Divulga UFSC – 11/4/2013 – Edição 150

11/04/2013 16:21

11/4/2013 – Edição 150

UFSC sedia primeiro encontro de pós-graduação em Física e Astronomia

Entre os dias 24 e 26 de abril, a UFSC sediará o I Encontro de Pós-Graduação em Física e Astronomia, no Auditório da Reitoria. O evento tem como objetivo promover o contato científico de pesquisadores e estudantes de Física das instituições universitárias brasileiras, além de países da América do Sul. É a primeira vez que Santa Catarina sedia um encontro sobre o tema. As inscrições são gratuitas. Informações no site do evento.

Sinter promove palestra com consulado japonês sobre bolsas de estudos

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) promoverá, no dia 24 de abril, uma palestra com Cláudio Ushiwata, do Consulado do Japão em Curitiba, sobre bolsas de estudos oferecidas aos estudantes de graduação e pós-graduação (pesquisa, mestrado e doutorado) pelo governo japonês. A palestra será realizada às 14h, no auditório da Engenharia de Produção e Sistemas (EPS), do Centro Tecnológico (CTC), e é aberta para a comunidade. Para participar, não é necessário se inscrever. Contato: Fernanda Leal (Sinter) – sinter@contato.ufsc.br.

Professores lançam livro sobre ensino com jogos eletrônicos

Os professores Aldo von Wangenheim e Christiane Anneliese Gresse von Wangenheim, do Departamento de Informática e Estatística e do Grupo de Qualidade de Software (GQS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicaram o livro “Ensinando Computação com Jogos”, com programação para cursos de nível superior por meio de jogos educacionais. Os autores esperam que o livro possa ajudar os professores com novas ferramentas e ideias para as disciplinas da área de computação. O livro pode ser encontrado em e-book e papel na Editora Bookess: http://www.bookess.com/read/13819-ensinando-computacao-com-jogos/.
Informações: http://www.incod.ufsc.br/novaaula/.

UFSC convida alunos para participar de curso de inglês online e gratuito

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida os estudantes de graduação e pós-graduação a participarem do My English Online (MEO), curso de inglês gratuito oferecido pelo MEC e pela Capes. O MEO oferece aos estudantes um pacote de atividades interativas, exercícios de gramática, dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Para cursar, o estudante deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior pública, em curso de graduação ou pós-graduação em programa recomendado pela Capes e deve, a cada dois meses, realizar um Teste de Progresso no programa. Informações: clique aqui.

Conselho Estadual de Combate à Pirataria abre inscrições para concursos

O Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) instituiu o I Concurso Estadual de Trabalhos Acadêmicos de Propriedade Intelectual e o Concurso Cultural “Criação da Logomarca do Cecop”. Nos dois concursos podem se inscrever qualquer pessoa física, desde que brasileiro nato ou naturalizado, a qual deverá estar matriculada em qualquer curso superior, público ou privado, de Santa Catarina e reconhecido pelo MEC. As inscrições são gratuitas, e os interessados devem ficar atentos às datas e prazos constantes nos seguintes editais: http://www.sds.sc.gov.br/images/stories/Documentos/edital0001-2013_trabalhosacademicos.pdf e http://www.sds.sc.gov.br/images/stories/Documentos/edital0002-2013_marca.pdf.

Cena Aberta apresenta o espetáculo “Flor das Águas” no Teatro da UFSC

O Teatro da UFSC volta a receber a peça “Flor das Águas” nos dias 13 e 14 de abril, às 20 horas. O enredo do espetáculo fala da cultura brasileira de mitologia sobre as Deusas do mar, do lago, da chuva, do rio e da cachoeira. A peça aborda a temática do sagrado feminino, do ventre do corpo e do ventre da Terra. Produção do Curso de Artes Cênicas, a apresentação faz parte do Projeto Cena Aberta, realizado pelo DAC/Secult/UFSC. Gratuito e aberto à comunidade. Veja mais em www.dac.ufsc.br.

Manutenção no serviço de telefonia corporativa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 11/04/2013, será feita a mudança do entroncamento telefônico entre a UFSC e a operadora do serviço de telefonia fixa comutado. O entroncamento atualmente é feito no prédio da Reitoria e passará para as instalações do Centro de Dados da SeTIC, proporcionando mais estabilidade e qualidade no serviço. Em função desta mudança poderão ocorrem interrupções temporárias no serviço entre 18 e 24 horas. Mais informações: (48) 3721-6333.

Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal www.noticias.ufsc.br
Confira a programação da TV UFSC www.tv.ufsc.br

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina