Centro Acadêmico XI de Fevereiro comemora 72 anos de existência

31/08/2004 17:40

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) comemora dia 2 de setembro 72 anos de existência, por conseguinte é a entidade estudantil mais antiga do Estado de Santa Catarina. Pelos seus quadros já passaram grandes nomes do cenário catarinense e nacional.

Para comemorar esta data tão importante para todos os estudantes catarinenses, o CAXIF está promovendo o Seminário de Carreiras Jurídicas. Um ciclo de palestras sobre as profissões que são próprias dos bacharéis em Direito.

O evento acontecerá no período de 31/8 à 2/9 e será realizado no Auditório do Fórum do Norte da Ilha, ao lado do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Será totalmente aberto ao público e serão emitidos certificados de 12 h/a.

Programação:

Terça, 31/8, 19h – Advocacia

Adriano Zanotto – Presidente da OAB/SC

Marco Aurélio Moreira – Procurador Chefe da UFSC

Quarta, 1/9, 9h – Delegado de Polícia

Renato Poeta – Delegado da Polícia Civil

Renato Porciúncula – Delegado da Polícia Federal

Quarta, 1/9, 19h – Ministério Público e Magistratura

Pedro Sérgio Steil – Procurador Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina

Jurandi Borges Pinheiro – Juiz Federal

Quinta, 2/9, 19h – Ministério Público e Magistratura

Marco Aurélio Dutra Aydos – Procurador da República

Pedro Manoel Abreu – Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Arte sem Barreiras em exposição

31/08/2004 14:18

Pintura - Marcelo da Cunha

Pintura - Marcelo da Cunha

Quatro exposições de artes plásticas mostram o talento de artistas com necessidades especiais. Promoção do Programa Arte Sem Barreiras, de Florianópolis e da UFSC.

O evento faz parte do 1º Encontro Catarinense de Arte Sem Barreiras que acontecerá em Florianópolis em meados deste mês.

Abrem nesta semana em Florianópolis, dias 1º e 3 de setembro, quatro

exposições de artes plásticas que mostram o talento de artistas com

necessidades especiais, ou deficientes físicos, como se referem alguns.

Serão trabalhos em cerâmica, da artista Jussara Maria da Silva, de

Florianópolis; pinturas, de Marcelo Cunha, do Rio de Janeiro; cartuns, de Ricardo Ferraz, de Cachoeiro do Itapemirim-ES; e fotografias, de Evgen Bavcar, de Paris/França.

A exposição de fotos abrirá na sexta-feira, dia 3, na Galeria do MIS-Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, e as demais, no dia 1º, quarta-feira, no Hall do MIS e no Espaço Oficinas de Arte, todos

localizados no prédio do CIC-Centro Integrado de Cultura, na capital. A exposição está aberta ao público até 19 de setembro.

As cerâmicas de Jussara Maria da Silva, 46 anos, apresentam figuras de mulher, em momentos sozinhas ou com seus bebês. A artista incorpora outros materiais às peças, como pequenos travesseiros ou cueiros (fraldas), em tecido de juta alvejada. São cerca de cinco peças, com tamanho médio de 30cm, que mostram o trabalho dessa artista, natural de Campo Bom-RS, há anos morando em Florianópolis. Jussara é formada em Artes Plásticas pela FUCRI, de Criciúma. Há nove anos ficou cega devido a um fungo que se instalou no nervo ótico, no cérebro. Desde então precisou aprender a enxergar com as mãos. Sobre a exposição a artista diz que: “Abordo nela o movimento e a

expressividade, que poderão ser explorados através do toque, das emoções, sentimentos, vibrações e até mesmo a imaginação. Pois, acredito que o toque é um dos sentidos mais próximo da visão, ele nos possibilita fazer viagens maravilhosas através do tempo, instigando a nossa imaginação”. Jussara participou da criação do Comitê do Programa Arte Sem Barreiras de Florianópolis, onde atua como colaboradora desde 2001.

As pinturas de Marcelo Cunha, 34 anos, são realizadas segurando o pincel com a boca, pois o artista está tetraplégico desde 1991, devido a um acidente de mergulho. Autodidata, já participou de exposições individuais e coletivas em várias cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, e até no Chile.

Faz parte de uma associação de pintores de pé e boca, sediada na Suíça, presente em mais de 60 países, que tem contribuído

para o crescimento profissional dos artistas. Ano passado Marcelo lançou o seu livro “Renascido da Dor” e com muita coragem e alegria fala da sua atuação nos últimos cinco anos: “Através da minha participação em palestras, tive o privilégio de dividir meu otimismo com mais de 15 mil pessoas”.

Cerâmica de Jussara Maria da Silva

Cerâmica de Jussara Maria da Silva



Os cartuns do capixaba Ricardo Ferraz, 52 anos, são desenhos temáticos em que aborda a vida cotidiana dos portadores de deficiência, provocando de maneira bem humorada a reflexão da sociedade sobre temas como sexualidade, moradia, trabalho, cidadania, envolvendo a problemática das necessidades especiais, seus portadores e suas relações com a comunidade. Trabalhos que o artista vem realizando há 23 anos têm sido publicados em jornais e revistas especializadas e mostrados em dezenas de exposições itinerantes

pelo País. Vencedor de um concurso nacional promovido pela Rede Globo, uma vinheta de sua autoria foi veiculada pela emissora. Com poliomelite desde os cinco anos de idade, o artista encontrou nos desenhos uma fonte de terapia, pois ficava isolado num quarto longe das crianças da sua idade. Fundador da Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência, seu desfio é desmistificar preconceitos e lutar pelos direitos humanos: “Minha intenção é utilizar a arte como bandeira, um canal de comunicação, para sensibilizar as pessoas e

denunciar barreiras a que estão sujeitos os portadores de eficiência” diz o cartunista, que em 2000 lançou um livro de cartuns durante o XIX Congresso Mundial de Reabilitação Internacional e que acredita que os questionamentos da exposição possam trazer sugestões para novas soluções.

As fotos de Evgen Bavcar, nascido na atual Eslovênia, ex-Iugoslávia, em 1946, fazem parte de uma exposição itinerante de fotos de nus e de cidades históricas de Minas Gerais, que o artista produziu quando esteve no Encontro Internacional do Arte Sem Barreiras, em Belo Horizonte, em 2002. Bavcar é Doutor em História, em Filosofia e em Estética, além de fotógrafo e cineasta, Bavcar vive em Paris, e é um erudito, com simplicidade e bom-humor. Poliglota, fala esloveno, servo-croata, inglês, alemão, francês, italiano e espanhol. Bavcar perdeu a visão do olho esquerdo aos 10 anos, após ter sido perfurado por um galho de árvore. Um ano depois, Evgen brincava com um detonador de minas quando uma explosão atingiu seu olho

esquerdo. Os acidentes fizeram com que Bavcar descobrisse a realidade do “terceiro olho”. Esta exposição, com cerca de duas dezenas de fotos em preto e branco, abrirá ao público na sexta-feira, dia 3, no MIS.

Estas quatro exposições fazem parte do 1º Encontro Catarinense de Arte Sem Barreiras, com o tema Arte: Formação e Profissionalização, evento que acontecerá em Florianópolis de 16 a 18 de setembro, com apresentações artísticas, palestras, simpósios, cursos e oficinas. A participação é aberta ao público que poderá obter maiores informações sobre as inscrições, que já estão abertas, através dos telefones (48) 331-9369 – 334-2453 ou 9136-1422 e pelo e-mail artesembarreiras@ced.ufsc.br ou pelo site

www.ced.ufsc.br/artesembarreiras.htm

Esse Encontro é uma promoção da Very Special Arts/SC – Programa Arte sem Barreiras, de Florianópolis, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Núcleo de Investigação do Desenvolvimento Humano (NUCLEIND), do Centro de Ciências da Educação (CED), do Departamento Artístico Cultural (DAC/Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)com patrocínio da FUNARTE/Centro de Programas Integrados, e apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Florianópolis, BESC, Eletrosul, CAPES e PROESP.

Fonte: DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC, com entrevistas e consulta a material de apoio

_______________________________________________

SOBRE O ARTE SEM BARREIRAS

O Programa Very Special Arts Internacional foi criado em 1974 por

iniciativa de Jean Kennedy Smith, irmã do presidente John F. Kennedy,

com o objetivo de difundir e integrar à sociedade, através da expressão artística, portadores de deficiência. Hoje ele se faz presente em 86 países nos cinco continentes.

Há dez anos, em 1990, o VSA do Brasil foi o 53º país a se integrar ao

programa num contexto nacional de extrema rejeição, incompreensão e

ausência de sensibilidade para as questões da pessoa portadora de

deficiência.

Posteriormente incorporado às atividades da Fundação Nacional de

Arte/Funarte, do Ministério da Cultura, com o nome de Programa Arte Sem Barreiras, passou a atuar nacionalmente na formação, promoção e

integração sócio-cultural, através de comitês regionais e municipais,

que hoje somam 31, abrangendo capitais e cidades do interior do país,

coordenados por equipes de voluntários, com idéias e propostas afins.

Foi com o apoio desses comitês, e de dezenas de entidades públicas e

privadas, que realizamos, nesse primeiro período de 10 anos, cinco

Festivais Nacionais de Arte Sem Barreiras e quatro Congressos Nacionais de Arte-Educação, além de centenas de eventos regionais de artes integradas e participações em festivais internacionais, sempre

enfatizando e priorizando a necessidade da inclusão pela Arte.

Através dessas atividades buscamos sensibilizar e superar preconceitos, ampliando o entendimento e o conceito da sociedade sobre o deficiente.

Em Florianópolis este Comitê foi formado em Março de 2001, sendo

este o primeiro evento a ser realizado em Santa Catarina.

Último dia da programação dos 60 anos de Chico Buarque

31/08/2004 12:27

esta terça-feira, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, encerram as programações em comemoração aos 60 anos de idade de Chico Buarque, completados em junho.

A programação foi elaborada com palestras, apresentações teatrais e musicais, além da exibição de DVDs dos principais sucessos do cantor. A promoção do evento é do grupo de Núcleo de Estudos Poéticos-Musicais (NEPOM), vinculado a Pós-graduação de Literatura da instituição.

A programação do último dia do evento, 31 de agosto, traz a exibição do DVD Ópera do malandro e o debate de Marco Antonio Castelli e Toni Edson dos Santos, com mediação de Victor Luiz Rosa, a partir das 9h. Na seqüência, às 12h30min, haverá exibição do DVD Chico e as cidades, encerrando,às 18h com o DVD O país da delicadeza perdida.

Foram três dias de comemorações, em homenagem ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque. No último dia 26, o professor de musicologia e crítica literária do Instituto Cultural Cravo Abin (ICCA) da PUC carioca, Júlio César Valladão Diniz falou sobre a postura profissional do cantor diante do sucesso, a versatilidade em sua carreira, além de situá-lo numa rápida recapitulação da história da música popular brasileira, principalmente das décadas de 60 e 70. O professor também utilizou uma comparação do trabalho de Chico com o do cantor Caetano Veloso, e criticou veemente o recente CD do último artista. “O palco tem um sentido de metonímia para Caetano, tudo para ele é um palco”, afirmou Valladão em um tom irônico, mas bem humorado que agradou aos presentes.

Já no segundo dia das comemorações, 30 e agosto, o auditório estava lotado e o público ficou extasiado com as apresentações do Grupo Cena em OFF que fez uma performance do livro Budapeste, última obra literária de Chico Buarque. A partir das 17h, o palco foi do pianista Alberto Heller e dos cantores Beatriz Tironi, Fernando De Carli, Marcelo Villena e da própria organizadora do evento, também cantora, Tereza Virginia que interpretaram canções de Chico Buarque.

Para quem quiser ainda desfrutar da programação do evento e apreciar o trabalho do célebre artista é só comparecer hoje, durante todo o dia, no auditório do CCE. A entrada é gratuita.

Maiores informações sobre o NEPOM pelo telefone 331 9293 ramal 232.

Por Alexandra Alencar/bolsista de jornalismo

Administração Central da UFSC divulga nota de esclarecimento sobre novos valores da GED aos professores de 3° Grau

31/08/2004 10:14

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Tendo em vista o teor da Medida Provisória nº 208, publicada em edição extra do Diário Oficial da União de 20 de agosto p.p. e por orientação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social – PRDHS – e a Administração Central da UFSC esclarecem que:

1.Tão logo o MPOG emitiu comunicado a respeito dos procedimentos para inclusão dos valores atualizados da GED dos docentes de ensino superior, o DRH iniciou o processamento das informações relativas aos docentes de 3º Grau da UFSC, incluídos aqueles da ativa, os inativos e pensionistas;

2.Conforme orientação do MPOG o acesso ao sistema da folha de pagamento permaneceria liberado para a inclusão até às 20h30min dos dias 23 e 24 de agosto;

3.No entanto, às 19h30min do dia 24 o sistema SIAPE do MPOG ficou bloqueado em razão de sobrecarga, impossibilitando que se completasse a inclusão de 100% dos docentes da UFSC;

4.Imediatamente o DRH enviou registro do ocorrido ao SERPRO (Serviço de Processamento) e, posteriormente encaminhou-se ofício do Magnífico Reitor à Secretaria de Recursos Humanos do MPOG, solicitando novo acesso ao sistema a fim de operar a inclusão dos nomes não inseridos;

5.Por meio de correspondência às IFEs, o MEC solicitou informação daquelas instituições que enfrentaram dificuldades do acesso ao sistema, momento em que a UFSC procedeu o comunicado do caso de nossa universidade;

6.Em data de 30 de agosto houve de parte do MPOG a negativa de acesso ao sistema, ocasião em que foi informado que, aqueles nomes não incluídos na primeira operação só o serão na próxima folha, a do mês de setembro, a ser paga no início de outubro. Nesta mesma folha serão incluídos os valores retroativos a maio para todos os docentes, da ativa, aposentados e pensionistas.

Florianópolis, 31 de agosto de 2004.

A Administração Central da UFSC

Alunos da UFSC conquistam primeiro e segundo lugar no Campeonato Pan-Americano Universitário de Xadrez.

30/08/2004 16:37

Os alunos da UFSC Guilherme Deola Borges e Ricardo Bedin França conquistaram o primeiro e o segundo lugar na categoria Absoluto do Campeonato Pan-Americano Universitário de Xadrez, disputado em Lages, nos dias 19 a 22 de agosto. No evento, participaram 27 atletas de 16 instituições de ensino, sendo duas estrangeiras: UA-MEX e Ites-MCC, ambas mexicanas.

Após vencer o torneio, Guilherme Borges foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para integrar a equipe brasileira que representará o país no Campeonato Mundial Universitário de Xadrez, que será realizado em Istambul, na Turquia, entre os dias 6 e 11 de setembro.

Todos os seis atletas da delegação da UFSC, a maior do evento, ficaram bem classificados. Além do campeonato e do vice, a UFSC também obteve o 4º lugar, com o aluno Diego Pretto; o 8º lugar com Jaison José Bassani; o 9º lugar com Diogo Luiz de Oliveira e o 13º com Lúcio Costa Duarte.

O bom desempenho dos atletas da UFSC fez a universidade levar o título de Campeã Pan-Americana de Xadrez, com 27 pontos, 12 a mais do que a segunda colocada, a Universidade do Contestado (UNC).

Outra boa notícia para a UFSC, é a possibilidade de sediar a próxima edição do campeonato já que o Clube de Xadrez de Florianópolis conquistou junto à CBDU o direito de realização do evento no ano que vem.

Por Gutieres Baron/bolsista de Jornalismo da Agecom

X Encontro Estadual de História de 30 de agosto a 2 de setembro

27/08/2004 16:41

O Encontro acontece na UFSC e com o tema História, Cultura e Poder. Organizado em simpósios temáticos, reunirá pesquisadores

de várias áreas da história e de todo país e do Cone Sul para divulgar e debater pesquisas recentes.

Junto deste encontro, ocorrerão dois encontros nacionais:

2ª Jornada Nacional de História do Trabalho e o 3º Encontro

de Estudos de Gênero. O Encontro é aberto ao público. Organização da

Associação Nacional de História – Núcleo Santa Catarina e apoiado por

várias instituições .

Programação:

Credenciamento: (auditório da Reitoria – UFSC)

Abertura Oficial: 30 de agosto – 9h30min (auditório da Reitoria – UFSC)

Conferência de abertura: 30 de agosto – 10h (auditório da Reitoria

Professora Mirta Lobato (Universidade de Buenos Aires): Fronteras

Etéreas, Diálogos Posibles; Identidad y Cultura de Género en el Mundo de los Trabajadores

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DO EVENTO:

8h às 10h – Minicursos

10h às 12h – Simpósios Temáticos (incluindo 3ª Reunião Nacional do GT

Estudos de Gênero e II Jornada Nacional de História do Trabalho)

14h às 18h- Simpósios Temáticos (incluindo 3ª Reunião Nacional do GT

Estudos de Gênero e II Jornada Nacional de História do Trabalho)

19h às 22h – Conferências e Mesa-Redonda:

Conferência: Manolo Florentino (UFSC): Fugas e Quilombos nas Américas: uma reavaliação (2ª feira – auditório da UFSC)

3ª feira, 31, às 20h (Aud do CFH) Mesa-Redonda: “50 anos do Curso de História em Santa Catarina”

4ª feira 1/9 às 19h (Aud. do CFH)

Conferência: Rachel Soihet: Cultura, Trabalho e Participação Política: lutas e empoderamento feminino

5ª feira 2/9 às 19h (Aud. do CFH) Conferência de Encerramento: Antônio Pierucci (USP): Centenário de um Clássico: os 100 anos de “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, Max Weber

Lançamentos de Livros: 31 de agosto – Espaço do CFH – 18h às 19h30min

EXPOSIÇÕES:

“Drogaria Catarinense e a Propaganda de Medicamentos e Artigos de Toucador no século XX” – hall do CFH

“I Festival de Vídeos CD produzidos pelos alunos do Curso de Cinema na História do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC” – sala 318 – CFH

“Exposição da Cultura Material Indígena de Santa Catarina” – hall do CFH

Programação integral disponível em: www.cfh.ufsc.br/~anpuhsc

Apoios institucionais:

Universidade Federal de Santa Catarina

FUNCITEC – Fundação de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Núcleo de Estudos Históricos da UDESC

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão – UFSC

Pró-Reitoria de Pós-Graduação – UFSC

Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária – UFSC

Departamento de História – UFSC

Associação Nacional de História – ANPUH (núcleo Santa Catarina)

Programa de Pós-Graduação em História da UFSC

Centro de Filosofia e Ciências Humanas – UFSC

Fonte: Organização do evento

UFSC convoca a 15ª chamada do Vestibular 2004

27/08/2004 16:25

As 2 candidatas habilitadas devem realizar matrícula no Departamento de Administração Escolar da UFSC até 30 de agosto.

As duas candidatas estão convocadas para este segundo semestre.

Enfermagem

Melina da Costa Nicolazi

Paubola Americade Borba Muñoz

Informações: http://notes.ufsc.br/aplic/comunica.nsf?OpenDatabase.

e 331 6553

UFSC convoca a 14ª chamada do Vestibular 2004

27/08/2004 12:03

UFSC convoca a 14ª chamada do vestibular 2004

Os 10 candidatos habilitados devem realizar matrícula no Departamento de Administração Escolar da UFSC até 30 de agosto.

Todos os candidatos estão convocados para este segundo semestre.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Luiz Raphael Gonçalves Mareze

Marlon Southier

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Silmara Marta Sandri

Eduardo Francisco Israel

Myshel Rutkosky Silva

Rafael Areal da Silva Franzoni

Rodrigo Jaci Silva

CIÊNCIAS ECONÔMICAS(noturno)

Josiane Decker

Alexandre de Andrade

Viviane Costa Santos

Informações: http://notes.ufsc.br/aplic/comunica.nsf?OpenDatabase.

e 331 6553

Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense nesta sexta no Ribeirão da Ilha

27/08/2004 12:01

O Projeto 12:30 realiza nesta sexta-feira, 27 , às 13h30min, a

terceira etapa do Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense: Circuito

Grande Florianópolis, na Escola Básica Estadual Dom Jaime Câmara, no

Ribeirão da Ilha, localizada na região sul de Florianópolis.

O show fica por conta da banda Bandit que, fortemente influenciados pelo funk e pelo disco, prometem não deixar ninguém parado com suas músicas próprias e também com releituras de grandes clássicos dos Mutantes, Barão Vermelho, Caetano Veloso, James Brown, Jamiroquai, Kool & The Gang, entre outros.

“A nossa identidade é o funk, mas não deixamos de lado outros ritmos

como o reggae, o rock e, muito menos, os brasileiros”, diz Nelson Viana, vocalista e fundador da Bandit. Além do show, a Bandit também fará um bate-papo com os estudantes.

A Bandit é Nelson Viana nos vocais e guitarra, Nani Lobo no contrabaixo e Brother na percussão. Para este show, a banda contará com a participação do baterista Léo Garcia , integrante da banda Os Chefes.

Há mais de dez anos apresentando semanalmente atrações culturais aos

estudantes e comunidade universitária da UFSC, o Projeto 12:30 se

desdobra mais uma vez para partilhar seus bons frutos com outras

comunidades. Dando continuidade à experiência bem sucedia de 2003 em

cinco cidades do litoral do Estado, o objetivo do Intercâmbio

Catarinense este ano é levar artistas, que se apresentaram no campus da UFSC, para cinco escolas da Grande Florianópolis, promovendo shows e o intercâmbio cultural entre os músicos e estudantes das comunidades visitadas.

O Projeto estimula a aproximação entre público e artistas

através de bate-papos após a apresentação, buscando incitar a produção e a difusão de bens culturais em cidades de Santa Catarina.

O Projeto é realizado através de recursos do Pró-Extensão da UFSC.

“A receptividade dos alunos nas escolas, a curiosidade sobre o nosso

trabalho e o desejo de saber como poderiam formar os seus grupos

musicais têm nos incentivado a participar deste projeto de intercâmbio”, comenta Luís Fernando Coelho, que esteve no final de junho, junto com o Cravo-da-Terra, na Escola Altamiro Guimarães, em Antônio Carlos. As mais de 700 crianças e jovens de três a vinte anos assistiram à apresentação do grupo atentas e interessadas, e, no final, fizeram perguntas sobre os instrumentos e os shows do Cravo-da-Terra.

A quarta etapa do Projeto 12:30 Intercâmbio Catarinense será na Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Veríssimo de Farias, em Biguaçú. A atração ficará por conta da banda Brasil Papaya. Apenas mais uma escola será contemplada pelo projeto até o final deste ano. “Outros grupos musicais e comunidades escolares têm demonstrado interesse em participar do intercâmbio, mas é preciso o apoio de mais patrocinadores culturais para conseguir levar o projeto para outras cidades”, ressaltam os coordenadores Clóvis Werner e Marco Valente.

O Projeto 12:30 é uma realização do DAC – Departamento Artístico

Cultural, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC. Mais informações pelos telefones 331-9348 ou 331-9447.

Por Sylvia Dantas/ bolsista de jornalismo do DAC para

Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30

Inscrições para o Mestrado em Educação Científica e Tecnológica da UFSC

27/08/2004 10:52

As inscrições ao processo seletivo do curso de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica da UFSC para o preenchimento de até 20 vagas estarão abertas de 27 a 30 de setembro. A seleção será feita em três etapas, cada uma delas eliminatória.

A primeira fase consiste em análise das propostas de pesquisa e Curriculum Vitae. Não serão aceitas inscrições com propostas de projetos em Educação Matemática. Uma prova escrita, marcada para o dia 6 de novembro, será a segunda etapa. A última etapa é uma entrevista.

Sob responsabilidade conjunta do Centro de Ciências Físicas e Matemática (CFM), do Centro de Ciências da Educação (CED) e do Centro de Ciências Biológicas (CCB), e contando ainda com docentes do Centro Tecnológico (CTC), o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica tem por objetivo principal desenvolver atividades de ensino e pesquisa sobre a relação entre educação e ciência, especificamente sobre a compreensão do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o domínio das estruturas de pensamento exigido pela ciência e pela tecnologia, e sua inserção na sociedade brasileira para, à luz desse, promover um ensino mais adequado.

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica

Sala FSC 78 do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM)

UFSC 88040-900 Florianópolis SC

no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou por via postal com data de postagem até 30 de setembro de 2004.

O edital completo e a ficha de inscrição podem ser obtido na secretaria do curso, na Sala FSC 78 do prédio do CFM, ou no endereço www.ced.ufsc.br/ppgect/

Informações: 331-9234 ramal 218 ou ppgect@cfm.ufsc.br.

Por Anderson Porto/ bolsista de jornalismo da Agecom

VII Encontro Nacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais

26/08/2004 18:08

O Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC é o responsável, pela organização do VII Encontro Nacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais e I Encontro Interamericano de Educação Ambiental em Áreas de Manguezais que acontecem de 24 a 31 de outubro, em São Francisco do Sul.

A proposta é trazer o resgate do saber popular para o intercâmbio de experiências sobre a utilização dos mangues. As inscrições já estão abertas para diretores e técnicos do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Ministério do Meio Ambiente e de ONGs, como também para cientistas e professores universitários de todo país.

A organização do evento pretende trazer índios, pescadores, catadores de caranguejo, de berbigão, apicultores e desfiadeiras de siri. Além disso, haverá exposição dos artesanatos de bananeira, de taboa, de olho de peixe e presença dos pesquisadores de cada país das Américas, que tem manguezal, como Cuba, México e Caribe.

A escolha de São Francisco, como sede do evento, não foi por acaso. A cidade, situada a 226 km da capital, possui uma das maiores áreas de manguezais do estado de Santa Catarina, 167km2, além de 1400 famílias que vivem da pesca artesanal neste tipo de vegetação.

As informações sobre o prazo e preço das inscrições estarão disponibilizadas em www.VII-eneaam.ufsc.br

A promoção tem o apoio de entidades como o Ibama, Prefeitura Municipal de São Francisco, Museu Nacional do Mar, Casa da Família do Mar, entre outros.

Os manguezais brasileiros abrangem 9,8 mil km2 do território do país e se estendem do Cabo Orange (AP) ao município de Laguna (SC). São importantes berçários para diversas espécies, provendo-lhes nutrientes e os regenerando, mas que, segundo pesquisa recente do geólogo do Ibama, Zanoni Ferreira, estão ameaçados. O Estudo apontou diversas causas da destruição dos mangues destacando, entre elas, a ocupação dos terrenos por indústrias, seguida de poluição por efluentes químicos ou derivados de petróleo, loteamentos imobiliários, depósitos de lixo, desmatamento e o desvio de cursos d’água doce.

A destruição ou danificação de áreas de preservação permanente, como os manguezais, suas flores e faunas podem resultar em multa de até

R$ 50 milhões. O ecossistema está protegido por quatro legislações: Lei 4.771/65 (Código Florestal), Lei 6.938/81 (Política Nacional de Meio Ambiente), e Decreto 9.605/99, que regulamenta a lei 7.679/88 (de Crimes Ambientais).

Para mais informações, os telefones da organização do VII ENEAAM são (48) 331- 6916 e 331-9672 (fax) ou pelos endereços eletrônicos: www.VII-eneaam.ufsc.br ou eneaam@ccb.ufsc.br.

Por Alexandra Alencar/ bolsista de jornalismo

UFSC convoca a 13ª chamada do Vestibular 2004

25/08/2004 18:33

UFSC convoca a 13ª chamada do vestibular 2004

Os 25 candidatos habilitados devem realizar matrícula no Departamento de Administração Escolar da UFSC até 30 de agosto.

Todos os candidatos estão convocados para este segundo semestre.

Direito(noturno)

Gabriela Nicaretta e Machado

Marcio José Rodrigues Filho

Medicina

Ivan Schneider Boettcher

Odontologia

Henrique Keller Frutuoso

Ciências Biológicas

Gabriela Corso da Silva

Engenharia Civil

Odinir Klein Junior

Arquitetura e Urbanismo

Marcos Vinicius D. R. Guerreiro

Ciências da Computação

Bruno César Ribas

Rodrigo Micheli

Engenharia Química

Leandro Gusatto

Fernanda Luisa Goetze

Química

Vitor Rosa Sousa da Silveira

Daiane Paula Cunha de Quadros

Engenharia de Controle e Automação Industrial

Alex Pontes Buziquia

Pedro Henrique Teshima Shioga

Yuri Castilho Caldeira Brant

Paulo César Rosales Palomino

Danilo Santana Pereira

Matemática Licenciatura (noturno)

Maira Massaneiro Melo

Ciências Contábeis

Erlon Rodrigo da Silva

Direito

Ana Carolina Dias Higueras

Tatiane Godoy

Ciências Contábeis (noturno)

Ailton Daros Junior

Educação Física

Victor Recalcatti

Letras Secretariado Executivo (noturno)

Virginia Lucia Ficagna

Informações: http://notes.ufsc.br/aplic/comunica.nsf?OpenDatabase.

e 331 6553

Exposição Retrô sobre a Propaganda de medicamentos e artigos de toucador na UFSC

25/08/2004 11:43

Começa nesta quinta-feira, dia 26, a Exposição “Drogaria Catarinense e a Propaganda de Medicamentos e Artigos de Toucador no Século XX”, no CFH.

A mostra, que faz parte das comemorações dos 85 anos da Drogaria Catarinense, acontece integrada ao “X Encontro Estadual de História:

Trabalho, Cultura e Poder”.

A exposição, que resgata alguns dos melhores anúncios e jingles publicitários de medicamentos,higiene pessoal e cosméticos já veiculados no Brasil, é gratuita e está aberta a toda

comunidade.

Creme Rugol, Pílulas de Vida do Dr. Ross, Gumex, Emulsão de Scott, Pó de Arroz Orygam de Gally, Xarope São João e Sabonete Lifebuoy são exemplos dos cerca de 200 anúncios e 60 jingles que constituem o acervo, cuja seleção privilegiou a beleza plástica e o bom humor.

A mostra poderá ser visitada de segunda à sexta-feira, das 8h às

22 h, até o dia 9 de setembro.

Fonte: Assessoria de imprensa da exposição/ por Andressa Pereira

andressa@sqn.com.br

Ministra do Meio Ambiente proferiu palestra na UFSC

24/08/2004 15:57

Foto: Gutieres Baron

Foto: Gutieres Baron

Para uma platéia lotada, a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva proferiu a palestra na aula inaugural do Curso de Capacitação em Biossegurança de OGMS – Organismos Geneticamente Modificados, nesta segunda-feira, 23 de agosto, no Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Em seu discurso, a ministra defendeu o desenvolvimento sustentável aliado ao desenvolvimento social como

prioridade do Ministério do Meio Ambiente e afirmou que é inadmissível existirem 53 milhões de pessoas vivendo com menos de um dólar por dia num país que possui uma das maiores reservas de recursos naturais do mundo.

Com o tema “Biossegurança e a Política Ambiental Integrada” a ministra falou sobre como o governo Lula está construindo sua política de biossegurança. Segundo ela, ainda existem incertezas quando à existência de danos ou riscos à saúde humana provocados pelos transgênicos e, por esse motivo, deve-se ter cautela.

Mas isso não significa que o governo queira parar as

discussões. “É muito importante que sejam feitas análises exaustivas de novos produtos para a liberação ambiental. Por isso, o IBAMA baixou instruções normativas que regulamentam de forma simplificada o

licenciamento de pesquisa a campo”, explica a ministra.

Segundo ela, o Ministério do Meio Ambiente não está alheio às necessidades econômicas do país e trabalha no sentido de promover um desenvolvimento sustentável.

Como exemplo, a ministra citou a construção da BR 103 na Amazônia que pode ser uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região. “O Estado têm a obrigação de trabalhar como mediador das questões que tratam do desenvolvimento econômico e da preservação

dos recursos naturais”, disse a ministra.

Foto: Gutieres Baron

Foto: Gutieres Baron

O Curso de Curso de Capacitação em Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados – OGMs é uma promoção do Ministério do Meio Ambiente e Conselho Técnico de Biossegurança e objetiva capacitar analistas e fiscais envolvidos em atividades de licenciamento e

fiscalização de OGMS e seus derivados. Os Coordenadores

são Rubens Onofre Nodari e Nelson Jacomel Júnior. O Curso acontece de 23 a 27 de agosto no Recanto Champagnat, Altos do Morro da Lagoa da Conceição. As inscrições já estão esgotadas.

Instituições parceiras: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/SC), o Ministério da Agricultura,

Pecuária e Abastecimento (MAPA/SC) e a Polícia Ambiental

Por Gutieres Baron/bolsista de jornalismo da Agecom

Engenharia Ambiental oferece especialização gratuita

24/08/2004 15:45

Prorrogado até 3 de setembro o prazo de inscrição para o curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da

Universidade Federal de Santa Catarina (ENS-UFSC). Serão 480 horas-aula durante um ano, e mais seis meses para o desenvolvimento de monografia. Para participar do curso é preciso ter diploma de graduação em qualquer área. O curso é gratuito.

Esta é a primeira vez que o tema será ministrado em nível de pós-graduação Lato Senso. O curso é itinerente e abrange diversas cidades da região do Alto Vale do Itajaí, entre elas Rio do Sul, Ibirama e

Ituporanga. De acordo com o coordenador desse trabalho, o professor do ENS César Augusto Pompêo, o Alto Vale foi escolhido por ser o local onde ocorrem grandes problemas de inundação, saneamento e de

poluição por agrotóxicos e resíduos. O objetivo é conhecer os problemas, discuti-los e incentivar a produção de conhecimento na área de recursos hídricos. O curso é voltado principalmente para

profissionais de organizações não governamentais e do setor público.

“Há cerca de oito meses estamos preparando o curso e os materiais didáticos são inéditos”, afirma o professor. O cuidado no preparo das aulas e da estratégia pedagógica resultou em quatro diferentes

módulos temáticos teóricos: introdução a pesquisa sócio-ambiental, políticas ambientais, recursos hídricos e técnica e tecnologia.A prática também não foi esquecida e preenche, por meio de tópicos especiais, a carga horária do curso. As aulas serão ministradas em dois encontros mensais de três dias. O corpo docente é composto, em sua maioria, por professores da UFSC.

Segundo Pompêo, as expectativas em relação ao curso são as melhores possíveis, já que nunca foi realizado nada parecido na região. Ele espera uma grande procura por parte das pessoas, o que possibilitaria a realização de iniciativas como essa em outras regiões do estado.

Resultado de seleção e matrículas: 8 a 16 de setembro de 2004

Início das aulas: 23 de setembro de 2004

Fim do curso: março de 2006

Número de vagas: 60

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Amanda Miranda

Informações completas: www.neagua.ufsc.br

UFSC abre inscrição para concurso público para contratação de 11 docentes para o Quadro Permanente

24/08/2004 09:39

As inscrições podem ser feitas de 25 de agosto a 23 de setembro no Departamento de Recursos Humanos, no prédio da Reitoria da UFSC.

O Departamento de Recurso Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina divulgou o Edital097/DRH/04 que torna público a abertura de concurso público para o provimento de onze vagas nos cargos de professor de Carreira Magistério Superior, em regime de trabalho de dedicação exclusiva, para o Quadro Permanente, desta universidade. Nove vagas são para a classe de Adjunto, e as outras duas para Assistente.

Sobre as vagas para magistério superior:

Centro: Sócio Econômico / CSE

Departamento: Depto. De Serviço Social

Requisito específico: Doutorado

Vagas: 2 (duas)

Centro: Sócio Econômico / CSE

Departamento: Depto. de Ciências Contábeis

Requisito específico: Doutorado

Vagas: 3 (três)

Centro: Centro de Comunicação e Expressão / CCE

Departamento: Depto. de Expressão Gráfica

Requisito específico: Mestrado

Vagas: 2 (duas)

Centro: Centro de Comunicação e Expressão / CCE

Departamento: Depto. de Jornalismo

Requisito específico:Doutorado

Vagas: 1 (uma)

Centro: Centro de Ciências Agrárias / CCA

Departamento: Depto. de Engenharia Rural

Requisito específico: Doutorado

Vagas: 1 (uma)

Centro: Centro de Física e Matemática / CFM

Departamento: Depto. de Matemática

Requisito específico: Doutorado

Vagas: 2 (vagas)

As inscrições podem ser feitas do dia 25/8/2004 até 23/9, no Departamento de Recursos Humanos, no prédio da Reitoria.

A integra do edital (097/DRH/04 de 19 de agosto de 2004) e maiores informações podem ser obtidos no Departamento de Recursos Humanos, pelo telefone

(48) 331 9913 e nos sites www.ufsc.br/preg e www.drh.ufs.br

Centro de Cultura e Eventos da UFSC realiza primeiras formaturas

23/08/2004 16:43

Foto: Luiz Barbosa

Foto: Luiz Barbosa

O Centro de Cultura e Eventos (CCEV) realizou as duas primeiras formaturas do campus. Os alunos dos cursos de Ciências Sociais e Educação Física colaram grau no último sábado, dia 21 de agosto. O CCEV disponibilizou toda a estrutura necessária para o cerimonial, desde becas, capelos, canudos, até uma equipe para ajudar na organização, incluindo mestre de cerimônias e seguranças.

Foto: Luiz Barbosa

Foto: Luiz Barbosa

Para maiores informações sobre a locação do espaço físico da UFSC para a realização de formaturas, o telefone do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC é 331 9559

Décima edição do Ciclo de Palestras e Cursos da Engenharia Elétrica começa na UFSC

23/08/2004 11:12

O Ciclo de Palestras e Cursos da Engenharia Elétrica (Cippel) é organizado pelo Programa Especial de Treinamento (PET) e reúne, de 23 a 27 desse mês, professores, pesquisadores e profissionais de destaque na engenharia brasileira para ministrar minicursos, palestras e debater temas da área na Universidade Federal

de Santa Catarina (UFSC).

Eletrônica embarcada na indústria automotiva, Tv digital, I.A. e

algoritmos de detecção de fraudes, pesquisa e desenvolvimento no setor industrial brasileiro, trens elétricos e automação do processo de geração de energia elétrica são os temas das palestras. Também haverá cursos, feira de tecnologias e exposição das pesquisas e projetos do Departamento de Engenharia Elétrica.

É a décima edição do evento.

Informações com o acadêmico Alexandre Ferreira, do PET-EEL, pelo telefone 331 9729 ou 9119 5634.

Para saber mais sobre o Cipeel: www.peteel.ufsc.br/cipeel

Departamento de Engenharia Elétrica: www.eel.ufsc.br

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC (nucom@ctc.ufsc.br)

Palestras gratuitas do Emprenet em instituições de ensino da Grande Florianópolis começam esta semana.

23/08/2004 11:11

Palestras gratuitas do Emprenet em instituições de ensino da Grande Florianópolis começam dia 24 de agosto

Iniciativa visa apoiar novos empreendedores tecnológicos catarinenses.

Palestras estão abertas a estudantes e comunidade em geral.

O Projeto EmpreNet, lançado dia 10 de agosto na Acate – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, iniciará a realização de palestras com ingresso gratuito ao público interessado, neste mês de agosto, dia 24 na Unisul – Unidade Pedra Branca, dia 25 no Senai/CTAI de Florianópolis, dia 26 na Univali – Campus São José e 31 no Cefet-SC Florianópolis. Em setembro, as palestras ocorrerão dia 1º na Univali – Campus Biguaçu e dia 2 na UFSC. Informações detalhadas sobre o Emprenet, bem como os locais e horários das palestras podem ser obtidos no site [www.acate.com.br/emprenet].

O objetivo principal do Projeto Emprenet é promover ações de apoio a potenciais novos empreendedores, visando à estruturação de negócios de sucesso. É uma realização da Acate e da ENE – Escola de Novos Empreendedores da UFSC, com o apoio do Sebrae/SC e CNPq, parceria do Senai-SC/CTAI, Cefet/SC, UFSC, Unisul e Univali, e patrocínio da Intel.

O Emprenet quer ajudar pessoas que tenham boas idéias de produtos e/ou serviços na área de tecnologia e pretendam transformá-las em negócios: sejam técnicos de nível médio, estudantes do ensino profissionalizante, universitários (alunos de graduação e pós-graduação) ou profissionais com o terceiro grau completo. O Emprenet também está aberto a qualquer pessoa interessada da comunidade, seja aluno ou não das instituições parceiras.

Como funciona o EmpreNet

Para difundir gratuitamente conhecimentos sobre o assunto e, simultaneamente, identificar e beneficiar novos potenciais empreendedores catarinenses, o Emprenet promoverá as palestras e outras ações junto a instituições de ensino da Grande Florianópolis. O objetivo é sensibilizar os interessados quanto às potencialidades e aos riscos envolvidos na criação de empresas, distribuir materiais informativos e educativos como folder e cartilhas, cadastrar potenciais empreendedores, e realizar oficinas de trabalho para identificação e avaliação do perfil desses novos empreendedores.

Nas palestras, os participantes serão incentivados a cadastrarem no website do Emprenet idéias para a geração de produtos ou serviços de base tecnológica. Das idéias cadastradas, serão selecionadas 180, cujos autores participarão de seis oficinas com 30 participantes cada. Destas oficinas, serão selecionados os 30 melhores potenciais empreendedores, que participarão gratuitamente de um curso de 40 horas, para produzirem planos de negócios. Destes 30, serão selecionados seis para uma apresentação final, na qual serão certificados pela ENE e Acate, sendo que três deles receberão prêmios.

O EmpreNet nasceu como um aperfeiçoamento dos processos de “Incubação” e “Pré-Incubação” de empresas tecnológicas em Santa Catarina, e conta com a experiência do Núcleo de Empreendedores da Acate, administradora da incubadora MIDI Tecnológico, e da ENE/UFSC. O projeto tem o apoio oficial do Sebrae/SC e do CNPq, além das parcerias com instituições de ensino da região e patrocínio da Intel. Informações completas sobre como participar do EmpreNet, regulamento e inscrições podem ser obtidos no site [www.acate.com.br/emprenet]. Telefone para contato: (48) 331-9820. E-mail: [emprenet@acate.com.br].

Fonte: Assessoria de Imprensa do EMPRENET

Seminário Repensando as Organizações de 24 a 26 de agosto na UFSC

20/08/2004 18:36

“A atual crise do emprego que assola toda a Europa, e grande parte do mundo, reforça o interesse das ciências sociais pelo estudo dos problemas relacionados ao trabalho. Muitos destes estudos são contemplados no livro ‘REPENSANDO AS ORGANIZAÇÕES: Da Formação à Participação’, organizado por Aline dos Santos Laner e João Benjamim da Cruz Júnior, obra na qual contribuíram eminentes estudiosos da psicologia do trabalho e da ciência das organizações provenientes de universidades italianas, francesas, portuguesas e brasileiras. O livro traça um panorama da atuação nos âmbitos do trabalho e das organizações propondo, além de interessantes reflexões filosóficas, novas formas de organização do trabalho”.

Do Prefácio de Antonio LO IACONO, Presidente da Sociedade Italiana de Psicologia.

Dia 24/8, às 10h, Auditório do CSE

Lançamento da obra “Repensando as Organizações: Da Formação à Participação” organizada por Aline dos Santos Laner (pesquisadora da Fondazione Cassamarca) e João Benjamim da Cruz Júnior (professor do CPGA/UFSC).

10h30min

Conferência: A boa educação

Enzo SPALTRO – Universidade de Bolonha, Itália

Dia 25/8 – 10h30min, Auditório do CSE

Conferência: Valorização das pessoas no contexto organizacional

Milena AMBROSINI – Universidade de Bolonha, Itália

Dia 26/8 – 14h30min, Auditório da FEPESE

Encontro de Pesquisa:

Bem-estar e mal-estar nas organizações – Enzo Spaltro e Milena Ambrosini

Este seminário é voltado a professores, mestrandos e doutorandos, assim como a bolsistas da Cátedra da Fondazione Cassamarca na UFSC.

Enzo SPALTRO: Professor catedrático de Psicologia do Trabalho e Coordenador do Doutorado em Psicologia do Trabalho e das Organizações na Università degli studi di Bologna, Itália. Presidente da Associazione di Teorie e Tecniche di Gruppo (TTG). Diretor das revistas Psicologia e Lavoro, Psicologia Italiana e Teorema.

Milena AMBROSINI: Professora de Psicologia Social no Departamento de Organizações e Sistema Político da Università degli studi di Bologna, Itália.

Obs.: não haverá taxa de inscrição.

Realização:

Cátedra Aberta: FONDAZIONE CASSAMARCA

Universidade Federal de Santa Catarina

Projeto Encontros de Pesquisa do CAD

Apoio: Observatório da Realidade Organizacional

Maiores informações poderão ser obtidas na Coordenadoria de Pesquisa do CAD

Profa. Dra. Rosimeri Carvalho da Silva – Sala 213 Anexo C do CSE

Tel. (048) 331 9574 (14-18h) cpcad@cse.ufsc.br

Fonte: Organização do Evento

UFSC realiza as primeiras formaturas no seu Centro de Cultura e Eventos

20/08/2004 17:51

Neste sábado, dia 21 de agosto, acontecem as colações de grau dos cursos de Ciências Sociais e Educação Física no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

As formaturas serão as primeiras a serem realizadas no Centro de Cultura e Eventos da universidade. Os formandos não terão custos com a cerimônia. As celebrações de colação de grau dos cursos de Educação Física e Ciências Sociais acontecem respectivamente, às 15h e às 19h30.

Para maiores informações sobre a locação do espaço físico da UFSC para a realização de formaturas, o telefone do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC é 331 9559

MINISTRA DO MEIO AMBIENTE PALESTRA NA UFSC

20/08/2004 12:50

A Ministra Marina Silva participa da abertura oficial do Curso de Capacitação em Biossegurança de OGMS – Organismos Geneticamente Modificados, nesta segunda-feira, 23 de agosto, no Auditório do Centro de Cultura e Eventos.

A Ministra profere a palestra e aula inaugural do Curso às 16h, com o tema: A Biossegurança e a Política Ambiental Integrada.

O Curso de Curso de Capacitação em Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados – OGMs é uma promoção do Ministério do Meio Ambiente e Conselho Técnico de Biossegurança e objetiva capacitar analistas e fiscais envolvidos em atividades de licenciamento e fiscalização de OGMS e seus derivados. Os Coordenadores são Rubens Onofre Nodari e Nelson Jacomel Júnior. O Curso acontece de 23 a 27 de agosto no Recanto Champagnat, Altos do Morro da Lagoa da Conceição.As inscrições já estão esgotadas.

Instituições parceiras: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/SC), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/SC) e a Polícia Ambiental

Informações sobre a vinda da Ministra à UFSC : 331 9463 e 331 9572

Por Alita Diana/jornalista coordenadora da Agência de Comunicação da UFSC

UFSC oferece Curso Gratuito sobre Condição Humana na Modernidade

20/08/2004 11:42

Questões complexas e emergentes como a globalização e as guerras do século XXI serão tema do Curso de Atualização: Condição Humana na Modernidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, em conjunto com o Laboratório de Estudos Transdisciplinares. O curso, que é gratuito e aberto a todos os interessados que possuam diploma de graduação no ensino superior, está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro.

O objetivo é ajudar os participantes a compreenderem os grandes dilemas da Humanidade nos tempos modernos, enfocando tanto a globalização e suas influências sobre a técnica e o trabalho, quanto as representações grupais e individuais resultantes das mudanças socioculturais em andamento.

As aulas serão ministradas todas as quintas-feiras, no período de 7 de outubro a 25 de novembro, das 19h às 22h, na sala 331 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (CFH).

Os temas: Cidade e Modernidade; Globalização e Mídia; Religião e Religiosidade; Paz e Guerra no Século XXI; Ciência e Técnica Moderna e Natureza Humana na Modernidade. Dia 25 de novembro acontece o Colóquio Final: “Diversos olhares sobre o presente”.

Os professores Selvino Assmann, Héctor Ricardo Leis, João Lupi, Franz J. Brüseke, Sandra Makowiecky e Carmen Rial integram o corpo docente. Todos são professores doutores, de diversas áreas do conhecimento, possibilitando a interdisciplinaridade proposta para o Curso.

Para se inscrever, o interessado deverá preencher formulário disponível na secretaria do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar (CFH/UFSC), apresentar cópia xerox do diploma de graduação e do seu currículo para ser analisado pela Comissão de Seleção. As vagas são limitadas (até o máximo de 30). Serão oferecidos certificados de presença e acompanhamento do curso.

A programação completa e maiores informações podem ser obtidas no site www.cfh.ufsc.br/~dich/curso_atual.htm ou pelo telefone 331 9405, nos horários de 9h às 12h e de 14h às 18 h.

4ª SEPEX: Ainda há vagas para 40 minicursos gratuitos

19/08/2004 17:35

Buscando consolidar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a UFSC vem promovendo um evento onde reúne sem distinção, trabalhos representativos do tripé básico da universidade: a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPEX, que está este ano em sua quarta edição.

A 4ª SEPEX acontece no campus da UFSC de 22 a 25 de setembro. Além dos estandes, painéis e diversas atividades culturais a 4ª SEPEX oferece, este ano, 118 minicursos gratuitos abertos à comunidade.

Os minicursos têm duração de 4 horas (período único) ou 8 horas (divididos em dois períodos). Acontecem distribuídos pelos quatro dias do evento. Os participantes têm direito a um certificado, emitido pelo Departamento de Apoio à Extensão da UFSC.

As inscrições para a participação nos minicursos estão abertas até dia 17 de setembro. Recomenda-se efetivar logo a inscrição porque cada minicurso tem vagas limitadas. Dos 118 minicursos oferecidos, 78 já estão completos( sem vagas).

Os interessados podem se inscrever diretamente no site www.sepex.ufsc.br

Quem não tiver acesso a computador e/ou Internet pode fazer a inscrição no segundo andar do prédio da Reitoria da UFSC, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, sala 8, secretaria da SEPEX, 9h às 12h e das 14 às 17 horas.

Os minicursos:

Os minicursos se destinam aos mais diferentes públicos em diversas áreas, com temáticas interessantes e instigantes.

Há minicursos aos que se dedicam ou se interessam pelo ensino, cultura e práticas pedagógicas: Aspectos da cultura guarani- passado e presente; Atividades para o canto em grupo; Conversando sobre sexo e sexualidade; Educação Física:reflexões e perspectivas; Geometrias não-euclidianas; Introdução à prática sócio-construtivista; Profissão de futuro; Técnicas de apreensão corporal do lúdico; Sala temática – uma ferramenta para o ensino de química; Ferramentas para a pesquisa Sociolingüística: coleta de dados e análise estatística (VARBRUL), entre outros temas.

Para os que se interessam por africanidade e temas correlatos: Africanos no Sul do Brasil: rotas do tráfico e identidade étnica; Corpos Africatarinos;

Para a “melhor idade” e para quem trabalha com essa população: Oficinas de Internet para a Terceira Idade nível intermediário (nível iniciante já está esgotado; Educação Ambiental na Terceira Idade; Ilustrando o Tempo; entre outras opções.

Para os que se interessam pelo meio ambiente e pelo trato com a terra: Manejo ecológico de pastagens; Veterinária Ambiental; Produção de Leite à Base de Pasto em Pastoreio Racional Voisin; Educação ambiental em indústrias têxteis;Tecnologia de Realidade Virtual aplicada ao Meio Ambiente, Estresse e bem-estar animal, histórico, definições e medidas; Biocontrução e permacultura- quebre o sistema,entre outros temas.

Estão disponíveis, também, minicursos como: A Literatura italiana traduzida no Brasil; Capoeira Angola Palmares; Planejamento de Carreira para formandos; Engenharia de Protocolos; Protestantismo e Pentecostalismo no Brasil; Segurança contra incêndios/aprenda a não se queimar; Noções sobre medição de vazão e máquinas de fluxo

Por Alita Diana/jornalista da Agência de Comunicação da UFSC

Terminam dia 20 as inscrições para Ciclo de Palestras e Cursos da Engenharia Elétrica

19/08/2004 09:13

Terminam na próxima quinta-feira, dia 20 de agosto, as inscrições para o Ciclo de Palestras e Cursos da Engenharia Elétrica (Cippel). O evento é organizado pelo Programa Especial de Treinamento

(PET) e reúne, de 23 a 27 desse mês, professores, pesquisadores e profissionais de destaque na engenharia brasileira para ministrar minicursos, palestras e debater temas da área na Universidade Federal

de Santa Catarina (UFSC).

Eletrônica embarcada na indústria automotiva, Tv digital, I.A. e

algoritmos de detecção de fraudes, pesquisa e desenvolvimento no setor industrial brasileiro, trens elétricos e automação do processo de geração de energia elétrica são os temas das palestras. Também haverá cursos, feira de tecnologias e exposição das pesquisas e projetos do Departamento de Engenharia Elétrica.

É a décima edição do evento.

Informações com o acadêmico Alexandre Ferreira, do PET-EEL, pelo telefone 331 9729 ou 9119 5634.

Para saber mais sobre o Cipeel: www.peteel.ufsc.br/cipeel

Departamento de Engenharia Elétrica: www.eel.ufsc.br

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC (nucom@ctc.ufsc.br)

  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3