Especialização em Biossegurança começa nessa segunda-feira
O primeiro Curso de Especialização em Biossegurança do Brasil, oferecido pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Ciências Biológicas da UFSC, começa nesta segunda-feira, dia 2 de setembro. A abertura oficial acontece às 9 horas, no Auditório da Reitoria, com a palestra “A CTNBio e a questão dos OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) no Brasil”, proferida pela Dra. Cristina de Albuquerque Possas, da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Estarão presentes no evento a Presidente da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), Dra. Leila Oda, o diretor da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (Funcitec), Paulo Tarso de Mendes Luna, além de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Governo Estadual.
No dia 26 de julho, foi divulgada a lista dos candidatos selecionados. Das 50 vagas, 38 foram ocupadas por candidatos de Santa Catarina. As outras foram distribuídas entre São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Amazonas, Acre e Rio de Janeiro. A maioria dos participantes são Advogados (11), Farmacêuticos-bioquímicos (10) e Agrônomos (6). Os restantes são Químicos, Veterinários, Engenheiros Civis, Biólogos, Arquitetos, Odontólogos, Enfermeiros, Engenheiros Sanitaristas, Físicos e Engenheiros Florestais.
O curso é gratuito e terá 360 horas-aula distribuídas em oito módulos. Serão tratados temas como Bioética e Propriedade Intelectual, Biossegurança e Organismos Geneticamente Modificados, Planejamento e adequação física de áreas de risco, Impactos econômicos e sociais da Biotecnologia, entre outros. Além de professores da UFSC, professores de universidades como USP, Unicamp, UFRGS, UFRJ, UERJ ministrarão aulas no curso. As atividades incluem aulas teóricas, estudos de casos, seminários e desenvolvimento de monografia.
As aulas serão realizadas até 8 de novembro, no Departamento de Microbiologia e Parasitologia do CCB. O curso conta com o apoio da UFSC, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ANBio, CTNBio, e Funcitec.
A Biossegurança é uma ciência que surgiu no século XX, com o objetivo de diminuir e controlar os riscos advindos da prática de tecnologias realizadas em laboratório ou aplicadas no meio ambiente. É regulada em vários países por um conjunto de leis específicas. No Brasil, a legislação de Biossegurança abrange apenas a tecnologia de Engenharia Genética, estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (transgênicos). O fundamento básico da Biossegurança é assegurar o avanço dos processos tecnológicos e proteger a saúde do homem e o meio ambiente. Informações no site www.biosseguranca.ufsc.br ou fone 331 9359/ 331 5164



Estão abertas as inscrições para o segundo semestre no Centro de Educação Infantil Flor do Campus. A escola atende crianças de quatro meses a seis anos, das 7h15 às 19h15. A mensalidade é R$ 185,00. O Flor do Campus recebe principalmente filhos de professores, de estudantes e de servidores da UFSC, mas as vagas também são destinadas à comunidade. 

O artista plástico Jorge Ferro apresenta sua obra nesta quinta-feira, dia 22, na primeira edição da mostra de arte contemporânea ´Muito Além dos Pincéis´. No evento, artistas catarinenses de renome nacional e internacional irão apresentar “intervenções no espaço”, criando ou apresentando obras ao vivo. A mostra acontece às 10 horas, no Auditório do CCE, numa promoção do Departamento de Expressão Gráfica e Centro de Comunicação e Expressão.
O Programa de Atendimento Odontológico no GAPA (Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS / Lar Recanto do Carinho), realizado por estudantes da UFSC com crianças e adolescentes filhos de pais portadores do HIV, é mais do que experiência para a futura profissão. “Procuramos conscientizar nossos alunos participantes sobre a importância de estabelecer relações de afeto, carinho e solidariedade com as crianças e jovens tão especiais do Lar”, conta a coordenadora do projeto, professora Gracia Maria Koerich. O Programa é um projeto de extensão do Departamento de Patologia que iniciou em 1999. Atualmente conta com dois alunos bolsistas e cinco voluntários do curso de Odontologia, além da orientação da professora Sônia Lückmann Fabro.





























