Na Mídia: Primeiro dia do Vestibular foi tranquilo e com abstenção de 14,94%
Pelo segundo ano consecutivo, Nieve Garcia, 19 anos, tenta uma vaga em Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ontem, ela era um dos mais de 29,6 mil candidatos que responderam as provas do primeiro dia do vestibular da UFSC, aplicadas em 13 cidades catarinenses.
Dos 34.910 inscritos, 5.218 não compareceram, uma abstenção de 14,94%. De acordo com o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Júlio Szeremeta, o número ainda é considerado alto, mas é cerca de 2% menor em relação ao ano passado.
O calor provocou alguns atendimentos médicos, especialmente em colégios que não contam com condicionamento de ar nas salas de provas. Mas nenhum candidato abandonou a prova. Houve, ainda, casos de candidatos desclassificados por portarem equipamentos eletrônicos.
Em Joinville, dos quatro candidatos barrados após o fechamento dos portões da Sociesc da Rua Marquês de Olinda, três eram de São Bento do Sul. Eles reclamaram que não foram orientados pela universidade sobre o local da prova e, por não conhecerem a cidade, foram atrapalhados pelo trânsito intenso das imediações.
Os amigos Anderson Godinho, Vanessa da Silva e Eloise Freitas, 18, assim como alguns pais de candidatos, alegaram que a ficha de inscrição não constava que o acesso às salas seria pelos fundos da Sociesc e não pela entrada principal na Marquês de Olinda. O presidente da Coperve explicou que a medida já é usual da instituição para evitar congestionamentos maiores nas proximidades:
– Mesmo assim, também abrimos o portão principal às 13h30min. É um procedimento padrão e os candidatos tinham que ter chegado antes.
No campi do Bairro Trindade, na Capital, uma das vestibulandas que perdeu o horário foi Bianca March da Silva, 16 anos, de Nova Trento. Ao tentar ajudar um dos amigos a encontrar o prédio onde faria a prova, acabou se atrasando. A decepção por ficar de fora do processo seletivo não foi maior porque ela ainda está no 2º ano do ensino médio e só se inscreveu para ter experiência.
– Corri para chegar a tempo, mas mesmo assim não deu. Paciência. Ano que vem vou vir mais cedo porque isso não pode voltar a acontecer.
O primeiro dia do processo seletivo teve 40 questões divididas entre as disciplinas de língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira, matemática e biologia. O gabarito só será divulgado no dia seguinte à finalização do concurso, na quarta-feira.
De acordo com o presidente da Coperve, a medida é tomada há mais de cinco anos e é uma forma de prevenir que os candidatos façam um julgamento negativo do seu desempenho e abandonem o vestibular. Outro motivo é evitar o transtorno com recursos ainda durante o processo seletivo.
O Vestibular UFSC 2011 na mídia:
-G1: Primeiro dia do vestibular da UFSC tem abstenção de 14,94%
– UOL Vestibular: Provas do vestibular 2011 da UFSC continuam nesta segunda-feira
Acompanhe as notícias do vestibular:
– Na Mídia: Primeiro dia do Vestibular foi tranquilo e com abstenção de 14,94%
– Primeiro dia do vestibular da UFSC tem abstenção de 14.94%
– Vestibular UFSC 2011: momentos de espera e a palavra amiga
– Na Mídia: Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina começa neste domingo
– Vestibular 2011 da UFSC inicia no domingo com fechamento dos portões às 13h45min
– Coperve pede que candidatos do Vestibular 2011 confiram locais das provas com antecedência
– Vestibular UFSC/2011: medicina continua curso mais concorrido
– Pré-Vestibular da UFSC realiza Aulão da Solidariedade sobre os livros do Vestibular 2011
– Vestibular UFSC 2011 tem 34.910 inscritos
– Campus da UFSC em Curitibanos oferece 200 vagas no Vestibular 2011