UFSC divulga décima sétima chamada do Vestibular 2008

29/08/2008 20:32

O Departamento de Administração Escolar (DAE/UFSC) divulgou nesta sexta-feira, (29/08), o edital n° 42, referente à décima sétima chamada do Vestibular UFSC/2008. Os três candidatos relacionados devem realizar sua matrícula no dia 1° de setembro, no Departamento de Administração Escolar (DAE).

Veja o o Edital.

Contemplados:

ENGENHARIA CIVIL

ALINE MORSOLETTO 43450377/SC 0207037-5

IVAN LUIZCONCELATTO FILHO 78698136/PR 0223384-3

CIENCIAS DA COMPUTACAO

CAIO CORDEIRO DA SILVA 212178321/RJ 0217312-3

Vestibular da UFSC abre 4.431 vagas para 2009

29/08/2008 18:23

Com a criação do Curso de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, da licenciatura em Química e a expansão das turmas em outras 27 graduações, a UFSC oferece este ano o maior número de vagas em seu vestibular. A quantidade de vagas passa de 4.095 (número do vestibular 2008) para 4.431. Serão 2.474 no primeiro e 1.957 no segundo semestre, em 67 cursos.

As inscrições para o concurso serão abertas no período de 9 de setembro a 9 de outubro, somente via internet, no site www.vestibular2009.ufsc.br. As provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no período da tarde, das 15h às 19h, em dez cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

Universidade tem 20% de vagas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas

A UFSC mantém no Vestibular UFSC/2009 seu Programa de Ações Afirmativas. Aprovado em 2007, e adotado pela primeira vez no vestibular passado, o programa reserva 20% das vagas de cada curso a candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Além disso, 10% são destinadas a jovens autodeclarados negros, que preferencialmente tenham cursado integramente o ensino fundamental e médio em escolas públicas.

Há ainda vagas para candidatos de origem indígena – no Vestibular/2008 foram cinco, este ano serão seis e, até 2013, o Programa de Ações Afirmativas da UFSC prevê o aumento de uma vaga a cada ano. No Vestibular UFSC/2008, o primeiro em que as popularmente chamadas ´cotas` foram implantadas, entre 4.095 vagas oferecidas, 1.211 foram preenchidas por candidatos de escolas públicas, de origem negra e indígena. As vagas não preenchidas retornam à classificação geral dos vestibulandos.

O Programa de Ações Afirmativas da UFSC tem um prazo de cinco anos para ser ajustado. No final desse período, volta a ser avaliado pelo Conselho Universitário. A iniciativa está inserida no movimento nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que colocou em pauta a democratização do ensino superior no Brasil. A UFSC conta também com um programa de acompanhamento dos estudantes beneficiados pela política de reserva de vagas.

Mais informações junto à Coperve: 48 3721 9200

Visite o site do vestibular: www.vestibular2009.ufsc.br</a

Saiba Mais:

As novas vagas:

Administração diurno: passa de 90 vagas para 100

Administração noturno: passa de 90 vagas para 100

Agronomia: passa de 90 vagas para 100

Ciências Biológicas: passa de 60 vagas para 80

Ciências Contábeis diurno: passa de 80 vagas para 90

Ciências Contábeis noturno: passa de 80 vagas para 90

Ciências Sociais diurno: passa de 40 vagas para 42

Ciências Sociais noturno: passa de 40 vagas para 48

Direito diurno: passa de 80 vagas para 90

Direito noturno: passa de 80 vagas para 90

Enfermagem: passa de 70 vagas para 75

Engenharia de Alimentos: passa de 45 vagas para 50

Engenharia de Aqüicultura: passa de 60 vagas para 70

Engenharia de Controle e Automação: passa de 60 vagas para 72

Engenharia de Materiais: passa de 60 vagas para 70

Engenharia Mecânica: passa de 100 vagas para 110

Engenharia Química: passa de 45 vagas para 50

Engenharia Sanitária e Ambiental: passa de 80 vagas para 90

Farmácia: passa de 120 vagas 130

Filosofia: passa de 35 vagas para 37

Filosofia vespertino/noturno: passa de 35 vagas para 37

Física diurno: passa de 45 vagas para 55

Física noturno: passa de 65 vagas para 75

Matemática e Computação Científica: passa de 30 vagas para 40

Nutrição: passa de 40 vagas para 45

Odontologia: passa de 90 vagas para 100

Psicologia: passa de 80 vagas para 90

Abertas inscrições para Semana da Agricultura Catarinense e de Atualização Agronômica

29/08/2008 16:20

www.semanadaagricultura2008.ufsc.br

www.semanadaagricultura2008.ufsc.br

A turma de formandos do Curso de Agronomia 2009.1 promove entre os dias 8 e 11 de setembro a Semana da Agricultura Catarinense e de Atualização Agronômica. O evento terá como tema principal ´Estratégias, cenários e possibilidades no desenvolvimento da agroenergia`.

Estão previstos na programação painéis e palestras, que serão sediados no auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e também no auditório da Epagri, no bairro do Itacorubi. Entre os convidados, a senadora e ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva, e o superintendente do INCRA, João Paulo Lajus Strapazzon. Também serão ministrados minicursos sobre diversos temas no auditório do CCA.

As inscrições para o evento estão abertas e ocorrem no saguão em frente à biblioteca do CCA, das 12h às 13h30min, de 2ª a 6ª feira, ou com um dos membros da comissão organizadora na sala da 9ª fase do curso de Agronomia.

Saiba Mais: www.semanadaagricultura2008.ufsc.br; e-mail: Saf2008ufsc@yahoo.com.br

Mais informações: Guilherme Schneider – (48) 9629-3989

Gustavo Falchetti – (49) 9994-2263

Isaac B. Araújo – (48) 9954-143

UFSC recebe 1ª Jornada Sul Brasileira Direito e Fraternidade

29/08/2008 16:02

Discutir o princípio da fraternidade como ferramenta na prática de justiça. Este será o principal objetivo da ´1ª Jornada Sul Brasileira Direito e Fraternidade`, que será realizada no dia 11 de setembro, das 8h às 17h30min, no auditório da Reitoria. O evento vai reunir profissionais, professores e estudantes do Direito para palestras e debates.

O foco das apresentações está em avaliar como a cultura, a fraternidade e a necessidade de comunhão entre os homens podem contribuir positivamente tanto para a prática jurídica quanto para outras áreas. Outro tema abordado será a análise do Direito com caráter essencialmente social, que reflete na constituição dos novos direitos: ambiental, do consumidor, da criança e do adolescente, por exemplo.

A jornada é promovida pelo Movimento ‘Comunhão e Direito’, composto por um grupo internacional de estudiosos e profissionais da área, em parceria com a UFSC, o Mistério Público de Santa Catarina, o Tribunal de Justiça do Estado e outras entidades.

A palestra de abertura, ‘Direito e Fraternidade na construção da Justiça’, será às 9h e contará com a presença de Munir Cury, procurador de justiça aposentado de São Paulo e membro da equipe de redação do Estatuto da Criança e do Adolescente, além da professora Olga Maria de Oliveira, diretora do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC.

A programação completa está disponível no site: http://www.ccj.ufsc.br/ccj/jornadaDireito.html

Por Cecília Cussioli / Bolsista de Jornalismo na Agecom

UFSC sedia décima edição da Semana da Biologia

29/08/2008 15:33

De 1º a 5 de setembro acontece a X Semana Acadêmica do Curso de Biologia da UFSC. O evento é organizado em uma parceria entre o Departamento e o Centro Acadêmico de Biologia, o grupo PET e a Simbiosis (Empresa Junior de Ciências Biológicas). Entre as atividades, estão previstas palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentação de painéis e exibição de filmes. O objetivo da semana, que é aberta ao público, é atualizar e integrar os estudantes à comunidade.

A programação começa com o projeto ´Bio na Rua`, que leva ao público geral informação gerada na universidade. No dia 1º de setembro, a partir das 8h, os alunos estarão na Praça da Catedral, no centro de Florianópolis, apresentando a Biologia à comunidade. No mesmo dia, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão, acontece a palestra de abertura (´Pedagogias e tecnologias da vida: rumo a uma sociedade pós-humana?`), com a participação da professora Isabel Carvalho, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Durante os cinco dias serão realizados, simultaneamente, 13 minicursos. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O valor da inscrição é R$ 20,00. Na semana anterior ao evento, nos dias 30 e 31 de agosto, vivências em cidades próximas à capital estão sendo organizadas. O taxa para participar é de R$5,00.

Para conferir a programação completa e os locais de cada palestra, acesse: www.semanadabio.ufsc.br

Mais informações: e-mail: semanabio2008@ccb.ufsc.br

Por Cecilia Cussioli / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Curso de Biologia leva atividades para as ruas de Florianópolis

29/08/2008 15:30

O Largo da Catedral Metropolitana, no centro de Florianópolis, vai servir de palco para uma amostra de atividades do Curso de Biologia da UFSC. A nona edição do ´Bio na Rua`, iniciativa do Centro Acadêmico (CABio), vai acontecer na segunda feira, 1º/9, das 8h às 17h.

Os alunos vão passar o dia na rua apresentando suas produções e laboratórios e projetos. Exemplos são as exposições de plantas medicinais e de tartarugas, que costumam acontecer todos os anos. Nesta edição, uma novidade será a presença de um posto de vacinação contra rubéola, onde alunos vão estar à disposição para tirar dúvidas sobre a doença e a vacina.

O objetivo é mostrar a produção do Centro de Ciências Biológicas para a comunidade, informar a população sobre a importância da profissão do biólogo, além de aproximar alunos do ensino fundamental e médio do trabalho realizado por profissionais formados na área.

As atividades têm apoio financeiro do CABio, da direção do Centro de Ciências Biológicas e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), e acontecem desde o ano de 2000. Pela primeira vez, será realizado durante a Semana Acadêmica do Curso de Biologia, que tem início no mesmo dia do ´Bio na Rua` e vai até sexta-feira, 05/09. Entre as atividades da semana estão minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentação de painéis e filmes.

Mais informações com Mariana, fone 9922 3902, e-mail: marimartinhago@gmail.com

Por Letícia Arcoverde / Bolsista de Jornalismo na Agecom

UFSC divulga décima sexta chamada do Vestibular 2008

29/08/2008 12:18

O Departamento de Administração Escolar (DAE/UFSC) divulgou nesta sexta-feira, (29/08), o edital n° 41, referente à décima sexta chamada do Vestibular UFSC/2008. Os 18 candidatos relacionados devem realizar sua matrícula nos dias 29 e 1° de setembro, no Departamento de Administração Escolar (DAE).

Veja o Edital.

Contemplados:

MEDICINA

BIANCA DE SOUSA VALVERDE 0201583-8 51258463/SC

ENGENHARIA CIVIL

VIVIANE SCHMOELLER BICALHO 0202348-2 52877370/SC

FILIPE FERNANDES DE CARVALHO SOUZA 0232874-7 3936596/SC

PEDRO LUCAS ALVES DA ROCHA 0209532-7 5644853/SC

AMAURI FARIAS RAMOS NETO 0230264-0 5948481/SC

CIENCIAS DA COMPUTACAO

JONATHAN HENRIQUE DE SOUZA 0229651-9 40193985/SC

ENGENHARIA DE PRODUCAO ELETRICA

RODRIGO DOMINGUES MOREIRA 0222223-0 49790854/SC

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

JAN BUATIM WAMSER 0215080-8 43284183/SC

GABRIELA DE FARIAS RÜDIGER 0209488-6 41213405/SC

MARIANA ALVES FERREIRA 0217102-3 4189829/SC

ENGENHARIA QUIMICA

THIAGO VALDARES DE OLIVEIRA 0209233-6 52752682/SC

ERIC LINARES COLOMBO 0209950-0 446130497/SP

SISTEMAS DE INFORMACAO (noturno)

PAULO HENRIQUE DE SOUSA 0225287-2 151976508/SC

CIENCIAS ECONOMICAS

VANESSA DOS SANTOS ATANÁZIO 0212316-9 372089616/SP

ADMINISTRACAO (noturno)

SILVIA SASAKI 0280448-4 6026181/SC

FÁBIO ANDRÉ BENEDETTI 0224308-3 4844734/SC

ALINI DAL MAGRO 0280626-6 3989287/SC

LUCAS GOBETTI 0212063-1 5081900549/RS

Laboratório aproxima estudantes e empresas do mercado de capitais

29/08/2008 11:02

O gerente de Relações com Investidores da Petrobrás, Paulo Campos, que fará a palestra “Petrobrás: estratégia de crescimento e rentabilidade”, é uma das atrações da programação de inauguração do Laboratório de Mercado de Capitais da UFSC (Labmec), marcada para a próxima terça-feira, dia 2, às 10h, no andar térreo do Centro Sócio-Econômico, no campus da Trindade. A Petrobrás – ao lado do banco Itaú, da Cemig, da Fepese e da CMA – é patrocinadora do laboratório, criado para aproximar o meio acadêmico das empresas e dos profissionais do mercado financeiro em Santa Catarina e no país. Campos é formado em Ciências Contábeis e tem MBA na mesma área pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Labmec/UFSC tem como público os alunos, professores e servidores envolvidos com atividades de pesquisa, elaboração de trabalhos acadêmicos, treinamentos e demonstrações na área de economia. A expectativa é de que por meio de cursos, palestras e simulações de aplicação em Bolsas de Valores e de Mercadorias o laboratório aproxime estudantes, empresas e profissionais do segmento, que é cada vez mais importante para a vida das organizações. A estrutura é composta por 34 computadores, monitores e TVs de LCD, data-show.

De acordo com a professora Elizabete Simão Flausino, coordenadora do Labmec, a intenção do grupo que criou o laboratório é “tornar mais conhecido e fomentar o mercado de capitais, especialmente entre os jovens, que serão os futuros investidores”. Conhecendo o mercado e as empresas que operam na bolsa, eles terão mais condições de aplicar seus recursos extras e ganhar, no médio e longo prazos, mais do que se colocassem o dinheiro em caderneta de poupança, CDBs e fundos de renda fixa.

A coordenadora também indica os requisitos para que esses jovens se tornem investidores bem-sucedidos: identificar seu perfil (para saber o que fazer diante do comportamento do mercado), ter uma renda não comprometida para aplicar sem pressa pelo retorno e conhecer o funcionamento do mercado, das bolsas e das empresas. Manter-se bem informado e ter noção dos riscos embutidos nas aplicações também ajuda a tomar as decisões mais corretas.

O mercado de capitais vem se tornando, cada vez mais, uma boa opção de investimentos para pessoas físicas, como fonte de captação de recursos para financiamento de projetos por parte do setor produtivo. Estudos indicam que do ano 2000 para cá o número de aplicadores individuais passou de 80 mil para 500 mil no Brasil. Isso aumenta a importância do Laboratório de Mercado de Capitais, que já tem cursos e eventos programados para todo o restante do semestre.

Para obter mais informações e marcar entrevistas com Paulo Campos, da Petrobrás (que chega segunda-feira a Florianópolis), o contato é a coordenadora do Laboratório de Mercado de Capitais, professora Elizabete Simão Flausino, fones (48) 3721-9694 e 9981-9185.

O Labmec também tem um site próprio: <a href=http://www.labmec.ufsc.br

>www.labmec.ufsc.br

Fapesc promove evento sobre financiamento oferecido pela Europa

29/08/2008 10:39

Pesquisadores brasileiros podem obter verbas da União Européia, mediante os chamados Programas-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento, que incentivam parcerias entre universidades, pequenas e médias empresas em projetos internacionais. Para detalhar estes mecanismos de financiamento, haverá um seminário no dia 8 de setembro, no Parque TecAlfa, em Florianópolis. O evento está sendo organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina.

“A Fapesc pode e deve atuar como divulgadora e incentivadora desta oportunidade de busca de recursos internacionais para o desenvolvimento regional e nacional”, explica Sonia Pereira Laus, Coordenadora da Cooperação Internacional da Fundação. Ela será uma das palestrantes a analisar as atividades financiadas pela edição anterior dos Programas-Quadro (ver programação ao final).

A versão atual vigora até 2013 e será discutida no seminário que vai reunir o Conselheiro de Ciência e Tecnologia da Delegação da Comissão Européia no Brasil, Angel Landabaso, o Representante do Escritório Brasileiro de Cooperação com a União Européia, Paulo Egler, reitores,

secretários e outras autoridades do governo estadual, entre elas o presidente da Fapesc, Diomário Queiroz (relação completa na seqüência).

O evento acontecerá no auditório do Celta, que fica no Km 1 da Rodovia SC 401, bairro João Paulo. Informações: 3215 1208. As inscrições serão gratuitas; basta confirmar presença pelos e-mails: randolfo@fapesc.sc.gov.br ou sonialaus@fapesc.sc.gov.br

Seminário sobre o Sétimo Programa Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento- FP7- da União Européia.

Programação Provisória 8 de setembro de 2008

09h30min – Abertura

Presidente da FAPESC, Professor Antônio Diomário de Queiroz

Diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da FAPESC, Professor César Zucco

Diretor de Pesquisa Agropecuária da FAPESC, Professor Zenório Piana

Coordenadora Geral da Cooperação Internacional da FAPESC, Professora Sonia Pereira Laus

Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Santo Agostini

Secretário Executivo de Articulação Internacional do Estado de SC, Vinicius Lummertz

Reitor da UFSC, Professor Alvaro Prata

Reitor da UDESC, Professor Sebastião Iberes

Reitores do Sistema ACAFE

10h30min – Sessão de trabalho

Participação Brasileira e dos países Latinoamericanos no 7º Programa-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (7º PQ).

Palestrante: Conselheiro de Ciência e Tecnologia da Delegação da Comissão Européia no Brasil, Angel Landabaso

11h30 – Perguntas e Debate

12h – Almoço

14h – Sessão de Trabalho

Apresentação do 7º Programa-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (análise histórica e perspectivas) e apresentação do Bbice no Brasil.

Palestrante: representante do Projeto Bbice, Dr. Paulo Egler

15h – Debate sobre a atuação das instituições brasileiras no FP6

15h30 – Atividades brasileiras no âmbito do FP6 (Análise das atividades dos Projetos do 6º PQ no Brasil)

Palestrantes:

PROMINENCE e Coeur4Life – Prof.ª Sonia Pereira Laus. FAPESC

Elan2Life – Dr. Eduardo Martins. FIOCRUZ

INCOFISH- Mauro Figueiredo de Figueiredo. FAPESC

17h – Perguntas e debate

17h30- Encerramento das atividades: Presidente da FAPESC, Antônio Diomário de Queiroz

Por Heloísa Dallanhol/ Assessoria de Imprensa da Fapesc

Paratletas de projeto de extensão da UFSC são campeãs em Chapecó

28/08/2008 18:19

Divulgação

Divulgação

A equipe feminina de goalball de Florianópolis foi a campeã nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) de 2008, realizados em Chapecó, de 25 a 27 de agosto. As três atletas da equipe vencedora, Irani Castro, Leoni Artmann e Rosângela Castro, são paratletas do projeto da UFSC Sábado no Campus – Esportes Adaptados e treinam com a técnica Mariana Vasconcelos.

O Parajasc está na sua quarta edição e incentiva o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e a sua integração na sociedade, além de divulgar o esporte adaptado em Santa Catarina.

Criado em 1946 para ajudar na reabilitação dos soldados da Segunda Guerra Mundial, o goalball consiste em marcar gols com a mão e é um esporte destinado às pessoas com deficiência visual. Em Florianópolis é desenvolvido desde 1996 pela UFSC, através do projeto de extensão Sábado no Campus: Esportes Adaptados.

O projeto é realizado em parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego e proporciona a socialização e a melhoria da qualidade de vida através do esporte. Desenvolve também práticas desportivas com pessoas portadoras de deficiência física, mental, auditiva ou múltipla.

Mais informações sobre o Parajasc no site da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) www3.sol.sc.gov.br/fesporte/paginasprincipais/framegeral.asp.

Informações sobre o projeto Sábado no Campus pelo telefone (48) 3721-6492 ou pelo e-mail luciano@cds.ufsc.br.

Luíza Fregapani / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Fapesc promove seminário sobre programa de pesquisa e desenvolvimento da União Européia

28/08/2008 17:51

A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica dao Estado de Santa Catarina (Fapesc) promove, no dia 8 de setembro, o seminário Sétimo Programa Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento – FP7 – da União Européia.

Podem participar dirigentes, coordenadores e pesquisadores vinculados à UFSC. O evento acontece das 9h30 às 17h30, no Auditório da Fapesc, Rodovia SC 401, Km 01, módulo 12A, 6° andar, Parque Tecnológico ALFA, bairro João Paulo.

As Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos e-mails randolfo@Fapesc.sc.gov.br e sonialaus@Fapesc.sc.gov.br.

Outras informações pelo telefone (48) 3215-1208.

Programação

9h30 – Abertura

Presidente da Fapesc, professor Antônio Diomário de Queiroz

Diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da Fapesc, professor César Zucco

Diretor de Pesquisa Agro-Pecuária da Fapesc, Dr. Zenório Piana

Coordenadora Geral da Cooperação Internacional da Fapesc, professora Sonia Pereira Laus

Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentado, Onofre Santo Agostini

Secretário Executivo de Articulação Internacional do Estado de SC, Vinicius Lummertz

Reitor da UFSC, professor Alvaro Prata

Reitor da Udesc, professor Sebastião Iberes

Reitores do Sistema ACAFE

Conselheiro de Ciência e Tecnologia da Delegação da Comissão Européia no Brasil, Angel Landabaso

Representante do Escritório Brasileiro de cooperação com a União Européia – Bbice, Dr. Paulo Egler

10h30 – Seção de Trabalho

Participação brasileira e dos países latinoamericanos no 7º Programa Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (7º PQ).

Palestrante: Angel Landabaso, conselheiro de Ciência e Tecnologia da Delegação da Comissão Européia no Brasil

11h30 – Debate

12h – Almoço

14h – Seção de Trabalho

Apresentação do 7º Programa Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (análise histórica e perspectivas) e apresentação do Bbice no Brasil.

Palestrante: Dr. Paulo Egler, representante do Projeto Bbice

15h – Debate sobre a atuação das instituições brasileiras no FP6

15h30 – Atividades brasileiras no âmbito do FP6 (Análise das atividades dos Projetos do 6º PQ no Brasil)

Palestrantes:

– SENSOR (FP6) e CLARIS-LPB ( FP7) – Dr. Sandro Luis Schlindwein – CCA/ UFSC

– PROMINENCE e Coeur4Life ( FP6) – Professora Sonia Pereira Laus – Fapesc

– Elan2Life (FP6) – Dr. Eduardo Martins – Fiocruz

– INCOFISH (FP6) – Mauro Figueiredo de Figueiredo – Fapesc

17h – Debate

17h30 – Encerramento das atividades: presidente da Fapesc, professor Antônio Diomário de Queiroz

Fonte: Fapesc

42ª Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicos começa na segunda

28/08/2008 16:34

A 42ª Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicos (JCDCEM) será realizada de 1º a 4 de setembro, no auditório da Faculdades Barddal, Av. Madre Benvenuta, 416, Trindade, e tem como tema o “Envelhecimento”.

Sempre em busca de assuntos que se relacionem à atualidade e respondam às perspectivas do futuro mercado de trabalho, a Jornada visa o aprimoramento técnico-científico e a integração entre acadêmicos e profissionais das mais diversas áreas da saúde como medicina, enfermagem, educação física, nutrição, fisioterapia, farmácia e psicologia. O evento é realizado anualmente pelos estudantes do quinto ano do Curso de Medicina da UFSC.

Na programação, conferências, debates e mesas-redondas sobre diferentes assuntos, entre eles o envelhecimento no século XXI; atividade física; prevenção e conseqüências de quedas; osteoporose; hipertensão arterial sistêmica em idosos; terapia de reposição hormonal; manutenção global da saúde do idoso; sexualidade na terceira idade.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h, no Hall do Hospital Universitário (HU) e no Hall do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Até 29 de agosto, estudantes pagam R$ 40 e profissionais R$ 80. No local ou até esgotarem as vagas estudantes pagam R$ 50 (mediante comprovação) e profissionais R$ 90.

Programação

Dia 1º/9 – segunda-feira

19h – Abertura oficial, com a presença do vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva.

19h10 – Conferência: “Envelhecimento no século XXI”, com José Mario Tupiná Machado (médico geriatra do Hospital Universitário Cajuru – PUC/PR)

20h – Mesa-redonda “Atividade Física”

– Prevenção e conseqüências de quedas, com Angela Bueno Becker (médica especialista em Clínica Médica e geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia);

– Atividade física na terceira idade, com Aline Rodrigues (graduada em Educação Física e doutora em Nutrição Humana Aplicada – USP);

– Avaliação pré-participação e prescrição de exercícios para idosos, com Tales de Carvalho (médico especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte, doutor em Medicina pela USP e professor do CEFID/UDESC).

21h – Coquetel de abertura

Dia 2/9 – terça-feira

18h30 – “Exame clínico no idoso”, com Vanir Cardoso (médico geriatra do HU/UFSC e do Hospital de Caridade de Florianópolis)

19h20 – “Osteoporose”, com Ivânio Alves Pereira (coordenador do Núcleo de Reumatologia do HU/UFSC)

20h10 – Coffee-Break

20h40 – Mesa-redonda “Cardiovascular”

– Hipertensão arterial sistêmica em idosos, com Ana Maria Nunes de Faria Stamm (médica especialista e mestre em Clínica Médica, professora associada do

Departamento de Clínica Médica do Curso de Medicina/UFSC);

– Dislipidemia, com Paulo César dos Santos Borges (médico geriatra do Hospital Regional de São José e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/Seção SC);

– Diabetes Mellitus, com Marisa Helena César Coral (médica endocrinologista e professora responsável pela disciplina de Endocrinologia do Curso de Medicina/UFSC).

Dia 3/9, quarta-feira

18h30 – “Desafios no diagnóstico e tratamento das demências”, com João Senger (médico geriatra e professor do curso de pós-graduação em Geriatria da PUC/RS e ULBRA/RS)

19h20 – “Doença de Parkinson”, com Ylmar Corrêa Neto (médico neurologista do HU/UFSC)

20h10 – Coffee-Break

20h40 – Mesa-redonda “Emergências”

– Abdome agudo no idoso, com Viriato João Leal Cunha (professor assistente do Departamento de Clínica Cirúrgica do Curso de Medicina/UFSC);

– Infecções graves no idoso, com Helena Elisa Piaza (médica intensivista e supervisora do programa de Residência Médica do Hospital Governador Celso Ramos);

– Trauma no Idoso, com Saint Clair Vieira de Oliveira (médico do Serviço de Cirurgia do Hospital Governador Celso Ramos e da Unidade de Transplante de Medula Óssea do CEPON).

Dia 4/9 – quinta-feira

18h30 – “Terapia de reposição hormonal na mulher idosa”, com Evaldo dos Santos (médico assistente da Maternidade Carmela Dutra e professor adjunto do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Curso de Medicina/UFSC)

19h – “Terapia de reposição hormonal no homem idoso”, com Alexandre Hohl (médico endrocrinologista, professor de Endocrinologia do Curso de Medicina/ UFSC e diretor Científico da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia/Regional Santa Catarina)

19h30 – “Sexualidade na terceira idade”, com Rogério Guedes Viotti (médico especialista em Clínica Médica e Geriatria)

20h20 – Coffee-Break

20h50 – Mesa-redonda “Manutenção global da saúde do idoso”

– Sarcopenia no idoso, com Saada Ávila Chidiac (médica geriatra e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia);

– Fisioterapia no idoso, com Luciana Ávila (fisioterapeuta/SC);

– Envelhecimento da pele, com Leatrice Pigozzi Haro (médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Mais informações pelos telefones (48) 3721-9499 ou com Rodrigo (presidente 10ª fase) – 8812-3089 e Fernanda (presidente 9ª fase) – 9131-6900, coordenadores do evento.

Margareth Rossi/Jornalista da Agecom

Fórum propõe a reflexão e ação da mídia e instituições na prevenção de desastres

28/08/2008 16:20

O papel dos meios de comunicação e das redes sociais na prevenção, durante e após os desastres causados por fenômenos naturais e pela ação humana será debatido no 1º Fórum da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastres. O encontro será realizado no dia 29 de agosto, das 9h às 19h, no Hotel Castelmar, em Florianópolis, com a presença de representantes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD) e da Organização das Nações Unidas (ONU). No dia 28 de agosto, ocorre no mesmo local a reunião do Conselho Nacional de Gestores de Defesa Civil dos Estados e do Distrito Federal (Congedec), com a participação de representantes de todos os estados.

A Rede Cooperativa de Comunicação surge como proposta estratégica do Projeto “Percepção de Risco, a descoberta de um novo olhar”, iniciativa da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC), por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC).

O fórum marca o lançamento oficial da Rede, a primeira dedicada a esse tema no Brasil, e que tem como objetivos ampliar o alcance do tema gestão de risco e prevenção, suscitar reflexões, diálogo comunitário e contribuir para disseminação de ações efetivas de prevenção de desastres e preservação de vidas.

Na abertura, após uma apresentação em vídeo do projeto, o capitão Márcio Luiz Alves, diretor Estadual de Defesa Civil, falará sobre a relação da defesa com a mídia nos desastres em Santa Catarina e as perspectivas com a criação da Rede. “Com as mudanças climáticas e a intensificação dos desastres, os meios de comunicação despertaram para o tema e perceberam que têm muito a contribuir, fazendo parte desse esforço preventivo, que representa uma ação clara de responsabilidade social”, observa. Entretanto, a cobertura é concentrada durante e após o evento adverso, a mídia ainda atua pouco na prevenção dos desastres e na preparação, quando o trabalho é mais necessário e eficaz.

Silvia Llosa, representante da sede da EIRD/ONU, em Genebra, ministrará uma palestra pela manhã sobre perspectivas da EIRD para uma cultura de prevenção de desastres. À tarde, Margarita Villalobos, oficial de Comunicação da EIRD do Panamá, escritório que centraliza as ações do órgão para a América Latina, tratará das contribuições da mídia para a construção dessa cultura.

A programação inclui ainda uma oficina prática com a psicóloga Daniela Lopes, da Defesa Civil Nacional e conselheira da Organização dos Estados Americanos (OEA) para assuntos da área, e com a vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, Cilene Victor, sobre o papel da imprensa no contexto das mudanças climáticas.

Após as palestras começará o debate sobre as ações da mídia frente aos desastres, orientado pelas seguintes questões: como prevenir e minimizar os riscos por meio da mídia; como estimular as pessoas para ações de prevenção; como informar sem provocar medo; é possível trabalhar em rede sem perder os objetivos da empresa de comunicação; qual foi o aprendizado após a cobertura de um evento adverso; que informações realmente interessam à população; podemos mudar para conviver melhor com os riscos.

Com base na discussão será elaborada coletivamente a Carta de Florianópolis, documento norteador das ações da Rede, assinado pelos participantes. O evento termina com uma confraternização.

A reunião do Conselho Nacional de Gestores de Defesa Civil dos Estados e do Distrito Federal (Congedec) também estará aberta para profissionais de mídia e das redes sociais inscritos no Fórum. Membros do Conselho estão convidados para o evento, podendo, dessa forma, levar as reflexões para seus Estados.

Informações e entrevistas:

Capitão Márcio Luiz Alves – diretor Estadual da Defesa Civil.

Assessoria de imprensa da Defesa Civil

Soledad Urrutia – (48) 3271-0916 / 9981-2919.

Assessoria de Imprensa do Projeto “Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar”

Bárbara Pettres – (48) 3223-5467, R.22 / 9926-6429 ou barbara.pettres@ceped.ufsc.br

SITE DO PROJETO PERCEPÇÃO DE RISCO É LANÇADO

Está online desde sexta-feira, 8 de agosto, o site do Projeto “Percepção de Risco, a descoberta de um novo olhar”. Com o endereço www.percepcaoderisco.sc.gov.br, é uma ampla fonte de informação para auxiliar a criação de uma cultura de prevenção de desastres.

Proposta inédita no Brasil e lançado em maio deste ano, o Projeto é uma iniciativa da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC), Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC).

O site apresenta o Projeto e suas diversas ações: o kit educativo para escolas públicas de Santa Catarina (composto de filme documentário, livro didático para professores, gibi para alunos, filme de animação, vinhetas para televisão e boletim informativo, materiais que se encontram em fase de produção e estarão disponíveis para download no lançamento, no início do ano letivo de 2009), a Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastres, o Projeto Piloto de Capacitação e o Concurso de Desenhos e Frases.

São descritos os principais desastres causados por fenômenos naturais e as formas de agir em cada um deles, assim como os eventos adversos mais recorrentes em Santa Catarina e a história recente deles. Notícias, artigos, a campanha “A redução dos desastres começa na escola”, da Estratégia Internacional para Redução de Desastres – EIRD, da ONU, galeria de fotografias, glossário, publicações específicas, agenda de eventos e links para saber mais compõem as demais seções do site.

O leitor pode interagir na seção Eu Vi!, enviando uma experiência sua com evento adverso, fotografias ou ilustrações sobre o tema.

Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano da UFSC precisa de voluntários

28/08/2008 15:36

O Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano (NuCIDH), do Departamento de Educação Física da UFSC, está desenvolvendo uma pesquisa e precisa de 50 pessoas com a doença de Parkinson e 100 pessoas sem a doença, que tenham 50 anos ou mais, de ambos os sexos.

O objetivo principal é comparar o estado nutricional, o nível de atividade física e o desempenho motor entre indivíduos portadores e não-portadores de Parkinson, resultados que ainda são pouco estudados. Dessa forma, espera-se estimular subsídios para a melhoria da saúde dos portadores.

Os interessados devem entrar em contato com a professora Aline Rodrigues Barbosa, coordenadora da pesquisa, pelo telefone (48) 3721-9980. As entrevistas serão marcadas às segundas e quintas-feiras, das 14h às 17h, no NuCIDH do Centro de Desportos (CDS), e os voluntários terão que responder um questionário e fazer dois testes: força de preensão manual e levantar cinco vezes de uma cadeira.

Por Tifany Ródio / bolsista de Jornalismo da Agecom

UFSC sedia décima edição da Semana da Biologia

28/08/2008 14:21

De 1º a 5 de setembro acontece a X Semana Acadêmica do Curso de Biologia. O evento é organizado em uma parceria entre o Departamento e o Centro Acadêmico de Biologia, o grupo PET e a Simbiosis (Empresa Junior de Ciências Biológicas). Entre as atividades, estão previstas palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentação de painéis e exibição de filmes. O objetivo da semana, que é aberta ao público, é atualizar e integrar os estudantes à comunidade.

A programação começa com o projeto do centro acadêmico, “Bio na Rua”, que leva ao público geral informação gerada na universidade. No dia 1º de setembro, a partir das 8h, os alunos estarão na Praça da Catedral, no centro de Florianópolis, apresentando a Biologia à comunidade. No mesmo dia, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão, acontece a palestra de abertura (´Pedagogias e tecnologias da vida: rumo a uma sociedade pós-humana?`), com a participação da professora Isabel Carvalho, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Durante os cinco dias serão realizados, simultaneamente, 13 minicursos. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O valor da inscrição é R$ 20,00. Na semana anterior ao evento, nos dias 30 e 31 de agosto, vivências em cidades próximas à capital estão sendo organizadas. O taxa para participar é de R$5,00.

Para conferir a programação completa e os locais de cada palestra, acesse: www.semanadabio.ufsc.br

Mais informações: e-mail: semanabio2008@ccb.ufsc.br

Por Cecilia Cussioli / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Conselho Regional de Enfermagem realiza eleições no dia 12 de setembro

28/08/2008 13:03

A(o)s trabalhadores de enfermagem da UFSC:

A enfermagem catarinense vive um momento ímpar. Depois de muitos anos, através de ações políticas e judiciais para garantir um processo democrático e participativo, será possível escolher qual das três chapas concorrentes devem estar a frente do Conselho Regional de Enfermagem – COREN-SC nos próximos 3 anos. A eleição será no dia 12 de setembro e agora há uma opção de oposição: Chapa 3 – Participação no COREN-SC.

Por que participação? Para quem não conhece ou não se recorda da história recente, na década de 80 surgiu o Movimento Participação que lutava pela democratização na Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN-Nacional e Seções para que a entidade assumisse seu compromisso político profissional em defesa da enfermagem e do direito à saúde. A enfermagem de Santa Catarina participou ativamente deste processo.

Atualmente a ABEN e seções regionais têm assento no Conselho Nacional de Saúde e Conselhos Estaduais, têm garantido sua participação nas principais decisões político-profissionais, tanto no que diz respeito às diretrizes curriculares dos cursos de graduação e cursos técnicos de enfermagem, como nas políticas de saúde implantadas. Há um compromisso incontestável na defesa do direito à saúde, assumindo assim uma aliança estratégica com a população brasileira para implantação e defesa do SUS.

O que aconteceu com o Conselho Federal de Enfermagem? Foi parar nas páginas policiais. Finalmente, em 2003 conseguimos o reconhecimento pelo Sistema Judiciário Brasileiro, dos crimes cometidos sob liderança do ex-presidente Gilberto Linhares Teixeira, resultando em sua prisão.

O Sistema COFEN-CORENs, criado na década de 70, foi uma conquista para a categoria. No entanto, sua estrutura organizativa antidemocrática e sem transparência tem sido alvo de críticas e de muitas propostas de mudança. Muitas vozes foram caladas através de intimidações e processos judiciais contra lideranças da enfermagem que ousavam manifestar seu descontentamento e repúdio às práticas políticas instituídas nos Conselhos de Enfermagem.

Sopram ventos de mudança. Precisamos resgatar a credibilidade do COFEN, e a participação do/no COREN-SC é fundamental. Por isso, conclamamos a(o)s trabalhadores de enfermagem a se engajarem nesta luta. Vote com consciência! Vote pela mudança!

Dia 12 de setembro, vote Chapa 3 – Participação no COREN-SC, nas propostas: pela valorização da enfermagem; em defesa da ética, do direito à saúde e a uma assistência de qualidade; por uma lei de proteção ao trabalho da enfermagem; 30 horas semanais, piso salarial e aposentadoria especial; por um COREN-SC que realmente represente os anseios da enfermagem catarinense.

Os integrantes da Chapa 3 vêm oferecer uma história de luta em defesa e pela valorização da enfermagem, pelo direito à saúde, em defesa do SUS, por um cuidado de enfermagem de qualidade.

“Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos … já sonhamos juntos semeando as canções no vento. Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar. Já choramos muito, muitos se perderam no caminho, mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer Sol de Primavera…” Música Sol de Primavera – Beto Guedes

Silvana Maria Pereira

Enfermeira do Ambulatório de Tocoginecologia do HU-UFSC

Ex-dirigente da ABEN-SC, do SINTUFSC e da FASUBRA

Ex-representante dos profissionais de saúde no Conselho Estadual de Saúde

Acesse o site: http://oposicaocoren.googlepages.com

Colóquio luso-brasileiro discute questões curriculares

28/08/2008 12:55

A Universidade Federal de Santa Catarina sedia, de 2 a 4 de setembro, o “4º Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares”. O evento pretende reunir mais de mil participantes dos dois países. Para isso, 700 trabalhos já foram inscritos para apresentação em espaços de comunicação de resultados de pesquisas, palestras, mesas redondas e conferências. A finalidade do colóquio é ser um espaço de trocas recíprocas focadas na temática do currículo, promovendo intercâmbio de resultados de pesquisas que traduzem novas teorias, metodologias de análise e estabelecendo uma combinação criativa de outras já existentes.

O encontro quer também promover indagações, contestação, objeção, réplica ou avanços de estudos realizados em outros contextos. O Colóquio tem ainda como perspectiva priorizar uma dupla vertente nos estudos curriculares: retratar as pesquisas feitas no momento e traçar o horizonte das que se realizarão no curto prazo.

No plano das políticas educacionais, as propostas curriculares oficiais contemporâneas têm sido claramente afetadas pela ideologia neoliberal. No entanto, são inúmeras as propostas que se organizam, em muitos municípios, com base em visões alternativas de sociedade, escola e currículo. No plano da teoria curricular existe um campo muito dinâmico e atento ao desenvolvimento teórico em outras áreas, que já provocaram visíveis efeitos nas teorizações e as discussões relacionadas têm sido recorrentes.

Segundo os organizadores, o perfil de um evento científico é o de ser um espaço de trocas recíprocas, de intercâmbio de resultados de pesquisas que expressam novas teorias ou metodologias de análise, assim como de apresentação de peculiaridades de fenômenos até então inexploradas.

Segue a programação oficial:

2 de setembro (terça-feira)

MANHÃ

8h

Inscrições e distribuição de material (Centro de Cultura e Eventos)

10h

Abertura (Centro de Cultura e Eventos)

10h 30min

Conferência de abertura (Centro de Cultura e Eventos)

Estudos Curriculares: questões de teoria e método

Bernard Lahire (École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines; Groupe de Recherche sur la Socialisation (CNRS)

Comentadores:

Valdemar Sguissardi (UNIMEP)

José Augusto Pacheco (UM)

(não haverá debate ao público)

TARDE

14h às 17h

Comunicações Coordenadas (Centro de Cultura e Eventos, Salas do CED, do museu, auditórios)

Todos os Grupos Temáticos – GTs

17h30min às 19h30min

Mesas-redondas (Centro de Cultura e Eventos)

Desafios curriculares e educação superior

Currículo: problemas de teoria e método

Currículo, diferenças e identidades

Currículo, trabalho e profissionalização docente

Políticas e estratégias curriculares

Currículo, escola pesquisa

3 de setembro (quarta-feira)

MANHÃ

8h às 10h30min

Comunicações Coordenadas – (Centro de Cultura e Eventos, Salas do CED, sala do museu, auditórios)

Todos os Grupos Temáticos – GTs

10h 45min às 13h

Mesas-redondas (Centro de Cultura e Eventos)

Princípios de organização curricular: uma discussão em aberto

Currículo, história e cultura escolar

Avaliação e currículo: diferentes concepções

Currículo e tecnologias

Currículo e didática

Currículo e conhecimento

TARDE

14h às 17h

Comunicações Coordenadas (Centro de Cultura e Eventos, CED, sala do museu, auditórios)

Todos os Grupos Temáticos – GTs

17h 30min às 19h30min

Mesas-redondas (Centro de Cultura e Eventos)

Ensino de ciências e novas propostas curriculares

Conversações curriculares: pós-estruturalismo e neopragmatismo

Currículo e formação docente

Currículo e ensino de humanidades e novas propostas curriculares

NOITE

19h 30min

Lançamento de Livros – Centro de Cultura e Eventos

4 de setembro (quinta-feira)

MANHÃ

8h às 10h30m

Comunicações Coordenadas (Centro de Cultura e Eventos, CED, sala do museu, auditórios)

Todos os Grupos Temáticos – GTs

10:30h às 13h

Mesa-redonda de encerramento (Centro de Cultura e Eventos).

Currículo: problemas atuais

Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS); Antônio Flávio Barbosa Moreira (UCP), Lucíola Santos (UFMG) e José Augusto Pacheco (U Minho).

Mais informações pelo fone 3721-9336.

José Antônio de Souza/ jornalista na Agecom

Especial Pesquisa: Série de matérias mostra produção do conhecimento na UFSC

28/08/2008 12:50

– Jovens pesquisadores da UFSC apresentarão trabalhos em outubro

A UFSC realiza nos dias 22 e 23 de outubro seu 18º Seminário de Iniciação Científica (SIC). O encontro integrado à sétima edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC é direcionado à divulgação e avaliação dos trabalhos de estudantes de graduação – são os “jovens cientistas” da UFSC. Este ano mais de 600 estudos deverão compor a mostra, que é também um momento de avaliação dos acadêmicos que contam com bolsas de iniciação científica.

– Estudo indica necessidade de maior orientação sobre uso de plantas medicinais no tratamento do câncer

– UFSC comprova que prejuízos no olfato precedem sintomas clássicos na doença de Parkinson

– Departamento de Nutrição colabora com avaliação da obesidade infantil em Santa Catarina

– Universidade desenvolve simuladores para Petrobras

– UFSC integra rede que avalia empreendimentos habitacionais populares em cinco estados

– UFSC implanta ´embrião` de um Museu de Ciência

– UFSC avança na busca de células-tronco em materiais alternativos

– Finep aprova 4,6 milhões para modernização da infra-estrutura de pesquisa na UFSC

– Seminários divulgam experiências do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Santa Catarina

– Seminários divulgam experiências do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Santa Catarina

– Inscrições para evento sobre propagandas de medicamentos e de alimentos vão até 10 de junho

– Números confirmam destaque da UFSC no trabalho cooperativo com empresas

– Estudo gera instrumento para avaliação nutricional e sensorial de bufês de café da manhã

– UFSC acompanha desinstitucionalização do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina

– Estudo mostra que combinação morfina-medicamento contra impotência sexual pode diminuir inflamação

– Projeto da UFSC reduz pela metade uso de água potável em casa de Ratones

– UFSC aprova projeto em edital de apoio à agricultura familiar

– Estudo da UFSC recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2007

– Finep aprova mais de 1,7 milhão para que UFSC execute projetos nas áreas de genômica e proteômica

– Laboratório POLO da UFSC é um dos contemplados do Pronex

– Trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem são premiados

– UFSC inaugura Laboratório Central de Microscopia Eletrônica

– UFSC contribui para identificação de comunidades quilombolas

– Estudantes da UFSC têm dicas para sobremesas mais saudáveis

– Parceria entre UFSC e Natura resulta em desenvolvimento de novos cosméticos

– Capes eleva conceito de 11 cursos de pós-graduação da UFSC

– Pesquisa sobre traduções de obras italianas em estudo na UFSC

– Obesidade infantil em Florianópolis é tema de pesquisa na UFSC

– Estudante da UFSC busca processos limpos e econômicos para o tratamento de resíduos hospitalares

– Jovem pesquisador: Estudante de agronomia caracteriza populações de xaxim para conservar a espécie em extinção

– Acadêmica da UFSC ganha Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo

– Trabalho estabelece composição nutricional do berbigão da Reserva Extrativista Marinha Pirajubaé

– Trabalho estabelece composição nutricional do berbigão da Reserva Extrativista Marinha Pirajubaé

– Doutoranda da UFSC recebe prêmio em simpósio na Alemanha

– UFSC comemora dez anos de produção solar de energia elétrica

– Estudo relaciona ansiedade, depressão e consumo de álcool entre jovens

– UFSC colabora com esforço nacional de estudo do biodiesel

– Pós-graduandos da UFSC recebem menção honrosa na Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia

– Consumo de medicamentos em comunidades indígenas é tema de dois estudos da UFSC

– Projeto do Departamento de Ecologia e Zoologia estuda pesca artesanal na Baía Norte

– UFSC estuda nanocápsulas com princípio ativo do açafrão para tratamento do câncer de pele

– Coletânea debate novos arranjos familiares e parcerias numa perspectiva transdisciplinar

– UFSC desenvolve tecnologia para recuperação de florestas degradadas

– Estudante da UFSC prepara livro sobre feijoada

– UFSC estuda células-tronco a partir de placenta e de cordão umbilical

– UFSC e Epagri lançam espécies melhoradas da goiabeira-serrana

– Fazendas marinhas diversificam produção em Santa Catarina

– Laboratório recebe financiamento para continuar pesquisas com vacina contra a AIDS

– Pesquisa comprova presença do subtipo C do vírus da AIDS em Santa Catarina

– Projeto da UFSC sobre utilização da água de coco verde ganha prêmio nacional

– Pesquisa da UFSC pode garantir a segurança no consumo de moluscos

– Laboratório da UFSC é peça-chave na pesquisa e no controle da leishmaniose em Santa Catarina

– Laboratório de Moluscos Marinhos participa de projeto de coletores de mexilhão

– Trabalho com samambaia-preta rende Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2006 para mestranda da UFSC

– Professores da UFSC participam da assinatura do convênio entre Sebrae e Acavitis para produção de vinhos finos

– Pesquisa analisa homicídios na Região Metropolitana de Florianópolis

– UFSC assina acordos e marca implantação de seu Núcleo de Inovação Tecnológica

– Pesquisador aborda em livro a formação econômica de SC

– Núcleo que pesquisa cuidado de pessoas com doenças crônicas completa 20 anos

– Pastoreio Voisin da UFSC mostra as vantagens de um manejo racional dos pastos

– Pesquisadores da UFSC desenvolvem bala de erva-mate

– Pesquisas da UFSC constroem com as comunidades rurais conhecimentos para desenvolver usos alternativos da floresta

– Estudo mostra como funciona o mercado imobiliário em áreas de pobreza da região metropolitana de Florianópolis

– Análise de vegetais consumidos em Florianópolis é apresentada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Projeto que busca proporcionar ‘status de café’ à erva-mate será mostrado na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Professores da UFSC se unem para construir o primeiro Museu de Ciências do Estado

Último final de semana do espetáculo infantil ´O Pato` no Teatro da UFSC

28/08/2008 12:15

A peça ´O Patinho Pateta`, da Expresso Produções, finaliza neste final de semana temporada no Teatro da UFSC. As apresentações acontecem nos dias 30 e 31 de agosto, sábado e domingo, às 16h. O texto é do autor gaúcho Pedro Delgado, premiado três vezes no concurso Funarte de dramaturgia, com literatura para infância e juventude. ´O Patinho Pateta` é um texto cômico, escrito no ano de 1999, encenado neste mesmo ano na cidade de Porto Alegre, baseado na música “O Pato” de Vinícius de Moraes.

O espetáculo acontece no terreiro que pertence a uma senhora solitária, chamada Mil Pintinhas, nome que lhe foi dado por seus animais de estimação: um marreco, uma galinha, um cavalo e agora uma ninhada de pintos e o patinho, o mais mimado do terreiro. Dona Mil Pintinhas, sentindo-se muito só em sua casa, resolveu comprar um ovo de pato na venda do seu Zezé, na cidade. O ovo ficou 45 dias chocando embaixo da Dona Galinha, durante o período em que chocava uma ninhada de pintinhos.

A intenção de Dona Mil Pintinhas era que após o nascimento do Patinho ela o traria para viver dentro de sua casa, e o amaria como se fosse seu próprio filho. Só que Dona Mil Pintinhas não contava com a Dona Galinha, que vendo o zelo e carinho com que o Patinho era tratado, começou a sentir ciúmes e achar que seus filhotes estavam sendo desprezados – e declara guerra contra o Patinho.

O espetáculo tem direção de Ale Gandolfi e Gilca Rigotti. O elenco é composto por Ana Lúcia Gerlach, Carla Santos, Ale Gandolfi e Gilca Rigotti.

Direcionado ao público infantil e com 50 minutos de duração, o trabalho é o primeiro direcionado para crianças feito pelo grupo, composto por atores profissionais e educadores de teatro em instituições de Florianópolis e região. Três dos integrantes são formados em artes cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

No sexto ano de trabalho já foram feitas seis montagens, apresentadas em diversos espaços teatrais da Capital. Entre os eventos que o grupo participou estão o Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Artes Cênicas (ABRACE), Festival Nacional de Teatro Isnard de Azevedo, Temporada teatral em Porto Alegre.

Serviço:

O que: Espetáculo O Patinho Pateta

Onde: Teatro da UFSC

Quando: 30 e 31 de agosto, sábado e domingo às 16h.

Quanto: R$ 10,00 (meia entrada para estudantes, crianças até 12 anos e idosos)

Recomendação Etária: livre.

Contatos: (48) 32093772/99212706/ (Alê Gandolfi) , 96183066 (Gilca Rigotti) /99167950 (Carla Santos), 99381059/ 32471259 (Analú).

expressoprod@hotmail.com

Fonte: Assessoria de Imprensa DAC – SECARTE – UFSC, com texto e imagem de divulgação do grupo.

Espetáculo de teatro Trans.Veadas faz as últimas apresentações neste final de semana

28/08/2008 11:30

Tema polêmico é abordado com humor

Tema polêmico é abordado com humor

O espetáculo Trans.Veadas, da Expresso Produções, finaliza o seu segundo ano com três apresentações no Teatro da UFSC. Essa temporada será uma grande festa de comemoração ao sucesso de público das últimas apresentações na Capital. O espetáculo de tema polêmico, vivido pelos personagens com muito humor, brinda também os seis anos de existência da companhia.

O trabalho que é uma criação coletiva com base em improvisações e trechos de obras de autores como Arrabal, Bernard Marie-Koltès e Shakespeare, deu origem a um roteiro ousado e supreendente. Gil Cangotti e Aleonce são ladras e assassinas perigosas que sentem a necessidade de se transformarem em pessoas boas e, assim, aceitas pela sociedade. Em busca de seus objetivos, elas vêem na Bíblia fonte de inspiração e interpretam trechos das escrituras sagradas.

O espetáculo é protagonizado e dirigido por Alê Gandolfi e Gilca Rigotti. A assistência de direção é de Carla Santos. A iluminação é assinada por Leandro Gass com a operação de Caroline Farenzena. No apoio técnico Ana Lúcia Gerlach.

O espetáculo: criação coletiva

O espetáculo: criação coletiva

Direcionado ao público adulto e com 50 minutos de duração, o trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre drag queens, que começou em 2002. A iniciativa foi do ator Alê Gandolfi, enquanto aluno de artes cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O estudo do ator sobre o universo trans foi compilado na monografia ´Quem é ela? – A unicidade da drag queen enquanto fenômeno teatral`, aprovada em 2005 com nota máxima.

No sexto ano de trabalho já foram feitas seis montagens, apresentadas em diversos espaços teatrais da Capital. Entre os eventos que o grupo participou estão o Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores de Artes Cênicas (Abrace) e o Festival Nacional de Teatro Isnard de Azevedo.

Serviço:

O que: Espetáculo Trans.Veadas

Onde: Teatro da UFSC

Quando: 29, 30 e 31 de agosto, sextas e sábados às 21h e domingos às 20h.

Quanto: R$ 20,00 (meia entrada para estudantes e idosos)

Recomendação Etária: 16 anos.

Mais informações: (48) 3209 3772/9921 2706/ (Alê Gandolfi) , 9618 3066 (Gilca Rigotti) /9916 7950 (Carla Santos), 9938 1059/ 3247 1259 (Analú). E-mail: expressoprod@hotmail.com

Fonte: Assessoria de Imprensa DAC – SECARTE – UFSC/Expresso Produções Cênicas, com texto e imagem de divulgação do grupo

Especial Pesquisa: UFSC gera conhecimento para cultivo de ostras nativas

28/08/2008 10:54

UFSC faz reprodução em laboratório

UFSC faz reprodução em laboratório

Depois de tornar a Região Sul referência na produção da ostra do Pacífico, o Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC está produzindo conhecimento que vai ajudar o Brasil a cultivar a ostra nativa. A despolarização do cultivo e de seus benefícios sócio-econômicos das regiões Sudeste e Sul para o Norte e Nordeste está baseada no cultivo da Crassostrea brasiliana, a chamada ostra do mangue. Um dos objetivos das pesquisas é o melhoramento genético da espécie nativa, para seleção de linhagens melhor adaptadas ao cultivo.

Os estudos levam em conta a relevância do desenvolvimento da ostreicultura na geração de empregos e renda para as comunidades tradicionais. Também buscam garantir às gerações futuras a possibilidade de explorar as ostras dos bancos naturais, hoje reduzidos pela exploração intensa. Os trabalhos são realizados a partir da Rede Nacional de Pesquisa em Ostras Nativas, que integra a UFSC a outras oito universidades, ao Instituto de Pesca de São Paulo, à Embrapa Meio Norte e à Epagri.

Cada instituição colabora no campo em que suas equipes têm maior experiência. Como já domina o sistema de desova da ostra do Pacífico e de outros moluscos em seu laboratório, a UFSC concentra esforços na produção de famílias para reprodução, no melhoramento genético e no acompanhamento em cultivo. “No momento, só a obtenção de sementes em laboratório pode garantir produção confiável e constante de sementes para cultivos independentes da imprevisibilidade do meio ambiente”, ressalta Cláudio Manoel Rodrigues de Melo, pesquisador que está à frente dos trabalhos com as ostras nativas no Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC.

O professor explica que o cultivo de ostras no Brasil tem se desenvolvido, mas um problema fundamental para consolidação da atividade é a caracterização genética. Existem atualmente no país pelo menos três espécies de ostras sendo estudadas e cultivadas. Duas são nativas – a Crassostrea rhizophorae e a Crassostrea brasiliana – e a terceira é a ostra do Pacífico (Crassostrea gigas), introduzida no Brasil na década de 70 pelo Instituto de Pesquisas da Marinha, por ser mais indicada para o Sul e Sudeste.

Com relação às espécies nativas, há estudos preliminares indicando que a Crassostrea brasiliana tem crescimento mais rápido, e por este motivo apresenta maior potencial para a maricultura. No entanto, a grande variação genética e da taxa de crescimento de diversas populações da ostra do mangue nativa no litoral brasileiro exigem estudos mais aprofundados. Estas pesquisas são consideradas estratégicas.

“A existência de uma espécie (Crassostrea brasiliana), com crescimento bastante superior à ostra comum (C. rhizophorae), abre novas fronteiras que podem incrementar a produtividade dos cultivos e solidificar a atividade produzindo novos empregos e promovendo o desenvolvimento do cultivo, além de permitir a exportação da tecnologia desenvolvida para outras regiões do país”, destacam as equipes no projeto ´Caracterização genética e melhoramento de ostras nativas do gênero Crassostrea`.

“O cultivo de ostras tem se mostrado uma atividade viável em vários estados brasileiros, porém para sua real implementação, pesquisas e ações se fazem necessárias para otimizar a produção e viabilizar a atividade em maior escala”, destaca o professor Cláudio. Ele lembra que o Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC é ainda o único no país a produzir regularmente sementes de ostra do Pacífico.

As pesquisas realizadas pela rede ajudarão também a delimitar estoques das populações de ostras ao longo do litoral brasileiro, como subsidio para programas de exploração de populações naturais e de escolha de locais para cultivo. Proporcionará ainda o intercâmbio de informações e de pesquisadores, que se encontram atualmente trabalhando individualmente, o que tem causado uma redução no potencial de geração de conhecimento aplicado e uma dispersão de recursos humanos e financeiros devido à duplicação de esforços.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Saiba Mais:

– Desafios da Rede Nacional de Pesquisa em Ostras Nativas:

Fotos: Jones Bastos / Agecom

Fotos: Jones Bastos / Agecom

– Determinar a identidade e variabilidade genética das ostras nativas no litoral brasileiro;

– Identificar estoques das populações de ostras ao longo do litoral brasileiro, como subsidio para programas de exploração de populações naturais e de escolha de fundadores para cultivo;

– Estabelecer um programa de melhoramento genético da ostra nativa que envolva linhagens provenientes de várias áreas do país;

– Formar um estoque de reprodutores, para obtenção de linhagens de alto crescimento e elevada sobrevivência;

– Avaliar e comparar o crescimento e sobrevivência de populações naturais e das linhagens melhoradas.

Instituições integradas à Rede Nacional de Pesquisa em Ostras Nativas:

– Embrapa Meio-Norte

– Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

– Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

– Universidade Federal da Bahia (UFBA)

– Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

– Instituto de Pesca de São Paulo

– Universidade Federal do Paraná (UFPR)

– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

– Universidade da Região de Joinville (Univille)

– Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.(EPAGRI)

O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM)

– Ligado ao Departamento de Aqüicultura, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) é composto por duas unidades físicas, uma localizada na Barra da Lagoa e a outra em Sambaqui .

– A unidade de Sambaqui é uma fazenda marinha, onde são mantidos os reprodutores pertencentes ao plantel do laboratório e onde são realizados os experimentos de cultivo no mar.

– A unidade da Barra da Lagoa possui uma área aproximadamente 1000 m2, com equipamentos básicos necessários à produção de sementes de moluscos e o desenvolvimento das diferentes linhas de pesquisa.

– Seus pesquisadores têm acesso a laboratórios que integram uma rede de pesquisa com mais de 20 departamentos da UFSC envolvidos em atividades relacionadas com o cultivo de moluscos.

– Possui acervo bibliográfico próprio com mais de 2.500 títulos entre teses, dissertações e livros, parte deles já cadastrados e com recursos de busca via internet (www.lmm.ufsc.br)

Hall da Reitoria recebe mostra “Açores” de Joi Cletison

28/08/2008 09:13

Ilha Terceira  / Joi Cletison

Ilha Terceira / Joi Cletison

Imagens das ilhas do Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa, Faial, São Miguel e Corvo compõem a mostra ´Açores`, que será aberta na próxima segunda-feira, 1° de setembro, no hall da Reitoria da UFSC. A exposição é composta por 18 fotos do Arquipélago dos Açores, de autoria de Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. Joi atua como fotógrafo há mais de 25 anos, tem dezenas de exposições realizadas no Brasil e no exterior.

As imagens ampliadas no tamanho 80X100cm, impressas em lona, mostram arquitetura, festas populares, costumes tradicionais e também as belezas naturais do arquipélago. A exposição foi montada para comemorar os 260 anos da chegada dos emigrantes açorianos para povoar o sul do Brasil.

“Desta vez estaremos mostrando um pouco do Arquipélago dos Açores para os muitos descendentes de açorianos que residem no estado de Santa Catarina”, destaca Joi. A mostra é uma promoção da UFSC, por meio de Secretaria de Cultura e Arte, tem apoio do Governo Autônomo dos Açores e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).

Mais Informações: telefone (48) 3721 8605 ou via email joi@nea.ufsc.br

Fotografias para divulgação:

http://www.nea.ufsc.br/fotos_Joi_Cletison_acores.zip

Serviço:

Local: Hall da Reitoria da UFSC

Período: 01 a 09/09/2008 / Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Promoção: UFSC/ Secretaria de Cultura e Arte

Apoio Cultural: Governo Autônomo dos Açores e FAPEU

Realização: Núcleo de Estudos Açorianos

Texto apresentação da exposição:

Ilha São Jorge / Joi Cletison

Ilha São Jorge / Joi Cletison

”“A proposta desta exposição é viajarmos pelo Arquipélago dos Açores através da visão panorâmica e fotográfica de Joi Cletison. Usando o seu afinado e seleto olhar ele nos apresenta aspectos dos Açores e dos Açorianos, desde a paisagem, o cotidiano, a arquitetura, as tradições, a brincadeira com o touro, a religiosidade, o culto ao Divino Espírito Santo, em momentos cristalizados nestas fotografias.

O Arquipélago dos Açores é formado por nove ilhas de formação vulcânica (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Flores, Graciosa e Corvo) e está localizado no atlântico norte a uma distância aproximada de 1.600 km do continente europeu.

Conhecendo um pouco das Ilhas Atlânticas, certamente que nos reconheceremos açorianos no nosso Litoral Catarinense e na nossa Ilha de Santa Catarina”.

Francisco do Vale Pereira

Historiador/NEA

Laboratório de Mercado de Capitais será inaugurado na UFSC

27/08/2008 18:22

A UFSC inaugura no dia 2 de setembro, às 10h, um Laboratório de Mercado de Capitais. O setor ligado ao Centro Sócio-Econômico é destinado a alunos, professores e servidores envolvidos com atividades de pesquisa, elaboração de trabalhos acadêmicos, cursos, treinamentos e demonstrações na área de economia. A expectativa é de que por meio de cursos, palestras e simulações de aplicação em Bolsas de Valores e de Mercadorias, o laboratório aproxime estudantes, empresas e profissionais.

O Labmec é resultado de uma parceria entre UFSC, Petrobras, Itaú, Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (Fepese) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Está equipado com 34 computadores, monitores de LCD, data-show e TV de LCD. A implantação envolve recursos de quase R$ 200 mil.

A palestra de inauguração será ministrada por Paulo Campos, gerente de relações com investidores da Petrobras. Campos é formado em Ciências Contábeis, com MBA em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O mercado de capitais vem adquirindo importância cada vez maior, tanto como opção de investimento para pessoas físicas, como fonte de captação de recursos para financiamento de projetos por parte do setor produtivo. Nos últimos dois anos a captação de recursos foi superior ao montante oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“A vantagem de ter um laboratório específico na área de finanças é oferecer aos usuários acesso a várias ferramentas de análise, dados e informações, que poderão ser usadas em pesquisas e trabalhos acadêmicos”, explica a coordenadora do Labmec, professora Elizabete Simão Flausino. Segundo ela, alunos e os professores poderão utilizar softwares para análise de ações, balanços de empresas, banco de dados da economia brasileira e canais de TV com programas das áreas de finanças, economia internacional e economia brasileira, entre outros recursos.

A professora destaca a importância do setor para o ensino nas áreas de economia, administração e contabilidade, lembrando que a preparação de novos investidores é fundamental para uma aplicação correta no mercado financeiro. “Primeiro é preciso descobrir qual é o perfil como investidor: se for avesso a riscos, deve evitar esse mercado; se for moderado, deve procurar ações mais seguras, tradicionais; se estiver disposto a correr riscos, deve aplicar em opções que podem dar um grande retorno compatível com esse risco. O segundo passo é não aplicar um dinheiro que já está destinado a outros compromissos, como aluguel ou pagamento de contas, pois não há garantia de que ele irá voltar.”, alerta.

Para utilizar o laboratório, localizado no térreo do Bloco C do Centro Sócio-Econômico, será preciso realizar um cadastro, apresentando documento pessoal com foto e espelho de matrícula do semestre em curso. O horário de funcionamento será das 8h às 12h e das 13h30min às 21h30min.

Programação de Inauguração:

10h – Palestra Petrobras: Estratégia Crescimento e Rentabilidade

Palestrante: Paulo Campos – Gerente de Relações com Investidores da Petrobrás

11h – Representante do Itaú

11h30min – Descerramento da Placa de Inauguração

Mais informações, através do e-mail: labmec@cse.ufsc.br , fone 48 3721 9483

Visite o site: www.nispe.ufsc.br/lab0.html

Por Tifany Ródio / Bolsista de Jornalismo da Agecom

Programação cultural do Seminário Internacional Fazendo Gênero traz banda Vinegar Tom nesta quinta-feira

27/08/2008 17:34

A banda Vinegar Tom se apresenta na UFSC nesta quinta-feira, 28/8, às 12h30min, na Concha Acústica. O espetáculo faz parte da programação cultural do Seminário Internacional Fazendo Gênero 8, que traz ao campus universitário 11 atrações artísticas, incluindo teatro, música e dança.

O grupo é formado por mulheres estudantes de Artes Cênicas e Música da Udesc. Fazem parte do repertório músicas próprias, além de covers de artistas como The Doors, Janis Joplin e Os Mutantes.

O nome da banda é inspirado em uma peça de teatro feminista, escrita pela inglesa Caryl Churchill nos anos 70. O espetáculo analisa o gênero e o poder nos relacionamentos durante o século XVII, mostra como a sociedade rejeita as pessoas que são diferentes, e como o homem modela a maneira que a mulher deve ser.

As componentes são Carol Miranda (bateria), Claudia Mussi (piano), Lívia Sudare (baixo), Luana Garcia (voz e guitarra) e Renata Swoboda (voz e guitarra).

O Seminário Internacional Fazendo Gênero prossegue até quinta-feira, 28/8, na UFSC. O tema é ´Corpo, Violência e Poder’. Acompanhe a programação: http://www.fazendogenero8.ufsc.br

Por Luíza Fregapani / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Atleta de goalball da UFSC embarca para Jogos Paraolímpicos de Pequim

27/08/2008 16:43

Equipe torce por Paulo Roberto

Equipe torce por Paulo Roberto

O atleta Paulo Roberto Homem embarca nesta sexta-feira, 29/8, para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, integrando a equipe brasileira de goalball. Paulo tem problema de visão e participa do projeto da UFSC ´Sábado no Campus`, que desenvolve práticas esportivas com pessoas portadoras de comprometimentos físicos e mentais.

É a primeira vez que um atleta do ´Sábado no Campus` participa de uma edição dos jogos paraolímpicos. Em 2003, duas atletas chegaram até as classificatórias para os jogos de Atenas, ocorridos no ano seguinte. A equipe do projeto está torcendo pelo sucesso de Paulo e de toda a delegação brasileira nos jogos, que é a maior da história, com 129 atletas em 15 das 20 modalidades. Os Jogos Paraolímpicos de Pequim serão realizados no período de 6 a 17 de setembro.

O projeto

O ´Sábado no Campus` é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Educação Física, através do Núcleo de Atendimento Desportivo a Pessoa Portadora de Deficiência, do Centro de Desportos da UFSC. Criado em 1997, desenvolve a prática de esportes com portadores de deficiência mental, visual, auditiva, física e múltipla. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e promover a socialização através do esporte. Proporciona também oportunidades para professores do Departamento de Educação Física desenvolverem atividades relacionadas a esportes adaptados.

O goalball

De todas as modalidades paraolímpicas, o goalball é o único esporte desenvolvido especificamente para deficientes – todos os outros são adaptações de esportes já existentes. Foi desenvolvido no ano de 1946, para reabilitar veteranos da II Guerra Mundial que haviam perdido a visão no conflito. Trazido para o Brasil na década de 80, é praticado na UFSC desde 1996, em parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego.

O jogo acontece numa quadra do mesmo tamanho da de vôlei e tem duração de vinte minutos. Duas equipes de três jogadores se enfrentam, e tentam arremessar uma bola de tamanho similar a de basquete nos gols localizados em duas das extremidades do campo. A bola possui um guizo em seu interior, através do qual os jogadores se orientam, e por isso os jogos devem acontecer em silêncio, exceto nos momentos entre o gol e o reinício da partida.

Mais informações: Com Paulo Roberto Homem, pelo fone 48 9912 7769

Sobre o projeto Sábado no Campus, pelo e-mail: luciano@cds.ufsc.br

Por Letícia Arcoverde / Bolsista de Jornalismo na Agecom