Vestibular UFSC 2011: momentos de espera e a palavra amiga

19/12/2010 19:21

Quase 30 mil candidatos fazem as provas do Vestibular UFSC 2011 neste domingo, 19/12, e também na segunda e terça (20 e 21/12). Cerca de sete mil deles estão realizando as provas no campus sede da Universidade, em Florianópolis.

Gabriela de Melo, 20 anos, e Taíra Zanon, de 18, vieram de São Paulo para tentar uma vaga em Relações Internacionais e Psicologia. “Escolhi a UFSC porque em Florianópolis a qualidade de vida é boa, além de a Universidade ser uma das melhores”, explica Gabriela. Taíra concorda: “O curso de Psicologia da UFSC foi muito bem classificado pelo Guia do Estudante”.

Com a aproximação do horário de fechamento dos portões, às 13h45, o segurança Moacir Saturnino Lopes, de 58 anos, que guarda a portaria do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), se desdobrava para verificar os documentos dos que entravam, dar informações aos perdidos e ainda chamar em voz alta os que permanecem do lado de fora: “Não percam a hora! Já tragam o documento de identidade em mãos!”.

Treino para passar no tempo certo

Bianca Marchi, 16 anos, foi a única candidata com local de prova no CCE que chegou depois das portas se fecharem neste domingo. Estudante de Nova Trento (SC), ela não lamentou o atraso, porque faria o vestibular por experiência. “Já fiz outros dois concursos: um da própria UFSC e outro da Udesc”. Frequentando curso pré-vestibular desde os 15 anos, Bianca pretende conquistar uma vaga em Medicina, que neste concurso continua o mais concorrido, com índice geral de 66,31 candidatos por vaga. Para candidatos que não optaram pelo Programa de Ações Afirmativas esse percentual chega a 77.77.

O amigo dos vestibulandos

Às 14h, a primeira etapa do Vestibular, pelo menos para o segurança Moacir, que já chaveou as portas do CCE, foi concluída. Dos 32 anos em que é funcionário da UFSC, 28 deles trabalhou no concurso. “Nos três anteriores não me candidatei, mas como estou me aposentando, fiz questão de trabalhar neste, que vai ser meu último”, orgulha-se. Ele conta que gosta de participar do vestibular porque “já tem a manha”: “quando os estudantes estão se aproximando eu aviso como devem entrar em sala – sem celular, relógio e calculadora -, assim eles já se preparam”.

O segurança diz que já guardou diversas portas da UFSC em todos esses anos de vestibular, orientando os candidatos de variadas formas: “Eu ia até o final das filas, e uma vez também subi, no Colégio de Aplicação, num local mais alto, gritando para que todos pudessem ouvir onde ficavam as salas. Foi por causa dos vestibulares que perdi minha timidez”, revela.

Um ano fazendo, no outro, aguardando

Junto com Moacir, o campus fica habitado, nesse horário, pelos pais, parentes e amigos dos vestibulandos. Letícia Pisetta, de 18 anos, realizou as provas do vestibular em 2009, e neste ano a caloura de Farmácia aguarda o namorado – que concorre a uma vaga no curso de Design de Animação – aproveitando a sombra das árvores em frente ao CCE. Se passar, o casal poderá se ver com mais frequência, já que ele ainda mora na cidade natal dos dois, Rio Oeste (SC).

Letícia conta que está gostando do curso, apesar de não estar certa, ainda, se a profissão é a mais adequada para ela. As incertezas são amenizadas pelo pai, que lhe aconselha a prosseguir, mas se o desejo, no futuro, for mudar de área, ele também afirma que lhe apoiará. “Tenho muita sorte por ter meus pais. E tive sorte também quando procurei alguém para dividir apartamento”. A procura se deu pela internet: Letícia vasculhou a lista de aprovados em Farmácia e contatou a futura colega, e hoje companheira de moradia, combinando tudo sem conhecê-la. A parceria deu certo: hoje as duas são também boas amigas.

A longa espera e a palavra amiga

Vestindo uma camisa polo com o brasão da UFSC, o professor do curso de Engenharia de Materiais, Fernando Cabral, circula pelo campus atrás de pais ansiosos. Sua missão, nesses três dias de concurso, é conversar com quem fica do lado de fora sentindo que as quatro horas de provas duram uma eternidade, e que nesse meio tempo as dúvidas e inseguranças se tornam muito maiores.

“Nessa hora, os pais sofrem muito mais que os vestibulandos. Geralmente é a primeira vez que o filho realiza algo importante, e os pais não podem fazer nada para ajudá-los”, explica. O professor Cabral, então, traz palavras amigas em forma de dados e curiosidades sobre Florianópolis e a Universidade. “Muitos nunca saíram de casa, e os familiares ficam receosos em deixá-los morar na cidade. Saber da qualidade dos nossos cursos, dos trabalhos de extensão, das pesquisas realizadas aqui e das possibilidades de intercâmbio faz com que eles se sintam mais seguros”, completa.

Pai de três filhos – todos formados pela UFSC – o professor relembra um fato que talvez o impulsione a realizar esse trabalho: “a lista dos aprovados havia sido divulgada, e avistei de longe meu filho num canto, chorando. Enquanto me dirigia até ele, lembrava que seu desempenho tinha sido muito bom para que não conseguisse a vaga. Quando nos encontramos ele contou que havia conseguido; chorava, na verdade, pelos amigos que não passaram”.

“O ingresso na universidade e a formatura são momentos ímpares. E às vezes nós nos esquecemos da realidade de nosso país. Para muitas famílias, aquele filho é o primeiro que tem chances de cursar uma universidade federal. Também por isso a expectativa é enorme”, esclarece.

Texto e fotos por Cláudia Reis / Jornalista da Agecom

Acompanhe as notícias do vestibular:

Primeiro dia do vestibular da UFSC tem abstenção de 14.94%

Na Mídia: Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina começa neste domingo

Vestibular 2011 da UFSC inicia no domingo com fechamento dos portões às 13h45min

Coperve pede que candidatos do Vestibular 2011 confiram locais das provas com antecedência

Vestibular UFSC/2011: medicina continua curso mais concorrido

Pré-Vestibular da UFSC realiza Aulão da Solidariedade sobre os livros do Vestibular 2011

Vestibular UFSC 2011 tem 34.910 inscritos

Campus da UFSC em Curitibanos oferece 200 vagas no Vestibular 2011

Tags: vestibular 2011