Carlos Lessa ministra palestra nesta quinta na UFSC

31/08/2005 19:04

O professor Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, um dos nomes mais reconhecidos entre os economistas brasileiros, profere palestra sobre “DESAFIOS DA REALIDADE: PROPOSTAS PARA O BRASIL”, nesta quinta-feira, no auditório da Reitoria, às 19h, com entrada franca.

Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa, nasceu no Rio de Janeiro em 30 de julho de 1936. Graduou-se em Economia pela Universidade do Brasil e doutorou-se pela UNICAMP. Foi professor do Instituto Rio Branco – do Itamaraty, dos Cursos da CEPAL/ONU,

em vários países da América Latina, durante seu exílio no Chile , no período inicial da Ditadura Militar. Também foi professor da Fundação Getúlio Vargas, da Unicamp e desde 1978, professor da UFRJ, além de ter sido professor visitante da COPPE/UFRJ. Antes de ser presidente do BNDES, cargo que ocupou do início do governo Lula até novembro de 2004, foi Diretor do FINSOCIAL do mesmo Banco, de 1985 a 1989. Em suas atividades didáticas foi orientador de mais de 50 monografias, dissertações e teses.

Publicou diversos livros, dentre eles: Uma introdução à economia -uma abordagem estruturalista, em co-autoria com Amilcar de Castro, com mais de 40 edições; O Rio de Todos os Brasis; A Auto-Estima e a Questão Social – onde defende a importãncia da auto-estima do povo;A Luz do Apagão; Depois do Atentado – Notícias da Guerra Assimétrica e Os Lusíadas na aventura do Rio Moderno.

Lessa é um otimista que, após a exoneração do BNDES, na cerimônia de homenagem, ao seu retorno à UFRJ, em novembro do ano passado, disse ainda acreditar no Brasil, apontando caminhos como a Economia Solidária e os arranjos produtivos. No mesmo evento, que aconteceu no Instituto de Economia da universidade, falou que concorda com a frase do folclorista Câmara Cascudo, usada como slogan no Governo Lula: “O Melhor do Brasil é o brasileiro”, ressalvando: “Brasileiro e brasileira, esta é minha única retificação”.*

A Palestra na UFSC é promoção do Departamento de Geociências/CFH/UFSC

Informações: Professor José Messias Bastos, chefe do Departamento de Geociências, nos telefones 331-9286 ou 9154-6347

Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agecom/UFSC

* Fonte do último parágrafo e foto: www.consciencia.net

Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas divulga duas vagas para bolsas de estágio

31/08/2005 18:38

O Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas conta com duas vagas para estagiários – uma para o período da manhã e outra para o período da tarde. O bolsista atuará como instrutor/monitor nas oficinas de informática.

O candidato deve possuir IAA maior que 6 (seis) e não ter outra bolsa na UFSC. O valor é de R$ 250,00. Os interessados devem encaminhar Currículo (resumo), via e-mail para secretaria@oficinas.ufsc.br, informando o período disponível e os programas (sftwares) de domínio.

Mais informações pelos telefones 331-8240 e 331-9690 ou no Centro de Capacitação, entrada ao lado RU (atrás do refeitório A).

Segunda edição da Copa UFSC começa neste sábado

31/08/2005 17:48

Durante os dias 3, 4, 7, 10 e 11 de setembro, 56 times de futebol de

salão masculino, formados por alunos de graduação e de pós-graduação, abrirão as competições da II Copa UFSC. A cerimônia de abertura está programada para 13h deste sábado, 3/9. Além de futebol de salão, handebol, basquete e vôlei, modalidades disputadas na primeira edição, este semestre a Copa traz duas novas modalidades: natação e atletismo.

As inscrições para futsal feminino foram prorrogadas, podendo ser feitas nos dias 5 e 6 de setembro, na sala 45 do CDS, no horário de 12h às 13h30min. Até agora oito times de futebol feminino foram inscritos. Nos dias 3 e 4 de setembro só haverá jogos de futsal masculino. A tabela de jogos da primeira modalidade da Copa, futebol de salão masculino e feminino, será definida no Congresso Técnico, quarta, 31 de agosto, às 20h, no auditório do CDS, aberto ao público. A partir de quinta, a tabela de jogos estará

disponível no site do evento:www.copaufsc.ufsc.br

As fichas de inscrição para as demais modalidades podem ser retiradas, na sala 45 do CDS, das 12h às 13h30min, todas as segundas e terças, anteriores ao final de semana em que a modalidade desejada será disputada ou durante as competições anteriores, com a organização do evento. Os jogos estão marcados para os seguintes dias:

17/09 – Natação

18/09 – Atletismo

24 e 25/09 – Voleibol

01 e 02/10 – Handebol

08 e 09/10 – Basquetebol

A Copa UFSC é organizada pelos alunos e professores do CDS e pela

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e tem por objetivo estimular a prática esportiva e a integração entre a comunidade acadêmica, bem como ampliar e consolidar o universo esportivo da UFSC.

As inscrições para todas as modalidades são gratuitas e a organização do evento indica que sejam feitas em equipes por curso. Caso algum aluno fique fora da equipe do curso, ele poderá fazer a inscrição individual e, de acordo com a sua posição na modalidade pretendida, preencherá vagas em outros times ou formará um novo time. O objetivo é que todos tenham a possibilidade de participar.

Na I Copa UFSC, as competições nas modalidades de basquete feminino e no handebol feminino tiveram campeões times formados por inscrições avulsas. No futebol masculino, de 32 times, 11 estavam formados por alunos de vários cursos.

Todos os jogos das seis modalidades acontecem no Centro de Desportos da UFSC. Os três primeiros colocados em cada modalidade serão contemplados com medalhas e os times campeões ganharão troféus.

Está prevista para o dia 17 de setembro a competição nos quadro estilos de natação (livre, peito, costas e borboleta), em várias metragens, e também medley (os quatro estilos numa disputa só), revezamento livre e revezamento medley. No atletismo, corridas de raso (100, 200 e 400 metros), de meio fundo (1.500 e 5.000 metros), revezamento 4x100m, salto em distância, salto em altura e arremesso de peso movimentarão a pista de atletismo do CDS no domingo, dia 18.

Voleibol, Handebol, Basquete e Futebol de Salão movimentaram o Centro de Desportos (CDS/UFSC) durante a 1ª Copa UFSC, realizada em quatro finais de semana do mês de maio desde ano. A competição realizou 460 jogos, contanto com a participação de mais de 1200 alunos, de graduação e pós.

Mais informações:

Professor Paulo Macedo

Fone 331-9462 ramal 20

copaufsc@cds.ufsc.

www.copaufsc.ufsc.br

Andifes e Andes falam sobre greve e Reforma Universitária

31/08/2005 17:38

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho, recebeu na manhã de hoje, 31, em Brasília, representantes do Andes – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Durante a reunião, o Andes falou sobre a greve, deflagrada ontem, em todo o território nacional, e a elaboração de um conjunto de instrumentos legais a serem apresentados ao Parlamento e discutidos com entidades da sociedade civil, em contraposição à Reforma Universitária.

Segundo a presidente do Andes, professora Marina Barbosa Pinto, “a greve não é um capricho ou um desejo e etá sendo instalada por um conjunto de situações que tem nos levado a isso”.

Entre as reivindicações dos docentes estão o reajuste de 18%, como parte da recomposição salarial; a incorporação da Gratificação de Estímulo à Docência (GED) e da Gratificação Específica de Atividade Docente (GEAD), com equiparação pelos seus valores mais altos; realização de concursos públicos para reposição de todas as vagas nas Ifes; implementação imediata da classe especial e da classe de professor associado; e abertura imediata da discussão sobre a carreira única para os docentes das Instituições Federais de Ensino, envolvendo o MEC, o Andes-SN e o Sinasefe.

“Sabemos que a greve é legítima, mas que também traz ônus à comunidade acadêmica, à gestão da universidade, enfim, à toda a sociedade”, disse o presidente da Andifes, garantindo que a entidade não medirá esforços no sentido de buscar uma solução estrutural para o problema. A Andifes, lembrou o reitor, defende também o Plano de Carreira dos Docentes, o que, certamente, é uma forma de solução para este impasse.

Segundo expôs a presidente do Andes, um dos responsáveis por este impasse é a área do Planejamento, que acaba barrando os projetos do MEC. Hoje, 31, a Andifes terá a sua primeira reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para quem serão apresentadas as principais reivindicações das Instituições Federais de Ensino Superior.

“Vamos abordar a situação dos docentes, dos servidores técnicos-administrativos, a necessidade da liberação de mais vagas para concursos, além da questão do orçamento, entre outras demandas prioritárias”, disse o reitor Oswaldo, lembrando que o papel da Andifes é catalizar o processo de discussão e o avanço em direção a melhorias.

Reforma Universitária

O Andes apresentou à Diretoria da Andifes um conjunto de documentos, sobre as mudanças propostas pela Reforma Universitária, que, segundo a presidente da entidade, está sendo encaminhado ao Governo Federal e aos parlamentares.

O objetivo, de acordo com o Andes, é aproveitar o momento em que a proposta da Reforma Universitária é entregue à Casa Civil, para apresentar alguns instrumentos de defesa dos interesses da classe docente e da sociedade em geral. A proposta da entidade, que se opõe à Reforma Universitária e defende mudanças por meio de um projeto de Emenda Constitucional, está pautada em duas premissas básicas: financiamento, que está ligado à autonomia, e democracia. “Sem essas diretrizes não há como implementar qualquer projeto de reestruturação da educação superior no País”, diz a presidente do Andes, Marina Barbosa Pinto.

Antes de tudo, defende ela, é preciso adotar a Educação como Política de Estado e não submetida ou vulnerável a contingenciamentos, para pagamento de dívida externa. Quanto à democratização do acesso à universidade, são necessárias verbas que devem estar previstas claramente em uma política de orçamento.

Para aperfeiçoar sua proposta, o Andes vai procurar todas as entidades da sociedade civil e discutir com elas qual o patamar de igualdade entre as reivindicações apresentadas.

O presidente da Andifes, reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho, disse que todas as ressalvas apresentadas pela Andifes com relação à proposta de Reforma Universitária, também são focadas no financiamento e autonomia. “Talvez temos estratégias diferentes, mas as propostas são bem vindas e poderemos discutir sobre um plano comum”, afirmou o reitor. Para o presidente da Andifes, é preciso levar em consideração, na elaboração de qualquer projeto, a preservação, o financiamento e a expansão do Sistema Federal de Ensino Superior.

Círculo de Leitura com o editor Cleber Teixeira

31/08/2005 17:32

“Poeta e guerreiro,/ luto pelo meu chão/ e meu verso.” A autoria é do escritor Cleber Teixeira, proprietário da Editora Noa Noa, de Florianópolis, conhecida no País pelas traduções e publicações de clássicos nacionais e internacionais. Poeta, o jornalista carioca foi amigo de Graciliano Ramos, Antonio Callado e Oto Maria Carpeaux, entre outros nomes da intelectualidade nacional. Cleber, autor do livro Armadura, espada, cavalo e fé (Noa Noa, 1979), é o próximo convidado do Círculo de Leitura de Florianópolis. O poeta estará quinta-feira, dia 1º de setembro, às 17 horas, no Espaço Cruz e Sousa (prédio da livraria da EdUFSC), em Florianópolis.

Editor e dono da Noa Noa, que existe desde 1965, Cleber Teixeira é um artesão do mundo editorial. Preservando a tipografia, ele mesmo compõe capa e página por página, para, em seguida, imprimir a obra num equipamento centenário. “Costumo dizer que fui premiado pelos deuses, por ter descoberto desde pequeno o que me interessava, o que queria fazer na vida. Foi uma felicidade saber que queria ser escritor, ser um leitor e fazer livros”, disse numa entrevista.

O Círculo de Leitura nasceu exatamente dentro dessa perspectiva apontada pelo poeta. Foi idealizado e criado para reunir pessoas apaixonadas pela leitura e por livros. Esta é a décima sessão. Sempre realizado uma vez por mês e numa quinta-feira, já dialogou com os escritores Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Salma Ferraz, Jaime Ambrósio, Mário Pereira, Regina Carvalho, Valdemir Klamt e Celestino Sachet.

A iniciativa da EdUFSC tem conseguido a adesão de escritores, professores, artistas, pesquisadores, jornalistas, estudantes e demais pessoas dispostas a alimentar e difundir o gosto pela leitura. Cada sessão é aberta por um convidado com reconhecida dedicação à leitura. Inicia-se, então, um bate-papo sobre obras que os presentes estejam lendo. Não há nenhuma hierarquia entre os participantes.

Mais informações na EdUFSC com Alcides Buss – (48) 331-9605;

Contatos com o escritor Cleber Teixeira: (48) 333-3983

Fonte: EdUFSC

Gente Feliz entrega projeto para reformar pediatria do HU

31/08/2005 17:26

Foto: Jones Bastos/Agecom

Foto: Jones Bastos/Agecom

A Associação Grupo de Ação Voluntária Gente Feliz entregou hoje (31) à direção do Hospital Universitário o Projeto Arquitetônico para reforma da Ala da Pediatria do HU. O próximo passo agora é elaborar um orçamento da obra para que se possa prever quando ela poderá ser iniciada com os recursos já arrecadados pelo Gente Feliz e se haverá necessidade de captação de novos recursos.

A diretora geral em exercício do Hospital Universitário, Ana Maria Nunes de Faria Stamm, explicou que a reforma, fruto dessa parceria entre o grupo e o HU, servirá para a melhoria das condições locais no sentido de atender às necessidades do Serviço de Pediatria. Stamm também adiantou que uma nova reunião já ficou definida para o dia 21 de setembro, quarta-feira, às 10 horas.

O Gente Feliz, entidade reconhecida pela Prefeitura de Florianópolis, foi criado em maio de 1999 e os recursos que conseguiu para a reforma da Pediatria do HU foram arrecadados através de um pedágio e de um baile de máscaras

Por Artêmio Reinaldo de Souza/jornalista da Agecom

Laboratório de Moluscos Marinhos é um dos vencedores da etapa Regional Sul do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica

31/08/2005 14:13

O trabalho de pesquisa e de transferência de tecnologia de cultivo de ostras desenvolvido pelo Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC é um dos três vencedores da etapa Regional do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, na categoria Inovação Social. A indicação já está sendo comemorada pela equipe que trabalha no laboratório e que dá suporte à atividade de cultivo desse molusco em Santa Catarina. As atividades desenvolvidas pela universidade e o repasse desse conhecimento para pescadores artesanais estão na base do crescimento da aqüicultura no Estado, hoje considerado um dos principais produtores de ostras do país.

Para o professor Jaime Fernando Ferreira, coordenador Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC, a premiação é importante para divulgar a interação entre as pesquisas e a comunidade. Inscrito com o título “Cultivo de Moluscos: Uma Revolução Social no Litoral Catarinense”, o projeto mostra como o trabalho da universidade resultou em benefícios sociais e ambientais.

Importância social

A transferência do trabalho desenvolvido no laboratório para os pescadores possibilitou o restabelecimento das atividades marítimas tradicionais, que passavam por um período de estagnação econômica devido ao declínio da pesca artesanal. O professor Jaime lembra que muitos pescadores deixavam de trabalhar no mar, por causa da baixa lucratividade, para se dedicar a outras atividades. Depois da valorização da produção de moluscos, essa situação foi revertida. Atualmente até os filhos dos pescadores aprendem a atividade através de uma formação técnica e deixam de abandonar as comunidades pesqueiras. Hoje já são mais de mil maricultores, reunidos em 20 associações em todo o Estado.

Várias regiões foram beneficiadas pelo crescimento do cultivo de moluscos, como o Ribeirão da Ilha. O local se transformou no maior produtor de ostras do Brasil e, impulsionado pelos restaurantes que têm os moluscos como principal prato do cardápio, consolidou-se como um importante pólo turístico da cidade. Além disso, o desenvolvimento da maricultura beneficiou a implantação e o crescimento de novos setores da economia, como fabricantes de insumos e de equipamento para cultivo.

Importância ambiental

O meio ambiente também foi favorecido pelo aumento do cultivo da ostra, espécie que exige locais apropriados para desenvolvimento. O professor Jaime explica que essa atividade só pode ser feita em locais com boa qualidade de água. Isso fez surgir uma maior conscientização por parte dos produtores, que passaram a se comprometer com a limpeza do ambiente. Além disso, o molusco concentra material particulado presente na água e cria nichos ambientais, serve de sistema para auxiliar na remoção do excesso de matéria orgânica dos ambientes e de local para desenvolvimento de grande quantidade de fauna acompanhante. Assim, é comum nos locais de cultivo voltarem os camarões, os siris e os peixes que podem novamente fazer parte das atividades de pesca dos pescadores artesanais locais.

O LMM e o projeto

No Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC são desenvolvidas diversas etapas essenciais para o cultivo de ostras em Santa Catarina. Entre elas, o estoque de reprodutores, a fecundação, a indução para desova e a produção de larvas que depois se transformam nas sementes de ostras que são repassadas aos pescadores. Esse trabalho, desenvolvido pelo LMM é fundamental porque o principal tipo de ostra comercializada e consumida no estado e já difundida para vários outros locais do Brasil é a japonesa, espécie que se adaptou bem às condições do mar catarinense. Além da ostra japonesa, o LMM trabalha com três espécies nativas: a ostra de mangue, a Vieira e o mexilhão. No caso da ostra japonesa, o cultivo da semente em laboratório permite maior controle da produção, que é feita de acordo com a demanda.de moluscos por parte do produtores.

Em 1997, o LMM tinha capacidade de entregar aos produtores cerca de 400 mil sementes por mês. Hoje esse número passou para 5 milhões. Atualmente, com as tecnologias desenvolvidas, o laboratório repassa ao setor produtivo aproximadamente 40 milhões de sementes no ano, com capacidade atual de triplicar essa produção, caso haja demanda e programa a entrega às necessidades e demandas do produtor por épocas e quantidades. Além da própria equipe do LMM, o trabalho conta com a parceria da EPAGRI e desperta a participação de vários outros setores da UFSC. O trabalho associado ao cultivo de moluscos envolve profissionais de mais de 20 departamentos da universidade.

Os outros dois projetos vencedores da etapa Regional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria Inovação Social, são também ligados a instituições de ensino. Um deles tem como tema “Filtro para Desfluoretação de Águas Subterrâneas: Desenvolvimento Sustentável com Ênfase na Inovação Social” e foi desenvolvido pela Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc). O outro projeto selecionado é do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) e tem como título “Projeto Ñandeva – Oficina Trinacional de Desenvolvimento Artesanal”. No dia 11 de novembro será divulgado o trabalho que vai representar a região sul na etapa nacional do Prêmio, que deve ocorrer no fim de novembro em Brasília.

Mais informações com o professor Jaime Ferreira, e-mail:jff@cca.ufsc.br, 48 232-3013

Leia também: Engenharia Mecânica da UFSC é um dos vencedores da Etapa Regional Sul do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica

VESTIBULAR 2006/UFSC: inscrições iniciam nesta segunda

30/08/2005 16:04

Iniciam na segunda-feira, 5/9, as inscrições para o Vestibular 2006/UFSC. Este ano as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 3 de outubro, no site www.vestibular2006.ufsc.br. Esta é uma das mudanças operacionais do concurso da Universidade Federal de Santa Catarina. As provas serão realizadas de 11 a 13 de dezembro, das 15h às 19h, voltando a três dias de vestibular. O concurso abrirá 3.920 vagas para 62 opções de cursos.

O candidato deverá entrar no site www.vestibular2006.ufsc.br e preencher integralmente o Requerimento de Inscrição, enviando o documento via rede para a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). O candidato deve também imprimir o comprovante de requerimento de inscrição e o boleto bancário, para pagamento da taxa de R$ 70,00, até o dia 4 de outubro (as inscrições encerram no dia anterior, mas o pagamento pode ser feito até esta data). O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou em postos de auto-atendimento.

Os candidatos que foram beneficiados com a isenção total ou parcial (divulgada no dia 12/8), devem fazer sua inscrição por meio do link ´Inscrição para isentos´, no site do vestibular, usando o número do requerimento de isenção e o CPF. O candidato beneficiado com a isenção parcial, e que vai pagar R$ 35,00, deve efetuar o pagamento também até o dia 4 de outubro, prazo dado aos demais candidatos.

O candidato com inscrição deferida terá seus dados cadastrados e o local de realização das provas publicados no site do vestibular, no link ´Confirmação de inscrição`, a partir do dia 31 de outubro. A confirmação também será envida via e-mail aos candidatos que informarem este endereço eletrônico. As inscrições indeferidas serão divulgadas no site e o motivo será comunicado via correio. Os candidatos com inscrições preliminarmente indeferidas deverão entrar em contato com a Coperve até 18h do dia 11 de novembro. Depois desta data o indeferimento será definitivo.

Para realização das inscrições exclusivamente via internet, a UFSC contará com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, que se comprometeu a orientar as escolas para que disponibilizem computadores para que seus alunos possam realizar a inscrição. Há também o comprometimento de que as Gerências de Educação e Inovação (GEREIs) darão suporte tecnológico ao processo, disponibilizando seus equipamentos.

Alterações pedagógicas

Este ano o concurso passa também por mudanças pedagógicas. Uma delas é a inclusão de uma questão discursiva em cada dia de prova, para uma abordagem interdisciplinar. O objetivo é avaliar melhor o candidato, que deverá expressar seu conhecimento e desenvolver seu raciocínio na construção das respostas.

Outra mudança pedagógica refere-se à pontuação das questões. O fato de o candidato incluir nas questões de múltipla escolha alguma alternativa errada não irá mais, necessariamente, anular a questão. Porém, a inclusão de uma alternativa errada faz com que o candidato perca uma questão correta. O vestibulando também não poderá zerar em nenhuma disciplina. Ficam mantidos os pontos de corte do vestibular anterior, ou seja, a nota mínima para aprovação do candidato é 3,00 na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, 3,00 na Redação, e um mínimo de 20,00 pontos nas disciplinas de Língua Estrangeira, História, Geografia, Física, Matemática, Biologia e Química. As questões discursivas não estão incluídas no ponto de corte por serem interdisciplinares.

Provas

Com o retorno aos três dias, no primeiro serão realizadas as provas de Língua Estrangeira, de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira e Redação. No segundo dia acontecem as provas de Matemática, Geografia e Biologia e, no terceiro, o candidato responde as questões de Física, História e Química.

As provas serão realizadas nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. O candidato que necessitar condições especiais para realizar as provas deverá informar no requerimento de inscrição e comprovar com laudo médico encaminhado à Coperve até o dia 17 de outubro.

Mais informações:

Por parte da imprensa:

Devem ser obtidas com professor Edemir Costa, presidente da Comissão Permanente do Vestibular, telefone 48 331-9953.

Por parte de candidatos:

Acesse o site www.vestibular2006.ufsc.brou use o telefone da Coperve: 48 331- 9200

Data / Provas / Como será

1a Prova

Data: 11/12

Horário: 15h às 19h

Disciplinas: Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação

Como será

– 10 questões de múltipla escolha e/ou abertas de Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano)

– 10 questões de múltipla escolha e/ou abertas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

– Redação

– Uma questão discursiva de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

2a Prova

Data: 12/12

Horário: 15h às 19h

Disciplinas: Matemática, Geografia e Biologia

Como será:

– 10 questões de múltipla escolha e/ou abertas de Matemática

– 10 questões de múltipla escolha e/ou abertas de Geografia

– 10 questões de múltipla escolha e/ou abertas de Biologia

– Uma questão discursiva interdisciplinar, envolvendo Matemática e/ou Geografia e/ou Biologia

3a Prova

Data: 13/12

Horário: 15h às 19h

Disciplinas: Física, História e Química

Como será:

– 10 questões de múltipla escolha e/ou abertas de Física

– 10 questões de múltipla escolha e/ou abertas de História

– 10 questões de múltipla escolha e/ou abertas de Química

– Uma questão discursiva interdisciplinar, envolvendo Física e/ou História e/ou Química

Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas implanta banco de dados

30/08/2005 15:58

Os servidores da UFSC que tenham experiência como ministrantes em cursos e eventos de curta duração podem fazer parte do banco de dados que o Departamento de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas (DDPP) está montando. Objetivo é conhecer as potencialidades e as experiências dos servidores da instituição e planejar as atividades que visam a capacitação e a potencialização dos servidores técnico-administrativos e docentes. Os interessados devem preencher o formulário “Cadastro de Ministrantes” em um dos seguintes locais: Centro de Capacitação (atrás da ala A do RU), no andar térreo da Reitoria ou em www.oficinas.ufsc.br/cadastroministrante

Mais informações: 331 8240/331 9690.

Galeria de Arte expõe “Objetos (e/outros) Poemas” a partir desta quarta

30/08/2005 15:47

Abre à visitação pública nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, na Galeria de Arte da UFSC, a exposição individual “Objetos (e/outros) Poemas”, do poeta e artista plástico paulistano, radicado em Florianópolis, Cláudio Trindade. A exposição poderá ser vista até dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30. No dia 20 de setembro, às 16h, também na galeria, acontece o Encontro com o Artista, evento aberto a artistas, professores, estudantes e público em geral. A Galeria de Arte da UFSC funciona no edifício do Centro de Convivência.

A exposição apresenta cerca de 20 trabalhos que o artista produziu desde o início de 2004. A mostra contém Livros-Objeto, utilizando papel, filme, dados de jogo e outros materiais; Esculturas Óticas, com lupa, minirobô e dados ou cartas de jogo de baralho; Água Viva, com objetos, como peso de papel e gilete, sobre um pires branco; Comutadores, etc. Os trabalhos têm dimensões que variam de alguns centímetros a pouco menos de um metro. São objetos de tamanho reduzido, que sintetizam em pouco tamanho o discurso do autor, da mesma maneira que ele faz com os seus escritos, quando sintetiza os textos em forma de poesia: “Meus trabalhos são metáforas do diminuto; concisão da palavra”, diz o artista, que também é poeta com trabalhos premiados.

Cláudio Trindade, 38 anos, é paulistano de nascimento e reside em Florianópolis, onde graduou-se em letras pela UFSC, ocasião em que realizou “Poesia Concreta – Trajetória do Grupo Noigandres” como trabalho de conclusão de curso. Desde 1986 tem recebido destaque na área das letras, como o prêmio no concurso “Antologia Poética de Cidades Brasileiras”, publicado por editora do Rio de janeiro. O ator publicou o livro “Poesia Outro Dia” (1992) e “Ruído Branco” (2004).

Cláudio Trindade foi selecionado como um dos três representantes de Santa Catarina para o XII Salão Nacional de Poesia, de Montes Claros-MG (1998). Com participação em vários eventos ligados à poesia no País, Cláudio busca o aprofundamento constante, o que tem feito também como aluno especial na pós-graduação em Literatura na UFSC. Em março deste ano, seu trabalho poético foi matéria de capa em suplemento literário do Diário Catarinense.

Os trabalhos desta exposição o artista começou a desenvolver a partir do início de 2004, logo após a publicação de um de seus livros de poesias. A partir daquele momento o artista ausenta as palavras da poesia e parte para a experimentação da poesia com objetos: “Poesia é também aquilo que você vê, lê ou pensa e te deixa estagnado”, diz o artista. Esses trabalhos que foram produzidos no último ano e meio estão sendo mostrados pela primeira vez ao público nesta exposição na Universidade.

No Encontro com o Artista, dia 20 de setembro, Cláudio Trindade terá a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte. Nessa aproximação entre o artista e a comunidade ainda poderão ser relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos.

A Galeria de Arte da UFSC continua com inscrições abertas, até 29 de setembro, para apresentações de propostas de exposições de arte contemporânea, individuais ou coletivas, de artistas plásticos de todo o Brasil, e do estrangeiro, para realizarem exposições de artes visuais no primeiro semestre de 2006. Veja o roteiro para encaminhar propostas no site www.dac.ufsc.br

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do DAC – Departamento Artístico Cultural / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.

SERVIÇO:

O QUE: Exposição “Objetos (e/outros) Poemas” do poeta e artista plástico Cláudio Trindade.

QUANDO: De 31 de agosto a 30 de setembro de 2005, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30.

Dia 20 de setembro, às 16 horas, haverá o “Encontro com o Artista”.

ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência.

Gratuito, aberto ao público.

Contato com a Galeria: (48) 331-9683 e galeriadearte@dac.ufsc.br ou www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW]–DAC–PRCE-UFSC, com material da Oficina.

Banda Rufus nesta quarta no Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC – ATENÇÃO : cancelado devido ao mau tempo

30/08/2005 14:55

Banda de rock com músicas próprias em português e que preza a sinceridade criativa acima de tudo. É assim que se definem

os integrantes da Rufus, atração do dia 31 no Projeto 12:30. Além das composições próprias, o grupo faz covers de Foo Fighters, Coldplay, Incubus, Queens of the Stone Age, Audioslave e Los Hermanos. O show começa às 12h30 na Concha Acústica, em frente ao prédio do Centro de Comunicação e Expressão – CCE.

A banda está lançando seu primeiro CD, inteiramente gravado em Florianópolis. Consideram que o som, em português e de

autoria própria, “é uma fusão de estilos diferentes, resultando num instrumental que segue experimental sem deixar de ser

sofisticado, encaixando muito bem com o sentimento que as letras tentam transmitir”.

A preocupação com a sinceridade do trabalho é constante para o grupo, que se define como “emocional, mas nunca chato e nunca forçado”. Tentando fugir da atuação crescente do cenário rock, a Rufus procura “ser o que é”, demonstrando isso no recém gravado CD e nas apresentações.

A banda conta com os irmãos Helon Borba e Lenandro Borba, fazendo guitarra e vocal e bateria e backing vocal , respectivamente. O guitarrista Leonardo Rodrigues e o baixista Eduardo Zarur (ex-Insurreição) completam a formação do grupo.

O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró- Reitoria de Cultura e Extensão da

UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro. Artistas interessados em participar devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 331-9348/ 331-9447 ou por e-mail, enviando

mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO: Show com a banda Rufus

Onde: Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC

Quando: 31 de agosto de 2005, quarta-feira, às 12h30

Quanto: Gratuito e aberto ao público

Programa: Músicas próprias e covers

Telefone: 8803-1398

Fonte: Roberto Saraiva – aluno bolsista de Extensão

Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30

DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC

Mestrado em Nutrição, Metabolismo e Dietética abre inscrições

30/08/2005 11:03

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Nutrição, Metabolismo e Dietética da UFSC. Estarão disponíveis até 20 vagas, dependendo da disponibilidade dos professores e das linhas de pesquisa. O curso tem duas linhas de pesquisa: Estudo Dietético e Bioquímico relacionado com o estado nutricional, e Diagnóstico e Intervenção Nutricional em Coletividades.

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria do Curso de Pós – Graduação em Nutrição, no andar térreo do Centro de Ciências da Saúde, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. Podem ser efetuadas também pelo correio. Os documentos devem ser enviados para o endereço: Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Nutrição- CCS- Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Universitário Trindade- Florianópolis-SC, CEP 88040-970.

Para efetuar a matrícula são necessários os seguintes documentos: Ficha de Matrícula, Atestado de Matrícula, Relatório Parcial de Projeto de Pesquisa e o Curriculum Lattes, obtido na página do CNPq. Só após a entrega de todos os documentos é que a matrícula será homologada, com divulgação no dia 05 de outubro.

São quatro etapas de testes. A primeira etapa, eliminatória, é a Prova de Conhecimento e suficiência em Inglês, que acontece no dia 24 de outubro, às 14h. O resultado será divulgado no dia 26, às 9h. A segunda etapa, também eliminatória, é direcionada à análise do Anteprojeto, não sendo necessária a presença dos candidatos. A divulgação dos aprovados na segunda etapa e publicação do cronograma de entrevistas será no dia 27, a partir das 12h. A terceira etapa, classificatória, será a análise do Curriculum vitae do candidato, no dia 17. Os classificados serão entrevistados no dia 28, na última etapa do concurso.

A divulgação do resultado final acontecerá no dia 03 de novembro, a partir das 14h. Todos os resultados poderão ser checados na secretaria do curso ou no site.

Mais informações no site www.posnutri.ufsc.br ou pelo fone 0XX(48) 3315138.

Willian Vieira

Bolsita de Jornalismo da Agecom/UFSC

UFSC tem 14 Cursos de Graduação classificados com cinco estrelas no Guia do Estudante

29/08/2005 15:33

Dos 34 cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina analisados pelo Guia do Estudante da Editora Abril, edição de 2006, 14 obtiveram o conceito máximo – cinco estrelas. Outros 14 foram conceituados com quatro estrelas e seis com três estrelas. Nenhum teve média abaixo de três estrelas.

Cursos como Filosofia deram um verdadeiro salto, abandonando as três estrelas recebidas no ano passado para figurar como um curso cinco estrelas esse ano. Os que mantiveram a nota máxima foram Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Filosofia, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, além de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica – todos os quatro do Centro Tecnológico (CTC).

De acordo com o diretor do CTC, Júlio Szeremeta, a avaliação positiva espelha o trabalho de excelência realizado pelo centro. “Esse resultado é a realidade do que praticamos no CTC em termos de ensino”, aponta.

Pela quinta vez consecutiva, o Curso de Jornalismo da UFSC alcançou cinco estrelas na avaliação do guia. Obtendo o conceito “excelente” desde 2001, a publicação confirma o Jornalismo da UFSC como um dos melhores do país.

Este ano a publicação estará premiando os melhores cursos de cada área, no Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante e Banco Real 2006. Cada “melhor dos excelentes” receberá um troféu em solenidade realizada no dia 12 de setembro, no Teatro Abril em São Paulo.

Ao receber conceito máximo, o Curso de Jornalismo da UFSC se classificou para prêmio e, sendo o único cinco estrelas da área, são grandes as possibilidades de a instituição ficar com o troféu.

Já entre os que obtiveram quatro estrelas, um dos destaques foi o curso de Educação Física, que manteve a posição do ranking do ano passado, quando o curso foi elogiado pela integração entre a graduação e a pós-graduação nas pesquisas e extensão.

Por outro lado, alguns cursos caíram uma posição no ranking, passando de cinco para quatro estrelas, caso de Serviço Social, Engenharia de Controle e Automação Industrial e Engenharia Sanitária. Um resultado que pode ser revertido no próximo ano, segundo o diretor do CTC. “Continuaremos aprimorando nossas atividades, de forma que todos alcancem a excelência”, afirma.

O Guia do Estudante conta com o apoio de especialistas em educação e representantes de diversas entidades e empresas, além das equipes que visitam as instituições. A avaliação das instituições de ensino superior públicas e particulares é feito sob os seguintes critérios: produção científica, projetos de extensão, número e qualidade dos alunos formados, qualificação dos professores e a infraestrutura oferecida – como bibliotecas e laboratórios. O guia classifica os cursos com nenhuma, três, quatro ou cinco estrelas. De acordo com a editora, o Guia do Estudante/Melhores Universidades 2006 estará disponível nas bancas a partir do dia 19 de setembro.

A 14ª edição da avaliação do Guia do Estudante concedeu estrelas a 1459 cursos universitários oferecidos por 207 instituições de ensino brasileiras. Esse conjunto, que representa o que há de melhor no ensino superior do país, corresponde a 25,4% dos 5752 cursos avaliados pelo guia e a 26,4% das 784 instituições de ensino. A Região Sul concentra o segundo maior número de melhores cursos (27,6% do total). Em relação ao tipo de instituição, as universidades federais concentram 43% das estrelas.

Por Willian Vieira/ bolsista de jornalismo da Agecom

.

Programa destinado à terceira idade celebra 20 anos

29/08/2005 14:56

Fotos: Jones Bastos

Fotos: Jones Bastos

O Programa de Atividade Física e Dança Folclórica, vinculado ao Centro de Desportos da UFSC, está comemorando os seus 20 anos de fundação.

Idealizado pela professora Marize Amorim Lopes, do Centro de Desportos e destinado a pessoas da terceira idade, as atividades se iniciaram em agosto de 1985. Naquela oportunidade apenas cinco deles se matricularam para a prática de ginástica. A criação do programa aconteceu por recomendação do Núcleo de Estudos da Terceira Idade, na época coordenado pela professora Neusa Guedes.

Atualmente, o programa atende mais de 800 pessoas, sendo que a maioria entra por recomendação médica, como forma de auxiliar no controle de doenças degenerativas, assim como na promoção da qualidade de vida no envelhecimento. Somente na área de ginástica, são 11 turmas, em dois períodos. Além destas, três outras turmas funcionam fora do Campus. Uma na Serrinha, e outras duas na sede da Associação dos Moradores do Jardim Santa Mônica.

Os alunos também recebem aulas de hidroginástica, natação e dança de salão. O grupo de dança vem atuando em vários locais como associação de idosos, de moradores e colaborando com grupos de terceira idade em todo país. O resultado desse trabalho foi a recente gravação de um CD e um DVD com danças típicas e cantigas do folcore açoriano.

A programação comemorativa dos 20 anos envolve atividades na UFSC, como passeio de reconhecimento do Campus, ginástica de demonstração, em frente à reitoria.

Fora do Campus acontece no mês de outubro,no dia 1º, Caminhada na Beira-Mar Norte, a partir das 8h30min do bar Koxixos. No dia 3, à tarde, bingo na Associação dos moradores do Pantanal. O encerramento das festividades acontece no dia 28 de outubro, quando será realizado no Clube Paula Ramos, na Trindade, o Programa de Atividade Física e Dança.

Outras informações com as professoras Marize Amorim Lopes, (48) 9968-8933, e Tânia Bertoldo Benedetti, 331-9218

Por José Antonio de Souza/jornalista da Agecom

Colégio Agrícola de Camboríu já treinou mais de mil inseminadores

29/08/2005 13:49

O Colégio Agrícola de Camboriú, da UFSC, em parceria com o Centro Nacional de Treinamento de Produtores Rurais, oferece mensalmente, desde 1998, o “Curso de Inseminação Artificial em Bovinos”. O curso realiza-se também nos municípios de Indaial e Xanxerê. Nesta turma de agosto, formada recentemente, 16 participantes por turma, atingiu-se a soma do ‘milésimo inseminador’. No total, desde a sua criação, participaram do curso 1.011 alunos.

Segundo o professor Mailor José Bernieri, do Colégio Agrícola de Camboriú, os participantes aprendem sobre a inseminação para aplicarem em suas propriedades, “muito difícil algum sair com emprego fixo”. No site: www.cac.ufsc.br , do Colégio Agrícola existe maiores informações sobre a turma do ‘milésimo inseminador` e inovações para 2006.

Por Celita Campos/jornalista da Agecom

VESTIBULAR 2005: UFSC divulga 19ª e 20ª chamadas

29/08/2005 13:39

O Departamento de Administração Escolar divulgou a Décima Nona e a Vigésima chamadas do Processo Seletivo 2005. através dos Editais nº 37/GD/DAE/2005 e nº 38/GD/DAE/2005. Os convocados devem efetivar matrícula até 29 de agosto no Departamento de Administação Escolar . Todos foram convocados para o segundo semestre.

Os Editais nº 37/GD/DAE/2005 e nº 38/GD/DAE/2005 completos se encontram na página do DAE em Comunicações Acadêmicas.

www.reitoria.ufsc.br/dae

Através do Edital nº 37 foram convocados:

Enfermagem

FLAVIA FERON LUIZ

Medicina

EVANDRO DA SILVA AMORIM

BRUNA GRANDO KROEFF

Engenharia Elétrica

THIAGO VENIALGO TAVARES

Ciências da Computação

TIAGO ARAUJO DOS S PEIXOTO

Engenharia de Produção Elétrica

ANDRE MOREIRA MARTINS ARRUDA

KELLY PESAVENTO

Engenharia de Alimentos

BRUNO RICARDO KINIEWSKI

Ciências Econômicas

KARLA COELHO

RENATO SANTOS MAESTRO

HELGA ADRIANO BITTENCOURT

Ciências Econômicas (noturno)

VALQUIRIA SUTIL DE LIMA

Ciências Sociais (noturno)

YAN CARAMEL ZEHURI

Através do Edital nº 38 foi convocada

Jornalismo

MANUELA GONZATO FRANCESCHINI

Bisneta de Anita Garibaldi vem ao Brasil

29/08/2005 09:56

A bisneta da heroína catarinense Anita Garibaldi participa do “Seminário Internacional 170 Anos da Revolução Farroupilha/130 Anos da Imigração Italiana: O Legado de Bento Gonçalves, Garibaldi e Anita”. O evento acontece de 14 a 16 de setembro na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a presença de pesquisadores da Itália, dos Estados Unidos, Uruguai e de diversas cidades brasileiras.

A professora e cientista política Annita Constance Beatrice Garibaldi Jallet abre o seminário no dia 14, às 18h,com a conferência “Os Protagonistas da Revolução Farroupilha”. Seu avô, Ricciotti, era o quarto e último filho de Giuseppe e de Anita Garibaldi.

As inscrições são gratuitas e o evento também pode ser acompanhado on line através do site www.lasercom.jor.br/gauchos . Participam ainda do encontro o brasilianista Spencer Leitman, professor

americano, doutor em História, e o diretor do Museu Nacional do Uruguai, Enrique Mena Segarra.

Inscrições e Informações:

www.lasercom.jor.br/gauchos

Assessoria de Imprensa:Erika Hanssen Madaleno – Fones (51) 3330.1230 e (51) 9973.9491

www.hanssenmadaleno.com.br

Reunião analisa Programa Estudantes-Convênio

26/08/2005 16:44

A UFSC sediou, nos dias 24 e 25, o Encontro Regional do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), para avaliar as condições do programa em Santa Catarina e no Paraná. O encontro reuniu representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Educação (MEC), além de instituições e estudantes participantes do convênio. A reunião, organizada pelo Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI), foi realizada por iniciativa dos próprios Ministérios.

O PEC-G oferece a estudantes de países em desenvolvimento, principalmente da África e da América Latina, a oportunidade de formação em universidades brasileiras. A UFSC, uma das 72 instituições de ensino superior que faz parte do programa, já recebeu mais de 300 alunos através do PEC-G desde 1975 e, atualmente possui 83 alunos-convênio.

Os principais objetivos do encontro, realizado no Auditório do Centro Sócio-econômico, foram identificar as potencialidades e dificuldades do programa, achar soluções para problemas e estabelecer uma rede de cooperação recíproca entre os envolvidos no PEC-G. A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foram algumas das instituições que participaram da reunião.

Para obter mais informações ligue para o ESAI: 331-8225

Por Júlia Fecchio/bolsista de jornalismo e Celita Campos/jornalista da Agecom

Ainda há vagas nos minicursos gratuitos que serão oferecidos na 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

26/08/2005 15:54

Das 5.300 vagas oferecidas para os 173 minicursos gratuitos na 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, menos de 700 ainda estão disponíveis. As inscrições prosseguem até o dia 5 de setembro. Os interessados podem se inscrever no site www.sepex.ufsc.br. Quem não tiver acesso a computador e internet pode fazer a inscrição no terceiro andar do prédio da Editora da UFSC, entre 9h e 12h, e das 14h às 17h.

Os encontros têm duração de 4h (período único) ou 8h (em dois períodos) e serão realizados nos quatro dias do evento. Abrangem diversas áreas de pesquisa e extensão da universidade, incluindo todos os centros de ensino e áreas de conhecimento, alguns com títulos instigantes, como “Como construir uma máquina do tempo – oficina de física moderna”.

“Clássicos da Literatura em Libras/Português – Uma Avaliação”, com o objetivo de avaliar a Coleção “Clássicos da literatura em LIBRAS/PORTUGUÊS” em CD-Rom, visa incentivar a tradução de textos literários para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).Usar a mídia digital em experiências educacionais e/ou culturais com, por e para surdos e ampliar discussões sobre inclusão entre profissionais e alunos surdos de todo o Brasil.

Projeto de Protocolos com LOTOS/ISSO” – Os protocolos são imprescindíveis para o funcionamento de redes de computadores e de telecomunicações, e usados na automação de fábricas., em duas partes. Na segunda parte, serão desenvolvidos estudos de casos práticos e de interesse atual, incluindo um sistema para evitar a clonagem de telefones celulares.

Muitos minicursos serão voltados para a prática de exercícios físicos ou o desenvolvimento da saúde corporal e espiritual. Cursos de capoeira e capoeira angola serão oferecidos pelo Colégio de aplicação e pelo CDS. O curso de “Crítica Cultural e Capoeira” e também o curso “Capoeira e o Ensino da História da África: Apontamentos sobre os paradoxos convergentes”..

Uma boa opção principalmente para os novatos na UFSC seja graduação ou pós-graduação é o “Conhecendo a Biblioteca”, para propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a seleção de recursos e serviços para atender as necessidades informacionais.

Mais específico e não menos interessante é o “Da tradução como experiência”, indicado aos alunos da graduação, pós-graduação e tradutores, visa mostrar a partir dos pressupostos bermanianos a importância da tradução como intervenção cultural, isto é que esta prática pode vir a participar na manutenção das trocas interculturais.

Após a conclusão do minicurso, os participantes têm direito a um certificado, emitido pelo Departamento de Apoio à Extensão da UFSC

Obs: Todos minicursos citados possuíam vagas disponíveis no momento de veiculação desta matéria.

Por Willian Vieira / Bolsista de Jornalismo e Alita Diana jornalista coordenadora da Agência de Comunicação da UFSC

Oficinas gratutitas sobre Sentidos do Trabalho

26/08/2005 14:57

O que “trabalhar” significa na minha vida? Que tal compartilharmos

este e outros questionamentos nas “Oficinas sobre os Sentidos do

Trabalho”?

Prorrogadas as inscrições até 29 de agosto.

As oficinas propõem um espaço para reflexão sobre a temática “Sentidos

do Trabalho”, através de encontros vivenciais. Nos encontros serão

utilizadas dinâmicas para abordar este tema. O local das inscrições

é o SAPSI (Serviço de Atendimento Psicológico), nos arredores do

Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Data das oficinas:1º grupo: dias 30/8 e 6/9 das 18h às 21h; e dia

13/9 das 18h às 20h; 2º grupo: dias 19/9 e 26/9 das 14h às 17h; e

dia 3/10 das 14h às 16h.

Para maiores informações: 331-8577

ou com Artur Aguiar tsinho@hotmail.com, Helen Oliveira helennoli@hotmail.com, July Gomes july.flp@gmail.com

Brasil supera EUA em número de universidades com portais

25/08/2005 18:22

Metade das instituições brasileiras de ensino superior têm site na internet As instituições brasileiras de ensino superior fazem mais uso de portais na internet do que as norte-americanas. Enquanto no Brasil 50% das universidades e faculdades têm sites, nos Estados Unidos (EUA) este índice é de 37%.

Mas o americano acessa muito mais a internet para melhorar o ensino e a aprendizagem do que os brasileiros. Também 85% de toda a informação na web está na língua inglesa. Já as informações em português participam com menos de 2% na internet. Além disto, os americanos têm muito mais experiência com a tecnologia de informação (TI) do que os brasileiros. Os dados são de uma pesquisa inédita no País realizada pela Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo (USP). Ela deve ser feita novamente este ano.

O levantamento foi realizado no ano passado junto a 158 universidades e faculdades brasileiras. Algumas delas são de Campinas, como a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O coordenador científico da Escola do Futuro, Fredric Michael Litto, informou que a pesquisa foi “replicada” no Brasil, já que nos EUA é feita há 14 anos. “A existência de mais portais no Brasil do que nos EUA se deve ao fato de os alunos americanos morarem dentro do campus ou próximo a ele e, como conseqüência, têm as informações mais facilmente, enquanto que os brasileiros vão para as instituições após ou antes do trabalho” , explicou Litto.

Assim como nos EUA, os brasileiros podem usar a rede para consultar o acervo das bibliotecas, fazer matrícula, participar de cursos, acessar a nota, dentre outros serviços. Litto informou que de uma lista de 1,9 mil faculdades e universidades, enviada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), cerca de 400 eram “virtuais” . “Não conseguimos contato via telefone e e-mail porque as faculdades eram de fachada” , disse. “Outras 500 instituições, que têm menos de 500 acadêmicos, informaram que a enquete on-line era coisa do século 21 e não podiam responder porque operavam no século 18.”

Segundo Litto, a amostragem brasileira de 8% é “representativa e confiável”. Além de acessarem o site do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic para consultar o acervo da biblioteca, as alunas de pós-graduação Tatiane Tomasi e Ana Carolina Sousa Morais também levam de casa, em Porto Alegre (RS) e Bocaina de Minas (MG) respectivamente, mais tecnologia para as aulas. O curso de especialização em dentística restauradora da São Leopoldo é ministrado por módulos em Campinas. “Trago a máquina digital para fotografar os casos clínicos antes e depois das intervenções e jogo as fotos para o micro” , disse Tatiane. “Os professores dão a aula no computador, com datashow, e depois cedem o CD para a gente” , explicou Ana Carolina. “Trago o laptop porque posso abrir o CD já na faculdade e, às vezes, até faço os trabalhos; com isto, evito ficar numa possível fila.”

O site da São Leopoldo, bem como da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), foi desenvolvido pela Studio6. O produto da empresa se chama E-Student, que fornece diversas ferramentas aos alunos, professores, funcionários, diretores e a instituição. O website ainda tem a função de integrar o banco de dados da faculdade de forma segura. A Agência Anhangüera de Notícias (AAN) procurou 20 instituições de ensino em Campinas para dimensionar o uso das TIs por elas. Treze responderam às perguntas on-line.

Fonte: Portal Universia

Dois dias de palestras no II Encontro de Matemática Universitária

25/08/2005 10:46

O “II Encontro de Matemática Universitária”, promovido pelo PET (Programa de Educação Tutorial) do Curso de Matemática da UFSC, está programado para acontecer de 12 a 15 de novembro de 2005. O evento é voltado para estudantes, pós-graduandos e professores de matemática e de suas áreas afins. Ao todo, serão 18 palestras, incluindo as de abertura e encerramento, com professores da UFSC e de outras universidades brasileiras, como UFRJ, UFSCar, UFMG, Unesp, Unicamp e IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Em cada horário agendado para o encontro acontecerão duas palestras. Portanto, logo na inscrição, o participante deve optar por uma delas. Por exemplo: as palestras “Simulando uma Onda” e “Mudanças de Escalas, Auto-Similaridade e Equações Diferenciais Parciais”, estão agendas para as 14h do dia 12. Ambas terminam no mesmo horário, às 15h. Todas as palestras se realizarão no sábado, 12 e no domingo, 13, nos auditórios da reitoria e do CED.

Para a segunda-feira, 15, não há nenhuma atividade programada. O site do encontro sugere aos participantes um passeio pela ilha de Santa Catarina. Na terça-feira, o professor Newton Carneiro da Costa, da UFSC, encerra o encontro com a palestra “Teorema da Incompletude de Gödel”.

A organização do evento coube ao PET de Matemática e ao “Instituto do Milênio para o avanço global e integrado da matemática brasileira”.

As inscrições vão até 15/10 e devem ser feitas via internet pelo site www.pet.mtm.ufsc.br/encontro2005, que também fornece informações a respeito do alojamento, da alimentação e do credenciamento.

Informações: encontro@pet.mtm.ufsc.br www.pet.mtm.ufsc.br/encontro2005. 331 -6809/ 331- 4210

Por Talita Garcia/ bolsista de Jornalismo da Agecom.

Abertas as inscrições parao XIII Encontro de Química da Região Sul

25/08/2005 10:37

As inscrições para o XIII Encontro de Química da Região Sul (13-SBQSul) estão abertas.

O evento ocorre no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, entre os dias 2 a 4 de novembro de 2005.

Para submeter trabalhos, realizar inscrições online e obter outras informações:www.qmc.ufsc.br/sbqsul2005

Contatos: sbqsul2005@qmc.ufsc.br

Fone: 48 3316844-ext 253

Fax: 48 3316852-ext 254

Fonte: Professor Marcus Mandolesi Sa´

Comissão Organizadora da 13-SBQSul

Juíza julga improcedente o pedido de aluna de permanecer com filho no espaço da Moradia Estudantil

25/08/2005 10:31

No dia 22 de agosto a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, foi oficialmente informada pela Procuradoria Geral da AGU junto a UFSC da decisão da Juíza Especial Federal Cível, Marjorie Cristina Freiberger Ribeiro da Silva, exarada em 18 de agosto de 2005, julgando improcedente o pedido da aluna Fabiana Lopes Ribeiro de permanência com seu filho no espaço concedido junto à administração da Moradia estudantil.

11º Ciclo de Palestras da Engenharia Elétrica a partir de 29 de agosto na UFSC

24/08/2005 18:22

A partir da próxima segunda-feira, dia 29, estudantes, professores, empresários e profissionais se reunirão no 11º Ciclo de Palestras da Engenharia Elétrica (Cipeel). Além das tradicionais palestras, o evento oferecerá cursos, minicursos, debates, apresentação de cases e exposição dos trabalhos desenvolvidos no departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (EEL/UFSC). Organizado por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET-EEL), o Cipeel vai até 2 de setembro. Os interessados em participar devem inscrever-se até esta quarta-feira, dia 24.

Segundo a integrante do PET Anita Pinheiro Sant`anna, o objetivo do evento é aproximar estudantes, tanto da Elétrica quanto de outras áreas, de temas que não ganham muita ênfase no currículo da graduação. Neste ano, serão oferecidos seis cursos de doze horas e seis minicursos – cada um com quatro horas de duração. Entre os temas abordados estão segurança da operação de sistemas de energia elétrica; algoritmos genéticos e aprendizagem por reforço; redes convergentes; compatibilidade eletromagnética; processadores embarcados, entre outros. A taxa de inscrição para os cursos é de

R$ 30,00 e para minicursos é de R$15.

Como ocorreu em outros anos, também haverá um curso gratuito, aberto à comunidade, sobre o uso racional de energia elétrica. Além da professora do EEL Helena Flávia Naspolini, participarão das “aulas” dois profissionais das Centrais Elétricas de Santa Catarina: José Nemézio Benedet e Laerte Fernandes Figueiredo. Juntos, eles tratarão das diversas formas de reduzir o consumo de energia. “Esse é um curso bastante didático e, sempre que é oferecido, os participantes aprendem muito”, afirma Anita.

Ao longo da semana, convidados especiais – pesquisadores, empresários e profissionais da área tecnológica – irão apresentar palestras e cases. No primeiro dia do evento, por exemplo, o presidente da Comissão do Sistema de Implantação de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro Álvaro Luiz Pinheiro da Costa, e o engenheiro especialista em telecomunicações Luiz Anésio de Miranda falarão sobre as tecnologias utilizadas no sistema de telecomunicações do Projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). Essa palestra começa às 16h.

O primeiro case será apresentado também no dia 31. O analista Daniel Machado dos Santos explicará como a empresa TNT Logistics implementa e opera cadeias logísticas no Brasil e no exterior. Na sexta-feira, será a vez do gerente de marketing internacional da Weg, Roberto Lourenço, contar as estratégias utilizadas pela empresa para se inserir no mercado global. “Os cases tem a função de mostrar histórias bem sucedidas, para estimular o empreendedorismo”, ressalta Anita.

As inscrições para os cursos e minicursos do 11º Cipeel podem ser feitas pela internet ou na sede da Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (FEESC), no Campus Universitário. As demais atividades, que ocorrerão no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, são abertas ao público.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Débora Horn

Converse com os integrantes do PET/EEL (48) 331-9729

Programação completa do 11º Cipeel em www.cipeel.ufsc.br

Conheça o departamento de Engenharia Elétrica em www.eel.ufsc.br