Divulga UFSC – 28/03/2013 – Edição 141

28/03/2013 12:10

Divulga UFSC 141

Relação dos projetos contemplados no Probolsa 2013

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSC divulgou o resultado  do Edital Probolsas 2013. Foram contemplados 170 projetos com 304 bolsas de extensão. Os documentos dos bolsistas serão recebidos a partir desta quarta-feira, dia 27 de março. Mais informações no site da Proex.

UFSC assina primeiro convênio com universidade sul-coreana

Assinado o primeiro acordo entre a UFSC com uma universidade sul-coreana, a Sungkyunkwan, (www.skku.edu/eng/) que possui dois campi com 19.290 alunos de graduação e 7.063 alunos de pós-graduação.  A SKKU é uma das universidades mais antigas da Ásia e foi fundada em 1398, pouco depois de Seul tornar-se a capital da Coreia. Por mais de 500 anos, a instituição educou os líderes da Coreia. Grande parte do histórico campus de Seul tem sido preservado e atualmente é considerado parte do patrimônio nacional Informações: Secretaria de Relações Internacionais da UFSC, sinter@contato.ufsc.br.

Capes prorroga inscrições para Programa Jovens Talentos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou até o dia 3 de abril as inscrições para o programa de Jovens Talentos para a Ciência. A decisão atende ao pedido de instituições que como a UFSC estavam com dificuldades de inscrever os alunos por não conseguirem acesso ao formulário eletrônico. A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) alerta a todos os coordenadores que não estão conseguindo acessar o sistema que não se trata de um caso isolado, mas de uma dificuldade decorrente do excesso de demanda ao sistema da Capes. “Com a prorrogação do prazo, a tendência é que o número de acessos seja reduzido e a situação normalizada. A orientação é que todos os coordenadores continuem tentando acessar o sistema e cadastrem todos os alunos aptos até o dia 3 de abril”, afirmou o professor Elias Machado, diretor de Projetos da Propesq. Informações: propesq.ufsc.br.

PRAE divulga resultados da isenção em extracurriculares

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) divulgou nesta quinta-feira, 27 de março, o Edital com os cem alunos que conseguiram a isenção da taxa: Edital 005 2013 – Resultados – Isenção de Taxa para Curso Extracurricular de Linguas Estrangeiras. Os alunos aprovados devem comparecer ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) para providências a partir de segunda-feira, dia 1º de abril (das 8h às 18h). Informações:
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – 3721.9341.

Nova estrutura de capacitação aumenta oferta de curso a servidores

A nova estrutura da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP), da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), inaugurada no último dia 26, deverá quase triplicar o número de vagas ofertadas aos servidores da UFSC em cursos de formação. A reforma inclui a instalação de uma sala de videoconferência e um laboratório de informática, investimentos que ultrapassam R$ 50 mil. A capacitação também integra os campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville. “Espero que consigamos a partir de agora muitas soluções na formação de servidores dentro da Universidade”, disse a reitora Roselane Neckel. Informações: (48) 3721-9690.

Ciclo de palestras sobre mestres da literatura latino-americana

O “I Ciclo de Palestras: os mestres da literatura latino-americana” será ministrado por acadêmicos convidados sobre os principais mestres da literatura latino-americana e seus principais romances. Leia mais sobre o projeto. As inscrições são gratuitas. A primeira palestra será no dia 3 de abril, das 13h às 18h, sobre “O romance brasileiro”, com professor Alcmeno Bastos, da UFRJ. Mais informações: http://portalbu.ufsc.br/ciclodepalestras / (48) 3721-9310.noticias.ufsc.br/2013/03/27/ciclo-de-palestras-sobre-mestres-da-literatura-latino-americana/.

Aprovado projeto “Acessibilidade no ensino superior”

O projeto “Acessibilidade no ensino superior: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão” foi aprovado no programa observatório da educação, do edital 049/2012 da Capes/Inep (www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/Edital_049_2012_OBEDUC_ResultadoFinal.pdf), e tem como docente convidada a professora Ana Paula de Oliveira Santana (Curso de Fonoaudiologia e Pós-Graduação em Linguística da UFSC) que fará a colaboração na pesquisa com dados da região Sul.

Tags: Divulga FSC