Cursinho Pré-vestibular popular da UFSC aprova 22 candidatos na primeira fase do vestibular da UDESC

30/11/2005 17:15

Os candidatos terão ainda que se submeter à segunda fase do processo seletivo.

Aprovados Vestibular UDESC 2006.1 – 1ª fase

Nome TURMA Curso UDESC

Mayara da Silva Ext-B Adm Serviços Públicos

Sabrina R. da Silveira Ext-A Adm Serviços Públicos

Maristela Muller Semi-B Artes Plásticas

Priscila Lobato de Magalhães Semi-B Artes Plásticas

Simara Ladwig Ext-A Artes Plásticas

Aline Andrade Semi-C Biblioteconomia

Ângela Beatriz Fábro Semi-A Biblioteconomia

Juliane M. Trenn Semi-C Biblioteconomia

Alan Ferreira Ext-A Educação Física

Deisy Furtado de Farias Semi-C Educação Física

Jenifer Matos de Ávila Ext-B Educação Física

Saionara Nunes Semi-C Educação Física

Taiza E. Santos Semi-A Educação Física

André Luiz de Paula Ext-A Eng. Mecânica

Cibelle Zaia Machado Ext-A Geografia

Cristiano Juvencio P. Neto Semi-A Geografia

Linderson C Rodrigues Ext-A Geografia

Fabíola P. Truppel Ext-A Moda

Arlete Malvina Medeiros Semi-B Pedagogia

Arline da Silveira Ext-B Pedagogia

Jaqueline C Costa Ext-B Pedagogia

Vanessa L Coelho Semi-C Pedagogia

Fonte: Cursinho da UFSC – www.cursinho.ufsc.br

Coral da UFSC leva o Chorinho a Escolas Públicas de Florianópolis

30/11/2005 16:19

Coral da UFSC se apresentou no Itacorubi dia 29

Coral da UFSC se apresentou no Itacorubi dia 29

Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, o Coral da UFSC apresentará o concerto didático “Vozes no Choro”, para a comunidade da Escola Hilda Teodoro Vieira no bairro da Trindade, em Florianópolis. A apresentação acontece às 19h30min e faz parte do projeto “Práticas Musicais para a Comunidade”, aprovado no edital Pró-Bolsa e Pró-Extensão da UFSC. O coral esteve ontem no Colégio Estadual Leonor de Barros,no Itacorubi, e nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, também às 19h30min, se apresentará no Colégio Estadual Getúlio Vargas, no bairro Saco dos Limões.

A estréia desse projeto aconteceu em setembro, quando o Coral esteve na Escola Simão Hess, no bairro da Trindade. “Percebemos que alunos, pais e funcionários da escola tiveram uma ótima oportunidade para apreciar outro estilo da música brasileira, com sons diferentes daqueles a que estão acostumados a ouvir”, diz o diretor Ney Siqueira, “Muita gente nova nem sabia bem o que era chorinho. Agora já sabe”, completa.

O projeto de extensão que está sendo realizado pelo Coral da UFSC possui outros desdobramentos, como “Música para portadores de Parkinson”, “Trilhando Caminhos para uma nova escuta, para usuário de Implante Coclear”, além do espetáculo “Vozes no Choro”, em apresentações didáticas com a participação de músicos da cidade. Essas apresentações nas escolas encerram nesta semana.

“Vozes no Choro” também foi apresentado no Paraná, durante o X Festival Internacional de Corais de Maringá, em fins de setembro, em apresentação especial, que encerrou uma das noites do festival.

O Coral da UFSC tem 40 anos de história, e já passaram pelo grupo mais de 2500 cantores, entre brasileiros e estrangeiros. Atualmente o coral possui 53 componentes e é formado por alunos, professores e funcionários da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.

Desde maio de 2004, conta com a regência de Miriam Moritz formada em 1987, que já regeu vários concertos em congressos, recitais e encontros de corais, atuou em diversos países da Europa, e é pós-graduada em Musicoterapia.

Realização: Coral da UFSC / Departamento Artístico Cultural / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC

Maria Odete Olsen abre o 13º Círculo de Leitura quinta na UFSC

30/11/2005 13:02

Induzida pelo pai, a jornalista e escritora blumenauense Maria Odete Olsen começou cedo a sua paixão pela leitura. Assim, aos 13 anos, leu 30 livros de Karl May. Só aos 16, “matando” o serviço numa tarde chuvosa na malharia em que trabalhava, leu o primeiro livro erótico, Gisele – A espiã nua que abalou Paris, da série de livrinhos de bolso de David Nasser. Descoberta pelo chefe, um assíduo leitor, recebeu a indicação de leituras melhores. Foi então que mergulhou nos clássicos.

Maria Odete, premiada na literatura e no jornalismo, é a convidada de honra da 13ª sessão do Círculo de Leitura de Florianópolis. O evento está confirmado para quinta-feira, dia 1º, às 17 horas, no Espaço Cruz e Sousa, térreo da Editora da UFSC (EdUFSC), em Florianópolis.

Embora tenha iniciado no jornalismo impresso (tablóide O Acadêmico, da Furb), Maria Odete destaca-se como profissional de TV e rádio. Na literatura participou de antologias até lançar dois livros de poesia: Sem rimas e sem razão, em 1991, pela Paralelo 27; e Poemas infames (Sentimentos e algumas impropriedades), pela Editora Insular em 2002. O primeiro vendeu mais de três mil exemplares e o segundo despertou grande atenção pela ousadia da escritora, rendendo-lhe o título, segundo apresentação do cronista Sérgio da Costa Ramos, de “Madona do Verso”.

Em Poemas infames, assinala Sérgio da Costa Ramos, a escritora é capaz de “cevar numa única horta a ‘tristesse’ de Sagan, a liberdade visionária de Cecília Meireles ou a atrevida ousadia de Anaïs Nin”. E acrescenta: “Maria Odete bem poderia encarnar, pela sua ousadia libertária, pelo luxo da líria ou pela luxúria da forma, uma “Madona do Verso”. Sérgio sublinha que a poetisa “domina com desenvoltura toda a escala da expressão poética, assim como as possibilidades expressivas do idioma, em bem realizados versos livres, curtos ou despreocupados de métrica”.

Conforme depoimento da própria Maria Odete, “Poemas infames pode-se entender como um incidente de minha vida e uma necessidade interna de novamente buscar energia e luz nos primeiros sonhos, na fonte literária, até como refúgio e desabafo para os meus desatinos particulares”.

Maria Odete explica que, talvez em função de sua educação e “origem em família humilde”, a leitura para ela sempre foi “uma viagem”. “- Através dos livros conheci o Oriente, os conflitos dos índios americanos e latinos, o romantismo de José de Alencar e a dureza do Poema sujo de Gullar.”

Formada em Ciências Sociais pela UFSC, afirma que as leituras a ensinaram a sonhar e imaginar mundos melhores e inatingíveis numa determinada época. Assinala que “hoje ainda viajo em realidades distantes com a leitura de Eiji Yoshkawa ou tramas elaboradas como as de Dan Brown”. Mas a realidade e o conhecimento dos direitos sociais e humanos, hoje, mobilizam mais do que tudo a escritora e jornalista. Por isso tem se dedicado também à leitura de obras sobre ética. Atualmente vem dando ênfase à divulgação da educação, cidadania, cultura e ciência.

O Círculo de Leitura de Florianópolis ocorre uma vez por mês e congrega pessoas que possuem o hábito de ler. Tem reunido escritores, artistas, estudantes, professores, jornalistas e adeptos da leitura em geral. Trata-se de uma conversa informal sobre leituras que os presentes estejam fazendo no momento. Cada sessão é aberta e conduzida por um convidado especial, sempre alguém reconhecidamente dedicado ao livro e à leitura. Inaugurado em 2004, o Círculo de Leitura já contou com a participação de Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Salma Ferraz, Jaime Ambrósio, Mário Pereira, Regina Carvalho, Valdemir Klamt, Celestino Sachet, Cleber Teixeira, Clarmi Régis e Carmen Fossari.

Fonte: Editora da UFSC

Fones de contato com Maria Odete: (48) 3239-1030 / 3239-1089 / 3233-1509 /e mariaodete@tvbv.com.br .

Impactos da Modernidade na Condição Humana

30/11/2005 11:29

Lançamento do livro organizado pelo professor Héctor Ricardo Leis, do CFH, nesta sexta, das 18h às 20h, na Livros & Livros, à rua Jerônimo Coelho, nº 215, centro, Florianópolis.

O livro é editado pela Insular e é o terceiro da série Estudos Interdisciplinares em Ciências.

Vários professores da UFSC estão no livro composto de artigos de:

Alan Índio Serrano, Alberto Oscar Cupani, Brena Paulo Magno Fernandez, Carlos Alberto de Souza, Clélia Maria Nascimento-Schulze, Ercy José Soar Filho, Eros Marion Mussoi, Héctor Ricardo Leis, Ilse Scheren-Warren, Luiz Fernando Scheibe, Márcia Santos de Souza, Maria Conceição de Oliveira, Paulo Henrique Freire Vieira, Rafael Rafaelli, Ricardo Stanziola Vieira, Sandra Makowiecky e Sérgio Luiz P. Silva.

Informações : 3331- 9405

Colóquio Diversidade cultural – os direitos de propriedade dos saberes dos povos australianos

29/11/2005 16:36

Colóquio Diversidade Cultural, novas tecnologias e direitos de propriedade artístico-cultural dos saberes dos povos australianos, com a pesquisadora Bárbara Glowczewski Barker, do Laboratoire d`antropologie, Collège de France, Paris e James Cook University/ Australia.

No auditório do CFH, aberto ao público tanto a palestra, quanto as oficinas.

Às 14h Palestra

Diversidade cultural e povos aborígenes australianos: oralidade, expressões escritas e novas tecnologias (direitos de apropriação e reapropriação do conhecimento indígena.

Às 16 Oficina 1:

Análise de imagem e produção científica com apresentação do CD-ROM Cultural diversity and indigenous people. Oral writen expressions and new tecnologies. UNESCO.

Às 18h Oficina 2:

Análise de imagem e produção científica: L`Esprit de l`ancre, vídeo documentário de Wayne Jowandi Baker e Barbara Glowczewski Barker. CNRS – Images media. UNESCO.

Promoção do Programa de Pós-Graduação em Antropologia/CFH/UFSC, Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem – NAVI/UFSC e Navisual/ BIEV- UFRGS. Informações 3331-9714

Fonte: NAVI

Ciclo de Palestras de Física em dezembro na UFSC

29/11/2005 16:26

O Ciclo de Palestras de Física na UFSC – evento comemorativo do Ano

Mundial da Física 2005 – tem por objetivo divulgar a Física a alunos

da graduação e pós-graduação em Ciências Exatas da UFSC através de

palestras sobre temas contemporâneos em Física. Tem também o objetivo

de divulgar o Curso de Pós-Graduação em Física, com o intuito de

apresentar aos alunos informações (estrutura, produção, áreas de

pesquisa, docentes, inscrições, prazos, bolsas) para a continuação dos estudos após o término da graduação.

O ingresso ao evento é livre (não é necessário fazer inscrição).

PROGRAMAÇÃO:

1º/12 quinta-feira

15h – Laerte Sodré Inst. de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – USP

“LENTES GRAVITACIONAIS”

Local: Auditório da Reitoria

7/12 quarta-feira

14h – Marcelo Tragtenberg -Coordenador do CPGF/UFSC

“A PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA NA UFSC”

Local: Auditório do CTC

15h – Jeferson Arenzon,Instituto de Física – UFRGS

“VIDROS, VIDROS DE SPIN E GRÃOS DE AREIA”

Local: Auditório do CTC

8/12 quinta-feira

14h – Rudnei Ramos -Instituto de Física – UERJ

“COSMOLOGIA: DE EINSTEIN AOS DIAS DE HOJE”

Local: Auditório do CTC

9/12 sexta-feira

13h30min – Rogério Rosenfeld- Instituto de Física Teórica – UNESP

“EINSTEIN E A BOLSA DE VALORES”

Local: Auditório do CTC

APOIO:

Sociedade Brasileira de Física (SBF)

Departamento de Física (UFSC)

Curso de Pós-Graduação em Física (UFSC)

Fonte: Pós-graduação em Física

VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária começa neste domingo

27/11/2005 18:26

A União Latinoamericana de Extensão Universitária e o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras promove, a partir deste domingo (27), o VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, que acontecerá no Rio Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro.

O tema central do evento, “Navegar é preciso… transformar é possível”, atrairá docentes, técnicos e estudantes das universidades ibero-americanas, em torno de uma reflexão, discussão e análise do papel da extensão universitária no processo de transformação social.

O Congresso vai até o dia 30 de novembro, reunindo também representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, dirigentes políticos e empresários.

Estão apoiando este evento o Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ForExt) e do Fórum de Extensão das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Funadesp), que congrega instituições particulares.

O Reitor da UFSC, Lucio Botelho e a Pró-Reitora de Cultura e Extensão, Eunice Sueli Nodari e os professores João Carlos de Souza e Gilson Braviano participam do evento.

Fonte: Site da Andifes

Livro discute interdisciplinaridade entre sexualidade, movimentos sociais e educação

26/11/2005 17:49

Nessa segunda-feira, dia 28 de novembro, acontecerá, no Mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), o evento de lançamento do livro “Movimentos Sociais, Educação e Sexualidades”. O livro foi organizado pela equipe do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), da UFSC em parceria com o Centro Latino-Americano de Sexualidades e Direitos Humanos (CLAM), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Está marcada para as 17h a realização de uma mesa-redonda que será coordenada pela professora da UFSC Mara Lago e abordará o tema “Parceria Civil, Conjugalidade e Homoparentalidade”. A mesa tem como apresentadores: Anna Paula Uziel/ UERJ, Berenice Melo Bento/UnB, Luiz Mello/UFG e Miriam Grossi/UFSC. Às 18h30m acontecerá a cerimônia de lançamento do livro “Movimentos Sociais, Educação e Sexualidades”, que faz parte da Coleção “Sexualidade, Gênero e Sociedade”. Também será lançado outro livro, chamado “Novas Famílias – Conjugalidade Homossexual no Brasil Contemporâneo”, que faz parte da mesma coleção.

O livro “Movimentos Sociais, Educação e Sexualidades” surgiu a partir do debate estabelecido entre pesquisadores, educadores e ativistas de todo país e também do exterior. É resultado de um seminário organizado pelo NIGS junto com o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, que aconteceu durante o II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais – Identidade, Diferença e Mediações. O livro é composto de vários artigos que discutem temas ligados à sexualidade, aos movimentos sociais e à educação, todos estruturados em quatro eixos: homossexualidades, sexualidades e teorias, sexualidades e movimentos sociais, sexualidades e educação. O livro é organizado por Miriam Grossi, Simone Becker, Juliana Losso, Rozeli Porto e Rita Müller.

Mais informações pelo telefone do NIGS: 3331-9890 (ramal – 25)

Por Julia Fecchio/bolsista de jornalismo da Agecom

Grupo Pesquisa Teatro Novo continua temporada com “Ilha dos Sonhos”

25/11/2005 16:14

Continua neste fim de semana, de 24 a 27 de novembro (de quinta a domingo), às 21 horas, a temporada do Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC, com a montagem teatral “Ilha dos Sonhos (máscaras e devaneios na luz negra)”. A montagem teatral incorpora elementos que ressaltam aspectos da cultura açoriana local. A peça está em cartaz

desde o último fim de semana, dias 19 e 20.

O mágico espetáculo teatral com luz negra “Ilha dos Sonhos (máscaras e devaneios na luz negra)” esteve em Bogotá onde representou o Brasil no III Festival Internacional de Teatro. Aspectos da cultura açoriana local estão na peça, formada por várias cenas: os pescadores, as rendas de bilro e a rendeira, além de temas universais evocados

do universo onírico.

Carmen Fossari, diretora do espetáculo, diz que, para adultos e crianças, o espetáculo faz sonhar, e assim ela

convida o público: “Venha ver que sonhar ainda é possível…”.

O espetáculo realiza experimentações de linguagem ao unir a técnica de Luz Negra com o Gesto Neutro, de Lê Coq.

É uma linguagem pesquisada há anos que chega ao palco instaurando o onírico.

A peça, com direção e concepção de Carmen Fossari, conta com a participação do elenco: Sheila Sabag, Ivana Fossari, Luiz Carlos Conti, Muriel Martins, Carlos Kostin, e J.B. Souza.

Realização e Promoção: Grupo Pesquisa Teatro Novo – Departamento Artístico Cultural – Pró-Reitoria de Cultura e

Extensão da UFSC

SERVIÇO:

O QUE: Apresentação teatral “Ilha dos Sonhos (máscaras e devaneios na luz negra)”, com o Grupo Pesquisa Teatro

Novo, da UFSC

QUANDO: De 24 a 27 de novembro, de quinta a domingo, às 21 horas.

ONDE: Teatro da UFSC – Praça Santos Dumont- Trindade

QUANTO: Para estudantes, Clube do Assinante DC, Classe Teatral, Professores,

Crianças até 12 anos e adultos acima de 60 anos, os ingressos no local custam R$ 10,00

CONTATO: (48) 9971-7066 e 9131-1188

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com material do grupo.

Perdigão recruta alunos da UFSC para estágios na empresa

25/11/2005 16:10

A equipe de recrutamento da Perdigão Agroindustrial promove, nesta quarta, dia 30 de novembro na UFSC, duas palestras sobre a política de estágios e trainees da empresa. A iniciativa é voltada para os alunos do Centro Tecnológico e do curso de Farmácia e Bioquímica (habilitação em Tecnologia de Alimentos) que estejam se formando neste e no próximo semestre. As palestras acontecerão nos períodos da manhã e tarde, no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

A programação começa às 8h, para alunos de Engenharia Mecânica e Elétrica. Às 10h, é a vez dos alunos de Engenharia de Produção. Pela tarde, as palestras são para graduandos em Engenharia de Alimentos, às 14h, e para Engenharia Química e Farmácia, às 16h. A equipe de recrutamento da empresa solicita que os interessados nas palestras levem cópia do currículo, fotografia e histórico escolar para o processo de seleção.

Congresso Internacional de Custos inicia dia 28 em Itapema

25/11/2005 16:08

De 28 a 30 de novembro, um congresso dedicado a encontrar alternativas para a gestão de custos nas empresas, a fim de torná-las mais competitivas, reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção. A nona edição do Congresso Internacional de Custos ocorrerá em Itapema, Santa Catarina- a 70 quilômetros de Florianópolis. As inscrições para o evento ainda estão abertas.

Neste ano, o tema central do Congresso será “A Gestão de Custos na Era da Gestão do Conhecimento”. De acordo com o professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (EPS/ UFSC) Antônio Cezar Bornia, que preside a comissão organizadora, o objetivo do evento é discutir sistemas de custos eficientes, que possam ser adotados pelas empresas e auxiliem gerentes a tomarem decisões relacionadas ao processo produtivo.

Para ser eficiente, um sistema de custos deve reunir todas as informações sobre os recursos gastos pelas empresas em sua produção. Segundo o professor Bornia, a qualidade desse sistema pode garantir, por exemplo, que o preço final do produto seja justo, tanto para a empresa quanto para o consumidor. “Informações de custos melhoram o processo de produção, tornando as empresas mais competitivas, já que, atualmente, corporações ineficientes não sobrevivem no mercado”, afirma o professor.

A programação do evento foi dividida em 16 áreas temáticas, sobre as quais serão apresentados os trabalhos científicos selecionados pela comissão organizadora – as chamadas sessões técnicas. Além disso, estão programadas palestras e apresentação de casos relacionados a gerenciamento de custos de empresas e entidades, como Petrobras e Senai-SC.

Inscrições – Os interessados em participar do Congresso Internacional de Custos devem inscrever-se no site do evento. O valor da taxa de inscrição é de R$820,00 para membros da Associação Brasileira de Custos (ABC) – que tenham pago a anuidade – e R$ 945,00 para o público em geral. Todas as atividades do evento ocorrerão no Plaza Itapema Resort, em Itapema. Cerca de 380 vagas, das 500 disponíveis para o Congresso, já foram preenchidas.

Fonte: CTC/ Por Débora Horn

Converse com o professor Antônio Cezar Bornia por telefone (48 3331-7071) ou por e-mail (cezar@deps.ufsc.br)

Saiba mais sobre o evento em www.congressodecustos.com.br

Conheça o Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas em www.eps.ufsc.br

Formandos de Engenharia Civil promovem palestras nos dias 29 e 30 de novembro

25/11/2005 16:03

Nos dias 29 e 30 de novembro, a turma de formandos 2006-1 do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove um ciclo de palestras sobre temas relacionados à área. Além de ampliar o debate sobre os assuntos abordados, o evento tem a finalidade de arrecadar recursos para a formatura dos estudantes, marcada para 25 de agosto do próximo ano.

No início da primeira noite de palestras, às 18h30min, o professor do Departamento de Engenharia Civil (ECV/UFSC) Wellington Repette apresentará características e aplicações do chamado “concreto auto adensável” — um material que, embora tenha surgido no Japão há mais de duas décadas, ainda não é muito utilizado pelo setor construtivo no Brasil. “Escolhemos o tema porque a tendência é empregar cada vez mais esse material na construção de edificações”, afirma o estudante Fernando Salvador, formando que auxilia na organização do ciclo.

Ainda no dia 29, a engenheira Fernanda Camilatti, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Joinville, irá ministrar uma palestra sobre gestão dos resíduos sólidos na construção civil, explicando os principais pontos da Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Essa resolução estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos como tijolos, blocos cerâmicos, metais, tintas e colas, entre outros.

Na segunda noite de palestras, o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras de Florianópolis irá expor um panorama das atividades que exerce no cargo. “Ele vai mostrar o dia-dia da profissão, de quem trabalha com gestão pública”, diz Salvador. Para encerrar o ciclo, o pesquisador do ECV Marcelo Belchior falará das novas tecnologias para planejamento e controle de obras.

Tanto no dia 29 quanto no dia 30, as palestras iniciam às 18h30min, no Auditório Luis Antunes Teixeira, no Centro Tecnológico da UFSC. Para estudantes de graduação, o ingresso – válido para os dois dias – custa R$20,00. Demais participantes pagarão R$30,00. Na entrega de um quilograma (1 Kg) de alimento não perecível, será concedido desconto de R$5,00 no valor do ingresso.

A partir desta sexta-feira, dia 25, será instalado um ponto de vendas de ingressos no Hall do CTC – que funcionará até o dia 29, das 10h às 18h.

Fonte: CTC/ Por Débora Horn

Converse com o estudante Fernando Salvador 9612-1257

Conheça o Departamento de Engenharia Civil: www.ecv.ufsc.br

Workshop busca integrar membros da Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC

25/11/2005 15:58

Compartilhar conhecimentos e reforçar a integração entre alunos e professores. Esses são os objetivos da segunda edição do workshop promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/ UFSC). O evento ocorrerá nos dias 1º e 2 de dezembro, no Recanto Champagnat, em Florianópolis.

Além de discutir propostas de trabalho, como os temas de dissertações e teses dos alunos que ingressaram no EGC em 2005, a expectativa dos organizadores é que o workshop promova debates sobre a situação atual e gere sugestões para possíveis melhorias do Programa.

Na abertura do evento, dia 1º, haverá uma palestra sobre a multidisciplinaridade, uma das principais características do EGC, que agrega diversas áreas de conhecimento. No segundo dia do workshop, o presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), professor Heitor José Pereira, fará uma palestra sobre o tema. Nesse mesmo dia, os participantes conhecerão a produção acadêmica desenvolvida pelos integrantes do Programa neste ano.

Para participar do workshop, basta que os alunos do EGC inscrevam-se, gratuitamente, no site do Programa até a próxima segunda-feira, dia 28.

Fonte: CTC/ Por Débora Horn

Converse com o coordenador do EGC, professor Paulo Selig, por telefone (48 3331-7012) ou selig@deps.ufsc.br

Conheça o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento em www.egc.ufsc.br

Visite também o site do Deparamento de Engenharia de Produção e Sistemas: www.eps.ufsc.br

UFSC promove semana da fonoaudiologia com avaliações gratuitas

25/11/2005 14:41

O Hospital Universitário da UFSC promove de 5 a 9 de dezembro a I Semana de Fonoaudiologia do HU. Serão feitas avaliações vocais, auditivas, de linguagem e orientações gratuitas para a comunidade, além de palestras para fonoaudiólogos e outros profissionais da saúde e estudantes.

Luciana Ferreira Cardoso, da organização do evento, diz que todos estão aguardando o credenciamento do Hospital Universitário no Ministério da Saúde “para sermos um centro de referência em saúde auditiva no estado”.

Entre os temas que serão abordados destaque para a história da fonoaudiologia, aleitamento materno, tratamento da disfagia (distúrbio da deglutição) em pacientes internados, saúde vocal e auditiva e tratamento em pacientes com fissuras labiopalatinas.

Para fazer as avaliações gratuitas é só ligar 3331-9118 ou ir até o 2º andar do HU, no Laboratório de Estudos da Voz e Audição do HU, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Programação Científica da I SEMANA DE FONOAUDIOLOGIA DO HU – UFSC

Quinta-feira – dia 8/12

8h – 8h30min Abertura oficial do evento

Professor Carlos A. Justo da Silva – Diretor do Hospital Universitário – UFSC

Professora . Raquel K. de Salles

Fonoaudióloga – Luciana Ferreira Cardoso

8h30min – 9h Histórico da Fonoaudiologia no Hospital Universitário – UFSC

Fga. Luciana Ferreira Cardoso

Enfermeira – Ingrid Bohn Bertoldo

9h – 10h30min – Empreendedorismo na Gestão de Saúde

Professor Emanuel Ferreira Leite – Universidade de Porto – Portugal

11h – 12h Disfagia mecânica: aspectos médicos e fonoaudiológicos

Fga. Silvia Rovath César Catelan

Daniel Knaben Ortellado – Médico cirurgião de cabeça e pescoço do HU

14h – 15h Grupo de Voz do Hospital Universitário

Fga. Maria Rita Pimenta Rolim

Newton Capella – Médico cirurgião de cabeça e pescoço do HU

15h – 16h Atendimento fonoaudiológico em UTI neonatal

Enf. Janaina Mery Ribeiro

Fga. Luciana Ferreira Cardoso

16h30min – 18h Mesa Redonda – Atuação Interdisciplinar no paciente respirador oral

Professor Waldir Carreirão Filho – Médico Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia – Cabeça e Pescoço

Professor Roberto Rocha- Ortodontista do CAPADEF – UFSC

Fga. Cristiane Gonçalves

Sexta-feira – 9/12

8h – 10h Diagnóstico da Deficiência auditiva: a experiência na Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina

Professor Manoel de Nóbrega – Médico otorrinolaringologista da UNIFESP- EPM

10h15min – 12h Vias Auditivas e Neuropatia Auditiva

Professor Manoel de Nóbrega – Médico otorrinolaringologista da UNIFESP- EPM

14h – 15h Reabilitação auditiva em pacientes com neuropatia auditiva: relato de casos

Fga. Karla Jean Zimmermann

15h – 16h Triagem auditiva no Hospital Universitário

Professora Anelise Steglich Souto – Neonatologista

Paulo Arlindo Philippi – Otorrinolaringologista

Fga. Maria Madalena C. Pinheiro

16h30min – 17h30min Seleção e adaptação de aparelhos auditivos em crianças e adultos

Fga.Carla Mherlyn Viveiros

Fga. Francine Freiberger

Fga. Giovana Caporal Menegotto

17h30min – 18h30min – Reabilitação do deficiente auditivo: enfoque fonoaudiológico em bebês

Fga. Débora O. Granha Moreira

Mais informações pelos fones 9911-4722 ou 3331-9118.

Por Moacir Loth

“Experiência e Prática de Redação IV” reúne professores de língua portuguesa no Centro de Eventos

25/11/2005 13:31

Os candidatos a corrigir as redações do Vestibular UFSC 2006 participam nesta sexta-feira, 25, do curso “Experiência e Prática de Redação IV”, que este ano tem como palestrante convidada a professora Maria da Graça Costa Val, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Maria da Graça deu início as atividades do curso com uma palestra, às 8h30min de hoje. A programação continua até às 19h, no Centro de Cultura e Eventos e no CCE.

Na palestra, a professora falou a respeito do conceito de textualização e de seus sete princípios: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade, citados em seu texto “Texto, Textualidade e Textualização”. Ela acredita que a maneira mais eficaz de se corrigir as redações do vestibular seria analisar esses sete elementos.

O texto da professora ainda diz que: “(…) Uma produção lingüística que, numa dada circunstância, pareça sem ‘pé nem cabeça’, incompreensível, inadequada, inaceitável para determinado grupo, pode ser perfeitamente entendida e considerada como sem qualquer problema por outros interlocutores”. Por isso, a professora acredita que a prova de redação poderia especificar para o candidato a uma vaga na universidade, quem é o leitor e as condições de leitura em que este se encontra.

Em “Texto, Textualidade e Textualização”, ela exemplifica isso: “(…) um e-mail que só traz a pergunta ‘E aí, tudo verde?’ pode parecer sem sentido para uns, mas seria perfeitamente (e furiosamente…) compreendido por um torcedor corintiano que recebesse a mensagem de um amigo palmeirense, depois de um jogo de futebol em que o Palmeiras tivesse vencido o Corinthians (…)”

Assim, para Maria da Graça, é muito importante que a prova deixe claro “como é o texto que se pede” e que no momento da correção sejam avaliados o uso dos elementos de textualização.

O curso “Experiência e Prática de Redação IV” é promovido pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), em parceria com o Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).

Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

25/11/2005 11:50

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Na última quinta-feira, dia 24 de novembro, a partir de consultas encaminhadas por Servidores da UFSC ao DDAP/PRDHS, foi identificado que para o pagamento do salário do mês de novembro/2005, houve desconto da rubrica 31265 – SINTUFSC – MENSALIDADE referente ao Fundo de Greve também sobre os valores do 13° salário.

O Sindicato dos Trabalhadores da UFSC – SINTUFSC em seu site, www.sintufsc.ufsc.br divulgou nota esclarecendo que o desconto ocorreu “por um erro do SIAPE.”

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social esclarece aos servidores desta Universidade que tal desconto não ocorreu por erro do SIAPE, mas por ação do próprio SINTUFSC, que é quem informa, via fita magnética ao SIAPE, quais os servidores terão desconto de mensalidade. Como vêm sendo descontados, a pedido do SINTUFSC, a Mensalidade e o Fundo de Greve, o mesmo procedimento ocorreu sobre o 13°, ou seja, o desconto da Mensalidade e do Fundo de Greve.

Conforme divulgado no site do sindicato, o SINTUFSC estará providenciando a devolução do desconto efetuado indevidamente.

O futuro do jornalismo digital é analisado na SBPJor

24/11/2005 17:18

Há 10 anos atrás, com o lançamento do JB On-line, a incorporação do webjornalismo brasileiro teve seu ponto de partida, quando o conteúdo na página virtual reproduzia partes das edições impressas e os usuários utilizavam conexões via linha telefônica de 28kbites.

A 3a edição do encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) reunirá pesquisadores de seis instituições: (UFBA, USP, UFSM, UTP, UFPE e UnB) para análise da evolução e das tendências da modalidade de Webjornalismo. Os principais tópicos, coordenados pelo professor e presidente da SBPJor, Elias Machado, discutem expectativas e dificuldades, modelo de produção, impacto na mídia tradicional e consolidação no mercado comercial.

O evento

Pesquisadores da área de jornalismo de todo o país se reúnem a partir do próximo domingo, em Florianópolis. Durante o III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, organizado pela Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), serão discutidos assuntos atuais da área em palestras e mesas-redondas, e apresentados mais de cem trabalhos científicos.

Transmissão ao vivo pela internet

A solenidade de abertura e as palestras da terceira edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo poderão ser assistidas ao vivo, pela Internet. O Núcleo de TV Digital Interativa do laboratório de Telejornalismo da UFSC e a Rádio Ponto UFSC vão transmitir a programação nos sites do evento (www.congresso.sbpjor.ufsc.br ), do projeto Universidade Já ( www.universidadejá.ufsc.br ) e da rádio virtual ( www.radio.ufsc.br ). O portal Universidade Aberta também fará uma cobertura especial do evento em ( www.unaberta.ufsc.br ). O encontro acontece entre os dias 27 e 29 de novembro, no campus da UFSC, em Florianópolis.

O núcleo do laboratório de telejornalismo é coordenado pelos professores Fernando Crócomo e Clóvis Geyer e conta com o suporte técnico de Lucas Guardalben e mais cinco alunos do curso de Jornalismo da UFSC. Os vídeos poderão ser assistidos com qualidade VHS e som FM.

A Rádio Ponto UFSC transmitirá ao vivo toda a programação da noite de abertura, dia 27, e as palestras dos dias 28 e 29. A cobertura contará, ainda, com boletins transmitidos durante a programação normal da rádio.

O III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo é patrocinado pela Petrobrás e conta com o apoio do CNPq, Capes, Celesc, Fapesc e Governo do Estado de Santa Catarina.

Contatos:

Marianna Wachelke (assessoria de imprensa) (48) 9907 2565

Prof. Eduardo Meditsch (coordenador) (48) 9982 2938/3331 6594

Prof. Elias Machado (presidente da SBPJor) (48) 3232 6737

Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense leva música a escolas públicas

24/11/2005 11:10

Quinta-feira, dia 24, no Colégio Osmar Cunha, em Canasvieiras.

Sexta-feira, dia 25, no Colégio Américo Vespúcio Prates, em Barreiros.

O Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito Grande Florianópolis encerra seu terceiro ano de atividades nesta quinta e sexta-feiras, dias 24 e 25 de novembro, visitando as escolas públicas Osmar Cunha, em Canasvieiras; e Américo Vespúcio Prates, em Barreiros. Quem se apresenta nas duas datas é a dupla Tatiana Cobbett e Marcoliva, com o show Parceiros, do CD homônimo. A cantora, compositora e bailarina e o violonista já se apresentaram em edições anteriores do Intercâmbio, sendo muito bem recebidos nas escolas. O Intercâmbio Catarinense, desdobramento do Projeto 12:30 original, tem como objetivo levar arte e cultura aos colégios da rede pública da grande Florianópolis.

A história de Tatiana e Marcoliva remonta ao ano de 2001, quando ganharam o segundo lugar no Festival Estadual da Canção do Sesc/SC, com a música ”Procurando um Lugar”. De lá pra cá, compuseram juntos mais de 40 canções, gravaram o CD Parceiros e excursionaram pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, algumas cidades do nordeste, Buenos Aires e Montevidéu.

A dupla conta sempre com o suporte de grandes músicos da Ilha como os baixistas Carlos Jr. e Rafael Calegari, o violonista Guinha Ramirez e o baterista e percussionista Luis Gama. Para as apresentações desta semana nas escolas os músicos convidados serão o violonista Jobert Narciso e o percussionista Broder.

Este ano, como em 2004, o Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense recebeu recursos do Pró-Extensão para a realização de cinco apresentações em escolas da rede pública da Grande Florianópolis. As escolas contempladas este ano foram: Colégio Anísio Teixeira, na Costeira; Colégio Aníbal Nunes Pires, em Capoeiras; Escola Irmã Maria Teresa, Ponte do Imaruim, Palhoça; além do Colégio Osmar Cunha, em Canasvieiras e a Escola Américo Vespúcio Prates, em Barreiros. As escolas foram escolhidas de acordo com a estrutura, a localização e o número de alunos.

O Projeto estimula a aproximação entre público e artistas através de bate-papos durante a apresentação, buscando incentivar a produção e a difusão de bens culturais em cidades de Santa Catarina.

“A receptividade dos alunos nas escolas, a curiosidade sobre o nosso trabalho e o desejo de saber como poderiam formar os seus grupos musicais nos incentivaram a participar deste projeto de intercâmbio”, comenta o integrante do Cravo-da-Terra Luís Fernando Coelho, que visitou duas escolas com seu grupo no ano passado. Pablo Serrano, do grupo Ilha de Nós, que se apresentou na escola Anísio Teixeira, na Costeira no dia 18, também aprova a iniciativa. “É interessante porque a gente pode estar mostrando o nosso trabalho e também discutindo a cultura e a produção musical da região”, completa.

Os grupos musicais foram selecionados não só de acordo com a qualidade do trabalho, mas também por se encaixarem ao perfil da escola. O grupo Sibha Terrero e a Esquina, por exemplo, se apresentou no dia 22 abrindo a “Semana da Consciência Negra”, da Escola Irmã Maria Tereza, na Ponte Imaruim, em Palhoça.

Criado em 1986 e há mais de dez anos apresentando semanalmente atrações culturais aos estudantes e comunidade universitária da UFSC, o Projeto 12:30 se desdobra mais uma vez para partilhar seus bons frutos com outras comunidades. Dando continuidade à experiência bem sucedia de 2003 em cinco cidades do litoral do Estado, e em 2004 em cinco escolas da Grande Florianópolis, o Projeto 12:30 seguiu promovendo shows e o intercâmbio cultural entre os músicos e estudantes das comunidades visitadas. A ótima receptividade, tanto dos jovens quanto das direções das escolas, é um fator bastante positivo, que só vem reforçar a importância dessa atividade, especialmente junto às comunidades mais carentes de oportunidades culturais. Muitos professores e alunos pedem que o projeto volte às escolas. Se depender apenas de recursos do pró-extensão, o projeto deverá estar nas escolas públicas da grande Florianópolis também no ano que vem.

O Projeto 12:30 é uma realização do DAC – Departamento Artístico Cultural / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC. Mais informações pelos telefones 3331-9348 ou 3331-9447, pelo site do DAC em www.dac.ufsc.br e projeto1230@dac.ufsc.br. Para saber mais sobre Tatiana Cobbett e Marcoliva acesse o site www.sonoraparceria.com.br.

SERVIÇO:

Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito Grande Florianópolis – Tattiana Cobbet e Marcoliva.

Onde Colégio Osmar Cunha – Canasvieiras

Colégio Américo Vespúcio Prates – Barreiros

Quando 24 de novembro , quinta-feira, 13h30min

25 de novembro , sexta-feira, 11h

Quanto Gratuito e aberto à comunidade das escolas.

Programa Músicas próprias

Contato 9969-6925

Fonte: DAC/PRCE

Aluno do Colégio de Aplicação da UFSC é um dos vencedores da Olimpíada de Matemática

23/11/2005 23:14

O estudante Lucas Bruno Barbosa Sandoval, 15 anos, da 8ª série do Colégio de Aplicação da UFSC, foi um dos vencedores da I Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O resultado final foi divulgado nesta terça-feira, em Brasília, pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A competição contou com 10,5 milhões de alunos de 31.028 escolas de ensino médio e fundamental do Brasil.

Lucas ficou surpreso e muito feliz ao saber sua colocação – 16º lugar nacional entre estudantes de 7ª e 8ª séries, nível 2. O aluno explica que na primeira fase da prova, em 16 de agosto, todos os alunos do Colégio de Aplicação participaram. Na segunda etapa, em 8 de outubro, somente alguns foram selecionados. “As questões envolviam bastante raciocínio e não teve muita matéria aprendida em sala de aula.”

Ainda falta tempo para a faculdade, mas o estudante já sabe qual curso vai escolher. “Acho que vou prestar para Engenharia de Automação porque gosto da parte de robótica e porque a UFSC oferece estágio na Alemanha”, conta.

Além de Lucas, outros estudantes catarinenses ganharam medalha de ouro na competição nos níveis 1 – 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental – 2 e 3 – Ensino Médio. São eles: Fernanda Teresinha da Silva, Joinville, Escola Municipal Presidente Castello Branco; Nicole Simões de Oliveira, Mafra, Cemma; Rafael Motta, Joinville, Escola Municipal Prefeito Max Collin e Fabris Kossoski, Porto União, EEB Coronel Cid Gonzaga.

Os vencedores receberão medalhas, certificados de menção honrosa e bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em Santa Catarina, 356 estudantes receberão as bolsas e 1.040 os certificados.

A Escola Municipal Prefeito Max Collin, de Joinville, foi a escola catarinense com candidato que obteve melhor classificação. Por isso, irá receber laboratório de computação e certificado de mérito nacional.

Já os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Quatro deles são de Santa Catarina: Elaine Rosi Kelm, Joinville, Escola Municipal Presidente Castello Branco; Sueli Terezinha Pereira, Joinville, Escola Municipal Prefeito Max Colin; Júlio César Koch, Porto União, EEB Coronel Cid Gonzaga e Ari Friederichs, São Miguel D’Oeste, Cedup Getúlio Vargas.

Fonte: Site Unaberta/ Por Nancy Dutra

Andifes divulga nota sobre a greve nas Universidades Federais

23/11/2005 23:06

Brasília (Andifes) – Os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, reunidos hoje (23), durante a reunião do Conselho Pleno da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, em Brasília, concluiram e divulgaram uma nota, manifestando-se sobre a situação de greve em que se encontram 39 das 55 Ifes, em todo o País.

Docentes e técnicos-administrativos estão em greve há quase três meses, o que já está prejudicando os trabalhos acadêmicos e administrativos nas instituições.

A Andifes reconhece a legitimidade da greve e as justas reivindicações dos servidores, mas aponta o desgaste do Sistema Federal de Ensino Superior, que o movimento vem causando.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA:

Os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, reunidos em Brasília em sua 77ª reunião extraordinária com a finalidade de avaliar os desdobramentos da atual greve que, na maioria das instituições, já dura há mais de sessenta dias,

considerando que, ainda antes da deflagração das greves e durante seu curso, todos os esforços foram empreendidos pela ANDIFES, em conjunto com diversos parlamentares, junto ao ANDES, à FASUBRA e ao MEC na tentativa de ajudar a conduzir o diálogo a bom termo e com resultados positivos para as partes envolvidas;

considerando que, ainda que de forma parcial, as reivindicações foram contempladas;

considerando que ainda resta consolidar novas conquistas para ambas as carreiras, e que tal tarefa será objeto de grupos de trabalho oficialmente já sinalizados;

considerando ainda que no estado atual, depois deste longo período de paralisação, não há mais nenhuma perspectiva de negociação (dado o posicionamentos dos interlocutores nesse conflito);

considerando, finalmente, que os alunos e a sociedade brasileira não podem sofrer as conseqüências das indefinições do presente quadro, sob pena de sérios prejuízos à nação e ao interesse maior da sociedade,

TORNAM PÚBLICOS OS SEGUINTES POSICIONAMENTOS:

1 – Avaliar que, dada a conjuntura de dificuldades, os movimentos obtiveram ganhos e que deverão ser ampliados e consolidados com a implantação das novas carreiras.

2 – Encaminhar aos Conselhos Superiores das IFES a imperiosa necessidade de recuperação do semestre letivo paralisado, com reescalonamento do calendário acadêmico.

3 – Conclamar professores, técnico-administrativos e alunos a retornar às atividades acadêmicas e administrativas regulares.

4 – Conclamar o Governo a criar mecanismos de interlocução mais permanentes e propositivos em vista de um futuro menos conflitivo.

Nesse sentido, a ANDIFES uma vez mais reitera seu compromisso em participar de todos os entendimentos que se façam necessários a bem da Universidade Pública brasileira.

Brasília, 23 de novembro de 2005.

Santa Catarina representa o Sul na Câmara Setorial do Livro, Literatura e Leitura

23/11/2005 14:06

Nomeado pelo Ministro Gilberto Gil, Rosálvio Sartortt está ajudando a implantar bibliotecas públicas nos municípios do interior de SC. De um total de 53 desprovidos de biblioteca, 18 já foram beneficiados. O desafio é chegar a 100% ainda em 2005.

O bibliotecário e coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas de Santa Catarina, Rosálvio José Sartortt, foi eleito representante da Câmara Setorial do Livro, Literatura e Leitura do Ministério da Cultura. Coordenador de Projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de SC (Fapesc), Rosálvio representa uma das cinco macro-regiões do País, a Região Sul. Eleito, entre outros, com apoio da EdUFSC e da Biblioteca Universitária, Rosálvio ocupa uma das 25 cadeiras da Câmara, composta por nomes representativos do Poder Público, do setor privado e terceiro setor. A Câmara assegurou com a escolha a participação dos diversos elos das cadeias produtiva do livro e mediadora da leitura, além de contemplar a questão da representação de todas as macro-regiões.

Escolhido e nomeado a partir de lista tríplice encaminhada ao ministro Gilberto Gil, a vitória de Rosálvio José Sartortt deve-se principalmente ao importante trabalho que vem desenvolvendo na coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas dentro da estrutura da Fapesc e da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia.

Sartortt, na condição de coordenador de Projetos da Fapesc, vem auxiliando os municípios catarinenses a terem acesso ao programa do Governo Federal denominado Fome de Livro. Até agora foram instaladas 18 unidades em municípios que ainda não possuíam biblioteca pública (Bandeirante, Barra Bonita, Brunópolis, Cerro Negro, Cordilheira Alta, Flor do Sertão, Jupiá, Luzerna, Massaranduba, Mirim Doce, Passos Maia, Pinhalzinho, Riqueza, Santiago do Sul, São Bernadino, Serra Alta, Urupema e Zortéia).

Quem é o representante do Sul

Rosálvio José Sartortt é bacharel em Biblioteconomia, foi bibliotecário na Biblioteca Central da UFSC e na extinta Indústria Carboquímica Catarinense em Imbituba; ex-vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (14ª região, ex-diretor da Associação Catarinense de Bibliotecários – ACB -, atual coordenador de Projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina – Fapesc – e representante da Região Sul na Câmara Setorial do Livro, Literatura e Leitura – CSLL do Ministério da Cultura.

Fones de Rosálvio para entrevistas: (48) 3215-1223 e (48) 8408-7890; e-mail: rosalvio.sartortt@fapesc.rct-sc.br.

Poderiam abordar o assunto também o secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, Diomário de Queiroz (48) 9969-1045 e (48) 221-6161; Rogério Portanova, presidente da Fapesc (48) 215-1212 e (48) 9962-2083; Alcides Buss, diretor da EdUFSC (48) 331-9605 e (48) 9972-3045.

Fonte: Editora da UFSC

Conselho pleno da Andifes discute greve e liberação da Emenda ao orçamento 2005

22/11/2005 23:21

Brasília (Andifes) – Os dirigentes das 55 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) participam nesta quarta, 23, da 77ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, que vai acontecer na sede da entidade, em Brasília.

Marcada para iniciar às 9h, a reunião será coordenada pelo presidente da Andifes, reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho, da UFSCar, e deve abordar, principalmente, a greve dos servidores das Ifes e a Emenda Andifes ao Orçamento 2005, no valor de R$ 31 milhões, que ainda não foi liberada. O reitor da UFSC, Lucio Botelho também estará presente.

Professor da Universidad de la Republica visita a UFSC no programa Escala Docente

22/11/2005 17:42

O professor Pedro Mondino da Faculdade de Agronomia da Universidad de la Republica (UdelaR- Montevidéo,Uruguay), está visitando a Universidade Federal de Santa Catarina, dentro do programa de

intercâmbio Escala Docente.

Ele proferiu palestras no curso sobre estratégias de controle de doenças da macieira, que ocorreu durante os dias 21 e 22 de novembro no Centro de Ciências Agrárias da UFSC, que contou com a participação de estudantes e profissionais da área.

Além de sua participação direta no curso ele estará envolvido em outras atividades de ensino e pesquisa, coordenadas pelo Laboratório de Fitopatologia da UFSC.

Mais informações sobre o curso e o laboratório podem ser obtidas em

www.cca.ufsc.br/labfitop

Abertas inscrições para apresentação de trabalhos na Reunião Anual da SBPC

22/11/2005 15:55

Estão abertas as inscrições para a apresentação de trabalhos durante a Programação Científica Sênior da 58º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontece de 16 a 21 de julho de 2006, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com o tema SBPC&T – Semeando Interdisciplinaridade.

A inscrição com submissão de resumo deve ser feita até o dia 21 de março do ano que vem. Podem se inscrever graduandos, pós-graduandos, professores de ensino básico e de ensino superior, além de outros profissionais.

Conferências, simpósios, workshops sobre temas especializados, mesas-redondas, apresentação de trabalhos vna forma de pôster e outras atividades fazem parte da programação científica da reunião.

A Reunião na UFSC

A expectativa é de que o encontro na UFSC supere o público da 57a edição, que reuniu este ano na Universidade Estadual do Ceará mais de 10 mil pessoas. Além de organizar as atividades que tradicionalmente vêm sendo realizadas nas reuniões anuais da Sociedade, como a SBPC Sênior (que reúne pesquisadores do país e exterior) e a SBPC Jovem (dirigida a estudantes do ensino fundamental e médio), a UFSC vai buscar seu diferencial. Entre as atividades que estão sendo programadas está a SBPC Terceira Idade, já que a UFSC há muitos anos abriu seu campus para pessoas acima dos 50 anos, especialmente por meio dos trabalhos de seu Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI).

O encontro em Florianópolis também vai incluir a Expoeducação, mostra de iniciativas na área educacional. Está prevista ainda a feira do livro e de editoras, a tenda do circo da ciência, a exposição da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, uma mostra profissional (com exposições de instituições que trabalham com formação profissional) e outra universitária (com a participação das universidades públicas e privadas de Santa Catarina).

Informações (ficha de inscrição e valor da taxa) no site www.sbpcnet.org.br/eventos/58ra

Saiba Mais:

O que é a SBPC:

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi fundada em 1948. Por meio de secretarias regionais está presente em todos os estados brasileiros. Seu principal objetivo é congregar pesquisadores, incentivando o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Um dos desafios da SBPC é articular a comunidade científica para superar a exclusão dos pesquisadores dos mecanismos governamentais responsáveis pela definição de políticas e estratégicas.

Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.

Parceria pode trazer tomógrafo para o Hospital Universitário

22/11/2005 14:47

Com o intuito de melhorar as atividades desenvolvidas pelo HU, a Associação Amigos do HU (AAHU) firmou na última sexta-feira, 18/11, parceria com a Associação Catarinense de Imprensa, ACI-Casa do Jornalista. A união já trouxe resultados para a AAHU, que em encontro com o governador do estado, pediu a ele a solicitação junto ao Ministério da Saúde, de doação de um tomógrafo para o Hospital Universitário.

O encontro com o governador Luís Henrique da Silveira aconteceu na Casa do Jornalista, em 18/11, onde ele falou em entrevista coletiva sobre sua viagem ao Chile e a Argentina. O tomógrafo é de extrema necessidade para o HU, já que o hospital pretende em breve realizar transplantes de órgãos e, para isso, esse equipamento se torna necessário.

“A parceria entre a AAHU e ACI beneficia a associação (AAHU) na medida em que facilita o diálogo com instituições e pessoas, como este com o governador Luís Henrique”, diz Narciso Jaci Policarpo, diretor presidente da AAHU.

Mais Informações pelo tel 3331 8042, pelo e-mail amigosdohu@hu.ufsc.br ou através do site www.amigosdohu.org.br.

Por Talita Garcia/bolsista de Jornalismo da Agecom.

  • Página 1 de 4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4