Cursinho Pré-vestibular Popular da UFSC aprovou 35 na UFSC

30/12/2004 14:33

O cursinho ofereceu, este ano, 200 vagas para alunos carentes que haviam obtido isenção da taxa de inscrição do vestibular.

Relação dos alunos aprovados na UFSC

Alice Grings – Serviço Social – Noturno

Aline Oliveira Souza – Letras-Ling.Port. e Literat.de Ling.Port.-Bel/Lic – Noturno

Bruna Cardoso De Oliveira -História – Noturno – Bel/Lic

Claudemir Martins – Ciências Econômicas – Noturno

Cristiane Hirayama – Geografia – Noturno – Bel/Lic

Fabiano Costa – Ciências Contábeis – Diurno

Fabiola Vieira Da Rosa -Pedagogia

Fernanda Carvalho Teixeira – Serviço Social – Diurno

Fernando Harley De Souza -Ciencias Sociais – Noturno – Bel/Lic

Grace Gatto Pereira -Letras-Ling. Espanhola E Literat.Ling. Espanhola – Bel/Lic

Gretin Baer – Biblioteconomia – Noturno

Jaqueline Schmoeller- Serviço Social – Diurno

Kelly Cristina Cardoso – Serviço Social – Noturno

Ketyley Dallbello – Biblioteconomia – Noturno

Luana de Souza Ramalho -Ciências Contábeis – Noturno

Maira Massaneiro Melo – Ciências da Computação

Marco Aurelio Hinckel Silveira -Ciencias Economicas – Diurno

Misleine Aparecida De Castro – Fisica – Licenciatura – Noturno

Nathalia Cristina Matos- Educação Física – Licenciatura

Rafael Da Silva – Geografia – Noturno – Bel/Lic

Ravena Albino Nunes – Farmácia

Robson Rodrigues Feijo -Fisica – Licenciatura – Noturno

Sabrina Da Costa – Letras-Ling.Port. E Literat.De Ling.Port.-Bel/Lic – Noturno

Sandrine Allain – Design

Tatiana Rossi – Biblioteconomia – Noturno

Thayse Gabriela Dos Santos – Educação Física – Licenciatura

Vera Lucia De Moraes – Ciências Contábeis – Noturno

UDESC

Na UDESC dos 35 alunos inscritos, 12 haviam sido aprovados na primeira fase do vestibular. Deste 12, 4 se classificaram efetivamente.

Fabiano Costa – Geografia (classificado também para Ciências Contábeis na UFSC)

Fernanda Costa Pereira – Engenharia de Alimentos

Sandrine Allain – Artes Plásticas (classificada também para Design na UFSC)

Tatiana Rossi – Biblioteconomia (classificada também para Biblioteconomia na UFSC)

As alunas Nathalia Cristina Matos e Vera Lúcia de Moraes, que não foram classificadas na segunda fase para os cursos de Design e Geografia, respectivamente, na UDESC, foram aprovadas na UFSC. Nathalia para Educação Física e Vera Lúcia para Ciências Contábeis.

Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agência de Comunicação

Seminário debateu projetos de assentamento e reforma agrária

30/12/2004 14:31

Os projetos da UFSC, do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), e do MST (Movimento dos Sem Terras) na área de assentamentos e Reforma Agrária em Santa Catarina foram tema de seminário de um dia realizado na Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE), na UFSC, dia 9 de dezembro. O objetivo foi conhecer as diferentes propostas elaboradas pelas três instituições. Os representantes dos segmentos afirmaram que o encontro seria o primeiro de outros, com o próximo no começo de 2005. Foi sugerida, com boa aceitação por todos, a criação de um fórum sobre a Reforma Agrária e, também, que fosse lançado edital de um programa da UFSC que atendesse somente projetos nesta área.

Durante a manhã do seminário, foram apresentados seis projetos da UFSC que trabalham com Reforma Agrária e assentamentos. Na ocasião foi assinado convênio entre a Superintendência Regional do INCRA e a Fepese que beneficiará o projeto “Quilombos: Territorialidade e Cidadania”. O valor é de R$ 258 mil – sendo do INCRA a importância de R$ 190 mil e o restante da Fepese – para realização de assessoria, pareceres, estudos, relatórios e laudos. Os trabalhos de assessoria serão realizados pelo Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do CFH/UFSC.

O projeto Quilombos, coordenado pela professora Ilka Boaventrura Leite do Departamento de Antropologia, trabalha com as comunidades Quilombolas Invernada dos Negros, em Campos Novos, São Roque, em Praia Grande, no sul do estado de Santa Catarina, e a Comunidade Casca, no Rio Grande do Sul. Quilombos são grupos étnicos, predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se auto-definem a partir das relações com a terra, a territorialidade, o parentesco, as tradições e práticas culturais próprias.

Em relação ao Programa que terá como núcleo aglutinador de projetos os assentamentos, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCE) ainda irá elaborá-lo. A Pró-Reitora da PRCE, professora Eunice Sueli Nodari, acredita que a idéia é facilitar a integração entre os diferentes projetos e o movimento. “É necessário diferenciar que os projetos são da UFSC e não do MST. No programa nós iremos consultar a direção estadual do movimento para ver a viabilidade. Respeitando a individualidade de cada um.”

Durante a tarde do seminário o MST e o INCRA apresentaram as atribuições e as atividades que realizam. Segundo a direção regional do MST, o movimento trabalha desde os anos oitenta em Santa Catarina. Atualmente seriam 700 famílias assentadas e 20 mil pessoas trabalhando no movimento.

Para melhor integração entre o movimento e os projetos da UFSC e do INCRA, os representantes do MST explicaram a organização hierárquica em nível estadual, que é formada por frentes. Além da Frente de Luta, existem as Frentes de Educação, Produção, Cooperativas, Festas, Formação (capacitação política), Comunicação, Prevenção, Auto-sustentação e Cultura. Segundo Irma Bruneto, representante da direção regional do MST no seminário, 500 famílias formam uma brigada e a cada 100 famílias existem 5 coordenadores. “Todos os projetos têm boa intenção, mas alguns não conhecem nossas estruturas. Sem nos consultar, acabam fazendo um trabalho inconsistente” relatou Irma.

O superintendente regional do INCRA em Santa Catarina, João Paulo Strapazzon, enfatizou as dificuldades que a instituição do governo federal tem em assentar famílias. “A principal dificuldade é a obtenção de terras para os assentamentos” afirma. Outras dificuldades, segundo o superintendente, seriam a falta de crédito, infra-estrutura e assistência técnica para as famílias que buscam assentamentos. Por outro lado, João Paulo destacou os produtos fabricados com o logotipo da Reforma Agrária, os quais teriam alto valor agregado.

Por Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom

Curso de Extensão gratuito – História Africana: uma introdução – de 10 a 18 de fevereiro

30/12/2004 14:01

O Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas (NUER/UFSC) e o Grupo de Trabalho Etnia, Gênero e Classe da APUFSC estão organizando o curso de extensão “História Africana: uma introdução”, a ser ministrado pelo professor Henrique Cunha Jr. (Universidade Federal do Ceará) de 10 a 18 de fevereiro de 2005.

O objetivo é inserir o tema sobre a história da África e a cultura afro-brasileira junto a professores, estudantes e integrantes de movimentos organizados. Além de incentivar a discussão sobre o tema, a iniciativa cumpre as determinações da LDB/96, alterada pela Lei Federal nº 10.639 que inclui no currículo da rede pública de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e da Lei Municipal de Florianópolis nº 4446/94 que insere no currículo das escolas públicas o conteúdo “História Afro-Brasileira” e dá outras providências implicadas, especialmente na formação de professores/as e na concepção cultural, histórica e político-educacional daí decorrentes para o trabalho escolar.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na sede da APUFSC – Campus Universitário Trindade, entre 14 e 18 horas ou no site: www.apufsc.ufsc.br. O período de inscrição é de 13 de dezembro a 28 de janeiro. As vagas são limitadas e estão direcionadas, preferencialmente, para professores de escolas públicas municipais e estaduais da disciplina de História, educadores comunitários, integrantes do movimento negro e/ou outros movimentos organizados e estudantes dos cursos de licenciatura na área de Ciências Humanas.

Mais informações podem ser obtidas pelos fones 234 5216 ou 331 9425.

Cursinho Pré Vestibular Popular da UFSC aprova 35 candidatos no vestibular da UFSC

28/12/2004 13:59

O cursinho ofereceu, este ano, 200 vagas para alunos carentes que haviam obtido isenção da taxa de inscrição do vestibular.

Relação dos alunos aprovados:

Alice Grings – Servico Social – Noturno

Aline Oliveira Souza – Letras-Ling.Port. E Literat.De Ling.Port.-Bel/Lic – Noturno

Bruna Cardoso De Oliveira -Historia – Noturno – Bel/Lic

Claudemir Martins – Ciencias Economicas – Noturno

Cristiane Hirayama – Geografia – Noturno – Bel/Lic

Fabiano Costa – Ciencias Contabeis – Diurno

Fabiola Vieira Da Rosa -Pedagogia

Fernanda Carvalho Teixeira – Servico Social – Diurno

Fernando Harley De Souza -Ciencias Sociais – Noturno – Bel/Lic

Grace Gatto Pereira -Letras-Ling. Espanhola E Literat.Ling. Espanhola – Bel/Lic

Gretin Baer – Biblioteconomia – Noturno

Jaqueline Schmoeller- Servico Social – Diurno

Kelly Cristina Cardoso – Servico Social – Noturno

Ketyley Dallbello – Biblioteconomia – Noturno

Luana de Souza Ramalho -Ciencias Contabeis – Noturno

Maira Massaneiro Melo – Ciencias Da Computacao

Marco Aurelio Hinckel Silveira -Ciencias Economicas – Diurno

Misleine Aparecida De Castro – Fisica – Licenciatura – Noturno

Nathalia Cristina Matos Educacao – Fisica – Licenciatura

Rafael Da Silva Geografia – Noturno – Bel/Lic

Ravena Albino Nunes – Farmacia

Robson Rodrigues Feijo -Fisica – Licenciatura – Noturno

Sabrina Da Costa – Letras-Ling.Port. E Literat.De Ling.Port.-Bel/Lic – Noturno

Sandrine Allain – Design

Tatiana Rossi – Biblioteconomia – Noturno

Thayse Gabriela Dos Santos – Educacao Fisica – Licenciatura

Vera Lucia De Moraes – Ciencias Contabeis – Noturno

UFSC divulgou o listão dos aprovados

28/12/2004 12:09

primeiros colocados no vestibular - foto Paulo Noronha

primeiros colocados no vestibular - foto Paulo Noronha

A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou, nesta terça-feira, dia 28, o listão dos aprovados no Concurso Vestibular 2005. Às 10 horas, no auditório da Reitoria, aconteceu a cerimônia de homenagem aos 10 primeiros classificados no concurso. Cada um deles recebeu um kit com material institucional da UFSC. Os três melhores colocados receberam também o brasão da universidade.

O concurso vestibular 2005 abriu 3.920 vagas para 61 cursos, incluindo habilitações e opções (diurno e noturno).

O listão completo está fixado no Ginásio de Esportes da UFSC e também está disponível no site www.vestibular2005.ufsc.br

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor, reitor em exercício , professor Ariovaldo Bolzan, o presidente da Coperve, professor Edemir Costa e a professora Olga Ziguelli, diretora do Departamento de Ensino de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

O professor Edemir destacou a tranqüilidade que transcorreu o vestibular deste ano, apesar dos atropelos considerados normais, como candidatos que se atrasam. Frisou ainda que o processo do concurso do vestibular demanda, da equipe da Coperve, a preparação durante todo o ano para que tudo corra bem num concurso com mais de mais de 40 mil inscritos. Neste esforço há que destacar que, visando possibilitar maior acesso à universidade pública, a UFSC aumentou o número de isenções concedidas para a taxa de inscrição.

O professor Ariovaldo destacou a posição da UFSC entre as 10 melhores universidades brasileiras, sendo um dos reflexos desta qualidade o aumento de candidatos oriundos de outros estados, que aqui vêm fazer concurso, não pela facilidade do ingresso, mas pelo nível de excelência de nossa universidade., Em conseqüência, os egressos estão em melhores posição no mercado de trabalho. Finalizou afirmando que para cada um de nós que aqui estuda e trabalha e para os 3.920 novos integrantes da comunidade da UFSC, esta universidade é a primeira.

Após as falas das autoridades houve a cerimônia de homenagem aos 10 primeiros classificados no vestibular. Cada um dos presentes foi chamado e vivamente ovacionado pela platéia composta de familiares, amigos e o pessoal dos cursinhos.

Os 10 melhores colocados

1 – Renato Leandro Mattar Valente – Medicina

2 – Paulo Henrique Baumann – Engenharia Elétrica

3 – Amanda Amaro Pereira – Medicina

4 – Maurício Rigodanzo Mocha – Medicina

5 – João Ricardo Moreira – Medicina

6 – Ralph Canhete Ribeiro Silva – Eng. de Controle e Automação Industrial

7 – Karine da Costa Damiani – Medicina

8 – Bruno Pereira Dias – Física – bacharelado diurno

9 – Mariah Zanetti Mello – Medicina

10 – Helena Rangel Esper – Medicina

Renato L. M.Valente - primeiro colocado - e sua família

Renato L. M.Valente - primeiro colocado - e sua família



O primeiro colocado – a premiação de inteligência e esforço

Renato Leandro Mattar Valente tem 20 anos e fez o vestibular da UFSC pela terceira vez. É um exemplo de persistência, dedicação e renúncia às horas de lazer que, na juventude, tão dificilmente, têm que ser trocadas pelas horas de estudo. Afirmou que “em nenhum momento pensei em desistir porque conhecia a profissão que meus pais exercem e recebi deles o incentivo e a ajuda”.

Os pais de Renato são os cardiologistas Jamil Mattar Valente e Elizabeth Teodora Mattar Valente. Elizabeth é graduada em medicina pela UFSC. O filho mais velho do casal – Jamil Mattar Valente Filho, ingressou no Curso de medicina da UFSC em 2000 e foi o 9º colocado do concurso vestibular daquele ano. Acaba de ser aprovado num concurso para monitoria, também em cardiologia. Renato não sabe ainda, se vai seguir a mesma especialidade dos pais e do irmão.

A emoção e a alegria da família eram grandes: das duas avós à irmã mais nova que estava com olhos marejados de lágrimas felizes e também tios e primos que viram os esforços de Renato plenamente recompensados.

As matrículas

Os candidatos classificados para o primeiro e segundo períodos deverão

fazer sua matrícula nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Sala Climatizada

da Biblioteca Universitária, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As aulas do semestre letivo 2005.1 começam dia 28 de fevereiro.

A exceção é para os estudantes classificados para o Curso de graduação em Engenharia de Materiais, que farão sua matrícula nos dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do colegiado do curso. O calendário aprovado pelo Conselho Universitário da UFSC retificou a data divulgada no Guia do Vestibulando para o Curso de Engenharia de Materiais (constava dias 2 e 3 de fevereiro), já que o início das aulas deste curso será dia 1º (primeiro) de fevereiro.

Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agência de Comunicação

Notícias do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE

27/12/2004 11:12

A instituição pública deve prestar contas à sociedade sobre os processos e resultados de suas políticas e suas ações. A avaliação institucional é uma das formas de se fazer isso. A educação brasileira não tem ainda o costume ou uma cultura sobre avaliação, principalmente, sobre avaliação institucional. O que mais se tem feito é avaliação do desempenho do aluno para a sua classificação e certificação.

O ENADE faz parte do SINAES, Sistema de Avaliação Nacional da Educação Superior. O SINAES é uma proposta de avaliação um pouco mais ampla que o PROVÃO que vigorou até 2003. O ENADE é um de seus componentes e não se reduz a avaliação individual do aluno, nem tem o propósito de estabelecer um ranke entre as instituições. O ENADE se constitui em componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é um dos aspectos da avaliação institucional. Tem a finalidade de contribuir na elaboração do perfil da instituição, que é, no sistema atual, o resultado da avaliação institucional. Não se acredita que seja esta forma ideal de avaliação, há muito ainda que melhorar, mas é o estagio que a cultura da avaliação da educação brasileira atingiu expressa pela ótica do Ministério e operacionalizada pelo INEP. É a participação efetiva e crítica de cada um e das instituições que farão avançar este processo.

Da obrigatoriedade do ENADE

O ENADE é componente curricular obrigatório segundo art.5º, §5º da lei Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 , sendo que o estudante selecionado na amostra, pelo INEP deve realizar o exame para integralizar seu currículo. Alunos que não fizeram a prova do ENADE de 2004 não poderão colar grau, nem receber seu diploma e deverão apresentar ao MEC justificativa consubstanciada.

A justificativa é iniciativa pessoal do aluno e deverá ser encaminhada ao Ministério da Educação – MEC Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” – Inep Esplanada dos Ministérios Bloco L Anexo II, 4º andar – Presidência 70047-900 Brasília – DF

Dos novos cursos que deverão realizar o ENADE EM 2005

Conforme a PORTARIA Nº 4.049/04-MEC, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004

“Serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, no ano de 2005, os cursos das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, veja detalhes na portaria anexa”.

Visite www.mec.org.br e www.inep.org.br

Fonte: professora Araci Hack Catapan, diretora do Departamento de Ensino de Graduação/PREG/UFSC

HU contra o câncer genital

27/12/2004 11:02

Projeto desenvolvido no Hospital Universitário da UFSC está selecionando homens entre 16 e 23 anos para participarem, a partir de 2005, da Pesquisa contra o HPV e o Câncer Genital. Trata-se de um trabalho de referência internacional envolvendo vários países e milhares de pacientes. No momento estão sendo acompanhadas mulheres que foram vacinadas há dois anos com ótimos resultados, diz o pesquisador Edson Natal Fedrizzi.

Segundo Fedrizzi, o objetivo da pesquisa é prevenir o aparecimento de verrugas genitais (condilomas acuminados) ou de lesões pré-cancerosas e câncer de pênis. “A vacina é produzida com partículas semelhantes ao HPV em laboratório, portanto não há risco algum de contrair a infecção com o medicamento”.

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres e vem de uma família de vírus com mais de 150 tipos identificados atualmente. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero ou de pênis. Uma das características desse vírus é que ele pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, entrando em ação, em determinadas situações como na gravidez ou numa fase de estresse, quando a defesa do organismo fica abalada.

Na maior parte das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. A mulher tanto pode sentir uma leve coceira, ter dor durante a relação sexual ou notar um corrimento. Em seus estágios iniciais as doenças causadas pelo HPV podem ser tratadas com sucesso em cerca de 90% dos casos, impedindo que a paciente tenha maiores complicações no futuro.

Maiores informações podem ser obtidas através de Edison Natal Fedrizzi, “Projeto HPV” Térreo – HU/UFSC, fones: 331-9082, 233-6798 ou 9997-1922, e-mail: enfedrizzi@uol.com.br

Por Artêmio Reinaldo de Souza/jornalista da Agecom

Departamento de Matemática da UFSC e IMPA oferecem curso de atualização para professores de matemática

27/12/2004 10:59

O Departamento de Matemática da UFSC, em parceira com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, está promovendo o Curso de Atualização para Professores de Matemática do Ensino Médio no estado do Santa Catarina, destinado aos professores de matemática do ensino médio da rede pública e privada. Trata-se de um programa que visa oferecer treinamento gratuito,

abordando assuntos relativos às séries do Ensino Médio.

As inscrições serão aceitas até 10 de Janeiro de 2005. O curso conta com 100 vagas. O curso será realizado nas dependências da UFSC, no auditório da reitoria, no período de 24 a 28 de Janeiro de 2005.

Os interessados em participar do curso devem fazer sua inscrição exclusivamente por meio da homepage:

www.mtm.ufsc.br/ensinomedio

onde também podem ser obtidas maiores informações

Fonte: Departamento de Matemática da UFSC

UFSC divulga listão dos aprovados no vestibular nesta terça-feira

27/12/2004 10:24

A Universidade Federal de Santa Catarina divulga, nesta terça-feira, dia 28, o listão dos aprovados no Concurso Vestibular 2005. Às 10 horas, no auditório da Reitoria, acontece a cerimônia de homenagem aos 10 primeiros classificados no concurso. Cada um deles receberá um kit com material institucional da UFSC. Os três melhores colocados recebem também o brasão da universidade.

Após a cerimônia o listão completo será fixado no Ginásio de Esportes da UFSC.

Os candidatos classificados para o primeiro e segundo períodos deverão fazer sua matrícula nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Sala Climatizada da Biblioteca Universitária, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As aulas do semestre letivo 2005.1 começam dia 28 de fevereiro.

A exceção é para os estudantes classificados para o Curso de graduação em Engenharia de Materiais, que farão sua matrícula nos dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do colegiado do curso. O calendário aprovado pelo Conselho Universitário da UFSC retificou a data divulgada no Guia do Vestibulando para o Curso de Engenharia de Materiais( constava dias 2 e 3 de fevereiro), já que o início das aulas deste curso será dia 1º (primeiro) de fevereiro.

O concurso 2005 abre 3.920 vagas para 61 cursos, incluindo habilitações e opções (diurno e noturno). O concurso foi realizado nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Este ano, 41.322 estudantes se inscreveram para as provas. No ano passado foram 38.854 inscritos. Novamente o curso mais concorrido foi o de Medicina, com 55,79 candidatos por vaga, em seguida foi Cinema, com 24,67 e Direito Diurno, com 20,46.

O percentual de abstenções do vestibular 2005 foi de 11,07% (4.574 candidatos não fizeram as provas). O índice é ligeiramente superior ao do ano passado, que foi de 10,61%, mas este ano foram 2.460 candidatos inscritos a mais. Em Florianópolis o percentual de abstenções foi de 11,00% (3.089 candidatos não compareceram) e no interior foi de 11,21 % (1.485 candidatos deixaram de fazer as provas).

Segundo o professor Edemir Costa, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) tudo transcorreu tranqüilamente neste concurso. A equipe da Coperve empreendeu todos os esforços para que a divulgação acontecesse antes do fim do ano, diminuindo a angústia da espera de candidatos e familiares.

Mais informações sobre o concurso vestibular2005

Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agência de Comunicação

MEC vai fechar 36 cursos de pós-graduação.

23/12/2004 14:03

A Capes divulgou, dia 21,a lista dos mestrados com notas 1 e 2, incluindo o Mestrado em Ciências Médicas da UFSC. Este resultado leva ao descredenciamento, significando que os atuais alunos até poderão concluir o curso, mas não poderão ser abertas novas vagas.

Trinta e seis cursos de mestrado e doutorado, alguns deles oferecidos por instituições prestigiadas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP), deverão ser fechados por falta de qualidade. Eles foram reprovados em avaliação do Ministério da Educação (MEC) e, encerrada a fase de recursos, não conseguiram mudar o resultado. Nove ficam no Estado do Rio de Janeiro.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC responsável pela avaliação trienal da

pós-graduação brasileira, divulgou dia 21 a lista dos mestrados e doutorados com notas 1 e 2. Esse resultado leva ao descredenciamento,

o que significa que os atuais alunos até poderão concluir o curso, mas

não poderão ser abertas novas vagas e quem for admitido daqui para

a frente não receberá diploma. Ou seja, o curso não poderá continuar funcionando.

Na UFSC o Curso de Mestrado em Ciências Médicas recebeu o conceito 2, o que o coloca, automaticamente, na relação dos cursos a serem descredenciados. Tão logo houve a primeira informação do conceito, a UFSC apresentou recurso, que não foi aceito. Em conseqüência o curso não poderá mais abrir vagas.

Capes reprovou inicialmente 55 mestrados e doutorados

A Capes reprovou inicialmente 55 mestrados e doutorados, mas não divulgou a lista uma vez que havia ainda a possibilidade de recurso

e alteração da nota. Foi o que ocorreu com 19 cursos, o equivalente a 34% do total de reprovados na avaliação trienal de 2004, que

analisou o período de 2001 a 2003. Após a revisão, eles atingiram pelo menos a nota 3.

Somos cautelosos com o descredenciamento. É uma penalidade muito forte que pode acabar com um programa de pós-graduação. Historicamente é pequeno o número de recursos acolhidos, mas a maior proporção ocorreu nos cursos sob ameaça de

descredenciamento. Eles apresentaram recursos e provaram que tinham alguma qualidade que passara despercebida – disse o diretor de

Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro.

Referência não só no Brasil, mas no exterior, o sistema de avaliação da Capes verifica a produção científica dos professores e o fluxo de

mestres e doutores formados no período, entre outros itens. A escala vai de 1 a 7, sendo que as notas 6 e 7 são dadas apenas a

doutorados de excelência em nível internacional. A última avaliação trienal analisou 2.861 cursos, agrupados em 1.819 programas de

pós-graduação.

Dos avaliados, 62 programas obtiveram nota 7 e 145, nota 6. Já 31 ficaram com nota 2 e cinco com 1, totalizando 36 programas

reprovados.

A UFRJ teve reprovado o seu mestrado em ortopedia e traumatologia, na área de medicina, que ficou com nota 2. Já a Universidade do

Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebeu a nota 1 também no mestrado de medicina, na área de nefrologia. Outro mestrado da Uerj, em

ciências contábeis, ficou com 2. Assim como a Uerj, a Universidade Santa Úrsula também teve um curso reprovado com 1, a nota mais

baixa da escala. Foi o mestrado em educação matemática.

Segundo Ribeiro, diversas causas podem explicar o fracasso de uma pós-graduação, desde a demissão ou aposentadoria de professores até a falta de tradição de pesquisa na área. Outro motivo é a baixa produtividade. Após a reprovação do curso pela Capes, há instituições que reformulam o programa e pedem nova autorização de funcionamento. Outras simplesmente encerram a atividade.

A USP, a mais conceituada universidade do Brasil, teve seu mestrado e doutorado em prótese dentária, na área de odontologia, reprovado com a nota 2. Ribeiro disse que a USP está ciente de que seus programas de pós-graduação em odontologia são fragmentados e que a instituição já pensa em aproximar os cursos da área.

Os pareceres dos especialistas sobre o desempenho dos cursos avaliados e os motivos de cada resultado serão publicados na internet a partir de 30 de dezembro, na página da Capes (www.capes.gov.br).

Os resultados da avaliação serão agora encaminhados ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Segundo Renato Janine Ribeiro, o

CNE não costuma alterar nenhuma nota.

Por Alita Diana/ jornalista coordenadora da Agecom com informações de

Demétrio Weber/correspondente do jornal O GLOBO em Brasília e a partir do site da Andifes.

Labcal da UFSC é credenciado pelo Ministério da Agricultura para realizar análise de produtos de origem animal e água.

21/12/2004 18:05

Um grupo de auditores do Ministério da Agricultura avalia o sistema de qualidade dos laboratórios, sua parte técnica e burocrática desde 1999. Neste ano, os laboratórios passaram por testes finais para conseguir o visto para a análise de produtos de origem animal. Nenhum laboratório do estado de Santa Catarina, até então, possuia esse vínculo com o ministério. A portaria nº 108 de 16 de dezembro de 2004, publicada no Diário Oficial da União em 17 de dezembro, credencia o LABCAL para realizar análises de alimentos de produtos de origem animal e água.

Cinco laboratórios do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da (Labcal) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC realizam testes que indicam a qualidade dos alimentos. Os laboratórios, que fazem cerca de 500 análises mensais, são habilitados pela Reblas (Rede brasileira de laboratórios) e pela Anvisa.

As amostras enviadas pelas empresas passam por diferentes procedimentos analíticos que reconhecem a qualidade do alimento. “Se a amostra é perecível vai para a refrigeração ou congelamento, se não há um local específico para ser armazenado. O passo seguinte é pegar a amostra e realizar um procedimento analítico seguido de uma incubação final. É feita a leitura das amostras para constatar se há ou não organismos que classifiquem o produto como inadequado para o consumo”, explicou a gerente técnica dos laboratórios do Labcal, professora Cleide Vieira Batista.

O resultado dos ensaios é enviado à empresa que solicitou o teste no máximo 20 dias. Todos os produtos utilizados na alimentação escolar do Estado também são testados nestes laboratórios. Os alimentos destinados às instituições de ensino recebem um certificado de qualidade, que é obrigatório.

“Nós fomos o 20º laboratório do Brasil a ser habilitado à rede brasileira de laboratórios da Anvisa. Isso mostra a competência da nossa equipe técnica no controle da qualidade dos alimentos que analisamos. Isso é feito nos produtos que são consumidos não só no Brasil mas fora dele e também nos que chegam de fora para nós consumirmos”, disse Cleide.

Alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação de Cursos como Engenharia de Alimentos, Agronomia, Nutrição e Farmácia trabalham como bolsistas, estagiários ou até contratados. “O trabalho nos laboratórios também é uma forma de integrar o ensino com a extensão. E, com certeza, os alunos que passam por estes estágios já saem da universidade com mais experiência”, afirmou a professora.

Informações com a professora Cleide Batista e a bioquímica Maria Aparecida Lebarbechon nos telefones 334 2047 e 331 5392

Por Bruna Tiussu bolsista de jornalismo e Alita Diana jornalista coordenadora da Agência de Comunicação

HU contra o câncer genital

21/12/2004 13:48

Projeto desenvolvido no Hospital Universitário da UFSC está selecionando homens entre 16 e 23 anos para participarem, a partir de 2005, da Pesquisa contra o HPV e o Câncer Genital. Trata-se de um trabalho de referência internacional envolvendo vários países e milhares de pacientes. No momento estão sendo acompanhadas mulheres que foram vacinadas há dois anos com ótimos resultados, diz o pesquisador Edson Natal Fedrizzi.

Segundo Fedrizzi, o objetivo da pesquisa é prevenir o aparecimento de verrugas genitais (condilomas acuminados) ou de lesões pré-cancerosas e câncer de pênis. “A vacina é produzida com partículas semelhantes ao HPV em laboratório, portanto não há risco algum de contrair a infecção com o medicamento”.

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres e vem de uma família de vírus com mais de 150 tipos identificados atualmente. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo do útero ou de pênis. Uma das características desse vírus é que ele pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, entrando em ação, em determinadas situações como na gravidez ou numa fase de estresse, quando a defesa do organismo fica abalada.

Na maior parte das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. A mulher tanto pode sentir uma leve coceira, ter dor durante a relação sexual ou notar um corrimento. Em seus estágios iniciais as doenças causadas pelo HPV podem ser tratadas com sucesso em cerca de 90% dos casos, impedindo que a paciente tenha maiores complicações no futuro.

Maiores informações podem ser obtidas através de Edison Natal Fedrizzi, “Projeto HPV” Térreo – HU/UFSC, fones: 331-9082, 233-6798 ou 9997-1922, e-mail: enfedrizzi@uol.com.br

Por Artêmio Reinaldo de Souza/jornalista da Agecom

Prorrogadas as inscrições para o Magistério Público Estadual

20/12/2004 14:57

A Secretaria de Estado da Educação e Inovação (SED) prorrogou de segunda-feira (20) para o dia 6 de janeiro de 2005 o prazo de inscrição no concurso nacional para o Magistério Público Estadual. O secretário Antônio Diomário Queiroz informa que a medida atende à solicitação de muitos interessados que esperam receber o 13o salário para poder pagar a taxa de inscrição ou que ainda não conseguiram reunir a documentação solicitada. “Como se trata de um concurso público, queremos ampliar as possibilidades de participação. Quanto mais inscritos, mais chances temos de contratar os melhores professores e de garantir um ensino de qualidade”, declara.

Na sexta-feira à tarde (17), havia 53 mil consultas ao site do concurso e 22 mil pré-inscrições, o que demonstra que muitos interessados estão aguardando o 13o. salário e documentação para efetuar seu registro. Até essa quinta-feira dos 20.500 pré-inscritos 5.100 haviam se candidato às séries iniciais do ensino fundamental, 3.364 às áreas de ciências exatas e biologia, 5.186 à comunicação e expressão e 3.343 a ciências sociais. A retificação do edital alterando o prazo sai no Diário Oficial do Estado do desta sexta e deve circular na segunda-feira.

O concurso oferece 8 mil vagas de 10 horas semanais para professores de todas as disciplinas do ensino fundamental e médio e uma do profissionalizante (Ciências Agrárias). As inscrições devem ser feitas somente pela internet, através do site www.concursosed.ufsc.br. Os aprovados terão ingresso imediato no início do próximo ano letivo e o restante comporá o Banco de Recursos Humanos por dois anos, podendo-se chegar a 15 mil vagas de 10 horas.

Aberto pela primeira vez em caráter nacional, o concurso está atraindo professores do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, principalmente. As inscrições só serão confirmadas mediante o pagamento da taxa de R$ 60,00 nas agências do Besc, quando feitas em território catarinense e no Banco do Brasil nos demais casos. Os futuros ingressantes no Magistério terão a remuneração inicial de R$ 1.026,00 (incluindo incentivos por regência de classe e vale-alimentação) para o cargo de Professor com licenciatura plena e jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para participar é preciso ter formação superior específica na disciplina e idade mínima de 18 anos.

Inscritos para as primeiras séries do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) podem se candidatar ao mínimo de 20 horas semanais, enquanto os candidatos a disciplinas das séries finais do Fundamental (5ª a 8ª Série) e Ensino Médio podem se inscrever para o mínimo de 10 horas e o máximo de 40. O título de especialização, mestrado ou doutorado (informado na inscrição) deverá ser entregue nas Gerências Regionais de Educação, mediante protocolo de recibo até 7 de janeiro de 2005.

As provas de conhecimento geral e específico serão realizadas no dia 13 de fevereiro, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nas 29 cidades-sede das Secretarias do Desenvolvimento Regional. O conteúdo dos exames está publicado no site da Secretaria de Estado da Educação e Inovação (www.sed.rct-sc.br) e da UFSC (w.w.w.concursosed.ufsc.br), junto com edital que traz informações sobre vagas, provas, salários e documentos necessários para as inscrições. Nos mesmos sites será confirmado o local das provas a partir do dia 3 de fevereiro e o resultado final no dia 23 do mesmo mês, às 19:00 horas.

AREA DO CONHECIMENTO DISCIPLINA ÁREA DE ENSINO

Comunicação e Expressão Língua Portuguesa e LiteraturaLíngua Estrangeira Moderna: Inglês Italiano Alemão Espanhol Arte Educação Física 2, 32,32,32,32,32,31,2,31,2,3

Ciências Sociais GeografiaHistóriaEducação ReligiosaFilosofiaSociologia 2,32,3233

Ciências Exatas e Biológicas MatemáticaCiências BiologiaQuímicaFísicaCiências Agrícolas 2, 323333

Séries Iniciais- Ens.Fundam. 1

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones da Central de Atendimento ao Candidato: 331-6562, 221-6037 e 221-6021

Rua Antônio Luz, 111, CEP 88010-410, Centro, Florianópolis, SC; Fones: (048)99896900,2216161/6163;fone/fax2216162;e-mail: assessoriainformacao@ig.com.br; site: http//www.sed.rct-sc.br

Novos diretores dos Centros de Ensino foram empossados nesta terca-feira

17/12/2004 17:26

professora Viviane Heberle - diretora eleita do CCE

professora Viviane Heberle - diretora eleita do CCE

Os novos diretores dos 11 Centros de Ensino , recém-eleitos, tomaram posse nesta terça-feira, dia 21, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos.

Saiba quem são as novas diretoras e os novos diretores

CCA

Diretor: Enio Luiz Pedrotti

Vice-diretor: Antônio Augusto Alves Pereira

O professor Enio Luiz Pedrotti foi reeleito como diretor do CCA é

graduado em Agronomia pela UFRGS, mestre em Agronomia/Fruticultura pela

UFRGS e Doutor em Fisiologia Vegetal pela Universidade de Órleans,

França.

O professor Antonio Augusto Alves Pereira é graduado em Engenharia

Agronômica, mestre em Irrigação e Drenagem e possui doutorado em

Agronomia, área de concentração Irrigação e Drenagem

CCB

Diretora: Yara Maria Rauh Müller

Vice-diretora: Sônia Gonçalves Carobrez

A professora Yara Maria Rauh Müller, do departamento de Biologia

Celular, Embriologia e Genética, é graduada em História Natural pela

Universidade Santa Úrsula/RJ, mestra em Histologia Embriologia pela

UFRJ, doutora em Embriologia pela Universitat Erlangen-Nurnberg

(Friedrich-Alexander), UEN*, Nurnberg, Alemanha com Zur Untersuchung

der Embryonalentwicklung von Macrobrachium Carcinus (L.) (Malacostraca,

Decapoda, Natantia e livre docente pela UFSC.

A professora Sônia Gonçalves Carobrez, do departamento de Microbiologia

e Parasitologia é graduada em Ciências Biológicas pela USP, mestra em

Ciências Farmacológicas pela USP , doutora em Patologia Experimental e

Comparada, também pela USP com a tese Mecanismos imunológicos envolvidos

na forma indeterminada da doença de Chagas induzida experimentalmente.

Seu Pós-Doutorado. foi feito na Rijksuniversiteit Groningen, RUG,

Holanda

CCE

Diretora: Viviane Heberle

Vice-diretora: Lúcia Maria Nassib Olimpio

Viviane Heberle, que é professora do Departamento de Línguas e

Literatura Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês

e Literatura Correspondente (PPGI), é doutora em Letras pela UFSC, com

pós-doutorado na Universidade de Sidney, Austrália.

A vice-diretora Lúcia Maria Nassib Olímpio é professora do Departamento

de Língua e Literatura Vernáculas, mestra em Letras pela UFSC com

Complexidade sintática: uma variável pertinente para a compreensão da

leitura.

professora Olga Boschi - diretora eleita do CCJ

professora Olga Boschi - diretora eleita do CCJ



CCJ

Diretora: Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira

Vice-diretor: Antônio Carlos Wolkmer

A professora Olga Boschi , era a vice-diretora da gestão passada do

CCJ. Possui bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS e

mestrado e doutorado em Direitos Sociais pela Universidade Nacional

Autônoma do México.

O professor Antônio Carlos Wolkmer é mestre pela UFRGS e doutor pela

UFSC, autor de vários livros, dentre eles: Direito e Justiça na América

Indígena, Introdução ao Pensamento Jurídico Crítico e Os “Novos”

Direitos no Brasil.

CCS –

Diretor: Cléo Nunes de Sousa

Vice-diretora: Kenya Schimidt Reibnitz

Os professores Cleo Nunes de Sousa e Kenya Scmidt Reibnitz ocupavam os

cargos de diretor e vice-diretora respectivamente, quando da eleição no

CCS.

O professor Cléo Nunes de Sousa, trabalha na universidade há mais de 30

anos e é mestre em Odontopediatria pela UFSC com Profissional Crítico –

criativa em enfermagem – construção do espaço intercessor na relação

A professora Kenya Schmidt Reibinizt é doutora em enfermagem pela UFSC

com a tese :Profissional Crítico – criativa em enfermagem – construção

do espaço intercessor na relação pedagógica.

CDS

Diretor: Osni Jacó da Silva

Vice-diretor: Antônio Renato Pereira Moro

O professor Osni Jacó da Silva é graduado em Educação Física e Medicina

pela UFSC, mestre em Bases Biomédicas da Educação Física pela UFRJ com

Características do comportamento de peso, altura, dobras cutâneas e

maturação sexual de escolares no município de Florianópolis em dois

níveis sócio-econômicos distintos, doutor em Engenharia de Produção

pela UFSC. Autor de vários livros como Emergência e traumatismo nos

esportes, Exercícios e saúde: fatos e mitos e Exercícios em situações

especiais I e II.

O professor Antônio Renato Pereira Mouro é doutor pela UFSM com Análise

biomecânica da postura sentada: uma abordagem ergonômica do mobiliário

escolar.

CED – chapa reeleita

Diretor: Carlos Alberto Marques

Vice-diretora: Ana Maria Borges de Sousa

O professor Carlos Alberto Marques é graduado pela UFSC em Licenciatura

e Bacharelado em Química; mestre em Química Orgânica, também pela UFSC,

e doutorou-se pela na Universidade de Venezia (Itália) em Ciências

Químicas com Degradazione per via Chimica di Composti Organici

Contenenti Alogeni.

A professora Ana Maria Borges de Sousa, conhecida como Ana Baiana, é

educadora reconhecida por seu trabalho na área de prevenção de violência

nas escolas., é doutora pela UFRGS com Infância e violência: o que a

escola tem a ver com isso.

CFH

Diretora: Maria Juracy Toneli

Vice-diretora: Roselane Neckel

A professora Maria Juracy é a coordenadora da Pós-Graduação em

Psicologia, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela

USP. Seu mestrado, na área de Educação, foi cursado na UFSC.

A professora Roselane Neckel é do departamento de História, e autora do

livro A República em Santa Catarina: modernidade e exclusão (1889-1920).

Mestra pela PUC/SP com: Tensões e Imagens do Viver Urbano em

Florianópolis – 1910-1930.

CFM

Diretor: Méricles Thadeu Moretti

Vice-diretor: Tarciso Antônio Grandi

O professor Méricles Thadeu Moretti, do departamento de Matemática, era

vice-diretor na gestão passada do CFM, Graduado em Licenciatura em

Matemática pela UFSC, mestre em Matemática Aplicada pela UNICAMP e

doutor em Didática da Matemática pela Universite de Strasbourg I,

U.STRASBOURG I, Strasborug, França com L`exploitation des analyses

factorielles en didactique des mathématiques,

O professor Tarciso Antônio Grandi, do departamento de Física, é mestre

pela UFRGS e doutor em Física pela UFSC com Estudo de materiais

nanocristalinos :: cinética de formação da liga y-Ni20Zn80 utilizando

níquel nanocristalino

CSE

Diretor: Maurício Fernandes Pereira

Vice-diretor: Altair Borgert

O professor Mauricio Fernandes Pereira é graduado em Administração pela

UFSC, mestre em Engenharia de Produção /UFSC com “Mudança estratégica em

uma organização hospitalar: um estudo de caso dos últimos 20 anos.” e

doutor em Engenharia de Produção., também pela UFSC com a tese A

Construção do Processo de planejamento estratégico a partir da percepção

da coalizão dominante.

O professor Altair Borgert é graduado em Ciências Contábeis pela UFSC,

mestre em Administração pela UFSC com “Programa Troca-Troca e a política

de assistência e incentivo ao pequeno produtor rural do estado de Santa

Catarina no período 1983-1987” e doutro em Engenharia de Produção pela

UFSC com “ Construção de um sistema de gestão de produtos à luz de uma

metodologia construtivista multicritério”.

CTC

Diretor: Júlio Felipe Szeremeta

Vice-diretor: Edison da Rosa

Os professores Júlio Felipe Szeremeta e Edison da Rosa ocupavam os

cargos de diretor e vice-diretor respectivamente, quando da eleição no

CTC.

O professor Júlio Felipe Szeremeta é do departamento de Informática e

Estatística é mestre em Matemática pela UFSC com Cohomologia de

grupos, e faz parte do grupo de Segurança em Computação do INE, já foi

duas vezes chefe de departamento e duas vezes vice-diretor do CTC:

O professor do departamento de Engenharia Mecânica, Edison da Rosa é

doutor pela UFSC com O uso de polinomios cubicos de hermite no

planejamento de trajetorias de manipuladores. Florianopolis e autor,

entre outras obras, de Confiabilidade em sistemas mecânicos: uma

introdução

Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agência de Comunicação

Lançado o Edital Simultâneo FUNGRAD, FUNPESQUISA e PRÓ-BOLSA e PRÓ-EXTENSÃO

17/12/2004 17:25

Período para inscrição 21 de fevereiro a 7 de março de 2005. A divulgação dos contemplados será em 29 de abril

Foi lançado,na Sala dos Conselhos, com a presença do reitor Lúcio José Botelho, vice-reitor Ariovado Bolzan, o Edital nº 0001 de 16 de dezembro de 2004. O Edital simultâneo do FUNGRAD, FUNPESQUISA E PRÓ-BOLSA e PRÓ-EXTENSÃO reafirma a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão para a UFSC,que além do edital, que é um trabalho conjunto de três Pró-Reitorias – de Pesquisa, Pós-Graduação, e Cultura e Extensão, também realiza seu evento maior a SEPEX, já na sua 4ª edição, unindo Ensino, Pesquisa e Extensão.

A professora Thereza Christina de Lima Nogueira, pró-reitora de Pesquisa fez a apresentação do edital simultâneo no valor total de R$600 mil.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação Prof. Marcos Laffin comunicou no lançamento do Fungrad 2004 que o fundo de apoio irá contemplar 50 projetos de até R$4.000,00. Enfatizou que o Fungrad destina-se para projetos que visem à melhoria e/ou inovação do ensino de graduação. O Pró-Reitor lembrou ainda que as propostas que pretendem concorrer aos recursos deverão atender às questões diretamente relacionadas aos objetivos dos projetos pedagógicos dos cursos. Isto é, estarem comprometidas em promover maior integração entre as disciplinas; maior efetividade no desenvolvimento da aprendizagem; ampliar as condições de permanência do aluno na instituição. Enfim, atender à política institucional de contínua melhoria nas condições do ensino de graduação. Uma política pedagógica que possibilite contemplar os diferentes componentes do ensino-aprendizagem, tais como garantir melhores condições pedagógicas em sala de aula, em laboratórios, na realização de estágio curricular obrigatório, na inserção dos alunos em campos de ensino, em recursos didáticos que atendam a uma proposta metodológica de ensino experimental e ou inovadora.

O Reitor da UFSC, professor Lucio Botelho explicou que nos anos anteriores os recursos das fundações ajudavam a aumentar o valor dos Fundos, mas desta vez os R$600 mil, saíram do orçamentário da UFSC, com exceção da extensão. Ele espera que com a regularização das normas para cursos de especialização, a partir do próximo ano se possa contar com mais recursos. Lamentou que nos projetos de Extensão muitos tenham gastado quase toda a verba em aquisição de equipamentos e salientou a necessidade de se somar a necessidade ao mérito,

para a concessão de bolsas.

O Funpesquisa tem por objetivo apoiar pesquisadores iniciantes. Podem concorrer professores e técnico-administrativos doutorados há menos de cinco anos. O fundo não paga em dinheiro. O coordenador do projeto recebe o material permanente e o material de consumo para a pesquisa, além do outros serviços e pagamentos de encargos.

Os editais estão disponíveis em :

www.prce.ufsc.br

www.propesquisa.ufsc.br

e , brevemente em www.reitoria.ufsc.br/preg

Reforma universitária preocupa as universidades de Santa Catarina

17/12/2004 14:37

As universidades catarinenses estão preocupadas com a excessiva pressa do Governo Lula na condução da reforma universitária. Reunido dia 16, na Udesc, em Florianópolis, o Fórum Catarinense de Política da Educação Superior condenou os equívocos e retrocessos que constam na proposta formulada pelo ministro Tarso Genro, da Educação.

Lamentou também que o documento oficial não tenha incorporado ainda as contribuições enviadas ao MEC há seis meses pelo secretário de Educação e Inovação, Jacó Anderle, presidente do Fórum.

Na reunião , coordenada pelo secretário interino da Educação e Inovação, Diomário de Queiroz, foi definido um calendário de atividades de Fórum no sentido de evitar que a reforma seja decidida “na calada das férias”.

O MEC, conforme lembrou o reitor da UFSC, Lúcio Botelho, estabeleceu o dia 15 de fevereiro como prazo máximo para o recebimento de sugestões. O Fórum somará forças com a Andifes para que essa data mude para 30 de março. Para evitar “surpresas desagradáveis”, uma nova reunião está marcada para o dia 28 de janeiro, novamente na Udesc. Nesse período, cada instituição fará uma análise completa sobre a repercussão no sistema de ensino superior de SC.

E na primeira semana de fevereiro, as universidades se encontram com o Fórum Parlamentar Catarinense, pois entendem ser este o único caminho para interferir na reforma. Reforçando a mobilização, a UFSC reúne extraordinariamente o seu Conselho Universitário no dia 10 de maio.

Os membros do Fórum, integrado por todas as instituições de ensino superior do Estado, defendem uma “leitura política” do documento oficial. Sugerem “esquecer as perfumarias” e observar o “essencial”, pois perceberam que não se trata de um “projeto de Estado”, mas “expressão” de uma “posição de partido”. De antemão, detectaram pontos que ferem a Constituição Federal, sobretudo em relação à autonomia, além de possíveis prejuízos à regionalização do ensino superior.

Após ouvir as opiniões de todos os segmentos do ensino superior, o presidente do Fórum, Diomário de Queiroz, concluiu que a proposta do governo apresenta “problemas de ordem educacional, legal e política”, necessitando, portanto, de aperfeiçoamento. Diomário concordou com Lúcio Botelho quando ele alertou que a única chance para mudar o projeto é “a organização social”. Para o Fórum, o convencimento da bancada catarinense é fundamental para que as contribuições de SC venham a ser consideradas no Governo e no Congresso.

A Secretaria de Estado de Educação e Inovação comprometeu-se a contatar o MEC, solicitar apoio do governador Luiz Henrique e articular uma luta conjunta com os demais Estados através do Fórum dos Secretários Estaduais de Educação.

O Fórum debateu também a expansão do ensino superior em SC. Diomário falou dos reflexos das mudanças no artigo 170, que fornece bolsas a estudantes carentes, dos projetos de educação à distância e da criação de cursos estratégicos ao desenvolvimento regional. O reitor da UFSC fez palestra para explicitar o plano de interiorização da instituição, começando com um campi no Sul do Estado.

As propostas de SC enviadas ao MEC enfocam sete temas: o papel da universidade e suas relações com a sociedade e os governos; autonomia universitária; financiamento da educação superior; estrutura e gestão; acesso e permanência; programas e conteúdos e avaliação. A iniciativa foi elogiada no MEC, mas, por enquanto, continua desconsiderada.

Fonte: assessoria de imprensa

Mais informações com o presidente do Fórum, Antônio Diomário de Queiroz, pelos fones: (48)9969-1045 e 221-6161.

Reitor recebe Plano de Desenvolvimento Institucional

17/12/2004 09:53

Foi entregue esta semana ao reitor Lúcio Botelho, o PDI, elaborado por uma equipe multiprofissional. Sua finalidade é fazer um levantamento da universidade e conhecê-la por dentro. O plano é uma exigência do Ministério da Educação e faz parte do Programa de Avaliação Universitária. Embora a linha de pensamento e de elaboração do plano tenha sido determinado pelo ministério, o documento apresenta a cara exclusiva da Universidade Federal de Santa Catarina.

O resultado desse trabalho é um diagnóstico da nossa estrutura. Todas as informações estão concentradas num volumoso documento, que mostra as potencialidades da instituição, no que diz respeito a planejamento, infra-estrutura, assuntos estudantis, recursos humanos, ensino de graduação, ensino de pós-graduação, extensão universitária e pesquisa. Ele também apresenta um anexo com toda legislação mencionada no documento, facilitando, assim, a sua pesquisa.

O trabalho, segundo Eladir Domingos, que coordenou o projeto, faz com que a universidade olhe para si própria e veja em que pontos está acertando, o que precisa melhorar e que caminhos deverá seguir. “É um processo novo de avaliação e de reflexão a respeito da universidade. O resultado final disso poderá promover mudanças profundas”, afirma Eladir.

A equipe que desenvolveu os estudos teve Sérgio Pinto da Luz, como coordenador geral e os seguintes integrantes: Eladir Domingos, Cléia Cristina Búrigo, professora Maria de Lourdes P. Dias, professor João Carlos de Souza, professor Sérgio Fernandes T. Freitas e o professor Luiz Otávio Pimentel. O trabalho deverá ser colocado à disposição do público, através do site www.pip.ufsc.br

Por José Antônio de Souza/jornalista da Agecom

CONCERTO DE NATAL DA UFSC

17/12/2004 09:41

coral da UFSC

coral da UFSC

A Universidade Fedral de Santa Catarina convida toda a comunidade para assistir ao Concerto de Natal da UFSC, com a apresentação de Músicas de Natal, Músicas Populares e a Missa da Coroação de Mozart, que serão apresentados pelos corais: Coral da Universidade Federal de Santa Catarina, Associação Coral de Florianópolis e Orquestra Municipal de Florianópolis.

Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Data: 21 de dezembro, terça-feira, às 20h.

Entrada franca

Publicação documenta os 20 anos do Pólo Tecnológico de Florianópolis

17/12/2004 09:30

Um projeto editorial inédito, iniciado em outubro deste ano, está resgatando a trajetória de criação e amadurecimento do Pólo Tecnológico de Florianópolis nas últimas duas décadas, e tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2005.

A iniciativa editorial é da Redactor Comunicação, e conta com o apoio oficial da Funcitec (Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de SC/www.funcitec.rct-sc.br), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina/www.ufsc.br) e da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia/www.acate.com.br), que participam como parceiros institucionais e patrocinadores. Além da Redactor, dirigida pelo jornalista Mário Xavier, a equipe técnica do projeto inclui o

professor Clóvis Geyer, do departamento de Jornalismo da UFSC,e a Tempo Editorial, responsáveis, respectivamente, pela editoração eletrônica e iconografia da publicação.

“Nos últimos 20 anos Florianópolis tornou-se um case nacional de sucesso ao integrar a base de conhecimento técnico-científico da UFSC, em especial, a ações governamentais e privadas que resultaram num modelo de empreendedorismo tecnológico com mais de 150 empresas de ponta que comercializam sua produção para todo o País e geram milhares de empregos regionalmente, a maior parte deles de nível superior”, afirma o jornalista Mário Xavier, que acompanha o desempenho do setor desde o começo dos anos 80, quando trabalhou no Anuário de Informática da Região Sul.

Foi entre 1984 e 1985 que a capital do estado articulou as ações que viriam a dar nascimento de fato ao Pólo Tecnológico de Florianópolis, destacando-se como marco formal a criação da primeira incubadora empresarial tecnológica (pela Fundação Certi) e do primeiro condomínio industrial de informática (pela Acate), em 1986, ambos localizados, então, no bairro universitário Trindade.

Difusão de conhecimento

“Os resultados da pesquisa ora empreendida pelo projeto editorial da Redactor servirão para ampliar e atualizar a base de dados da Funcitec, contribuindo para um maior conhecimento e disseminação da cultura de inovação tecnológica não apenas junto ao ambiente acadêmico e empresarial, mas também na rede de ensino e nas comunidades catarinense e nacional de uma forma mais ampla”,

analisa o diretor geral da Fundação, professor Antônio Diomário Queiroz.

Já o reitor da UFSC, professor Lúcio José Botelho, considera que “a universidade não poderia deixar de apoiar esta iniciativa que irá documentar de forma objetiva e pontual os marcos referenciais do Pólo Tecnológico de Florianópolis e o papel fundamental que a academia têm tido na sua origem e consolidação, gerando e

disseminando conhecimento técnico-científico, desenvolvendo talentos

humanos, e materializando parcerias nos campos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”.

Para o diretor da Cebra e presidente da Acate, empresário Alexandre d´Avila da Cunha, “apesar do Pólo Tecnológico de Florianópolis ser uma realidade hoje reconhecida no Brasil e em alguns segmentos do exterior, faltava-nos um documento informativo que apresentasse de forma abrangente e consolidada um retrato histórico e atualizado desse universo do desenvolvimento local e regional, nos auxiliando na promoção institucional e mercadológica das empresas de base tecnológica aqui estabelecidas”.

CD interativo

Um Pólo Tecnológico (ou Pólo de Ciência e Tecnologia) costuma ser

conceituado como uma região de concentração industrial caracterizada pela presença dominante de pequenas e médias empresas de segmento empresarial de áreas correlatas e complementares, agrupadas por vocação natural em determinado espaço geográfico, e vinculadas operacionalmente com instituições de ensino e pesquisa e agentes locais, num esforço organizado de consolidação

e marketing de novas tecnologias.

Para tornar a publicação mais acessível e adequada ao tema da tecnologia, os editores optaram pela criação de um CD-Rom interativo que reunirá a Linha do Tempo do Pólo Tecnológico de Florianópolis associada a conteúdos de textos e iconografia já em pesquisa e elaboração sob a coordenação da Redactor. A direção de arte e o projeto de navegação do CD estão a cargo do professor Clóvis Geyer.

A documentação fotográfica histórica e atualizada será de responsabilidade da Tempo Editorial.

Especialistas convidados irão assinar artigos para a publicação. Consagrados profissionais que testemunharam passo a passo a evolução do Pólo local de Florianópolis, por exemplo, como o professor Carlos Alberto Schneider, estarão contribuindo com consultoria e revisão dos conteúdos especializados da publicação.

A concepção do projeto piloto Pólo Tecnológico de Florianópolis 20 Anos prevê ainda a posterior realização de pesquisas similares em outros municípios e regiões catarinenses com perfis tecnológicos também destacados, incluindo o Norte, Sul, Planalto e Oeste. Segundo o organizador da publicação, Mário Xavier, “o foco será sempre o de buscar uma radiografia ampla, isenta e atualizada do assunto, oferecendo informações qualitativas referentes aos diversos atores e agentes envolvidos em cada Pólo, e prestando um serviço de

interesse social, científico e mercadológico para Santa Catarina”.

Mais informações:

Projeto Pólo Tecnológico Florianópolis 20 Anos

Fonte: Jorn. Mário Xavier ou marioxavier@redactor.com.br

Fones: (48) 3025-2808 e 9619-9188

Oficina de teatro no verão

16/12/2004 10:47

O Teatro Artesãos de Dioniso com apoio da APG/UFSC ( Associação de Pós-Graduandos) está abrindo inscrições para a

Oficina de Teatro no Verão. Acontecendo desde 1997 na Universidade Federal, a Oficina tem sido uma alternativa cultural na

temporada de veraneio em Florianópolis. Este ano a oficina acontecerá dos dias 25 de janeiro a 17 de fevereiro, todas as

terças,quartas e quintas-feiras com duas turmas nos seguintes horários: 17 às 19 horas e das 19:30 às 21:30 horas. Durante a

semana de carnaval não haverá aula.

No programa da Oficina constam: Improvisação, treinamento de atores, construção da cena, teatro e seu espaço. Informações

pelos telefones 331-9632( das 12 às 16 horas) ou 91025852. Inscrições no horário das 12 às 18 horas no Centro de

Convivência, sala da APG no campi da UFSC na Trindade e as vagas são limitadas. Custo R$ 40,00.

Relógio de Sol será inaugurado nesta terça-feira às 10h

15/12/2004 14:43

Comemorando os 256 anos da chegada dos casais açorianos ao Brasil Meridional e os 20 anos do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, e integrando as comemorações dos 44 anos da UFSC — será inaugurado, nesta terça, 21, às 10 h, o Monumento Açores–Brasil.

Trata-se de um relógio de Sol equatorial, que além de fazer a marcação das horas durante o dia, também marca as mudanças das principais estações, além de fazer várias referências à cultura de base açoriana, presente em todo o litoral catarinense.

A solenidade ocorrerá no Campus da UFSC, no bairro Trindade, às 10h da manhã e contará com a presença de autoridades. A data e o horário exato da inauguração – 10 horas – diz respeito a ocorrência do Solstício de verão, que marca o início do verão no hemisfério sul do planeta. Quinze minutos antes da inauguração, a Terra começará a voltar sua inclinação para o Equador, que ficará paralelo ao Sol no Equinócio de outono, dia 20 de março, às 12 h.

A idéia para construção do monumento partiu do Geógrafo Eduardo de Souza, que em seu Trabalho de Conclusão de Curso na UFSC idealizou o Relógio de Sol utilizando a Roda Bolandeira dos engenhos tradicionais como suporte para a marcação das horas. O Relógio de Sol traz ainda o mapa da Ilha de Santa Catarina na face sul, que marca as horas no verão e o mapa do Arquipélago dos Açores na face norte, que marca as horas no inverno. Todos estes símbolos marcam o intercâmbio cultural, étnico e econômico entre Santa Catarina e a Região Autônoma dos Açores – Portugal.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, Joi Cletison “o NEA encampou esta idéia original, pois poderíamos ter um objeto super didático para vários cursos na UFSC, e ao mesmo tempo homenagearmos os nossos antepassados e também marcamos os 20 anos do NEA”.

Na etapa de execução do projeto foi convidado o arquiteto Vicenzo Berti para fazer o projeto arquitetônico, aprimorar o desenho do monumento e viabilizar a obra.

O Monumento Açores – Brasil conta com o patrocínio da Assembléia Legislativa da Região Autônoma dos Açores e da própria UFSC.

A próxima etapa após a inauguração do Monumento Açores – Brasil é construir outro Relógio de Sol, idêntico a este, nos Açores.

“Ao construirmos o Relógio do sol nos Açores estaremos criando um objeto que concretizará o intercâmbio e a aproximação do Arquipélago dos Açores com Santa Catarina”,conclui o Coordenador do NEA/UFSC.

Mais informações: www.nea.ufsc.br/monumento e (48) 331-9459

Joi Cletison – joi@nea.ufsc.br e 9982-8938

Vicenzo Berti – vb@equipedigital.com.br e 9102- 3456

Jornada de trabalho com horário especial será de 20 de dezembro a 11 de fevereiro

15/12/2004 09:18

Florianópolis, 14 de dezembro de 2004 Portaria nº 1040/GR/2004

O Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina no uso de suas atribuições que lhe confere o artigo 26 do Estatuto da UFSC;

Considerando que, em função do recesso escolar, 90% (noventa por cento) dos servidores docentes e técnico-administrativos gozarão férias regularmente no mês de janeiro, excetuando-se os servidores lotados no Hospital Universitário;

Considerando a necessidade de racionalizar o consumo de energia elétrica, água, serviços de telefonia e outros;

Considerando o interesse de compatibilizar a jornada de trabalho da UFSC com a dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, que adotam, igualmente horário especial de verão,

RESOLVE:

Art.1º – Estabelecer a jornada de trabalho dos servidores docentes e técnico-administrativos desta Universidade, de segunda a quinta-feira das 13h às 19h e sextas-feiras das 7h às 13h, durante o período de 20/12/2004 a 11/02/2005, em período único, salvo os serviços considerados essenciais.

Páragrafo único – Para os servidores lotados nos Colégios de Aplicação, Colégio Agrícola de Camboriú e Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, a jornada de trabalho estabelecida no caput deste artigo terá o seu término limitado pelo início das aulas, definido pelo calendário específico.

Art. 2º – A compensação do referido horário será efetuada no exercício de 2005, a partir de 14 de fevereiro até 20 de dezembro de 2005, atendendo as necessidades de serviço, sob acompanhamento da chefia imediata.

Professor Lúcio José Botelho

UFSC abre vagas para professor substituto em diversas áreas

14/12/2004 09:52

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

EDITAL N°003/ 04, de 13 de dezembro de 2004.

A Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas – DDPP, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, torna público a abertura de inscrições com vistas ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária nos termos da Lei n° 8.745/93.

1. Das inscrições:

1.1. Período de Inscrição: 14 a 17 de dezembro de 2004. Caso não haja candidatos inscritos no período acima especificado, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado por igual período.

1.2. Horário: das 10h às 12h e das 14h. às 16h.

1.3.Local: As inscrições serão realizadas na Secretaria dos Departamentos – Campos Universitário – Trindade e Itacorubí (CCA).

1.4. Taxa de Inscrição: 40 horas semanais: R$ 16 ( dezesseis ) reais, 20 horas semanais: 12 ( doze ) reais, que deverão ser creditadas na Conta Única do Tesouro Nacional, Banco do Brasil, Agência 4201-3, conta corrente 170500-8, código de recolhimento 15316315237017-7.

1.5. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar cópia do “Curriculum Vitae”, comprovantes dos requisitos exigidos no presente edital e comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.

2. Do Concurso

2.1. :Centro de Ciências Agrárias – CCA ( Itacorubí )

Departamento de Aqüicultura – AQI

Campo de Conhecimento: Cultivo de Microalgas e Aqüicultura Geral

Processo: 23080.033073/2004.72

Nº de vagas: 01 ( uma )

Regime de trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos: Formação e experiência comprovada na área; Diploma de Mestre em Aqüicultura.

2.2.: Centro de Ciências Biológicas – CCB

Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética – BEG

Campo de Conhecimento: Biologia Celular

Processo: 23080.033266/2004-23

Nº de vagas: 01( uma )

Regime de Trabalho: 40 ( quarenta ) horas semanais

Requisitos: Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins.

2.2.1.:Centro de Ciências Biológicas – CCB

Departamento de Botânica – BOT

Campo de Conhecimento: Biologia e Sistemática de Algas, Fungos e Briófitas & Fisiologia Vegetal

Processo: 23080.035046/2004-34

Nº de vagas: 01( uma )

Regime de Trabalho: 40 ( quarenta ) horas semanais

Requisitos: Curso de Graduação em Ciências Biolóigicas ou Titulação Superior na área de Botânica com enfoque em Biologia e Sistemática de Algas e Fisiologia Vegetal

2.3.: Centro de Comunicação e Expressão – CCE

Departamento de Expressão Gráfica – Curso de Design – EGR

Campo de Conhecimento: Design

Processo: 23080.032890/2004-11

Nº de vagas: 02( duas )

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos: Formação básica em: Design e áreas afins e conhecimento nas disciplinas: EGR: 5100, 5119, 5132, 5159, 5101, 5121 e 5156.

2.3.1: Centro de Comunicação e Expressão – CCE

Departamento de Expressão Gráfica – Curso de Design – EGR

Campo de Conhecimento: Métodos de Representação

Processo: 23080.032888/2004-34

Nº de vagas: 01 ( uma )

Regime de Trabalho: 40 ( quarenta ) horas semanais

Requisitos: Conhecimento em Métodos de Representação.

2.4.: Centro de Ciências Físicas e Matemáticas

Departamento de Química – QMC

Campo de Conhecimento: Química Geral e Analítica

Processo: 23080.033853/2004-12

Nº de vagas: 01 ( uma )

Regime de Trabalho: 40 ( quarenta ) horas semanais

Requisitos: Doutor em Química.

2.5.: Centro de Ciências da Saúde – CCS

Departamento de Ciências Farmacêuticas – CIF

Campo de Conhecimento: Administração Farmacêutica – CIF 5105

Estágio Supervisionado – Área de Saúde Pública – CIF 5106

Processo: 23080.034198/2004-10

Nº de vagas: 01 ( uma )

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos: Ser Farmacêutico com experiência na área de concentração.

2.5.1: Centro de Ciências da Saúde – CCS

Departamento de Ciências Farmacêuticas – CIF

Campo de Conhecimento: Farmacognosia

Processo: 23080.034218/2004-52

Nº de vagas: 01 ( uma )

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos: Ser Farmacêutico com experiência na área.

2.5.2: Centro de Ciências da Saúde – CCS

2.5.3: Departamento de Saúde Pública – SPB

Campo de Conhecimento: Saúde Pública ou Saúde Coletiva

Processo: 23080.034027/2004-91

Nº de vagas: 01 ( uma )

Regime de Trabalho: 40 ( quarenta ) horas semanais

Requisitos: Profissional Médico e/ ou da área de Saúde com conhecimento em Saúde Pública e experiência prática em comunidade.

2.5.4: Departamento de Saúde Pública – SPB

Campo de Conhecimento: Saúde Pública ou Saúde Coletiva

Processo: 23080.034070/2004-56

Nº de vagas: 01 ( uma )

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos: Profissional Médico e/ ou da área de Saúde com experiência em trabalho comunitário.

2.5.5: Departamento de Tocoginecologia

Campo de Conhecimento: Ginecologia/ Obstetrícia

Processo: 23080.01999/2004-23

Nº de vagas: 02 ( duas )

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos: Curso de Graduação em Medicina.

2.6.: Centro Sócio-Econômico

2.6.1: Departamento de Serviço Social

Campo de Conhecimento: Formação Sócio-Histórica da Sociedade Brasileira

Processo: 23080.033326/2004-16

Nº de vagas: 02 ( duas )

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos:Formação em Serviço Social; Especialização em SS ou áreas afins e Experiência Profissional de no mínimo 2 anos.

2.6.2.: Departamento de Serviço Social

Campo de Conhecimento: Fundamentos teórico-metodológicos da vida social

Processo: 23080.033327/2004-52

Nº de vagas: 02 ( duas )

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos:Formação em Serviço Social; Especialização em SS ou áreas afins e Experiência Profissional de no mínimo 2 anos.

2.6.3. : Departamento de Serviço Social

Campo de Conhecimento: Fundamentos do Trabalho Profissional

Processo: 23080.033328/2004-05

Nº de vagas: 03 ( três )

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos:Formação em Serviço Social; Especialização em SS ou áreas afins e Experiência Profissional de no mínimo 2 anos.

2.7. : Centro Tecnológico

Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos

Campo de Conhecimento: Engenharia Química

Processo: 23080.033570/2004-71

Nº de vagas: 01 ( uma )

Regime de Trabalho: 20 ( vinte ) horas semanais

Requisitos: Ser graduado em Engenharia Química

Remuneração:

3.1.: Regime 40 horas semanais – Graduação : 766,45 ; Graduação/Especialização: 858,42; Mestrado: 1.172,81 e Doutorado: 1.738,98;

3.2.: Regime 20 horas semanais – Graduação: 676,00; Graduação/Especialização: 676,00; Mestrado: 676,00 e Doutorado: 869,47

4. Das Disposições Gerais

4.1. A seleção dos candidatos ficará a critério dos Departamentos.

4.2. O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até 12 (doze) meses e poderá sofrer prorrogações de até 12 (doze) meses, conforme a legislação vigente.

4.3. O candidato que for professor do Magistério Superior e do I e II Graus das Instituições Federais de Ensino, não poderá ser contratado nos termos da Lei n° 8.745/93.

4.4. O candidato que ocupar cargo público, que não o de Magistério, poderá ser contratado desde que ocupe cargo técnico científico e que tenha compatibilidade horária comprovada.

4.5. Os candidatos que já exerceram a função de Professor Substituto nos termos da Lei n° 8.745/93, não poderão ser novamente contratados com fundamento nesta Lei, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do seu contrato anterior.

4.6. Os Candidatos Estrangeiros deverão comprovar na contratação o Visto Temporário V ou Visto Permanente, de acordo com a legislação vigente.

4.7. O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 01 (um) ano, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

CARLA CRISTINA DUTRA BURIGO – Chefe do Departamento de Potencialização de Pessoas

Telefone: 331 9497

Vestibular 2005 : Gabaritos do segundo dia de prova

13/12/2004 22:12

Vestibular 2005

Confira os

Gabaritos das provas de Física, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação.

e faça o cálculo on-line da pontuação.

Os candidatos puderam escolher como Língua Estrangeira: Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês ou Italiano e também fizeram prova de Redação.

Na redação os candidatos podiam escolher entre dois temas: o sistema de cotas nas universidades e a vaidade masculina.

O professor Edemir Costa, presidente da Comissão Permanente de Vestibular — COPERVE, informou que “tudo correu tranqüilamente neste segundo dia de prova”.

Os candidatos classificados para o primeiro e segundo períodos deverão fazer sua matrícula nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Sala Climatizada da Biblioteca Universitária, das 8h às 12h e das 14h às 18h . Excetuando os estudantes classificados para o Curso de graduação em Engenharia de Materiais, que farão sua matricula nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2005, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do colegiado do curso.

Pró-Reitores avaliam o vestibular 2005

13/12/2004 20:34

Neste segundo dia do vestibular da UFSC houve uma integração entre o Presidente da Coperve, professor Edemir Costa, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Marcos Laffin que em companhia da Pró-Reitora de Cultura e Extensão, professora Eunice Nodari e da Pró-Reitora de Pesquisa, professora Thereza Nogueira, fizeram uma visita aos locais de realização de provas do vestibular.

Estiveram em diferentes escolas públicas de Florianópolis e também nos diferentes Centros da UFSC, conversando com fiscais, coordenadores e pessoal de apoio e segurança.

Os Pró-Reitores enfatizam uma avaliação positiva da organização da Coperve na edição do vestibular 2005. Puderam presenciar a organização de espaços diferenciados aos candidatos em situações especiais, (gestantes, pessoas com fraturas, com doenças infecto-contagiosas e diferentes necessidades especiais), candidatos esses que demandaram atendimento personalizado de agentes da saúde e do setor médico especializado, em locais apropriados e reservados.

Registraram também alguns comentários dos candidatos que elogiaram o setor de informações que foi disponibilizado, facilitando a localização no campus, como também no terminal Rita Maria.

Ouviram também de alguns servidores técnico-administrativos e professores que estavam desenvolvendo as atividades de fiscais e coordenadores de área, de que “hoje eles estavam vivenciando um dia de atividades diferentes, observando e ouvindo as expectativas dos candidatos; uns manifestando a certeza de ter conseguido e outros declarando que voltariam no próximo ano para uma nova tentativa.”

Os Pró-Reitores entendem o desafio que o vestibular representa para os diferentes candidatos, como forma de ingresso na universidade pública, gratuita e de qualidade e avaliam as proposições necessárias para que muitos dos candidatos após a aprovação possam garantir a sua permanência na instituição.

  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3