Projeto `CCB Recicla` realiza oficinas de reaproveitamento de materiais

20/10/2010 12:01

A reciclagem vai ser tema de um estande duplo da Sepex. Bolsistas, alunos e professores envolvidos com o projeto `CCB Recicla` apresentarão as mudanças realizadas nos prédios novos do Centro de Ciências Biológicas (CCB), que desde agosto possuem lixeiras específicas para material reciclável e posto para recolhimento de pilhas e óleo.

Além de banner e apresentação oral, os integrantes vão realizar oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis. Uma caixa de leite, por exemplo, pode ser transformada em uma carteira. Os jornais velhos, depois de picados e misturados com cola e água, podem virar um porta-retrato. Os materiais necessários para cada oficina serão disponibilizados, porém os interessados também podem levar os seus materiais. “Vai ser bem interativo”, conta Juliano Lopes dos Santos, bolsista do projeto.

Outro objetivo do estande é incentivar outros centros da universidade a promover a coleta seletiva de lixo, uma vez que não há uma integração dessa atividade por toda a extensão da UFSC. É o que Juliano chama de “política de reciclagem”. “No estande, poderemos dar informações sobre como implantamos o projeto e ser modelo para os outros centros”.

Na escola estadual Simão José Hess, esse conhecimento já está sendo transmitido pelos integrantes do CCB Recicla. Alunos da primeira e quinta séries participam de atividades que explicam o que é a reciclagem, por que ela é tão importante, e também aprenderem a praticá-la, a partir da coleta seletiva de lixo que o projeto implantou na escola. Em cada lixeira específica para material reciclável, os alunos do ensino fundamental deixam um símbolo da interação com o projeto. Eles criaram a própria logomarca que representa a iniciativa de reciclagem na escola.

Mais informações pelo telefone 48-37219460, com Alberto Lindner, coordenador do projeto, ou email recicla@ccb.ufsc.br.

Por Claudia Mebs Nunes/ Bolsita de Jornalismo na Agecom

Acompanhe notícias da Sepex:

– Equipe do Departamento de Patologia orienta sobre doenças bucais na Sepex

– Contista Silveira de Souza lança duas obras pela editora da UFSC

– Contação de histórias conecta público com deficientes auditivos

– Minicurso aborda técnicas para redução de animais no ensino

– 9ª Sepex oferece exame para rastrear e prevenir diabetes e dislipidemias

– NA MÍDIA Feira do Inventor: criações de todos os tipos

– Projeto de extensão mostra cultivo de orquídeas na Sepex

– Departamento de Farmacologia divulga projetos de pesquisa e distribui material sobre Cannabis sativa e Parkinson

– Feira Estadual de Ciências e Tecnologia mostra trabalho de pesquisadores mirins

– UFSC convida comunidade para visitar sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Segunda edição da Feira do Inventor da UFSC tem 34 trabalhos selecionados

– Encontro na UFSC terá apresentação de mais de 700 trabalhos de jovens pesquisadores

– NA MÍDIA Feira do Inventor: criações de todos os tipos

– Projeto `CCB Recicla` realiza oficinas de reaproveitamento de materiais

– Departamento de Automação e Sistemas apresenta protótipo e maquete no estande da Sepex

– UFSC mostra suas pesquisa com células-tronco na Sepex

– UFSC se dedica a uma Semana de cultura científica

– Quinta edição da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia será realizada na UFSC

– Estande da Sepex apresenta mobiliários e construções de interesse social

– Projeto ´Carroceiros de Florianópolis` divulga orientações para o bem-estar animal

– Estande na Sepex divulga ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas em adultos e idosos

– UFSC recebe filmes da Mostra Ver Ciência

– Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC apresenta dados sobre qualidade de vida e saúde em Florianópolis

– Inovação Tecnológica: tema é abordado na UFSC por físico que atuou por 12 anos como diretor científico da Fapesp

– UFSC convida comunidade para visitar sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Segunda edição da Feira do Inventor da UFSC tem 34 trabalhos selecionados