11ª Sepex: confira a programação cultural desta quinta-feira

22/11/2012 11:07

Grupo Terapeutas da Alegria apresenta-se nesta quinta-feira na Sepex

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex) é o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina. O tema desta 11ª edição é Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. São 165 estandes interativos que pode ser visitados até 24 de novembro. Nos dias da semana, o horário de visitação é de 9h às 19h, e no sábado, de 9h às 13h.

Desde 2000 o encontro reúne trabalhos desenvolvidos na Universidade em uma mostra científica aberta ao público, no campus da Trindade, em Florianópolis (SC).  Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Confira os destaques da programação cultural desta quinta-feira.

Dia 22 (quinta-feira)

10h15min – Boi de Mamão do NDI – apresentação de música e dança folclórica com crianças do período matutino do NDI da UFSC.  Coordenação: Juliana La Banca e Vânia Maria Broering.

11h – (atividade cancelada)  – Gaia: Um romance universal  – apresentação teatral com alunos da Escola Municipal Ada Sant´Anna, de Joinville. Espetáculo contemplado com o 3º lugar do concurso teatral da Companhia Águas de Joinville – categoria C (6º ao 9º ano). Coordenação: Profa. Ana Paula Souza, pesquisadora do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Governança da Água e Território / GTHidro UFSC.

12h30min – Terapeutas da Alegria: Como somos e como ser – intervenção artística que aborda o processo de formação do personagem-palhaço e as atividades dentro de hospitais, que proporcionam momentos de descontração e alegria a pacientes. Projeto de extensão do Departamento de Saúde Pública da UFSC. Coordenação: Prof. Walter Ferreia de Oliveira.

14h45min – O Sonho de Dom Quixote de La Mancha  –   leitura e interpretação de trechos do Livro Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, por crianças do grupo 6B vespertino do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC. Fantasia e realidade; cavaleiros, duelos, donzelas, gigantes e malfeitores…  Coordenação: Profa. Pricilla Cristine Trierweiller.

15h – O segredo do fundo do mar – apresentação teatral das crianças do grupo 5A vespertino do NDI/CED/UFSC. A história de um segredo que se espalha rapidamente entre os seres do fundo do mar. Os seres marinhos cochicham uns com os outros até a inesperada chegada de um ser muito poderoso que tem uma grande surpresa. Coordenação: Profa. Débora Peixe.

16h – Coral Infanto Juvenil do Colégio de Aplicação e Projeto Aplica Som –   apresentação do trabalho Só Samba, com uma retrospectiva histórica desse gênero, por alunos do CA da UFSC, em interpretação com movimentação cênica. Coordenação: Profs. Cristiane Reys e Luciano Py de Oliveria. O Projeto Aplica Som, grupo musical vocal e instrumental, conta com alunos, professores, funcionários e familiares da comunidade escolar do Colégio. Coordenação: Prof. Luciano Py de Oliveria.

17h15min – Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade do CDS/UFSC – apresentação de duas coreografias: “Catira”, dança folclórica com cantoria e sapateado. Conhecida também como dança rural, espécie de candomblé dos negros, e que consiste em cantos e sapateados sobre couros de boi estendidos no chão. Também chamada de cateretê; e “Florianópolis: Ilha da Magia”, um cartão postal da cidade. Destaca os pontos turísticos da Ilha, assim como sua história, suas tradições culturais, sua gente e sua beleza natural. Coordenação: Professora Marize Amorim Lopes.

18h15min – Coral da UFSC – trabalhando com repertório da MPB, o coral apresenta músicas à capela e acompanhadas por instrumentistas do grupo. Criado em 1963, o Coral da UFSC é um projeto cultural permanente, aberto à comunidade, e faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC)/Secult. Coordenação e Regência: Miriam Moritz.

Mais informações:
– Programação completa: www.sepex.ufsc.br