Telefones da UFSC mudam de prefixo a partir de 31 de janeiro

24/01/2007 17:06

ATENÇÃO – MUDANÇA DE PREFIXO NOS TELEFONES DA UFSC:

A partir do dia 31/1/2007 a UFSC passa pelo processo de mudança no sistema da telefonia, recebendo o novo prefixo (3721) em substituição ao antigo prefixo (3331).

A partir desta data as ligações destinadas ao prefixo (3331) serão interceptadas com uma mensagem colocada pela operadora Brasil Telecom, informando o novo prefixo (3721) da UFSC.

Dúvidas e esclarecimentos, favor contatar a chefe de gabinete Claudete Regina Ferreira. Telefone (48) 3331- 9320 e a partir de 31 de janeiro 3721-9320

Energia solar abastece farol da Marinha

18/01/2007 15:35

Nesta sexta-feira, dia 19, será inaugurado o novo sistema de abastecimento de energia do farol da Ilha do Arvoredo, localizada ao norte de Florianópolis (SC). Para substituir os geradores movidos a óleo diesel, foram implantados painéis fotovoltaicos e baterias, que agora tornam o sol a única fonte de energia necessária ao funcionamento do farol.

O projeto foi solicitado em 2005 pela Marinha do Brasil aos laboratórios de Energia Solar (Labsolar) e de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A substituição do sistema resulta de uma parceria firmada entre UFSC, Marinha, Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e Eletrosul Centrais Elétricas . A inauguração ocorrerá durante a passagem do cargo de Capitão dos Portos de Santa Catarina, às 10h do dia 19, na Capitania dos Portos, em Florianópolis.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Civil (ECV/UFSC) Ricardo Rüther, que coordena o projeto, o uso da energia solar permitirá a redução de custos com a compra e o transporte do óleo diesel até a Ilha. “Cerca de 1,2 mil litros de diesel eram queimados mensalmente para abastecer o farol”, afirma. Além da economia, o novo sistema reduzirá os riscos ambientais, como a poluição, trazidos pelo uso de combustível fóssil.

Agora o farol conta com 176 módulos fotovoltaicos, painéis que têm a função de captar a energia do sol e transformá-la em energia elétrica. Essa transformação ocorre por meio da movimentação de elétrons, excitados pela interação da luz do sol com materiais semicondutores – como o silício presente nos painéis.

Toda a energia gerada será armazenada em 100 baterias, garantindo ao sistema uma autonomia de cinco dias – período em que o farol continuará funcionando normalmente, mesmo que não haja sol para abastecê-lo. Assim, a Ilha do Arvoredo passa a ter o maior sistema de geração fotovoltaica já instalado em Santa Catarina, com potência de 13,2 quilowatts (kW), suficiente para abastecer a cinco residências urbanas típicas — com quatro habitantes e eletrodomésticos como forno microondas, geladeira e ar condicionado.

De acordo com o professor Rüther, a grande capacidade de geração e armazenamento do sistema também irá trazer mais conforto às pessoas que trabalham no farol. Isso porque, com o uso de diesel, elas só tinham acesso à energia elétrica durante a noite, quando eram ligados os geradores . “Agora terão energia o dia todo”, diz o professor.

O local – Inaugurado em 1883, o farol orienta a navegação ao norte da Ilha de Santa Catarina, emitindo feixes de luz a cada 60 segundos. Esses lampejos brancos podem ser vistos a uma distância de até 24 milhas náuticas (cerca de 45 quilômetros).

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn

Abertas as inscrições para o Curso de Socorrismo Básico – módulo I

16/01/2007 16:36

O NAT-Saúde informa que estão abertas inscrições para uma NOVA turma do Curso de Socorrismo Básico,(módulo I) que será realizado nos dias 29/1 à 4/2, segunda à sexta das 18h às 22h30min e sábado e domingo das 8h às 18h.

O valor é de R$300,00 divididos em até 1+3x no cheque pré- datado.

Mais informações e inscrições por email ou pelo fone 3234-9488.

As inscrições para a turma do ´Módulo II, que ocorrerá de 22 a 27/1, já estão abertas!

UFSC terá laboratório de inovação em tecnologia automotiva

11/01/2007 15:56

A Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep/MCT) divulgou na quarta-feira, dia 10, a relação das instituições que receberão recursos para a criação de laboratórios de inovação. Entre elas está a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que propôs, em parceria com a Fiat Automóveis, a implantação de um laboratório de ponta para o desenvolvimento de tecnologia automotiva.

O objetivo geral do laboratório de inovação da UFSC é desenvolver projetos relacionados aos sistemas que compõem um veículo – desde o design até os componentes necessários para propulsão, geração de energia, tração e estabilidade, por exemplo. A expectativa dos idealizadores do projeto é que os resultados das pesquisas realizadas em laboratório possam ser agregados em um protótipo (uma espécie de veículo modelo), que demostre a viabilidade de sua aplicação pela indústria automobilística.

De caráter multidisciplinar, o novo laboratório integrará diversas áreas do Centro Tecnológico da UFSC, como as engenharias Mecânica, Elétrica, de Automação e Sistemas e Sanitária e Ambiental, além de Arquitetura e Urbanismo. A equipe de trabalho do laboratório será formada por cerca de 10 professores e 20 estudantes de graduação e pós-graduação, contando também com a participação de profissionais da Fiat.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Edison da Rosa, a formação de recursos humanos com alto nível de especialização representa um dos maiores benefícios do laboratório. “Os estudantes serão capacitados ao desenvolvimento de tecnologia nacional, os professores terão contato mais próximo com as necessidades de formação solicitadas por indústrias de ponta e os técnicos da empresa parceira terão um espaço adequado para aprimorar seus conhecimentos”, afirma.

Investimento – O custo total de implantação e manutenção do laboratório de inovação da UFSC foi orçado em R$ 1 milhão, dos quais 50% serão financiados pela Fiat Automóveis. A Finep arcaria com o restante necessário, porém ainda não divulgou o montante de recursos que cederá para o projeto, deixando indefinidas possíveis limitações. A implantação do laboratório será gerenciada pelo coordenador do projeto na UFSC, em conjunto com um gestor indicado pela empresa parceira, que receberão apoio administrativo da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn

Empresa Junior do Centro Tecnológico realiza projeto social

08/01/2007 16:45

A Empresa Junior de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (Ejep/UFSC) iniciou seu quarto projeto social no segundo semestre do ano passado. Desta vez, a instituição escolhida para receber consultoria gratuita foi o Conselho Comunitário do Pantanal (CCPan), entidade que beneficia moradores de um dos bairros que rodeiam a UFSC.

Os membros da Ejep, todos estudantes de Engenharia de Produção, terminaram no mês passado a coleta de dados e a identificação dos problemas de gerenciamento enfrentados pelo CCPan. “Percebemos que é necessária uma ação mais urgente na área de controle de custos, para que a entidade possa contar com um orçamento real, identificando corretamente despesas e receitas”, diz o estudante Thiago Campagnuoli Dias, que gerencia a consultoria.

Os integrantes da Ejep explicam que um sistema de custos determina a porcentagem de cada uma das despesas de uma instituição (aluguel, energia elétrica, mão-de-obra e impostos, por exemplo) em relação a suas receitas. “Vamos elaborar uma planilha gerencial, que irá auxiliar a entidade no controle financeiro e na tomada de decisões”, afirma o estudante Alessandro Falleiros. Assim, ao final da consultoria, marcado para março deste ano, a Ejep espera ajudar o CCPan a conhecer melhor suas receitas, restrições financeiras, custos fixos e variáveis.

O Conselho Comunitário do Pantanal oferece aos moradores cursos profissionalizantes, como artesanato e informática, além de atividades recreativas – capoeira, balé e danças folclóricas. A entidade é mantida com recursos cedidos pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e com a arrecadação de taxa de inscrição em alguns dos cursos oferecidos.

Iniciativa – Este é quarto projeto social realizado pela Ejep. A cada semestre letivo os estudantes escolhem uma instituição para prestar uma consultoria gratuita. Antes do CCPan foram beneficiadas as entidades Orionópolis Catarinense, Casa da Criança do Morro da Penitenciária e Creche São Francisco de Assis.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn

Governo divulga feriados nacionais e pontos facultativos em 2007

05/01/2007 21:28

Os servidores públicos já podem saber os dias de feriado nacional e de ponto facultativo neste ano de 2007. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou a portaria 740, que já foi publicada no Diário Oficial da União.

As datas são fixadas para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. As repartições federais sediadas nos estados e municípios devem observar os feriados locais que forem declarados em lei específica.

A portaria com os dias de feriado e ponto facultativo pode ser consultada na página do servidor público na internet.

Veja abaixo as tabelas com as datas:

Feriado Nacional

1º de janeiro Confraternização Universal

6 de abril Paixão de Cristo

21 de abril – Tiradentes

1º de maio – Dia do Trabalho

7 de setembro – Independência do Brasil

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro – Finados

15 de novembro – Proclamação da República

25 de dezembro – Natal

Fonte: Portaria nº 740

Ponto Facultativo

19 de fevereiro – Carnaval

20 de fevereiro – Carnaval

21 de fevereiro – Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até às 14h)

7 de junho – Corpus Christi

28 de outubro – Dia do Servidor Público

Fonte: Portaria nº 740

Fundada a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura

03/01/2007 15:21

NOTA PÚBLICA

À COMUNIDADE CIENTÍFICA BRASILEIRA E INTERNACIONAL

Os(as) pesquisadores(as) signatários(as) da presente Nota Pública, representantes de vários Programas de Pós-Graduação de diferentes áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes no Brasil, reunidos(as) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), durante o I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura, organizado pelo CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica dessa Universidade, e realizado no período de 25 a 29 de setembro p.p., decidiram, na Plenária Especial instalada no último dia 27, fundar, para todos os efeitos acadêmicos, institucionais e jurídicos, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, com o objetivo de organizar, fomentar e consolidar, em âmbito nacional, o campo científico concernente.

A instituição será constituída de uma instância executiva, formada pelos cargos de Presidência, Vice-Presidência e Secretaria Geral, e uma instância deliberativa, composta por um Conselho Científico Consultivo.

Nos próximos meses, os(as) pesquisadores(as) definirão, além do modus operandi entre as instâncias, as metas institucionais da Associação, seus objetivos programáticos, o(s) nível(is) educacional(is) a que se vincula, os estatutos, as providências jurídicas seqüenciais e a relação com as políticas públicas (federais e estaduais) concernentes, entre outras exigências relevantes.

Tão logo as conversações sejam concluídas, a comunidade científica, em todas as suas instâncias institucionais (agências de fomento, associações científicas, representações de área, Programas de Pós-Graduação etc.), bem como os principais órgãos de imprensa e as Organizações Não-Governamentais dedicadas às questões da Associação receberão informações atualizadas.

São Paulo, 7 de outubro de 2006.

Adriana Amaral (UTP) – adriamaral@yahoo.com;

Alex Primo (UFRGS) – alex.primo@terra.com.br;

André Lemos (UFBA) – alemos@ufba.br;

Diana Domingues (UTP – UCS) – ddoming@ucs.br;

Erick Felinto de Oliveira (UERJ) – erickfelinto@uol.com;

Eugênio Trivinho (PUC-SP) – eugeniotrivinho@uol.com.br;

Fernanda Bruno (UFRJ) – fgbruno@matrix.com.br;

Francisco Coelho dos Santos (UFMG) – fransan@uol.com.br;

Henrique Antoun (UFRJ) – hans@alternex.com.br;

Juremir Machado da Silva (PUC-RS) – juremir@pucrs.br;

Lucrécia D´Alessio Ferrara (PUC-SP) – ldferrara@hotmail.com;

Marco Silva (UERJ – UNESA) – marcoparangole@uol.com.br;

Maria Cristina Franco Ferraz (UFF) – mcfferraz@hotmail.com;

Othon Jambeiro (UFBA) – othonfernando@uol.com.br;

Rogério da Costa (PUC-SP) – rogcosta@pucsp.br;

Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro (UFRJ) – rosapedro@globo.com;

Simone Pereira de Sá (UFF) – sibonei@terra.com.br;

Theóphilos Rifiotis (UFSC) – rifiotis@uol.com.br;

Vinícius Andrade Pereira (UERJ – ESPM) – vinianp@yahoo.com;

Yara Rondon Guasque Araujo (UDESC) – c2yrga@udesc.br.

========================================================

PUBLIC NOTE

TO THE BRAZILIAN AND INTERNATIONAL

SCIENTIFIC COMMUNITY

The signatory researchers of this Public Note, representatives of various Post-Graduate Programs in different areas of Human Sciences, Applied Social Sciences and Linguistics, Letters and Arts in Brazil, who convened at the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP) for the 1st National Symposium of Researchers in Communications and Cyberculture, which was organized by CENCIB – Center for Interdisciplinary Research on Communications and Cyberculture of the Program of Post-Graduate Studies on Communication and Semiotics of this University and held from September 25 to 29, 2006, decided, during the Special Plenary of September 27 and for all academic effects, to found the Brazilian Association of Researchers in Cyberculture, with the purpose of organizing, fostering and consolidating the pertinent scientific field within the national ambit.

The institution will be constituted of an executive body, comprising the positions of Presidency, Vice Presidency and General Secretariat, and a deliberative body, composed of a Consultative Scientific Council.

In the coming months, the researchers will define not only the modus operandi between the bodies, but also the Association’s institutional goals, its programmatic objectives, the educational level(s) to which it is connected, its statutes, its sequential legal provisions and its relation to pertinent public policies (federal and state), among other relevant requisites.

Upon the conclusion of this groundwork, all the institutional bodies of the scientific community (fostering agencies, scientific associations, area representations, Post-Graduate Programs, etc.), as well as the main media outlets and Non-Governmental Organizations dedicated to the issues of the Association, will receive updated information.

São Paulo, October 7, 2006

Adriana Amaral (UTP) – adriamaral@yahoo.com;

Alex Primo (UFRGS) – alex.primo@terra.com.br;

André Lemos (UFBA) – alemos@ufba.br;

Diana Domingues (UTP – UCS) – ddoming@ucs.br;

Erick Felinto de Oliveira (UERJ) – erickfelinto@uol.com;

Eugênio Trivinho (PUC-SP) – eugeniotrivinho@uol.com.br;

Fernanda Bruno (UFRJ) – fgbruno@matrix.com.br;

Francisco Coelho dos Santos (UFMG) – fransan@uol.com.br;

Henrique Antoun (UFRJ) – hans@alternex.com.br;

Juremir Machado da Silva (PUC-RS) – juremir@pucrs.br;

Lucrécia D´Alessio Ferrara (PUC-SP) – ldferrara@hotmail.com;

Marco Silva (UERJ – UNESA) – marcoparangole@uol.com.br;

Maria Cristina Franco Ferraz (UFF) – mcfferraz@hotmail.com;

Othon Jambeiro (UFBA) – othonfernando@uol.com.br;

Rogério da Costa (PUC-SP) – rogcosta@pucsp.br;

Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro (UFRJ) – rosapedro@globo.com;

Simone Pereira de Sá (UFF) – sibonei@terra.com.br;

Theóphilos Rifiotis (UFSC) – rifiotis@uol.com.br;

Vinícius Andrade Pereira (UERJ – ESPM) – vinianp@yahoo.com;

Yara Rondon Guasque Araujo (UDESC) – c2yrga@udesc.br.