UFSC lança Núcleo de Inovação Tecnológica e apresenta sua primeira patente
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança nesta segunda-feira, 4/6, seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Para marcar o momento, a universidade apresenta também a primeira patente obtida junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e da qual é titular. O lançamento do Núcleo será realizado no auditório do Pólo (Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica) da UFSC, às 14h.
A cerimônia de formalização do NIT será realizada durante o Workshop UFSC-Inovar, em que a universidade receberá a comunidade acadêmica e uma série de empresas, parceiras em processos de pesquisa e desenvolvimento. A criação do Núcleo atende a nova Lei de Incentivos à Inovação, que determina que instituições de ciência e tecnologia implantem setores com a finalidade de estabelecer e gerenciar sua política de inovação. Na UFSC o NIT vai funcionar junto à Pró-Reitoria de Pesquisa.
Zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência tecnológica são apenas algumas das competências do Núcleo. O setor deve também avaliar as solicitações e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição, entre outras atribuições. Em síntese, o Núcleo tem a responsabilidade de facilitar a relação do pesquisador com o mercado e torná-la mais produtiva, encaminhando, sempre que julgar procedente, as solicitações de proteção ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Na UFSC o Núcleo vai contar com os trabalhos já realizados pelo Departamento de Propriedade Intelectual, que atua na avaliação dos trabalhos realizados na UFSC e estuda a viabilidade de sua proteção por patentes e registros. O Núcleo vai atuar tanto na avaliação do que a universidade tem a oferecer como na prospecção de empresas e instituições que possam se interessar pelos trabalhos que são desenvolvidos na instituição, colaborando assim com o processo de transferência de tecnologias.
Um dos destaques da programação do workshop será a palestra proferida pelo diretor de pesquisa e desenvolvimento da empresa Natura, Daniel Gonzaga, sobre o Programa Campus, de parceria para a pesquisa e desenvolvimento de cosméticos. A Natura é a maior empresa do setor no Brasil. Também integra a programação palestra da Diretora da Academia do INPI, Lúcia Regina Fernandes, que pretende intensificar a cooperação com a Coordenadoria de Pós-Graduação em Direito e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.
Mais informações:
Telefone: (48) 3721-9628
E-mail: dpi@reitoria.ufsc.br 
Por Arley Reis / Agecom
Programação:
Workshop UFSC/Inovar
Lançamento do Núcleo de Inovação Tecnológica
Dia: 04/06/2007
Local: Auditório do PÓLO – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da UFSC.
14h, Abertura
– Reitor, Pró-Reitora de Pesquisa, Diretor do NIT, Diretor de Projetos;
– Assinatura de Acordos: Academia do INPI, Natura e Imprimatur Capital Ltd (Londres);
– Apresentação do NIT, Comitê de Inovação, Consultores Ad Hoc, primeira Patente da UFSC;
– NATURA – Programa Campus, exposição do Dr. Daniel Gonzaga, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura;
– NANO, exposição do Eng. Luciano Moreira, Presidente da empresa Nano Endoluminal;
– Academia do INPI, exposição da Dra. Lúcia Regina Fernandes, Diretora da Academia do Instituto Nacional de Propriedade Industrial;
– Fortec – a rede nacional dos NITs, exposição Prof. Dr. Luiz Otávio Pimentel, Coordenação nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia;
– Portal Inovação (ABDI/CGEE/Stela), exposição do Prof. Dr. Roberto Pacheco.
17h, Encerramento
Convidados especiais: Finep, Sebrae, Fapesc, Fiesc/IEL-SC, Acafe, Udesc, Epagri, Cefet, Feesc, Fapeu, Funjab, Fepese, Certi, Fortec/SC, Acapi.
Assinaturas acordos: Academia do INPI, Embraco e Natura.
Organização: NIT/CPGD/EGC
        



 Na pauta de reivindicações dos trabalhadores federais estão: reajuste salarial; em defesa dos serviços públicos e contra o PLP 01/2007; contra a restrição do direito de greve; pelo aprimoramento da carreira; contra a transformação dos hospitais universitários em fundação estatal entre outros itens de negociação com o governo.
 A mostra fotográfica “Malawi – O coração da África” está em exposição a partir desta segunda-feira,28/5, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O trabalho é  iniciativa da estudante do Curso de Ciências Biológicas da UFSC, Mariana Giraldi, que morou de maio a novembro de 2006 em Malawi, país da Áfricano Oriental.
 A aluna esteve no país em projetos de ajuda humanitária e pretende mostrar, através da arte, um pouco da vida dos malawianos e proporcionar aos visitantes a reflexão sobre diferentes realidades.
























