Liminar garante desocupação da Reitoria da UFSC

31/08/2007 22:04

Atendendo à liminar de reintegração imediata, o grupo de estudantes, que ocupava a Reitoria da UFSC desde o dia 22 de agosto, deixou o prédio nesta sexta-feira (31), às 20 horas.

A determinação foi comunicada às 18 horas por um oficial de justiça, acompanhado de membros da Polícia Federal e da Advocacia Geral da União(AGU). A desocupação ocorreu sem violência.

Os estudantes se retiraram chamando palavras de ordem e repetindo reivindicações. A Administração Central da UFSC solicitou a reintegração após esgotar as negociações.

Homofobia, Identidades e Cidadania LGBTTT em discussão na UFSC

31/08/2007 15:37

A cada dois dias, em média, uma pessoa é assassinada no Brasil por conta de sua orientação sexual; casais de homossexuais enfrentam inúmeras barreiras jurídicas para estender direitos à@ companheir@, adotar crianças; os contextos das relações sociais, empregatícias e de consumo se alteraram a partir do crescimento da visibilidade LGBTTT e suas reivindicações; gays, lésbicas, transexuais, travestis e transgêneros têm suas vidas afetadas por preconceitos. Por que?

A homofobia – ódio ou intolerância expressa contra os homossexuais – perpassa todas essas questões e sua discussão reunirá pesquisadores, representantes de movimentos sociais e do poder público de várias partes do País e da América Latina, no Seminário Homofobia, Identidades e Cidadania LGBTTT, dias 5 e 6 de setembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), em Florianópolis. Cerca de 300 pessoas se inscreveram para debater o tema nas seis mesas-redondas e 10 grupos de trabalho, apostando no diálogo entre academia, movimentos sociais e poder público.

A organização é do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC) e da Rede de Pesquisa Parceria Civil, Conjugalidades e Homoparentalidade no Brasil, com o suporte da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Graduação e Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social, Psicologia e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, Programa de Equidade de Gênero da Eletrosul, Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, Gerência Estadual das DST e AIDS de SC, Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e NEPREs da Secretaria de Estado da Educação.

“O importante é que esse seminário abre a possibilidade de escuta de muitas vozes”, diz a professora do Departamento de Antropologia do CFH/UFSC e coordenadora do evento, a antropóloga Miriam Grossi. Impressionada com o número de trabalhos científicos inscritos – mais de 90 –, a professora afirma que essa é uma evidência do impacto das pesquisas realizadas ou em andamento: “isso mostra que já é um campo consolidado”.

Enfoque Plural

Se a diversidade está presente entre os participantes, também é a marca dos temas de mesas-redondas, grupos de trabalho e pôsteres. Nas seis mesas programadas para os dois dias do evento, serão discutidos, dia 5 de setembro, “Homofobia e segurança pública”, “Movimento LGBTTT e políticas de saúde e preevenção às DSTs/AIDS”, Identidades lésbicas; e dia 6, “Parceria civil, conjugalidades e homoparentalidades”, “Travestilidades e transexualidades” e “LGBTT – comportamento do consumidor, empregabilidade e sociabilidades”.

São 10 os grupos de trabalho. Além de artigos correlacionados às temáticas das mesas, representações da mídia sobre sexualidades e identidades de gênero, educação e combate ao sexismo e à homofobia, religião e ética são assuntos também contemplados nesses espaços de debate.

Violências – Pesquisas como a realizada pela equipe coordenada pelo antropólogo do CLAM Sérgio Carrara, no Rio de Janeiro, revelam que um terço dos crimes que atingem homossexuais é de latrocínio contra gays; outro terço, execuções de travestis; e há ainda violências fatais geradas por conflitos, mortes suspeitas e passionais. Dos processos investigados por essa pesquisa, mais da metade foi arquivada.

O casamento entre homossexuais, a extensão de direitos a@s companheir@as e a adoção de crianças, entre outros, são também temas de debate e reflexão atual da sociedade brasileira.

Dois livros a respeito serão lançados durante o seminário: Homossexualidade e adoção, da professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Anna Paula Uziel, e Conjugalidades, parentalidades e identidades lésbicas, gays e travestis, organizado por Miriam Grossi, Anna Paula Uziel e Luiz Mello (Universidade Federal de Goiás). Segundo Miriam Grossi, a representação social sobre adoção de crianças por casais homossexuais, por exemplo, tem mudado, apesar de ainda serem tímidas as decisões jurídicas favoráveis. No prefácio que escreveu ao livro de Anna Paula, ela lembra a evidência que o assunto acabou ganhando após a morte de Cássia Eller, com a luta de sua companheira, Maria Eugênia, para ter a guarda do filho da cantora.

Fonte: Jornalista Carla Cabral, com a colaboração de Miriam Grossi e Rosa Oliveira

Informações:

Coordenadores do evento:

Professora Miriam Grossi – 9923-5123 ou miriamgrossi@gmail.com Rosa Oliveira:9926-3794 ou rosa_mro@yahoo.com.br

Felipe Fernandes : 8829-3359 ou complex.lipe@gmail.com

Informações com o NIGS: 37 21- 9890 ramal 25

Programação do Seminário em: www.nigs.ufsc.br/seminariolgbttt

Leia também:

Coletânea debate novos arranjos familiares e parcerias numa perspectiva transdisciplinar

VESTIBULAR 2007 : UFSC divulga 15ª, 16ª e 17ª chamadas

31/08/2007 13:31

O Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina divulgou a décima quinta, a décima sexta e a décima sétima chamadas do processo seletivo 2007.

Os oito candidatos convocados pela 15ª chamada, os dois candidatos convocados pela 16ª chamada e os dois candidatos convocados pela 17ª chamada devem efetivar matrícula no Departamento de Administração Escolar da UFSC. O atendimento será feito na Coordenadoria do Curso de Jornalismo, andar térreo do Centro de Comunicação e Expressão, até dia 3 de setembro. Informações: 3721 9490

Todos estão convocados para iniciar as aulas neste segundo semestre.

15ª chamada:

Medicina

JACOMO LORENZI SCHNEIDER

Odontologia

ROBERTA PIRES BAZZO

GIANA PAULA BRANCHER

RUBIA VENTURI

ANA CLARA LOCH PADILHA

GIOVANA HAENDCHEN FORNASARI

Sistemas de Informação

SERGIO ZARTH JUNIOR

Psicologia

TAISE SIMONE FOLETTO

16ª chamada:

Engenharia Civil

FREDERICO LUTCKMEIER STREIT

LUIS GUSTAVO MEDEIROS DE LUCA

17ª chamada:

Engenharia Química

HENRIQUE TORRES CAVALCANTE

BRIGIDA UARTHE DECKER

Acompanhe também a 14ª chamada

Os 17 candidatos convocados devem efetivar matrícula até o dia 3 de setembro.

Por Alita Diana/jornalista da Agecom

UFSC oferece três novos cursos para o Vestibular 2008

31/08/2007 12:52

O vestibulando que deseja ingressar na UFSC tem agora três novos cursos à disposição: Oceanografia, Artes Cênicas e Zootecnia. Com a abertura de uma nova turma de Letras Português, no período vespertino, abrem-se para 2008, no total, mais 160 vagas na instituição, que chega à marca recorde de 4.095 vagas nos 65 cursos existentes. De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, Marcos Laffin, a criação dos cursos faz parte de uma política de gestão institucional que visa à ampliação de vagas públicas, levando em conta a infra-estrutura disponível e as potencialidades existentes na Universidade. Para estes e para os demais cursos da UFSC, a inscrições ao Vestibular 2008 (www.vestibular2008.ufsc.br) começam no dia 11 de setembro e prosseguem até 10 de outubro.

Marcos Laffin explica que os cursos atendem a uma demanda social e marcam o compromisso da UFSC com o desenvolvimento do Estado. “O mercado de trabalho precisa cada vez mais de profissionais específicos e a Oceanografia e Zootecnia estão muito ligadas à economia de Santa Catarina. Esses cursos também são importantes por discutir e desenvolver maneiras de explorar os recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente”, diz ele. Em relação às Artes Cênicas, o pró-reitor acredita que o curso pode funcionar como propulsor para que se estabeleça uma nova concepção sobre artes na Universidade.

OCEANOGRAFIA

O curso de Bacharelado em Oceanografia é fruto do projeto MarUFSC, criado em 2003 para reunir professores da UFSC que realizam pesquisas na área de Ciências do Mar. Foi uma maneira de promover integração e maior diálogo entre os diferentes estudos desenvolvidos pelos docentes. Sabendo da iniciativa, em 2006 a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação sugeriu que o grupo elaborasse um projeto pedagógico para a criação do curso de Oceanografia, que foi aprovado em maio deste ano pela Câmara de Ensino de Graduação, instância máxima na deliberação de novos cursos, com a previsão de 30 vagas para o próximo vestibular.

Segundo o professor Jarbas Bonetti, coordenador da comissão que elaborou o projeto, o curso de Oceanografia servirá para dar mais destaque à Universidade, que não é lembrada nesta área porque lhe falta uma instância acadêmica representativa. “Da Bahia até o Rio Grande do Sul, Santa Catarina era o único Estado que não tinha um curso público de Oceanografia. Temos professores altamente qualificados, mas eles ficam distribuídos em diversos departamentos. Agora vamos reunir o trabalho desses profissionais”, explica ele.

A importância também se dá nas áreas econômica e ambiental, uma vez que o Estado de Santa Catarina apresenta uma zona costeira bastante grande, com 561 km de extensão. “Com base num conhecimento mais amplo, é possível sugerir quais são as alternativas mais adequadas para o uso sustentável dos recursos marinhos”, diz Bonetti.

No começo, a Oceanografia funcionará no CFH, tendo o Departamento de Geociências como responsável, e contará com o uso dos laboratórios dos departamentos envolvidos com a criação do curso. Com o tempo, planeja-se construir um novo prédio e quatro laboratórios para atender as grandes áreas da oceanografia (Física, Química, Geológica e Biológica).

Mais informações com o professor Jarbas Bonetti, pelo telefone (48) 3231-3416 ou pelo e-mail bonetti@cfh.ufsc.br

ARTES CÊNICAS

Segundo a professora Alai Diniz, coordenadora da comissão que elaborou o projeto para a criação do curso de Artes Cênicas, essa era uma demanda sentida desde 1992, quando a Universidade realizou uma Assembléia Estatuinte. “A discussão feita nessa assembléia não foi apenas sobre as instâncias políticas da Universidade, mas sobre conselho universitário, coordenações de curso, como seria a estrutura burocrática da UFSC, assim como os novos cursos. Naquele ano ficou registrada a necessidade de cursos ligados às artes em geral, principalmente na área de Artes Cênicas”.

Apesar da discussão, a idéia acabou sendo esquecida, ressurgindo novamente em 2006, quando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação procurou professores envolvidos com as discussões sobre arte na Universidade para formar uma comissão que elaborasse o projeto de implantação do curso de Artes Cênicas. O grupo estudou os programas de diversas universidades públicas, como Unicamp, UFBA e Universidade Estadual de Londrina (UEL), e chegou a um currículo que propõe não apenas a formação de profissionais na área, mas também de dramaturgos. “Estamos querendo formar pessoas que escrevam teatro e também profissionais que possam trabalhar junto à comunidade e às empresas, enfim, ter o teatro disseminado não apenas nas escolas. Por isso, estamos propondo o bacharelado e não a licenciatura. O estudante que ingressa no curso vai sair com habilidades para atuar, escrever peças e fazer crítica de teatro”, explica Alai.

Com 30 vagas e funcionando no período noturno, o curso terá um currículo voltado para a prática nos primeiros semestres, com aulas de dança, expressão vocal, performance e improvisação. A parte teórica ficará mais para as fases finais.

Para Alai, o curso mudará a relação da Universidade com Florianópolis: “A UFSC tem uma projeção nacional, e até mesmo internacional, principalmente na área tecnológica. Acho que o importante não é apenas pensar de forma endógena, como é a universidade, que perfil ela vai ter, mas sobretudo pensar no que está fora e ao lado dela. Um curso de Artes Cênicas vai fazer com que a Universidade repense seu papel em relação ao seu entorno e que Florianópolis se pareça cada vez mais com uma cidade que tem a arte como um elemento importante”.

Mais informações com a professora Alai Diniz, pelo telefone (48) 3721-9288 ou pelo e-mail alai@cce.ufsc.br

ZOOTECNIA

Esta era outra demanda da comunidade, pois até 2003 não havia nenhum curso de Zootecnia em Santa Catarina. Considerando o crescimento contínuo do setor agropecuário no Estado e no Brasil, a UFSC preenche uma lacuna importante com a implantação do curso.

O zootecnista atua no planejamento e na administração técnica de sistemas de produção animal, tendo como objetivo a obtenção de produtos de qualidade e, com isso, maior valor agregado e de mercado. Também deve estar atento ao bem-estar dos animais e aos impactos causados ao meio ambiente. Por isso, um dos pontos fortes do curso da UFSC é a formação de profissionais preocupados com uma produção animal sustentável. Ao tomar esta decisão, a Universidade levou em conta a necessidade de atender à demanda proporcionada pelo grande rebanho e pela produção de proteína animal no Estado de Santa Catarina e no Brasil, fatores que têm forçado empresas e organismos científicos a trazer profissionais de fora para garantir a obtenção de produtos de qualidade para o mercado interno e para exportação.

O projeto de criação do Curso de Zootecnia da UFSC foi aprovado pela Câmara de Ensino de Graduação em março de 2007 e terá sua implantação gradativa a partir do primeiro semestre do próximo ano. As 60 vagas disponíveis serão divididas em duas turmas de 30 alunos, uma para ingresso em março e outra para agosto de 2008. O curso vai ser vinculado ao Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, tendo como coordenador e sub-coordenadora os zootecnistas e professores José Carlos Fiad Padilha e Marília Terezinha Sangoi Padilha, respectivamente.

Mais informações pelo site www.cursodezootecnia.cca.ufsc.br, pelo e-mail cursozootecnia@cca.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-5359 e 3721-5358.

LETRAS PORTUGUÊS

No caso do curso de Letras Português, a decisão de criar uma turma no horário da tarde (os 330 alunos atuais estudam nos períodos da manhã e da noite) deveu-se à procura crescente por esta opção e às solicitações de transferência ou de retorno de outras graduações. Esses fatores, aliados ao fato de o curso figurar sempre entre os cinco melhores do País nas avaliações periódicas de qualidade, fizeram com que o índice subisse para 4,7 candidatos por vaga no último vestibular. Além disso, não existem cursos de Letras Português em outras universidades da Grande Florianópolis.

De acordo com a chefe do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, Zilma Gesser Nunes, a decisão de criar a nova turma aconteceu depois de amplas discussões do colegiado do curso com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Historicamente, a UFSC sempre ofereceu o curso de Letras no período matutino, e a opção do curso noturno é recente, tanto que a primeira turma colou grau no início de 2007.

Mais informações com a professora Zilma Gesser Nunes, pelo telefone (48) 3721-9817.

Por Rodrigo Tonetti/Bolsista de jornalismo da Agecom

Região Sul escolhe finalistas do Prêmio Finep

31/08/2007 11:28

A escolha dos 18 finalistas do Prêmio Finep na Região Sul aconteceu no dia 29 de agosto, em Porto Alegre (RS). Os jurados, membros das comunidades acadêmica e empresarial dos estados da região, se reuniram para avaliar os 182 projetos inscritos nas categorias Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, e Inovação Social.

Foram premiadas nove propostas de Santa Catarina, seis do Paraná e três do Rio Grande do Sul. A ordem de colocação só será anunciada durante a cerimônia de premiação, que acontece no dia 5 de outubro, também em Porto Alegre. O julgamento e a premiação da etapa nacional só acontecerão em novembro, na cidade de Brasília.

A categoria Produto, com 83 projetos, teve o maior número de inscrições da região. Em segundo lugar veio Processo, com 26 projetos. A categoria Pequena Empresa foi a que mais cresceu em relação ao ano passado, chegando em 2007 a 24 propostas. Inovação Social recebeu 23 inscrições. Foram inscritas também 18 Instituições de Ciência e Tecnologia; enquanto Média/Grande Empresa teve 8 inscrições.

O Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica visa estimular os esforços inovadores de empresas, cooperativas e instituições de ciência e tecnolgia que geram resultados positivos para a sociedade brasileira. Surgiu em 1998, na região Sul, com 48 projetos inscritos. No ano de 2000 foi lançado em todas as regiões do país, com 279 inscrições. Agora, em 2007, atingiu o número de 732 propostas.

Conheça os finalistas de cada categoria na região Sul:

Processo

Companhia de Saneamento do Paraná (PR)

HIT Tecnologia em Saúde Ltda. (PR)

Paradigma Tecnologia de Negócios S.A. (SC)

Produto

Agriness Sistemas e Tecnologias de Informação Ltda. (SC)

Fras-Le S.A. (RS)

Mueller Eletrodomésticos S.A. (SC)

Pequena Empresa

Ângelus Produtos Odontológicos S.A. (PR)

Automatisa Sistemas Ltda. (SC)

Reason Tecnologia S.A. (SC)

Média e Grande Empresa

Datasul S.A. (SC)

Seccional Brasil S.A. (PR)

Whirlpool S.A. – Unidade de Eletrodomésticos (SC)

Instituição de Ciência e Tecnologia

Instituto Stela (SC)

Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC (PR)

PUC-RS – INOVAPUC (RS)

Inovação Social

Associação de Artesanato Tranças da Terra (SC)

Compañhía de Desenvolvimento de Curitiba (PR)

Instituto Morro da Cutia de Agroecologia (RS)

Fonte: Finep

Teatro da UFSC recebe comédia infantil “O Rouxinol do Imperador”

31/08/2007 09:53

Aos sábados e domingos, sempre às 16 horas

Aos sábados e domingos, sempre às 16 horas

Durante o mês de setembro, o Teatro da UFSC recebe a comédia infantil “O Rouxinol do Imperador”. O espetáculo, encenado pela “Apatotadoteatro”, entra em cartaz aos sábados e domingos, sempre às 16 horas.

A peça apresenta a história de um rouxinol que encanta o Imperador da China pela beleza de seu canto. É contada por Ting Lin e Lam Pin, dois mandarins andarilhos que têm por missão levar aos quatro cantos do mundo a fábula que se passa neste distante Império. Na viagem, eles são acompanhados por seu mestre, que coordena tudo para que a história não se modifique.

“O Rouxinol do Imperador” é um espetáculo que lembra o desenho animado e os HQs. Com auxílio de teatro de sombras e bonecos, o grupo completa a narrativa brindando o seu público com uma divertida montagem de ricos figurinos, adereços e cenários. “Uma comédia infantil para todas as idades”, dizem os integrantes do grupo.

Retirado da obra de H. C. Andersen, “O Rouxinol do Imperador” tem direção de Cacá Corrêa, que também participa do elenco com Mariana Coral e Gustavo Bieberbach.

Serviço:

O QUÊ: Espetáculo teatral infantil “O Rouxinol do Imperador”

QUANDO: Temporada setembro/2007, aos sábados e domingos, dias 01, 02, 08, 09, 15, 16, 22, 23, 29 e 30, às 16h.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade.

QUANTO: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada para estudantes, idosos, professores, classe artística ou quem doar 01kg de alimento não perecível). E R$ 12 para Sócios do Clube do Assinante.

CONTATO: apatotadoteatro@terra.com.br ou (48) 3240-7412 / 9162-0808 / 9916-4550 / 9136-1029.

1º Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas de 3 a 5 de outubro em Brasília

30/08/2007 16:43

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro será realizado o 1º Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas, promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) em parceria com o Instituto de Drogas e Toxicodependência (IDT) do Governo de Portugal.

O objetivo do evento é divulgar o conhecimento produzido em âmbito nacional e internacional sobre álcool e outras drogas, estimular a produção de pesquisas e ampliar a troca de experiências entre estudiosos e pesquisadores, instituições de ensino e de pesquisa que atuam com esta temática.

Durante o seminário, haverá um momento dedicao à premiação de pesquisadores e estudantes de graduação que concorrerem ao Edital Público para Premiação de Pesquisadores e de Trabalhos Científicos pela elaboração de trabalhos científicos sobre álcool e outras drogas. Os prêmios variam de dois a doze mil reais.

O evento será realizado no Palácio do Planalto, em Brasília e as inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 26 de setembro a estudantes e pesquisadores de todo o Brasil.

Mais informações pelos telefones: (61) 3411 2987 / (61) 3411 3986 ou pesquisa.senad@planalto.gov.br

O Edital e a ficha de inscrição estão disponíveis em:

www.senad.gov.br

Por Mayara Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom

Coletânea debate novos arranjos familiares e parcerias numa perspectiva transdisciplinar

30/08/2007 15:28

Os novos arranjos familiares, as novas parcerias e seus sentidos são motivos de debates no Brasil e em vários países. Colaboram para discutir, repensar e ampliar questões como maternidade, paternidade, casal, família e amor fora da norma heterocêntrica. No Brasil, este debate vem crescendo e ganhando espaço na sociedade civil. A contribuição acadêmica tem sido inestimável para o diálogo no espaço das discussões e propostas de leis e conquistas de direitos, sempre proporcionando a construção de novos olhares sobre estes temas. Conjugalidades, Parentalidades e Identidades Lésbicas, Gays e Travestis – coletânea, organizada pelos professores Miriam Grossi, Anna Paula Utziel e Luiz Mello, com sua perspectiva transdisciplinar, reúne reflexões de áreas da Psicologia, Direito e Ciências sociais, em estudos realizados no Brasil, Argentina, Chile, Espanha e França.

O livro está dividido em três partes: em Conjugalidades, nove artigos mantêm o enfoque transdisciplinar. Há, por exemplo, um deles discutindo ”amor e ódio em relações conjugays”; outro discorre sobre acórdãos judiciais e entrevistas com magistrados sobre conjugalidades homoeróticas em quatro estados brasileiros. Como foi o processo espanhol – um relato do percurso do “perigo social” à plena cidadania é tema de outro artigo. Um outro artigo, das professoras Anna Paula Utziel e Miriam Grossi, organizadoras do livro, tem como tema o debate francês sobre parceria civil e homoparentalidade.

Em Parentalidades – sete artigos compõem a segunda parte da coletânea – há o instigante artigo, da chilena Florencia Herrera, sobre a outra mamãe – um debate sobre as mães não biológicas nos casais de lésbicas. O artigo Não podemos falhar debate as pressões pela busca da normalidade em famílias homoparentais. Outra importante contribuição discute A homofobia na representação de mães heterossexuais sobre a homoparentalidade. Como o tema tem sido tratado na mídia é o enfoque de Elizabeth Zambrano ao discutir a homoparentalidade na pauta do jornal Folha de S. Paulo.

A terceira parte tem como tema Identidades Lésbicas, debatida em três artigos. Lenise Borges, em Lesbianidade na TV: visibilidade e apagamento em telenovelas brasileiras, discorre sobre o esforço dos autores de novela em contribuírem para a construção de um novo olhar sobre a lesbianidade e as dificuldades enfrentadas. Lenise faz um percurso histórico sobre o aparecimento do tema em telenovelas da Rede Globo. “Vale Tudo” (1988-1989) foi a primeira novela a tratar do tema. Duas mulheres bem-sucedidas, Cecília (Lala Deheinzelin) e Laís (Cristina Prochaska), têm uma relação, mostrada de forma discreta. Cecília morre em acidente de carro e vem daí a grande contribuição da novela, que além de dar visibilidade ao casal, discutiu direitos, já que as duas personagens eram proprietárias de uma pousada. Após uma luta na justiça, Laís tem seus direitos reconhecidos e retoma sua vida amorosa com Marília (Bia Seidl).

Dez anos depois, em “Torre de Babel” (1998-1999), Rafaela (Cristiane Torloni) e Leila (Silvia Pfeifer) formam um casal de empresárias cuja relação era mostrada de forma direta. As reações do público foram tão impactantes que as personagens tiveram um final trágico e antecipado, na trama da novela, morrendo numa explosão do shopping center onde possuíam uma loja.

Em Mulheres Apaixonadas, o casal de lésbicas era bem jovem e as personagens estudantes: Clara (Aline Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli). A relação foi sendo mostrada pouco a pouco, evidenciando os conflitos das personagens e as reações dos outros personagens à relação delas. O interessante é que para a cena final – da primeira telenovela em que o casal de lésbicas consegue sobreviver – para que fosse mostrado um beijo, Manoel Carlos, o autor, criou uma cena na qual Clara interpretava Julieta e Rafaela Romeu – revivendo a tragédia shakesperiana. Usando deste subterfúgio a visão do beijo ficou “digerível” para os espectadores.

Senhora do Destino (2004-2005) avançou mais ainda. Foi a primeira novela que mostrou cenas íntimas entre a personagem da médica Eleonora (Mylla Christie) e a estudante de Fisioterapia Jenifer ( Bárbara Borges). Também inovou ao introduzir o tema da adoção. Preparando cuidadosa e empaticamente o público, a médica encontra um bebê no lixo. Eleonora e Jenifer iniciam um processo de adoção conjunta do bebê, dando visibilidade não só ao casal, mas ao tema dos direitos civis dos homossexuais à homoparentalidade.

Nas quatro novelas, analisa Lenise, as personagens são representadas por mulheres bonitas, elegantes e apaixonadas, aproximando-se, do que se denomina como perfil lesbian chic .

O livro é leitura imprescindível para quem se interessa ou faz destas questões objeto de estudo. Oferece um amplo painel de pesquisas e consegue a proeza de reunir artigos instigantes, mas de leitura agradável, sobre temas tão polêmicos.

Serviço

Conjugalidades, Parentalidades e Identidades Lésbicas, Gays e Travestis –

Miriam Grossi, Anna Paula Utziel e Luiz Mello, organizadores – Editora Garamond, 2007.

Lançamento: Dia 5 de setembro, quarta-feira, às 18h45min – Momento chá e troca de Idéias, integrando a programação do Seminário Homofobia, Identidades e Cidadania LGBTTT.

Informações: 3721-9890 ramal 25 – nigsnuc@cfh.ufsc.br

Programação do seminário: www.nigs.ufsc.br/seminariolgbttt

Por Alita Diana/jornalista da Agecom

Tese sobre educação a distância apresentada na Pós em Engenharia de Produção da UFSC ganha prêmio nacional

30/08/2007 15:16

A tese de doutorado “Da Teoria da Atividade à Atividade Docente em Ambientes Virtuais de Apoio à Aprendizagem”, do professor Mariano Castro Neto, ficou em primeiro lugar na categoria pesquisa no 7º Prêmio de Excelência ABED, da Associação Brasileira de Ensino a Distância.

O trabalho, apresentado no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC (PPGEP), foi desenvolvido com o objetivo de elaborar princípios teóricos fundamentados na Teoria da Atividade a serem utilizados nos processos de ensino-aprendizagem em ambiente virtual. A tese será apresentada durante o 13º Congresso Internacional de Educação a Distância, programado o período de 2 a 5 de setembro em Curitiba. Também fizeram parte da pesquisa os professores Arsênio José Carmona Gutiérrez e Vania Ribas Ulbricht.

Mariano Castro Neto define a educação a distância (EaD) como “uma modalidade de ensino mais flexível ao materializar uma nova relação do aprendiz com a realidade objetiva, a qual não se limita mais à experiência pessoal e ao que o modelo da escola tradicional e de família lhe proporciona”. Com sua tese, ele quis inicialmente debater a contribuição ao tema das teorias histórico-sociais e psicológicas de Lev Vygotsky e Alexey Leontiev, que por sua vez se basearam nas discussões acerca do materialismo histórico de Karl Marx, para quem o homem é determinado por sua atividade.

O trabalho de Leontiev, sobretudo, propôs uma abordagem teórico-metodológica multidisciplinar em potencial para a pesquisa educacional. A Teoria da Atividade – ou TA, como ficou conhecida nos meios acadêmicos – é entendida como uma estrutura filosófica e interdisciplinar para estudar diferentes formas de práticas humanas de processos de desenvolvimento, nos níveis individual e social. Suas raízes históricas podem ser encontradas em três vertentes: a filosofia clássica alemã dos séculos XVIII e XIX, os escritos de Marx e Engels, que elaboraram o conceito de atividade, e a psicologia soviética, fundada por Vygotsky, Leontiev e Luria. É com base nesse suporte teórico que Mariano Castro Neto desenvolveu seus estudos, propondo aproximá-los da educação a distância, ferramental metodológico moderno que possibilita a formação continuada e o desenvolvimento de competências.

Utilizada originalmente visando à formação profissional, a oferta de cursos a distância passou a ajudar também na aceleração do processo de escolarização dos indivíduos que haviam, por alguma razão, abandonado os estudos em determinada fase da vida. Como tempo, essa modalidade de ensino deixou de ser considerada educação de segunda categoria para ser respeitada como um recurso de grande valia para toda a sociedade. Hoje, existem três milhões de brasileiros fazendo educação a distância, mas esse número ainda pode crescer muito, em vista da possibilidade de prover ou complementar a formação de pessoas de forma não-presencial, em dias e horários determinados pela disponibilidade do usuário, utilizando a internet e conteúdos oferecidos por escolas e universidades de diferentes partes do País.

Os autores dizem que a educação a distância tende a crescer muito no Brasil e que o tempo vai determinar quais serão as instituições melhor qualificadas para desenvolver esse trabalho. Assim como a formação de profissionais, a qualificação de professores pode ganhar muito com a EaD, beneficiando indiretamente todo o sistema de ensino e o próprio mercado de trabalho. Por outro lado, cria-se uma frente de alta especialização para atender à demanda por materiais e conteúdos, em vista das características da web e da forma como a transmissão de conhecimentos se processa no ensino a distância.

Outras informações com o professor Mariano Castro Neto no telefone (48) 8408-0972 ou no e-mail marineto@universia.com.br

Por Paulo Clovis/jornalista da Agecom

Abertas inscrições para o programa de Pós-Graduação em Odontologia

30/08/2007 12:26

Estão abertas até 28 de setembro as inscrições para o processo de seleção para o programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFSC. Serão oferecidas 44 vagas para o Mestrado, nas áreas de Dentística, Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária, Materiais Dentários, Odontologia em Saúde Coletiva, Odontopediatria e Radiologia. Serão também abertas 27 vagas para o Doutorado, nas áreas de Endodontia, Implantodontia, Odontopediatria, Dentística e Odontologia em Saúde Coletiva.

A documentação necessária e formulário de inscrição estão disponíveis no site www.ccs.ufsc.br/posodonto. As aulas iniciam em março de 2008.

Mais informações na coordenadoria do programa através do telefone 3721-9531 ou pelo e-mail cpgo@ccs.ufsc.br.

Por Ana Carolina Dall`Agnol / Bolsista de Jornalismo na Agecom

VESTIBULAR 2007: UFSC divulga 15ª e 16ª chamadas

30/08/2007 12:16

O Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina divulgou a décima quinta e a décima sexta chamadas do processo seletivo 2007.

Os oito candidatos convocados pela 15ª chamada e os dois candidatos convocados pela 16ª chamada devem efetivar matrícula no Departamento de Administração Escolar da UFSC. O atendimento será feito na Coordenadoria do Curso de Jornalismo, andar térreo do Centro de Comunicação e Expressão, até dia 3 de setembro.

Todos estão convocados para iniciar as aulas neste segundo semestre.

15ª chamada:

Medicina

JACOMO LORENZI SCHNEIDER

Odontologia

ROBERTA PIRES BAZZO

GIANA PAULA BRANCHER

RUBIA VENTURI

ANA CLARA LOCH PADILHA

GIOVANA HAENDCHEN FORNASARI

Sistemas de Informação

SERGIO ZARTH JUNIOR

Psicologia

TAISE SIMONE FOLETTO

16ª chamada:

Engenharia Civil

FREDERICO LUTCKMEIER STREIT

LUIS GUSTAVO MEDEIROS DE LUCA

Acompanhe também a 14ª chamada

Os 17 candidatos convocados devem efetivar matrícula até o dia 3 de setembro.

Abertas inscrições para o Curso de Introdução à Astronomia “Estrelas, Galáxias e Cosmologia”

30/08/2007 11:41

Com o objetivo de fornecer elementos que permitam iniciar o estudo da origem, estrutura, constituição e formação do Universo, o Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) promove o curso “Estrelas, Galáxias e Cosmologia”. Serão oferecidas 44 vagas. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Planetário da UFSC por R$40,00 para estudantes e R$60,00 para outros interessados.

A capacitação é voltada para pessoas com mais de 14 anos. As aulas serão realizadas no Planetário da UFSC, de 10 a 21 de setembro, das 19h30 às 21h30, totalizando 20horas/aula. Não há pré-requisitos para participar.

Estão programadas aulas práticas no Planetário e, dependendo das condições metereológicas, aulas ao ar livre com a utilização de telescópios, para reconhecimento astronômico do céu.

Conteúdo Programático:

Da Terra ao Universo:

A concepção do Universo ao longo da história humana; a evolução do pensamento científico; a consciência do Cosmos; as concepções místicas, míticas, religiosas e científicas.

Astronomia Moderna:

A tecnologia disponível e os avanços científicos; estado da arte atual; as naves e sondas; os modernos telescópios e o espectro eletromagnético.

Estrelas:

Conceito e estrutura; classificação e tipologia; fonte de energia, diagrama HR e evolução estelar; estrelas variáveis e sistemas estelares; estrelas eruptivas; pulsares e buracos negros.

Meio interestelar:

Estrutura; a radiação eletromagnética no meio interestelar, absorção e dispersão; composição química e física; fases constituintes e o berço estelar.

Galáxias:

Conceito, estrutura e classificação; a Via Láctea; galáxias próximas e o grupo local; os aglomerados galácticos; quasares e galáxias exóticas; galáxias emergentes e interativas.

Cosmologia:

Introdução histórica; a moderna cosmologia científica; os princípios cosmológicos e os fatos observacionais; a geometria do espaço; teorias cosmológicas e os modelos atuais; o Big Bang; o Universo inflacionário; cronologia do Universo; Einstein e a relatividade.

Vida no Universo:

Possibilidade de vida no universo; a equação de Drake; pesquisa por inteligências extraterrestres.

Planetário (sessão de céu artificial, projetado na cúpula do planetário):

Localização dos astros e seus movimentos; as coordenadas celestes

Aulas práticas de observação ao telescópio:

Observação dos astros disponíveis no céu de primavera.

Mais informações pelos telefones (48) 9103 4145 / (48) 9971 1513 /

(48) 9914 5078 e pelo site www.gea.org.br

Por Rodrigo Tonetti / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Pedida reintegração de posse da Reitoria

30/08/2007 11:04

A Procuradoria-Geral da União acabou entrando nesta quarta-feira (29) na Justiça Federal com um pedido de reintegração de posse da Reitoria da UFSC, ocupada há mais de uma semana por um grupo de estudantes. A medida, solicitada pela Administração Central da Universidade, decorre da decisão dos alunos de permanecerem acampados no local, mesmo após a apresentação de nova proposta com itens que atendiam à maior parte das reivindicações do movimento.

Na terça-feira (28), a Administração apresentou um documento em que se comprometia a trazer um representante do MEC para discutir a contratação de professores efetivos, melhorar a infra-estrutura do Restaurante Universitário e licitar e iniciar as obras do novo módulo da Moradia Estudantil, além de atender a outros oito itens que faziam parte das reivindicações do grupo de estudantes.

Com a decisão do movimento de manter a invasão, esgotaram-se todas as tentativas de negociação, o que levou a Administração Central a pedir a reintegração do prédio, onde funcionam a Reitoria e a maior parte das pró-reitorias da Universidade.

MPB e Poesia no Projeto 12:30 Acústico desta quinta-feira

30/08/2007 10:58

Parceria para o evento no Teatro da UFSC

Parceria para o evento no Teatro da UFSC

O Projeto 12:30 Acústico desta quinta-feira (30/8) contará com uma apresentação de música popular brasileira e poesia, realizada por um grupo de artistas de Florianópolis que se juntaram especialmente para o evento no Teatro da UFSC.

Brincando com o fato de não haver nome definido para o conjunto, o poeta César Félix sugere que a iniciativa deva ser intitulada apenas como “poesia e música na UFSC”. Pode soar vago, mas o bom humor dos integrantes não deixa dúvida de que será uma oportunidade descontraída de prestigiar a arte no campus da UFSC.

O grupo conta com o próprio Félix (Cesinha), o flautista Cristian Faig, o violonista Raphael Galcer, o baixista Marco Valente, a cantora Luciana Alves e o também violonista Pedro Curi.

Os Músicos

César Augusto Félix reside em Florianópolis desde 1996 e é Lincenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É poeta, professor e ativista de movimentos sociais e culturais.

Tem dois livros de poesia publicados – “A oficina da poesia” (2003) e “Se você olhar dentro do poema, o poema olhará dentro de você” (2006) – publicações independentes. Participou de vários projetos artísticos em Florianópolis e Santa Catarina, entre eles: “Quintal das Artes” (DAC-UFSC), “Caldo Cultural” (Bar Drakkar), “Semana da Livre Expressão” (CFH-UFSC), Eko Porã (Sintufsc), Encontro Mundial dos Estudantes (Havana-Cuba), sempre declamando poesia. Atualmente trabalha em “Espelhados” e com o Espetáculo “Sobre a Arte de Amar”, juntamente com Raphael Galcer.

Raphael Galcer estudou violão popular no Conservatório de MPB de Curitiba, participou de todas as edições do festival de música de Itajaí, estudando nas oficinas ministradas por Mauricio Carrilho, Bia Paes Leme, Arismar do Espírito Santo, Mário Séve, entre outros. Em 2005 abriu o Show de Wagner Tiso e Victor Biglioni no Teatro Municipal de Itajaí.

Atualmente, apresenta o Espetáculo “Sobre a Arte de Amar” com César Félix, e está trabalhando na gravação do seu primeiro CD intitulado “Margem Esquerda” que conta com as partipações de Tatiana Cobbett, Marcoliva, Alessandro Kramer, Carlo Abreu, Ana Paula da Silva e do Grupo Bom Partido. Com o grupo, Raphael desenvolve e leva à diversas cidades o projeto “Batuque na Cozinha”, um evento que reúne sambistas do estado e do Brasil, e homenageia os compositores populares, Dorival Caymmi, Cartola e Pixinguinha.

Marco Valente Iniciou os estudos de música no Rio de Janeiro no ano de 1975. Em 1977 mudou-se para Florianópolis e se formou na área em nível superior no CEART/UDESC. Ao longo de 29 anos como contrabaixista, fez parte de inúmeros trabalhos em grupos (entre os quais, “Jazzida, Estamos a Bordo e “Ponte Aérea Instrumental”), e acumula diversas participações em gravações de CDs.Membro fundador da Associação de Profissionais de Música de Santa Catarina (APMUSICA), cita entre suas principais influências o Rock Progressivo e o Fusion.

Projeto 12:30

O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró- Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC e apresenta semanalmente, às quartas-feiras, ao ar livre na Concha Acústica, e às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC ou no auditório do Centro de Convivência (com apoio da PRAE), atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro.

Artistas ou grupos interessados em participar devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

Serviço:

O QUE: Apresentação de música e poesia com artistas de Florianópolis

ONDE: Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC

QUANDO: 30 de Agosto,

QUANTO: Gratuito e aberto ao público

PROGRAMA: poesia e MPB

CONTATO: marcovalente@dac.ufsc.br

Fonte: Manfred Matos – aluno bolsista de Extensão

Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30

DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC

(48) 3721-9348 / 3721-9447 www.dac.ufsc.br

Galeria de Arte da UFSC mostra exposição “mínimas”

30/08/2007 10:39

Instalação e objetos de Bernadete Amorim

Instalação e objetos de Bernadete Amorim

Permanece até 20 de setembro na Galeria de Arte da UFSC a exposição individual “mínimas”, com instalação e objetos da artista Bernadete Amorim. A mostra apresenta cerca de 250 trabalhos, sendo que 230 peças compõem a instalação de roupas em miniaturas.

A instalação foi produzida entre 2004/2005 e é pela primeira vez apresentada ao público de Florianópolis. As vestimentas foram cobertas com gesso e cola em sua superfície, são objetos de diferentes formas e tamanhos. Distribuídas pelo chão, as peças expandem-se no horizonte, de forma a criar uma circulação para o espectador à sua volta. “Somos, quem sabe, gigantes a observá-los?” diz a artista.

“Somos, quem sabe, gigantes a observá-los?”

“Somos, quem sabe, gigantes a observá-los?”

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sobre a artista

Bernadete Amorim nasceu em Belo Horizonte – MG, atualmente mora em Curitiba. Fez sua graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná(1978).

Ao longo de sua formação freqüentou diversas oficinas. Entre elas, Oficina de Litogravura, com Larissa Franco, no Museu da Gravura, Solar do Barão, Curitiba (1995); Poéticas Singulares, com Eliane Prolik, no Museu Alfredo Andersen MAA, Curitiba (2000); História da Arte Brasileira, com Paulo Reis, na Universidade Federal do Paraná. Em 2004 concluiu pós-graduação com Especialização em História da Arte do Século XX, pela Escola Belas Artes do Paraná.

Realizou sua primeira exposição individual em 1993, com a mostra “Brincando com a Imaginação”, realizada na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em Curitiba. Desde então, a artista vem desenvolvendo seu trabalho com exposições, em sua maioria, no Estado do Paraná.

Destaque para as mostras “Instalações e Objetos”, na Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba e na Universidade Estadual de Londrina, UEL (1999); Abarcados, Ateliê de Criação Teatral – ACT, em Curitiba (2006). Esteve em 2001 em São Paulo, com a exposição “3 Elos”, na Galeria SESC Paulista; e em 2003 em Brasília, com a exposição “A Casa”, na Casa da Cultura da América Latina, Universidade de Brasília-UNB.

Além disso, a artista participou de exposições coletivas, como a Bienal Brasileira de Piracicaba, Estado de São Paulo (1994); IV Salão Vitor Meirelles, em Florianópolis-SC (1996); VI Salão UNAMA de Pequenos Formatos, Belém-PA (2000); Simultâneas Passagens, Bernadete Amorim e Eliane Prolik, Secretaria de Estado da Cultura, Casa Andrade Muricy, em Curitiba (2005).

Premiada em salões e mostras de arte, Bernadete Amorim participa e organiza grupos preocupados em preservar e discutir a arte, como quando atuou como organizadora e mediadora do evento “Trago”, uma conversa entre artistas do Paraná, no Goethe Institut, 2004. Integra o Grupo Autônomo de Artistas Plásticos que discute e organiza ações ligadas à arte, na capital paranaense. Além disso, participa do grupo de artistas que discute o Movimento para Permanência e não Fechamento do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

Atualmente suas obras integram o acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba; da Galeria SESC Paulista, em São Paulo-SP; da Secretaria Municipal de Londrina-PR; da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná; da Secretaria de Estado da Cultura de Santo André-SP e da Secretaria de Estado da Cultura de Piracicaba-SP.

Serviço:

O QUE: Exposição “mínimas” com instalação e objetos da Artista” Bernadete Amorim.

VISITAÇÃO: Até 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30min

ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência, campus Trindade

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

CONTATO: Galeria de Arte (48) 3721-9683 e galeriadearte@dac.ufsc.br – Visite

www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW e JS] DAC-PRCE-UFSC, com material da artista

UFSC sedia I Congresso Internacional de Arqueologia

30/08/2007 10:20

O Centro de Cultura e Eventos da UFSC sedia entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro o I Congresso Internacional de Arqueologia. Em paralelo serão realizados o XIV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira e o III Encontro entre o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e arqueólogos.

Inscrições na página de eventos da SAB, individualmente ou por representantes de instituições. Os eventos, organizados pela Gerência do Patrimônio Arqueológico e Natural do DEPAN/ IPHAN, têm como objetivo promover o conhecimento e a discussão do patrimônio brasileiro e mundial.

Inscrições na página www.sabeventos.com.br

Talita Fernandes / Bolsista de jornalismo da Agecom

Desocupação de Reitoria da UFSC é novamente adiada

29/08/2007 14:58

Mesmo com a apresentação de uma nova proposta, na tarde de terça-feira (28), contendo 11 itens que procuravam atender à maior parte das reivindicações do grupo de estudantes, os pró-reitores de Ensino de Graduação, Marcos Laffin, e de Assuntos Estudantis, Corina Espíndola, depararam-se, hoje (29) pela manhã, com a decisão do movimento de manter a ocupação do prédio da Reitoria da UFSC. Mais que isso, a Administração Central mostra-se preocupada com a radicalização e a presença de pessoas estranhas ao movimento no campus, entendendo que isso confere um caráter eminentemente político à invasão, tirando-o do âmbito estritamente acadêmico.

Uma das exigências dos manifestantes para pôr fim à ocupação é a retirada de um processo por cárcere privado contra membros do movimento, em decorrência de uma invasão realizada em 2005, quando o reitor e conselheiros ficaram presos na sala do Conselho Universitário da UFSC durante várias horas. Este processo encontra-se na Polícia Federal e a UFSC já não tem mais ingerência sobre ele. “Não há a menor possibilidade de simplesmente retirar um processo que diz respeito à entidade suprema de uma universidade, o Conselho Universitário”, sublinha a Administração.

O reitor Lúcio José Botelho, embora decepcionado com a postura do grupo, mantém os pontos de compromissos definidos na última negociação.

Sobre a situação atual, a Reitoria enfatiza ainda que, “sem ser representação de entidade estudantil, a invasão foi feita à revelia da assembléia ocorrida, inicialmente com a presença do reitor, pois sequer foi votada”. Isso caracteriza, segundo a Administração Central, um desrespeito ao próprio processo de negociação.

Diante da intransigência do grupo de manter a ocupação, a UFSC continua analisando os próximos passos a tomar, visando a buscar uma solução que atenda aos interesses da instituição, inclusive pela via judicial, se for o caso.

Florianópolis reúne especialistas em câncer de boca

29/08/2007 14:00

Entre os dias 5 e 6 de setembro a UFSC será representada por professores e alunos no VII Congresso Brasileiro de Câncer Bucal. O evento acontece dentro do XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que vai abrigar entre 3 e 6 de setembro outros eventos que discutem a cirurgia nestes órgãos.

O I Fórum Internacional de Tratamento Clínico e Cirúrgico das Doenças da Tireóide, o IV Fórum de Discussão em Diagnóstico Bucal, o VI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e o II Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Cirurgia de Cabeça e Pescoço serão realizados no Costão do Santinho Resort & Spa, localizado na praia do Santinho, no norte da Ilha.

As inscrições pelo site já estão encerradas e somente poderão ser efetuadas no local do congresso. As vagas são limitadas. Na comissão organizadora do VII Congresso Brasileiro de Câncer Bucal está a professora Liliane Grando, que explica o objetivo do evento: “Divulgar métodos de diagnóstico precoce, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente com câncer de boca e verificar o papel do cirurgião dentista na equipe que trabalha com o paciente”. A professora, que também atua no Ambulatório de Estomatologia da UFSC, afirma que o dentista tem papel muito importante no diagnóstico da doença e no encaminhamento do paciente para os locais de tratamento.

Cursos, conferências e mesas-redondas integram a programação do evento que contará com a participação de palestrantes de vários estados do Brasil e dois palestrantes internacionais: Jatin P. Shah (EUA) e Michiel W. Van Den Brekel (Holanda).

Câncer de Boca

Câncer de boca serve para denominar câncer de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). É mais comum nos lábios inferiores e em pessoas de pele clara. Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano morrem, em média, três mil brasileiros por câncer de boca. A doença pode ser tratada com sucesso, quando identificada precocemente. O problema é que em pelo menos 65% dos casos o câncer é diagnosticado já em fases mais avançadas.

Entre os sintomas de câncer de boca estão o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, ulcerações superficiais indolores (podem sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Outros sintomas como dificuldade para falar, mastigar e engolir, emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são comuns em estágios avançados da doença.

A prevenção pode ser feita através da adoção de medidas como suspensão do consumo de álcool e tabaco, boa higiene bucal, e no caso de câncer de lábios uso de chapéu e filtro solar. O INCA recomenda consultas anuais com dentistas ou médicos profissionais principalmente para aquele que apresentam riscos para o desenvolvimento da doença.

Informações sobre o evento através do telefone 3721-5068, ou na página www.xxicongressobccp.com.br

Por Talita Fernandes, bolsista de jornalismo da Agecom

Calendário de formaturas é divulgado

29/08/2007 13:49

Todas as solenidades acontecerão no Centro de Cultura e Eventos. Confira as datas e horários:

Dia 31 de agosto, sexta-feira

18h30min – Curso de Química

18h30 – Curso de Física

18h30min – Curso de Matemática

Dia 1º de setembro, sábado

15h – Curso de Engenharia de Materiais

15h – Curso de Engenharia Mecânica

19h30 – Curso de Engenharia de Produção

Projeto de extensão presta auxílio jurídico a ONGs

29/08/2007 11:18

O projeto de Assistência Jurídica Gratuita, desenvolvido pelo Núcleo de Prática Jurídica, é uma atividade de extensão aprovada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCE) que visa a prestar auxílio jurídico gratuito, orientação e assessoramento a associações civis carentes financeiramente, que estejam situadas em Florianópolis. Além disso, tem o objetivo de capacitar os alunos de graduação para trabalharem com questões legais na área ambiental.

O projeto começou em 1994, mas ficou parado durante algum tempo. Em 2006 foi retomado e hoje conta com a coordenação dos professores José Rubens Morato Leite, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), e Harrysson Luiz da Silva, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), e a participação de alunos dos cursos de Direito, Biologia e Geografia e professores e alunos voluntários.

A atividade de extensão faz parte da carga horária de estágios obrigatórios do curso de Direito e é ligada ao grupo de pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política. O projeto tem convênio com o Ministério Público de Santa Catarina e recebe suporte jurídico deste.

De acordo com o professor coordenador do programa, José Rubens Morato Leite, dentro do projeto o papel do aluno corresponde ao do Ministério Público, ficando a par da atuação deste órgão. “O projeto é voltado para a cidadania ambiental e tem efeito multiplicador, pois estimula não só estudantes e professores de diferentes áreas da universidade a participar, como também possibilita que outras faculdades façam esta mesma ação”, diz o professor.

Recentemente, o grupo ingressou com uma ação civil pública representando a ONG Aliança Nativa, com o objetivo de impedir a construção de novos empreendimentos imobiliários no bairro Santa Mônica, na Capital. O juiz federal Zenildo Bodnar acatou o pedido de liminar da ONG, assistida pelo grupo do CCJ, e ordenou que o município de Florianópolis faça um estudo ambiental e urbanístico que leve em conta o impacto ambiental e de vizinhança para verificar a possibilidade de construções no bairro. O juiz designou uma audiência para o próximo dia 12 de setembro, para que os interessados na questão tentem chegar a um acordo.

Mais informações sobre o projeto no telefone 3721-6745 ou pelo e-mail jrmorato@ccj.ufsc.br

Jéssica Lipinski/ Bolsista de Jornalismo da Agecom

Abertas inscrições para o primeiro grupo PET Pedagogia

29/08/2007 09:12

Encontram-se abertas até o dia 3 de setembro inscrições para alunos do curso de Pedagogia da UFSC que queiram concorrer a uma das 4 vagas de bolsas no primeiro grupo PET Pedagogia – valor mensal de R$ 300,00. As atividades de ensino, pesquisa e extensão serão articuladas sob três temas: práticas pedagógicas e saberes escolares – as crianças e a escolarização inicial (com atuação no Colégio de Aplicação da UFSC/ grupo de ensino, pesquisa e extensão SAPECA); processos educativos, sujeitos e relações étnico-raciais e práticas educativas; e processos de escolarização de Educação de Jovens e Adultos.

O processo de seleção contará com entrega de Atestado de Matrícula e do Histórico Escolar ou documentos emitidos pela UFSC que comprovem a situação do candidato no curso e seu IAA. O candidato deverá ainda entregar até o dia o dia 3 de setembro de 2007 ficha de inscrição com breve histórico acadêmico e justificativa de sua candidatura a bolsista do PET, (documento disponível no xerox do Centro de Ciências da Educação – CED, em papel e em disquete com o arquivo, na pasta PET/Pedagogia). Não é necessário incluir comprovação das informações apresentadas, o que poderá ser solicitado posteriormente. No dia 6 de setembro acontece a entrevista com os candidatos pré-classificados na análise dos documentos.

O Programa Especial de Treinamento (PET) é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES), sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada, que complementam a sua formação acadêmica.

Requisitos para inscrição: estar regularmente matriculado em curso de Pedagogia da UFSC; apresentar IAA igual ou superior a 6,0, não ser bolsista de qualquer outro programa ter apresentado um bom rendimento escolar nas disciplinas cursadas; disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades do programa.

Maiores informações com as professoras Maria Herminia L. F. Laffin – herminialaffin@gmail.com.br ou Vânia Beatriz M. da Silva vania@amja.org.br . Fones: 3721.9243 ramais 2202 ou 2210.

Reitoria da UFSC apresenta proposta e estudantes realizam nova assembléia

28/08/2007 19:10

Em mais uma rodada exaustiva de negociações com o grupo de estudantes que ocupa o prédio da Reitoria, a Administração da UFSC apresentou alternativas concretas dentro do leque de reivindicações.

Os pontos de compromisso assumidos pelo reitor Lúcio José Botelho serão analisados pelos alunos em assembléia-geral ainda hoje (28/8), a partir de 20h, no hall da Reitoria. A decisão será oficialmente comunicada amanhã cedo pelo movimento à pró-reitora de Assuntos Estudantis, Corina Espíndola. Os próximos passos, dependendo do resultado da assembléia, serão decididos pela Administração da UFSC com base nessa posição.

O reitor assinalou que esgotou os limites possíveis dentro de um processo de negociação democrático.

Seguem abaixo os pontos de compromisso apresentados pelo reitor Lúcio José Botelho à comissão representativa do grupo de ocupação:

1- Trazer representante do MEC para discutir a contratação de professor efetivo e a portaria que trata de contratação de professor equivalente.

2- Apoiar iniciativas que visem à contratação de professores efetivos e servidores técnico-administrativos.

3- Ratificar contratos imediatos somente para professores substitutos.

4- Ratificar revisão permanente da matriz.

5- Licitar e iniciar as obras do novo módulo da Moradia Estudantil com base na participação dos estudantes na discussão do projeto, com recursos do Plano de Assistência Estudantil (PAE), ainda no mandato atual.

6- Criar um comitê gestor do PAE, com participação estudantil.

7- Implementar imediatamente as comissões de unidades para implementar a Bolsa Permanência (atentar para a regra de transição)

8- Continuar com a posição crítica em relação ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e ampliar os espaços de discussão interna, com todos os segmentos.

9- Realizar a reforma da cozinha, para melhorar a infra-estrutura do RU e gerar possibilidade de ampliação.

10- Não gerar qualquer processo administrativo com referência a atual ocupação.

11- Propor a paridade da representação estudantil na comissão para definição da política de bibliotecas.

UFSC aprova cinco projetos em edital da Fapesc na área de ´Redução dos gases de efeito estufa`

28/08/2007 18:43

Quatorze projetos de pesquisa voltados a minimizar o impacto das atividades humanas na mudança climática serão assinados às 9h de amanhã (29/8), no auditório do prédio do Celta, situado no Parqtec Alfa, Itacorubi. Eles serão financiados com R$1 milhão a serem repassados pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Cinco projetos são da UFSC.

Entre as pesquisas selecionadas está uma que visa valorizar a turfa –material de origem vegetal, parcialmente decomposto – existente no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação em território catarinense. As turfeiras são consideradas o terceiro maior reservatório de carbono do planeta. Sendo a estocagem do dióxido de carbono vista como uma das alternativas para mitigar o aquecimento global, também será avaliado o valor de mercado das turfeiras para efeitos de obtenção de créditos de carbono, ou seja, daqueles certificados emitidos quando se consegue reduzir a emissão dos gases que agravam o efeito estufa.

Também há um projeto que sugere o uso de resíduos florestais e industriais para desacelerar o aquecimento do planeta. Tais resíduos podem ser úteis inclusive para gerar energia térmica e elétrica, na região de Lages, onde a investigação será conduzida. Isso deve alavancar o progresso regional, pelo pionerismo esperado principalmente na produção de energias limpas. Os ganhos ambientais serão decorrentes da diminuição da quantidade de metano no ar e da redução do chorume (líquido gerado a partir de resíduos sólidos orgânicos) e produzido durante a biodegradação deste material.

Outros fatores importantes serão os impactos sociais e econômicos resultantes do aumento de empregos necessários para coleta, tratamento e transporte do metano.

Pensando globalmente

As pesquisas a serem realizadas no estado podem beneficiar o mundo como um todo. “A partir do momento que a tecnologia se torna pública, ela pode ser cadastrada no Comitê Internacional de Mudança Climática”, diz Adriana Dias, doutora em gestão ambiental e responsável pelo edital que resultou na seleção das 14 propostas.

Aquelas que tiverem sua viabilidade comprovada poderão ser enviadas à comissão nacional estabelecida a partir do Protocolo de Kyoto, firmado para diminuir em 5% a emissão dos gases estufa até 2012. O Brasil é um dos 10 países que mais poluem a atmosfera com gás carbônico e outras substâncias.

Santa Catarina produz diariamente 40 mil metros cúbicos de dejetos por causa da suinocultura, uma atividade tradicionalmente poluente quando feita sem tecnologia. Se estes dejetos forem tratados em biodigestores, podem ter reduzido seu impacto ambiental e até gerar créditos de carbono, segundo a bióloga Larisa Waskow, também da Fapesc.

Sugerimos como fontes:

Adriana Dias, doutora em gestão ambiental e coordenadora do projeto

Zenório Piana, diretor de Pesquisa Agropecuária

Ambos atendem pelo fone 32 15 12 32 ou no local do evento.

Além disso, os pesquisadores estarão disponíveis para detalhar seus projetos.

Endereço para o evento:

Rodovia SC 401, Km 01 – módulo 12A – 5° Andar

Parque Tecnológico ALFA – Bairro João Paulo

Fonte: Heloisa Dallanhol / Fapesc

UFSC participa do mais importante congresso da área de estudos sobre álcool e outras drogas

28/08/2007 17:35

Os professores do Departamento de Farmacologia da UFSC, Tadeu Lemos e Rui Prediger, participarão do XIX Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e outras Drogas, entre os dias 5 e 8 de setembro, no Rio de Janeiro. Lemos será palestrante da mesa-redonda que discutirá o consumo de drogas nas universidades e Prediger ministrará uma oficina sobre pesquisa básica, clínica e epidemiológica da área. Para Lemos, o evento é o mais importante da área e na sua 19ª edição reunirá pesquisadores internacionais de referência, como o norte-americano John Knight e o francês Bernard Geberowicz.

O congresso é anual e este ano discute o tema ‘Cuidando de nossos jovens’. Lemos conta que o tema é muito importante, já que se observa o início no uso de drogas cada vez mais cedo, muitas vezes por crianças. Assim, o evento reúne pesquisa, prevenção e tratamento, buscando discutir de que forma a questão das drogas é abordada e o que é eficaz ou não. Para isso, são convidados profissionais da saúde, educação, ciências humanas, entre outros.

Lemos, que é especialista em dependência química, afirma que é essencial o estudo sobre o uso de drogas por diversas áreas, pois a dependência é um transtorno biopsicosocial. Ou seja, para que o tratamento seja eficaz, necessita-se do apoio do serviço social, na contextualização do meio em que o dependente vive e de um psicólogo. Além disso, a área médica é responsável pela ação e conseqüências das drogas e a educação atua na prevenção e conscientização dos jovens.

Para os estudiosos da área, o tratamento deve incluir a família, o local de trabalho e de estudo do dependente, pois a dependência química ainda é vista com grande preconceito pelas pessoas e os dependentes tendem à exclusão, isso dificulta um tratamento adequado. Já para a prevenção, o papel de destaque é dos educadores, em atividades que priorizem o esclarecimento, a conscientização e a busca de uma vida saudável, incluindo o esporte na rotina dos jovens e crianças.

Sobre as pesquisas na UFSC, o professor diz que os estudos ainda são poucos, mas que a universidade está despertando para o assunto. Os departamentos de Enfermagem e de Farmacologia produzem pesquisas sobre a maconha, cocaína, álcool e o tabagismo e o Serviço Social está se inserindo na área. Fora isso, são feitas pequenas enquetes sobre a visão da comunidade acadêmica sobre as drogas.

Além de palestras que abrangem todas estas questões relacionadas à prevenção e ao tratamento de usuários, o congresso traz oficinas, conferências e eventos paralelos, como 1ª Conferência da Sociedade Internacional para Pesquisa em Nicotina e Tabaco e o 3 º Encontro Nacional de Educadores. Lemos destaca a conferência sobre ‘As drogas e exclusão social’, já que infelizmente a dependência química ainda é vista com muito preconceito e a exclusão do dependente dificulta o tratamento adequado e seu retorno ao convívio social.

Mais informações sobre a participação dos professores da UFSC no congresso pelo telefone 3721 9491

Por Fernanda Rebelo / Bolsista de Jornalismo na Agecom

1ª Semana de Arqueologia e patrimônio da UFSC

28/08/2007 14:44

Há mais de 20 anos que o curso de História da UFSC não oferece a disciplina de Arqueologia na grade curricular. Procurando preencher a lacuna e atender aos interesses dos estudantes, o Programa de Educação Tutorial (PET) de História promove a 1ª Semana de Arqueologia e Patrimônio da UFSC. O evento acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, com apoio da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB). Durante os quatro dias, os principais temas abordados são arqueologia de contrato, patrimônio histórico, arqueologia como inclusão social e arqueologia em sala de aula.

De acordo com o tutor do PET, professor João Klug, procurou-se apresentar uma visão panorâmica do potencial da Arqueologia no mercado de trabalho. “Obras de grande impacto, como construção de hidrelétricas e estradas, necessitam da aprovação de um arqueólogo”, cita o professor como uma das atuações do profissional. Klug destaca ainda o interesse dos alunos: “As palestras acontecem fora do horário letivo. Mesmo assim, temos 65 alunos inscritos.”

Programação:

27/8 – 14h

Palestrantes: Osvaldo Paulino da Silva (Geoarqueologia Pesquisa Científica) e. Jaisson Teixeira Lino (UNESC)

Tema: Arqueologia por Contrato: A Instituição e a Iniciativa Privada

Local: Auditório do CFH

28/8 – 14h

Palestrante: Professora Alicia Norma González Castells (UFSC)

Tema: Políticas Públicas de Patrimônio – INRC Valongo/Porto Belo/SC

Local: Auditório do CFH

29/8 – 14h

Palestrante: Rossano Lopes Bastos (IPHAN)

Tema: Inclusão Social: Uma Questão Arqueológica

Local: Auditório do Centro de Convivência

30/8 – 14h

Palestrante: Doutoranda. Katianne Bruhns (UFSC/UNISUL)

Tema: Educação Patrimonial e Formas de Inclusão Social em Projetos de Arqueologia

Local: Auditório do Centro de Convivência

Mais informações pelo telefone (48) 3721 8217