Divulga UFSC – 14/6/2013 – Edição 193

14/06/2013 16:56

14/6/2013 – Edição 193

Café Socialize discute política de Santa Catarina em relação à educação

O Café Socialize promoverá nesta sexta feira, dia 14 de junho, às 16h, um debate sobre “O Serviço Social e sua inserção na política de educação”, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O encontro, gratuito, contará com a presença dos professores Carla Rosane Bressan e Paulo Sergio Tumolo, e terá como tema central a política do Estado de Santa Catarina em relação à educação. Informações: secult@contato.ufsc.br ou (48) 3721-2376 e 3721-8304.

Curso pré-vestibular da SED prorroga inscrições até 28 de junho

O prazo de inscrição para o processo seletivo do Pró Universidade foi prorrogado até 28 de junho. O curso preparatório é oferecido pela Secretaria da Educação de Estado (SED), em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), e apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Informações: prouniversidade.com.br e sed.sc.gov.br ou (48) 3721-4636.

Projeto Filmes de Economia será neste sábado

Na sessão de Filmes de Economia neste sábado, dia 15 de junho, será apresentado o 3º episódio Propriedade (50 minutos), do documentário Civilização: O Ocidente e o Resto, do historiador britânico e professor da Universidade de Harvard Niall Ferguson. Em seguida, haverá a palestra do professor Armando de Melo Lisboa (Departamento de Economia e Relações Internacionais), contestando a visão eurocentrista apresentada no episódio pelo professor Niall Ferguson. O evento será realizado das 9h às 11h45, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. A sessão faz parte da atividade de extensão Filmes de Economia, é gratuita e aberta a interessados em debater temas econômicos. Os participantes receberão certificado de 4 horas de atividade complementar. Informações: filmesdeeconomia.ufsc.br ou warienti@cse.ufsc.br.

UFSC é sede do 17º FAM

A 17ª edição do Florianópolis Audiovisual do Mercosul (FAM) 2013 inicia nesta sexta-feira, dia 14, e vai até 21 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A Universidade, pelo quinto ano consecutivo, abriu seu espaço para o desenvolvimento e fortalecimento da classe cinematográfica. O festival é voltado para as produções do Mercosul e tem como proposta difundir obras inéditas e viabilizar debates sobre a produção audiovisual. A entrada é gratuita. Confira a programação.

Mesa-redonda sobre literaturas Argentina e Uruguaia

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, promove a mesa-redonda “Literaturas Argentina e Uruguaia: aproximações e diferenças”, com os professores Roberto Ferro, da Universidade de Buenos Aires (Argentina), e Hebert Pezzolano, da Universidad de la República (Uruguai.). O evento será realizado no dia 17 de junho, segunda-feira, às 9h, na Sala Drummond, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Bloco B, Térreo. A entrada é gratuita e aberta ao público. Será fornecido certificado de participação para os presentes que solicitarem. Informações: onetti.cce.ufsc.br, nucleoonetti@cce.ufsc.br ou (48) 3721-9288, Ramal 203.

Roda de Conversa: Ser Estudante na UFSC

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde do Estudante (Gpese), do Departamento de Saúde Pública, e a Psicologia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) convidam os estudantes da UFSC para participar de uma Roda de Conversa: como é ser estudante da/na UFSC? O primeiro encontro será no dia 17 de junho, às 16h30, na Sala de Capacitação do HU (atrás do Grêmio do HU) e tem como proposta um espaço de diálogo, questionamento, reflexão e transformação desta vivência. Informações: (48) 3721-6468.

Congresso Internacional em Crítica Genética

Com o tema “A Crítica Genética na América do Sul: Pesquisas e Perspectivas”, o 11º Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG) será realizado no período de 18 a 21 de junho de 2013, nos auditórios do Centro Socioeconomico (CSE) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A conferência de abertura será ministrada pelo professor Daniel Balderston, da Universidade de Pittsburgh, sobre o tema “Reticências: sobre o manuscrito de El hombre de la esquina rosada“, às 8h30, no Auditório Henrique Fontes. As conferências do período da manhã, das 8h30 às 11h50, serão transmitidas por videoconferência no endereço videoconferencia.cce.ufsc.br. Confira a programação. Informações: congresso.apcg.com.br.

Pós-Graduação em Filosofia promove Seminário de Ontologia

O 3º Seminário de Ontologia ocorrerá entre os dias 17 e 21 junho de 2013, no auditório e miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O seminário, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC, terá mesas temáticas dedicadas à interface da Ontologia com outras áreas da Filosofia e disciplinas. Nos dias 19 e 20 será oferecido um minicurso “O ser-aí mítico: interpretação e crítica”, com o professor Marco Antônio Valentim, da UFPR. As inscrições no minicurso poderão ser feitas pelo endereço seminariodeontologia2013@gmail.com. Confira a programação completa. Informações: Rafael Adolfo rafael.adolfo@ymail.com ou (48) 8484-9662.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
TwitterFacebook

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina