Especialização em Biossegurança começa nessa segunda-feira

30/08/2002 16:03

O primeiro Curso de Especialização em Biossegurança do Brasil, oferecido pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Ciências Biológicas da UFSC, começa nesta segunda-feira, dia 2 de setembro. A abertura oficial acontece às 9 horas, no Auditório da Reitoria, com a palestra “A CTNBio e a questão dos OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) no Brasil”, proferida pela Dra. Cristina de Albuquerque Possas, da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Estarão presentes no evento a Presidente da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), Dra. Leila Oda, o diretor da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (Funcitec), Paulo Tarso de Mendes Luna, além de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Governo Estadual.

No dia 26 de julho, foi divulgada a lista dos candidatos selecionados. Das 50 vagas, 38 foram ocupadas por candidatos de Santa Catarina. As outras foram distribuídas entre São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Amazonas, Acre e Rio de Janeiro. A maioria dos participantes são Advogados (11), Farmacêuticos-bioquímicos (10) e Agrônomos (6). Os restantes são Químicos, Veterinários, Engenheiros Civis, Biólogos, Arquitetos, Odontólogos, Enfermeiros, Engenheiros Sanitaristas, Físicos e Engenheiros Florestais.

O curso é gratuito e terá 360 horas-aula distribuídas em oito módulos. Serão tratados temas como Bioética e Propriedade Intelectual, Biossegurança e Organismos Geneticamente Modificados, Planejamento e adequação física de áreas de risco, Impactos econômicos e sociais da Biotecnologia, entre outros. Além de professores da UFSC, professores de universidades como USP, Unicamp, UFRGS, UFRJ, UERJ ministrarão aulas no curso. As atividades incluem aulas teóricas, estudos de casos, seminários e desenvolvimento de monografia.

As aulas serão realizadas até 8 de novembro, no Departamento de Microbiologia e Parasitologia do CCB. O curso conta com o apoio da UFSC, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ANBio, CTNBio, e Funcitec.

A Biossegurança é uma ciência que surgiu no século XX, com o objetivo de diminuir e controlar os riscos advindos da prática de tecnologias realizadas em laboratório ou aplicadas no meio ambiente. É regulada em vários países por um conjunto de leis específicas. No Brasil, a legislação de Biossegurança abrange apenas a tecnologia de Engenharia Genética, estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (transgênicos). O fundamento básico da Biossegurança é assegurar o avanço dos processos tecnológicos e proteger a saúde do homem e o meio ambiente. Informações no site www.biosseguranca.ufsc.br ou fone 331 9359/ 331 5164

Abertas inscrições para o Centro de Educação Infantil Flor do Campus

30/08/2002 15:53

Estão abertas as inscrições para o segundo semestre no Centro de Educação Infantil Flor do Campus. A escola atende crianças de quatro meses a seis anos, das 7h15 às 19h15. A mensalidade é R$ 185,00. O Flor do Campus recebe principalmente filhos de professores, de estudantes e de servidores da UFSC, mas as vagas também são destinadas à comunidade.

O Centro existe desde 1999 e é administrado por uma associação de pais, sem fins lucrativos. O Flor do Campus fica atrás do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ao lado do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC. Informações é 331-9376.

UFSC tem 24 classificados no Vestibular 2002 que poderão estudar na Espanha

29/08/2002 17:38

Fotos: Paulo Noronha

Fotos: Paulo Noronha

O reitor da UFSC, Rodolfo Pinto da Luz, e o reitor da Universidade de Castilla La Mancha (UCLM), Luis Alberto Arroyo Zapatero, assinaram na quarta-feira, 28/8, convênio permitindo que estudantes que tenham prestado o Vestibular 2002 da UFSC façam o curso de graduação na Espanha. A UCLM está oferecendo 30 vagas para o curso de Direito, 30 para Economia, 10 para Administração, 10 para Agronomia, 10 para Computação e Sistemas de Informação, 10 para Tecnologia de Alimentos e 10 para Engenharia Química. O total de 110 vagas será dividido entre a UFSC, a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal de Viçosa.

Na UFSC, as vagas foram destinadas apenas aos alunos que foram aprovados no vestibular do ano passado para o segundo semestre e aos que estão na lista de classificação, mas não conseguiram uma vaga. A UFSC tem 24 candidatos, oito para o curso de Administração, cinco para Economia, quatro para Direito, três para Computação e dois para Engenharia Química.

Pais e estudantes também participaram da reunião de assinatura de convênio. O grupo conheceu a delegação da universidade espanhola, assistiu um vídeo sobre os cursos e as instalações da UCLM e esclareceu dúvidas sobre o estudo e a vida na Europa. Os alunos ganharão uma bolsa que inclui a matrícula e o seguro-saúde, mas terão que pagar uma mensalidade de US$ 500,00, que cobre as despesas com alimentação, moradia em alojamento universitário com quarto individual, acesso a internet e videoconferência.

Pais e filhos participaram da assinatura

Pais e filhos participaram da assinatura

Durante a graduação, os estudantes terão a oportunidade de cursar algumas disciplinas em outras universidades européias conveniadas com a UCLM. Também terão a disposição uma psicóloga brasileira, contratada pelo reitor espanhol para apóia-los. Além disso, as universidades estão buscando um acordo entre os dois países para que exista uma dupla titulação, ou seja, um diploma válido no continente europeu e no Brasil. Antes da viagem, os estudantes terão um curso de espanhol gratuito de cem horas na UFSC.

Mais informações pelo telefone 331-9334 ou 331-8307, com a Professora Eunice Nodari ou com Vanderli. Informações sobre a UCLM no site www.uclm.es/

Programa `Universidade Já` será lançado na terça-feira

29/08/2002 15:56

O Curso de Jornalismo da UFSC lança na terça-feira, 3/9, o `Universidade Já – Projetos`, um programa de TV onde serão apresentados trabalhos de conclusão produzidos pelos alunos do curso. O programa estréia no dia 7 de setembro, às 19 horas na TV Barriga Verde, e no dia 11, ao meio-dia na TV Cultura. O lançamento acontece às 10 horas, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

Serão exibidos 16 programas com reportagens especiais e documentários sobre temas variados: educação, cinema, movimentos sociais, alimentação, esportes, etc. Alguns trabalhos já foram premiados em concursos nacionais, como a Expocom (exposição de estudantes de comunicação social e jornalismo de todo o Brasil). Outros, como o Nosso Terra Faz Cinema e O Animal que Cura, estão classificados na final do concurso deste ano.

O `Universidade Já – Projetos` é um projeto de extensão do professor Francisco Karam, produzido por alunos e ex-alunos do Curso de Jornalismo e supervisionado pelos professores Áureo Moraes e Fernando Crócomo. Informações pelos telefones 331 6605 e 9980 4939.

Inicia nesta quarta mostra Arquitetura + Indústria

29/08/2002 15:05

A partir dessa quarta-feira, 28/8, profissionais, estudantes e interessados em arquitetura e construção civil podem saber um pouco mais sobre as novidades em técnicas construtivas existentes no mercado. Será lançada às 18h, a exposição Arquitetura + Indústria, realizada pelo Laboratório de Sistemas Construtivos e Laboratório de Documentação e Acervo da Arquitetura. A mostra é composta por trabalhos realizados na disciplina Tecnologia V – Industrialização e Construção, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Durante a abertura, haverá uma mesa-redonda para avaliar as perspectivas de desenvolvimento conjunto da indústria da construção e da arquitetura catarinense.

Para elaboração dos trabalhos foram visitadas durante o semestre várias empresas de construção civil. Através destas visitas foi constatada a necessidade de melhorar os processos projetuais, o que significa aumentar os níveis de detalhamento e integração do projeto de produção com as possibilidades construtivas existentes no mercado. Os trabalhos desenvolvidos na UFSC também tiveram como objetivo acompanhar o esforço das empresas para obter qualificação e certificação dos processos, conforme estabelece a ISO 9002.

Exposição Arquitetura + Indústria

Abertura – Quarta-feira , 28 de agosto às 18 horas

Local – Laboratório de Documentação e Acervo de Arquitetura

Visitação – 28 de agosto a 06 de setembro

Fonte: Nucleo de Comunicação do CTC

UFSC convoca para a nona chamada do vestibular 2003

29/08/2002 12:23

EDITAL N. 26 / GD / DAE / 2002

NONA CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO / 2002

A Diretora do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, considerando o disposto nos art. 36 e 37 da Resolução 17/CUN/1997 e Portaria 141/PREG/2001 bem como o que estabelece o Calendário Escolar/2002, aprovado pela Resolução 12/CUN/2002, convoca os candidatos abaixo relacionados, habilitados no Processo Seletivo/2002, para realizarem matricula no período de 27/08 a 03/09/2002, no Departamento de Administração Escolar.

Curso de ENGENHARIA ELETRICA – 202

2. Semestre 0224151-0 MATHEUS IBAGY PACHECO 0531853-1 150

Curso de SISTEMAS DE INFORMACOES – 238

2. Semestre 0223864-0 THIAGO NASS DE HOLANDA 0586053-9 141

Curso de DIREITO – 303

2. Semestre 0220551-3 VANESSA VIEGAS GRAZIANO 0509655-3 117

Florianópolis, 26 de Agosto de 2002

Original firmado por

NAIR CARDOSO DA CUNHA

DIRETORA DO DAE

Abertas até sexta inscrições para Especialização em Economia de Empresas

27/08/2002 18:45

Estão abertas até sexta-feira, 30 de agosto, as inscrições para o curso de Especialização em Economia de Empresas oferecido pela UFSC. O objetivo é fornecer conhecimentos que possibilitem entender a competitividade e as decisões estratégicas das empresas. Entre as disciplinas estão Teoria Econômica, Economia Internacional, Estratégias Empresariais e Desenvolvimento Econômico.

As aulas iniciam no dia 12 de setembro e se estendem até outubro de 2003. As inscrições podem ser feitas na Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas (FEPESE), anexo ao Centro Sócio-Econômico da UFSC, no horário das 8h às 12h e das 14h às 21h. A taxa de inscrição é de R$50,00. A seleção ocorre de dois a três de setembro e o critério será a análise do curriculum vitae e do histórico escolar. O resultado será divulgado no dia 04 de setembro e a matrícula para os aprovados vai de 04 a 11 de setembro. Informações 331-9901 (na secretaria) ou coorcpge@cse.ufsc.br

UFSC assina convênio com a Universidade Castilla La Mancha

27/08/2002 17:10

A universidade recebe nesta terça-feira uma comitiva liderada pelo reitor da Universidade Castilla La Mancha, Luiz Arroyo Zapatero, para assinatura termo de convênio entre as duas Instituições. O objetivo é permitir que alunos classificados no Vestibular da UFSC freqüentem os cursos de graduação na Espanha. Pelo convênio, alunos de Administração, Direito, Economia, Agronomia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação, além de Farmácia – Tecnologia de Alimentos e Engenharia Química, podem optar por fazer o curso na Universidade espanhola.

Os alunos aprovados no vestibular 2002 da UFSC, com ingresso no segundo semestre, e um número limitado dos imediatamente classificados foram comunicados, por carta, pela Pró-Reitoria de Graduação a se manifestaram sobre a aceitação ou não da idéia. Cada estudante assinará um termo em que abre mão da vaga na UFSC e aceita o programa na Espanha. Lá, as despesas com manutenção serão pagas pelos próprios alunos.

Além da UFSC, fazem parte do programa de cooperação as Universidades Federais de Pelotas e Viçosa. Nas três instituições há 110 vagas. A seleção irá seguir a ordem de classificação no vestibular.

Estudantes de psicologia expõem trabalhos

27/08/2002 15:00

Inicia nesta terça-feira e prossegue até a próxima semana, 3/9, a primeira exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos das disciplinas Psicologia Escolar I e II, Psicologia do Excepcional e Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar. Integram a exposição cerca de 20 trabalhos, produzidos durante o semestre.

Com a mostra, os estudantes revelam os resultados finais das disciplinas onde tiveram a oportunidade de conhecer e desenvolver trabalhos práticos que envolveram conhecimentos em áreas como educação ambiental, relações institucionais, poder, grupos, exclusão/inclusão, violência, limites, família, orientação profissional, formação de professores e educação sexual. Os trabalhos contaram com a supervisão das professoras Ariane Kuhnen, Eliete Wolf e Daniela R. Schneider, e com o apoio da monitora, pedagoga e formanda em psicologia, Angela H. Queiróz. Os projetos foram executados em instituições como Instituto Estadual de Educação, APAE de Florianópolis, Escola Anísio Teixeira, Escola Estadual Jurema Cavallazzi, Polícia Militar, e Escola Hilda Teodoro.

Informações com a professora Ariane Kuhnen, fone 331 9904.

Inscrições para o Vestibular 2003 encerram nesta terça-feira

26/08/2002 18:31

O prazo de inscrições para o vestibular da UFSC termina nesta terça, 27/8. Os interessados devem procurar uma das agências credenciadas do BESC ou acessar www.vestibular2003.ufsc.br. Este ano a UFSC oferece 3870 vagas, distribuídas em 62 cursos de graduação, nos períodos diurno e noturno. A taxa de inscrição é R$ 70,00.

As provas do Vestibular 2003 serão realizadas de 5 a 7 de janeiro de 2003, em dez municípios catarinenses: Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Para atendimento aos candidatos, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) colocou à disposição o Disque Vestibular, com atendimento digital 24 horas. Quem discar (0xx48)331-9760 será atendido, via gravação, em 10 assuntos diferentes.

Instituto de Eletrônica de Potência apresenta novas instalações

26/08/2002 18:27

Professores, funcionários e pesquisadores do Instituto de Eletrônica de Potência (INEP) da UFSC receberam nesta segunda-feira a visita

do reitor Rodolfo Pinto da Luz, do diretor do Centro Tecnológico, prof. Ariovaldo Bolzan e do Chefe de Departamento de Engenharia Elétrica, prof. Jorge Campagnollo, que conheceram as novas instalações do Instituto depois de terminada a reforma que teve início em março e significou um ganho de 400 m2 em área útil. Foi apresentado aos visitantes um pouco do trabalho que vem sendo realizado desde 1979, quando o INEP ainda se chamava LAMEP (Laboratório de Máquinas Elétricas e Eletrônica e de Potência).

Atualmente o Instituto é considerado como o segundo grupo universitário de pesquisa em eletrônica de potência mais importante do mundo em produção e geração de conhecimento e tecnologia. Isso pode ser comprovado, por exemplo, em números: 30 teses e 151 dissertações defendidas, 529 artigos publicadas, 5 livros e uma centena de parcerias com empresas de expressão internacional como Embraco e Siemens. O INEP também mantém convênios com importantes centros de pesquisa mundiais dos EUA, México, Canadá, Inglaterra e países latino-americanos.

Oferecendo espaço para pesquisas em graduação, mestrado e doutorado, o

Instituto cumpre com um de seus objetivos que é o de formar engenheiros especialistas em eletrônica de potência. “Muitos dos pesquisadores que passaram pelo INEP e aqui tiveram parte de sua formação hoje trabalham nas empresas que mantém parceria com o instituto. Ou seja, o INEP contribui com setor empresarial não apenas produzindo conhecimento e transferência de novas tecnologias, mas também ajudando na formação de mão-de-obra especializada”, explica o professor responsável pelo INEP, Ivo Barbi.

Também faz parte da missão do Instituto gerar e transmitir a centros de pesquisa e empresas conhecimentos científicos e tecnológicos que possamter real aplicação na área e correspondam às necessidades do setor produtivo. “Muitos dos conhecimentos mundiais do setor foram desenvolvidos no INEP e inclusive agora estamos trabalhando no desenvolvimento de uma tecnologia nova em todo mundo, que são as células à combustível”, complementa Barbi.

As pesquisas realizadas no INEP pertencem a três linhas: fundamentos

teóricos do processamento de energia elétrica; aplicações comerciais,

industriais e residenciais de tecnologias como energia solar, conversores de energia e controle da intensidade luminosa de lâmpadas e a qualidade da energia elétrica que chega aos consumidores a partir da central de distribuição.

Além da produção acadêmica, o INEP também presta consultorias e

desenvolve tecnologias úteis às empresas. Mais de 20 empresas mantêm

atualmente parcerias com o Instituto em projetos como o de fontes de

alimentação para tele-comunicações, sistema eletrônico para con-trole de iluminação de lâmpadas ou tecnologias fotovoltaicas que utilizam energia solar.

Mais informações com o professor Ivo Barbi, pelo telefone 48 331

9204, pelo endereço eletrônico inep@inep.ufsc.br ou http://www.inep.ufsc.br

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC

Coral do Colégio de Aplicação faz campanha para se apresentar em Viena

26/08/2002 17:58

O coral do Colégio de Aplicação da UFSC está arrecadando verbas para viajar à Áustria em novembro, onde será o único grupo a representar o Brasil no 34º Bazar Internacional da Associação das Mulheres das Nações Unidas. A arrecadação será feita através do governo do estado, do projeto Universidade Solidária, de bingos, rifas e festas promovidos pelo colégio. Os interessados em contribuir podem utilizar o benefício da Lei Rouanet de incentivo à cultura e descontar do imposto de renda.

O coral do Colégio de Aplicação foi criado há oito anos e desde então tem motivado os alunos com aulas de música e teatro. Alguns de seus ex-alunos, como Geraldo Cunha, Mônica Seibol e Zeca Pires, se dedicaram às artes e têm se destacado na área. Para a coordenadora, professora Querubina Ribas Pereira, a oportunidade de participar do evento representa o reconhecimento do trabalho e a possibilidade de divulgar e valorizar as manifestações culturais do Brasil.

As despesas com a viagem estão estimadas em R$ 390 mil, incluídos gastos com transporte, hospedagem, alimentação, passaportes, documentação, figurino e produção de um CD. O grupo será composto por 40 crianças, entre oito e 16 anos, além de 15 professores. O grupo se reúne duas vezes por semana para ensaiar e organizar os preparativos.

O Bazar Internacional acontece todos os anos, e em 2002 será realizado no dia 30 de novembro, em Viena, capital da Áustria. No encontro o coral vai apresentar a encenação do Boi-de-Mamão, música popular brasileira, além de vídeos e músicas folclóricas brasileiras e catarinenses. De acordo com a coordenadora, os pais dos alunos estarão passando em todos os centros da UFSC para vender números de rifas. O prêmio será uma moto.

Interessados em ajudar com qualquer quantia em dinheiro podem depositar na conta da Associação de Pais e Professores, número 1011.013.000.25348.5, Agência da Caixa Econômica Federal 0342800. Informações 331-9527.

Associação Brasileira de Educação a Distância lança pólo em Santa Catarina

26/08/2002 15:58

A ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância, entidade que há mais de oito anos vem congregando pessoas e organizações que trabalham ou pesquisam EaD no Brasil está investindo em sua regionalização. Sendo assim, está apoiando a criação do pólo catarinense da entidade.

Tendo como principal objetivo constituir um pólo de integração das mais representativas entidades e profissionais que utilizam ou trabalham com EaD no estado, com apoio do professor Dr Frederic Litto, presidente da ABED nacional, está se constituindo o pólo ABED de Santa Catarina.

O lançamento oficial do pólo ABED/SC será no dia 26 de agosto de 2002 as 15:00 horas, na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFSC, com a presença do prof.Dr. Frederic Michael Litto entre outras autoridades e personalidades.

Haverá uma coletiva para a imprensa às 14:30 horas, no mesmo local, com o professor Frederic Litto, que é um dos fundadores da Escola do Futuro da USP.

Segundo o professor Fernando Spanhol, um dos organizadores do encontro, a “ ABED é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, que têm como finalidades o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento, a promoção e a divulgação da educação à distância no Brasil e no mundo. A associação pretende atingir seus fins, por meio da realização de reuniões, conferências, congressos, cursos e exposições, fomentando a criação de grupos de estudos presenciais ou virtuais, assim como a publicação de revistas e livros, em edição própria ou co-edição, sendo que já atua no contexto nacional e internacional contando com os mais proeminentes profissionais da área”.

Seminário aborda tema `A Pós-graduação em enfermagem – uma visão internacional`

26/08/2002 12:48

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC promove seminário de 26 de agosto a 2 de setembro, com a presença de pesquisadores canadenses e norte-americanos .

Os eventos acontecem no auditório do CCS:

26 de agosto – Palestra e Debate: A formação de doutores em Enfermagem e sua importância para o setor saúde e para a profissão de enfermagem no Canadá e nos EUA, com Joanne Olson, University of Alberta e Sara Torres, University of Maryland, às 14h30min

27 de agosto – Apresentação de Pesquisa da PEN e discussão sobre intercâmbios em pesquisa e publicações com as Universidades de Alberta/Canadá e Maryland/EUA, com coordenadores dos grupos de pesquisa da PEN e Joanne Olson, University of Alberta e Sara Torres, University of Maryland, às 9h.

2 de setembro- Palestra e Debate: A formação de doutores em Enfermagem e sua importância para o setor saúde e para a profissão de enfermagem nos EUA e no mundo, com Shake Ketefian, University of Michigan, presidente INDEN

3 de setembro – – Apresentação dos Grupos de Pesquisa da PEN e discussão sobre intercâmbios em pesquisa e publicações com a Universidade de Michigan/EUA, com coordenadores dos grupos de pesquisa da PEN e Shake Ketefian, University of Michigan, presidente INDEN

Informações Pós-graduação em Enfermagem 331 9399

`A sociologia é um esporte de combate`- homenagem a Pierre Bourdieu, um dos mais importantes pensadores do século XX.

23/08/2002 18:46

`A sociologia é um esporte de combate`- homenagem a Pierre Bourdieu, de 27 a 30 de agosto no auditório do CFH. Promoção do Núcleo de Estudos em Educação, Tecnologia e Cultura (NETEC) e Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI).

O ciclo é aberto ao público em geral e a entrada é grátis.

– 27/8, (terça ) às 14h30min,

Abertura: José Sérgio Leite Lopes (UFRJ/Museu Nacional),

Miriam Grossi(UFSC) O Baile dos Solteiros e o Ciclo Cabile: gênero e parentesco na obra de Bourdieu. Debatedora: Terezinha Gascho Volpato (Unisul)

-28/8, (quarta)às 14h30min: Caleb Faria Alves(UFSC) Sociologia da arte é uma sociologia de combate? e Carmen Rial (UFSC) Sobre televisão e Distinção social. Debatedora: Kelly Prudencio (doutoranda PPGSP/UFSC).

– 29/8, (quinta) às 14h30min: Janice Tirelli Ponte(UFSC) Bourdieu e os atalhos da educação e Tamara Benakouche (UFSC) Saber é poder: a sociologia do campo científico. Debatedora: Yone Ribeiro (FAED-UDESC).

– 30/8 (sexta) às 14h30min: exibição do vídeo : `La Sociologie est un Sport de Combat`, documentário de Pierre Carles sobre as atividades cotidianas de Pierre Bourdieu, lançado em 2001.

A Sociologia é um esporte de combate?

Pierre Bourdieu, um dos mais importantes pensadores do século XX, será homenageado por um ciclo de palestras na UFSC.

Bourdieu faleceu este ano, deixando uma obra importantíssima para as ciências sociais. Para se ter uma idéia do significado deste pensador e militante político, basta dizer que ele é o acadêmico mais citado do mundo em medições de referências em artigos acadêmicos. Sua obra compreende estudos sobre televisão e jornalismo – de quem foi um crítico agudo e a quem dedicou boa parte dos seu tempo nos último anos – educação, arte, política, camponeses, consumo, esporte, dominação masculina etc.

O documentário – que será apresentado durante o ciclo de palestras – mostra um Bourdieu em plena ação acadêmico e política: participando de programas de rádio junto com rappers a quem tenta explicar as bases da diferença social hoje, a importância do domínio da língua e da escrita para obter algum poder na sociedade, assim como o papel fundamental das família de elite em proporcionar aos seus filhos (os filhinhos de papai) recursos simbólicos que vão se expressar em poder econômico e político. A simples narração de uma história por parte do vovô a criança que, sem parecer a primeira vista, é de fato um treinamento importante de concentração e disciplina e uma introdução doce ao mundo da literatura que lhe será cobrado mais adiante, nos testes e vestibulares impostos socialmente para assim distinguir ricos (os que possuem este capital cultural) de pobres (os que não o possuem). Vemos no documentário de Pierre Carles um Bourdieu preocupado também com as mulheres, explicando a repórteres o quanto o simples ato de uma mulher, vestindo uma saia, se abaixar para apanhar algo no chão é um exercício de contorcionismo do qual os homens são poupados e o quanto isto revela (ao mesmo tempo que incute na mulheres) toda uma disciplina corporal, uma contenção de gestos, uma submissão.

A homenagem a Bourdieu abre terça-feira, às 14 horas, com a palestra de José Sérgio Leite Lopes, um dos introdutores da obra de Bourdieu no país, que falará sobre a trajetória de Bourdieu e sua influência no Brasil, em particular nos estudos sobre campesinato e trabalhadores

Míriam Grossi falará sobre o lado antropológico do trabalho de Bourdieu, especialmente suas pesquisas sobre celibato, casamento, honra, sobre as regras matrimoniais e o que de fato é praticado mostrando que Bourdieu é um dos percursores do que hoje se estuda em relações de gênero. Sua palestra chama-se O Baile dos Solteiros e o Ciclo Cabile: gênero e parentesco na obra de Bourdieu.

Na quarta-feira, o consumo, a arte e a televisão estarão em pauta. Caleb Farias tentará responder a pergunta se a sociologia é ou não um esporte de combate analisando os trabalhos do homenageado sobre arte e sua visão da estética.

Carmen Rial introduzirá alguns conceitos chaves para se entender Bourdieu e falará especialmente de dois livros: Sobre a televisão e a Distinção Social.

O ciclo prossegue na quinta com a intervenção de Janice Ponte sobre educação e a de Tamara Benakouche Saber é poder: a sociologia do campo científico onde os trabalhos e a visão da escola de Bourdieu estarão sendo analisados.

O vídeo documentário a Sociologia é um Esporte de Combate, de Pierre Carles seguindo os passos de Bourdieu pela França, Espanha, Alemanha encerra o ciclo na sexta.

Candidatos que pediram isenção devem retirar o formulário até terça feira dia 27 de agosto.

22/08/2002 12:15

Em Florianópolis, 288 candidatos que pediram a isenção da taxa de R$ 70 do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina ainda não retiram o formulário. A data limite é terça-feira, antes das 16 horas. Os candidatos que pediram a isenção da taxa de R$ 70 do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina devem retirar obrigatoriamente,até o próximo dia 27, o Guia do Vestibulando nos locais onde entregaram o requerimento.

A retirada, que pode ser feita no hall da Biblioteca Universitária, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. A Coperve informa que, caso o candidato não possa fazer a retirada pessoalmente, outra pessoa pode faze-lo, desde que apresente a identidade do isento e o protocolo de solicitação e a própria identidade.

ADILLENE REGINA DA SILVA

ADRIANA CIGOGNINI

ADRIANA SCUNDERLICK

ADRIANE DE OLIVEIRA

ADRIANO LAUS

ALEXANDRA MATILDE SCHULLS

ALEXANDRE DOMINGOS FACHIN

ALEXANDRE JOSE DE LIMA

ALINE DA SILVEIRA

AMANDA ELISABETTY DA CUNHA

ANA C. TEXEIRA RODRIGUES

ANA PAULA A. MACHADO

ANA PAULA ALVES DE LIMA

ANA PAULA DE ABREU

ANA PAULA ANTONIO

ANA PAULA VARELA PALOMANES

ANDRE K. REGINATO

ANDREA CARLA DE MELO

ANDREA GENESIA VICENTE

ANDREIA PINHEIRO

ANIELA AGUIAR DE SOUZA

ANNA LEAL LAUDA

ANTONIO A. D. DA COSTA

ANTONIO M. HILARIO

BIANCA DE SOUZA

CARLOS AUGUSTO DA S. LAMARGUE

CARLOS L. A. NORONHA

CAROLINA CARDOSO

CAROLINE GOULART DE OLIVEIRA

CASSIANE MARCA

CASSIANO JOSE TRIBESS

CATIA DE MELLO

CATIANE MEIGA TRIBESS

CESAR AUGUSTO DE OLIVEIRA

CHARLISE DE MELLO

CLAUDE MARCOS BRIGO

CLAUDIA R. DE DEUS

CLAUDIA SANTOS TEIXEIRA

CLAUDIA T. OLIVEIRA

CLEBER ROGERIO CAMARGO

CLEIDE SAURIM

CLOVIS BEDUIN DA SILVEIRA

CRISTIANE DOS SANTOS FRAGA

DAIANA T. DONIN SANTOS

DAKINI MESKITA

DARLEI EDSON DE FARIA

DAYANE DE SOUZA

DEBORA CRISTINA PEREIRA

DEBORA RATEKE

DENISE PELICIOLI

DENILCE MEDEIROS CAETANO

DENIS DERLY C. VILLALUA

DENISE F. DAI PRA DE CAMARGO

DENIZAR NERI INACIO

EDERSON DA SILVA CRUZ

EDINA KOERICH

EDUARDO NAPOLEAO

EDUARDO SILVA VERANI

ELAINE CRISTINA DAL PONT

ELIANE DA SILVA DO NASCIMENTO

ELIANE KLANN

ELIZA ELIZABETE SILVA

ELIZABETE CRISTIANA DA LUZ

ELIZABETE M. QUINTINO

ELIZIANE SOUZA MACHADO

EODETE FELIPPON

ETANILDO PERES DA SILVEIRA

FABIANA NUNES

FABIANA VIRGÍLIO DA CRUZ

FABIANO SILVEIRA

FABIELI GORGES

FABIO RIBEIRO DE GODOY

FÁTIMA R G BATISTA

FERNANDA CRISTIANI DA CARMO

FLORA POMPEU SARAIVA

FRANCISCO A P FILHO

GEORGE SILVA QUINT

GEOVANA SANTOS

GEOVANE CAETANO

GEOVANO DA SILVA AGOSTINHO

GIANI KURTZ

GILBERTO OSVALDIR DA SILVA

GIOVANA A SIQUEIRA DA SILVA

GISELA SIQUEIRA DA SILVA

GISELA RIBEIRO DA SILVA

GISELE NUNES VIEIRA

GISELLA MARIA DA LUZ

GISELLE DA COSTA

GLAUCIA L DE SOUZA MAMEDIO

GRAZIELA PEREIRA DA CONCEIÇÃO

GUSTAVO EVERTON DA SILVEIRA

GUSTAVO MARTINS

HANDERSEN EUFRAZIO

HELENA ISABEL JULIADE ABREU

HELOIR EGER

INDIANARA ALANO MARCIANO

IRIA MARIA DA SILVA

ISABEL CRISTINA CARDOSO FERREIRA

JAKSON MATOS DE OLIVEIRA

JAMILE DIRHAM E SILVA

JANAINA AMANCIO SOARES

JANAINA S DA SILVA BORGES

JEAN CLAUDE CAETANO

JEAN SCHUTZ

JEOH LEAL LAUDA

JOÃO DE DEUS M M BARRETO

JOCELIA A DE MORAES XAVIER

JOICE C DOS SANTOS

JOICE SUTIL DE OLIVEIRA

JOSIANE ELIZA DE MIRA VASCONCELOS

JUAN RICARDO

JULCIANE MAGEDANZ

JULIANA APARECIDA STEINBACH

JULIANA MARTINS

JULIARDE DOS PASSOS

JULIO CESAR DA SILVA

KAREN B DE SOUZA RIBEIRO

KARINE SULZBACHER

KATIA BARBOSA LOPES

KELLY LUIZA DO CASAL

LAURA CRISTINA MIRANDA

LEANDRO ACHMIDT DA COSTA

LENI DOS PASSOS

LILIAN AP SAMPAIO KLABUNDE

LIONELA SUELI CONCEÇÃO

LUCIANE MASCARELO

LUIZ F G BARBOSA

LULIANA ZÉLIA MILITÃO

MARA CREISTINA MATOS

MARA LUCIA MAFRA DUARTE

MARA LUIZA DARELLI MICHELON

MARCELO DOS SANTOS

MARCELO JOSÉ DOS SANTOS

MARCIA H F RIBEIRO NARDES

MARCIA REGINA M A DE SOUZA

MARCOS A BARBOSA

MARCOS DA SILVA ALEXANDRE

MARCOS MANUEL RAULINO

MARCOS VINÍCIUS G NICOLADELI

MARIANA SILVESTRE ROSA

MARÍLIA SILVEIRA

MARTA A G DA SILVA

MARTIN L K SILVA

MESSIAS ACIONE CAETANO

MICHELE A CORREA

MICHELE GOMES DA COSTA

MICHELLI CRISTINA DA COSTA

MILENA ALVES ARAÚJO

MILÇENA CRISTINA BAIXO

MIRELA COELHO

MONICA JANETE MIRANDA

MONICA REGINA CENI

NAGILA F. SILVA MIRANDA

NAIR FERREYRA LANDA

NATANAEL IRENO MACHADO

NEUTO JOSE BASEI

NEUZA ESABEL DE ABREU

NICOLE NATACHA DE SOUZA

NIVALDO JOAQUIM

PATRICIA BATISTA

PATRICIA DE CARLI

PATRICIA FABIOLA SCANDOLARA

PAULA C. DELFINO JOSE

POLYANA K. DE MELO

PRISCILA DUARTE CARDOSO

PRISCILA M. BERNARDO

PRISCILA PEREIRA

RAFAEL LUIZ DA SILVA

RAFAEL PEREIRA ALEXANDRE

RAFAEL RODRIGUES BENTO

RAQUEL C. MACHADO

RICARDO DA SILVEIRA PORTO

RODNEI LUIZ SILVEIRA

RODRIGO DA SILVA

ROSANGELA DA SILVA DE MEDEIROS

ROSELAINE MATIAS SOARES

ROSIMEIRE ARRUDA ARCANJO DE MORAIS

ROSIMERY SANTANA

ROZANA M DE MELO HEINZEN

ROZIANE BATISTA

SABRINA V DE MEDEIROS

SAMANTA VIEIRA

SAMUEL ABATI

SANDRA LUZIA DE SOUZA

SCHAIRON LIS DA ROSA

SCHEILA C DE SOUZA CAETANO

SELMA PAZINATO

SERGIO LUIZ DA SILVA

SHEYLA SCHENA

SILVIA MARIA BERGAMIN

TATIANI MORAES VIEIRA

THAIANA DE C DAL FORNO

THAIS TOMASI

TIAGO ELIAS DE LIMA

TONI RICARDO ANTUNES

VALDINEI DE MELO

VANDERLEI CORDEIRO CARDOSO

VANUSA ROSA PORTO

WALDENIR CARDOSO JR

YARA FILOMENA WERNER DA SILVA

ZELON VARGAS OLIVEIRA

ANDREIA ELISABETH O DAS CHAGAS

CAROLINE SILVEIRA FOGAÇA

CLARISSE SALLA CHAGAS

CHAUDIA MADALENA DE FARIAS

CLAUDIA REGINA DE FARIAS

CLAUDIO DOS S AGOSTINHO

DILA M B DOS SANTOS

ELIANE APARECIDA F GONÇALVES

GILMAR ANTUNES DA SILVA

JUCARA LINHARES

KATIA CHAGAS VIGANIGO

LAURENI JOÃO ALVES

LEANDRA VIEIRA VIDAL PEREIRA

LILIAM APARECIDA DE S FAGUNDES

LUIZ C PTASINSKI

LUIZ CARLOS NEVES JR

LUIZA MARIA GRAEFF

MARIA CELINA GORGE

MARIA LUCIA KRAPP

MARIA NILCE AIRES FERREIRA

MARIANA DA COSTA

MARILENE ELI RAMOS

MARIUSA SOUSA HENRIQUE

MARY NEYVA ROSA

MONICA DE OLIVEIRA BRUNO

PETILEI DALLBELLO

ROSELI DA ROCHA SILVA

ROSELI GALLIANI ISAIAS

SAMARA L FARIAS

SOLEMIR T DE LIMA

SONIA RODRIGUES DOS SANTOS

TATIANA PASSIG

VERA LUCIA DE ESPINDOLA

ZITA BELARMINA RODRIGUES HOFFMANN

Este ano, a UFSC recebeu 3.719 pedidos de isenção, incluindo 124 professores da rede pública estadual que têm direito automaticamente ao benefício, desde que se inscrevam em cursos de licenciatura e não sejam formados em curso superior. Deste total, a UFSC concedeu isenção total da matrícula para 1.716 candidatos e 121 professores. A isenção parcial de 50% foi concedida para 385 candidatos.

A lista dos isentos está disponível no site do Vestibular 2003 e nos locais onde foi distribuído o requerimento para fazer o pedido. As inscrições para o vestibular podem ser feitas até o dia 27 de agosto nas agências do Besc e no site do vestibular.

Curso ensina a deixar de fumar

21/08/2002 18:21

Estão abertas as inscrições para o ´Curso para deixar de fumar em cinco dias´, que será realizado de 2 a 6 de setembro, das 20h às 21h30, no Auditório do Centro Sócio-Econômico. O curso é organizado pelo professor Lumar Bértoli, ex-diretor do Centro de Ciências da Saúde, e vai contar com a participação do cardiologista Antônio Vieira Sbissa, da oncologista Senen Dybahauss e do pediatra Nelson Grisard.

Além das palestras alertando para os riscos do fumo à saúde humana, serão realizadas terapias em grupo com os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com o professor Joel pelos telefones 331 9221 (ramal 4319), 331 9558 (ramal 4319), ou pelo e-mail jsouza@mtm.ufsc.br.

A UFSC também está apoiando a passeata em comemoração ao Dia Internacional Antitabagismo, que será realizada no sábado, dia 24, às 10h30, em torno da Praça XV de Novembro. Os participantes estarão vestidos de preto para lembrar as pessoas que morreram de doenças causadas pelo fumo.

Curso gratuito sobre vegetais transgênicos será oferecido nesta quinta

21/08/2002 17:54

A professora Ana Carolina Arisi, do Centro de Ciências Agrárias, promove nesta quinta-feira, 22/8, um minicurso sobre vegetais transgênicos. O evento acontece às 14h, na sala 06 do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC. O minicurso pretende oferecer conhecimento teórico básico para o público leigo em técnicas de manipulação genética, através da abordagem de noções dos processos de manipulação, produção e análise de transgênicos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com Andréa, na secretaria do Departamento de Ciência e Tecnologia, no Bairro Itacorubi.

Informações: 334-4888

Departamento de Expressão Gráfica lança mostra ´Muito Além dos Pincéis´

21/08/2002 17:26

O artista plástico Jorge Ferro apresenta sua obra nesta quinta-feira, dia 22, na primeira edição da mostra de arte contemporânea ´Muito Além dos Pincéis´. No evento, artistas catarinenses de renome nacional e internacional irão apresentar “intervenções no espaço”, criando ou apresentando obras ao vivo. A mostra acontece às 10 horas, no Auditório do CCE, numa promoção do Departamento de Expressão Gráfica e Centro de Comunicação e Expressão.

A mostra ´Muito Além dos Pincéis´ será realizada todos os meses para divulgar a revista eletrônica Arte e Design, que será lançada no encontro desta quinta-feira. A revista, que inspirou a criação do evento, é produzida por alunos do curso de Comunicação e Expressão Visual, coordenados pelo professor Milton Horn Vieira.

A publicação conta com entrevistas, artigos, vídeos biografias e mostras em 3D das principais obras dos artistas plásticos, designers e webdesigners de Santa Catarina. O objetivo é tornar a revista uma referência em arte no estado e apresentar as atitudes, inspirações e motivações dos artistas catarinenses. O endereço é www. design.ufsc.br. Mais informações pelo telefone 331 6593.

Curso de Atualização em Gestão Universitária tem inscrições prorrogadas

21/08/2002 10:42

As inscrições devem ser realizadas das 14h às 18h junto à recepção do DRH mediante:

preenchimento da `ficha de inscrição para as atividades de capacitação

e entrega da cópia do certificado do ensino médio.

O curso está aberto aos servidores da UFSC.

Informações adicionais podem ser obitdas em 331 9690, na Gestão de Programas de Capacitação/DRH

UFSC receberá professor da Universidade de Roma

20/08/2002 18:22

Um professor da Universidade de Roma analisa influências italianas no pensamento do pensador brasileiro Sérgio Buarque de Hollanda. Aniello Avella vai estar na UFSC nos dias 26 e 27, a convite do curso de Italiano, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Italiano e da Pós-Graduação em Literatura. As duas palestras acontecem no Auditório do Centro de Ciências da Comunicação (prédio B).

A primeira conferência, em língua italiana, na segunda-feira, às 9 horas, é sobre Ungaretti e la poesia brasiliana. A segunda, na terça, às 10h30min, em português, é sobre Raízes do Brasil: Influência italiana no pensamento de Sérgio Buarque de Hollanda.

Avellla, que ensina História da Cultura dos Países de Expressão Portuguesa, organizou a edição italiana de Raízes do Brasil, de Hollanda, e Retrato do Brasil, de Paulo Prado. Autor de várias publicações, o professor italiano agora está escrevendo uma biografia da imperatriz Teresa Cristina de Bourbon, mulher de D. Pedro II, nascida em Nápoles.

Mais informações com a professora Andréia Guerini (331-6588, 331-9288 e 338-2168).

Projeto Cinema BR em Movimento traz o filme Bicho de Sete Cabeças para a UFSC

20/08/2002 16:48

O Projeto Cinema BR em Movimento apresenta o filme “Bicho de Sete Cabeças” de Laís Bodanzki, nesta quinta-feira, dia 22, às 12h 30 min, no auditório do CED. O filme é baseado em fatos reais e mostra um adolescente que é internado em um hospício pelos pais, quando eles descobrem que o garoto fumava maconha. Rodrigo Santoro e Cássia Kiss participam do filme, que em 2000 ganhou em seis categorias no Festival de Brasília, inclusive o de melhor filme. Ao final da sessão haverá um debate com os professores Henrique Pereira Oliveira, do Departamento de História, o doutorando Reonaldo Gonçalves, do programa de Pós-Graduação em Pedagogia, e a mestranda Marlei Martinho, do programa de Pós-Graduação em História.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Cinema Br em Movimento é um projeto de extensão, que surgiu em 1999, no Rio de Janeiro. O objetivo é divulgar o cinema nacional, democratizar o acesso a filmes brasileiros e promover debates sobre bens culturais do país. Também pretende formar agentes divulgadores nas universidades, acontecendo simultaneamente em todos os estados. Na UFSC, o responsável pela divulgação é Peri Carvalho, pesquisador do Núcleo de antropologia audiovisual (NAVI).

Segundo Peri Carvalho, o projeto pretende levar o cinema brasileiro para as principais universidades de Santa Catarina.

Informações: 331-8209 ou peri@cfh.ufsc.br

Professores e estudantes levam atendimento odontológico ao Lar Recanto do Carinho

20/08/2002 16:18

O Programa de Atendimento Odontológico no GAPA (Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS / Lar Recanto do Carinho), realizado por estudantes da UFSC com crianças e adolescentes filhos de pais portadores do HIV, é mais do que experiência para a futura profissão. “Procuramos conscientizar nossos alunos participantes sobre a importância de estabelecer relações de afeto, carinho e solidariedade com as crianças e jovens tão especiais do Lar”, conta a coordenadora do projeto, professora Gracia Maria Koerich. O Programa é um projeto de extensão do Departamento de Patologia que iniciou em 1999. Atualmente conta com dois alunos bolsistas e cinco voluntários do curso de Odontologia, além da orientação da professora Sônia Lückmann Fabro.

O Lar Recanto do Carinho abriga 56 crianças de zero a 15 anos de idade portadoras de HIV ou filhos de pais portadores do vírus. Estas crianças residem e estão sob a tutela da instituição, pois os pais já morreram ou estão impossibilitados de cuidar delas devido à doença. De acordo com a coordenadora, a maior parte das crianças vem de famílias onde as condições de pobreza, ignorância, promiscuidade e uso de drogas injetáveis são fatores facilitadores para contração do HIV, tornando-as vítimas da desagregação familiar, abandono e orfandade.

O precário estado de saúde bucal das crianças se deve às necessidades calóricas aumentadas e à ausência de higiene bucal supervisionada. Além disso, muitos medicamentos usados na terapia anti-HIV são xaropes que contribuem no desenvolvimento de cáries. Como os portadores têm o sistema imunológico enfraquecido, as infecções bucais contribuem para agravar o estado de saúde.

O atendimento ao Lar Recanto do Carinho tem como referência o `Estudo da prevalência da doença cárie, das condições de higiene bucal e das manifestações bucais da AIDS em crianças institucionalizadas`, realizado por professores e alunos do curso de Odontologia da UFSC no período de 1996 e 1997. No estudo, constata-se a urgência da implantação de um serviço de Odontologia para a prevenção e tratamento das crianças do Lar Recanto do Carinho. A partir disso, foi implantado em 1998 o Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal, que realiza atividades educativas e preventivas, como escovação e aplicação de flúor. Esse mesmo estudo serviu de base para a implantação do Atendimento Odontológico no ano seguinte.

Os estudantes que participam do projeto recebem orientações sobre cuidados e procedimentos estratégicos de biossegurança que devem ser adotados no tratamento de crianças e adolescentes portadores de HIV. Além disso, todos os integrantes são orientados sobre o perfil da clientela e a instituição, para se conscientizarem da situação dos pacientes.

“Com o programa, pretende-se incentivar trocas de diferentes vivências entre profissionais, alunos, crianças e adolescentes abrigados, contribuindo para a criação de vínculos afetivos e emocionais. Esse processo facilita o aprendizado e a colaboração mútua, fazendo com que os pacientes aceitem melhor o atendimento odontológico, e os alunos-bolsistas amadureçam em relação a esta clientela sofrida”, avalia a coordenadora. “Atender pacientes HIV-positivos é uma obrigação moral e social de todo o profissional da saúde, e só treinando e capacitando nossos alunos no conhecimento da condição especial desses pacientes é que poderemos eliminar preconceitos e discriminações.”

Informações com a professora Gracia, fone 331 9473

Inscrições para o Vestibular 2003 encerram na próxima terça-feira 27 de agosto

20/08/2002 16:00

O prazo de inscrições para o vestibular da UFSC termina na próxima terça-feira, 27/8. Os interessados devem procurar uma das agências credenciadas do BESC ou acessar www.vestibular2003.ufsc.br. Este ano a UFSC oferece 3870 vagas, distribuídas em 62 cursos de graduação, nos períodos diurno e noturno. A taxa de inscrição é R$ 70,00.

As provas do Vestibular 2003 serão realizadas de 5 a 7 de janeiro de 2003, em dez municípios catarinenses: Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Para atendimento aos candidatos, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) colocou à disposição o Disque Vestibular, com atendimento digital 24 horas. Quem discar (0xx48)331-9760 será atendido, via gravação, em 10 assuntos diferentes.

Florianópolis será sede de congresso sobre Cadastro Técnico Multifinalitário

19/08/2002 18:52

Florianópolis sedia de 6 a 10 de outubro o 5º Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário (COBRAC 2002). Organizado pelo Laboratório de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e

Geoprocessamento (LabFSG), do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, o COBRAC 2002 vai contar com a apresentação de cerca de 150 trabalhos, exposições com 27 empresas e sete mesas-redondas, numa programação que reúne conferencistas de vários países do mundo, além de instituições federais, estaduais e municipais.

Este ano o tema será “Cadastro, Planejamento e

Fiscalização: Instrumentos para a Modernização Pública e Gestão Territorial”. “O evento trará as últimas tecnologias relacionadas ao Cadastro, com a apresentação de um grande número de trabalhos científicos provenientes de universidades nacionais e internacionais”, explica o coordenador do evento, professor do

curso de Engenharia Civil da UFSC, Carlos Loch. O Cadastro Técnico

Multifinalitário possibilita o conhecimento do espaço urbano ou rural, integrando as medições do espaço físico com a legislação que rege a ocupação do solo.

Segundo o professor Loch, embora exista um mercado excelente para o ensino e a pesquisa, a integração entre universidades e empresas ainda é pequena. “Precisamos fomentar essa integração, vislumbrando entre outras coisas, a formação de recursos humanos cada vez mais capacitados”.

Os temas das mesas-redondas foram definidos por sugestão da comunidade

científica e profissional que acompanha a organização do COBRAC 2002. Cada mesa-redonda tem um palestrante convidado, um moderador e quatro

debatedores, totalizando nas sete mesas a participação de 40 instituições nacionais e internacionais Os temas de todas as mesas-redondas podem ser vistos na página www.cobrac.ufsc.br.

Mais informações com o professor Carlos Loch pelo telefone 48

331 7049 ou pelo endereço eletrônico loch@ecv.ufsc.br

O que é o Cadastro Técnico

É uma ferramenta para planejamento urbano, rural e ambiental baseado em ferramentas como fotometria, imagens de satélite, técnicas de levantamentos de campo e software de integração de informação.

É uma área que surgiu há cerca de 15 anos no Brasil. A Alemanha é um dos países pioneiro. Canadá, Austrália, Estados Unidos França e Suíça também desenvolvem pesquisas de ponta.

No Brasil, o pioneirismo é catarinense. O Curso de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina é o único na América Latina, gozando de reconhecimento internacional.

  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3