Divulga UFSC – 22/11/2012 – Edição 114

22/11/2012 12:10

Divulga UFSC

11ª Sepex: confira a programação cultural desta quinta

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex) é o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina. O tema desta 11ª edição é Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. São 165 estandes interativos que pode ser visitados até 24 de novembro. Nos dias da semana, o horário de visitação é de 9h às 19h, e no sábado, de 9h às 13h. Desde 2000 o encontro reúne trabalhos desenvolvidos na Universidade em uma mostra científica aberta ao público, no campus da Trindade, em Florianópolis (SC).  Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Confira a programação cultural desta quinta.

11ª Sepex: seminário VER-SUS apresenta projeto de estágios na área da saúde

Representantes do Ministério da Saúde do Governo Federal estarão presentes na UFSC para o 1º Seminário VER-SUS Santa Catarina, no qual será apresentado o projeto VER-SUS à comunidade universitária. O programa é uma oportunidade para estudantes da área da saúde de realizar estágios de vivência em locais que integram o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é o primeiro encontro sobre a implantação do programa no Estado e acontecerá no sábado, dia 24 de novembro, das 9h às 13h, no Auditório do Centro de Convivência. O Seminário faz parte da programação da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC como evento paralelo.Mais informações: wosny@ccs.ufsc.br.

Valsa nº 6 hoje no Garapuvu

Acontece hoje, às 20h, no Auditório Garapuvu, a apresentação da “Valsa nº 6”, integrando o evento “Quem faz 100 anos ou +”. Escrita em 1951, foi a décima peça de Nelson Rodrigues e faz parte de suas obras consideradas pelos críticos como ‘psicológicas’, assim como ‘A Mulher sem Pecado’ e ‘Vestido de Noiva’. O enredo conta a história de Sônia, uma garota de 15 anos, obcecada pela Valsa Nº 6 de Chopin. No desenrolar da história, sempre com a valsa ao fundo, a adolescente revela uma teia de assassinato, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário.

Reitora participa de reunião da Andifes

A reitora Roselane Neckel está em São Paulo, participando da CXVI reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. A programação do encontro – que começou nesta quarta-feira, 21, com a presença do Ministro Aloizio Mercadante – inclui discussões sobre o acolhimento dos novos alunos nas Universidades Federais, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e o Reuni. Os reitores debatem, ainda, as atividades dos grupos de trabalho formados pela SESu/MEC para discutir a carreira dos docentes e servidores técnicos administrativos.

II Concurso Fotográfico da BU

Acontecerá nesta sexta-feira, dia 23, às 18h, no auditório Elke Hering Bell (BU), a cerimônia de premiação do II Concurso Fotográfico da Biblioteca Universitária e abertura da exposição das fotos premiadas.

Círculo de Leitura

A convidada de honra do próximo Círculo de Leitura no dia 29/11, das 18h30min às 20h, na Sala de Projeção “Harry Laus”, na Biblioteca Universitária, é a jornalista Néri Pedroso, editora do caderno Plural do jornal Notícias do Dia. O Círculo terá transmissão ao vivo pelo Laboratório de Educação a Distância, (LED/EGC/UFSC), no endereço tvled.egc.ufsc.br/aovivo .

Coletivo Kurima

O Coletivo Kurima – Estudantes Negros e Negras da UFSC – realiza nos dias 26 e 27 de novembro, com solenidade de abertura às 8h30, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), o Seminário Ações Afirmativas: O que são Cotas? – Desmistificando as Ações Afirmativas e os Desafios da Permanência de Estudantes na UFSC. As inscrições são gratuitas.

Reunião discute fluxo para tramitação de projetos na UFSC

A Pró-Reitoria de Pesquisa organizou, com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Pró-Reitoria de Administração, a segunda reunião para discutir o fluxo de tramitação de projetos de pesquisa e extensão na Universidade. A primeira realizada no final de outubro contou com a presença do pró-reitor de Extensão, Edson da Rosa, e da pró-reitora Adjunta, Maristela Bortolini. “Temos a necessidade de unificar os procedimentos para aumentar a segurança jurídica dos contratos e convênios que serão assinados pela reitora ou pelos pró-reitores e para agilizar o tempo de tramitação”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy. Outras informações pelo e-mail elias.machado@ufsc.br.

Pró-Reitores da UFSC discutem políticas para pesquisa e pós-graduação

Os pró-reitores Joana Maria Pedro e Jamil Assreuy participam do XXVIII Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – ENPROP – que acontece em Salvador até o próximo dia 23. O evento discute temas como linhas de financiamento, integração universidade – empresa – governo e os problemas enfrentados para a efetiva internacionalização da ciência brasileira. O ENPROP é um dos principais ambientes de debate e elaboração de propostas para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação do país e, este ano, tem como foco discussões acerca do tema “um Brasil sem Fronteiras e sem Miséria”.

Tags: Divulga UFSC