento, comunicação, raciocínio, capacidade de produção do trabalho como fonte de renda, criatividade e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Conteúdo Programático: aprendizagem das técnicas de decoupagem; pátina; falso couro, mosaico, mármore vermelho em peças de MDF.

Ministrante: Rose Mery de Lima

Data: quartas-feiras, das 14h às 17h

Número de vagas: 5

Inicio: 12 de agosto

Local: Casa do Divino – Sala 3

Valor: Inscrição: R$ 40,00

Sobre a ministrante:

Rose Mery de Lima, formada em Pedagogia – Orientação Educacional pela UFSC. Experiência na Educação Especial pelo NUCLEIND/UFSC. Cursos de arte e artesanato na escola Traços e Cores: criatividade sem limites. Coordenadora do projeto Recriando na Comunidade (DAC/UFSC) e aluna de especialização em História da Arte (Unisul).

ARTE NA ESCOLA – POLO UFSC

(Oficinas dirigidas preferencialmente aos professores da rede de ensino – gratuitamente. Para demais interessados, somente se houver vagas.)

OFICINA ABERTA: Investigação, Experimentação e Produção em Artes Visuais

Módulo 3

Criação e construção de composições artísticas a partir de madeiras de demolição e outras superfícies e objetos. Aplicação de várias técnicas de pintura, efeitos especiais com tintas diluídas e intervenção com materiais diversos. Exploração das formas inusitadas que emergem das diversas superfícies.

Orientação: Cissa Monguilhott e Maria Regina Castro

Horário: segundas-feiras, das 14h às 17h

Número de vagas: 15

Inicio: 10 de agosto

Carga horária: 45

Local: Casa do Divino – Sala 1

Valor: Gratuito

EXPRESSÃO GRÁFICO-VISUAL PARA MULTIPLICADORES

A expressão gráfico-visual como campo da afetividade. Necessidade, imaginação, criação e expressão gráfica. Expressão gráfica, auto-expressão e identidade. Criação e expressão para inclusão social no mundo do trabalho. Estudo prático para o desenvolvimento da expressividade pessoal.

Ministrante: Prof. Richard Perassi Luiz de Sousa

Horário: terças-feiras, das 8h30 às 11h30 horas

Número de vagas: 15

Carga Horária: 21 horas

Início: 11 de agosto a 29 de setembro

Local: Casa do Divino – Sala 1

Valor: Gratuito

Sobre o ministrante:

Richard Perassi é professor do Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. É graduado em Desenho de Propaganda e Licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).

Trabalha com ensino universitário desde 1986. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, anteriormente foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: semiótica aplicada, comunicação visual, comunicação de marcas, arte, arte-educação, identidade e cultura. É autor do livro “Roteiro Didático da Arte na Produção do Conhecimento” (2005).

SERVIÇO:

O QUÊ: Inscrições de Cursos e Oficinas de Arte do Departamento Artístico Cultural da UFSC

QUANDO: Inscrições de 3 a 7 de agosto de 2009

ONDE: DAC: Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

VALOR: Gratuito ou com taxa semestral

CONTATO: (48) 3721-9348 ou 3721-9447 e dac@dac.ufsc.br ou www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC

UFSC realizará o 1º Seminário de Pesquisa em Educação do Campo

30/07/2009 17:55

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará o 1º Seminário de Pesquisa em Educação do Campo entre os dias 4 e 6 de novembro, no Centro de Ciências da Educação (CED). Interessados em apresentar trabalhos devem enviar a ficha de inscrição e o resumo até o dia 15 de agosto para o e-mail seminarioeducampo@gmail.com.

Com o tema “Educação do Campo: desafios teóricos e práticos”, o seminário pretende contribuir para divulgar e aproximar as pesquisas, bem como estabelecer relações entre os trabalhos no Brasil e particularmente no Estado de Santa Catarina. O evento é gratuito e podem participar alunos e professores de graduação, pós-graduação, educadores e pesquisadores. As vagas são limitadas.

A palestra de abertura “Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma” será ministrada pelo professor Gaudêncio Frigotto (UERJ/UFF), das 10h30 às 12h.

Eixos Temáticos

1. Educação do Campo, Trabalho e Movimentos Sociais.

O campo e sua relação com a cidade. Formas de produção da vida no campo na atualidade. Movimentos sociais no campo: e suas experiências educacionais e escolares. Educação técnico-profissional.

2. Educação do Campo e Políticas Públicas.

Políticas Públicas e suas diversas compreensões em relação à Educação do Campo. Relação Estado / Movimentos e Organizações Sociais do Campo: limites e possibilidades. Educação do Campo no âmbito do Direito Humano e do Direito Positivo no Brasil.

3. Educação do Campo e Práticas Pedagógicas.

Alternativas na organização do trabalho pedagógico escolar. Atuação do educador-pesquisador e observação das práticas sócio educativas em espaços comunitários e sociais. Relação entre teoria, prática e política utilizadas nesses espaços.

4. Educação do Campo, Território e Sustentabilidade.

Reflexões sobre educação, desenvolvimento e sustentabilidade. O modo de vida no campo e a formação dos territórios como espaços identitários, de luta e de resistência. A educação e suas articulações com práticas culturais, sustentabilidades e territorialidades.

Confira a programação no endereço www.seminarioeducampo.ced.ufsc.br/index_arquivos/Page469.htm.

A realização é do Observatório de Educação/Instituto Educampo/UFSC, com apoio da CAPES/INEP/SECAD.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-8714, pelo site www.seminarioeducampo.ced.ufsc.br ou pelo e-mail institutoeducampo@ced.ufsc.br.

Programa de Pós-Graduação em Geografia discute parques geológicos e geoturismo

30/07/2009 13:14

Geoparque Araripe. Fotos Site Oficial

Geoparque Araripe. Fotos Site Oficial

Um dos maiores especialistas da Europa em patrimônio geológico e geoparques, o professor José Bernardo Rodrigues Brilha, do Núcleo de Ciências da Terra, da Universidade do Minho (Portugal), é o principal ministrante do curso Patrimônio Geológico, Geoconservação e Geoparques, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC até esta sexta-feira, 31/7. Organizada em uma parceria da UFSC como o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Universidade do Minho, a capacitação trouxe para Santa Catarina a discussão de uma nova visão sobre a geologia, a geodiversidade e sua importância.

“As pessoas não se apercebem do valor da geodiversidade, desconhecem como as coisas aparecem em suas casas, que o vidro de suas janelas contém minerais, assim como celulares, aparelhos de televisão e telefone. A criação de geoparques faz parte de um movimento que busca promover a compreensão sobre a história geológica da Terra”, explica o professor Brilha, membro do Comitê Científico do Programa Geoparks, criado pela Unesco em 2001. Ele ressalta que o objetivo destes novos conceitos não é isolar territórios, mas traçar estratégias para desenvolver as populações e ao mesmo tempo proteger minerais, rochas, fósseis, paisagens e outros elementos que ajudam a conservar e divulgar a trajetória de nosso planeta.

Novo no Brasil, o tema envolve o turismo qualificado e o desenvolvimento sustentável de áreas com alto valor geológico e paleontológico. O conceito de geoparque surgiu nos anos 90. Os primeiros territórios do gênero foram criados em 2000, na Alemanha, Grécia, Espanha e França. Um ano depois foi criada a Rede Européia de Geoparques.

“O objetivo de um geoparque é que as populações que habitam esse território se desenvolvam a partir do patrimônio geológico, em associação com o patrimônio vegetal e cultural”, ressalta o professor. Segundo ele, um geoparque pode auxiliar na compreensão sobre a biodiversidade de uma região e sua cultura, que estão diretamente ligadas à geografia e à geologia do território.

“O material do que as casas são feitas, a agricultura, a vegetação, tudo está relacionado à geologia, à geodiversidade. O geoturismo pode ajudar as pessoas a fazerem estas relações. É um turismo interpretativo”, defende o professor.

De acordo com Brilha, a Unesco faz o reconhecimento de geoparques desde 2004. Atualmente há mais de 50 unidades no mundo. O Brasil é o único país das Américas que tem um geoparque reconhecido, o Geoparque Araripe, no Ceará. Há propostas para criação de outros, entre eles o Geoparque Serra da Bodoquena – Pantanal, em Mato Grosso do Sul; o Geoparque Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, e dos Campos Gerais, no Paraná.

Na opinião do professor, o Brasil, por sua dimensão, tem grande potencial para criação de geoparques, com relevância nacional e internacional. Falta inventariar esse patrimônio, para que ele seja conhecido e seja possível promover sua conservação. “Os países europeus têm seu inventário e essa não é tarefa fácil. Mas é possível, utilizando metodologias corretas. É uma opção de responsabilidade das autoridades do país”, considera o professor.

O objetivo do curso promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC é divulgar os conceitos de geoparque e de geoturismo como estratégias para conservação da natureza. Busca também sensibilizar pesquisadores, dirigentes e políticos para a necessidade de implementar estratégias de geoconservação.

Nesta sexta-feira, a partir de 14h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, local em que é realizada a capacitação, o tema em foco será ´A viabilidade de criação de geoparques em Santa Catarina`.

Mais informações sobre o curso com a professora Maria Lúcia de Paula Hermann, fone 3721-9412

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Saiba Mais:

Geoparque da Floresta Petrificada de Lesbos

Floresta Petrificada de Lesbos

Floresta Petrificada de Lesbos

Está entre os primeiros geoparques criados no mundo. Localizado na Ilha de Lesbos, na Grécia, tem como principal patrimônio árvores petrificadas. É considerado uma janela na história geológica da região do Aegean (Mar Egeu), nos últimos 20 milhões de anos. Além de extensa área protegida, conta com estudos, pesquisas, preservação e promoção do Museu de História Natural da Floresta Petrificada de Lesbos, vinculado ao Ministério da Cultura da Grécia.

Geoparque Araripe

Localizado no Ceará, na Bacia do Araripe, é um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos. Há similares destas espécies na África, indício de quando os continentes foram um só, na época do continente primaz Gondwanna. Além dos pterossauros, foram descritos na região pelo menos dois dinossauros, o Santanaraptor e o Irritator.

Site oficial

Inscrições para terapias do Projeto Amanhecer/HU iniciam no dia 4

30/07/2009 13:00

O Projeto Amanhecer do Hospital Universitário (HU) da UFSC, abre no período de 4 a 7 de agosto, as inscrições para suas terapias complementares. Para fazer a inscrição basta apresentar algum documento que comprove a condição de servidor técnico-administrativo, aluno, NETI, docente, projetos HU e UFSC, fundações vinculadas à UFSC, voluntariados HU e empresas tercerizadas HU. Os atendimentos começam a partir do dia 10 de agosto.

Para inscrição de alunos da UFSC e do programa NETI é obrigatório trazer comprovante de matrícula e/ou carteira da UFSC. Servidores técnico- administrativos, docentes, empresas tercerizadas do HU e fundações trazer crachá.

O Projeto Amanhecer compartilha em diversos pontos com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo com abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de terapias seguras.

Com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, o Projeto tem uma visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. Contudo, parte do princípio de que o amor, a doação, o cuidado com o próximo, a responsabilidade e a seriedade na prática de seus serviços, assim como o respeito a seus próprios valores, são de fundamental importância para a concretizacão de seus objetivos.

As terapias oferecidas, gratuitamente, pelo Projeto Amanhecer são: Apometria Quântica; Arteterapia; Cromoterapia; Terapia Floral; Massoterapia; Reiki; Reflexologia; Psicologia. Todos os tratamentos duram em média de uma a quatro sessões.

O Projeto localiza-se no Núcleo de Capacitação Técnica, atrás do Grêmio do HU.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-8055, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 ou pelo site www.hu.ufsc.br/~proj_amanhecer.

Especialista francês em direito ambiental ministra aula magna na UFSC

30/07/2009 12:04

Michel Prieur profere aula magna para o Direito dia 4 de agosto, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC, com o tema Gestão Integrada da Zona Costeira sob a ótica do Direito Ambiental.

O pesquisador francês Michel Prieur é professor emérito da Universidade de Limoges, França, diretor científico do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Ambiental e Planejamento Urbano (CRIDEAU), presidente do Centro Internacional de Direito Comparado e do Meio Ambiente e Vice-Presidente da Comissão do meio ambiente da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). É também consultor de organizações internacionais como o Conselho da Europa, UNESCO, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

É considerado um dos maiores especialistas do mundo em Direito Ambiental e vem ao Estado na programação do ano da França no Brasil. Sua visita é promovida pelo Consulado Francês em Santa Catarina e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Autor de livros como O Direito do Meio Ambiente é também editor, desde 1976, da Revue Juridique de l´Environnement( Revista Jurídica do Meio Ambiente). Prieur defende em suas obras que o direito tem um papel preponderante em relação ao meio ambiente ameaçado, através de sistemas de prevenção ou de reparação.

Em Santa Catarina abordará temas como a gestão integrada das zonas costeiras e os “migrantes ambientais”, pessoas que têm que abandonar seus países devido a catástrofes causadas por mudanças climáticas e outros fenômenos.

Além da UFSC, Michel Prieur falará sobre Direito Ambiental da atualidade, na quarta, dia 5, às 16h30min, no Teatro Pedro Ivo e no dia 6, profere palestra sobre Gestão Integrada da Zona Costeira, às 19h15min, na Univille, em Joinville.

Por Alita Diana/jornalista da Agecom com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Especial de Articulação Internacional do Governo de SC e do CCJ/UFSC.

UFSC em Joinville: reunião nesta quinta deve definir em que terreno ficará o campus Norte

30/07/2009 10:15

O futuro do campus da UFSC na região Norte volta a ser discutido nesta quinta-feira, às 15h30, na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville. A escolha está entre uma área na Curva do Arroz, no Eixo de Acesso Sul às margens da BR-101, e um terreno da Fundição Tupy, entre Joinville e Araquari, cogitado pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) como alternativa na semana passada.

O terreno da Curva do Arroz é preferência do reitor Alvaro Prata e do diretor do campus em Joinville Acires Dias. Os dois esperam que a decisão — que cabe ao governador, segundo eles – saia nesta quinta.

Eles dizem que não receberam nenhum posicionamento da Fundição Tupy e que até quarta também não foram comunicados pelo governo sobre a decisão. Por meio da assessoria, o governo do Estado apenas informou que a decisão estará em negociação na reunião de hoje.

A direção da Tupy foi procurada, por meio da assessoria, mas não se pronunciou. Na lista de participantes da reunião fornecida pela assessoria da SDR, o diretor da empresa Luiz Tarquínio não aparece como convidado. Ulysses Mollon, dono do terreno do Sinuelo que fica dentro da área doada para a UFSC, afirmou que irá insistir na permuta. Ele quer um terreno plano, no sentido Norte-Sul da BR-101, de preferência perto da UFSC, em troca do local que tem hoje.

Fios de alta tensão e áreas alagáveis dentro do terreno têm sido os entraves para a instalação da universidade na Curva do Arroz. Ulysses acredita na negociação, mas que entrará na Justiça se forem esgotadas todas as possibilidades de acordo.

Fonte: Jornal A Notícia

Curso de Nutrição promove encontro sobre o uso de alimentos crus como tratamento de saúde

30/07/2009 09:39

Foto: Paulo Noronha (Agecom)

Foto: Paulo Noronha (Agecom)

O médico e cirurgião Alberto Gonzalez realizou apresentações teóricas e práticas no curso sobre alimentação crudívora, promovido pelo Curso de Nutrição, que começou nesta quarta-feira, na UFSC.

Gonzalez é um precursor da alimentação crudívora, autor do livro “Lugar de Médico é na Cozinha”. Formado pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado no Instituto de Pesquisa Cirúrgica de Munique, Alemanha, integra a rede pública de saúde em Osasco, São Paulo.

As pesquisas sobre os efeitos da alimentação crudívora em doenças iniciaram no período em que o médico atuou como pesquisador na Fundação Fiocruz. O Projeto Terapia, que o despertou para o valor desse tipo de alimentação, era desenvolvido na Fundação, voltado para a saúde.

Gonzalez decidiu saber como agia em casos de doença. Os resultados foram animadores. Um exemplo é o caso de um paciente, Benedito Vicente da Rosa, portador de uma úlcera na perna. Esse paciente concordou em realizar uma mudança alimentar. Incluiu em seus hábitos a ingestão de sucos verdes e alimentos crus. Benedito obteve a cura e adotou o novo cardápio para sua vida.

Outros fatores que influenciaram o médico na definição por esse ramo de pesquisa tiveram origem em seus conhecimentos sobre a fisiologia do corpo humano, em pesquisas na área de microcirculação que realizou por dez anos na Fundação Fiocruz, e também em experiências na área de neurocirurgia. Conforme Gonzalez, o estudo da fisologia permite entender a forma como ocorre à recuperação através da alimentação, com resultados de alta eficiência.

Adepto da medicina de alta tecnologia, o médico está construindo o Ambulatório Médico Clínico do século XXI, na cidade de Osasco, em São Paulo. A proposta de um novo modelo de ambulatório reflete uma visão ampliada: o médico afirma que o uso de alimentos e sucos crus em ambulatórios, não é obsessão e nem moda, mas fruto de pesquisa, experimentação e observação.

A visão aberta de Gonzalez projeta na proposta de saúde humana a visão de saúde do planeta, e destaca que ao adotar uma alimentação viva o ser humano deixa de ser parasita da Terra.

O curso termina nesta quinta-feira, dia 30, e está sendo realizado no Laboratório de Técnica e Dietética.

Por Mara Paiva/jornalista da Agecom

Aluna do curso de administração trata sobre finanças pessoais com comunidade no Projeto Rondon

29/07/2009 19:39

Participantes do treinamento

Participantes do treinamento

Mariana Ferreira, aluna do 6º semestre de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou da Operação Nordeste-Sul do Projeto Rondon entre os dias 13 e 24 de julho. Para ela, a viagem a Restinga Seca, cidade próxima a Santa Maria (RS,) que recebeu o grupo da UFSC e um grupo da Universidade de Taubaté (SP), valeu a pena. “Participar do Rondon é, sobretudo, uma experiência de troca. Busquei aqui um contato humano muito intenso, um contato que me proporcionou um diferente olhar sobre o Brasil do qual fazemos parte”, conclui.

Juntas, as 16 pessoas que participaram da operação realizaram diversas palestras e oficinas de capacitação nas áreas da saúde, educação, alimentos, direito e finanças. Fizeram, também, intervenções em escolas públicas e visitas de orientação sobre fluxo de caixa e manejo seguro de alimentos a diversos estabelecimentos. O trabalho da equipe foi acompanhado o tempo todo pelo sargento Rodrigo Meirelles, representante do Ministério da Defesa na operação.

O objetivo do Projeto, que é gerido pelo Ministério da Defesa em parceria com o MEC, é oportunizar aos estudantes universitários o conhecimento das diferentes realidades que coexistem em nosso país, enquanto ajudam no desenvolvimento de comunidades. Dentro do Projeto, cada pessoa era responsável por ações específicas.

Mariana procurou conscientizar as pessoas sobre a importância da educação financeira. “A gente não tem um momento formal de educação sobre finanças pessoais, e as pessoas não pensam sobre isso no dia a dia. Elas costumam receber o dinheiro e gastar conforme a necessidade, sem um planejamento prévio”, explica.

Através de palestras, a estudante buscou ensinar as pessoas a planejar, organizar e controlar as receitas e despesas pessoais. Ferreira ministrou cinco palestras sobre o tema. Falou sobre planejamento financeiro, orçamento pessoal e familiar, dicas de como poupar, aposentadoria e fez uma breve apresentação sobre tipos de investimento financeiro.

Feira: Troca Solidária

Feira: Troca Solidária

Além dessa ação, a futura administradora ajudou a organizar a Troca Solidária que ocorreu na última sexta-feira, dia 24. A Troca é uma feira na qual as pessoas trocam entre si produtos, objetos ou serviços sem o uso de moeda. A feira tinha como objetivo promover os produtores locais, estimular parcerias e colocar em circulação objetos que as pessoas não utilizam mais. Nove produtores participaram do evento com alimentos e artesanato. Parte da população também trouxe objetos para a Troca.

Por Lígia Lunardi/ Aluna do curso de Jornalismo e participante do Projeto Rondon

Fotos: Equipe do Projeto Rondon