Vestibular UFSC/2009: no total, foram deferidas 2.786 isenções da taxa de inscrição
A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou no final da tarde desta terça-feira, 30/9, no site www.vestibular2009.ufsc.br, a listagem de beneficiados com a isenção da taxa de inscrição em seu vestibular 2009. A instituição recebeu 2.799 pedidos com a documentação correta e foram deferidas 2.786 isenções. O número de candidatos beneficiados com isenção total é de 2.185 (78,4%). Foram também concedidas 601 isenções parciais (21,6% do total de solicitações). Estes candidatos pagarão R$ 45 – metade da taxa. No Vestibular UFSC/2008 foram contemplados 2.564 solicitantes – 2.475 receberam isenção total e 73 parcial.
De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), entre as
isenções totais, 15 beneficiam professores não-graduados da rede pública de ensino de Santa Catarina. Os contemplados deverão efetuar sua inscrição de 1° a 9 de outubro, exclusivamente através do link `Inscrição para isento`, no site www.vestibular2009.ufsc.br, usando o número do formulário utilizado no requerimento de isenção e o número de seu CPF.
No caso de isenção parcial, o pagamento deverá ser feito usando boleto
bancário e poderá ser efetuado em qualquer agência bancária do Território Nacional (observado o horário de atendimento externo das agências), em postos de auto-atendimento ou via internet (observado o horário estabelecido pelo banco), até o dia 10 de outubro.
O resultado também está disponível nos locais em que foram distribuídos os formulários de isenção: Florianópolis (UFSC); Blumenau (FURB); Joinville (Sociesc); Criciúma (SATC); Lages (Uniplac); Chapecó (Unochapecó); Joaçaba (Unoesc);Itajaí (Colégio Pedro Antônio Fayal); Camboriú (Colégio Agrícola de Camboriú) e Tubarão (Unisul).
As provas do Vestibular UFSC/2009 serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no período da tarde, das 15h às 19h, em dez cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Com as novas resoluções, este ano o vestibular da UFSC oferece 4.571 vagas, em 70 cursos, incluindo as habilitações.
Mais informações junto à Coperve pelo telefone (48) 3721-9200.
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Fique atento:
Inscrições:
Estão abertas até 9 de outubro, somente via internet, no site
www.vestibular2009.ufsc.br.
Provas:
Serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no período da tarde, das 15h às 19h, em dez cidades de Santa Catarina:
7/12: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e
Redação
8/12: Biologia, Geografia e Matemática
9/12: Física, História e Química
Autores e obras do Vestibular UFSC/ 2009
1. Raul Pompéia / O Ateneu / Diversas Editoras
2. Bernardo Guimarães / A Escrava Isaura / Diversas Editoras
3. Machado de Assis / Contos – Coleção Grandes Leituras/ FTD
4. Dias Gomes / O Pagador de Promessas / Bertrand/Ediouro
5. Erico Veríssimo / Incidente em Antares / Cia das Letras/Cia de Bolso
6. Maria Valéria Rezende/ O Vôo da Guará Vermelha / Objetiva
7. Othon D`Eça / Homens e Algas / Editora da UFSC
8. Lindolf Bell / O Código das Águas / Global
Calendário
Datas importantes:
– 9 de setembro a 9 de outubro: período de inscrições do Vestibular
UFSC/2009;
– 30 de setembro: divulgação da relação de isenções deferidas;
– 1° a 9 de outubro: período de inscrição dos candidatos beneficiados com isenção da taxa de inscrição;
– 20 de outubro: prazo máximo para solicitação de condições especiais para realização das provas;
– 3 de novembro: confirmação da inscrição dos candidatos com inscrição
deferida, no site www.vestibular2009.ufsc.br;
– 10 de novembro, até 18h: prazo máximo para que os candidatos com
inscrição indeferida entrem em contato com a Coperve/UFSC, através do
telefone (48) 3721-9200. Após essa data o indeferimento será definitivo;
– 7, 8 e 9 de dezembro: realização das provas do Vestibular UFSC/2009.



A banda Kerigmania se apresenta no Projeto 12:30 desta quarta-feira, dia 1º de outubro. O show será às 12h30, na Concha Acústica da UFSC, e é gratuito e aberto à comunidade.
O primeiro disco do grupo foi recém lançado em junho de 2008 pelo novo selo CMC, Central Catarinense de Música Católica, onde seus membros são sócios fundadores.
Vermelha ou azul? – A animação Meatrix (disponível com dublagem em português
Estão abertas na UFSC inscrições para mais de 200 minicursos gratuitos. Os cursos de curta duração (de 4 a 8 horas ) serão oferecidos durante a sétima edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. A 7ª Sepex será realizada no período de 22 a 25 de outubro, integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 
O Reitor Alvaro Prata recebeu na tarde de sexta-feira (26/09) membros do Instituto Cultural Goethe, uma organização voltada à disseminação da língua e cultura alemãs com representações em todo o mundo, inclusive em São Paulo. Na ocasião, os visitantes repassaram à UFSC R$ 100 mil, destinados à construção de um laboratório de línguas no Colégio de Aplicação. Os recursos provêm do Projeto Escolas – uma parceria para o futuro, um programa mundial do governo alemão voltado a firmar convênios com colégios de ensino médio para ensino da língua alemã, e destinam-se à aquisição de equipamentos e material didático. Outro benefício do convênio é possibilitar o intercâmbio de alunos com a Alemanha, por períodos de até 45 dias.
O diretor do Colégio de Aplicação, Romeu Bezerra, declarou que a relação é muito bem vinda por representar uma parceria que vai permitir aprofundar o ensino da língua e da cultura alemã. Destacou a visão da escola voltada para o multiculturalismo e compreensão do outro, motivo pelo qual os alunos aprendem quatro línguas diferentes.
Seqüência? O peixe abre o apetite no RU

A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e a Pró-Música convidam para o concerto Ensemble Mediterrain-Berlim, em comemoração aos 35 anos da Pró-Música, no dia 1º de outubro, às 21h, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
“Escrever é uma questão de colocar acentos”, dizia Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta.























