Divulga UFSC – 20/5/2013 – Edição 176

20/05/2013 15:11

20/5/2013 – Edição 176

Manifestações nas redes sociais é tema na Rádio Ponto UFSC

Nesta segunda-feira, 20 de maio, às 18h, a Rádio Ponto UFSC transmite o programa Lança-Perfume, que tem como tema “Os movimentos sociais nas redes sociais: a internet como espaço de manifestação, é eficaz ou não?”. A programação pode ser acompanhada ao vivo pelo endereço radio.ufsc.br. Também pode ser sintonizada, dentro do campus da UFSC em Florianópolis, pela frequência interna 106.1, em FM. O Lança-Perfume é um programa semanal desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da UFSC. Informações: (48) 3721-9891 e 3721-9898, na página do Programa Lança Perfume no Facebook ou pelo site radioponto.ufsc.br.

Painel “Segurança na UFSC – O debate sobre a PM no campus”

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro, do curso de Direito da UFSC, promove nesta segunda, dia 20, às 19h, no Auditório do Centro Socioeconômico, o painel “Segurança na UFSC – O debate sobre a PM no campus”. Palestrantes: Carlos Vieira, chefe de Gabinete da Reitoria da UFSC, tenente-coronel Araújo Gomes, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, e Matheus Felipe de Castro, advogado criminalista e professor de Direito Penal na UFSC. Informações no evento no Facebook.

Visitas internacionais para discutir cooperação entre instituições de ensino

Nos dias 21, 23 e 29 de maio, a UFSC receberá visitas para discutir, entre outros assuntos, a cooperação entre a Universidade e instituições de ensino e pesquisa internacionais. Confira a agenda, organizada pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter). Informações: sinter@contato.ufsc.br.

EaDSIMP 2013: simpósio sobre educação a distância

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC) realizam, nos dias 22 e 23 de maio, o Simpósio sobre Educação a Distância (EaDSIMP 2013), no Centro de Cultura e Eventos. O evento terá como tema a institucionalização da Educação a Distância (EaD) nas instituições públicas de ensino superior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de maio, no site do evento. Acesse a programação. Informações: EaDsimp2013.wordpress.com.

Grupo de pesquisa promove seminário sobre Direito Ambiental

O Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco (GPDA) promove, no dia 23 de maio, o seminário “O princípio da vedação do retrocesso e a sua relação com temas emblemáticos socioambientais”. Para falar sobre o tema, o convidado é o professor Ricardo Stanziola Vieira, mestre e doutor pela UFSC, com pós-doutorado pela Universidade de Limoges (França). O seminário ocorrerá às 10h, na Sala 302, Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail gpda.ambiental@gmail.com.

Palestra sobre tratamento pós-colheita de frutas e hortaliças com Lluís Palou

O Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC promove a palestra “Métodos no contaminantes para el control de patologías de poscosecha de fruta fresca”, com o pesquisador Lluís Palou (Centre de Tecnologia Postcollita (CTP), Institut Valencià d’Investigacions Agràries, Espanha), no dia 24 de maio, sexta-feira, às 9h, no Auditório do Departamento (Campus Trindade – ao lado do Sintufsc). Informações: alcilene@enq.ufsc.br.

Encontro mundial de economia política na UFSC

Economistas de 20 países participam do 8º Encontro da Associação Mundial de Economia Política (World Association for Political Economy – Wape), que será realizado de 24 a 26 de maio, no Centro de Cultura e Eventos e no Auditório da Reitoria. É a primeira vez que o evento se realiza na América do Sul. A Wape nasceu na China e reúne associados de todas as partes do mundo. O evento, gratuito, é promovido pelo Instituto de Estudos Latino- Americanos (IELA/UFSC), com o tema “Desigualdade e capitalismo mundial: análise, política e ação”. Confira a programação: encontrowape.blogspot.com.br. Informações: (48) 3721-6483.

Workshop sobre pesquisa de cultivos transgênicos no México, Brasil e Índia

No dia 24 de maio, das 8h30 às 18h, será realizado o workshop da pesquisa internacional e interdisciplinar “Análise dos aspectos sociais, culturais e econômicos que configuram a aceitação, uso e resistência às culturas transgênicas em três países: México, Brasil e Índia” (GM Futuros), no Auditório da Fapeu, UFSC. No Brasil, a pesquisa é coordenada pela professora Julia Guivant, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC e coordenadora do Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade (Iris). Informações: dur.ac.uk/ihrr/gmfuturos / iris.ufsc.br ou carolbordinhao@gmail.com.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
TwitterFacebook

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina