Divulga UFSC – 23/5/2013 – Edição 179

23/05/2013 14:45

23/5/2013 – Edição 179

Círculo de Leitura de Florianópolis

A professora, escritora e historiadora Joana Maria Pedro, atual pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC, é a convidada da edição de maio do Círculo de Leitura de Florianópolis. Nesta quinta-feira, dia 23, a partir das 18h30min, ela vai falar sobre livros e leituras, na Sala Henrique da Silva Fontes, Biblioteca Central da UFSC. Com vários livros e muitos papers publicados, ela também faz parte do Instituto de Estudos de Gênero da Universidade.

Seminário sobre 70 anos da CLT

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC) promove o “Seminário sobre 70 anos de Consolidação das Leis do Trabalho, uma reflexão social, econômica e jurídica”, que ocorre nesta quinta, dia 23, das 18h30min às 21h45min, no Auditório do Fórum Distrital do Norte da Ilha, junto ao CCJ, no campus Florianópolis. As inscrições são gratuitas e realizadas no local, a partir das 18 horas. Certificado de participação de quatro horas. Acesse a programação.

Encontro da Associação Mundial de Economia Política

Entre os dias 24 e 26 de maio, a UFSC sediará o oitavo fórum anual da Associação Mundial de Economia Política (World Association for Political Economy – WAPE). Com o tema “Desigualdade e capitalismo mundial: Análise, política e ação”, o objetivo do evento é discutir a economia mundial no cenário da crise capitalista com a apresentação de estudos e análises sobre os movimentos políticos no mundo. A programação consta de debates, painéis e apresentações culturais, que serão realizados no Auditório da Reitoria e no Centro de Cultura e Eventos da Universidade. O fórum é gratuito e aberto à comunidade acadêmica. As inscrições para as palestras podem ser feitas no local, no dia do evento. Confira a programação aqui. Promoção: Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA).

UFSC debate política indigenista e agronegócio

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, com o apoio dos departamentos de Antropologia e de História da UFSC, promove o evento “A Política Indigenista sob Comando do Agronegócio: e agora, Brasil?”, no dia 27 de maio, segunda-feira, às 18h30min, no Auditório da Reitoria. O debate reforça o eixo norteador do curso em torno do tema “Territórios Indígenas: A Questão Fundiária e Ambiental no Bioma Mata Atlântica”. Informações: (48) 3721-4879 e 3721-2600.

Sessão pública da Comissão de Mobilidade Urbana

A Comissão de Estudos de Transporte e Mobilidade da UFSC e Bacia do Itacorubi (CETM/UFSC) informa que a sessão pública prevista para ocorrer no dia 27 de maio foi transferida para a próxima terça-feira, dia 28, a partir das 13h30, na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria. Durante o encontro serão apresentados os projetos elaborados a partir dos estudos sobre a cessão de faixa de terra do campus universitário para alargamento da Rua Deputado Antônio Edu Vieira e que contemplem opções de transportes e mobilidade urbana da região da Bacia do Itacorubi. Os interessados em apresentar propostas durante o evento devem encaminhá-las, previamente, à Secretaria da Comissão, até ás 12h, do dia 24 de maio, pelo e-mail natalia.roth@ufsc.br. A sessão será transmitida ao vivo através deste link. Informações: (48) 3721-4078.

UFSC adquire novos veículos para revitalizar frota oficial

A reitora da UFSC, Roselane Neckel, recebeu na tarde desta quarta-feira, 22 de maio, as chaves de três micro-ônibus e três caminhões, em uma cerimônia simbólica realizada na Praça da Cidadania, em frente ao Prédio da Reitoria. Foram investidos mais de R$ 4 milhões na aquisição de 24 novos veículos, que serão distribuídos entre os campi de Florianópolis, Curitibanos, Araranguá e Joinville, e a Fazenda Experimental da Ressacada. “A frota da UFSC precisa ser valorizada, bem como o trabalho dos motoristas”, disse Roselane. Com a renovação, a reitora espera oferecer mais segurança e qualidade nos meios de transporte e, também, garantir maior acessibilidade aos professores e aos alunos.

Abertas inscrições para trabalhos sobre pequenos cinemas na América Latina

A quarta edição da Conferência Internacional Small Cinemas – Crossing Borders, organizada pela UFSC, será realizada de 4 a 6 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos. Até 30 de maio, profissionais e estudiosos de Cinema podem enviar trabalhos que contemplem os eixos temáticos do evento. Informações: 4smallcinemas.ufsc.br.

Congresso Internacional “Os Desafios do Barreau Invisible”

O Comitê Científico do Congresso Internacional “Os Desafios do Barreau Invisible: a contribuição dos Conselheiros Jurídicos dos Estados à consolidação da Corte Internacional de Justiça”, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de junho, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC), convida professores, pesquisadores e estudantes a contribuir com uma comunicação acadêmica a ser publicada nos anais do evento. Regras para envio de trabalhos e mais informações sobre o evento no endereço iusgentium.ufsc.br.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
TwitterFacebook
Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina